Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Aleef

Posts Recomendados

Corrupção como crime hediondo é jogar pra galera, medida meio sem propósito, o que eu quero mesmo é que se fortaleçam as instâncias de investigação e acusação dos corruptos.

Devo dar o braço a torcer. Eu estava errado quanto ao resultado das manifestações. Embora sem nada concreto ainda, nota-se uma "obrigação" por parte dos políticos de ao menos apresentar algumas propostas. Embora pouco, já é positivo.

Fugindo um pouco da reforma política. Alguém ouviu algo sobre reforma tributária além deste imposto sobre grandes fortunas? Alguém que entende de economia poderia dar algumas possíveis alternativas para oq vivenciamos hoje?

Lembro que conversando com um colega de trabalho Sueco que mora nos EUA. Falando como, para nós brasileiros, eram baratas as coisas lá e tal... e então perguntei para ele qual era a diferença entre morar nos EUA e na Suécia? Qual lugar se vivia melhor? Ele disse que o pai dele é economista, e botou no papel os custos de vida. E, financeiramente, dá praticamente na mesma no final das contas.

Mas existe uma diferença grande no jeito que as coisas acontecem. Enquanto na Suécia eles pagam impostos altos. Mas em contrapartida, saúde e educação são gratuitos e de qualidade. Nos EUA a carga tributária é baixa. Contudo, o custo da saúde e educação é alto. Ele disse que mesmo com plano de saúde, é caro demais ficar doente nos EUA por exemplo.

Eu já estudei a questão tributária do Brasil e posso afirmar, realmente o sistema tributária brasileiro é um caos, porque pune quem faz produtos mais complicados, porque cobra mais de quem tem menos, porque causa brigas entre as regiões....

Imposto sobre grandes fortunas é um avanço, mas posso ser sincero? É relativamente fácil de sonegar e quem é rico tem dinheiro pra pagar gente pra inventar formas pra fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta

Calheiros aproveitando para aparecer.

Bom seria se algumas dessas coisas ao menos fossem aprovadas.

O problema é ele querer aparecer com história do passe livre. Sou contrário ao passe livre por um motivo simples: NÃO EXISTE PASSE LIVRE. Alguém tem que pagar para os ônibus circularem. E um BOM sistema de ônibus precisa de investimentos e tem um alto custo para ser mantido em razão da necessidade de vários horários de ônibus, maior alcance de ruas, etc. Eu quero um bom sistema de ônibus com o menor preço possível da tarifa. Não o sistema de ônibus atual com passe livre.

E o pior, ele quer usar verba da educação para bancar o passe livre. Complicado.

Ampliar o alcance do ficha limpa parece-me algo bom. Corrupção em crime hediondo também.

Dentro da área de segurança foram atacados pontos certos: o tráfico de drogas que é um grande gerador de violência e o aumento das penas para homicídios.

Mas isso precisa vir acompanhado de uma série de coisas, como aumento do efetivo policial, presídios que não permitam a formação e domínio de grupos, entre tantas outras coisas já citadas no outro tópico onde discutimos isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrupção como crime hediondo é jogar pra galera, medida meio sem propósito, o que eu quero mesmo é que se fortaleçam as instâncias de investigação e acusação dos corruptos.

Eu já estudei a questão tributária do Brasil e posso afirmar, realmente o sistema tributária brasileiro é um caos, porque pune quem faz produtos mais complicados, porque cobra mais de quem tem menos, porque causa brigas entre as regiões....

Imposto sobre grandes fortunas é um avanço, mas posso ser sincero? É relativamente fácil de sonegar e quem é rico tem dinheiro pra pagar gente pra inventar formas pra fazer isso.

Vale lembrar que a sonegação no Brasil já é enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calheiros aproveitando para aparecer.

Bom seria se algumas dessas coisas ao menos fossem aprovadas.

O problema é ele querer aparecer com história do passe livre. Sou contrário ao passe livre por um motivo simples: NÃO EXISTE PASSE LIVRE. Alguém tem que pagar para os ônibus circularem. E um BOM sistema de ônibus precisa de investimentos e tem um alto custo para ser mantido em razão da necessidade de vários horários de ônibus, maior alcance de ruas, etc. Eu quero um bom sistema de ônibus com o menor preço possível da tarifa. Não o sistema de ônibus atual com passe livre.

E o pior, ele quer usar verba da educação para bancar o passe livre. Complicado.

Ampliar o alcance do ficha limpa parece-me algo bom. Corrupção em crime hediondo também.

Dentro da área de segurança foram atacados pontos certos: o tráfico de drogas que é um grande gerador de violência e o aumento das penas para homicídios.

Mas isso precisa vir acompanhado de uma série de coisas, como aumento do efetivo policial, presídios que não permitam a formação e domínio de grupos, entre tantas outras coisas já citadas no outro tópico onde discutimos isso.

Como eu disse, Renan Calheiros apresentar lei de crime hediondo pra corrupção demonstra como isso é jogar pra galera...

Lei do Ficha Limpa, depois de conversar com algumas pessoas do direito, me fez ter bastante pé atrás com ela...

Já sobre a segurança também achei bom, apesar de concordar contigo Salvador, reforma do sistema prisional é imperativo para haver um sistema de segurança decente no Brasil.

Sobre o Passe Livre aí já discordamos totalmente, eu sou a favor por diversos motivos, não acho que seria simples, mas também considero o sistema atual é falído e de impossível manutenção. Liberalizar eu acho que tende a piorar por conta da estrutura do mercado (a minha leitura do caso é que se trata de um mercado monopolista natural, isso é um pouco controvertido, admito) por esse motivo e por outros, eu sou a favor. Vou até deixar um artigo de uma revista de economia altamente conceituada e nada esquerdóide pra dar um pedaço do meu ponto (apesar de ser algo um pouco economicista).

http://www.economist...r/2013/06/fares

Vale lembrar que a sonegação no Brasil já é enorme.

Sim, sim, mas é um tipo de imposto justamente sobre quem a maior capacidade de sonegar de todas, eu tenho que fazer uma mea-culpa da minha profissão, economistas são ótimos em inventar esquemas de sonegar impostos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria que alguém me dissesse o que seria preciso pra vincular os salários de políticos ao salário mínimo e acabar de vez com qualquer tipo de aumento. Salário fixo vinculado ao salário mínimo e sem nenhum adicional, tudo incluído nesse salário pra não dar margem a gambiarras.

Se vinculasse ao salário mínimo e estipulasse o teto, seria a coisa mais linda do mundo. De verdade, eu até choraria nesse dia. Sem poder alterar o número de salários mínimos equivalentes ao cargo.

Imagina nego chorando pra aumentar o salário mínimo só pra tentar aumentar o próprio salário, hahaha. Ia ser engraçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na cidade depois de duas manifestações o prefeito revogou o contrato que era ilegal com a prestadora de transporte público e vai abrir nova licitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A demora na análise dos projetos antes era muito ruim, não tiro esse mérito. Mas essa pressa em aprovar/rejeitar coisas por causa dessa onda de protestos também pode causar muitos danos. Toda pressa é ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/haddad-cancela-licitacao-para-contratar-empresas-de-onibus-em-sp.html

Realmente é impressionante o medo dos caras. hahahahahahah caralho!

Que o povo agora aprenda a votar!

O medo de nego abrir uma CPI e quebrar a mina de ouro, faz isso. Aqui no RJ vai dar merda... anotem isso aí.

Espero que o Freixo lidere essa porra e bote uma galera na cadeia.

A demora na análise dos projetos antes era muito ruim, não tiro esse mérito. Mas essa pressa em aprovar/rejeitar coisas por causa dessa onda de protestos também pode causar muitos danos. Toda pressa é ruim.

Você me lembrou o Ralph na adm.

uahuahuahuhauhauhauhua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahahahahahhaahha Fábio tu é um otário :D

Aqui em Manaus a partir de julho a passagem volta com o preço original do inicio do ano (2.75), era 3 reais e dias antes de explodirem as manifestações baixou pra 2.90 e agora isso.

É uma (pequena) vitória do povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você me lembrou o Ralph na adm.

uahuahuahuhauhauhauhua

heiauheauiehauhea

Porra, nem me liguei que saiu formal demais/certinho demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa jenialidade do Sarney de colocar o homicídio simples como crime hediondo tem o potencial de enfiar mais dezenas de milhares para as prisões, por anos sem fim.

Logo num sistema prisional falido e que não cabe nem mais um peido.

Na moral, porque esse cara não morre? Que câncer pro Brasil. Quando esse filho da puta bater as botas eu vou dar uma festa em homenagem. Como diria o Lula, nunca, na história desse país, houve uma pessoa tão prejudicial à nação quanto este coronel. Amaldiçoado seja o dia que deram à luz a este pária.

Como seria isso? Teria um período pré-determinado ou teria que haver pressão/vontade popular pra convocarem?

Acho que ocorre no meio do mandato.

Mas não conheço os detalhes. Só sei que é um sistema adotado em alguns países europeus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apresentei dois modelos de países desenvolvidos. Um com impostos altos e outro com impostos baixos. O custo de vida, é equivalente, segundo depoimento de uma pessoa que já morou/trabalhou em ambos. Hoje no Brasil, temos o lado ruim de ambas as opções apresentadas.

Qual alternativas teríamos, levando em conta as particularidades de nosso país? Oq seria melhor? Manter esta alta carga tributária, desde que empregada diretamente de volta em serviços e melhorias a população? Ou adotar o modelo americano, baixando a carga tributária, deixando a população com mais dinheiro no bolso, mas cobrando mais pelos serviços "básicos"?

O modelo escandinavo está mais próximo ao nosso. Não é só a Suécia, todos têm altas cargas tributárias e serviços públicos de qualidade.

A diferença é que se você faz o cruzamento entre os que mais arrecadam com impostos e os que são melhor rankeados quanto à percepção de corrupção, fica evidente que o nosso problema é que o dinheiro se perde pelo caminho e não é aplicado onde deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o IR já é progressivo, ocorre que essa distribuição está errada/injusta, deveriam redefinir as bases progressivas e novas alíquotas.

Enfim, já fico contente em ver esse caminho pela Reforma Tributária, que na minha visão seria a, de longe, maior conquista. A possibilidade da "criação" do IGF já é um bom começo. Quero ver é se vão mexer naquele mar fétido das chamadas Contribuições Especiais. Aí sim ficaria surpreso.

Quanto a lei que coloca a corrupção ativa e passiva como crime hediondo: Será que ela se tornará extensível a outros crimes contra a Ad. Pública, como o Peculato, Excesso de Exação, dentre outros? Prevejo uma brecha para bons penalistas descaracterizarem a corrupção, agora hedionda, para outros crimes contra a Adm, Pública não hediondos.

Fora isso, não acho que nosso sistema carcerário irá suportar homicídio simples como hediondo.

Mas tá bacana, o importante é que os Congressistas, por bem ou por mal, estão se movimentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como seria isso? Teria um período pré-determinado ou teria que haver pressão/vontade popular pra convocarem?

Olha, não tem sentido em ser em um período pré-determinado. Pelo pouco que sei tem que haver uma pressão da população ou da oposição.

Os casos que sei por cima são o do Hugo Chavez na Venezuela e do Schwarzenegger na Califórnia, ambos na começo da década passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa jenialidade do Sarney de colocar o homicídio simples como crime hediondo tem o potencial de enfiar mais dezenas de milhares para as prisões, por anos sem fim.

Logo num sistema prisional falido e que não cabe nem mais um peido.

Na moral, porque esse cara não morre? Que câncer pro Brasil. Quando esse filho da puta bater as botas eu vou dar uma festa em homenagem. Como diria o Lula, nunca, na história desse país, houve uma pessoa tão prejudicial à nação quanto este coronel. Amaldiçoado seja o dia que deram à luz a este pária.

Acho que ocorre no meio do mandato.

Mas não conheço os detalhes. Só sei que é um sistema adotado em alguns países europeus.

Mas fazer o que? A solução , de melhorar os presídios , criar clínicas de recuperação , é a longo prazo , precisava ser adotada o mais rápido possível , mas , mais eficaz do que isso , é a educação , pois isso evitaria muitos casos de prisão , diminuindo assim a demanda por presídios e clínicas. Não que eu concorde que temos que lotar os presídios , mas enquanto essas medidas que falei não ocorrem , a população vai pagar o preço? Não cabe mais um peido , mas vai deixar o cara solto ? O cara vai matar um e vai ficar 6 meses , 1 ano preso e vai voltar pior do que já tava , se for pra voltar pior , que continue na prisão , mesmo que esteja lotada , em péssimas condições , pelo menos assim a população não carcerária não paga o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas fazer o que? A solução , de melhorar os presídios , criar clínicas de recuperação , é a longo prazo , precisava ser adotada o mais rápido possível , mas , mais eficaz do que isso , é a educação , pois isso evitaria muitos casos de prisão , diminuindo assim a demanda por presídios e clínicas. Não que eu concorde que temos que lotar os presídios , mas enquanto essas medidas que falei não ocorrem , a população vai pagar o preço? Não cabe mais um peido , mas vai deixar o cara solto ? O cara vai matar um e vai ficar 6 meses , 1 ano preso e vai voltar pior do que já tava , se for pra voltar pior , que continue na prisão , mesmo que esteja lotada , em péssimas condições , pelo menos assim a população não carcerária não paga o preço.

Acho que não é nem melhorar os presídios e sim construir mais. Pode ser o presídio mais bem feito e estruturado que vai ficar uma merda só (até no sentido literal mesmo) depois de algum tempo superlotado. Como o sistema já não comporta mais nada, se entrarem mais assassinos vão ter que sair mais ladrões ou algum outro tipo de criminoso menos perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é nem melhorar os presídios e sim construir mais. Pode ser o presídio mais bem feito e estruturado que vai ficar uma merda só (até no sentido literal mesmo) depois de algum tempo superlotado. Como o sistema já não comporta mais nada, se entrarem mais assassinos vão ter que sair mais ladrões ou algum outro tipo de criminoso menos perigoso.

Sim , deveriam construir e melhorar os presídios e criar clínicas de recuperação também. Agora , também não da pra ter prisões iguais da Noruega. Não da pra comparar , muito mais fácil ter essas estruturas lá , é muito mais fácil dar condições a 5 milhões de habitantes do que 200 milhões. Tem que ter prisões boas? Sim , mas também tem que ser realista , prisões iguais da Noruega , nunca vamos ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa jenialidade do Sarney de colocar o homicídio simples como crime hediondo tem o potencial de enfiar mais dezenas de milhares para as prisões, por anos sem fim.

Logo num sistema prisional falido e que não cabe nem mais um peido.

Na moral, porque esse cara não morre? Que câncer pro Brasil. Quando esse filho da puta bater as botas eu vou dar uma festa em homenagem. Como diria o Lula, nunca, na história desse país, houve uma pessoa tão prejudicial à nação quanto este coronel. Amaldiçoado seja o dia que deram à luz a este pária.

Acho que ocorre no meio do mandato.

Mas não conheço os detalhes. Só sei que é um sistema adotado em alguns países europeus.

Defina homicídio simples.

Eu não acho que qualquer homicídio seja motivo para o cara ficar preso e responder preso.

Mas homicídio doloso como resultado de um espancamento (como o cidadão lá que depois de ele estar no chão ficaram pulando em cima da cabeça), com arma de fogo irregular, seguido de roubo ou no caso de o cidadão já ter outra acusação de homicídio, roubo, etc. deveria sim render cadeia ao cidadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defina homicídio simples.

Eu não acho que qualquer homicídio seja motivo para o cara ficar preso e responder preso.

Mas homicídio doloso como resultado de um espancamento (como o cidadão lá que depois de ele estar no chão ficaram pulando em cima da cabeça), com arma de fogo irregular, seguido de roubo ou no caso de o cidadão já ter outra acusação de homicídio, roubo, etc. deveria sim render cadeia ao cidadão.

Todas essas situações são agravantes, majorantes ou qualificadoras da pena que o cidadão vai levar nas costas. Não precisa transformar homicídio simples (art. 121, CP) em hediondo para que a pena seja cumprida/aplicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é nem melhorar os presídios e sim construir mais. Pode ser o presídio mais bem feito e estruturado que vai ficar uma merda só (até no sentido literal mesmo) depois de algum tempo superlotado. Como o sistema já não comporta mais nada, se entrarem mais assassinos vão ter que sair mais ladrões ou algum outro tipo de criminoso menos perigoso.

Ou depois de um tempo com a certeza de que será investigado, preso e permanecerá preso pode passar a diminuir.

É mais ou menos como a teoria dos jogos da matemática.

A recompensa vale o risco da estratégia do crime. Se a recompensa for muito menos atrativa o "jogador" muito provavelmente optará por outra estratégia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas essas situações são agravantes, majorantes ou qualificadoras da pena que o cidadão vai levar nas costas. Não precisa transformar homicídio simples (art. 121, CP) em hediondo para que a pena seja cumprida/aplicada.

Por isso que eu disse: defina homicídio simples.

Na lei homicídio simples é matar alguém (e só isso). Mas depois tem observações sobre o caso de ser culposo.

Embora eu defenda um rigor muito maior com relação aos homicídios não acho que dá para colocar todos no mesmo saco. Uma série de homicídios culposos passam longe de ser algo hediondo (acidentes, por exemplo).

Por outro lado alguns advogados livram os seus clientes da cadeia usando essa questão do homicídio culposo. Por exemplo, o caso em que o Márcio Thomaz Bastos conseguiu de maneira inexplicável que a juíza considerasse homicídio culposo o ato cometido pelos caras que tocaram fogo em um índio...

O problema é que apesar de todas essas situações serem agravantes tem muito homicida com alguns desses qualificadores respondendo em liberdade e cometendo outros crimes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apresentei dois modelos de países desenvolvidos. Um com impostos altos e outro com impostos baixos. O custo de vida, é equivalente, segundo depoimento de uma pessoa que já morou/trabalhou em ambos. Hoje no Brasil, temos o lado ruim de ambas as opções apresentadas.

Qual alternativas teríamos, levando em conta as particularidades de nosso país? Oq seria melhor? Manter esta alta carga tributária, desde que empregada diretamente de volta em serviços e melhorias a população? Ou adotar o modelo americano, baixando a carga tributária, deixando a população com mais dinheiro no bolso, mas cobrando mais pelos serviços "básicos"?

Tua resposta já mostrou qual tu acha melhor.

Sim, o sistema social-democrata tem menos disparidade e portanto acolhe mais gente dentro do que eu considero digno, necessitando de especificidades para um país de grandes dimensões como o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...