Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Falando sobre táticas


raffaelararipe

Posts Recomendados

MC não tem mesmo @Toggy81, apenas Armador Avançado e Armador Recuado.

Pelo que eu vejo pela experiência, camisa10 e Enganche seriam quase a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

@Toggy81 Estou na segunda divisão da Inglaterra, subi da Ligue 2 para Ligue 1 e da Ligue 1 para a Championship, tudo direto, até a temporada passada, onde tive um bom começo mas capenguei nos momentos finais e acabei caindo muito nos últimos 6 meses da temporada, tendo apenas 3 vitórias(4 se contar com a da última rodada, que já não valia nada).

Porém, percebo que meu time não consegue jogar mais na tática com que tive muito sucesso na Ligue 1, talvez pela maior capacidade dos adversários... Estava eu desanimado ontem e pensando em como virar o jogo e voltar o time aos trilhos, então pensei em adotar um 3-4-3 "Guardiolesco", será que rola na Championship? 

 

Ps.: Jogo com o Portsmouth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, DouglasBerndt disse:

MC não tem mesmo @Toggy81, apenas Armador Avançado e Armador Recuado.

Pelo que eu vejo pela experiência, camisa10 e Enganche seriam quase a mesma coisa.

São bem parecidos, mas o Camisa 10 tem muita movimentação e participa mais defensivamente. O Enganche é muito fixo no lugar e participa pouco da defesa.

Mas ambos tem criatividade alta e passes mais arriscados.

Um uso possível para o Enganche é para aquele Camisa 10 que já tá velho pra participar muito do jogo ou pra um bom MAC propenso a lesões.

Quanto a tática eu sou o cara menos indicado do fórum pra te dar uma receita de bolo pronta, já que costumo construir minhas táticas em função do elenco e também e variá-la também em função do adversário, jogo a jogo. 

Você tem 3 slots de táticas possíveis pra treinar. Se você conseguir com essa tática tirar o maior proveito das qualidades dos teus jogadores e conseguir administrar bem suas deficiências, não vejo o porque de não tentar tê-la como uma das 3 opções táticas do teu elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada de receita de bolo @Toggy81! hahahaha

Nunca baixei táctica da internet e sempre procuro fazer as tácticas pelo time também, só queria abrir a discussão, para conversar e ver quais seriam as instruções para esse tipo de táctica, não me leve a mal.

Eu estava pensando em uma linha defensiva muito alta e pressão no máximo, com estilo de passos curtos, para começar e ir adicionando mais opções conforme o time for pegando a táctica, porque é completamente diferente de como eu jogava até a temporada passada, aonde tinha um estilo de jogo mais lento e com pressão normal ou até baixa, em certos momentos. Seria um novo rumo para o time e para o meu save, buscando "reiventar" a roda da tactica no meu time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, DouglasBerndt disse:

Nada de receita de bolo @Toggy81! hahahaha

Nunca baixei táctica da internet e sempre procuro fazer as tácticas pelo time também, só queria abrir a discussão, para conversar e ver quais seriam as instruções para esse tipo de táctica, não me leve a mal.

Eu estava pensando em uma linha defensiva muito alta e pressão no máximo, com estilo de passos curtos, para começar e ir adicionando mais opções conforme o time for pegando a táctica, porque é completamente diferente de como eu jogava até a temporada passada, aonde tinha um estilo de jogo mais lento e com pressão normal ou até baixa, em certos momentos. Seria um novo rumo para o time e para o meu save, buscando "reiventar" a roda da tactica no meu time.

Eu cheguei a fazer funcionar no FM passado uma tática com um Falso 9 e dois pontas jogando como segundo atacantes. 

E ora eu usava o atacante sombra no MAC puxando ele um pouco pro lado ao invés de centralizado e colocava o ponta ao seu lado pra ficar de ponta mesmo ao invés de segundo atacante.

Deu resultado por um tempo, mas meu time era muito bom. Ao longo das temporadas fui contratando jogadores muito determinados e que oscilavam pouco. Aí qqer coisa que eu fazia acabava dando resultado pq o time pouco sentia as dificuldades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, Toggy81 said:

Eu cheguei a fazer funcionar no FM passado uma tática com um Falso 9 e dois pontas jogando como segundo atacantes. 

E ora eu usava o atacante sombra no MAC puxando ele um pouco pro lado ao invés de centralizado e colocava o ponta ao seu lado pra ficar de ponta mesmo ao invés de segundo atacante.

Deu resultado por um tempo, mas meu time era muito bom. Ao longo das temporadas fui contratando jogadores muito determinados e que oscilavam pouco. Aí qqer coisa que eu fazia acabava dando resultado pq o time pouco sentia as dificuldades.

Inicialmente eu pensei em usar essa táctica, porque eu tenho 3 zagueiros da base muito jovens e com grande potencial, adicione a isso a queda gritante dos laterais da minha equipe(Idade), acabei vendendo e me desfazendo e estou sem nenhum lateral de ofício no elenco. Apenas querendo clarear a idéia para ver como poderia fazer funcionar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente eu pensei em usar essa táctica, porque eu tenho 3 zagueiros da base muito jovens e com grande potencial, adicione a isso a queda gritante dos laterais da minha equipe(Idade), acabei vendendo e me desfazendo e estou sem nenhum lateral de ofício no elenco. Apenas querendo clarear a idéia para ver como poderia fazer funcionar bem.

Sem laterais o time já fica bem propenso a usar uma escalação de 3 zagueiros (alô meu SPFC ACORDA!).

Pra jogar com a linha alta/muito alta você pode utilizar um deles mais recuado ou usar a função de Cobrir e o goleiro como Libero ou confiar numa linha de impedimento, que vai depender muito do atributo Posicionamento dos 3 zagueiros, dentre outros. 

Daí é começar com o basicão. Uma linha de 4 no meio campo e 3 atacantes. Ou mesmo 5 caras no meio campo e 2 atacantes. 

Depois é ir definindo a forma de jogar, se de um lado vai ser segundo atacante e vc manda o meia lateral subir como aberto ou se vc usa o ponta como ponta mesmo e manda o meio campista apoiar fechando pro meio... 

Considerando que a proposta é "o ataque é a melhor defesa".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutes ago, Toggy81 said:

Sem laterais o time já fica bem propenso a usar uma escalação de 3 zagueiros (alô meu SPFC ACORDA!).

Pra jogar com a linha alta/muito alta você pode utilizar um deles mais recuado ou usar a função de Cobrir e o goleiro como Libero ou confiar numa linha de impedimento, que vai depender muito do atributo Posicionamento dos 3 zagueiros, dentre outros. 

Daí é começar com o basicão. Uma linha de 4 no meio campo e 3 atacantes. Ou mesmo 5 caras no meio campo e 2 atacantes. 

Depois é ir definindo a forma de jogar, se de um lado vai ser segundo atacante e vc manda o meia lateral subir como aberto ou se vc usa o ponta como ponta mesmo e manda o meio campista apoiar fechando pro meio... 

Considerando que a proposta é "o ataque é a melhor defesa".

A proposta seria atacar em bloco e defender em bloco. Estou no trabalho, quando chegar em casa irei cria-la e testa-la e posto alguns resultados.

Estava desmotivado e iria até parar com o FM por uns dias... durou pouco tempo kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então consegui associar meu Enganche com um Trequartista e um Atacante Recuado/Apoio. Funciona muito bem. Só que agora tenho problemas defensivos, não consigo equilibrar meu 3-2-2-1-2. Se soluciona um problema e aparece outro kkk. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Toggy81

Não deu liga 3 zagueiros aqui. O lateral e o Meia Lateral do adversário sempre fazem 2 contra 1 por ali e parece que meu time não tem inteligência táctica para assimilar que alguns do zagueiros tem que dar uma adiantada ou alguns dos meias ajudar nessa marcação, acabei recuando e voltando a uma linha de 4 atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, DouglasBerndt disse:

@Toggy81

Não deu liga 3 zagueiros aqui. O lateral e o Meia Lateral do adversário sempre fazem 2 contra 1 por ali e parece que meu time não tem inteligência táctica para assimilar que alguns do zagueiros tem que dar uma adiantada ou alguns dos meias ajudar nessa marcação, acabei recuando e voltando a uma linha de 4 atrás.

Algum dos teus zagueiros está com a função cobrir ? Ou líbero ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, DouglasBerndt disse:

@Toggy81

Não deu liga 3 zagueiros aqui. O lateral e o Meia Lateral do adversário sempre fazem 2 contra 1 por ali e parece que meu time não tem inteligência táctica para assimilar que alguns do zagueiros tem que dar uma adiantada ou alguns dos meias ajudar nessa marcação, acabei recuando e voltando a uma linha de 4 atrás.

Sem ver é complicado... 

Pro zagueiro subir tem que colocar ele como Bloquear. Aí ele abandona a posição parte pra cima do adversário. Ou utilizar um MC ou Vol com Defender pra ficar sempre plantado na frente da defesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, francezinho disse:

Então consegui associar meu Enganche com um Trequartista e um Atacante Recuado/Apoio. Funciona muito bem. Só que agora tenho problemas defensivos, não consigo equilibrar meu 3-2-2-1-2. Se soluciona um problema e aparece outro kkk. 

Haha. Legal. 

Mas é assim mesmo. Até conseguir equilíbrio total leva tempo. Isso quando se consegue.

As vezes qndo vc acha que está quase vem a janela de transferências e começa tuuuudo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Anjo_Ed said:

Algum dos teus zagueiros está com a função cobrir ? Ou líbero ?

Testei com o do meio dos 3 com cobrir, com os 3 com cobrir, com 2 com cobrir, parece que não muda muita, sempre sobra espaços e o 2vs1 do lateral e meia adversário passa muito fácil. Na inglaterra eu acho difícil jogar com 3 desde sempre por praticamente todos os times terem lateral e meia aberto, nesse FM ainda, que tudo é parece ser captado pelo adversário... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Toggy81 said:

Sem ver é complicado... 

Pro zagueiro subir tem que colocar ele como Bloquear. Aí ele abandona a posição parte pra cima do adversário. Ou utilizar um MC ou Vol com Defender pra ficar sempre plantado na frente da defesa.

Testei várias e várias variações, sem sucesso. 

Provável que seja também pela falta de habilidade da minha equipe, testarei isso mais pra frente, quando comandar uma equipe mais qualificada, hoje continuarei com o feijão com arroz.

3ª temporada na segunda divisão inglesa, isso NUNCA aconteceu comigo, ficar stucked assim... Ah FM, porque faz isso comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Não consigo ajustar a minha defesa. Já tentei vários posicionamentos/instruções e continuo tomando gols bobos. O adversário chega tocando a bola e sempre acha alguém livre, principalmente no tradicional one-two.

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Pedro C. disse:

Pessoal,

Não consigo ajustar a minha defesa. Já tentei vários posicionamentos/instruções e continuo tomando gols bobos. O adversário chega tocando a bola e sempre acha alguém livre, principalmente no tradicional one-two.

 

Alguém pode me ajudar?

Poste sua tática e as instruções que você vem utilizando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Poste sua tática e as instruções que você vem utilizando. 

Segue abaixo. Obrigado pela disponibilidade em ajudar.

Táticas_.png

Táticas_-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Anjo_Ed disse:

Como são os gols que tu leva ? Pelo meio ? Pelas pontas ? Bolas nas costas ? 2-1 ?

Os gols que não consigo evitar são pela zona central. Os adversários tocama  bola no miolo da zaga como se meus defensores fossem uns retardados. No estilo 2-1, em que o atacante recebe a bola com passe curto atrás do zagueiro. Nessa imagem, eu adiantei a linha de impedimento mas não adiantou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Pedro C. disse:

Os gols que não consigo evitar são pela zona central. Os adversários tocama  bola no miolo da zaga como se meus defensores fossem uns retardados. No estilo 2-1, em que o atacante recebe a bola com passe curto atrás do zagueiro. Nessa imagem, eu adiantei a linha de impedimento mas não adiantou muito.

Numa análise bem crua, tu tens um baita de um espaço entre o meio de campo e a zaga. Provavelmente, eles utilizam esse espaço deixado por ti e, deixando o MAC deles cara-a-cara com os zagueiros, não há outra alternativa, teus zagueiros saem no combate, deixando um atacante livre...

 

Minha sugestão é deixar volante marcador na frente da zaga ( Ou um recuperador de bolas), puxar teu MAC para o meio e configurá-los como UM Apoiar e o outro Atacar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo. Obrigado pela disponibilidade em ajudar.

[...]

Acho que pra solucionar isso tem uma forma bem simples, trocando a função do meio campista MRB Defender para MC Defender ou outra função mais fixa.

A tendência do MRB é abandonar a posição para perseguir o jogador que está com a bola. Isso abre um espaço nessa faixa central do campo. O ideal para usar um MRB é ter sempre mais outro jogador ao seu lado plantado na posição. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os gols que não consigo evitar são pela zona central. Os adversários tocama  bola no miolo da zaga como se meus defensores fossem uns retardados. No estilo 2-1, em que o atacante recebe a bola com passe curto atrás do zagueiro. Nessa imagem, eu adiantei a linha de impedimento mas não adiantou muito.

Outra coisa, as posições de Yuri Mamute e Pereira estão conflitantes. Procure mudar as funções até que eles não fiquem com as "camisas" sobrepostas para que eles não ocupem a mesma faixa de campo, ou posicione um mais à esquerda e outro mais à direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2015 15:06:46, DouglasBerndt disse:

Testei com o do meio dos 3 com cobrir, com os 3 com cobrir, com 2 com cobrir, parece que não muda muita, sempre sobra espaços e o 2vs1 do lateral e meia adversário passa muito fácil. Na inglaterra eu acho difícil jogar com 3 desde sempre por praticamente todos os times terem lateral e meia aberto, nesse FM ainda, que tudo é parece ser captado pelo adversário... 

    Parceiro com 3 zagueiros coloca linha de impedimento e sobe a linha ou deixa normal, não deixa muito baixa se não os adversário vão ficar fazendo 1-2, (zc com boa impulsão e cabeceio). 

    Coloca o ZCE (jogar com bola Bloquear) ZC (defender) ZCD ( jogador com bola Cobrir) Inverte os Pé (assim quando a maquina cruzar o seu defensor vai cortar com o pé bom) 

     Coloca o ALD e ALE como automático  espera pra ver qual é o lado mais fraco do adversário então entrar na configuração individual do seu jogador e de a ele mais ofensividade.

     Lembrando coloca pra treinar posicionamento defensivo.

 

    Uso essa tática fora (3ZC- 2 AL- 2MC- MAC- 2AT)  dificilmente perco já ganhei do barça e do Real Madri. 

     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando meu palpite tático também: Como falaram, o MRB tende a perseguir o adversário, então acaba ficando um espaço grande entre o meio de campo e a defesa, que o adversário pode aproveitar. Somado a isso, o time tá jogando com marcação apertada - isso significa que, quando vê um jogador chegando, o zagueiro se vê ainda mais na obrigação de dar combate, porque ele foi instruído a apertar o adversário.

Só que se o zagueiro sai para combater quem vem pelo meio, abre o espaço. Acredito que por isso tu leve tanto gol no um-dois.

 

Então eu seguiria o sugerido pelo @Toggy81, e se não der resultado por si só, desativaria a marcação apertada também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...