Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Falando sobre táticas


raffaelararipe

Posts Recomendados

Galera, resolvi abrir este tópico para conversarmos acerca de táticas de jogo, não copiar e colar e sim discutir e conversar sobre filosofias, mentalidades, formas de jogo, bolas paradas etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

E para começar os trabalhos venho falar algumas coisas que observei na meia temporada que joguei ate agora no Man United: Os laterais tem sido jogadores chave neste jogo, tanto ofensivamente quanto defensivamente, quando colocado lateral na função de atacar o time cresce gritantamente sua produção ofensiva, porém toma muito mais gols. Buscando soluções defensivas alterei para lateral limitado eis que o time já está a 5 jogos sem sofrer gols, porém marcou apenas 2. Mesmo os extremos caem bruscamente de rendimento quando dito para os laterais não subirem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que mandar os laterais subirem muito facilita pro outro time, tentei fazer isso e não deu certo, o espaço deixado por eles é absurdo, eu fiz a primeira temporada sem ter extremos no time e não deu certo. Agora pra segunda já mudei isso, vou jogar com extremos, que pra mim esta sendo a forma mais eficiente de atacar nesse FM, visto que os cruzamentos estão bem apelões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se tu colocares num esquema de 4-2-3-1 ? Sendo os pontas funcionando como um extremo ? Ou avançado interior, cortando para o meio...

Não gosto de jogar sem um volante a frente da zaga, acho que fica exposto demais o time.. de qualquer forma vou terminar a temporada no meu 4-1-2-2-1, estou pensando desde ontem em tester um 3-4-3, talvez com 2 médios alas eficientes possa trazer o equilibrio entre ataque e defesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso, tu terás dois volantes ou um na função de trinco defensivo. Em alguns jogos, quando preciso aumentar as chances de gols, eu pego um volante que tem visão de jogo, eu o coloco em contrutor de jogo defensivo. Funciona muito bem... (FM 2012)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo isso:

 

Inter4-2-3-1.png

Na minha idéia, tu tens bons volantes que sabem passar ali embaixo da linha do meio de campo. Nas pontas, tu tens jogadores rápidos, que saibam cruzar, fintar e finalizar. No meio, tu tens um pensador que pode ser um cara rápido também. E na frente, está um avançado interior....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar nas copas, colocando um dos dois volantes p/ armar o time, talvez funcione. Uma coisa que observei, uma pequena mudança que melhorou o aspecto ofensivo da equipe é trocar o ritmo de baixo (gosto da posse de bola) para o normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os volantes não podem ser quebra-bola, eles precisam ter bom posicionamento, sem bola, resistência ( são eles que darão cobertura a todo o meio-de-campo) e ótimos atributos defensivos.

Não sei como ficará no 2016, mas no 2012 funciona muito bem, quando eu coloco em ritmo fluído e atacante, faço muitos gols, contudo, o time fica bem desguarnecido no meio e fico a cargo dos volantes fazer a proteção. Ás vezes, quando vejo que o time adversário está abusando nas trocas de passes rápidos entre meias e alas, eu troco a estratégia para 4-2-2-2, com perfil atacante e fluído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os volantes não podem ser quebra-bola, eles precisam ter bom posicionamento, sem bola, resistência ( são eles que darão cobertura a todo o meio-de-campo) e ótimos atributos defensivos.

Não sei como ficará no 2016, mas no 2012 funciona muito bem, quando eu coloco em ritmo fluído e atacante, faço muitos gols, contudo, o time fica bem desguarnecido no meio e fico a cargo dos volantes fazer a proteção. Ás vezes, quando vejo que o time adversário está abusando nas trocas de passes rápidos entre meias e alas, eu troco a estratégia para 4-2-2-2, com perfil atacante e fluído.

Jogo no United, tenho algumas boas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li um pouco sobre taticas pra esse FM no reddit e entre o que testei, o 4-2-2-2 pra segurar está funcionando bem.
Para o ataque em LLM, com bons laterais cruzadores e um jogador alvo com bom cabeceio/força um 4-1-4-1 está funcionando bem, só não consegui melhores resultados até agora porque meus jogadores estão muito fracos xD

Mas a ideia do 4-1-4-1 é colocar os dois laterais pra subir, os meias centrais vão pra área e os meias laterais cobrem o buraco dos meias centrais.
Os laterais conseguem triangularizar com os meias laterais (fechando no meio) bem e ficam livres para cruzar para 3~4 jogadores dentro da área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li um pouco sobre taticas pra esse FM no reddit e entre o que testei, o 4-2-2-2 pra segurar está funcionando bem.
Para o ataque em LLM, com bons laterais cruzadores e um jogador alvo com bom cabeceio/força um 4-1-4-1 está funcionando bem, só não consegui melhores resultados até agora porque meus jogadores estão muito fracos xD

Mas a ideia do 4-1-4-1 é colocar os dois laterais pra subir, os meias centrais vão pra área e os meias laterais cobrem o buraco dos meias centrais.
Os laterais conseguem triangularizar com os meias laterais (fechando no meio) bem e ficam livres para cruzar para 3~4 jogadores dentro da área.

Também quero montar um 4-1-4-1 pra essa nova versão..É o esquema que vai virar moda daqui a alguns anos (aqui no Brasil já é)...Fiz um esboço dela no 15 mas o time estava com dificuldade na criação apesar de raramente levar gols..Ai coloquei os meias da laterais como atacar e cortar para dentro (sempre com a perna boa contrária ao lado que o jogador está jogando), e os dois meias centrais com a opção chegar mais a frente  e no ataque um falso nove e o time melhorou no ataque..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou jogando com o Flamengo num  4-2-1-3-0, dois laterais liberados para atacar o jogo inteiro (Léo pela direita, Jorge na esquerda), com dois volantes logo a frente da zaga (Marcio Araújo e Josué ex-Atletico-MG), um meia a frente dos volantes (Ederson), exatamente no centro do campo, distribuindo o jogo. 

Na frente tenho dois jogadores posicionado nas pontas, sendo o Maikon Leite na direita jogando como ponta. o Emerson Sheik na esquerda jogando como segundo atacante e por fim, um jogador como Meia avançado bem no centro, porém jogando como ATACANTE SOMBRA. Nesta posição uso o Guerrero quando quero um finalizador ou o Sherman Cardénas quando busco mais movimentação, rapidez pra confundir a zaga adversária.

Meus resultados tem sido ótimos. Na libertadores ganhei 4 jogos de 5 no meu grupo, sendo a única derrota para o Boca Juniores onde tive um jogador expulso com 20 minutos de jogo na Bombonera. 

Uso a mentalidade NORMAL, estilo de jogo FLUÍDO, linha defensiva NORMAL. Meu time se defende absurdamente bem, pois os dois volantes na frente da zaga dão muita solidez. Quando ataco, chego na frente com Sheik, Maikon Leite, Guerrero, Jorge, Leo, a zaga fica maluca, tenho feito muitos gols nas costas dos adversários. 

Gostaria de postar um print do meu esquema aqui, mas tá dando algum erro, diz que minha conta não permite postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou jogando com o Flamengo num  4-2-1-3-0, dois laterais liberados para atacar o jogo inteiro (Léo pela direita, Jorge na esquerda), com dois volantes logo a frente da zaga (Marcio Araújo e Josué ex-Atletico-MG), um meia a frente dos volantes (Ederson), exatamente no centro do campo, distribuindo o jogo. 

Na frente tenho dois jogadores posicionado nas pontas, sendo o Maikon Leite na direita jogando como ponta. o Emerson Sheik na esquerda jogando como segundo atacante e por fim, um jogador como Meia avançado bem no centro, porém jogando como ATACANTE SOMBRA. Nesta posição uso o Guerrero quando quero um finalizador ou o Sherman Cardénas quando busco mais movimentação, rapidez pra confundir a zaga adversária.

Meus resultados tem sido ótimos. Na libertadores ganhei 4 jogos de 5 no meu grupo, sendo a única derrota para o Boca Juniores onde tive um jogador expulso com 20 minutos de jogo na Bombonera. 

Uso a mentalidade NORMAL, estilo de jogo FLUÍDO, linha defensiva NORMAL. Meu time se defende absurdamente bem, pois os dois volantes na frente da zaga dão muita solidez. Quando ataco, chego na frente com Sheik, Maikon Leite, Guerrero, Jorge, Leo, a zaga fica maluca, tenho feito muitos gols nas costas dos adversários. 

Gostaria de postar um print do meu esquema aqui, mas tá dando algum erro, diz que minha conta não permite postar.

Teus volantes funcionam com a função defender ? Como tu faz para impedir que os zagueirose o goleiro deem balão para frente ? Eu estou num esquema 4-2-3-1, onde os alas são completos ( Raul ou Galhardo e o Marcelo Oliveira), os dois como zagueiros na função defender  ( Erazo e Geromel) ; Eu tenho um volante que fica (função defender - Wallace), o outro é armador defensivo ( é o Renato, volante com funções bem bons para armar); Já os pontos, eu tenho um meia armador-Atacar (Douglas ) e dois pontas, um é o Giuliano com a função de Armador Recuado (lado direito) e o outro é o pedro rocha/Everton com a função de segundo atacante; Por último, é o luan, agindo como Falso nove.

Eu estou tendo dificuldades para dar coesão esse time. No FM 2012 funciona muito bem, mas aqui.... Não sei se é o pouco tempo de assimilação das táticas ou se eu estou desempenhando mau as funções de cada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Final da primeira temporada e a transição p/ a segunda comecei a testar um 4-2-4 os dois do meio bem recuados em frente a defesa mesmo, um como volante outro como armador recuado, laterais e extremos (segundo atacante ambos) como apoiar, um atacante recuado e um centroavante. Mentalidade e linha defensiva normal, o time parece ter encontrado um equilibrio, já que defende com pelo 6 e no ataque pega a zaga do adversário exposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teus volantes funcionam com a função defender ? Como tu faz para impedir que os zagueirose o goleiro deem balão para frente ? Eu estou num esquema 4-2-3-1, onde os alas são completos ( Raul ou Galhardo e o Marcelo Oliveira), os dois como zagueiros na função defender  ( Erazo e Geromel) ; Eu tenho um volante que fica (função defender - Wallace), o outro é armador defensivo ( é o Renato, volante com funções bem bons para armar); Já os pontos, eu tenho um meia armador-Atacar (Douglas ) e dois pontas, um é o Giuliano com a função de Armador Recuado (lado direito) e o outro é o pedro rocha/Everton com a função de segundo atacante; Por último, é o luan, agindo como Falso nove.

Eu estou tendo dificuldades para dar coesão esse time. No FM 2012 funciona muito bem, mas aqui.... Não sei se é o pouco tempo de assimilação das táticas ou se eu estou desempenhando mau as funções de cada...

Eu também tive bastante dificuldade em acertar o meu time, no caso o Fluminense. Eu tentei 4-1-4-1, 4-2-3-1, 4-2-2-2, 4-1-2-1-2 e nada. Está meio complicado, pois nesse pelo que acompanho nas redes sociais e pelo que vivi, os jogadores e o time como um todo, fazem EXATAMENTE o que você diz, então se você não souber equilibrar as instruções, seja da equipe ou individuais, pode ser que tenham conflitos e ai a bola não entra, como diria o ditado: "A bola não entra por acaso". 

Hoje pretendo iniciar um novo save e tentar organizar melhor.

ps.: Achei muito ruim começar em Maio, pois  você mal tem tempo para arrumar sua equipe e já enfrenta os IAs, que já vem todos organizados, tácticas treinadas e tudo mais. Começar em Dezembro/14 seria melhor para ter tempo de achar um formação, vender, contratar e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teus volantes funcionam com a função defender ? Como tu faz para impedir que os zagueirose o goleiro deem balão para frente ? Eu estou num esquema 4-2-3-1, onde os alas são completos ( Raul ou Galhardo e o Marcelo Oliveira), os dois como zagueiros na função defender  ( Erazo e Geromel) ; Eu tenho um volante que fica (função defender - Wallace), o outro é armador defensivo ( é o Renato, volante com funções bem bons para armar); Já os pontos, eu tenho um meia armador-Atacar (Douglas ) e dois pontas, um é o Giuliano com a função de Armador Recuado (lado direito) e o outro é o pedro rocha/Everton com a função de segundo atacante; Por último, é o luan, agindo como Falso nove.

Eu estou tendo dificuldades para dar coesão esse time. No FM 2012 funciona muito bem, mas aqui.... Não sei se é o pouco tempo de assimilação das táticas ou se eu estou desempenhando mau as funções de cada...

Desculpe a demora pra responder. Eu uso o Marcio Araújo como primeiro volante, função DEFENDER. Uso o Josué como um recuperador de bolas, também defendendo. 

Meu foco nesse Fm16 foi primeiro ganhar a solidez defensiva e depois tentar voos mais altos. Aliás, no save que comecei com o Flamengo, tinha começado com a mesma linha de raciocínio que vinha usando no Fm15, mas nos 3 primeiros amistosos que fiz, simplesmente não tava dando certo. Quando fui fazer o quarto amistoso contra o Basel lá na Suiça, tomei 3 a 0  e vi que tava tudo errado. No meio do jogo eu modifiquei pra essa tática que criei e empatei o jogo fazendo 3 gols depois dos 30 minutos do segundo tempo. Depois vi que esse era o caminho. 

Acho que minha tática funciona porque apesar de jogar sem atacantes, eu chego no ataque com 6 jogadores e isso conta muito. Nas instruções da equipe eu mando o time sair jogando a partir da defesa, buscando um jogo de ritmo normal, quase lento, buscando sobreposições pelas laterais. 

Outro detalhe que eu faço e nao me arrependo é mandar que meus 3 jogadores de frente em alguns casos façam marcação individual sobre os meias adversários. Com isso, o time se defende compacto, com 10 jogadores defendendo ao mesmo tempo, as vezes 11. 

 

Vou começar um save com o Liverpool e com certeza vou seguir a mesma linha de raciocínio, a mesma tática, pois na Premier League, a tática tem que ser minuciosa, cada jogador a mais contribuindo pra defesa, faz diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora pra responder. Eu uso o Marcio Araújo como primeiro volante, função DEFENDER. Uso o Josué como um recuperador de bolas, também defendendo. 
Meu foco nesse Fm16 foi primeiro ganhar a solidez defensiva e depois tentar voos mais altos. Aliás, no save que comecei com o Flamengo, tinha começado com a mesma linha de raciocínio que vinha usando no Fm15, mas nos 3 primeiros amistosos que fiz, simplesmente não tava dando certo. Quando fui fazer o quarto amistoso contra o Basel lá na Suiça, tomei 3 a 0  e vi que tava tudo errado. No meio do jogo eu modifiquei pra essa tática que criei e empatei o jogo fazendo 3 gols depois dos 30 minutos do segundo tempo. Depois vi que esse era o caminho. 

Acho que minha tática funciona porque apesar de jogar sem atacantes, eu chego no ataque com 6 jogadores e isso conta muito. Nas instruções da equipe eu mando o time sair jogando a partir da defesa, buscando um jogo de ritmo normal, quase lento, buscando sobreposições pelas laterais. 

Outro detalhe que eu faço e nao me arrependo é mandar que meus 3 jogadores de frente em alguns casos façam marcação individual sobre os meias adversários. Com isso, o time se defende compacto, com 10 jogadores defendendo ao mesmo tempo, as vezes 11. 

 

Vou começar um save com o Liverpool e com certeza vou seguir a mesma linha de raciocínio, a mesma tática, pois na Premier League, a tática tem que ser minuciosa, cada jogador a mais contribuindo pra defesa, faz diferença. 

Interessante. Como tu orientaste teus pontas ? Pontas, armadores, segundo atacante... ? E os teus alas ? Ou são laterais ? 

 

O estilo de passe que utilizaste foi o curto e defesa alta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal como está a bola parada de vocês? Estou tendo dificuldade, porque os jogadores simplesmente não obedecem. Já falei pra baterem escanteio curto, mas insistem em jogar a bola na area, mesmo com um jogador livre p/ receber o toque curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vou começar um save com o Liverpool e com certeza vou seguir a mesma linha de raciocínio, a mesma tática, pois na Premier League, a tática tem que ser minuciosa, cada jogador a mais contribuindo pra defesa, faz diferença. 

Meu primeiro save no 16 foi o Liverpool, resumindo, fui demitido com 7 meses...

Comecei um novo com a Roma e concordo com a tua opinião, esse FM tá sendo crucial a parte defensiva da equipe, sem montar um sistema realmente coeso, não tem como se dar bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para começar os trabalhos venho falar algumas coisas que observei na meia temporada que joguei ate agora no Man United: Os laterais tem sido jogadores chave neste jogo, tanto ofensivamente quanto defensivamente, quando colocado lateral na função de atacar o time cresce gritantamente sua produção ofensiva, porém toma muito mais gols. Buscando soluções defensivas alterei para lateral limitado eis que o time já está a 5 jogos sem sofrer gols, porém marcou apenas 2. Mesmo os extremos caem bruscamente de rendimento quando dito para os laterais não subirem.

Ola,

Eu, pra otimizar os laterais, uso 3 zagueiros. Tenho um sistema 3-2-2-1-2 em Contra Ataque bastante eficiente no FM14 e agora parece funcionar tambem na Beta do FM16. Faço muitos gols, tenho a posse da bola e o time é bem equilibrado. No uso extremos pra deixar os laterais livres nas bandas e ter mas jogadores no meio do campo pra apoiar os atacantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, pra otimizar os laterais, uso 3 zagueiros. Tenho um sistema 3-2-2-1-2 em Contra Ataque bastante eficiente no FM14 e agora parece funcionar também na Beta do FM16. Faço muitos gols, tenho a posse da bola e o time é bem equilibrado. No uso extremos pra deixar os laterais livres nas bandas e ter mais jogadores no meio do campo pra apoiar os atacantes.

Pode mostrar alguns prints da formação e, se puder, das Instruções à Equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mini_5067632015111000001.jpg

mini_3777572015111000003.jpg

 

So faltam as instruções individuais.

O papel do goleiro pode mudar, isso não consigo dominar bem. A unica coisa que tem que fazer é dar a bola pra um zagueiro.

Depois uso um zagueiro bom de bola se tenho um no elenco, senão uso zagueiro normal. Nos lados, os zagueiros tem que bloquear pra reduzir o espaço entre eles e os laterais.

O Armador Movel vai fazer a relação entre a defesa e o ataque, ele desce buscar a bola e tenta dar ritmo no jogo.

O lateral esquerdo, joga com passe curto pra tentar combinar com o Armador Movel.

O lateral direito joga mais largo pra tentar buscar os centroavante. Ele combina com o Atacante Completo e busca fazer a diferença.

O Meia Campista defensivo equilibra o time. Ele reduze os espaços entre a zaga e o meio do campo.

O Camisa 10 tem que ter visão do jogo pra achar os dois atacantes. Ele precisa tambem saber fazer gols e faz parte do trio ofensivo.

O Centroavante tem que jogar nos espaços pra aproveitar os passes do Camisa 10 e sorprender a zaga.

O Atacante Completo, em apoio, é a melhor opção pra acompanhar o Centroavante. Jogando de costas, ele permite ao bloque subir e aos jogadores tomar os espaços.

 

Por enquanto, com a Beta, ta funcionando bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro save no 16 foi o Liverpool, resumindo, fui demitido com 7 meses...

Comecei um novo com a Roma e concordo com a tua opinião, esse FM tá sendo crucial a parte defensiva da equipe, sem montar um sistema realmente coeso, não tem como se dar bem!

Comecei um save ontem com o Liverpool, mas ainda estou na pré-temporada. Uma coisa é certa, eles só tem um lateral pra cada lado. é preciso contratar. NO Fm15, improvisava o Can na esquerda, mas fiz um amistoso ontem e não gostei do resultado. 

Acho que terei mais dificuldade de encaixar a tática com esse save do Liverpool do que o save com o Flamengo. 

Interessante. Como tu orientaste teus pontas ? Pontas, armadores, segundo atacante... ? E os teus alas ? Ou são laterais ? 

 

O estilo de passe que utilizaste foi o curto e defesa alta ?

Então, meus pontas são o Sheik na esquerda, com a função de segundo atacante (ATACAR) e o Maikon Leite pela direita com a função de Ponta (APOIAR).

Meus laterais são o Jorge na esquerda, com a função de ALA (ATACAR) e o Léo na direita com a função LATERAL (ATACAR). 

Libero os caras mesmo, até porque eles sempre tem a cobertura dos dois volantes que ficam presos atrás. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mini_5067632015111000001.jpg

mini_3777572015111000003.jpg

 

So faltam as instruções individuais.

O papel do goleiro pode mudar, isso não consigo dominar bem. A unica coisa que tem que fazer é dar a bola pra um zagueiro.

Depois uso um zagueiro bom de bola se tenho um no elenco, senão uso zagueiro normal. Nos lados, os zagueiros tem que bloquear pra reduzir o espaço entre eles e os laterais.

O Armador Movel vai fazer a relação entre a defesa e o ataque, ele desce buscar a bola e tenta dar ritmo no jogo.

O lateral esquerdo, joga com passe curto pra tentar combinar com o Armador Movel.

O lateral direito joga mais largo pra tentar buscar os centroavante. Ele combina com o Atacante Completo e busca fazer a diferença.

O Meia Campista defensivo equilibra o time. Ele reduze os espaços entre a zaga e o meio do campo.

O Camisa 10 tem que ter visão do jogo pra achar os dois atacantes. Ele precisa tambem saber fazer gols e faz parte do trio ofensivo.

O Centroavante tem que jogar nos espaços pra aproveitar os passes do Camisa 10 e sorprender a zaga.

O Atacante Completo, em apoio, é a melhor opção pra acompanhar o Centroavante. Jogando de costas, ele permite ao bloque subir e aos jogadores tomar os espaços.

 

Por enquanto, com a Beta, ta funcionando bem. 

Cara, aqui pra mim não carregou as suas imagens, não sei para todo mundo. 

Entendi sua tactica, mas não sou muito fã de 3 zagueiros, porém queria perguntar: Nesse caso do zagueiro que saber jogar com a bola, não poderia ser um volante também improvisado? ou quando você está sem a bola, esse zagueiro fecha uma linha com os outros dois zagueiros ou ele adianta um pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
×
×
  • Criar Novo...