Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Roman

Posts Recomendados

Citar

Um banco realmente para a nova geração

05/06/2017 | 09h00

 Por Guilherme Horn

Acaba de ser lançado o banco estoniano-suíço Polybius, uma instituição financeira feita para a próxima geração. Durante os próximos 30 dias, investidores de todo o mundo poderão comprar tokens de investimento do Polybius, tudo devidamente criptografado. Esses tokens, o equivalente às ações do “velho” mundo, estarão sob a forma de um Smart Contracts numa rede blockchain e darão direito a uma participação nos lucros anuais do banco.

O Polybios usará não apenas uma rede blockchain, mas três, sendo cada uma para uma finalidade. A Ethereum, a mais robusta solução para Smart Contracts sustentará os tokens, como se fosse uma espécie de custodiante das ações do banco. A parte de documentação, inclusive o conteúdo a ser disponibilizado para os órgãos reguladores, será suportada pela Emercoin, uma rede blockchain que tem se destacado no mundo corporativo, já sendo utilizada hoje por empresas como a Deloitte, uma das big four do mundo da auditoria. E a parte transacional ficará a cargo de um rede blockchain privada, desenvolvida especialmente para esta finalidade, em colaboração com uma empresa especializada.

O projeto levou mais de um ano pra ser desenvolvido e é fruto de empreendimentos anteriores bem sucedidos. O primeiro foi o HashCoins, empresa fundada em 2013 para fabricar equipamentos de mineração de criptomoedas. Da HashCoins nasceu, dois anos depois, a HashFlare, um serviço de mineração de criptomoedas na nuvem. Com mais de 500 mil usuários, a startup se tornou uma referência por oferecer um serviço simples e confiável. Os sócios juntaram a experiência adquirida nestes anos com o expertise da Admiral Markets, líder no mercado de plataformas de negociação de moedas (forex) e daí nasceu o Polybius.

Na prática, o Polybius será um banco que oferecerá todos os serviços financeiros tradicionais, porém sem agências, com uma estrutura societária baseada em criptomoedas (ao invés de ações) e com uma infraestrutura tecnológica suportada por redes blockchain, sem servidores centrais, o que deverá levar seus custos para um patamar tão baixo, como nunca se viu na história da indústria financeira.

http://link.estadao.com.br/blogs/seu-bolso-na-era-digital/um-banco-realmente-para-a-nova-geracao/

Se sim, favor explicar. Como se eu fosse uma planta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Um banco que vai operar através de bitcoins. E que também será um banco puramente virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Um banco que vai operar através de bitcoins. E que também será um banco puramente virtual.

Até aí eu fui. Quero entender a mágica por trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
46 minutos atrás, Roman disse:

Até aí eu fui. Quero entender a mágica por trás.

1 bitcoin é cerca de 2500 dólares americanos.

https://br.investing.com/currencies/btc-usd

Como as empresas que vieram antes dessa iniciativa são todas especializadas em mineração de bitcoins, é daí que vem a mágica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Henrique M. disse:

1 bitcoin é cerca de 2500 dólares americanos.

https://br.investing.com/currencies/btc-usd

Como as empresas que vieram antes dessa iniciativa são todas especializadas em mineração de bitcoins, é daí que vem a mágica.

E as jogadas do blockchain?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 minuto atrás, Roman disse:

E as jogadas do blockchain?

Blockchain é o livro-caixa das transações e o cofre virtual do bitcoin, é ele que mantém a segurança e registro desse tipo de transação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique M. disse:

Blockchain é o livro-caixa das transações e o cofre virtual do bitcoin, é ele que mantém a segurança e registro desse tipo de transação.

Você é demais. Devia seguir na engenharia!

hue

Mas obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
3 horas atrás, Roman disse:

Você é demais. Devia seguir na engenharia!

hue

Mas obrigado.

Acho que uma coisa não tem relação com a outra, mas tudo bem. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blockchain é o futuro. Essa parada vai revolucionar a economia e, consequentemente, a sociedade. No caso do bitcoin, tornou-se possível fazer uma transação com um desconhecido que você não confia. E o melhor: sem o Estado no meio.

No mais, é um conceito relativamente novo e o bitcoin junto as Fintechs ajudaram a popularizar bastante. Tem muita gente estudando pesado sobre o tema e os investimentos mundiais, na minha ignorante visão, devem seguir nessa linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Discussão muito interessante. O que acham?
      Essa reportagem me lembrou uma outra, mais antiga, sobre o Booking:
       
    • rerre
      Por rerre
      Fala galera. Dei uma pesquisada e não vi nada sobre, apesar do papo de economia ter a presença de uma galera que procura autonomia financeira. 

      Vou contextualizar o por quê de criar esse tópico. Estou vivendo um momento difícil financeiro. Ganho 1600 de estágio e meu pai acabou de ser mandado embora, com pouco menos de dois anos pra aposentar. Não estávamos preparados nem fodendo. Temos uma grana legal e eu queria começar a estudar algo pra investir. Infelizmente, mesmo sendo estágio eu tô praticamente como supervisor, então meu trabalho toma MUITO meu tempo e minha energia. Em contrapartida, meus pais nunca precisaram correr atrás disso, então sinto eles totalmente dependentes de mim pra arriscar algo. Isso é pressão pra cacete em cima de mim, mas sei que uma hora vou ter que assumir. Enfim, tirando esse contexto emocional, acho que a maioria dos brasileiros (infelizmente) acaba empreendendo nos momentos de crise particular. 

      Daí resolvi criar esse espaço pra debatermos sobre e postar conteúdo, matérias interessantes, livros que julgam legais. Enfim, acho que boa parte da minha geração pensa em empreender e eu não sou diferente. Obviamente quero efetivar na empresa onde estou, ainda mais pra poder ajudar meu pai, mas não me imagino a vida inteira trampando com o que faço. Queria muito ter meu negócio e encaro meus próximos dez anos como um preparatório, seja financeiro como intelectual.
      Comento bastante com @EsRibeiro® que gosto da parte criativa e acho que até deveria ter forçado isso na facul. Gosto muito de produzir conteúdo, seja vídeo, texto, imagem...etc. É uma das coisas que eu investiria mais pra frente com certeza. 
      Enfim galera, acho que vai ser um tópico bacana!
    • _Matheus_
      Por _Matheus_
      Muito massa ver iniciativas inovadoras ganhando tanto prestígio. Sobretudo saindo do nosso país em meio a circunstâncias bastante mais adversas que em outros lugares. 
      No mais, gostosas!
    • Pedrods
×
×
  • Criar Novo...