Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imprestável antes das 10 da manhã? Você pode ser uma “pessoa B”


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto
Imprestável antes das 10 da manhã? Você pode ser uma “pessoa B”
"Sociedade B" quer que escolas e escritórios ofereçam horários alternativos
bom-dia-pra-que.jpeg
Você gosta de manhãs calmas e de noites agitadas? Acha que a vida é curta demais para perder tempo em congestionamentos? É mais produtivo depois das 10 da manhã? Se você respondeu sim a essas questões, muito provavelmente você é uma “pessoa B”. E o que isso quer dizer?
Cada um tem um relógio biológico diferente e, enquanto que alguns gostam de acordar cedo e conseguem trabalhar direito às 7:30 da manhã, outros se sentem melhores e mais produtivos à noite. No entanto, a sociedade é injusta e o mercado só fica aberto até as 22h, os chefes não oferecem turnos diferenciados e a escola começa às 7:15 da manhã.
Tentando consertar essa injustiça, foi criada a chamada “Sociedade B”, um mundo em que é possível trabalhar, estudar, ir ao cinema e pagar contas em um horário alternativo. Se o organismo de algumas pessoas é feito para a noite, por que obrigá-las a acordar cedo e estar na cama antes das 23h, tornando suas vidas um verdadeiro inferno?
A vida começa depois das 10h
Na Suécia, a primeira instituição a reconhecer a legitimidade da “Sociedade B” foi uma escola de segundo grau, que passou a oferecer a opção de turnos entre as 20h e as 8h. Afinal, um aluno que chega atrasado todos os dias nem sempre é preguiçoso, ele pode ser apenas uma “pessoa B”.
O manifesto da “Sociedade B” garante que trocas de horário na escola ou no trabalho podem aumentar a produtividade da pessoa e deixá-la mais feliz. Se você é imprestável no escritório até as 10 da manhã, por que seu chefe não permite que você faça um horário diferenciado, começando às 10:30 ou 11 horas?
Adotar horários diferenciados também acabaria com o que hoje conhecemos como “hora de pico”. Haveria menos congestionamento, menos filas e mais alegria.
congestionamento.jpeg
A “Sociedade B” começou na Dinamarca, onde escolas e escritórios já estão se acostumando com as pessoas que acordam um pouco mais tarde, mas que rendem até tarde da noite. A ideia é que iniciativas assim surjam na Finlândia, na Noruega e até mesmo na Inglaterra ainda este ano.
Não precisar acordar cedo e poder viver até a madrugada não é uma má ideia! Gostou do movimento?
Fontes: BBC / B-Society
logo-png1.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Em relação à faculdade eu não tenho dificuldades em estudar de manha, meu único problema é acordar. Depois que acordo eu desperto.

O que eu não consigo fazer de manha é ir pra academia, fico totalmente sem forças. Um personal me disse que ta relacionado aos hormônios, que é normal isso... sei lá.

Mas seria bem interessante começar todos os dias as 10:30 hahaha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria feliz se isso se consumasse no Brasil, o que acho impossivel.

Preciso me acordar antes das 8 para trabalhar e acho isso horrível, uma merda completa.

Odeio acordar cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu já fui mais preguiçoso, mas sou tipo o Gimenes aí: sou difícil pra acordar, mas depois que desperto também já era. Claro que a "pró-atividade" vai aumentando gradativamente durante a manhã, não saio correndo todo elétrico às 7h da matina assim do nada mas, consigo render bem sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou assim. Geralmente pego no tranco umas 9, 10 horas. Sou produtivo mesmo a tarde e a noite.

Eu me acostumei a me exercitar de manhã, 9 horas. Mas 1 dia eu começo as 8 e geralmente eu demoro um pouco a pegar no tranco. Tentei fazer natação as 7 e desisti em menos de 1 mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link do pdh, que comentaram:

http://papodehomem.com.br/sociedade-b/

Eu tinha comentado com alguém naquele tópico de insônia sobre esse link. É a uma explicação lógica muito melhor que falar que, sei lá, 40% (ou mais?) da população mundial é simplesmente preguiçosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro trabalhar/estudar durante o dia e a noite curto ir pra baladas, cinema, essas paradas que teoricamente só fazemos a noite.

Sem contar que acho que quem estuda durante o período da manhã tem um aproveitamento bem melhor, mas isso é questão de opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acordo antes das 8h mas não tenho problemas para realizar tarefas logo cedo, o problema é levantar. Prefiro fazer atividades/estudar pela manhã, noite ou madrugada, a tarde eu tenho um sono e uma "nhaca" que fode, até tento cochilar uns 20, 30 minutos depois do almoço quando é possível (sem isso, aula a tarde vira um sacrifício).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E alguém sabe porque diabos se eu for dormir 2h da manhã e acordar 6 eu levanto mais fácil e mais "ativo" e só de tarde que derruba e se eu for dormir 10 pra acordar 6h custo a acordar e acordo com muito mais sono.

Por quê isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço faculdade a noite, e tenho uma coisa que não consigo dormir cedo, não me lembro a última vez que fui pra cama antes das 1hr.

Com isso, tava estagiando de manhã e direto chegava atrasado, meu horário era 8:30~12:30 mas sempre chegava umas 9. De tarde eu chegava, comia e dormia até quase a hora da facul. No começo eu preferia por ter a tarde toda "livre" mas depois eu percebi que era balela, já que quase sempre dormia. Começo do mês eu conversei com meu chefe e disse exatamente o que ta no artigo, que não era muito produtivo pela manhã.

Agora eu tenho liberdade de horário, chego a hora que quiser (até 13:00) e saio 4 horas depois. Mas as vezes ele pede pra eu ir em algum específico por causa de certos afazeres. Depois disso meu humor melhorou e minha produtividade tanto no emprego quanto na facul aumentou.

Particularmente eu gosto de fazer 10:00 as 14:00, da pra comer bem antes de ir e almoço quando chego, quando to muito cansado eu chego depois do almoço (13:00) e no dia que preciso da tarde livre eu vou de manhã.

Situação de win x win pra mim e meu chefe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim não tem nada relacionado com relógio biológico. Os hábitos das pessoas que mudaram. Hoje tem oq se fazer de noite. Tem TV, tem internet, tem festas. Por isso as pessoas dormem mais tarde, e obviamente, precisam acordar mais tarde para estarem 100%.

Minha vó continua indo dormir cedo e acordando cedo. Ela sempre morou para fora. Antes de ter uma TV, eles dormiam mais cedo ainda. Tinha vezes, enquanto estava de férias lá, que a gente ia dormir 20:00, 20:30. Não tinha nada para fazer depois da janta. 4:30 eu já tava acordado. Tomava café. Fazia um chimarrão e ficava esperando começar amanhecer. Iamos soltar os terneiros, tirar leite, dar bóia pros porcos, etc... 7h já tinhamos feito um monte de coisa.

Hoje, se eu resolver deitar 20:30, não durmo. Se acordar 4:30, fico igual um zumbi o dia todo. Mas se qualquer um de nós forçar isso durante umas 2 ou 3 semanas, virá hábito e tu vai render normal as 4:30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E alguém sabe porque diabos se eu for dormir 2h da manhã e acordar 6 eu levanto mais fácil e mais "ativo" e só de tarde que derruba e se eu for dormir 10 pra acordar 6h custo a acordar e acordo com muito mais sono.

Por quê isso?

É a mesma coisa comigo

eu acordo 06h30, geralmente vou dormir 00h30, 01h00, quando eu vou pra cama 23h00 ou menos, eu acordo bem pior, muito mais cansado

mas de qualquer jeito eu não tenho opção de tirar cochilo durante o dia, eu começo o dia meio pegando no tranco, mas em pouco tempo já to de boa, e a noite eu to no pique da energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs ficam na internet até de madrugada todos os dias, claro que vão ter dificuldade pra acordar de manhã. Experimentem desligar o PC e a TV as 21:00. É isso que o Psico falou. Vão dormir mais cedo sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah ta, ta bom.

Vamos desmerecer todo o estudo feito, Psicopinto e Tardelli resolveram tudo.

Dinarmarca e Suécia estão erradas, deveriam mandar seus habitantes darem um jeito de dormir mais cedo, eles que se adequem.

Ah vá.. fosse tão simples assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah ta, ta bom.

Vamos desmerecer todo o estudo feito, Psicopinto e Tardelli resolveram tudo.

Dinarmarca e Suécia estão erradas, deveriam mandar seus habitantes darem um jeito de dormir mais cedo, eles que se adequem.

Ah vá.. fosse tão simples assim...

Não desmereci nada.

O mundo mudou, os hábitos mudaram e acho super válido ter um "terceiro turno" para a sociedade em virtude disso.

Só não acredito que isso seja algo biológico, que esteja programado na pessoa desde que ela nasceu.

É tudo questão de costume. Como dizia um chefe meu, tu precisa apenas de 20 dias para criar qualquer hábito. Seja beber, ler, correr, ou dormir cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não acredito que isso seja algo biológico, que esteja programado na pessoa desde que ela nasceu.

É tudo questão de costume. Como dizia um chefe meu, tu precisa apenas de 20 dias para criar qualquer hábito. Seja beber, ler, correr, ou dormir cedo.

Voce nao acredita mas a ciencia acredita.

Existem sim variacoes geneticas a respeito do tema.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI148505-17770,00-QUEM+DORME+ATE+TARDE+NAO+E+VAGABUNDO+DIZ+CIENCIA.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja trampei a tarde e na boa é bom somente por causa do transito e talz,que praticamente não tem,mas fora isso não vejo outros beneficios,perde-se praticamente o dia todo,se tem que ir no banco não pode,quer marcar um fute com a galera não da e talz essas coisas.

Prefiro trampar de manhã e ter o resto do dia livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja trampei a tarde e na boa é bom somente por causa do transito e talz,que praticamente não tem,mas fora isso não vejo outros beneficios,perde-se praticamente o dia todo,se tem que ir no banco não pode,quer marcar um fute com a galera não da e talz essas coisas.

Prefiro trampar de manhã e ter o resto do dia livre.

Você trabalha só 1 período é?

po, trabalho das 8 as 17 e não posso ir ao banco, marcar um fute e essas coisas ahuahuahauahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Respeita Meu Manto
      Por Respeita Meu Manto
      Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 
    • _Biofa
      Por _Biofa
      Fala rapaziada, tem alguém aqui(provavelmente tem) que trabalhe com programação aqui?
       
      Estou começando a estudar a vera, nãoe stou trabalhando somente para estudar e me reinserir no mercado de trabalho. Estou aprendendo React, já tenho um conhecimento basico de JS e vou começar um bootcamp em Agosto agora sobre React/Backend com Node, etc. 
       
      Queria trocar ideia sobre assuntos do mercado e de aprendizado. tem alguem ai?
    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Leho.
      Por Leho.
      ---
      Trouxe a opinião do PH Santos que é um vlogger que eu sigo e acho maneiro, mas sintam-se à vontade pra trazerem outros vídeos de análises e comentários sobre o tema.
      Aliás, falando em comentário... o que vocês acham disso tudo? Qual o caminho que tomará o cinema? E o streaming, caminha pra ser a grande revolução midiática dentro do entretenimento que tá parecendo ou não?
    • Bikas
      Por Bikas
      Bom, o título é péssimo, eu sei, mas foi exatamente o que pensei quando lembrei do fórum. Muito, muito tempo que não entro aqui. Entrei no meu perfil antigo e o último acesso é de 2017, mas mesmo nessa época lembro que já entrava bem pouco por causa da faculdade. Nem lembro a senha.
      Instalei um SSD no notebook ontem e lembrei do FM, tô baixando e decidir dar uma olhada em como estava o fórum. Perdi o contato com todo mundo, as vezes ainda falo com  o Jonera pelo Twitter e falei com o Emerson Araújo no ano passado.
      Pelo que vi ainda tem uma galera boa aqui. Henrique, Bernardo, Lowko é Powko, Léo Reis, ggpofm e Bruno Trink. Não vi Ariel, Ne0 (lembrei dele esses dias por causa da Covid em Manaus, espero que esteja tudo bem) e nem o Matheus. Jogamos muito Dota 2 e eu era ruim demais. Eles ainda participam? Bernardo aparentemente virou cientista político (pode virar fonte!). Lembro que ele não parava de falar do Chomsky e por alguma razão eu achava que era um pensador ucraniano... 
      Acho que aqui foi por um bom tempo o espaço que pude exercitar minha vontade de escrever na adolescência: contava saves no Profissão: Manager (cheios de erro de português, mas tá valendo!), participei de um projeto Redação Fmanager, acho que tocado pelo Henrique, em que escrevíamos alguns textos sobre futebol. Lembro que algumas pessoas como o Emerson e o Jonera estavam fazendo Faculdade de Comunicação (acho que tinha mais gente, como o Renato e o rafinha13) e foi bem legal.
      Eu acho engraçado como são as coisas porque já havia vários sinais que eu gostava de escrever e de alguma forma viraria jornalista, mas nunca me toquei. Inclusive, quase fiz outras faculdades. Me formei no meio do ano passado em Jornalismo na UFJF, fiquei uns dois meses procurando emprego e acabei conseguindo uma vaga como repórter de política em um jornal de Belo Horizonte. Hoje cubro principalmente o governo Zema e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
      Vou tentar acessar mais o fórum (tô de folga até segunda, amém) e me inteirar das novidades. Vi que tá rolando umas entrevistas com os membros. Achei muito legal.
      Enfim, tô curioso para saber como está a vida de vocês, onde estão morando, se houve mudanças grandes etc. Galera teve filhos? Casaram? Foram morar no exterior?
      Abraços!
       
×
×
  • Criar Novo...