Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Justiça de SP determina suspensão do aplicativo Uber no Brasil


Pedrods

Posts Recomendados

E se tem gente que gosta de pizza com arroz? Como faz? Não é mais fácil deixar aberto para alguém suprir esta demanda, do que obrigar todos a não comerem pizza de arroz?

 

Se ninguém quiser pizza de arroz, quem produz ela vai em algum momento se tocar que isto não vende e parar de fazer. Ou continuará fazendo pq é apaixonado por fazer pizza de arroz. Enfim, qual o problema em ele fazer pizza de arroz? Na pior das hipóteses, ele estará prejudicando apenas a si mesmo, jogando esforço e dinheiro fora.

 

Eu estou aberto a outros pontos de vista. Mas preciso de um exemplo, onde a interferência da regulação na economia se justifica. Pq não consigo enxergar nenhum pela lógica que uso.

 

Já te disse que te amo hoje, ÇEU LINDJO?!

 

S2

 

hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 188
  • Criado
  • Última resposta

Mais ou menos. Digamos q não exista lei regulamentando o serviço do taxista (vamos esquecer o uber por enquanto). Não existindo regulamentação do serviço (q pode ser considerado, no limite, como um serviço de transporte público), como será feita a cobrança a cobrança da corrida, por exemplo? O q garante os direitos do passageiro no caso de um serviço mal prestado ou irregularidade no mesmo? Será a palavra do taxista contra a do passageiro?

 

Vc pode argumentar q o mercado se autorregulará e os maus taxistas eventualmente sairão do mercado. Pode até ser. No longuíssimo prazo. Mas isso não repara os danos causados a quem foi prejudicado no processo. Isso foi um exemplo q não tem por objetivo explicar absolutamente tudo sobre o assunto, foi um pequeníssimo resumo da ideia para ilustrar o ponto de vista.

 

Voltando agora ao uber.

 

Da forma como a coisa está estabelecida hj, os taxistas estão com a faca e o queijo na mão. Nesse ponto acho q estamos concordando. Simplesmente acabar com a lei q regulamenta o serviço de taxista implica no tipo de problema q relatei acima. Dessa forma, há q se mudar a lei, mas não para regulamentar especificamente o uber. Há q se mudar a lei para q ao mesmo tempo os usuários do serviço tenham seus direitos preservados (do uber e do taxi) e ao msm tempo não haja qualquer engessamento nem prejuízo ao empreendedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem tem que dar garantias sobre o serviço prestado é o próprio Uber.

 

Se ele aceita qualquer Zé Ruela como motorista, com qualquer carro, vai contra a imagem do próprio Uber.

E se deixa de ser confiável, menos pessoas vão usar.

 

Isso é até bem simples de entender.

 

Já viram, por exemplo, quais as documentações o Uber (sem exigência legal de fazer isso) pedem pra que você possa se cadastrar como motorista lá no aplicativo?!

 

As exigências que fazem sobre o veículo e sobre o motorista?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, cara. Nesse sentido eu concordo com vc.

 

Mas vamos imaginar q o uber fosse um serviço picareta (e não sério como parece ser, até pelos requisitos so motorista q vc mesmo citou). E aí?

 

Vc, aparentemente, está citando os requisitos para carro/motorista que o uber impõe como sendo bons/corretos, certo? Partindo desse princípio (q estas exigências são justas e corretas), estas exigências não devem ser obrigatórias para qualquer um q queira prestar este serviço? Se não todas, pelo menos um conjunto q garanta a mínima qualidade do serviço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, cara. Nesse sentido eu concordo com vc.

 

Mas vamos imaginar q o uber fosse um serviço picareta (e não sério como parece ser, até pelos requisitos so motorista q vc mesmo citou). E aí?

 

Vc, aparentemente, está citando os requisitos para carro/motorista que o uber impõe como sendo bons/corretos, certo? Partindo desse princípio (q estas exigências são justas e corretas), estas exigências não devem ser obrigatórias para qualquer um q queira prestar este serviço? Se não todas, pelo menos um conjunto q garanta a mínima qualidade do serviço?

 

A qualidade é subjetiva. Oq é bom para mim, pode não ser suficiente para ti.

 

Deve existir gente que por falta de recurso, ou economia mesmo, não se importe de pegar uma brasília como "táxi". Sem ar-condicionado, sem rádio, etc, desde que o preço seja baixo. E para ele, a qualidade estará boa. Ele vai chegar no lugar que quer ir, e isto que importa para ele.

 

Eu entendo oq tu propõe, e não acho que seria ruim não. Seria muito melhor do que temos hoje. Só acho que não é necessário alguém dizendo oq eu posso/devo ou não consumir. Eu sei avaliar oq é bom para mim. E creio que todo mundo sabe, ou tem capacidade para saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A qualidade é subjetiva. Oq é bom para mim, pode não ser suficiente para ti.

 

Deve existir gente que por falta de recurso, ou economia mesmo, não se importe de pegar uma brasília como "táxi". Sem ar-condicionado, sem rádio, etc, desde que o preço seja baixo. E para ele, a qualidade estará boa. Ele vai chegar no lugar que quer ir, e isto que importa para ele.

 

Eu entendo oq tu propõe, e não acho que seria ruim não. Seria muito melhor do que temos hoje. Só acho que não é necessário alguém dizendo oq eu posso/devo ou não consumir. Eu sei avaliar oq é bom para mim. E creio que todo mundo sabe, ou tem capacidade para saber.

É nesse ponto que eu não concordo integralmente. Estou longe de ser um cara paternalista, mas tem gente q não tem condição de avaliar certas coisas. Provavelmente até terá o aprendizado após ser sacaneado da primeira vez. O meu ponto é tentar evitar q o cara seja sacaneado na primeira vez, acho q ninguém merece ser sacaneado, independente se a pessoa tem ou não condições de "se defender sozinha".

 

Sobre a questão da brasilia sem ar condicionado, eu não vejo problema. Por isso eu falo na regulamentação de "condições mínimas" e não condições ideais ou ótimas do serviço. Tem q ter pra todos os gostos/bolsos. O carro não precisa ter ar condicionado, mas precisa ter cinto de segurança, por exemplo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As leis q regulamentam os taxistas são municipais. Depois procuro especificamente a de SP q é o foco da questão é posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

mmfaria, mestre, tenho uma frase que define bem o que você disse sobre o tutti-frutti e que também sintetiza o que eu penso sobre o assunto:

 

https://www.youtube.com/watch?v=zCl2QATgKCs

 

A partir de 9:47.

 

"Para as coisas funcionarem, se não tu vai morrer com 50 anos gritando do lado de fora do jogo que as regras tão erradas, sacou? Entra no jogo, joga essa porra, ganha nessa porra, e começa a falar o que tu acha das regras, se não tu vai ficar ali no cantinho que nem uma criança, berrando do lado de fora, chorando, até morrer, tá ligado?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você estão discutindo sobre a lei e blablablá, mas afinal, qual regulamentação que existe?

Todo o setor de transportes é altamente regulado pelo Estado.

Transporte aéreo, transporte municipal urbano colétivo, transporte coletivo intermunicipal e interestadual coletivo e, também, o transporte público individual, no caso, os táxis.

Em todos eles, se criam oligopólios ou cartéis, pois a lei cria impedimentos à livre iniciativa.

Lembra quando disse, até pouco tempo atrás, que quando eu dava carona, cobrando, de um povo da faculdade, eu estava fazendo transporte clandestino de passageiros? Que o Estado proibia aquilo?

Pois é, justamente.

Quem diz que tem que ter a tal regulação pra garantir o consumidor de problemas, não sabe como se consegue uma permissão para dirigir táxis (não é a permissão para ter um táxi, apenas a permissão pra poder ser taxista, pode ser em carro dos outros que tenham a permissão).

Se quiserem, copio um processo administrativo inteiro para inscrição de taxista amanhã e vocês me dizem o que ele garante pro consumidor... Rsrs

Edit. Amanhã não, é feriado. Mas pode ser segunda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mmfaria, mestre, tenho uma frase que define bem o que você disse sobre o tutti-frutti e que também sintetiza o que eu penso sobre o assunto:

 

A partir de 9:47.

 

"Para as coisas funcionarem, se não tu vai morrer com 50 anos gritando do lado de fora do jogo que as regras tão erradas, sacou? Entra no jogo, joga essa porra, ganha nessa porra, e começa a falar o que tu acha das regras, se não tu vai ficar ali no cantinho que nem uma criança, berrando do lado de fora, chorando, até morrer, tá ligado?"

Cara, é EXATAMENTE isso! Tem uma galera q não consegue enxergar as coisas objetivamente. Não conseguem ver q pra sair de A e chegar a D tem q passar obrigatoriamente por B e C. Normalmente tentam nos fazer engolir soluções milagrosas totalmente desconexas com a realidade. Vc pergunta "qual a solução para o trânsito nas grandes cidades?" e eles respondem "acho q os humanos deviam nascer com asas e voar, assim abandonariam os carros e o trânsito seria melhor pra todos!". Não só propõem a solução impossível (humanos com asas) como não entendem q só criariam uma versão diferente do problema (iam simplesmente transferir o trânsito do solo para o ar).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo o setor de transportes é altamente regulado pelo Estado.

Transporte aéreo, transporte municipal urbano colétivo, transporte coletivo intermunicipal e interestadual coletivo e, também, o transporte público individual, no caso, os táxis.

Em todos eles, se criam oligopólios ou cartéis, pois a lei cria impedimentos à livre iniciativa.

Lembra quando disse, até pouco tempo atrás, que quando eu dava carona, cobrando, de um povo da faculdade, eu estava fazendo transporte clandestino de passageiros? Que o Estado proibia aquilo?

Pois é, justamente.

Quem diz que tem que ter a tal regulação pra garantir o consumidor de problemas, não sabe como se consegue uma permissão para dirigir táxis (não é a permissão para ter um táxi, apenas a permissão pra poder ser taxista, pode ser em carro dos outros que tenham a permissão).

Se quiserem, copio um processo administrativo inteiro para inscrição de taxista amanhã e vocês me dizem o que ele garante pro consumidor... Rsrs

Edit. Amanhã não, é feriado. Mas pode ser segunda...

 

Mas transportes de forma geral devem ser regulados. É possível mostrar matematicamente que um sistema de ônibus vai ser mais efetivo se existir um controle, reduzindo tempo de espera, bus bunching, poluição, número de veículos circulando...

 

Em Londres fica tudo concentrado na TFL, as linhas/regiões são concedidas para diferentes empresas (que seguem o determinado pela TFL de horário até o modelo do ônibus) e o transporte funciona muitíssimo bem (é o melhor sistema de ônibus convencional que já usei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De vez em quando é meio complicado algumas pessoas entenderem que tirando os extremos, não interessa muito se tu apoia liberalismo ou direitos sociais, o que importa são as pessoas que estão por trás, fazendo a máquina funcionar. Tu tem excelentes exemplos de países mais liberais em que as coisas funcionam e tem outros excelentes exemplos de países que te comem dinheiro pra caralho e te dão praticamente tudo.

 

Mas vai botar uma ideia dessas na cabeça de um extremista. É mais fácil ensinar um cachorro a ler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponto pro Silveira.

 

Vocês vão ficar dias discutindo as coisas aí mas a verdade é única: O grande problema do Brasil é que tem brasileiros demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma regulação pra isso teria que ir além do Uber e enquadrar todos os tipos de caronas contratadas, como o Lyft, que nos EUA começou como solução pra compartilhamento de carros e hoje é uma parada parecida com o Uber. Além de permitir novos negócios surgindo dos buracos que vão se abrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ponto pro Silveira.

 

Vocês vão ficar dias discutindo as coisas aí mas a verdade é única: O grande problema do Brasil é que tem brasileiros demais.

Que discurso tosco esse de que o problema do Brasil é cultural, antes fosse só um problema cultural. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

 

Bom, não falei que era um problema cultural, mas tô esperando o rei da não tosqueira apresentar outra coisa.

 

Mania chata que o pessoal tem na internet de só falar "isso é burrice, isso é tosco, isso é chato" e não ter nada diferente para apresentar.

 

Minha família inteira é uruguaia e se eu for comparar apenas esses dois povos posso te afirmar que o povo uruguaio tem vergonha de jogar lixo na rua, de tirar vantagem. Sempre tem um desgarrado, mas na sua maioria é assim.

 

Aqui é justamente o contrário. Você é tratado por burro ou imbecil por não tentar tirar vantagem das coisas.

 

Dá pra traduzir o vídeo que postaram "entra no rolo, faz parte da mutreta senão você não chega em lugar nenhum. Depois que você vencer no esquema errado aí sim você pode emitir opinião sobre o assunto".

 

Traduzindo: Ser honesto não vale nada neste país.  Você só consegue alguma coisa por aqui se for pela via errada, que é a normal.

 

E eu fiz só um comentário em tom de sarcasmo mesmo. Não precisava vir destilar teu veneno em mim de maneira desnecessária. Não concorda fala outra coisa. Aliás você não contribuiu em nada com o tópico até o momento.

 

Aguardo seu pensamento sobre os problemas do Brasil. Aposto que estamos perdendo algo sensacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De vez em quando é meio complicado algumas pessoas entenderem que tirando os extremos, não interessa muito se tu apoia liberalismo ou direitos sociais, o que importa são as pessoas que estão por trás, fazendo a máquina funcionar. Tu tem excelentes exemplos de países mais liberais em que as coisas funcionam e tem outros excelentes exemplos de países que te comem dinheiro pra caralho e te dão praticamente tudo.

Mas vai botar uma ideia dessas na cabeça de um extremista. É mais fácil ensinar um cachorro a ler.

Vou aguardar ansiosamente o exemplo de país que come dinheiro pra caralho e dá praticamente tudo para seus cidadãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aguardar ansiosamente o exemplo de país que come dinheiro pra caralho e dá praticamente tudo para seus cidadãos.

Noruega.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aguardar ansiosamente o exemplo de país que come dinheiro pra caralho e dá praticamente tudo para seus cidadãos.

 

Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Áustria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como se os datilógrafos fizessem greve contra o Office, Google docs, LibreOffice e derivados e a justiça mandasse suspender os aplicativos.

É uma vergonha o tamanho do atraso no pensamento que está ocorrendo aqui.

 

Sem mais.

 

 

Quem programar cria a realidade digital ao redor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corporativismo reina!

Apenas mais um atentado ao livre mercado e à livre iniciativa...

Rip Empreendedorismo

 

O século 21 será determinado pelo que criamos com código, porque isto é o mais óbvio a fazer para melhorar a realidade, porque viver de blábláblá faz faltar água.

 

O Uber é o futuro e os taxistas já representam o passado. Podem brigar por um tempo, mas vão ser engolidos e é fato que uma parte do mercado deles vai desaparecer. É o lance do oceano azul, que o Uber abriu e vai reinar sozinho por um tempo enquanto os taxistas se matam na concorrência matadora do oceano vermelho.

 

Infelizmente o taxismo levou a pior nessa, afinal o que há nesse Uber ser tão incômodo assim? É carona grátis ou mais barato? Nem uso smartphone e não sei o que é haha. parece que eles não pagam impostos, então fodeu, deveriam e se eles discordam deveriam manifestar-se ao governo na rede federal de participação social, porque a melhor forma de ser representado políticamente é fazendo a coisa mais inteligente a se fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Aff, quem soltou o Zoroastro?

 

 

Quanto ao problema do Brasil, é o brasileiro. É a melhor resposta de todos os tempos e a mais pura verdade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justiça suspende liminar que proibia o uso do Uber em todo o Brasil

Segundo juíza, caberia ao Ministério Público instaurar inquérito civil para apuração de irregularidades no aplicativo

por LEONARDO GUANDELINE

GUANDELINE 04/05/15 - 22h04 | Atualizado: 04/05/15 -

SÃO PAULO - A juíza Fernanda Gomes Camacho, da 19ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu nesta segunda-feira liminar que proibia em todo o país o uso do Uber, aplicativo de carona paga que virou febre mundial. Na semana passada, o juiz Roberto Luiz Corcioli Filho, da 12ª Vara Cível, concedeu liminar ao Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo (Simtetaxis). Na ocasião, a decisão judicial argumentava que a empresa - com sede nos EUA - “está prestando um serviço clandestino, ao que parece”, violando uma série de leis locais e nacionais, além do Código Nacional de Trânsito, que diz que qualquer veículo alugado por passageiros deve ter registro e licenciamento.

Segundo a juíza, não cabe ao Simtetaxis propor a ação, mas sim ao Ministério Público. "Logo, caberia ao sindicato de forma fundada representar ao Ministério Público para que este, se entender pertinente, instaure o competente inquérito civil para apuração da irregularidade do aplicativo", argumenta.

"Outrossim, consta que a Prefeitura do Município de São Paulo já instaurou procedimento, com notificações e autuações, indicando que o Poder Público está atuando na fiscalização do serviço, que afasta, em princípio, a urgência alegada", complementa a juíza Fernanda Gomes Camacho.

A decisão anterior determinava ainda que Google, Apple, Microsoft e Samsung deixassem de fornecer o aplicativo em suas lojas on-line e que suspendessem "remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares”.

A Uber divulgou um comunicado dizendo que "continua oferecendo seus serviços para os usuários brasileiros e reforça seu compromisso em criar 1 milhão de oportunidades de negócio no mundo em 2015".

http://oglobo.globo.com/sociedade/justica-suspende-liminar-que-proibia-uso-do-uber-em-todo-brasil-16058408

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justiça extingue ação de taxistas contra aplicativo Uber

 

size_810_16_9_motoristas-uber-sp.jpg

Motoristas do Uber em São Paulo: cancelamento ocorreu após na semana passada a justiça paulista conceder uma liminar a favor dos taxistas

 

São Paulo - A Justiça de São Paulo extinguiu nesta segunda-feira uma ação de taxistas do Estado que ordenava o aplicativo norte-americano de transporte Uber a interromper suas operações no Brasil.

 

O cancelamento do processo ocorreu após na semana passada a justiça paulista conceder uma liminar a favor dos taxistas.

 

Segundo a decisão de primeira instância da juíza Fernanda Gomes Camacho, da 19a vara civil de São Paulo, a ação aberta pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores das Empresas de Táxi do Estado de São Paulo (Simtetaxis) deveria ter sido encaminhada pelo Ministério Público, entendendo que a entidade não teria legitimidade para propor uma ação coletiva.

 

"Ela não está deixando os taxistas se defenderem nem individualmente, nem por meio de entidade sindical", disse a advogada que representa o sindicato na ação, Ivana Có Crivelli.

 

"É altamente frustrante uma decisão como essa num Estado democrático de direito (...) Os taxistas formam uma categoria que está brigando por sua subsistência. A atividade deles é profissional e regulamentada", acrescentou.

 

Crivelli afirmou que o sindicato vai avaliar a estratégia a tomar após a decisão de Camacho.

 

Na semana passada, a Justiça de São Paulo havia concedido liminar em favor do sindicato, determinando a suspensão das atividades do aplicativo no Brasil sob pena de multa diária de 100 mil reais.

 

Segundo o Simtetaxis, o Uber presta serviço privativo profissional de táxi, mas segundo a entidade os motoristas cadastrados no aplicativo precisariam de licença para atuarem.

 

Em comunicado mais cedo, o Uber informou que Apple, Microsoft, Samsung e Google foram notificadas da suspensão da liminar por oficiais de Justiça de plantão. As empresas tinham sido obrigadas a interromper a oferta do aplicativo em suas lojas online.

 

O Uber afirma ser "uma empresa de tecnologia que conecta motoristas prestadores de serviço de transporte privado individual com usuários que buscam este tipo de serviço".

 

EXAME

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...