Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

De férias há três anos...


Lusquerinhas do Amaral

Posts Recomendados

Conheci Maartje Smit num hostel em Bogotá em 2013. Sai com ela e sua amiga australiana Choppy por algumas noites e acabamos ficando amigos no Facebook. Voltando para a Holanda, tudo em volta era chuva – menos no mural de Maartje, onde só havia sol, praias de areia branca e grupos de mochileiros com pouca roupa.

 

Como uma pessoa consegue viver em férias? No caso de Maartje, já são três anos. Falei com ela por Skype para ter uma ideia de como isso é possível.

 

VICE: Oi Maartje, onde você está agora?

Maartje Smit: Em Israel. Estou ficando com um amigo que conheci em Honduras. Quando eu estava planejando a viagem para cá, descobri que tenho 32 amigos israelenses no Facebook, então procurar um hostel não era necessário.

 

this-girl-has-been-on-holiday-for-three-

 

Você é muito boa em fazer amigos. Lembro que saímos para tomar umas cervejas logo que nos conhecemos, mesmo você estando cansada depois de uma longa viagem de ônibus.

É verdade. Acho que quando você está viajando há tanto tempo, é tudo uma questão de fazer amigos. Se tem menos tempo, você geralmente só pula de um ponto turístico para outro. Gosto de ver os pontos turísticos também, mas esse não é meu principal objetivo. Parei de comprar suvenires anos atrás. Ninguém precisa de uma mala cheia de coisas desnecessárias.

 

Tem algo na sua mala que está lá há três anos?

Sim, meu suéter cinza. Ah, não, comprei ele na minha primeira parada. Então não, nada.

 

O que as pessoas acham das suas férias permanentes?

As pessoas imaginam que não quero voltar para casa porque algo ruim aconteceu comigo. Mas não é verdade: eu trabalhava como gerente de projetos de uma empresa de software e minha vida era legal. As pessoas ficam imaginando o que estou fazendo da vida e como consigo bancar isso.

 

this-girl-has-been-on-holiday-for-three-

 

Bom, e como você consegue bancar tudo isso afinal?

Economizei muito. Tipo, mais do que alguns milhares de dólares. Também viajo com o menor orçamento possível e sempre arranjo um emprego quando preciso. Trabalhei cinco meses como instrutora de mergulho em Útila, Honduras. Trabalhei por comissão para uma empresa de turismo nas Ilhas Galápagos. Geralmente só trabalho para cobrir as despesas, mas às vezes consigo guardar um pouco. Também ajuda ter amigos com um sofá onde você possa dormir.

 

O tema do seu Facebook parece ser "Praias e Coquetéis". Isso não fica cansativo depois de um tempo?

Ah, essas são só as fotos em que me tagueiam. Não levo uma vida superficial: as amizades que faço são profundas e sinceras, e às vezes viajamos juntos por meses. Ficamos no mesmo ônibus por horas e horas, compartilhamos quartos – basicamente compartilhamos nossas vidas. Se você sabe que vai ficar com aquela pessoa por um curto período e provavelmente nunca mais vai vê-la de novo, você está mais disposta a se abrir. É o fenômeno da confissão – isso acontece o tempo todo com taxistas e garçons.

 

Você sente saudades da sua família e amigos?

Amo minha família, mas não sinto falta deles. Falamos por Skype sempre e quando não conversamos, eles acham que nenhuma notícia é uma boa notícia.

 

Você já ficou doente?

Tive intoxicação alimentar duas vezes em três anos. A primeira foi na Guatemala e, honestamente, achei que ia morrer. Fui para o hospital e eles me entregaram uma caneca. Primeiro não entendi nada por causa da barreira da língua, mas aí saquei que eles queriam que eu fizesse cocô na caneca. Eu pensei "De jeito nenhum, não faço isso nem em um milhão de anos", mas aí a enfermeira trouxe um tubo plástico e me disse para deitar de lado para que ela fizesse um enema. Aí a caneca não parecia tão ruim. Eles me deram antibióticos fortes e fiquei bem.

 

this-girl-has-been-on-holiday-for-three-

 

Você já esteve em muitas situações perigosas?

Nunca fui assaltada nem nada do tipo, mas já fiquei em situações bem estranhas. Outro dia eu estava na Jordânia e o ônibus me deixou no meio do deserto, num lugar onde só havia três carros e nenhum táxi. Eu tinha que entrar num daqueles carros com homens que não falavam minha língua. Não foi uma carona exatamente agradável, especialmente porque o motorista deu uma volta que eu sabia que ele não precisava dar. Mas nada aconteceu no final.

 

Como funciona sua vida amorosa quando você está sempre viajando?

O amor no exterior é diferente do amor em casa, é menos sobre investimento e mais sobre se divertir. Vocês dizem um para o outro: "Vou sentir sua falta, vamos nos encontrar em algum lugar em breve". Não vejo problema em combinar encontros, mas não vou deixar isso bagunçar meu programa.

 

this-girl-has-been-on-holiday-for-three-

 

Então você ainda não encontrou o amor da sua vida?

Em certo ponto, considerei ir para a Austrália com um cara que conheci, mas não era a hora certa. Eu estava em Honduras e tinha acabado de tirar meu diploma de mergulho. Senti muito a falta dele por várias semanas, mas superei logo.

 

Algum dia você vai voltar para a Holanda?

Quando marquei minha passagem só de ida três anos atrás, nunca imaginei que isso ia durar tanto tempo. Mas essa é minha vida agora. Se quero trabalhar, sempre posso arrumar um emprego, e tenho um mínimo de dinheiro guardado caso algo aconteça. Não acho que vou ter problemas em retomar minha rotina quando voltar. Conheço muita gente e acho que consigo arrumar um trabalho com as conexões que fiz. Ou talvez eu comece meu próprio negócio. Não sei.

 

Parece fácil do jeito que você fala.

Mas é! Às vezes fico imaginando por que mais pessoas não fazem isso. Talvez o pessoal seja inseguro com os detalhes práticos, como seguro ou algo assim. Tenho certeza que todo mundo que trabalha num escritório e tem inveja dos meus álbuns do Facebook, poderia viver exatamente a mesma vida. Não entendo por que mais pessoas não fazem o que eu faço.

 

Tradução: Marina Schnoor

 

Acho bem legal conseguir viver assim, deve ter bastante história pra contar, deve ser uma pessoa totalmente livre de preconceitos e tal, mas fazer isso sozinho não sei se conseguiria, deve ser ruim tu não ter ninguem, pq acaba que suas amizades ficam muito superficiais, quando tu começa a "pegar intimidade" já tá vazando pra outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela deve ter muita grana guardada! Mas eu conheço uma mina que faz umas loucuras assim, tipo andarilha, vai de carona pros pico que quer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

E eu aqui achando que me formar e alcançar certa estabilidade financeira nessa vida era tudo. Ignorância me define.

 

Cada pessoa tem sua ambição, eu não conseguiria viver do jeito que ela vive. Gosto de passear, fazer turismo, viajar, mas não sou chegado no sofrimento que essa galera passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada pessoa tem sua ambição, eu não conseguiria viver do jeito que ela vive. Gosto de passear, fazer turismo, viajar, mas não sou chegado no sofrimento que essa galera passada.

 

Não é atoa que torce pro cruzeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Não é atoa que torce pro cruzeiro.

 

Porque uma coisa tem tudo haver com a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque uma coisa tem tudo haver com a outra.

Não é chegado ao sofrimento , ser cruzeirense não é sofrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada pessoa tem sua ambição, eu não conseguiria viver do jeito que ela vive. Gosto de passear, fazer turismo, viajar, mas não sou chegado no sofrimento que essa galera passada.

Exato. Não critico nem aplaudo, cada um vive do jeito que quer. O problema que o que você quer hoje não necessariamente é o que você quer amanhã, ter noção disso é muito difícil. Da mesma forma que você pode se frustrar, ao envelhecer, por não ter feitos certas coisas, você também pode se frustrar por ter feitos coisas demais e se preocupado de menos com o futuro. Hoje ter essa vida é óbvio que parece tentador, mas a medida que a pessoa envelhece ela pode querer ter outro tipo de desejos e ter outros problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criou-se nas redes sociais uma "campanha" de que todo mundo deve viajar, todo mundo que viaja é feliz e vive em um mundo encantado sem stress cotidianos, sem doenças, sem preocupações e, principalmente, sem obrigações.

Eu não sei de onde surgiu isso, quem começou isso ou quem está por trás, bancando isso tudo. Só que já chegou em um ponto que tá chato esse negócio de "impor" que as pessoas devem viajar, como devem gastar seu dinheiro, como devem viver...

Tem gente que adoraria viver assim, tem gente que não. Tem gente que adora passar o fim de semana na frente do PC, jogando com amigos e tem gente que não suporta ficar 20 minutos sentados navegando na internet.

Coisa chata essa mania de querer impor/criar costumes, culturas, manias...criar personalidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Criou-se nas redes sociais uma "campanha" de que todo mundo deve viajar, todo mundo que viaja é feliz e vive em um mundo encantado sem stress cotidianos, sem doenças, sem preocupações e, principalmente, sem obrigações.

Eu não sei de onde surgiu isso, quem começou isso ou quem está por trás, bancando isso tudo. Só que já chegou em um ponto que tá chato esse negócio de "impor" que as pessoas devem viajar, como devem gastar seu dinheiro, como devem viver...

Tem gente que adoraria viver assim, tem gente que não. Tem gente que adora passar o fim de semana na frente do PC, jogando com amigos e tem gente que não suporta ficar 20 minutos sentados navegando na internet.

Coisa chata essa mania de querer impor/criar costumes, culturas, manias...criar personalidades.

 

É tão bom ver gente que pensa a mesma coisa que você sobre determinados assunto quando você acha que só existe você no mundo. hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão bom ver gente que pensa a mesma coisa que você sobre determinados assunto quando você acha que só existe você no mundo. hahahaha

Tamo junto! hahaha  :yeah2:

 

Acho estranho demais essa "campanha". Deve ter um patrocínio forte nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criou-se nas redes sociais uma "campanha" de que todo mundo deve viajar, todo mundo que viaja é feliz e vive em um mundo encantado sem stress cotidianos, sem doenças, sem preocupações e, principalmente, sem obrigações.

Eu não sei de onde surgiu isso, quem começou isso ou quem está por trás, bancando isso tudo. Só que já chegou em um ponto que tá chato esse negócio de "impor" que as pessoas devem viajar, como devem gastar seu dinheiro, como devem viver...

Tem gente que adoraria viver assim, tem gente que não. Tem gente que adora passar o fim de semana na frente do PC, jogando com amigos e tem gente que não suporta ficar 20 minutos sentados navegando na internet.

Coisa chata essa mania de querer impor/criar costumes, culturas, manias...criar personalidades.

 

 

É tão bom ver gente que pensa a mesma coisa que você sobre determinados assunto quando você acha que só existe você no mundo. hahahaha

Penso como vocês.

Dou graças a Deus que eu, além de morar perto de tudo e só andar a pé, ainda moro em apartamento pequeno. Fica aquela noção de tudo perto, tudo rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão bom ver gente que pensa a mesma coisa que você sobre determinados assunto quando você acha que só existe você no mundo. hahahaha

 

Me incluo nesse clube também...Umas das coisas que mais me irritam é a modinha de mochilão, não pelo mochilão por que acho uma excelente forma de absorver cultura, mas sim pela modinha de simplesmente ir e ficar tirando fotos para simplesmente postar nos Faces e Insta da vida... 

 

O que aparenta para mim é que muita gente procurar fazer essas viagens simplesmente por "status", vejo nego indo para Euroupa e tirando fotos de mil lugares, mas nem se preocupou em saber a história do lugar direito ou nem procurou experimentar algo da culinária local...Coisas desse tipo... Por fim tirou uma foto no Coliseu por ter achado que ia ficar lecal como plano de fundo da sua foto de perfil e comeu 3 refeições hamburguers esquentados no micro ondas pq tem que economizar grana pra rodar mais 134873248927342893 países...Sendo que nem aproveitou o que estava antes haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os antis também estão ficando chatos.

 

Há a chatice dos que acham que viajar é dever, e agora começou a chatice dos que acham chato quem acha que viajar é dever. Não pode mais aparecer um tópico sobre viagem que a patrulha chega.

 

Não estou criticando ninguém em específico, até porque é a primeira vez que eu vejo o Masca, por exemplo, fazer isso. Falo de forma geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os antis também estão ficando chatos.

 

Há a chatice dos que acham que viajar é dever, e agora começou a chatice dos que acham chato quem acha que viajar é dever. Não pode mais aparecer um tópico sobre viagem que a patrulha chega.

 

Não estou criticando ninguém em específico, até porque é a primeira vez que eu vejo o Masca, por exemplo, fazer isso. Falo de forma geral.

 

Assim como os antis dos antis... e por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível como Guy Debord, quarenta anos depois, torna-se um profeta com o ensaio A Sociedade do Espetáculo onde é o retrato dessas pessoas que abusam do poder da pseudocomunicação (através de fotos, por exemplo) para auto-promoção.  

Recomendo mil vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como os antis dos antis... e por aí vai...

 

Não, porque eu não vi ninguém até agora criticar o que eu critiquei, então não tem sido comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Sei lá, eu curto MUITO viajar e conhecer lugares novos, com pessoas novas, sotaques diferentes e etc, etc maaaas... isso aí já acho loucura da mina. Óbvio que cada um sabe a vida que quer levar e, principalmente, a vida que PODE levar. Mas eu sei lá, ficar vagando aí, sem se estabelecer em determinado lugar, acho que ela tá meio que sem rumo.

 

Ou vai ver que o rumo dela é justamente esse, "lugar nenhum" ou, "o mundo inteiro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criou-se nas redes sociais uma "campanha" de que todo mundo deve viajar, todo mundo que viaja é feliz e vive em um mundo encantado sem stress cotidianos, sem doenças, sem preocupações e, principalmente, sem obrigações.

Eu não sei de onde surgiu isso, quem começou isso ou quem está por trás, bancando isso tudo. Só que já chegou em um ponto que tá chato esse negócio de "impor" que as pessoas devem viajar, como devem gastar seu dinheiro, como devem viver...

Tem gente que adoraria viver assim, tem gente que não. Tem gente que adora passar o fim de semana na frente do PC, jogando com amigos e tem gente que não suporta ficar 20 minutos sentados navegando na internet.

Coisa chata essa mania de querer impor/criar costumes, culturas, manias...criar personalidades.

 

Cara, vou deixar um texto aqui, não sei tu leu mas se não deveria muito ler HAHA Aliás, todos da mesma opinião deviam ler, o nome do texto é "Porque não se preocupe com o dinheiro e apenas viaje é o pior conselho de todos os tempos" HAHA

https://medium.com/@crismedias/porque-n%C3%A3o-se-preocupe-com-dinheiro-apenas-viaje-%C3%A9-o-pior-conselho-de-todos-os-tempos-2bf15d2b8721

 

Texto original é gringo mas foi traduzido muito fodamente por uma brasuca. Vale muito a pena ler, defende uma coisa que devia ser bem básica "cada um é feliz do jeito que quiser". No momento que alguém caga regra e quer dizer que seu modo de vida é melhor que o da galera já pagou de trouxa. Ninguém é "mais iluminado" que o outro só pela viagem, tem babaca viajando e tem galera muito foda que não pode, assim como tem galera foda viajando e babaca ancorado tocando bronha no escuro. Não destranse os transantes HAHA É sempre essa a filosofia base da vida, deveria ser pelo menos. Das duas partes. Tanto dos que criticam demais como dos que impõe visões!

 

Viajar é bacana demais, eu adoro. Se tivesse grana ia marcar pelo menos uma por ano, mas infelizmente tenho responsabilidades e a grana é curta. Estou trabalhando pesado para parar de me estressar e ter um emprego bacana pra sustentar esses sonhos.

 

 

 

 

PS: Só acho bem foda quem ganha tudo dos pais e sai por aí achando que mata a pau. Tem um guri da minha cidade que é "assessor político" de um deputado. Ganha uns 4, 5k por mês pra não fazer NADA. Torra tudo viajando e tirando foto na Malásia. Daí é bem fácil, viver nas costas do sistema é moleza. Daí quando um desses diz "ai tu não viaja de cagão, só guardar" dá vontade de virar um chute na boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...] Daí quando um desses diz "aí, tu não viaja de cagão, só guardar" dá vontade de virar um chute na boca.

 

Porra, passou da hora de virar esse chute.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Cara, vou deixar um texto aqui, não sei tu leu mas se não deveria muito ler HAHA Aliás, todos da mesma opinião deviam ler, o nome do texto é "Porque não se preocupe com o dinheiro e apenas viaje é o pior conselho de todos os tempos" HAHA

https://medium.com/@crismedias/porque-n%C3%A3o-se-preocupe-com-dinheiro-apenas-viaje-%C3%A9-o-pior-conselho-de-todos-os-tempos-2bf15d2b8721

 

Texto original é gringo mas foi traduzido muito fodamente por uma brasuca. Vale muito a pena ler, defende uma coisa que devia ser bem básica "cada um é feliz do jeito que quiser". No momento que alguém caga regra e quer dizer que seu modo de vida é melhor que o da galera já pagou de trouxa. Ninguém é "mais iluminado" que o outro só pela viagem, tem babaca viajando e tem galera muito foda que não pode, assim como tem galera foda viajando e babaca ancorado tocando bronha no escuro. Não destranse os transantes HAHA É sempre essa a filosofia base da vida, deveria ser pelo menos. Das duas partes. Tanto dos que criticam demais como dos que impõe visões!

 

Viajar é bacana demais, eu adoro. Se tivesse grana ia marcar pelo menos uma por ano, mas infelizmente tenho responsabilidades e a grana é curta. Estou trabalhando pesado para parar de me estressar e ter um emprego bacana pra sustentar esses sonhos.

 

 

 

 

PS: Só acho bem foda quem ganha tudo dos pais e sai por aí achando que mata a pau. Tem um guri da minha cidade que é "assessor político" de um deputado. Ganha uns 4, 5k por mês pra não fazer NADA. Torra tudo viajando e tirando foto na Malásia. Daí é bem fácil, viver nas costas do sistema é moleza. Daí quando um desses diz "ai tu não viaja de cagão, só guardar" dá vontade de virar um chute na boca.

 

Texto foda, guai. Muito bom mesmo.

 

A coisa que mais me chamou a atenção foi quando ela falou: "Largue tudo e corra atrás de seu sonho". Eu tenho planos de ir atrás do meu sonho um dia, mas sou incapaz de fazer isso sem uma base sólida atrás de mim, que me propicie me dedicar realmente a alcançar esse sonho e não me preocupar com outras coisas. Quando começar a trabalhar, espero que consiga juntar dinheiro para ter essa base quando estiver correndo atrás do sonho.

 

O problema é que as pessoas acham que é isso bobagem. Que se é meu sonho, eu tenho que jogar tudo pro ar e ir atrás. Porra, eu não sou assim, pegar as histórias de sucesso de quem largou tudo e realizou o sonho é moleza, porque ninguém conta a história do que aconteceu com quem largou tudo e não realizou seu sonho. E sinceramente, se é para fazer e falhar, que eu tenha dado o meu melhor, sem me preocupar com outros fatores e ter a consciência tranquila de ter dado o meu melhor e não ter conseguido, ao invés de passar a vida inteira pensando, e se...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texto foda, guai. Muito bom mesmo.

 

A coisa que mais me chamou a atenção foi quando ela falou: "Largue tudo e corra atrás de seu sonho". Eu tenho planos de ir atrás do meu sonho um dia, mas sou incapaz de fazer isso sem uma base sólida atrás de mim, que me propicie me dedicar realmente a alcançar esse sonho e não me preocupar com outras coisas. Quando começar a trabalhar, espero que consiga juntar dinheiro para ter essa base quando estiver correndo atrás do sonho.

 

O problema é que as pessoas acham que é isso bobagem. Que se é meu sonho, eu tenho que jogar tudo pro ar e ir atrás. Porra, eu não sou assim, pegar as histórias de sucesso de quem largou tudo e realizou o sonho é moleza, porque ninguém conta a história do que aconteceu com quem largou tudo e não realizou seu sonho. E sinceramente, se é para fazer e falhar, que eu tenha dado o meu melhor, sem me preocupar com outros fatores e ter a consciência tranquila de ter dado o meu melhor e não ter conseguido, ao invés de passar a vida inteira pensando, e se...

Eu tenho pensamento bem parecido, Henrique.

 

Felizmente tive uma estrutura familiar que me permitiu largar um curso, fazer cursinho e ir buscar aquele que eu queria. Entrei, cursei, atrasei o curso, vieram as cobranças, lógico, mas mesmo assim sempre tive o apoio de minha família. E meu curso era diurno, nem a possibilidade de trabalhar paralelamente eu tinha.

 

Hoje tô formado, mas mesmo assim a situação ainda não tá legal, não tô com emprego fixo. Meu pai tem segurado a onda, me ajudado sempre que preciso. Eu tenho vários planos e sonhos pra mim, para a minha profissão, só que não posso ligar o foda-se e agir inconsequentemente pensando só no meu sonho e buscando isso a todo custo. No momento eu tô segurando a onda, pesquisando em qual das opções eu posso investir e arriscar de forma mais segura, pra a partir daí passar a direcionar nas minhas coisas pessoais, assim dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criou-se nas redes sociais uma "campanha" de que todo mundo deve viajar, todo mundo que viaja é feliz e vive em um mundo encantado sem stress cotidianos, sem doenças, sem preocupações e, principalmente, sem obrigações.

Eu não sei de onde surgiu isso, quem começou isso ou quem está por trás, bancando isso tudo. Só que já chegou em um ponto que tá chato esse negócio de "impor" que as pessoas devem viajar, como devem gastar seu dinheiro, como devem viver...

Tem gente que adoraria viver assim, tem gente que não. Tem gente que adora passar o fim de semana na frente do PC, jogando com amigos e tem gente que não suporta ficar 20 minutos sentados navegando na internet.

Coisa chata essa mania de querer impor/criar costumes, culturas, manias...criar personalidades.

 

Eu entendo o ponto, mas concordo com o Lowko. Tudo agora é: estão querendo me impor uma vidaaaaa... enfia essa vida no cu, ô filha da puuuuuuuuta. :heh:

 

A questão é que muita gente vive no automático e não olha pra janela do quarto pra ver que a vida tá passando e que o mundo tá mudando. Nem sequer se dão ao trabalho de pensar no que querem da vida, não se permitem parar pra refletir no que é a vida e simplesmente entram no modo automático que o meio impõe.

 

Falando por mim, um forista que, como todos aqui, curte uns hábitos mais nerds como jogar e frequentar um fórum, por exemplo. Segunda feira uns amigos chamaram pra tomar uma, minha vontade era zero, tudo que eu queria era sentar a bunda gorda, ligar um voip com colegas virtuais, jogar e dar risada. O que eu fiz? A segunda opção, mas fiz com consciência. Tem nego que vejo TODOS OS dias no mesmo horário jogando a mesma coisa, fora os que ficam horas e horas por dia. 

 

Porra, eu fazia isso quando tinha meus 13-15 anos. Aí você vai ver o cara já tá com mais de vinte, está (eternamente) estudando pra concurso mas fica mais de 5h por dia jogando. Ou então tá num trabalho mais ou menos e vive num loop de jogar até tarde, acordar cansado pro trabalho, trabalhar, chegar em casa e voltar a jogar. Isso são só exemplos mais fora da curva, porém frequentes. Há muitos que vão seguindo o padrão dos pais, com pequenas modificações, mas continuam a se endividar com financiamento de carro, não sossegam enquanto não compram "a tão sonhada casa própria". Nem se dão ao trabalho de aprender sobre matemática financeira, um pouco que seja sobre investimentos e ver que nem sempre essas escolhas serão as mais acertadas, na verdade poucas vezes serão escolhas acertadas, que foram tidas como verdades absolutas por muito tempo e ninguém ficava falando: estão querendo me impor uma vidaaaaa...

 

A ideia é despertar as pessoas do automático e ao menos ponderarem se querem ficar dos 8 aos 45 sentados numa cadeira jogando e jogando milhares de horas num divertimento qualquer. Porra, a vida é mais do que isso. Se quer fazer isso, faça! Mas faça com consciência de que todas as outras coisas boas da vida são irrelevantes pra você. Faça tendo experimentado todas as outras, ou ao menos as melhores das melhores ou as alcançáveis. 

 

@guai

 

Texto muito bom. Mas eu não vejo esses textos de viajar como para quem vive no sufoco financeiro. Vejo mais destinado a quem tem condições e torra dinheiro com coisas tão pequenas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Matheus escreveu o que eu não tive paciência pra escrever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...