Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você


Pedrods

Posts Recomendados

Citar
1*pl38dIVMVFv3cqeoOG4iEA.jpeg
Na imagem acima, milhares de pessoas que leram centenas de livros. Em comum? Nunca aplicaram nada disso em um negócio de verdade. Apenas punhetação.

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você.

Palestras bonitas, termos em inglês, pessoal super engajado e microfones do tipo Madonna, muito Power-Point e nenhum negócio real para mostrar…

O empreendedorismo é a nova religião do homem moderno. Materialista e secular, ele substituiu os Santos do seu altar por fotografias de homens bem sucedidos; os seus Evangelhos são livros como “O sonho grande” e “A força do Hábito”. Ele acredita, de alguma maneira, que tudo aquilo irá aproximá-lo do seu objetivo principal: sucesso, fama e dinheiro… de preferência agora!

Quem visita as livrarias com certa regularidade percebeu que, nos últimos anos, a sessão dedicada ao empreendedorismo e aos negócios cresceu de uma maneira violenta. É espantoso: para onde quer que você olhe, eles estão lá. Obras que prometem os códigos da riqueza, os segredos da abundância, os cinco passos para o sucesso e como você aprenderá a pensar como o Steve Jobs.

Não tem como negar: o empreendedorismo veio para ficar e, com ele, o seu fenômeno mais recente: o empreendedor de palco.

Empreender se tornou auto-ajuda.

Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: “Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!”. A atividade empresarial foi reduzida à pura e pobre política do incentivo. E o motivo é simples: as pessoas compram o que elas querem ouvir. Geralmente, odiamos a verdade; principalmente quando ela diz que teremos que trabalhar duro e que as chances de vitória são mínimas.

O Brasil é um país que lê pouco. Em uma nação com 230 milhões de habitantes, um livro ser categorizado como best-seller ao vender quinze mil é uma piada. E, vamos ser sinceros? A vida aqui é dura. O governo nos atrapalha, a burocracia nos sufoca, os custos nos aleijam… tornar um negócio lucrativo e perene nesse país é uma proeza digna de um herói. E essa atividade drena cada pedacinho da nossa alma e do nosso ânimo.

É nesse momento que o empreendedor de palco cresce.

1*_fWLZw19yrctwBOY5HyvWA.jpeg
Geralmente o seu perfil é sempre o mesmo: alinhado e super-motivado, não precisa — necessariamente — de alguma formação universitária. As suas características são: mindset contagiante, energia positiva e proatividade.

Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, dead-line, salesman com perfil hunter… tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma:

Você está a um único centímetro da vitória. Não pare! Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um mastermind? Eu consigo um precinho bacana para você…

O empreendedor de palco torna aquele grupo a sua empresa. Aquele coletivo passa a ser o seu curral e a sua clientela. O seu mercado é a esperança e o seu produto é a sua habilidade de, a cada novo vacilo, insistir que a força de vontade e aquele sentimentalismo barato serão a resposta para você.

Por não possuir, na maioria das vezes, experiências com o mundo real, esse tipo de cara se agrupará com tantos outros, para que seus produtos se tornem complementares. Eis que surgem os grupos de relacionamento, ou também chamados de masterminds. É um lugar onde pessoas com negócios reais vão tomar lições com sujeitos que nunca abriram um CNPJ…

Perceba que não é muito difícil reconhecer o embuste. Ao entrar em algum desses lugares, pegue uma folha de papel e a divida ao meio. Escreva de um lado: “Discurso emocional” e do outro “Discurso prático”. Anote a quantidade de vezes que ele passará conceitos e estatísticas validadas em negócios reais, versus o tempo que gastará falando sobre motivação e como você precisa trabalhar a sua força de vontade.

1*qwZLiNk5kv3sygTdoxRoxA.jpeg
Hum, vamos ver o que eu aprendi hoje: que eu sou lindo, especial, que tudo dará certo e a minha empresa alcançará um enorme sucesso; basta eu adotar os 21 passos da prosperidade, que será vendido no próximo mastermind…

E esse é um movimento, ao que me parece, sem volta. Até mesmo as maiores revistas de negócios do país adotaram esse estilo de empreendedorismo compromissado mais com o entretenimento do que com os resultados. Essa massa de gente que chegou até aqui atrás de auto-afirmação, ignorando o trabalho duro e as verdades que você só aprende atrás de um balcão de loja de materiais para construção, acaba moldando a maneira com que as revistas e jornais da área se comunicam. O resultado? Todo tipo de bizarrice.

1*G8wjHLhIfDW2UNnmoNvJGg.png
Notícia de extrema importância sendo postada na página da maior revista de negócios do país. Como é que eu poderia deixar se seguir essa maravilha, que tanto me ajuda e aos meus negócios?!

O resultado de tudo isso é uma indústria que beira a esquizofrenia. Que dissociou completamente a atividade empreendedora dos negócios, da ralação, das contas e das noites mal dormidas. É gente que acha que abrir empresa é o substituto adulto para quando, adolescente, você fazia uma banda. Hoje os encontros para empreendedores mais se parecem com igrejas neo-pentecostais, com gente pulando, gritando, louvando ao Deus Mercado, para que tenham sucesso em suas empreitadas… agora, que empreitadas?

Quase não há negócio.

Eu vou dizer uma coisa para você, depois de oito anos no cenário de business-design, redação publicitária e marketing de conteúdo: de cada dez pessoas que entram por aquela porta, sete são o que eu chamo de “aprendedores compulsivos”. O resultado final é o que menos importa; o que eles querem é ler mais livros, acompanhar mais artigos e estar por dentro do que há de mais novo no cenário. Dois estão ali apenas pelo networking. Fazem dinheiro ligando as pontas, independentemente de qualquer cenário. É o “corretor imobiliário” do empreendedorismo, conhecendo gente que tem necessidade e ligando a outros. Um acabará empreendendo.

Isso é um encontro para empreendedores, chamado Business Mastery, aplicado pelo Tony Robbins. Aqui, o homem moderno demonstra o seu avanço razoável e espiritual sobre as antigas religiões bárbaras do planeta. O dinheiro é o novo Deus. 

Desses “aprendedores”, boa parte terá, ao longo de dois ou três anos, memorizado todas essas palavras de incentivo, lido os livros e feito os treinamentos e, sem que tenha feito qualquer negócio, acabará se tornando mais um empreendedor de palco. Faturará com os seus treinamentos milagrosos, que servirão ao seu professor para que diga aos outros: “Estão vendo? Ele venceu! E venceu aqui dentro! Viu como falta muito pouco para que vocês cheguem no topo?!”. E a histeria se instaura.

Pouco a pouco, o modelo ideal de sucesso deixa de ser construir uma boa empresa, que serve aos seus clientes e à sociedade com ótimos produtos e soluções e passa a ser se tornar mais um desses caras, que vendem palestras e enchem congressos com mais e mais auto-ajuda barata. Por que? Porque é muito mais fácil… e, na maioria das vezes, rentável.

Tá. E o que tudo isso tem a ver comigo?

Se você está pensando em abrir um negócio ou entrar de vez na economia digital, oferecendo produtos ou serviços, ou até mesmo utilizar a internet como poder complementar a um negócio físico que você já possua, tome cuidado! Há uma indústria de falsas promessas e de prosperidade barata, que tentará te capturar.

O remédio para tudo isso? Esqueça a ideia de que há um caminho mais fácil. Empreender é difícil e envolve coragem, comprometimento e muitas noites sem dormir; aquela azia constante no estômago e a sensação de que tudo, de uma hora para a outra, irá desabar. E é exatamente isso que, não te matando, te tornará mais forte e pronto para encarar a vida.

Sem choro. Você sabe que livros são importantes, mas a maioria é puro lixo sentimental. Auto-ajuda barata, que só enriquece quem os vende. Você quer saber quais são os 20 passos para a prosperidade? Eu vou te dizer o primeiro: trabalhe duro. Entre uma xícara de café e outra, você irá aprendendo os outros 19.

Quando o assunto são negócios, prefira sempre a sabedoria do filósofo e Guru Rocky Balboa. E trabalhe. O sucesso vem bem depois, quando você estiver quase desistindo.

Um pouco da boa e velha sabedoria de antigamente, para destruir o mundo de faz de contas dos jovens empreendedores bacanas da Vila Olímpia de hoje em dia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o texto é bom mesmo e representa muito do que o pessoal da administração faz, sem perceber algumas bobagens. Não só pra empreendedor, mas pra quem corre atrás de ser trainee de alguma empresa, a encheção de linguiça é bem parecida.

Esse texto passou reto por mim porque interpretei o título dele de forma errada, achei que o que ele critica era justamente onde ele iria se promover. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Pedrods disse:

Você quer saber quais são os 20 passos para a prosperidade? Eu vou te dizer o primeiro: trabalhe duro. Entre uma xícara de café e outra, você irá aprendendo os outros 19.

Quando o assunto são negócios, prefira sempre a sabedoria do filósofo e Guru Rocky Balboa. E trabalhe. O sucesso vem bem depois, quando você estiver quase desistindo.

Exatamente isso, trabalhe e o resto acontece naturalmente. Sem fingimento, faça com amor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É exatamente assim.

 

Já há algum tempo os administradores e engenheiros das principais universidades do nosso país estão contaminados com essas ideias, achando que qualquer um com talento pode ser o próximo Jorge Paulo Lemann ou Mark Zuckenberg. E agora tem um monte de quarentão, de carreira não grandiosa mas estável, achando que tá fácil seguir por esse caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você

é engraçado isso hahaha, mas um monte de gente e de livros que foi citada no texto é extremamente bem sucedida e ganha uma grana safada, inclusive o Tony Robbins, do vídeo estranho.

eu acho que o argumento do texto, que você não pode se deixar enganar perdendo dinheiro com gente que nunca construiu nada. isso é fato. mas os exemplos que ele usou pra sustentar são bem fracos.

O Poder do Hábito é um livro que a maioria aqui do fórum que leu, adorou e entendeu que é preciso de disciplina e da criação de um sistema de trabalho e de hábitos que te permita ser mais eficiente e mais feliz. Sonho Grande é uma história maluca sobre três caras que não sossegam e continuam trabalhando fortemente, independente da idade ou da conta bancária. Eu acho muito legal ter referenciais super competentes, porque olhando pra eles e entendendo o que fazem e como fazem, dá pra andar mais que quem não tiver referência boa. Coaching, por exemplo, é algo que a maioria das pessoas bem sucedidas faz.

Gente que tem sucesso acaba aparecendo na mídia e alguns aproveitam isso pra construir uma base de seguidores e desenvolver relacionamento com eles, como a Bel Besce, ou o Flavio Augusto (do Geração de Valor), o que tá certíssimo num mundo com atenção e conteúdo cada vez mais pulverizados.

Muitas pessoas sofrem de crenças limitantes e pensamentos que os desmotivam a ir em frente rumo ao desconhecido e acaba ficando no conforto dos empregos, então muitos desses programas servem pra quebrar essas barreiras mentais que nós mesmos criamos.

Se você vai torrar sua grana com alguém que nunca fez nada é realmente cagada, mas o ato de investir em si próprio é muito valioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Discussão muito interessante. O que acham?
      Essa reportagem me lembrou uma outra, mais antiga, sobre o Booking:
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      O Football Manager é possivelmente um dos jogos mais viciantes do mundo, mas muitos novatos encontram-se sobrecarregados pelo nível de detalhes que uma save de FM pode ter. Mesmo tendo acompanhado o tutorial do jogo, o jogo continua parecendo massivo e massante. Isso se deve ao fato de muitos jogadores antigos possuírem anos de experiência e já terem desenvolvidos ao longo dos anos suas estratégias pessoais através de muita tentativa e erro. Os veteranos já sabem o que explorar e o que evitar no caminho do sucesso no jogo.
      Por isso, esse guia busca trazer dicas para que você seja capaz de concluir sua primeira temporada e se adaptar mais rapidamente ao jogo.
      Passo 1: Ajeite suas bolas paradas
      Não seja dogmático. Não importa o quão esteticamente interessante é o seu jogo de posse bole, bolas paradas sempre serão uma excelente fonte de gols. Além disso, elas podem ser a salvação da lavoura em partidas complicados.
      As rotinas padrão de escanteios e faltas não são as melhores, apesar de você não precisar fazer muitas alterações. Apenas tenha certeza que seus melhores cabeceadores estão na primeira e segunda trave, coloque alguém para disputar a bola com o goleiro. Mas o mais importante é ter dois jogadores rondando a área, um para pegar o rebote e outro para atacar a bola vindo de trás.
      A maioria dos gols de bola parada no Football Manager vem de bate-retava na área, portanto, é importante ter aquele pessoal ganhando as segundas bolas que sobram.

      LEIA MAIS
      Como se defender de escanteios? Escanteios: como podem te ajudar a explorar o jogo Passo 2: Não faça promessas que não pode cumprir
      Uma das novidades da edição de 2019 é que os jogadores podem pedir para você incluir alguns objetivos esportivos na seção de negociação de contratos. É claro que é óbvio que você não deve fazer promessas impossíveis, mas é importante notar que os jogadores irão perder a fé no treinador caso alguma dessas promessas não seja alcançada.
      Consequentemente, a promessa de "Ganhar título x no ano y" deve ser evitada a tudo custo. Mesmo que você miraculosamente termine nas quatro primeiras posições do Campeonato Brasileiro com um clube que era cotado para cair. Qualquer jogador que sentir que você quebrou essa promessa feita no momento da negociação do contrato irá "perder a confiança no treinador" e isso é uma situação que você não conseguirá consertar.

      LEIA MAIS: Como elevar e manter o moral do seu elenco
      PASSO 3: Não deixe seus jogadores adicionarem Clausula de Rescisão
      Esse é um ponto complicado. Normalmente durante as negociações de contrato, você irá clicar em Sugerir Termos e os agentes não irão mudar muita coisa quando forem fazer a contra-oferta. Com isso, você pode deixar escapar uma sutil adição de uma clausula de rescisão com um valor muito baixo ou fácil de ser pago por outros clubes. Hoje em dia, o jogo destaca novas adições na negociação, mas é sempre bom ficar atento.
      Também é bom evitar a promessa Permitirei que o jogador trate o clube como um ponto de partida. Pois se você aceitar ou deixar essa promessa, uma baixa clausula de rescisão será inevitável na futura negociação com o jogador. Seja insistente, pois poucos jogadores deixarão de assinar um contrato por causa da ausência de rescisão.
      Passo 4: Monte seu staff imediatamente
      Em cada nível do futebol presente no jogo, você pode melhorar seu treinamento por ao menos uma estrela ao demitir preparadores ruins e procurar por um substituto com alto valores na área de treino desejada.
      Não se esqueça de especializar ao máximo seus treinos, com cada tipo de treinador trabalhando apenas em uma área. Se necessário, sobrecarregue você e seu assistente e não os preparadores. Isso fará com que a qualidade geral dos seus treinos suba e você evite uma falta de atenção dos preparadores com os jogadores nos treinos.

      Passo 5: Tenha um líder leal no controle do vestiário
      A tela de Dinâmicas trouxe mais facilidade para o controle da harmonia do elenco e do vestiário. Com isso, a figura dos líderes se tornaram indispensáveis para quem quer fazer um bom trabalho. Alguém com alto valor de influência no elenco e um alto atributo de Liderança irá intervir ao seu favor e salvar sua pele, caso seja necessário intervir quando um jogador estiver infeliz.
      Dependendo do clube que você estiver, vai ter gente querendo sair para um clube maior ou exigindo um salário que você não pode pagar. Tendo um líder que trabalha em prol de você e do clube pode atrasar ou eliminar a insatisfação dos seus colegas.

      Passo 6: Escolha a reputação adequada para o seu clube inicial
      Colocar você no comando é o principal elemento que vicia no Football Manager, mas não exagere. A cada ano que passa o jogo tenta ser mais realista e fazer com que nós vivenciemos a dura realidade do futebol. Isso significa que não adianta pegar o Real Madrid e colocar uma reputação amadora e assim por diante. Os jogadores não vão respeitar quem tiver uma reputação muito menor que a deles.
      Passo 7: Prestações mensais podem ser um divisor de águas importante
      Os puristas podem dizer que é um sinal de péssima gestão, ou uma brecha no jogo, mas espalhar os custos de uma transferência em três parcelas de 12 meses (você pagará o valor em três prestações anuais) lhe dará um orçamento para transferências muito maior. Apenas pagamentos à vista saem do seu orçamento anual, o que significa que teoricamente você pode comprar um jogador de 100 milhões de euros por apenas 10 milhões à vista (o resto parcelado em três vezes de 30 milhões).
      Obviamente que isso não impactará seu orçamento anual, mas terá impactos nos orçamentos das próximas três temporadas. No exemplo acima, seu orçamento da temporada atual perderia 10 milhões. Mas nas próximas três temporadas você sofreria um decréscimo de 30 milhões em cada orçamento. Mas como você pode repetir esse truque todas as temporadas, isso acaba perdendo o peso. É claro que dependendo de como você conduzir esse tipo de negociações, você irá falir seu clube em alguns anos. Muitos verão isso como um sinal de um péssimo manager enquanto outros estarão felizes com a vitória a todo custo. Você é um Pochettino ou um Mourinho? É hora de decidir.
      Passo 8: Baixe gráficos e deixe seu jogo mais bonito
      Anualmente, o Football Manager recebe uma vasta atualização de sua comunidade em gráficos. Sejam logos (escudos da equipe), kits (uniformes das equipes), skins ou facepacks (fotos dos jogadores), você pode deixar o jogo com uma cara que lhe apeteça. Acessa a Área Gráfica do FManager Brasil e deixe seu jogo graficamente belo.
      Passo 9: Tome cuidado com reuniões de equipe
      Evite reuniões de equipe sempre que possível. Apesar de inspirar seus jogadores com aquela injeção de motivação ser útil, as mensagens dadas pelo treinador muitas vezes são mal-interpretadas pelo elenco. Se você estiver imbatível, não hesite em elogiá-los e se estiver em má fase, motive-os. Contudo, em outros tipos de situações, evite convocar uma reunião do elenco.
      Muitas vezes você pode dizer para seu time que ele "está indo bem" pois você está apenas a um ponto do objetivo, mas os jogadores só enxergam sua posição real (que pode ser bem abaixo do objetivo). Essa interação talvez não seja tão realística como a Sports Interactive planejou.
      Passo 10: Peça relatórios para olheiro, assim você descobrirá o verdadeiro valor de um jogador
      Dependendo da habilidade dos seus olheiros, os relatórios providos por eles são úteis para determinar a qualidade de eventuais contratações. Mas esse não é o principal motivo de eles serem peça importante do jogo. Os olheiros do Football Manager são bizarramente e irrealisticamente precisos para informar quanto custa um jogador, o salário que ele espera receber e se ele tem interesse em jogar no seu clube. Todos essas são fatores que você não encontrará em lugar nenhum do jogo.
      Quando estiver procurando por um novo jogador, peça um relatório para todos os seus alvos e procure pelas avaliações de todos aqueles que são acessíveis ao seu orçamento e clube. Esses são os únicos jogadores que vale a pena perseguir e graças aos seus olheiros, você está repleto de conhecimento para tirar o melhor proveito das negociações.
      Passo 11: Escolha um sistema adequado aos seus jogadores e não o contrário
      Um aspecto sobrevalorizado do Football Manager é a importância da aptidão de um jogador para a função. Não peça para o seu zagueiro brucutu sair jogando com a bola e nem que aquele seu meio-campista trabalhador se torne o novo Kroos. Fazer com que cada jogador esteja numa função adequada e que ele é capaz de exercer é uma das coisas mais importantes a se considerar quando escolher uma nova formação.
      Um time que tenha meias-centrais vigorosos e pouco técnicos e pontas velozes é adequado para um esquema reativo, enquanto um elenco repleto de armadores é adequado a um sistema de posse de bola. Conheça seus jogadores que suas táticas terão muito mais efeito ao longo das partidas.
      Passo 12: Escolha um desafio à altura do seu conhecimento
      Seja você iniciante, jogador recente mas com certa experiência ou veterano, é importante escolher um desafio à altura do seu perfil. Não existe problema nenhum em dominar o mundo com o Barcelona e o Real Madrid, assim como não existe problema nenhum em dominar o mundo com um time da 22ª divisão da Inglaterra. O que importa é que você se divirta com o jogo e jogue honestamente com as suas habilidades.
      Por isso, escolha um desafio que você seja capaz de se divertir, não adianta nada querer começar com aquele time da última divisão da Islândia se você ainda não entende o jogo. Seja realista e vá evoluindo aos poucos, em breve, você não estará só sobrevivendo a sua primeira temporada, mas também estará contando seus feitos e se sentindo orgulhoso daquilo que conquistou no jogo.
      Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-surviving-first-season-12-crucial-steps-part-one/ e https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-surviving-first-season-12-crucial-steps-part-two/
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Esse vai ser um tópico dividido em 3 atualizações: Preleção, Intervalo e Pós-Jogo, vamos tentar cobrir também o que falar quando um jogador entra em campo no decorrer do mesmo. Lembrem-se, é um guia, não algo a ser seguido ao pé da letra, também é uma oportunidade para dividirmos o conhecimento e maneiras bacanas de aproximar dos jogadores.
      Como conseguir as reações desejadas
      Inicialmente, uma coisa que deve ser levada em conta é que sua reputação inicial faz toda a diferença do mundo quando se trata de motivar seus jogadores. Principalmente nos 6 meses iniciais.
      Se os seus jogadores não estiverem respondendo a suas palestras ou estiverem tendo reações negativas quando você está no comando daquele clube gigante com reputação semi-profissional (acontece em 95% dos casos), então eu sugiro que você não faça nenhuma palestra até conquistar alguma Copa ou tiver terminado a temporada. Quanto mais do seu elenco você conhecer, mais eles vão reagir.
      Isso pode ser melhorado elogiando os jogadores depois de boas exibições e se tornar pessoal favorito de muitos jogadores no seu elenco é algo que você deve ter em mente. Isso é um fator vital que muitas pessoas desconsideram.
      Diretrizes Gerais
      1) Seja paciente, não queira que sua equipe comece a se empolgar com você logo de cara, ainda mais quando a maioria deles tem mais reputação que você. Trilhe seu caminho ao sucesso, eles vão te acompanhar.
      2) Em caso de reações negativas dos jogadores, peça para o auxiliar fazer por você ou não faça palestras. Às vezes não dizer nada fará milagres, especialmente se você estiver atrás do placar no intervalo.
      3) Tenha em mente que a sua reputação é um fator vital para isso funcionar. Não coloque amador e deseje ter vida fácil ao escolher um Real Madrid da vida.
      4) Elogie seus jogadores e construa uma relação com eles. Se torne o treinador favorito deles.
      Palestras Pré-Jogo
      Se você tiver um jogador que tirou mais que 7,4 no último jogo, marcou um ou dois gols ou fez uma atuação defensiva sólida, deve aparecer a opção "Quero ver mais do mesmo", escolha ela em 99% das ocasiões.
      Se o jogador foi muito mal no último jogo, média abaixo de 6, você poderá dizer "Eu espero mais" para ele, use-a se você decidiu dar uma nova chance ao jogador.
      Mas isso só poderá ser feito após a palestra para o time todo, então, vamos ao que interessa:
      Adversário mais forte ou maior (você não é o favorito)
      Palestra Geral: Vão lá para dentro, descontraiam-se e joguem o seu jogo natural. O resultado aparecerá
      Tom de Voz: Calmo ou Assertivo
      Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
      Tom de Voz: Calmo, assertivo ou apaixonado.
      Esse método relaxa seus jogadores e evita uma grande perda de moral em caso de derrota. E ainda pode ocasionar milagres dentro de campo.
      Também recomendo as versões parecidas dessa palestras como "Ninguém espera que consigamos um resultado" ou "Boa Sorte". Pode gerar o mesmo efeito, principalmente se você estiver jogando fora de casa.
      Adversário mais fraco ou menor (você é o favorito)
      Jogos em casa
      Palestra Geral: "Eu espero uma vitória", "Vamos lá pessoal, somos os favoritos, vamos mostrar a eles o que podemos fazer", "Vamos dar a eles a exibição que eles estão esperando" e "Um time como o nosso não deve ter dificuldades em vencer essa partida"
      Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
      Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
      Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado
      Jogos fora
      Palestra Geral: "Vamos fazer isso pelos fãs" ou "Vamos dar aos fãs algo que comemorar"
      Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
      Palestra Individual: "Eu tenho fé em você, vai lá para dentro e faça a diferença"
      Tom de Voz:Calmo ou Apaixonado
      Palestras no Intervalo
      As palestras no intervalo são as mais importantes, em minha opinião. Elas podem mudar a história do jogo para melhor ou para pior. Espero que essas sugestões possam lhe colocar no caminho do primeiro.
      Quando voltamos do primeiro tempo, se algum jogador tiver cometido e/ou estiver com uma nota inferior a 6, eu já logo de cara substituo ele, pois eu nunca vi um jogador com essa nota dar a volta por cima no jogo e terminar com uma nota superior, tipo 7,9. No final do jogo eu lhe dou um sermão (agressivo + falar que ele não jogou bem) e ás vezes multo ele pelo péssimo desempenho.
      Tenha sempre em vista o tipo de adversário contra quem você está jogando, o placar, as notas dos jogadores e o o mais importante, a moral de seus jogadores. Se estiver abaixo de bom, eu sugiro opções como "Eu tenho fé em você" e evitar ser agressivo e dizer que não está feliz com a atuação dele, isso pode piorar a situação.
      Fique atento a esse detalhe, palestras são muito imprevisíveis, já que cada jogador possui atributos escondidos que podem alterar o efeito da conversa.
      Se o seu jogador foi bem na partida anterior e não começou, o tradicional "Quero ver mais do mesmo", pois todo mundo gosta de ser lembrado pela sua grande atuação anterior. Vamos as diretrizes gerais
      Quando você não está preocupado com o resultado (Manchester United x Rushden Diamosn, o tradicional Davi x Golias. P.S: Você é o Davi)
      Palestra Geral: "Vocês ainda podem sair com a vitória!", "Vocês não tem nada para perder hoje, vão lá e deem seu melhor" e caso você tenha jogado melhor que o adversário "Sem sorte, rapazes, as coisas apenas não deram certo até agora". Tenha em mente que isso só é efetivo se você tiver mais finalizações e posse de bola ou então muitas bolas na trave.
      Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
      Palestra Individual:"Eu tenho fé em vocês!"
      Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado
      Quando seus jogadores estão jogando bem e acima das expectativas
      Palestra Geral: Usar "Eu estou satisfeito com as coisas estão indo, continuem" é a melhor das hipóteses, mas caso a vitória seja magra, "As coisas estão bem, mas vocês são capazes de jogar mais".
      Tom de Voz: Calmo, Assertivo ou Apaixonado
      Palestra Individual: "Eu tenho fé em vocês"
      Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado
      Mas vocês devem estar se perguntando, quando devo usar "Não fiquem complacentes" ou "Vocês estão vencendo mais isso pode mudar"? Muitos ficam com medo de usar essa palestra e desmotivar os jogadores, evite usar em jogos contra equipes maiores que você, mas invista nela caso esteja vencendo uma partida apertada contra uma equipe menor e eles estiveram bem perto de fazer um gol, isso pode acordar seus jogadores.
      Quando seus jogadores estão jogando mal e abaixo das expectativas
      Palestra Geral: Quando você é o favorito ou está querendo a vitória a todo custo e seu time não tiver jogado o suficiente no primeiro tempo, usar "Eu não estou satisfeito com sua atuação" é a melhor maneira de inflar os ânimos e levantar seus jogadores
      Tom de Voz: Assertivo ou Agressivo
      Palestra Individual: Não é porque você esculhambou eles que deve deixar de apoiá-los, vá de "Eu tenho fé em vocês" e conseguirá motivar o resto que não se empolgou com sua palestra anterior.
      Tom de Voz: Calmo ou Apaixonado
      Na hora da substituição
      Se você tiver um jogador muito jovem ou uma contratação recente, vá sempre de Calmo ou Assertivo "Sem pressão hoje", pois tira o peso das costas de muitos deles e faz com que eles joguem mais tranquilos, ainda mais quando a situação do jogo pode não ser favorável
      Caso esteja perdendo e está querendo colocar um jogador para fazer a diferença, diga que "Espera uma boa atuação" ou que "Eu tenho fé em você", de modo Calmo ou Apaixonado, pode ser o suficiente para contagiar o jogador.
      Em outras situações, "Eu tenho fé em você" deve bastar para mandá-lo a campo acreditando em si próprio.
      Palestras Pós-Jogo
      Importante: Você precisa se lembrar e ter em mente o que você disse nas suas palestras anteriores.
      Se na preleção num jogo contra o Chelsea você disse "Apenas vão lá e relaxem" e no intervalo disse "Eu espero ver uma atuação melhor", você não pode chegar no final do jogo depois que seu time perdeu de 3 x 0 e dizer agressivamente que não gostou do resultado. Tenha isso em mente, se não, você terá problemas.
      Quando você conquistou uma vitória ou um empate importante
      Palestra Geral: "Muito bom, essa foi um excelente resultado"
      Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
      Palestras Individuais: Geralmente não é necessário, mas caso algum jogador não responda a palestra geral, tente elogiá-lo se ele foi bem, mas apenas se foi bem (notas acima de 7,5)
      Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
      Quando você sofre uma derrota para uma equipe menor ou um resultado muito ruim (goleadas)
      Palestra Geral: "Vocês não foram bem o suficiente"
      Tom de Voz: Agressivo ou Assertivo
      Palestras Individuais: Tente elogiar alguém que se sobressaiu no jogo, caso ele não se motive;
      Tom de Voz: Assertivo ou Apaixonado
      Quando você perde para um time maior e jogou bem
      Palestra Geral: "Vocês apenas não tiveram sorte hoje" ou "Eu estou feliz com o que apresentaram hoje"
      Tom de Voz: Calmo ou Assertivo
      Palestras Individuais: Elogie quem se destacou e critique quem foi mal (Notas acima de 7,5 e abaixo de 6,0)
      Tom de Voz: Agressivo ou Apaixonado
      ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Fonte: http://www.fm-base.co.uk/forum/football-manager-2014-tactics/115433-raikan007s-teamtalk-guide-fm14-how-get-right-reaction.html
      Autor: raikan007
      Tradução e adaptação: Henrique M.
      Banner: _Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Monitore de perto o que está acontecendo
      Você pode decidir iniciar um save ou uma jornada em uma novo clube com uma tática padrão, que lhe rendeu sucesso ao longo dos anos e versões. Porém, independentemente de como você decidir armar seu time, é essencial ter um plano de jogo e estilo claro na sua cabeça.
      Durante os jogos, preste atenção em alguns detalhes:
      Como sua equipe está posicionada imediatamente após perder a bola (em diferentes situações e lugares do campo) Como os seus jogadores reagem ao perder a bola (observe se você não está perdendo ela por ter mais jogadores do adversário por ali) Quão bem os seus defensores estão antecipando as jogadas e posicionando-se para a linha de impedimento Se a distância entre as linhas de defesa, meio e ataque está do jeito que você planejou Se o seu jogador que está com a bola tem boas opções de passes, como um companheiro livre, alguém tentando infiltrar na linha defensiva, alguém encostando ou alguém esperando por um cruzamento Observe onde e como seus ataques terminam e como o seu adversário busca penetrar na sua defesa Observe se os cruzamentos não atingem o alvo por causa da qualidade do cruzamento ou se quem está recebendo que não está sendo capaz de aproveitar e entender a jogada Você sabe o que fazer depois de inspecionar adequadamente essas situações. Os ajustes são bastante intuitivos. Por exemplo, se você observar que a distância entre os jogadores é muito maior do que o desejado, então você deveria ajustar a estrutura da equipe e largura do time na Instruções à Equipe e a tarefa da função dos seus jogadores (defender, apoiar ou atacar). Use o seu senso comum e o jogo responderá positivamente.
      Dicas de análises pós-jogo
      As estatísticas do time podem ser úteis mas elas apenas lhe fornecerão informações básicas. Por outro lado, estatísticas individuais revelam o que o olho humano pode não ser capaz de captar - mesmo que você esteja assistindo a partida no modo completo. Observando esses pedaços de desconstruídos de informações podem lhe ajudar a revelar soluções incrivelmente eficientes. Estatísticas individuais podem ser úteis:
      Quando um jogador está tendo péssimas notas, as estatísticas dele podem lhe ajudar a identificar a origem do problema. Você pode decidir ajustar a sua tática, colocar o jogador no banco, usá-lo em outra posição ou treiná-lo em alguma área em particular Para verificar se os seus melhores cruzadores tiveram a chance de realizar a quantidade necessária de cruzamentos e se algum dos seus jogadores que não sabem cruzar estão tendo muitas chances para fazê-lo Para descobrir se seu estilo de passe está ajudando ou atrapalhando o seu time, muito curto podem resultar em muita troca de passes mas poucas chances, enquanto muito direto pode resultar em uma média baixa de acertos e diversos erros capitais Para descobrir o quão eficientes e envolvidos são os seus jogadores defensivos, ao inspecionar e comparar as interceptações feitas, desarmes (tentados, chave e ganhos), erros, cabeceios ganhos, etc. Para verificar se seus laterais estão cruzando o tanto que você gostaria Conselhos vitais
      Lembre-se de inspecionar os relatórios de pré-jogo e pós-jogo que você recebe do seu analista de dados e olheiro Não espere que todos os seus jogadores tenham notas altas todo jogo, mesmo que você esteja em boa fase. De um ponto de vista tática, você provavelmente terá dois ou três jogadores que estarão abaixo da média do time. Eles são os carregadores de piano que sacrificam algumas questões individuais e ajudam o time a funcionar melhor coletivamente Quando nada parecer fazer sentido, faça as seguintes perguntas: Por que estamos tomando gols? Por que não conseguimos marcar gols? Quem perde a maioria das bolas? Nós temos um bom batedor de bolas paradas? Quão frequentemente o seu armador está dando passes que quebram defesas? Meu goleiro é bom? Não tente consertar tudo ou você pode acabar prejudicando o que já está funcionando. Lembre-se, dê uma passo de cada vez e vá desfazendo as mudanças que não derem frutos. Experiência não pode ser comprado e nem aprendida, ela não tem preço. A prática faz a perfeita e não espere dominar tudo imediatamente. Mantenha o foco e em breve você será capaz de se misturar com maiores gênios dentro do jogo.
      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://www.fourfourtwo.com/features/football-manager-2017-tips-how-master-new-game
      Banner: @_Matheus_
    • Roman
      Por Roman
      Se sim, favor explicar. Como se eu fosse uma planta.
×
×
  • Criar Novo...