Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Falando sobre táticas


raffaelararipe

Posts Recomendados

[...]

Pressão muito alta todos os jogadores, quando sem a bola, vão abandonar a posição para tentar dar o abafa no adversário. 

Coletivamente eu só vejo utilidade quando você quer dar aquela pressão no fim de primeiro tempo ou no final de jogo quando perdendo. Mas pra isso já existe o pre-set Sobrecarregar que faz isso pra você, dentre outras coisas. 

O ideal é fazer individualmente mesmo como você falou, mas eu utilizo apenas quando parto pra uma linha de jogo mais avançada. 

E o meio campista recuperador de bola se não me falha a memória tem a pressão alta no pre-set não podendo utilizar menos do que isso pq fica inabilitado. 

As funções específicas tem essa característica. Quando vc está com o jogador como meio campista comum ele tende a fazer um pouco de cada coisa. O que acontece com a função específica é que várias instruções são acionadas e bloqueadas para que o jogador desenvolva o papel que você procura naquele momento do jogo.

Por isso que eu sempre procuro começar o jogo com a tática no padrão, e vou adicionando instruções conforme o jogo evolui. Logicamente que se pode começar o jogo de forma a explorar espaços desde o início. 

Vou te dar um exemplo do meu save:

Todas as táticas tem faixa de gramado onde você pode aproveitar para colocar um jogador de modo que ele tenha espaço para trabalhar melhor.

C9H0rKo.jpg

A forma como enfrento a "tática modinha" já de início é preparar os meus jogadores para aproveitar esses espaços vagos. Perceba que existe um bom espaço entre os laterais e os pontas. Esse espaço só será preenchido defensivamente dependendo das instruções que os pontas adversários tiverem. Mas de início de jogo, é o espaço ideal para perturbar o adversário.

Neste caso e devido às limitações do meu plantel, eu tenho iniciado os jogos com um 4-4-2 colocando os meus meias laterais (ME e MD) com a função de Pontas Apoiar e o meu meio campista central mais recuado ao invés de ser muito marcador tenho optado por um MC como Armador Recuado Defender.

Assim eu tenho um jogador que procura iniciar as jogadas naquela zona morta onde ele só será importunado se o adversário aumentar a pressão, dando tempo pra ele pensar a saída de jogo. E os meio campistas laterais como estão com apoiar acabam recompondo bem o meio campo, mas como estão com a função de Ponta se lançam muito bem ao ataque explorando aquele corredor. 

Ao mesmo tempo coloco meus laterais como Apoiar ou Automático e eles só sobem na boa, estando raramente em desvantagem em relação aos Pontas adversários. 

Enfim, essa é só a abordagem inicial. Durante o jogo eu observo nas estatísticas do adversário por quem a bola anda circulando para pressioná-lo mais ou não, qual jogador adversário está errando mais e procuro explorar esse lado de campo... e por aí vai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Pressão muito alta todos os jogadores, quando sem a bola, vão abandonar a posição para tentar dar o abafa no adversário. 

Coletivamente eu só vejo utilidade quando você quer dar aquela pressão no fim de primeiro tempo ou no final de jogo quando perdendo. Mas pra isso já existe o pre-set Sobrecarregar que faz isso pra você, dentre outras coisas. 

O ideal é fazer individualmente mesmo como você falou, mas eu utilizo apenas quando parto pra uma linha de jogo mais avançada. 

E o meio campista recuperador de bola se não me falha a memória tem a pressão alta no pre-set não podendo utilizar menos do que isso pq fica inabilitado. 

As funções específicas tem essa característica. Quando vc está com o jogador como meio campista comum ele tende a fazer um pouco de cada coisa. O que acontece com a função específica é que várias instruções são acionadas e bloqueadas para que o jogador desenvolva o papel que você procura naquele momento do jogo.

Por isso que eu sempre procuro começar o jogo com a tática no padrão, e vou adicionando instruções conforme o jogo evolui. Logicamente que se pode começar o jogo de forma a explorar espaços desde o início. 

Vou te dar um exemplo do meu save:

Todas as táticas tem faixa de gramado onde você pode aproveitar para colocar um jogador de modo que ele tenha espaço para trabalhar melhor.

C9H0rKo.jpg

A forma como enfrento a "tática modinha" já de início é preparar os meus jogadores para aproveitar esses espaços vagos. Perceba que existe um bom espaço entre os laterais e os pontas. Esse espaço só será preenchido defensivamente dependendo das instruções que os pontas adversários tiverem. Mas de início de jogo, é o espaço ideal para perturbar o adversário.

Neste caso e devido às limitações do meu plantel, eu tenho iniciado os jogos com um 4-4-2 colocando os meus meias laterais (ME e MD) com a função de Pontas Apoiar e o meu meio campista central mais recuado ao invés de ser muito marcador tenho optado por um MC como Armador Recuado Defender.

Assim eu tenho um jogador que procura iniciar as jogadas naquela zona morta onde ele só será importunado se o adversário aumentar a pressão, dando tempo pra ele pensar a saída de jogo. E os meio campistas laterais como estão com apoiar acabam recompondo bem o meio campo, mas como estão com a função de Ponta se lançam muito bem ao ataque explorando aquele corredor. 

Ao mesmo tempo coloco meus laterais como Apoiar ou Automático e eles só sobem na boa, estando raramente em desvantagem em relação aos Pontas adversários. 

Enfim, essa é só a abordagem inicial. Durante o jogo eu observo nas estatísticas do adversário por quem a bola anda circulando para pressioná-lo mais ou não, qual jogador adversário está errando mais e procuro explorar esse lado de campo... e por aí vai.

 

Eu uso uma táctica bem parecida, só que em de um médio defensivo, eu deixo 3 MCs em linha, com o do centor como médio recuperador de bolas. 

Talvez não seja a melhor formação para times pequenos, mas é bem compacta e com bastantes opções ofensivas.

No meu caso eu optei por ela por ter um atacante titular que tem boas características de atacante defensivo(e seu reserva imediato(Okazaki)), que seria o Vardy. Fechava a linha de 3 médios centrais, com 1 deles pouco saindo para o jogo e liberando os Médio Ofensivos, principalmente o Mahrez, com total liberdade para criar. Fora de casa eu buscava uma variação e as vezes optava por um médio defensivo e recuando os meias ofensivos, apenas em jogos altamente difíceis. 

O principal é você ter os jogadores para a táctica que você quer utilizar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Toggy81

Quais estatísticas tu analisas para tomar decisões ?

Meu save principal eu jogo no modo completo. Então costumo jogar com mais calma e a cada 15 ou 20 min, ou após sofrer alguma pressão, eu costumo ir na Análise das Estatísticas do Adversário e procurar as partes "Chave", conhece?

Tem uma coluna pra passes certos, passes errados e passes chave. Se um jogador do outro time está com muitos passes chave, significa que ele está tendo liberdade pra criar, então eu tenho que começar a tentar anular esse jogador de alguma forma, seja posicionando um jogador meu defensivamente no setor onde ele anda, seja colocando pressão ou marcação apertada sobre ele, seja colocando uma marcação individual. Ou melhorar a marcação nos jogadores que costumam ser o destino dos passes dele. 

Da mesma forma existe o cabeceio chave, desarme chave... é bom evitar o setor do campo onde tem um jogador adversário fazendo um bom jogo e procurar uma faixa de campo onde tenha alguém num mau dia. Pra isso tem uma coluna nas estatísticas que aponta o erro dos jogadores. Se tem uma faixa de campo onde os adversários estão errando mais, o ideal é jogar por ali. 

Também dá pra analisar a quantidade de passes que um jogador executou. Se você tem no adversário na média 15 passes por jogador e um deles apenas tem 70, é porque o jogo deles passa por ali, então é um jogador que poderia sofrer uma marcação mais ajustada, justamente para anular a referência construtiva da outra equipe. 

Agora ando fuçando muito o Prozone, que me dá uma vantagem fantástica que é VER O LANCE de erro dos meus adversários ou do meu time. Saber o porque seu jogador falhou. Se segurou muito a bola, se está tentando driblar muito, e corrigir isso com mais precisão. 

Da mesma forma você pode rever o lance chave do outro time e entender como foi gerado aquele lance perigoso que quase deu gol pros caras e tentar consertar essa falha defensiva. 

E por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser prints da tática em si, dos resultados e de um detalhamento maior é só pedir que printo com maior prazer! 

Se conseguir, só queria mesmo a formação e as funções dos jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

[......]

     Toggy vc ta tomando gol de cruzamentos, ou vc conseguir conter os laterais adversários. 

      Olha ai nas suas estatistas gols tomados e veja tem sido pelos lados a maioria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Toggy vc ta tomando gol de cruzamentos, ou vc conseguir conter os laterais adversários. 

      Olha ai nas suas estatistas gols tomados e veja tem sido pelos lados a maioria. 

No meu save atual por enquanto levei poucos gols. Mas na hora que os adversários querem impor pressão é uma chuva de cruzamentos ou tentativa deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá muito difícil jogar esse fm, já fiz um save com o Totenham e com o Liverpool, nos dois cansei de criar várias oportunidades flagrantes pra não fazer nenhum gol.

 

um saco jogar assim, ai vai o adversário e faz um gol com um chute e atacantes bem marromenos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá muito difícil jogar esse fm, já fiz um save com o Totenham e com o Liverpool, nos dois cansei de criar várias oportunidades flagrantes pra não fazer nenhum gol.

 

um saco jogar assim, ai vai o adversário e faz um gol com um chute e atacantes bem marromenos...

   Essa sina é de todos, atacante 5 estrela perde gol ate sem goleiro rs...  Atacante meia estrela faz gol ate do meio campo. 

   To conseguindo contornar isso colocando o atacante pra jogar na sua função preferida. Mas leve em consideração a função do atacante, se ele é atacante completo ele não vai ser um goleador nato, vai ajudar o ataque em varias áreas mas a prioridade dele não é o gol. Um oportunista vai ser um matador porq isso é a prioridade dele é o gol.

  Então se vc colocar um atacante que joga naturalmente (bolinha toda verde) como atacante completo, pra jogar como oportunista ele não vai render 100% e vai demorar um pouco uns 6 meses pra ele  ficar com a bolinha verde como oportunista, ate isso acontecer ele não vai sair fazendo gol  adoidado e muitas vezes ira perder os gols, porque vc colocou ele pra jogar em uma função   diferente da de costume.  

 

   Quer saber como seu atacante esta jogando bem, coloca ele na função preferida dele e deixa ele jogar os 3 assim, veja a nota que ele teve nos 3 jogos. (leve em conta se seu time perdeu)  depois coloca ele em outra função e veja a nota dele depois de 3 jogos.

   Eu tenho o Simone Zaza no ataque e ele quase não faz gols e todos os jogos ele tem media 7.5 ou mais fiquei doido porra um atacante que não faz gols tem um media dessa, ai eu vi que na verdade ele jogava muito para o time criando as oportunidades e com isso outros estavam fazendo o gol.  Todas as vezes que colocava ele de oportunista ele não rendia. Na próxima janela de transferência irei comprar um atacante oportunista ou centravante nato (bolinha toda verde).

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se você colocar um atacante que joga naturalmente (bolinha toda verde) como atacante completo, pra jogar como oportunista ele não vai render 100% e vai demorar um pouco uns 6 meses pra ele ficar com a bolinha verde como oportunista, até isso acontecer ele não vai sair fazendo gol adoidado e muitas vezes irá perder os gols, porque você colocou ele pra jogar em uma função diferente da de costume.  

Mas o jogador evolui numa função só treinando, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o jogador evolui numa função só treinando, não?

 Vc ta jogando FM16, a comissão técnica vai te atualizando direto sobre a evolução do seu jogador, você coloca ele pra treinar na função que vc quer e coloca pra joga, não adianta só treinar tem que ter minutos de jogo naquela função para ele evoluir.  

  Minha comissão técnica durante a semana me avisa que meu jogador tal esta treinando na nova função, mas ainda esta precisando de mais minutos de jogo pra ele se adaptar (então se ele não jogar pelo time titular, coloco pra jogar no reserva) . 

  Nos FM anteriores o jogador aprendia rápido nova posição e nova função, agora no FM16 demora uma temporada inteira as vezes ate mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q essas instruções filosifias palestras  e mentalidades só atrapalham tem q montar o  time de acordo com a característica dos jogadores , se o cara eh atacante completo bota ele pra jogar disso se ele eh centro avante bota ele disso e assim por diante

o estilo de jogo do time já se faz por si próprio não precisa ficar pondo instruções ou mentalidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2015 23:03:28, Rudsonnunes disse:

   Essa sina é de todos, atacante 5 estrela perde gol ate sem goleiro rs...  Atacante meia estrela faz gol ate do meio campo. 

   To conseguindo contornar isso colocando o atacante pra jogar na sua função preferida. Mas leve em consideração a função do atacante, se ele é atacante completo ele não vai ser um goleador nato, vai ajudar o ataque em varias áreas mas a prioridade dele não é o gol. Um oportunista vai ser um matador porq isso é a prioridade dele é o gol.

  Então se vc colocar um atacante que joga naturalmente (bolinha toda verde) como atacante completo, pra jogar como oportunista ele não vai render 100% e vai demorar um pouco uns 6 meses pra ele  ficar com a bolinha verde como oportunista, ate isso acontecer ele não vai sair fazendo gol  adoidado e muitas vezes ira perder os gols, porque vc colocou ele pra jogar em uma função   diferente da de costume.  

 

   Quer saber como seu atacante esta jogando bem, coloca ele na função preferida dele e deixa ele jogar os 3 assim, veja a nota que ele teve nos 3 jogos. (leve em conta se seu time perdeu)  depois coloca ele em outra função e veja a nota dele depois de 3 jogos.

   Eu tenho o Simone Zaza no ataque e ele quase não faz gols e todos os jogos ele tem media 7.5 ou mais fiquei doido porra um atacante que não faz gols tem um media dessa, ai eu vi que na verdade ele jogava muito para o time criando as oportunidades e com isso outros estavam fazendo o gol.  Todas as vezes que colocava ele de oportunista ele não rendia. Na próxima janela de transferência irei comprar um atacante oportunista ou centravante nato (bolinha toda verde).

   

hoje dei prosseguimento a um save no Liverpool, e tá beirando ao impossível pra mim.

 

Primeiro que demorou quase 60% de uma temporada para aperfeiçoar uma tática só e treinando táticas a todo vapor...

 

Depois que o time aperfeiçoou a tática realmente melhorou muito, meus índices de acerto de passes, posse de bola e criação de jogadas melhorou muito, mas a conversão continua me deixando meio morgado com esse fm.

 

Eu tenho em média 3-4 oportunidades flagrantes por jogo, em média 12-18 finalizações por jogo, mas não adianta, meu saldo de gol é ridículo, apesar de meu atacante ser muito bom (Sturridge).

Não sei mais o que fazer, treino movimentos ofensivos, bolas paradas, trabalho de equipe e até coesão, mas não adianta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2015 00:33:21, antoniodanth disse:

hoje dei prosseguimento a um save no Liverpool, e tá beirando ao impossível pra mim.

 

Primeiro que demorou quase 60% de uma temporada para aperfeiçoar uma tática só e treinando táticas a todo vapor...

 

Depois que o time aperfeiçoou a tática realmente melhorou muito, meus índices de acerto de passes, posse de bola e criação de jogadas melhorou muito, mas a conversão continua me deixando meio morgado com esse fm.

 

Eu tenho em média 3-4 oportunidades flagrantes por jogo, em média 12-18 finalizações por jogo, mas não adianta, meu saldo de gol é ridículo, apesar de meu atacante ser muito bom (Sturridge).

Não sei mais o que fazer, treino movimentos ofensivos, bolas paradas, trabalho de equipe e até coesão, mas não adianta...

Tenta reduzir a criatividade do seu time. O jogadores esperaram ter boas posições de chutes antes de se arriscar, talvez seja só isso o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Consegui montar um 4-4-2 com Bilbao e estou liderando a Liga com folga. Já estou em fevereiro e consegui a classificação para o mata mata da Liga Europa e, como já dito, a liderança do espanhol. Comecei o save impedindo os clubes de contratarem na primeira janela, acho que fica mais realista. Como sabem o Bilbao só possui jogadores bascos e por isso fica difícil reforçar (tanto que até o momento não trouxe ninguém). 

Falando mais da tática, já testei ela em outro save com o MU e consegui ganhar a Premier e a UCL (ambos disputando diretamente com o Arsenal). Com o MU foi mesmo um teste, time infinitamente melhor que o Bilbao, porém os resultados com os Los Leones tem sido mais expressivos.

Eis a tática:

T_ticas_Vis_o_Geral.png

Essa tática é muito consistente. Os dois meias abertos funcionam como ponta sendo que o esquerdo é mais finalizador e o da direita cruza e dribla mais. Os meias centrais são como organizadores, sendo o da esquerda mais defensivo. Os atacantes correm para todo canto, lutam pela bola e fazem uma boa tarefa de pressão. O melhor dessa formação fica por conta da defesa, onde os centrais não precisam ser velozes! Eles fazem um papel de bloqueio enquanto que os laterais e os meias ficam com o bote. Limitei bastante a criatividade dos jogadores e optei por um time mais robusto taticamente. O jogo fica realmente muito coletivo e de inversões rápidas de bola. 

Outro ponto chave fica nos treinos onde eu sempre procuro desde o início especializar e aumentar o nível de cada área. Segue:a>

3340qdc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, brenorooney disse:

Boa noite!

Consegui montar um 4-4-2 com Bilbao e estou liderando a Liga com folga. Já estou em fevereiro e consegui a classificação para o mata mata da Liga Europa e, como já dito, a liderança do espanhol. Comecei o save impedindo os clubes de contratarem na primeira janela, acho que fica mais realista. Como sabem o Bilbao só possui jogadores bascos e por isso fica difícil reforçar (tanto que até o momento não trouxe ninguém). 

Falando mais da tática, já testei ela em outro save com o MU e consegui ganhar a Premier e a UCL (ambos disputando diretamente com o Arsenal). Com o MU foi mesmo um teste, time infinitamente melhor que o Bilbao, porém os resultados com os Los Leones tem sido mais expressivos.

Eis a tática: [...]

Essa tática é muito consistente. Os dois meias abertos funcionam como ponta sendo que o esquerdo é mais finalizador e o da direita cruza e dribla mais. Os meias centrais são como organizadores, sendo o da esquerda mais defensivo. Os atacantes correm para todo canto, lutam pela bola e fazem uma boa tarefa de pressão. O melhor dessa formação fica por conta da defesa, onde os centrais não precisam ser velozes! Eles fazem um papel de bloqueio enquanto que os laterais e os meias ficam com o bote. Limitei bastante a criatividade dos jogadores e optei por um time mais robusto taticamente. O jogo fica realmente muito coletivo e de inversões rápidas de bola. 

Outro ponto chave fica nos treinos onde eu sempre procuro desde o início especializar e aumentar o nível de cada área. Segue: [...]

Belíssima tática. As vezes a simplicidade traz os melhores resultados. Parabéns pela forma como chegou nessa formação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, brenorooney disse:

Essa tática é muito consistente. Os dois meias abertos funcionam como ponta sendo que o esquerdo é mais finalizador e o da direita cruza e dribla mais. Os meias centrais são como organizadores, sendo o da esquerda mais defensivo.

Você não leva gols pelas laterais não? Com a subida de Laterais e Meias-Laterais, não deixa aberto a ala não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma pergunta sobre o Enganche.

Jogo em 3-2-2-1-2 e estou tentando usar um Enganche e dois atacantes. Nesse FM, não consigo ter um bom desempenho dos dois atacantes. Tentei algo simples,com um Atacante Recuado/Apoio e um Oportunista pensando no Boca da epoca do Riquelme-Palacio-Palermo mas não parece funcionar muito bem.

Se alguem pode me explicar que tipos de atacantes se associam com um Enganche , seria otimo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma pergunta sobre o Enganche.

Jogo em 3-2-2-1-2 e estou tentando usar um Enganche e dois atacantes. Nesse FM, não consigo ter um bom desempenho dos dois atacantes. Tentei algo simples,com um Atacante Recuado/Apoio e um Oportunista pensando no Boca da epoca do Riquelme-Palacio-Palermo mas não parece funcionar muito bem.

Se alguem pode me explicar que tipos de atacantes se associam com um Enganche , seria otimo.

Obrigado.

O Enganche é um meia armador de pouquíssima movimentação que tem uma liberdade enorme para improvisar passes e por vezes finalizar pro gol. O ideal pra jogar com ele é ter atacantes e jogadores de apoio que cheguem com muita movimentação no ataque, pra dar opção de passe para ele. 

Tente colocar jogadores de mais mobilidade ao redor dele, como Trequartistas, Atacantes completos e Atacante Sombra (as opções que lembro de cabeça) para que ele tenha opções de jogo.

Vale a pena se perguntar se é isso mesmo que você quer do seu MAC, pois essa função é ideal para jogadores mais velhos com muita visão de jogo e bons atributos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Toggy81 disse:

O Enganche é um meia armador de pouquíssima movimentação que tem uma liberdade enorme para improvisar passes e por vezes finalizar pro gol. O ideal pra jogar com ele é ter atacantes e jogadores de apoio que cheguem com muita movimentação no ataque, pra dar opção de passe para ele. 

Tente colocar jogadores de mais mobilidade ao redor dele, como Trequartistas, Atacantes completos e Atacante Sombra (as opções que lembro de cabeça) para que ele tenha opções de jogo.

Vale a pena se perguntar se é isso mesmo que você quer do seu MAC, pois essa função é ideal para jogadores mais velhos com muita visão de jogo e bons atributos técnicos.

É isso mesmo que quero, sim. Estava pensando assim, dar movimentação. Com o Trequartista parece funcionar. Agora vamos ver o segundo atacante. Pelo momento, o atacante recuado parece uma boa opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Toggy81 disse:

O Enganche é um meia armador de pouquíssima movimentação que tem uma liberdade enorme para improvisar passes e por vezes finalizar pro gol. O ideal pra jogar com ele é ter atacantes e jogadores de apoio que cheguem com muita movimentação no ataque, pra dar opção de passe para ele. 

Tente colocar jogadores de mais mobilidade ao redor dele, como Trequartistas, Atacantes completos e Atacante Sombra (as opções que lembro de cabeça) para que ele tenha opções de jogo.

Vale a pena se perguntar se é isso mesmo que você quer do seu MAC, pois essa função é ideal para jogadores mais velhos com muita visão de jogo e bons atributos técnicos.

O falso Nove também dá essa opção ? E armadores avançados na opção apoiar ?

O Enganche é um jogador de meio de campo ? Ou um jogador mais avançado ? (MAC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O falso Nove também dá essa opção ? E armadores avançados na opção apoiar ?

O Enganche é um jogador de meio de campo ? Ou um jogador mais avançado ? (MAC)

O Falso 9 é um jogador de área que se movimenta pra fora dela puxando a marcação para abrir espaço para os outros jogadores entrarem no espaço gerado. Ele tenta se aproximar dos jogadores de meio campo, tanto os centrais como os laterais pra dar opção de passe. Quando o time tem a bola ele tenta a infiltração na área ou os passes de risco. Um "especialista" que é praticamente a mesma coisa em um local diferente é o Atacante Sombra, que é um meio campista que arrisca passes e infiltra toda hora na área, fazendo o movimento parecido ao do Falso 9 só que partindo do meio de campo.

O Armador Avançado é bem parecido com o Enganche, mas tem um pouco mais de mobilidade, os passes de risco são mais pensados e ele distribui o jogo de maneira mais cautelosa. O Enganche se movimenta muito menos e arrisca muito mais. De cabeça não sei te dizer se tem Enganche no MC, mas como MAC tenho certeza que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...