Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aleef

Posts Recomendados

Pierre Lévy comenta os protestos no Brasil: ‘Uma consciência surgiu. Seus frutos virão a longo prazo’

Filósofo francês, uma das maiores autoridades do mundo nos estudos da cibercultura, fala sobre mobilização em redes sociais

A resposta ao pedido de entrevista é direta: “O único jeito é via Twitter”, disse o filósofo francês Pierre Lévy, uma das maiores autoridades do mundo nos estudos da cibercultura. E assim foi feito. Lévy conversou com O GLOBO na tarde de segunda, via Twitter, sobre os protestos que vêm ocorrendo no Brasil nas últimas semanas e que surgiram das redes sociais.

Nos últimos anos, muitos protestos emergiram da internet para as ruas. Como o senhor os compararia com manifestações do passado, como Maio de 1968?

Há uma nova geração de pessoas bem educadas, trabalhadores com conhecimento, usando a internet e que querem suas vozes ouvidas. A identificação com 68 está no fenômeno geracional e na revolução cultural. A diferença é que não são as mesmas ideologias.

Mas qual é a nova ideologia? No Brasil, críticos falam da dificuldade em identificar uma ideologia única nas ruas.

Uma comunicação sem fronteiras, não controlada pela mídia. Uma identidade em rede. Mais inteligência coletiva e transparência. Outro aspecto dessa nova ideologia é o “desenvolvimento humano”: educação, saúde, direitos humanos etc.

E qual seria a solução? Como os governos devem lidar com os protestos?

Lutar com mais força contra a corrupção, ser mais transparente, investir mais em saúde, educação e infraestrutura. Porém, a “solução” não está apenas nas mãos dos governos. Há uma mudança cultural e social “autônoma” em jogo.

No Brasil, um dos problemas é que não há líderes para dialogar. Qual seria a melhor forma de se comunicar com movimentos sem lideranças?

A falta de líderes é um sinal de uma nova maneira de coordenar, em rede. Talvez nós não necessitemos de um líder. Você não deve esperar resultados diretos e imediatos a partir dos protestos. Nem mudanças políticas importantes. O que é importante é uma nova consciência, um choque cultural que terá efeitos a longo prazo na sociedade brasileira.

E as instituições? Elas não são mais necessárias? É possível ter democracia sem instituições?

É claro que precisamos de instituições. A democracia é uma instituição. Mas talvez uma nova Constituição seja uma coisa boa. Porém, sua discussão deve ser ainda mais importante do que o resultado. A revolta brasileira está acima de qualquer evento emocional, social e cultural. É o experimento de uma nova forma de comunicação.

Então, o senhor vê os protestos como o início de um tipo de revolução?

Sim, é claro. Ultrapassou-se uma espécie de limite. Uma consciência surgiu. Mas seus frutos virão a longo prazo.

O que separa a democracia nas comunicações da anarquia? Pode-se desconfiar do que é publicado na mídia, mas o que aparece nas redes sociais é ainda menos confiável.

Você não confia na mídia em geral, você confia em pessoas ou em instituições organizadas. Comunicação autônoma significa que sou eu que decido em quem confiar, e ninguém mais. Eu consigo distinguir a honestidade da manipulação, a opacidade da transparência. Esse é o ponto da nova comunicação na mídia social.

O senhor teme que os governos tentem controlar as redes sociais por causa de protestos como os que ocorrem no Brasil e na Turquia?

Eu não temo nada. É normal que qualquer força social e política tente tirar vantagem da mídia social. Mas é impossível “controlar” a mídia social como se faz com a mídia tradicional. Você só pode “tentar” influenciar tendências de opiniões.

E e o risco de regimes ou ideias totalitaristas ganharem força por conta dos protestos, como já ocorreu no passado na América Latina?

Isso é pouco provável no Brasil, por conta de sua alta taxa de pessoas com educação. A chave é, como sempre, manter a liberdade de expressão, como ela é garantida pela lei. Não é preciso ter essa paranoia com o fascismo.

FODA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta

Ta aí um bom motivo pra nego colocar 100mil denovo nas ruas no Brasil todo: desmilitarização da polícia.

Já passou da hora de ver esses vermes se fodendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta aí um bom motivo pra nego colocar 100mil denovo nas ruas no Brasil todo: desmilitarização da polícia.

Já passou da hora de ver esses vermes se fodendo.

Liga o despertador da próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liga o despertador da próxima vez.

Eu liguei, mas o sono tava gostoso.

Aí deixei a galera mudando o país enquanto eu assistia pela TV. Bem melhor e mais pratico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu liguei, mas o sono tava gostoso.

Aí deixei a galera mudando o país enquanto eu assistia pela TV. Bem melhor e mais pratico.

HAHHAHAHAHAAHHAA pior que essa só a propaganda do PPS: "Vocês que acordaram agora, não hostilizem os que nunca dormiram" HAHAHAHAAHA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PPS é um dos partidos mais ridículo do país. Nojento.

Roberto Freire é um bosta, assim como Raul Jungmann.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHHAHAHAHAAHHAA pior que essa só a propaganda do PPS: "Vocês que acordaram agora, não hostilizem os que nunca dormiram" HAHAHAHAAHA.

Acho que essa propaganda aí não é do PPS não, não é do PCB ou PC do B?

É de algum partido comunista..

O PPS é o Freire falando. Aí tu pensa que não pode piorar.. pode, aqui no RS é o Odone falando :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa propaganda aí não é do PPS não, não é do PCB ou PC do B?

É de algum partido comunista..

O PPS é o Freire falando. Aí tu pensa que não pode piorar.. pode, aqui no RS é o Odone falando :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Cara, foi no meio do horário do PPS. Começou com isso, aí o Freire falou, e depois tem aquela irritante fala de uma mulher sobre a inflação.

PPS está mais perdido que filho da puta em dia dos pais.

Aqui os últimos prefeitos foi uma maravilha, nos últimos 20 anos: Espiridião Amin (PP) (que largou antes da metade para tentar o senado e deixou na mão do vice), Sérgio Grando (PPS), Angela Amin (PP/2 mandatos), Dário Berger (PSDB e depois PMDB, 2 mandatos) e agora Cezar Souza Junior (com o filho dos Amin de vice).

Ou seja, o PPS teve 4 anos com o Grando para fazer alguma coisa e fez uma gestão ruim e foi incapaz de negociar com o gov. federal (então PSDB). O cara matou a oposição em Florianópolis. Acho que alguém da esquerda só voltou a ter chance esse ano (e a Angela Albino conseguiu não ir nem para o segundo turno de uma eleição totalmente favorável a ela por claro erro de estratégia).

Tirando o Grando, a cidade nos últimos 20 anos ficou na mão só das "oligarquias políticas" de Santa Catarina. Não me surpreende que nada tenha sido feito em relação ao planejamento, plano diretor, etc.

E seguimos com um novo prefeito que segue a linha do governdor, promete muito, anuncia muita coisa... mas até agora não saiu nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...

É uma merda isso, Florianópolis tem muito potencial desperdiçado pelo jeito.. uma pena ser tão mal administrada assim por sucessivos governos

Eu me mudei p/ POA ano passado, então não vivi as administrações do PT que governou aqui por um bom tempo.. (apesar que no RS vivemos um governo, de merda, petista com o Tarso Genro)

Vivemos o segundo mandato do Fortunatti, que originalmente era petista, mas migrou há uns anos para o PDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa propaganda aí não é do PPS não, não é do PCB ou PC do B?

É de algum partido comunista..

O PPS é o Freire falando. Aí tu pensa que não pode piorar.. pode, aqui no RS é o Odone falando :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Era do PPS msm. Isso é parte da briga de quem é o Partidão "de verdade" na atualidade (entre o PPS, PCB e PCdoB).

E tem coisa pior sim. Semana passada era propaganda do DEM, então agente tinha que aturar o Jajá se intrometendo nos intervalos... :fuuu:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...

É uma merda isso, Florianópolis tem muito potencial desperdiçado pelo jeito.. uma pena ser tão mal administrada assim por sucessivos governos

Eu me mudei p/ POA ano passado, então não vivi as administrações do PT que governou aqui por um bom tempo.. (apesar que no RS vivemos um governo, de merda, petista com o Tarso Genro)

Vivemos o segundo mandato do Fortunatti, que originalmente era petista, mas migrou há uns anos para o PDT.

Muito potencial desperdiçado mesmo.

Uma coisa melhor é que o prefeito atual tem alguns DISCURSOS corretos, coisas que algumas pessoas (inclusive eu) queriam para a cidade que não eram nem colocadas em pauta nas gestões anteriores.

O problema é que ele parece ser igual ao Colombo (não a toa são do mesmo partido). Se o Colombo fizesse tudo que prometeu seria um dos melhores governadores que o estado já teve (em relação a feitos).

Mas é muita propaganda, muito projeto, muito videozinho na YouTube e pouca coisa feita.

O discurso é correto em muita coisa, ele é do partido do governador que provavelmente será reeleito e o governador apesar de ser o PSD tornou-se aliado do governo federal, onde a senadora de SC é próxima da presidente. O cenário é perfeito para sair alguma coisa por aqui.

(O que não quer dizer muito, SC já teve muito poder político com o Luiz Henrique entre os grandões do PMDB, o Bornhausen no PFL e o Amin no PP e pouco fizeram pelo estado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito potencial desperdiçado mesmo.

Uma coisa melhor é que o prefeito atual tem alguns DISCURSOS corretos, coisas que algumas pessoas (inclusive eu) queriam para a cidade que não eram nem colocadas em pauta nas gestões anteriores.

O problema é que ele parece ser igual ao Colombo (não a toa são do mesmo partido). Se o Colombo fizesse tudo que prometeu seria um dos melhores governadores que o estado já teve (em relação a feitos).

Mas é muita propaganda, muito projeto, muito videozinho na YouTube e pouca coisa feita.

O discurso é correto em muita coisa, ele é do partido do governador que provavelmente será reeleito e o governador apesar de ser o PSD tornou-se aliado do governo federal, onde a senadora de SC é próxima da presidente. O cenário é perfeito para sair alguma coisa por aqui.

(O que não quer dizer muito, SC já teve muito poder político com o Luiz Henrique entre os grandões do PMDB, o Bornhausen no PFL e o Amin no PP e pouco fizeram pelo estado).

Você tem que considerar que no Brasil de hoje não há discurso que sobreviva incólume a quantidade de barganhas e conchavos que se tem de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que considerar que no Brasil de hoje não há discurso que sobreviva incólume a quantidade de barganhas e conchavos que se tem de fazer.

Quando eu falo em discurso é em relação a boas idéias do que fazer, obras, projetos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque ninguém fala das empreiteiras?? Maior parte dos superfaturamentos vem delas. Financiam campanhas de políticos e são responsáveis por uma parte enorme da corrupção do país.

Primo meu é Engenheiro Civil , disse que o cimento iraquiano ( ou iraniano , não me lembro), já dentro do Brasil( com custo de importação incluso etc.), custa 1/3 do brasileiro , mas não conseguiram trazer pra cá por conta do monopólio das empreiteiras daqui.

Ele disse também que ele e mais um grupo de Engenheiros e Economistas fizeram uma conta e disseram que por exemplo , na construção de estádios , se houvesse a concorrência de empreiteiras internacionais , poderia ter sido construído um estádio igual ao Maracanã , em 8 meses por 1/3 do preço da reforma do Maracanã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo que o cimento de altíssimo custo vem por conta do quase monopólio do Grupo Votoran

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"2 carros da PM, 4 da PF, 1 ambulância e 6 motoqueiros da PRF, 1 Blazer da Polícia Civil e 6 seguranças particulares.Este foi o exército movimentado para fazer a segurança de Blatter e Havelange, para jantar particular em um restaurante ontem."

E O POVO QUE SE FODA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...