Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Catar admite ter prendido pesquisadores que investigavam trabalho escravo


Ariel'

Posts Recomendados

Catar admite ter prendido pesquisadores que investigavam trabalho escravo

Por: Felipe Lobo

7 de setembro de 2014 às 16:11

Est%C3%A1dio-Catar-Copa-2022.jpg

Alguns dias depois de terem surgido notícias que relatavam a prisão de dois pesquisadores sobre trabalho escravo no Catar, o governo do país confirmou o ocorrido, dizendo que os dois foram detidos porque “violaram leis”. O Catar é acusado de ter trabalho escravo e usá-lo nas obras relativas à Copa do Mundo de 2022 e a pressão fez com que o país anunciasse medidas para combater essa questão. A situação é mais uma a aumentar as preocupações – e as pressões – em relação à realização do torneio mais importante do mundo do futebol em um país sob tantas suspeitas de corrupção e trabalho escravo.

LEIA TAMBÉM: A Fifa tem argumentos de sobra para tirar a Copa do Catar. Basta querer

Krishna Upadhyaya e Ghimire Gundev, que trabalham para a empresa norueguesa Global Network for Rights and Development (GNRD, em português, Rede Global por Direitos e Desenvolvimento), foram presos no dia 31 de agosto em Doha. Segundo o ministro do exterior do Catar divulgou em nota oficial, os dois “estão sendo interrogados por terem violado previsões da lei” no país, mas não explicou quais são elas. A GNRD diz que um representante da autoridade britânica mandou uma mensagem de um dos presos, Upadhyaya, dizendo à família que está bem, que está preso, mas irá sair em breve. “Nós fomos presos por problemas de documentação”, disse um dos pesquisadores.

A GNRD comunicou na quarta-feira que dois integrantes britânicos da sua equipe desapareceram em Doha depois de reclamarem de serem seguidos e sofrerem com abuso de autoridade dos policiais. A Anistia Internacional classificou o desaparecimento como “extremamente preocupante” e disse que acreditava que eles tinham sido detidos por causa do seu trabalho. Segundo a agência de notícias AFP, o consulado britânico está dando assistência aos dois cidadãos britânicos, mas não revelou detalhes.

Segundo a GNRD, os dois estavam pesquisa sobre as condições de trabalho de trabalhadores imigrantes, depois das denúncias feitas pelo jornal inglês Guardian, que desencadeou investigações sobre essa questão no país. Os pesquisadores investigavam quais eram as reformas feitas pelo governo do país para impedir que o problema continuasse acontecendo no país.

Os problemas para o Catar só aumentam desde o anúncio do país como sede da Copa de 2022. As denúncias de compra de votos se empilharam desde o inesperado anúncio do país asiático como sede do principal evento do futebol mundial, em dezembro de 2010. Com a investigação do FBI e suborno de ex-vice-presidente da Fifa envolvido no escândalo, é difícil acreditar que a Copa do Mundo acontecerá mesmo no Catar. A Fifa sabe que brinca com fogo ao deixar que o Mundial continue por lá.

Trivela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse pessoal petroleiro do Oriente recebesse um pouquinho mais de atenção estariam bem fudidos. Trabalho escravo é um dos problemas recorrentes por lá, não só na Copa do Mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Senhores y senhores,   Mundial de clubes começando. E do confronto de hoje, pode sair o possível adversário do Real. A depender, se caso vença o Seattle na fase seguinte.   Já no caso do Fuderosaum, só teremos uma ideia melhor lá para o dia 4, em que ocorre outro embate, dessa vez entre o Casablanca y o Hilal.
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Aqui está a grande final. Quem irá levantar o tão desejado troféu?



       
       
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Meias-finais do Mundial de Futebol. Tudo aponta para uma final entre França e Argentina, mas que bom seria ver um Croácia vs Marrocos?
      Mas a maior questão andará à volta da qualidade da arbitragem, que até ao momento tem sido VERGONHOSA...

×
×
  • Criar Novo...