Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cotas de televisão, discussão de contratos, Globo e Esporte Interativo


igorlucas10

Posts Recomendados

Contratos podem ser renegociados. O problema é que falta força política e foram cometidos erros no passado. O negócio é se articular pra 2019 e rezar pra não ter um grande estrago até lá.

E eu ainda tenho que aguentar nego falando que time ganhando quase o triplo de outro que tem praticamente os mesmos títulos é algo normal. Pelamor de deus. Esse fórum já foi melhor frequentado.

Cota por título??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 338
  • Criado
  • Última resposta

Só espero que não esqueçam do pessoal que não está abaixo da Série C quando forem fundar, caso forem fazer isso, a nova liga excluindo a dupla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse papo de Espanholização aqui no Brasil é falácia que insistem em continuar falando. De 2012 pra cá os dois "beneficiados" ganharam 2 títulos nacionais, um cada, de 8 possíveis. Beeeeeeeeeem diferente do Barcelona e Real das Américas que propagam.

A cota de TV não é usada no futebol sempre. Só porque o clube ganha muito, ele pode não estar colocando isso no futebol e sim em dívidas, por exemplo. Flamengo é o clube mais endividado e está pagando muito rápido. Corinthians ganhou 4 títulos, construiu um estádio e ainda continua muito bem no futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vão matar o futebol brasileiro. No final desse triênio, a diferença entre os clubes já vai ser ABSURDA.

Como não conseguem ver isso?

Não é questão de ver. É questão de querer. 

Trouxas são os demais clubes que aceitam e não boicotam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cota de TV não é usada no futebol sempre. Só porque o clube ganha muito, ele pode não estar colocando isso no futebol e sim em dívidas, por exemplo.

Sim, como o Flamengo está fazendo, está pagando as dívidas primeiro. Se continuar assim, daqui uns anos, daí sim poderá dominar tudo se continuar assim. Mas não atualmente. Quando o C13 caiu, o argumento era que do dia pra noite os dois iam montar esquadrões. O que não aconteceu.

Mas volto a falar, os clubes reclamam, mas na hora assinam. Oras, banquem e não assinem. Pela lei brasileira, todos tem que assinar, então é só não assinarem, e pronto, trava o campeonato em matéria de transmissão, e rapidinho iam resolver isso. Mas ficam de mimimi, reclamam, mas no primeiro cheque de adiantamento que oferecem, já assinam por trocentos anos. Tempos atrás tava que os clubes se reuniram para reclamar que o ano que vem não iam ter o aumento iguala. Então porque assinou la atras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e6c161_ef59922200ad456daa561e8d74107a5b.

Agora imaginem esse cenário acumulado em uma década...

Se isso não é absurdo, não sei mais o que pode ser. Não à toa, houve tanta briga na Espanha por uma melhor distribuição das cotas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cota por título??

50% igual, 25% por desempenho e 25% por audiência. O máximo possível de diferença entre o primeiro e último colocado seria o dobro no campeonato brasileiro (hoje essa diferença chega a perto 1k%). Ai entra patrocínio, torcida e administração. É ai que o clube mostra que é grande. Do jeito que tá, tão usando a força política do eixo pra favorecer dois clubes como se os outros não fossem gigantes também.

O Corinthians eu até entendo, mas o que fez o Flamengo nos últimos anos pra ganhar isso? Qual foi o desempenho? Cadê o MÉRITO pra Flamengo ganhar o triplo de outros times que nos últimos anos foram melhores? Nego sempre se esconde na sombra do "a maior torcida do Brasil". Ai passa jogo dos dois a rodo aqui e NENHUM GAÚCHO ESTÁ INTERESSADO EM ASSISTIR, mas é o que nos enfiam goela abaixo. Assim fica fácil demais ter audiência.

Eu já falei aqui várias vezes: por mim, Corinthians e Flamengo tem potencial pra dominarem caso haja organização e acharia bem legal se a disparidade de dinheiro viesse do ingresso da torcida e de patrocínio por causa dos títulos.

Hoje o que existe é um jogo político muito forte, apenas. Querer justificar o injustificável só porque é o teu clube é algo muito escroto. Se continuar assim, em pouco tempo a gente tá fodido. 

Tem base pra os dois clubes ganharem mais? Porra, muito provavelmente. Agora, 3 vezes mais que a maioria é escroto demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50% igual, 25% por desempenho e 25% por audiência. O máximo possível de diferença entre o primeiro e último colocado seria o dobro no campeonato brasileiro (hoje essa diferença chega a perto 1k%). Ai entra patrocínio, torcida e administração. É ai que o clube mostra que é grande. Do jeito que tá, tão usando a força política do eixo pra favorecer dois clubes como se os outros não fossem gigantes também.

O Corinthians eu até entendo, mas o que fez o Flamengo nos últimos anos pra ganhar isso? Qual foi o desempenho? Cadê o MÉRITO pra Flamengo ganhar o triplo de outros times que nos últimos anos foram melhores? Nego sempre se esconde na sombra do "a maior torcida do Brasil". Ai passa jogo dos dois a rodo aqui e NENHUM GAÚCHO ESTÁ INTERESSADO EM ASSISTIR, mas é o que nos enfiam goela abaixo. Assim fica fácil demais ter audiência.

Eu já falei aqui várias vezes: por mim, Corinthians e Flamengo tem potencial pra dominarem caso haja organização e acharia bem legal se a disparidade de dinheiro viesse do ingresso da torcida e de patrocínio por causa dos títulos.

Hoje o que existe é um jogo político muito forte, apenas. Querer justificar o injustificável só porque é o teu clube é algo muito escroto. Se continuar assim, em pouco tempo a gente tá fodido. 

Tem base pra os dois clubes ganharem mais? Porra, muito provavelmente. Agora, 3 vezes mais que a maioria é escroto demais.

O que você esquece é que a venda foi individual, como todo mundo insiste em esquecer na verdade. O único mérito que existe é na hora da negociação, se uns cederam e fizeram contratos ruins para seus clubes, a culpa não é da Globo, Corinthians nem Flamengo. Da pra falar em MÉRITO se fosse vendido como um bloco, aí da pra utilizar as porcentagens bonitinhas que todo mundo adora falar, mas que não impede o campeonato inglês de ter sempre os mesmos ganhadores. Do jeito que está estão querendo meter a mão no contrato de terceiros que nada tem a ver. Fico imaginando uma causa chegar no judiciário com os seguintes dizeres: "Quero a revisão do contrato de fulano por que ele ganha mais que eu". A única coisa que pode ser feita é aumentarem o valor que os outros times ganham, mas mexer no contrato de Flamengo e Corinthians é impossível.

Nada contra uma divisão igualitária e meritória desde que ela venha acompanhada de DIVERSAS outras ações como, por exemplo, transparência. Dou um exemplo muito simples, o Vasco é um dos clubes com menos transparência no Brasil hoje em dia, quem garante que o dinheiro lá vai ser revestido em algo proveitoso para o campeonato? Quem garante que não vai ser roubado e apenas superfaturar o mercado com vendas com um viés de ilegalidade? Ninguém. Hoje os clubes fazem o que querem e ainda tem diversas regalias para cobrirem as merdas que fazem (sendo o exemplo mais recente o PROFUT). O presidente do Santos que declara que não vai fechar contrato se as cotas continuarem dessa forma, mas ao mesmo tempo tava devendo até a floricultura no começo do ano. Sério que alguém acredita que um time tão endividado vai ter essa pompa toda na hora de negociar? Ou simplesmente vai ceder no primeiro adiantamento que a Globo oferecer?

Enfim, quer dividir igual? Beleza, agora desde que realmente isso seja proveitoso para o campeonato, por que do jeito que ESTÁ isso só vai dar mais dinheiro pra bancar cartolas corrupto. Se for dessa forma que cada um feche seu contrato separado mesmo. Basicamente o que querem fazer é puxar umas porcentagens um pouco aleatórias, distribuir para os clubes sem fiscalização nenhuma e simplesmente torcer para que o campeonato melhore, o que não vai acontecer, já que o nosso campeonato é um lixo a pelo menos uns 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

A resposta a tudo o que tu escreveu, eu já disse aqui:

Contratos podem ser renegociados. O problema é que falta força política e foram cometidos erros no passado. O negócio é se articular pra 2019 e rezar pra não ter um grande estrago até lá.

E eu ainda tenho que aguentar nego falando que time ganhando quase o triplo de outro que tem praticamente os mesmos títulos é algo normal. Pelamor de deus. Esse fórum já foi melhor frequentado.

Sobre a questão da transparência, eu acho que tu falou como se fossem coisas conjuntas. Sem maior transparência, não é possível haver divisão. Por que não? Divisão é uma questão de justiça, de mercado e de sobrevivência do campeonato brasileiro, que sempre teve muito time grande ao contrário de alguns outros campeonatos. E o Ministério Público tá ai. Até momento em que ele apontar corruptos, é presunção de inocência pra todo mundo

E mais: as duas são paralelas, não se juntam pelo menos nesse primeiro momento. Um assunto é a divisão brutalmente feita, a outra é uma maior transparência e controle das contas dos clubes. Eu concordo com as duas coisas, mas não acho que seja um impeditivo. Pra mim é mais uma desculpa pra tentar adiar ainda mais algo que precisa ser feito pra ontem.

Espero que não me entenda errado. O Grêmio tá fazendo exatamente o que a diretoria do Flamengo tá fazendo, por exemplo e eu apoio plenamente o pagamento de dívidas, restrição de orçamento pra saneamento do clube e uma atuação mais profissional. Mas não acho que a divisão não deve ser feita por falta de transparência. Aliás, a MP do futebol tá ai, o que falta é fiscalização apenas. O que tu acha que deve ser feito ainda, nesse sentido?

Pra 2019 a gente vai ter outra briga. A minha esperança é que dessa vez os clubes estejam vacinados e entendam que precisam se juntar, seja contra Globo, seja contra política seja contra o que for. E sem 16 clubes, outros 2 não fazem campeonato. O contrário também é verdadeiro. Óbvio que não vai chegar nisso, mas vão ter que encontrar uma forma de equalizar as contas do primeiro ao último colocado de forma minimamente material mesmo. Posso estar falando besteira porque não tenho o conhecimento necessário, mas acho que só o espanhol ainda tem essa distribuição ridícula e até mesmo ali nego tá ameaçando greve. É futebol, basquete, baseball, F1... tá tudo indo pra um momento onde exista um mínimo de materialidade pra competir. Só o Brasil tá fazendo o oposto e não é a troco de nada que tá essa merda toda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que a adoção de uma medida só é cortesia com chapéu alheio. Além disso, justiça é um termo muito amplo e se for olhar pro lado do mercado os times com maior torcida vão ser sempre beneficiados, foi isso que aconteceu na divisão a anos atrás. Se o motivo é melhorar o campeonato então o dinheiro tem que ser revestido na melhora do campeonato, se for só distribuir dinheiro aleatoriamente que continue cada um brigando pelo seu. 

Enfim, estipulação de tetos salariais, investimento em categoria de base, infraestrutura etc. são exemplos do que pode ser feito. É algo que pode ser pensado, simplesmente dividir o dinheiro de forma randômica também não acho correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50% igual, 25% por desempenho e 25% por audiência. O máximo possível de diferença entre o primeiro e último colocado seria o dobro no campeonato brasileiro (hoje essa diferença chega a perto 1k%). Ai entra patrocínio, torcida e administração. É ai que o clube mostra que é grande. Do jeito que tá, tão usando a força política do eixo pra favorecer dois clubes como se os outros não fossem gigantes também.

O Corinthians eu até entendo, mas o que fez o Flamengo nos últimos anos pra ganhar isso? Qual foi o desempenho? Cadê o MÉRITO pra Flamengo ganhar o triplo de outros times que nos últimos anos foram melhores? Nego sempre se esconde na sombra do "a maior torcida do Brasil". Ai passa jogo dos dois a rodo aqui e NENHUM GAÚCHO ESTÁ INTERESSADO EM ASSISTIR, mas é o que nos enfiam goela abaixo. Assim fica fácil demais ter audiência.

Eu já falei aqui várias vezes: por mim, Corinthians e Flamengo tem potencial pra dominarem caso haja organização e acharia bem legal se a disparidade de dinheiro viesse do ingresso da torcida e de patrocínio por causa dos títulos.

Hoje o que existe é um jogo político muito forte, apenas. Querer justificar o injustificável só porque é o teu clube é algo muito escroto. Se continuar assim, em pouco tempo a gente tá fodido. 

Tem base pra os dois clubes ganharem mais? Porra, muito provavelmente. Agora, 3 vezes mais que a maioria é escroto demais.

Não é mérito técnico, é mérito comercial. Por mais que o Flamengo não esteja bem dentro de campo, ele dá audiencia, chama público, seja pró ou contra. É a marca. Até concordo que o aspecto técnico tenha que ser o primordial, mas também tem que levar em conta isso. Normalmente, um jogo do Flamengo dá mais audiência do que de seus concorrentes, assim como do Corinthians (me refiro no estado de origem). Isso de não passar jogo do time local também acho uma escrotice. Mas aí entra em conflito com a Globo. São dez jogos, ela tem que distribuir entre sabado, domingo a tarde, domingo a noite pra passar pra aberta e fechada, não tem jogo pra tudo. Uma coisa que tinham que fazer urgentemente era acabar com essa regra de "só pode passar x jogos pra praça". Isso trava mais ainda. E os clubes crescem o olho no PPV e bilheteria, não liberam. O proprio Corinthians, teve em entrevista que falaram, que "até topariam negociar a diminuição, desde que diminuissem também os jogos transmitidos". Ok, provavelmente foi algo dito só pra ingles ver, mas qual o interesse da Globo em diminuir de passar o Corinthians, que puxa público, pra passar o Santos ou Palmeiras, que segundo mostra, derrubam? NIsso o próprio Corinthians sairia prejudicado, não apenas pela diminuição da cota, mas da exposição em TV aberta, que ocasionalmente poderia diminuir a negociação de patrocínio.

E o Rodrigo disse algo certo, se fosse pra transformar no modelo inglês, então tinham que criar uma maneira de essa verba entrar no campeonato, utilizarem aquilo pro time, não pro clube. Pois atualmente, como tu mesmo disse, o Grêmio faz igual o Flamengo e mais paga dívida do que investe no time. Daqui a x anos isso reverte e pode montar um timaço, estando redondinho, mas no hoje, o aspecto técnico é prejudicado, fazendo com que ganhe um patrocínio top e apresente um time meia boca, como o Flamengo de hoje.

Fora o que falei, que muitos reclamam e na hora que oferecem um adiantamento abrem as pernas, reclamam por achar que valem mais do que o real. Santos e São Paulo, estão sem patrocínio há um tempão. Quando ainda tinha gente interessada, não quiseram diminuir a pedida. Idem o Corinthians e o nome do estádio. Fizeram uma aposta, preferiram não receber nada do que receber pouco.

O problema real ainda são os dirigentes. A Ponte, o Sport, tavam ali, lutando pela quarta vaga contra Inter, São Paulo, Palmeiras, sendo que não ganham quase nada perto desses três. Tinha que ser um conjunto de mudanças, mudanças reais, não essas pra boi dormir como a desse ano, onde o regulamento previa perda de pontos por atrasos de salários, e o próprio Corinthians se duvidar seria rebaixado se o regulamento fosse aplicado, e não tomou nem um puxão de orelhas.

E é o que tu disse, pra 2019. Dirigente reclamar agora disso é hipocrisia pura. Na hora de assinar em 2012, tavam sorrindo, agora tão reclamando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olhando APENAS A COTA DE TELEVISÃO do ano que vem , seria mais vantajoso financeiramente para um jogador de futebol jogar a série B pelo Vasco do que por gigantes do futebol brasileiro na série A, como por exemplo : Cruzeiro , Atlético Mg , Santos , Internacional , Grêmio.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é melhor jogar a Série B do que a Série A, caso você não torça para Flamengo ou Corinthians.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio das cotas vai acabar com o grande diferencial do brasileirão, que é o equilíbrio. A série B já vai começar com duas vagas em aberto no máximo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vascão ganhando quase o dobro do que mais da metade dos times da Série A.

TÁ CERTO, TÁ MUITO CERTO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clubes de maior torcida vão receber mais dinheiro. Isso é óbvio. A disparidade entre os valores exige que os dirigentes dos clubes que recebem menos tenham que por o pau na mesa e não aceitar qualquer coisa.

O problema é que 99% é sujo, tem rabo preso, ai tu vai por o pau na mesa como?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Pereira™ disse:

Clubes de maior torcida vão receber mais dinheiro. Isso é óbvio. A disparidade entre os valores exige que os dirigentes dos clubes que recebem menos tenham que por o pau na mesa e não aceitar qualquer coisa.

O problema é que 99% é sujo, tem rabo preso, ai tu vai por o pau na mesa como?!

Por o pau na mesa = ser rebaixado.

Essa divisão é ridícula, e premia a má administração, o Vasco foi rebaixado e vai ganhar sozinho mais do que 17 times da Série B. Mesmo caso do Botafogo nesse ano.

O Sport conquistou um brilhante 6° lugar e vai receber bem menos do que o próprio Vasco, e com certeza não repetirá essa campanha no próximo ano, por mais bem gerido que seja. Isso é foda.

E ainda tenho que ler que time grande e de maior torcida tem que ganhar mesmo, mas com essa estrutura quem é grande sempre será grande, independente da sua organização, e as torcidas sempre serão do mesmo tamanho. É um sistema escroto que impossibilita o crescimento dos times médios e pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, batata-recife disse:

Por o pau na mesa = ser rebaixado.

Essa divisão é ridícula, e premia a má administração, o Vasco foi rebaixado e vai ganhar sozinho mais do que 17 times da Série B. Mesmo caso do Botafogo nesse ano.

O Sport conquistou um brilhante 6° lugar e vai receber bem menos do que o próprio Vasco, e com certeza não repetirá essa campanha no próximo ano, por mais bem gerido que seja. Isso é foda.

E ainda tenho que ler que time grande e de maior torcida tem que ganhar mesmo, mas com essa estrutura quem é grande sempre será grande, independente da sua organização, e as torcidas sempre serão do mesmo tamanho. É um sistema escroto que impossibilita o crescimento dos times médios e pequenos.

Se por o pau na mesa é ser rebaixado, me desculpe, mas não faz sentido acompanhar o futebol brasileiro. Se você não deve, você pode por sim o pau na mesa e deixar o pau torar. Agora se você tem rabo preso, tu vai cobrar quem? Com que moral? Com que direito?.

Cotas de televisão beneficiam quem dá audiência no Brasil. Não quer dizer que seja o modelo ideal, mas é "justo". Os clubes deveriam ter se mobilizado e exigido que com colocações mais altas, maiores valores seriam pagos no ano seguinte, cria-se um sistema claro e óbvio de metas, atingiu a meta x? Tantos milhões a mais no ano seguinte, não atingiu? Perdeu tantos milhões.

Quem tem coragem de sugerir isso? Ninguém. Por que é mais "seguro" receber x milhões a menos do que perder y por incompetência.

Clubes médios/pequenos vão ter que ralar muito mais pra crescerem mesmo. Qual a dúvida nisso? Algum clube nasceu grande? Todos se foderam pra chegar no topo? Então que todos continuem suando sangue pra crescer. Eu não concordo com divisões iguais. Um Crystal Palace receber a mesma cota do Barcelona é irreal, é premiar um time sem história colocando-o no mesmo patamar com um gigante.

Teu time passou 100 anos no topo e um nanico de 20 recebe os mesmos valores que ele de TV? EU não acho justo.

Acho válido premiar as boas campanhas como a do Sport, estipular metas de crescimento de valores por posição e punir as más campanhas, mas igualar cotas de Flamengo com Ipatinga, me desculpe, mas não faz sentido nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Pereira™ disse:

Se por o pau na mesa é ser rebaixado, me desculpe, mas não faz sentido acompanhar o futebol brasileiro. Se você não deve, você pode por sim o pau na mesa e deixar o pau torar. Agora se você tem rabo preso, tu vai cobrar quem? Com que moral? Com que direito?.

Cotas de televisão beneficiam quem dá audiência no Brasil. Não quer dizer que seja o modelo ideal, mas é "justo". Os clubes deveriam ter se mobilizado e exigido que com colocações mais altas, maiores valores seriam pagos no ano seguinte, cria-se um sistema claro e óbvio de metas, atingiu a meta x? Tantos milhões a mais no ano seguinte, não atingiu? Perdeu tantos milhões.

Quem tem coragem de sugerir isso? Ninguém. Por que é mais "seguro" receber x milhões a menos do que perder y por incompetência.

Clubes médios/pequenos vão ter que ralar muito mais pra crescerem mesmo. Qual a dúvida nisso? Algum clube nasceu grande? Todos se foderam pra chegar no topo? Então que todos continuem suando sangue pra crescer. Eu não concordo com divisões iguais. Um Crystal Palace receber a mesma cota do Barcelona é irreal, é premiar um time sem história colocando-o no mesmo patamar com um gigante.

Teu time passou 100 anos no topo e um nanico de 20 recebe os mesmos valores que ele de TV? EU não acho justo.

Acho válido premiar as boas campanhas como a do Sport, estipular metas de crescimento de valores por posição e punir as más campanhas, mas igualar cotas de Flamengo com Ipatinga, me desculpe, mas não faz sentido nenhum.

Quem falou em igualar cotas?

Mas se o Ipatinga for 4° colocado da Série A e o Flamengo for 16° será que é justo o Flamengo receber 10x mais no ano seguinte?

Um único clube tem muito menos poder do que a Globo, se o Sport batesse o pé e não aceitasse receber os 35 milhões que terá direito no ano que vem o que aconteceria? Ou ia acabar ganhando um "cala a boca" que no final das contas não mudaria nada, ou ia ficar sem nada, o que seria o fim do time. Sem falar nos possíveis pênaltis, cartões e impedimentos que poderia sofrer como retaliação da CBF.

Também é engraçada essa visão de meritocracia que os times grandes gostam de se gabar, "ninguém nasce grande", " nós nos tornamos grandes". Sim, muito provavelmente, mas para se manterem grandes vocês precisam rebaixar os outros, impedi-los de competir convosco. O Sport, ou qualquer outro time médio/pequeno, pode ter a melhor direção do mundo, mas será impossível competir contra os 170 milhões de Corinthians e Flamengo, pode até conseguir por um turno, como fizemos, e no máximo por um campeonato inteiro, mas não tem sustentação, uma hora vai precisar se desfazer dos destaques, vai sentir a falta de profundidade no elenco, ou até mesmo terá "menos sorte" do que o Golias na hora de marcar o impedimento, ou no julgamento do STJD.

O Corinthians é grande, e deve provar isso numa disputa leal, em par de igualdade com seus concorrentes. Isso daria uma boa briga, e quem não gosta de uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pereira™ disse:

Clubes de maior torcida vão receber mais dinheiro. Isso é óbvio. A disparidade entre os valores exige que os dirigentes dos clubes que recebem menos tenham que por o pau na mesa e não aceitar qualquer coisa.

O problema é que 99% é sujo, tem rabo preso, ai tu vai por o pau na mesa como?!.

Antes fosse tão simples.

Quando a Globo pegou pra organizar isso das cotas lá no início com o Clube dos 13 eles souberam explorar muito bem todos os fatores a favor, principalmente as rivalidades e picuinhas e a desorganização. Com isso conseguiram impôr essa visão deturpada de meritocracia e isso ficou como regra. E quando o Clube dos 13 começou a "criar asinhas", deram seu jeito.

É claro que os dirigentes têm sua culpa também, porém é muito confortável jogar a culpa só nessa bagunça, sem nenhum fator externo que contribui pra ela continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...