Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Criando um legado - Desenvolvimento a longo prazo


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Esse guia foi criado quando Fergie aposentou, então ele foi construído em volta do FM 2013, mas o seu conceito é tão atemporal que ele vale para qualquer versão do FM, de 2005 até 2050.

Xl3AR4V.jpg

Todo treinador, seja ele virtual ou real, deseja deixar um legado no seu clube. Desenvolvendo um elenco - e um elenco reserva e um elenco das categorias de base - que vai ser tão magnífico, tão cuidadosamente construído que ele será capaz de tomar conta na próxima década e levar adiante depois da sua saída. Parece particularmente oportuno, tendo em vista que um dos grandes treinadores da história se aposentou no final da temporada passada, falar desse assunto.

Eu sempre tive interesse nos processos de desenvolvimento a longo prazo e a maneira pela qual os treinadores são capazes de olhar para o futuro e prever precisamente, na maioria dos casos, o que está por vir. A habilidade de Sir Alex Ferguson de construir e reconstruir seu elenco, antes de destruí-lo e fazê-lo ainda mais forte em resposta aos títulos e ameaças do Blackburn, depois o Arsenal, depois o Chelsea, depois o rival citadino Manchester City, é admirável.

Citar

"Ele cumpriu sua era em um clube onde ele construiu, e impiedosamente reconstruiu, o seu elenco cinco vezes para manter a hegemonia da Premier League" (New York Times)

Fergie era fantástico pois ele era capaz de construir seus times em volta de jovens jogadores que ele saberia que seriam fantásticos no futuro. Não foi antes de três a cinco anos depois que ele vendeu grandes nomes como Ruud Van Nistelrooy, David Beckham e Jaap Stam que se tornou claro o que ele pretendia. Sempre havia um outro jogador para que ele pudesse construir sua equipe em volta e alguns outros, e assim a equipe ficava ainda mais forte. Quando Nistelrooy saiu, Tévez e Rooney vieram a tona; quando Beckham saiu, surgiu Cristiano Ronaldo; quando Stam saiu, Ferdinand assumiu seu lugar um ano depois.

Eu joguei muito tempo com uma visão de curto-prazo (assim como Mourinho faz em suas equipes e por isso deixa um legado ruim). Obviamente eu contratei jovens jogadores, sonhando acordado com seus progressos durante os anos e sim, muitas vezes se tornaram realidade, mas isso não era satisfatório. Não é bem como eu imagino o que Ferguson e outros grandes treinadores estão/estavam fazendo em seus escritórios as três horas da tarde. É difícil imaginar qualquer grande treinador girando seus dedões impacientemente e esperando suas promessas se tornarem realidade. Muito mais fácil é imaginar eles incansavelmente construindo e ajeitando o seu elenco ideal em cinco anos, encaixando as coisas como em um quebra-cabeça.

Então foi isso que eu decidi fazer. Eu quero um elenco em volta das minhas melhores promessas, não me importando com aqueles que não vão estar por perto quando eles estiverem no auge, focando minha política de transferências em quem pode preencher os defeitos desse "elenco dos sonhos", retirando o melhor do cerne da equipe e desenvolver uma cultura que é a prova de falhas.

Tendo em vista toda essas descrições e exaltações das características de Fergie, não poderia escolher outra equipe que não o Manchester United, e tendo em vista a mudança de comando (e a atual fase de Moyes com a equipe), não poderia ter sido melhor escolha.

Montando o esqueleto da equipe

O Chelsea é o maior exemplo de um clube que teve um grupo de jogadores que montaram o esqueleto de uma equipe durante toda a década de 2000. Petr Cech, Ashley Cole, John Terry, Frank Lampard e Didier Drogba se tornaram as almas do time e eles realmente tiveram dificuldades sem ao menos um deles. Esse elenco se envelheceu, Drogba saiu, mas seus papéis no sucesso dos Blues não podem ser superestimados. Até a imprensa, que costuma ser devagar, reconheceu a importância deles.

Eu gostaria de me apropriar dessa ideia mas de uma maneira diferente, olhando um pouco mais para baixo na hierarquia do clube, montando meu time em volta de jogadores muito mais jovens. O Chelsea tornou-se uma grande força, quando seus principais jogadores estiveram vivendo seu grande momento na carreira em conjunto e atualmente, eles sofrem muito por não ter renovado esse esqueleto. Aqui está o meu núcleo:

2ad71be27b4ba4e355edfbc667f04445.png

Você pode sentir a ausência de grandes jogadores. Rooney e van Persie, por exemplo, e talvez, Valencia. Mas você também pode reparar que o mais velho dos jogadores escolhidos é Kagawa, tem 23 anos. Esses são os jogadores que devem ficar e brilhar ao longo dos anos, não levando em conta problemas de desenvolvimento e lesões gravíssimas. Os únicos que podem ter seus lugares ameaçados ao longo do tempo são Welbeck e Cleverley, mas eles tem potencial para ir longe e são bem melhores no FM do que na vida real (no momento).

Isso não quer dizer que Rooney e van Persie não jogarão comigo. Eles provavelmente irão, mas não dá para construir um elenco em volta deles tendo em vista a idade do holandês e o desejo de Wayne de sair (esse guia foi escrito bem antes do Rooney renovar). O mesmo vale para Vidic e Ferdinand, eles podem ser jogadores-chaves agora e podem jogar o mesmo tanto ou até mais que os jovens jogadores, mas seus dias de serem vitais e serem recompensados financeiramente por isso acabaram.

Uma política de transferência inerente

Uma área aonde eu já naveguei muito é o mercado de transferências, comprando jogadores para o presente e avaliando os prospectos nesse contexto, muito aquém de saber se eles se encaixariam futuramente no meu elenco. Seria um absurdo comprar um zagueiro quando eu busco solidez na futura parceria de Jones e Smalling e que também seria um desperdício de dinheiro comprar um meia-atacante quando Kagawa é tão bom e Cleverley também pode ser posicionado ali.

Mas existem áreas que devem ser observadas. Não temos um atacante para liderar isso tudo, não temos substituto para Evra, não temos um volante intocável e ninguém para a ponta-direita, apesar de Zaha ser uma boa opção.

É claro que temos que pensar um pouquinho no agora. Os Devils sentiram a falta de Roy Keane por muitos anos no meio-campo e então eu trouxe Fellaini que resolve um problema recorrente, é jovem, e é o ideal para preencher a vaga em um meio-campo que já conta com Kagawa e Cleverley. Esse é o tipo de contratação dos sonhos, já que ele é bom o suficiente para ocupar o seu espaço imediatamente e não precisa aguardar um jogador de maior reputação sair para ser titular. Ele se encaixa imediatamente no elenco e na função desse artigo, um visão de futuro para a equipe. Porém, dificilmente voltarei a ter essa sorte. Eu ainda tenho uma força de ataque muito poderosa e que simplesmente não pode ser desmontada e que é capaz de continuar marcando muitos gols por ao menos mais três temporadas. Eu ainda tenho um bom lateral-esquerdo em Evra e um bom ponta-direita em Valencia.

O que eu posso fazer é me preparar para quando eles saírem ou aposentarem, gradualmente mudando a maneira que eu trato o mercado de transferências. Vale lembrar que cada contratação tem que complementar as habilidades daqueles que já estão no esqueleto da equipe.

O atacante, por exemplo, estará a frente de Kagawa, Cleverley e Welbeck. Essa é uma grande combinação de imprevisibilidade, agilidade e velocidade com um pouquinho de criatividade. Preferencialmente, o meu "atacante para o futuro" tem que se movimentar bastante e ser inteligente o suficiente para criar chances para aqueles atrás dele, com um pouco de presença aérea para ser competente para concluir os cruzamentos do meu ponta pela direita. (Eu ainda não sei quem vai ser o da direita, mas eu gosto de um pouco de assimetria nos meus pontas).

Eu quero um Número 10, de forma eficaz, um tipo mais complementar. Ironicamente, esse jogador seria parecido com van Persie, uma pena que ele já esteja tão velho para esse tipo de abordagem. Nicklas Helenius parece ser uma boa opção, mas ele me parece meio velho para o projeto. Isso porque eu vou ter que esperar Van Persie passar seu auge e até lá, Helenius já estará meio velho.

Eu decidi pelo atacante do Rayo Vallecano, Léo. Um jogador fantástico que completou apenas 20 anos agora e é um atacante muito criativo. Ele pode não ser o melhor pelo ar, mas ele tem 1,83 m e se encaixa perfeitamente nas minhas outras necessidades.

leo.png

Essas são as melhores decisões para ter uma equipe fluida taticamente e realmente entrosada no futuro. Esse tem tudo para ser um elenco devastador, porque cada jogador tem sua função complementada pelos companheiros. A imprevisibilidade de Kagawa vão ser apoiadas pelos passes de Cleverley e pelas infiltrações de Welbeck. Nosso atacante será capaz de fornecer movimentação, oportunidades e inteligência, tudo previamente selecionado para sua função. Isso é o que eu imagino que o Guardiola faz assim como Ferguson fez por 26 anos.

Vamos falar agora de "Cultura", apesar de ser um termo mais gerencial que futebolístico eu acredito que encaixe perfeitamente no caráter, valores e acho que é um termo mais adequado que "Personalidade do Elenco" como coloca o FM. Os jogadores contratados tem que encaixar nos seguintes parâmetros:

  • O primeiro grupo de jogadores são aqueles jogadores que se encaixam perfeitamente com a personalidade que você deseja criar. Nessa altura do jogo, tem que ser um Profissional Modelo ou algo do tipo;
  • O segundo grupo de jogadores são aqueles jovens que não tem a personalidade necessária, mas que podem ser tutorados e adquirir essa personalidade de seus jogadores

Sem contratações de Ravel Morrisons se você não tem Ryan Giggs para tutorá-los. Numa abordagem a longo prazo, eu acredito que a cultura é tão importante quanto vencer a liga. Eu acredito que devo construir um elenco determinado e com a personalidade certa e creio que essa é a parte central desse tipo de desenvolvimento.

Fellaini encaixa perfeitamente nisso. Ele pode não ser o jogador mais profissional, mas sua determinação faz ele se adequar ao tipo de elenco que estou montando. É bem provável que ele seja anti-desportivo e jogue sujo, dando-nos aquela bravura que era característica dos melhores Devils dos últimos 20 anos. E ainda tem outro efeito interessante: ele inicia um efeito dominó para o próximo elenco, tutorando o próximo volante que você quiser usar.

O novo esqueleto

newcore.png

E são assim que as coisas ficam após minha primeira janela de transferências. Ainda tenho duas posições não resolvidas e dúvidas podem ser colocadas sobre Welbeck e Cleverley, mas é admissível que esse time, no seu auge e com algumas modificações, pode vencer a Champions League. Eu não estou preocupado que as coisas não estejam terminadas - eu estaria se já tivesse completado, o que me traria um grande problema em combinar esse esqueleto com os atuais jogadores de qualidade do elenco. Em alguns anos antes da aposentadoria/venda de alguns grandes jogadores, haverá a chance para que newgens surjam e ocupem os espaços ou até melhorem as posições carentes desse esqueleto.

O desenvolvimento de um elenco deve ser a longo prazo. Mas também deve ser prazeroso, uma extensão da sua estratégia de formação de elencos. Pode levar mais tempo, e você pode ter que parar de contratar jogadores por capricho, mas é isso que cria um clube gigante.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o post original: http://www.pushthemwide.co.uk/legacy-squad-development-fm13/

Autor: Jad

Tradução: Henrique M.

Banner: _Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais, de forma inconsciente e mais "amadora" eu já faço isso, contrato sempre jovens jogadores pensando no futuro, não invisto dinheiro em jogadores mais velhos, mas nunca olhei personalidades e outras coisas deste tutorial, o maior problema deste "modelo" é que para chegar ao auge você tem que manter os jogadores por cerca de 7 anos no elenco, e no FM14 as renovações estão bem dificeis, jogadores que ganham 100mil, na próxima renovação vem a pedir 220mil e por aí vai, isso ta me dificultando muito manter os mesmos jogadores.

Gostaria de parabenizar o _Matheus_ pelo Banner e o Henrique por estar trazendo algo que esse fórum está carente, TUTORIAIS, já fez este tópico e aquele outro dos desafios, muito legal mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais, de forma inconsciente e mais "amadora" eu já faço isso, contrato sempre jovens jogadores pensando no futuro, não invisto dinheiro em jogadores mais velhos, mas nunca olhei personalidades e outras coisas deste tutorial, o maior problema deste "modelo" é que para chegar ao auge você tem que manter os jogadores por cerca de 7 anos no elenco, e no FM14 as renovações estão bem dificeis, jogadores que ganham 100mil, na próxima renovação vem a pedir 220mil e por aí vai, isso ta me dificultando muito manter os mesmos jogadores.

Gostaria de parabenizar o _Matheus_ pelo Banner e o Henrique por estar trazendo algo que esse fórum está carente, TUTORIAIS, já fez este tópico e aquele outro dos desafios, muito legal mesmo!

Por incrível que pareça eu achei que no Fm14 isso melhorou em relação ao 13, os jogadores já não pedem aumentos exorbitantes nos salários . Porém as cláusulas são bem exageradas, como percentagem de revenda e aumento anual do salário .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gostaria de parabenizar o _Matheus_ pelo Banner e o Henrique por estar trazendo algo que esse fórum está carente, TUTORIAIS, já fez este tópico e aquele outro dos desafios, muito legal mesmo!

Eu e a equipe de FM do fórum, estamos buscando trazer a maior variedade possível de material relativo ao FM... então caso vocês encontrem algum material que valha a pena ser traduzido, mandem para mim via MP, ficarei em feliz em indicá-lo para a equipe ou até mesmo traduzi-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e a equipe de FM do fórum, estamos buscando trazer a maior variedade possível de material relativo ao FM... então caso vocês encontrem algum material que valha a pena ser traduzido, mandem para mim via MP, ficarei em feliz em indicá-lo para a equipe ou até mesmo traduzi-lo.

Estou achando incrível o trabalho que vocês tem feito ultimamente. Os brasileiros são carentes de material de qualidade. Temos muito material bom para traduzir preservando os créditos.

E depois que tivermos todas essas informações disponíveis para todos, teremos conhecimento suficiente para criar material por aqui.

Continuem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Issaê galera do FM. Continua nessa porque somos necessitados de maneira urgente de conteúdo preciso pras nos ajudar o próprio forum como o toggy disse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique show de bola essa Tutorial ai q vc trouxe.

Sempre começo um salve pensando assim ai termina a 1 temporada e chegar um fortuna pra usar nas contratações ai coça a mão e vamos compra um jogador de ponta rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola a tradução henrique.. Estou tentando fazer justamente isso no Athetic Bilbao.. você já leu parte da minha história lá e deve ter notado. Devido a restrição de contratação (só posso contratar bascos), desde 2018 não contratei nenhum nome de ponta, apenas jovens, que vão se encaixado ao time lentamente. Tenho mais de 60 jogadores, a maioria com potencial acima de tres estrelas, e isso está refletindo na base. o Athletic Blbao B lidera a Liga Adelante e o Athletic Sub 19 vem imbatível a várias temporadas. Já estou em 2020, e pretendo jogar mais uns 2 anos, e aí vou me despedir e entrar em férias por 10 anos e ver o que restou do meu legado . hehe

ah..uma informação interessante que mostra que estou certo..
De acordo com o relato do auxiliar técnico sobre a reação das palavras, o auxiliar diz que os jogadores são muito unidos e estariam dispostos a morrer um pelos outros lol
Editado por edvanderson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que massa, gostei da abordagem do texto!

Modificou alguns conceitos que eu tinha a cerca de contratações, sempre fui de contratar jogadores por preços acessíveis e raramento abusei de valores exorbitantes, porém não pensava em manter o esqueleto, sempre fui de melhor as carências do time e modificar bastante a estrutura do mesmo.

Legal, vou tentar melhorar esse aspecto agora.

Muito boa a tradução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • 3 semanas atrás...

Não vai ter continuação não?

Acredito que se trata de apenas um guia sobre como planejar o seu time para o futuro.

A continuação fica a cargo de cada um tentar aplicar isso nos seus saves, se quiser.

Aliás, para mim este é um dos melhores guias que temos disponíveis aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, também achei um dos melhores que já li.. muito bacana.. até por isso queria ver uma continuação.

mas deve ser isso mesmo, deve ficar a cargo de cada um dar a sua continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

então, também achei um dos melhores que já li.. muito bacana.. até por isso queria ver uma continuação.

mas deve ser isso mesmo, deve ficar a cargo de cada um dar a sua continuação.

Mas que tipo de continuação? Ele dá as bases para a pessoa entender e conseguir montar sua equipe a longo prazo. O objetivo dele não era mostrar a formação desse legado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, também achei um dos melhores que já li.. muito bacana.. até por isso queria ver uma continuação.

mas deve ser isso mesmo, deve ficar a cargo de cada um dar a sua continuação.

A ideia é essa mesmo. Legal ver que você gostou do guia. Quem sabe você não cria um legado desses no seu time e posta aqui no fórum para termos mais um exemplo aplicado desse conceito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em criar um guia dos times mais suscetíveis a formação desse legado, o que acham?

Quando eu sair do Red Bull pra uma equipe maior tentarei seguir as dicas para criar um legado, já que em equipes menores é deveras complicado, você não tem dinheiro nem reputação para contratar jogadores que serão usados na "espinha dorsal" da equipe, e mesmo nas primeiras temporadas da Bundesliga ainda é complicado, os jogadores que tinham 4~4,5 estrelas na 2. Bundesliga hoje tem 2~2,5 na minha segunda temporada na Bundesliga, e isso com jogadores novos (23~24 anos) que jogam regularmente e não se lesionaram nem tiveram quedas bruscas dos atributos, simplesmente pararam de evoluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • 3 meses depois...

Esse método de administrar o elenco é o melhor, com certeza. Claro que existem ocasiões que te forçam a comprar um jogador que esteja no auge, uma grande estrela por exemplo, que vai trazer vários benefícios ao grupo de jogadores. Mas buscar sempre adquirir jovens promessas para que ela substitua no futuro peças do seu elenco atual pra mim é a melhor maneira de administrar o elenco e renovar a equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...