Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

I Saw The Devil


Pedrods

Posts Recomendados

I Saw The Devil

i-saw-the-devil-koreanmovie-poster-1.jpg

SINOPSE

Jang Gyeong-cheol (Choi Min-Sik) é um perigoso psicopata. Mata apenas pelo prazer do sofrimento que causa nas suas vítimas. Cometeu crimes hediondos das formas mais diabólicas, que ninguém consegue sequer imaginar e as suas vítimas vão desde jovens mulheres até crianças inocentes. A polícia anda no seu encalço há já muito tempo, sem nunca o conseguir apanhar.

Uma noite, a filha de um chefe da polícia reformado é encontrada morta e brutalmente desfigurada. O noivo dela, Kim Soo-Hyeong (Lee Byeong-Heon) é um agente secreto, e vendo a incapacidade da polícia em agir e resolver os homicídios, decide ele mesmo perseguir e capturar o assassino.

Uma promessa de retribuição sanguinária contra o homem que lhe roubou a noiva, tornando-se ele mesmo no monstro que persegue…

Crítica 1

O cinema asiático sempre foi prolífero em fitas de um negrume incontornável. Fitas que nos surpreendem pelo arrojo das suas narrativas nada convencionais e hiper-violentas. Fitas que rapidamente acolhem adeptos de estômago forte um pouco por todo o mundo, tornando-se obras de culto obrigatórias para qualquer cinéfilo que se preze. Este “I Saw the Devil” (“Akmareul Boatda”, no original sul-coreano) é apenas a mais recente confirmação disso mesmo. Diga-se que, com o mesmo realizador de filmes como o arrepiante “A Tale of Two Sisters” e o mesmo actor do fantástico “Oldboy”, as expectativas em relação a esta obra já eram mais que muitas. E como o Fantasporto 2011 (festival que lhe atribuiu os prémios de Melhor Realizador da Secção Oficial de Cinema Fantástico e Melhor Filme da Secção Oficial Orient Express) veio a confirmar, “I Saw the Devil” é mesmo um dos filmes mais brutais, intrigantes e perturbadores dos últimos anos, facilmente se afirmando como uma daquelas pérolas da Sétima Arte que, infelizmente, passará despercebida pelo grande público (por falta de espaço no mercado de distribuição nacional), mas que, felizmente, ficará para a História do cinema como um dos seus maiores marcos.

texto1.jpg

Estamos a falar de uma obra inteligentíssima a todos os níveis, que nos mantém colados à cadeira do primeiro ao último minuto, dando-nos a oportunidade de seguir as peripécias de personagens tão tresloucadas quanto verossímeis De facto, “I Saw the Devil” apresenta sequências tão insólitas que a audiência se escangalha toda a rir. Mas logo a seguir, a câmara firme e corajosa de Jee-woon Kim e muitos litros de sangue voltam a impor o mais absoluto respeito, lembrando essa mesma audiência que está a assistir a uma das obras mais arrepiantes dos últimos anos, onde as personagens nunca deixam de ser credíveis e onde a simples frieza com que tudo é filmado tem o dom de deixar o mais valente dos espectadores de coração bem apertado.

Ao interpretar o papel de um psicopata que se diverte a raptar meninas perdidas na noite com o seu autocarro escolar, apenas e só para esfrangalhá-las no seu armazém de aspecto maquiavélico, Min-sik Choi (o tal actor de “Oldboy”) brinda-nos com aquela que é, porventura, uma das melhores actuações da sua carreira. E através do agente secreto (interpretado por Byung-hun Lee) que parte atrás do serial killer para vingar a morte da sua noiva grávida, Jee-woon Kim conquista uma forte ligação emocional com o espectador e garante um bom conjunto de sequências tão cómicas quanto brutalmente espectaculares.

texto2.jpg

Que o cinema de terror sul-coreano respira oxigénio no seu estado mais puro, já não é novidade para ninguém. Com os seus cenários verdadeiramente inquietantes, a sua narrativa absolutamente deslumbrante e uma sequência final do melhor que o cinema tem para oferecer, “I Saw the Devil” facilmente se afirma como um forte candidato às listas Top Ten do ano de qualquer aficionado da Sétima Arte. A sua duração excessiva (são duas horas e meia de gore e violência psicológica sem limites) é o único ponto menos bom que lhe consigo apontar, pois torna a película demasiado cansativa e, por vezes, quebra um pouco o ritmo da acção. Fora isso, contudo, “I Saw the Devil” é uma obra que roça a perfeição cinematográfica, restando-nos esperar que as distribuidoras não se esqueçam deste pequeno grande filme, principalmente quando passarmos a fase dos blockbusters e entrarmos numa etapa do calendário mais propícia a apostas de mercado audazes e sensíveis ao chamado “cinema alternativo”.

Classificação – 4,5 Estrelas Em 5

http://portalcinema....devil-2010.html

Crítica 2

O filme coreano I Saw the Devil pode ser chamado de um épico da vingança. O argumento não é original, mas é justo dizer que jamais um filme chegou tão longe quando o assunto é acertar as contas. Kyung-chul é o grande vilão da história. E que vilão. Pelo simples prazer de matar e ver os outros sofrerem, ele escolhe vitimas indefesas e faz o serviço mais sujo possível. Isso inclui esquartejamentos, desmembramentos e a lista continua. Já dá para ser ter uma ideia da quantidade de sangue que vemos aqui. A violência e a visceralidade de algumas sequências são tão intensas que muitos abandonaram o filme no meio da sessão nos cinemas americanos. Geralmente não tenho problemas em acompanhar esse tipo de cena, mas aqui as coisas são feitas de uma maneira bem realista, com vítimas que não são meras caricaturas e isso incomoda.

Quando Kyung-chul brutaliza a mulher do detetive Kim Soo-hyeon as coisas vão ficar feias para o lado dele. O detetive decide partir para uma vingança das mais espetaculares e doentias já vistas. Ele não quer simplesmente fazer Kyung-chul sofrer para depois matá-lo. Não. A ideia é fazê-lo sofrer, soltá-lo e depois de um ou dois dias fazer tudo de novo, como um jogo de gato e rato.

É a lei de talião multiplicada por 100. Chega um momento em que o detetive se transforma exatamente naquilo que ele está caçando: um monstro. Aí que está a beleza do filme. O herói da história está longe de ser um homem bom procurando justiça. O que ele quer é causar o maior sofrimento possível no cara que destruiu a sua vida.

I Saw the Devil é repleto de ótimas cenas de ação e violência, sempre com uma boa fotografia e uma direção bem dinâmica. Ele também se destaca nos momentos intimistas, como o desespero do pai da garota quando eles estão procurando o corpo ou a tristeza de Kim Soo-hyeon no funeral dela. A intensidade dessas cenas aumenta ainda mais com as ótimas escolhas de trilha sonora. Ao longo do filme acabamos sentindo falta desse lado mais humano, o que deixaria o resultado final ainda melhor, sorte que a última cena é bem eficaz nesse sentido. Estou tentando pensar em algum desfecho mais cruel do que o que vemos aqui e nada me vem a cabeça. Se você se sentir preparado, vá em frente. Eis um grande exemplo do cada vez mais interessante cinema sul-coreano.

8/10

http://intratecal.wo...the-devil-2010/

Trailer

IMDb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

...valeu!

PS: Fiz algumas edições no post. Coloquei uma sinopse mais resumida e pus as críticas em SPOILER pra manter a surpresa de ver o filme pra quem não gosta de antecipações, blz?!

:meme_joinha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

...acabei de assistir.

1º PQP meu filho, tinha um filme mais sangrento não?!

:rugeblackface:

O resto vou por em SPOILER pra não atrapalhar quem vai ver ainda:

Eu curti a temática do filme, a história é bem envolvente, mas creio que pecou em diversos aspectos, principalmente na questão violência. O filme meio que se perdeu nesse viés, às vezes, mais parecia uma sequência de "Jogos Mortais".

Na minha opinião, exploraram pouco os aspectos psicológicos dos personagens. Tanto o serial killer, quanto o policial, quer dizer, principalmente o do policial que poderia enriquecer e muito a trama.

Também tiveram algumas distorções no que diz respeito a questão sexual do serial killer. O desejo dele pelas garotas, chegando ao ponto de querer estuprar sempre elas e fazer sexo com a mulher do amigo vai contra o que seria habitual na personalidade de psicopatas.

Normalmente esse desejo, este prazer, este gozo, estão ligados as torturas, aos rituais, as mortes, etc... é uma disfunção. Não vou dizer que é impossível que algum deles sinta desejo, mas dificilmente levaria isso a termos práticos no ato sexual. Serial algo muito mais imaginário e distorcido.

Também achei que houveram falhas de continuidade e lógica.

No quesito continuidade: no início o filme as coisas desenrolam-se muito rápido da "primeira" morte a perseguição; e na questão da lógica, posso destacar essa caça toda do policial e suas atitudes acontecendo sem que os demais colegas sequer pensem em também procurá-lo como criminoso, aliás, acho que em nenhum momento ele foi colocado desta forma. O pouco que disseram é que ele não poderia usar da mesma atitude do serial killer pra não deixar de ser ele mesmo.

Enfim, estes foram apenas alguns pontos que destaquei agora...

Vou esperar mais gente assistir e ver o que mais pode surgir pra debatermos.

No mais, gostei da ambientação, do clima... o filme consegue fazer você ficar tenso, embora alguns momentos seja meio óbvio. A atuação dos atores não é um primor de qualidade, mas não chega a comprometer. Só achei o personagem principal Chuck Norris demais em grande parte do filme! hehehehe

Como nota, daria um 6/10.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Não li o spoiler mas o JG já me desanimou, maldito :(

...deixe de frescura e veja o filme!! hehehehe A sua opinião pode ser totalmente diferente da minha, né?! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu assisti o filme ontem a tarde

Tomei um susto grande na primeira cena, pqp, uaheuaheuaehua. A perseguição do agente secreto eu achei sensacional, mas pecaram no fato de ele não ser condenado por nada e ter acessado a qualquer coisa, como no hospital no final, onde ele "rasgou" a boca do parente do psicopata.

A maldade do policial também foi sensacional, quebrando membro a membro do assassino, fazendo ele sofrer bastante, me dava vontade de assistir só pra ver qual seria o próximo "castigo". O final também foi legal, mostrou que ninguém saiu ganhando, gostei.

Bom filme, dá pra dar boas risadas.

Nota

7\10 :notbad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não tinha visto o filme, só fui ver domingo mesmo. Vou falar aqui sobre o filme sem spoilers. Essa era a regra antigamente, né ? Não precisava de spoilers. Quem quisesse debater vê o filme!

Gostei demais. É muito interessante ver o personagem principal se transformando no que ele está caçando. Realmente o filme é bem violento, bem cru, bem real. Não me incomodei muito, até gostei. Muito bom ver o Oh Dae Su novamente, acho ele foda. O "mocinho" também é muito bom, fez o Bittersweet life, outro filme coreano bem legal.

Eu tava gostando bastante do filme até o final.

A cena onde o vilão vai se entregar e do nada chega o Chuck Norris, quebra a porta do carro, dá um need for speed do caralho e captura o vilão.. NOSSA! Vergonha alheia total. Essa foi a única cena do filme que me incomodou de verdade, que eu achei ele foderosão demais e ficou exagerado. Achei muito desnecessária até perdeu um pouco do brilho do filme pra mim. A cena final, eu até gostei, a situação que ele cria achei criativa e tal.. Mas..

Não achei tão inverossímil assim o comportamento do vilão. Não me incomodou.. Outra coisa que me incomodou foi não falarem da cunhada dele. Ficou claro que ele matou ela, mas parece que no final do filme apressaram tudo pra acabar e esqueceram de alguns detalhes. Arrastaram o filme por duas horas e vinte, no final teve que apressar algumas coisas pra terminar logo.

O balanço pra mim é positivo. Não esperava um filme tão violento e tão real. O filme convence demais e me agradou muito. Não senti o tempo passar e me entreteu bastante.

Nota: 7.94/10

Pedro, a edição do filme é a Theatrical, a original ou a International?

Cara, sei lá. Tem alguma diferença ? Todos links que eu vi pareciam iguais. Baixei em 1080p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Eu ainda não tinha visto o filme, só fui ver domingo mesmo. Vou falar aqui sobre o filme sem spoilers. Essa era a regra antigamente, né ? Não precisava de spoilers. Quem quisesse debater vê o filme!

Não chegamos a debater esta regra, mas é melhor por em SPOILER justamente pra não desestimular quem ainda não viu e pode criar algum tipo de resistência ou pré-conceito em relação ao filme, blz?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem o meu tipo, sou apaixonado pelo tema principal mas não gosto quando o filme acaba exagerando nas cenas de ação e sangue quando podia ter explorando muito mais o lado psicológico. Não consegui ficar preso a história, todo o enredo já ficou exposto no começo e o resto foi só violência, como eu não sou muito chegado acaba ficando massante 2 horas e meia da mesma coisa. Como vocês já citaram o lado Jaspion do personagem principal também é um pouco irritante hahaha

De qualquer forma a maioria das atuações e a filmagem foram um ponto forte, não esperava uma fotografia tão boa.

Ah, uma cena que eu achei bisonha foi aquela quando acham a cabeça. Geral sai correndo pra ver a cabeça da mulher, o cara joga dentro de uma caixa e depois derruba no chão, tosqueira demais HAHAHA

6/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sei lá. Tem alguma diferença ? Todos links que eu vi pareciam iguais. Baixei em 1080p.

Deve ter né. Provavelmente elas deve ter alguma minutagem diferente, alguma cena numa não tem na outra, e aí vai.

Vou ver a Theatrical, no final das contas não deve dar TANTA diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Sim, uma coisa que esqueci de falar:

Nunca vi tanta gente tomar paulada na cabeça e ficar viva como nesse filme! PQP!!! hehehehehe

:yao:

Sobre o comentário do Pedrods:

Juro que acabei esquecendo desse detalhe da cunhada dele! Entra como mais uma falha de continuidade que comentei no início do filme. Aceleram demais em aluns momentos que poderiam ser mais explorados ou estendem demasiadamente outros que sequer deveriam existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, houve um imprevisto e tive que formatar o pc, e ainda não pude "comprar" o filme, porque to baixando algumas coisas essenciais primeiro.

Não tem problema atrasar de vez em quando, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Pessoal, houve um imprevisto e tive que formatar o pc, e ainda não pude "comprar" o filme, porque to baixando algumas coisas essenciais primeiro.

Não tem problema atrasar de vez em quando, né?

...tu ainda tem 1 semana pra assistir e postar algo se quiser. Mas ninguém é obrigado a assistir nada... só seria interessante uma participação de pelo menos 60, 70% dos participantes em cada filme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...tu ainda tem 1 semana pra assistir e postar algo se quiser. Mas ninguém é obrigado a assistir nada... só seria interessante uma participação de pelo menos 60, 70% dos participantes em cada filme.

Dei uma olhada nas datas no outro tópico. Achei que fosse apenas até o dia 19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca eu vi esse filme meses atras na HBO, e fiquei impressionado com a qualidade do cinema coreano para filmes deste genero, o filme é brilhante e o final é tenso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao JG e ao Jaum:

Caralho, havia me esquecido dessa cena do começo do filme! AHUAHUHAUHAUA Bisonha demais!!!!!!!!! Sorte que eu consegui esquecer ela rápida. O que eram aqueles repórteres, muita gente e SUDDENLY CABEÇA ROLANDO AHUAHUHAUHUAHHA Escrotíssimo!!!

Uma dúvida: O velho, pai da menina, morreu ou não ? Ele ficou naquela de que ia morrer de que não ia morrer.. Conseguiu segurar a mão do Chuck Norris, dar aquela olhada.. Acho que morreu, mas não ficou claro. Ele parecia estar em um estado "recuperável".

Mas acho que o maior erro do filme é esse mesmo. Ele foca em umas coisas sem necessidade, explica certas coisas descartáveis e deixa de lado outras importantes. Essa parte da cunhada vacilaram demais.

As cenas de violência ou você gosta ou não gosta (dããã). Não da pra dizer que é um erro ou falha. É o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foi o filme mais sádico que já vi na vida. Nego que fala que quem gosta de Jogos Mortais é doente iria processar quem fez esse filme. Me senti mal por não ter conseguido abandonar o filme (ao mesmo tempo que queria parar de ver, queria saber o fim hahaha)

Não que o filme seja absurdo, mas é muito exagerado. Tem vários filmes desse estilo, com essa mensagem, mas que não precisaram usar esse sangue todo pra aparecer.

Se não fosse do Clube, teria largado na primeira cena já. A cena do cara derrubando a cabeça me deu mais vontade ainda de largar ahhahahahaha

Mas, depois o filme melhora e você quer saber qual a tortura. A cena dele rasgando o pé do cara é a mais forte disparado. Tive que apertar o olho e ranger os dentes pra conseguir ver (ao menos na versão sem cortes que eu baixei).

A cena do Chuck Norris é foda mesmo. Até agora não entendi a polícia esperando ele acelerar pra poder prender o cara

No mais, esse filme só firmou minha visão que os japas são doentes e sádicos, mas também tem ótimos atores e capricham muito na fotografia.

Daria uns 6 também. Não é ruim, só é exagerado e apelativo hahhahaha

Pedro, acho que ele não morreu não. Só a cunhada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...