Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

yd23RrZ.jpg

O Football Manager é possivelmente um dos jogos mais viciantes do mundo, mas muitos novatos encontram-se sobrecarregados pelo nível de detalhes que uma save de FM pode ter. Mesmo tendo acompanhado o tutorial do jogo, o jogo continua parecendo massivo e massante. Isso se deve ao fato de muitos jogadores antigos possuírem anos de experiência e já terem desenvolvidos ao longo dos anos suas estratégias pessoais através de muita tentativa e erro. Os veteranos já sabem o que explorar e o que evitar no caminho do sucesso no jogo.

Por isso, esse guia busca trazer dicas para que você seja capaz de concluir sua primeira temporada e se adaptar mais rapidamente ao jogo.

Passo 1: Ajeite suas bolas paradas

Não seja dogmático. Não importa o quão esteticamente interessante é o seu jogo de posse bole, bolas paradas sempre serão uma excelente fonte de gols. Além disso, elas podem ser a salvação da lavoura em partidas complicados.

As rotinas padrão de escanteios e faltas não são as melhores, apesar de você não precisar fazer muitas alterações. Apenas tenha certeza que seus melhores cabeceadores estão na primeira e segunda trave, coloque alguém para disputar a bola com o goleiro. Mas o mais importante é ter dois jogadores rondando a área, um para pegar o rebote e outro para atacar a bola vindo de trás.

A maioria dos gols de bola parada no Football Manager vem de bate-retava na área, portanto, é importante ter aquele pessoal ganhando as segundas bolas que sobram.

Escócia_ Bolas Paradas Cantos.png

LEIA MAIS

Passo 2: Não faça promessas que não pode cumprir

Uma das novidades da edição de 2019 é que os jogadores podem pedir para você incluir alguns objetivos esportivos na seção de negociação de contratos. É claro que é óbvio que você não deve fazer promessas impossíveis, mas é importante notar que os jogadores irão perder a fé no treinador caso alguma dessas promessas não seja alcançada.

Consequentemente, a promessa de "Ganhar título x no ano y" deve ser evitada a tudo custo. Mesmo que você miraculosamente termine nas quatro primeiras posições do Campeonato Brasileiro com um clube que era cotado para cair. Qualquer jogador que sentir que você quebrou essa promessa feita no momento da negociação do contrato irá "perder a confiança no treinador" e isso é uma situação que você não conseguirá consertar.

Gerard-Moreno_-Contract-Contract-Offer-2

LEIA MAIS: Como elevar e manter o moral do seu elenco

PASSO 3: Não deixe seus jogadores adicionarem Clausula de Rescisão

Esse é um ponto complicado. Normalmente durante as negociações de contrato, você irá clicar em Sugerir Termos e os agentes não irão mudar muita coisa quando forem fazer a contra-oferta. Com isso, você pode deixar escapar uma sutil adição de uma clausula de rescisão com um valor muito baixo ou fácil de ser pago por outros clubes. Hoje em dia, o jogo destaca novas adições na negociação, mas é sempre bom ficar atento.

Também é bom evitar a promessa Permitirei que o jogador trate o clube como um ponto de partida. Pois se você aceitar ou deixar essa promessa, uma baixa clausula de rescisão será inevitável na futura negociação com o jogador. Seja insistente, pois poucos jogadores deixarão de assinar um contrato por causa da ausência de rescisão.

Passo 4: Monte seu staff imediatamente

Em cada nível do futebol presente no jogo, você pode melhorar seu treinamento por ao menos uma estrela ao demitir preparadores ruins e procurar por um substituto com alto valores na área de treino desejada.

Não se esqueça de especializar ao máximo seus treinos, com cada tipo de treinador trabalhando apenas em uma área. Se necessário, sobrecarregue você e seu assistente e não os preparadores. Isso fará com que a qualidade geral dos seus treinos suba e você evite uma falta de atenção dos preparadores com os jogadores nos treinos.

SV-Werder-Bremen_-Preparadores.png

Passo 5: Tenha um líder leal no controle do vestiário

A tela de Dinâmicas trouxe mais facilidade para o controle da harmonia do elenco e do vestiário. Com isso, a figura dos líderes se tornaram indispensáveis para quem quer fazer um bom trabalho. Alguém com alto valor de influência no elenco e um alto atributo de Liderança irá intervir ao seu favor e salvar sua pele, caso seja necessário intervir quando um jogador estiver infeliz.

Dependendo do clube que você estiver, vai ter gente querendo sair para um clube maior ou exigindo um salário que você não pode pagar. Tendo um líder que trabalha em prol de você e do clube pode atrasar ou eliminar a insatisfação dos seus colegas.

SV-Werder-Bremen_-Hierarquia4aa9a22b7aef

Passo 6: Escolha a reputação adequada para o seu clube inicial

Colocar você no comando é o principal elemento que vicia no Football Manager, mas não exagere. A cada ano que passa o jogo tenta ser mais realista e fazer com que nós vivenciemos a dura realidade do futebol. Isso significa que não adianta pegar o Real Madrid e colocar uma reputação amadora e assim por diante. Os jogadores não vão respeitar quem tiver uma reputação muito menor que a deles.

Passo 7: Prestações mensais podem ser um divisor de águas importante

Os puristas podem dizer que é um sinal de péssima gestão, ou uma brecha no jogo, mas espalhar os custos de uma transferência em três parcelas de 12 meses (você pagará o valor em três prestações anuais) lhe dará um orçamento para transferências muito maior. Apenas pagamentos à vista saem do seu orçamento anual, o que significa que teoricamente você pode comprar um jogador de 100 milhões de euros por apenas 10 milhões à vista (o resto parcelado em três vezes de 30 milhões).

Obviamente que isso não impactará seu orçamento anual, mas terá impactos nos orçamentos das próximas três temporadas. No exemplo acima, seu orçamento da temporada atual perderia 10 milhões. Mas nas próximas três temporadas você sofreria um decréscimo de 30 milhões em cada orçamento. Mas como você pode repetir esse truque todas as temporadas, isso acaba perdendo o peso. É claro que dependendo de como você conduzir esse tipo de negociações, você irá falir seu clube em alguns anos. Muitos verão isso como um sinal de um péssimo manager enquanto outros estarão felizes com a vitória a todo custo. Você é um Pochettino ou um Mourinho? É hora de decidir.

Passo 8: Baixe gráficos e deixe seu jogo mais bonito

Anualmente, o Football Manager recebe uma vasta atualização de sua comunidade em gráficos. Sejam logos (escudos da equipe), kits (uniformes das equipes), skins ou facepacks (fotos dos jogadores), você pode deixar o jogo com uma cara que lhe apeteça. Acessa a Área Gráfica do FManager Brasil e deixe seu jogo graficamente belo.

Passo 9: Tome cuidado com reuniões de equipe

Evite reuniões de equipe sempre que possível. Apesar de inspirar seus jogadores com aquela injeção de motivação ser útil, as mensagens dadas pelo treinador muitas vezes são mal-interpretadas pelo elenco. Se você estiver imbatível, não hesite em elogiá-los e se estiver em má fase, motive-os. Contudo, em outros tipos de situações, evite convocar uma reunião do elenco.

Muitas vezes você pode dizer para seu time que ele "está indo bem" pois você está apenas a um ponto do objetivo, mas os jogadores só enxergam sua posição real (que pode ser bem abaixo do objetivo). Essa interação talvez não seja tão realística como a Sports Interactive planejou.

Passo 10: Peça relatórios para olheiro, assim você descobrirá o verdadeiro valor de um jogador

Dependendo da habilidade dos seus olheiros, os relatórios providos por eles são úteis para determinar a qualidade de eventuais contratações. Mas esse não é o principal motivo de eles serem peça importante do jogo. Os olheiros do Football Manager são bizarramente e irrealisticamente precisos para informar quanto custa um jogador, o salário que ele espera receber e se ele tem interesse em jogar no seu clube. Todos essas são fatores que você não encontrará em lugar nenhum do jogo.

Quando estiver procurando por um novo jogador, peça um relatório para todos os seus alvos e procure pelas avaliações de todos aqueles que são acessíveis ao seu orçamento e clube. Esses são os únicos jogadores que vale a pena perseguir e graças aos seus olheiros, você está repleto de conhecimento para tirar o melhor proveito das negociações.

Passo 11: Escolha um sistema adequado aos seus jogadores e não o contrário

Um aspecto sobrevalorizado do Football Manager é a importância da aptidão de um jogador para a função. Não peça para o seu zagueiro brucutu sair jogando com a bola e nem que aquele seu meio-campista trabalhador se torne o novo Kroos. Fazer com que cada jogador esteja numa função adequada e que ele é capaz de exercer é uma das coisas mais importantes a se considerar quando escolher uma nova formação.

Um time que tenha meias-centrais vigorosos e pouco técnicos e pontas velozes é adequado para um esquema reativo, enquanto um elenco repleto de armadores é adequado a um sistema de posse de bola. Conheça seus jogadores que suas táticas terão muito mais efeito ao longo das partidas.

Passo 12: Escolha um desafio à altura do seu conhecimento

Seja você iniciante, jogador recente mas com certa experiência ou veterano, é importante escolher um desafio à altura do seu perfil. Não existe problema nenhum em dominar o mundo com o Barcelona e o Real Madrid, assim como não existe problema nenhum em dominar o mundo com um time da 22ª divisão da Inglaterra. O que importa é que você se divirta com o jogo e jogue honestamente com as suas habilidades.

Por isso, escolha um desafio que você seja capaz de se divertir, não adianta nada querer começar com aquele time da última divisão da Islândia se você ainda não entende o jogo. Seja realista e vá evoluindo aos poucos, em breve, você não estará só sobrevivendo a sua primeira temporada, mas também estará contando seus feitos e se sentindo orgulhoso daquilo que conquistou no jogo.

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-surviving-first-season-12-crucial-steps-part-one/ e https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-surviving-first-season-12-crucial-steps-part-two/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
13 horas atrás, senna889091 disse:

@Henrique M. o segundo link no final da parte dois na verdade ta redirecionando pra parte um do tutorial 

(e parabens pelo material)

Valeu pelo toque, já consertei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bruno Nascimento
      Por Bruno Nascimento
      Boa noite! Começando um save que me promete muito trabalho e muitas horas.

      Pegando a moda de grupos empresariais que tem vários times, resolvi trazer uma ideia parecida pro FM. 

      1ª Temporada >  Adicionar Um treinador desempregado com moral global e licença Pró (o mais top) pra ser o Primo Rico da Família. O Time que assumir vai ser o time 01
      2ª Temporada > Adiciona OUTRO treinador desempregado com a moral mediana. assim que assumir um time teremos o time 02
      3ª Temporada> Adicionar OUTRO treinador com moral marginal e sem licença desempregado tbm. o time que assumir temo o primo pobre da Família.

      e por ai vai se der coragem de assumir mais times sempre adicionando 1 treinador a mais por temporada.

      Admito que alguns momentos com os times montados vai precisar por de férias cravando a tática e escalação pra conseguir dar tempo de arrumar todas as casa. MASS é assim tbm nos grupos de times, os donos não são 100% focados só em 1 time. Logo vou ter que ter uma comissão técnica a altura de umas férias de vez em quando.

      Quem Animar Acompanhar da um Sinal ai que dou continuidade.
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Os verdadeiros nerds do esporte bretão conhecem o nome de Eric Cantona. Talvez não sua história por completo, mas suas loucuras dentro de campo. Mais conhecido pela voadora no torcedor racista ou então pela língua afiada na Europa após sua aposentadoria, o ídolo do Manchester United teve seu início em um clube pequeno chamado Auxerre. E desde lá, já mostrava a rebeldia que tanto amamos e que falta no futebol moderno.
       

      A moda das "vintage shirt" ou "retro jersey" está na moda. Confesso que sou novo, mas essa do Auxerre, sempre me pegou muito. Lembra um pouco aquela mística da Fiorentina com a Nintendo. Ah, óbvio, se você é contra jogadores todos tatuados, usando luva, cabelo descolorido e etc etc... A culpa toda é de um dos pioneiros, senão o primeiro: Djibril Cissé. A grande promessa francesa que não conseguiu vingar nos grandes palcos, mas na "Ligue Ã" deitava e rolava.
       

      Auxerre ficou mais de 11 anos sem frequentar a primeira divisão até subir ano passado. Em 2022/2023, a torcida pode comemorar finalmente a subida mas durou pouco. Pois logo foram rebaixados. Porém, enquanto escrevo este texto, estão em 2º colocado e brigando para subir novamente. Imagina a paciência do torcedor do clube?
      Se você pensou que este senhor carismático da foto é apenas um torcedor, está enganado. Ele tem documentário e tudo. Chama-se Guy Roux e você terá de superá-lo nesse desafio, pois ele transformou o Auxerre de um time amador para um clube campeão na França, revelando inúmeros jogadores famosos. De Cantona à Cissé, de Sagna à Mexes. As categorias de base do clube são sensacionais.
       
      Vamos de leitura?
      - A cidadezinha, a lenda no banco, a reviravolta: 25 anos do fantástico título do Auxerre no Campeonato Francês;
      - Jogadores atuais e aposentados formados no clube, a quantidade de atletas de elite surpreende;
      - Os 80 anos de Guy Roux, a lenda que treinou o Auxerre por mais de quatro décadas;
      - Auxerre: Do nada ao topo, pelas mãos de um homem;
      - Craque Imortal - Cantona.
×
×
  • Criar Novo...