Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM'12] O Feiticeiro Húngaro


Visitante Bruno Trink

Posts Recomendados

Confesso que nunca tinha visto uma sequencia desta, 3 jogos em 3 dias seguidos. hahaha

Foi muito bem nos jogos pela liga, uma bela sequencia de vitórias e a liderança, mas ao que tudo indica os 2 jogos em Manchester serão fundamentais para a caminha rumo ao título.

Eu já vi de tudo nesse FM, até dois jogos no mesmo dia. Nesse caso, nem foi um lance isolado, foram três rodadas cheias em três dia seguidos. Brabo!

Sem dúvida, esses dois jogos em Manchester serão cruciais, mas ainda podemos "tropeçar" antes, como foi esse jogo com o Stoke. Mas esse é o tipo de liga em que todos "tropeçam".

Lukaku, Marcelo, Sizov e Di Milato vem sendo muito importantes para o time com bastantes gols e assistências, a defesa do time também é muito forte, prova disso é o fato do time ter a melhor defesa e o melhor ataque da competição.

Também nunca vi isso de 3 jogos em 3 dias seguidos, que bizarro.

Esse quarteto é fundamental, estão definindo todos os jogos. Quando um não vai tão bem, o outro compensa e assim vai. A defesa é forte sim, a última linha e mais o goleiro são de excelente nível.

Já assumiste a liderança, que era o mais importante, apesar de isso te ter custado as eliminações nas taças. Acredito que agora não largas mais o 1º posto.

Não apostaria nisso. Chegamos na liderança mas ainda tem muito campeonato pela frente. Mas concordo que ficamos bem mais perto do título.

Calendário deu uma apertada que prejudicou demais o time, mas pelo menos assumiu a ponta da Premier com uma boa vitória sobre o Man Utd.

Essa maratona me fez priorizar a liga e meio que desprezar as copas. Como o time reserva ainda está um pouco abaixo do titular, acabamos saindo. Principalmente com o árbitro ajudando o United. Até no jogo!!! :)

3 jogos em 3 dias seguidos? FM fazendo o bizarro acontecer. :laugh:

Finalmente líder, ainda por ter passado esse calendário mais puxado agora, dá pra ficar mais confiante.

Problema vai ser enfrentar os times de Manchester agora, fora de casa, pela Premier League.

Apesar de ter perdido em outras competições, acho que agiu correto em dar maior prioridade na liga mesmo.

Boa sorte pro final da temporada.

Fora das copas, teremos mais folga no calendário. A prioridade agora é a Premier League, mesmo que tenha que deixar a UEL de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 841
  • Criado
  • Última resposta

Impressão minha ou você meio que largou as copas de lado pra se dedicar a Premier?

Gostei da contratação do cara que era do Newcastle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou você meio que largou as copas de lado pra se dedicar a Premier?

Gostei da contratação do cara que era do Newcastle.

Não é impressão sua não. Foram muitos jogos em sequência e eu tinha que escolher, não dava para colocar titulares em todas as partidas. Escolhi a Liga e deixei mesmo as copas de lado.

dalhouse parece ser um bom jogador

O Dalhouse parece bom mesmo mas, por enquanto, é reserva do Sizov. Vamos ver como ele se sai durante essa metade de temporada para decidir sobre sua contratação em definitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

titulo.jpg

banner_chelsea.png

Passada a absurda maratona de jogos que tivemos no último mês e meio, o ritmo voltou ao normal e temos conseguido dividir bem nossa atenção entre a Liga Inglesa e a Europa League. Avançamos bem na briga pelo título inglês, briga essa que parece agora polarizada apenas entre nós e o Manchester United, e conseguimos a classificação para as quartas de final da competição continental. Faltam nove rodadas na Premier League e, se tudo correr bem, mais cinco jogos pela Europa League, em pouco mais de um mês faltando para o fim da temporada e precisaremos de toda a disposição possível e foco total do elenco.

20220318_jogos.jpg

Blackburn Rovers | Newcastle United | Liverpool | Lokomotiv Moscow | Lokomotiv Moscow

Manchester City | Wolverhampton Wanderers | Sevilla F.C., S.A.D. | Arsenal | Sevilla F.C., S.A.D.

Vencemos o Lokomotiv no frio de Moscou com poucas dificuldades e, com a partida contra o Manchester City pela Premier League em seguida, achei que poderíamos tranquilamente poupar alguns titulares do confronto de volta. Ledo engano. Sofremos no primeiro tempo e viramos o intervalo com 2 a 0 contra, placar que nos desclassificava. Não preciso nem dizer como foi a conversa no vestiário. Surtiu efeito, o time reagiu em campo e conseguiu o empate nos minutos finais. Na fase seguinte, Sevilla, que vem fazendo uma campanha próxima do medíocre na liga espanhola. No Ramón Sánchez Pizjuán, as traves foram o grande destaque da partida. Por cinco vezes elas impediram o gol, que só foi sair no último minuto e foi andaluz. Já no jogo de volta, tudo parecia muito bem para nós. Fomos para o intervalo com 2 a 0, ainda fizemos o terceiro no início do segundo tempo mas o time se acomodou. Depois que Ramos diminuiu para 3 a 1, eu não me sentei mais de volta no banco de reservas, tentando acertar a marcação. Não adiantou. Numa jogada estranha de um escanteio, a defesa se enrolou e o Davies colocou para dentro do nosso próprio gol. Ainda tínhamos tempo para uma pressão e empurrei o time para o ataque. Aos 43, Lukaku fez um belo gol e nos colocou nas quartas de final. O sorteio foi hoje e enfrentaremos o Ajax. Se chegarmos à semifinal, posso enfrentar meu ex-time, o Schalke 04.

20220318_euro_diagrama.jpg

Definitivamente, ainda não compreendi bem a Premier League. Tudo levava a crer que decidiríamos o campeonato com os dois times de Manchester e ainda enfrentaríamos ambos fora de casa. Mas esse não é um campeonato em que podemos cravar os resultados. Perdemos para o City uma partida em que ficamos com um a menos quase o jogo todo por uma tolice do De Milato. Mas vencemos quatro, incluindo uma goleada histórica sobre o Newcastle e outras boas vitórias sobre Liverpool e Arsenal. O United perdeu duas, o City despencou. Hoje eu diria que o título está entre nós e os Red Devils mas estou aprendendo a não tentar adivinhar mais nada. Meu trabalho aqui é preparar o time para ganhar os jogos e duas vitórias nas próximas rodadas, contra adversários teoricamente mais fracos, seriam essenciais.

20220318_classif.jpg

cantinho_black_chelsea.png

Sei que estamos em plena reta final de temporada, mas, como sempre, nós da comissão técnica já estamos de olho na próxima. Talvez esse seja o maior motivo da rápida ascensão do professor Guttmann no mundo do futebol. Ele trabalha no presente mas já com um olho no futuro. E ele me autorizou a dizer que a torcida pode esperar uma reformulação interessante no clube, não só no elenco como também no staff. Ainda não posso dizer exatamente que mudança será essa, apenas que alguns membros da comissão cujo contrato se encerra agora em junho não continuarão. Já foram inclusive avisados disso. Além disso, poucos jogadores do elenco tem vaga assegurada para a próxima temporada, mesmo que sejamos campeões das duas competições que ainda disputamos. Carroll e Ramires não devem ter seus contratos renovados e capitaneam a barca com o mexicano Arriaga, que reclamou por titularidade e já foi negociado com o futebol francês. Nem mesmo o Marcelo, com seus 30 gols em 29 jogos, tem garantia de que fica. André Villas-Boas já demonstrou interesse nele e no Sizov e, se surgirem boas propostas, eles podem parar no Old Trafford.

20220318_elenco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cantinho passará a ser de outro? :laugh:

Não, não... Black é hoje homem de confiança e continua. A mudança será outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A recta final vai ser ao sprint. Tens vantagem ainda, mas os pontos não são assim muitos e tens de manter a equipa concentrada no campeonato. Na Liga Europa, acho que o enquadramento geral te permite a vitória.. vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho e espero que continue na liderança da Premier League. E que consiga reformular bem o time, e claro, que o Marcelo fique. :laugh:

Na Europa League também dá pra tentar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A recta final vai ser ao sprint. Tens vantagem ainda, mas os pontos não são assim muitos e tens de manter a equipa concentrada no campeonato. Na Liga Europa, acho que o enquadramento geral te permite a vitória.. vamos ver.

São nove jogos ainda, muita coisa pode acontecer na Liga. Já na Europa League, teoricamente passamos pelo Ajax, mas o Schalke pode ser um adversário duríssimo na semifinal.

Acho e espero que continue na liderança da Premier League. E que consiga reformular bem o time, e claro, que o Marcelo fique. :laugh:

Na Europa League também dá pra tentar o título.

Poucos são inegociáveis nesse elenco. O Marcelo é um deles, chegou há pouco tempo e já é favorito da torcida. Só sai com um caminhão de dinheiro.

tá bem mais tem que evitar um pouco as derrotas.

Difícil, né? Não dá pra passar uma Premier League sem perder. E foram poucas, somos o time que menos perdeu até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

titulo.jpg

banner_chelsea.png

Não tenho nem o que dizer, os resultados mostram tudo. Emendamos uma sequência de dez vitórias, conquistamos a Premier League com três rodadas de antecedência e chegamos na final da Europa League. O planejamento para essa temporada foi praticamente perfeito, chegamos ao auge físico, tático e técnico no momento certo e, com exceção da eliminação precoce nas copas, os objetivos estão sendo alcançados. Falta apenas fechar com o título europeu e começar a preparar o grupo para o bicampeonato inglês e para a Champions League.

20220428_jogos.jpg

Middlesbrough | Peterborough United | AFC Ajax | Sunderland | AFC Ajax

Swansea City | Burnley | 1.FC Köln | Everton | 1.FC Köln

Apesar da Liga ser minha prioridade, chegamos nas quartas de final da Europa League e eu resolvi dar mais atenção a essa competição. Dominamos o Ajax em Stamford Bridge mas os dois gols que sofremos nos deram uma vantagem discutível. Ao mesmo tempo, nos fizeram jogar mais sério em Amsterdam. Saímos atrás, mas o time, em nenhum momento, perdeu a cabeça e o empate nos acréscimos do primeiro tempo foi fundamental. Seguramos o ímpeto dos holandeses e ainda conseguimos a virada com o De Milato, que matou o Ajax. Todos esperavam um confronto com o Schalke nas semifinais, mas o Köln acabou vencendo o clássico alemão nos pênaltis, depois de dois 0 a 0. Nem por isso tivemos mais facilidade. O time do bode Hennes armou a mesma retranca contra nós em Londres e não conseguíamos chegar perto da área para finalizar. Fizemos um gol na persistência do Marcelo e deixamos o confronto aberto para a partida de volta. No RheinEnergieStadion, sofremos um gol logo no início mas tivemos a frieza para empatar logo depois. Com esse nosso gol, os alemães precisariam fazer 3 a 1, placar que acabou sendo a nosso favor quando aproveitamos o desespero deles no final. A decisão será contra o Torino do artilheiro Patrizio Verga, na VELTINS-Arena, um palco muito conhecido meu.

20220428_euro_diagrama.jpg

Com quatro pontos de vantagem sobre o Manchester United, precisaríamos vencer as oito outras partidas para não depender de uma vitória sobre eles e nem de mais nenhum outro resultado. Só que, enquanto nós fazíamos nossa parte, eles tropeçavam. Chegamos na rodada do último fim de semana com possibilidades de já garantir o título e, quando soube que o City venceu o derby de Manchester no sábado, entramos com ainda mais disposição no domingo para vencer o Everton. Tanta que mesmo com o Stephenson expulso num lance de pura afobação que acarretou num pênalti e no empate, conseguimos nos superar e, mesmo com um jogador a menos, fazer o segundo gol e definir logo a guerra. Temos agora mais três partidas em que eu aproveitarei para dar chances e testar alguns reservas, verificar quem fica na próxima temporada e quem será negociado.

20220428_classif.jpg

cantinho_black_chelsea.png

Nada como um período com o departamento médico mais tranquilo. O entrosamento, a possibilidade de escalar sempre o mesmo time, tudo isso levou o time a essa sequência fantástica de vitórias. Ficamos apenas com as contusões mais longas do van Loon e do Mathebula e, assim, conseguimos mostrar nosso melhor futebol nessas últimas semanas. Temos uma defesa forte mas, sem dúvida nenhuma, o quarteto ofensivo foi fundamental para a conquista da Premier League. Ainda temos a última decisão, na Europa League, mas é certo que podemos destacar Sizov e De Milato nas assistências e Marcelo e Lukaku com os gols. Inclusive, hoje, os dois estão empatados na artilharia da equipe e terão apenas a final da UEL para, quem sabe, definir o maior goleador da temporada.

20220428_elenco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da PL logo na primeira temporada, aproveitou que o United e City tropeçaram muito.

Agora acho que o título da Europa League tem tudo pra ser mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A eliminação nas copas foram ruins na hora, mas parecem que deram um alivio pro time chegar forte na Premier e na EL nessa reta final.

E será que o Torino vai dar sufoco pro Chelsea? Acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da PL logo na primeira temporada, aproveitou que o United e City tropeçaram muito.

Agora acho que o título da Europa League tem tudo pra ser mais fácil.

Pois é, na Premier League não pode dar o mole que os times de Manchester deram. Aproveitamos, vencemos nossas partidas e conquistamos o título com antedência. Isso vai dar um descanso pros titulares chegarem bem na decisão da Europa League.

A eliminação nas copas foram ruins na hora, mas parecem que deram um alivio pro time chegar forte na Premier e na EL nessa reta final.

E será que o Torino vai dar sufoco pro Chelsea? Acho que não.

Não queria sair tão cedo das copas, mas aquela maratona em janeiro me fez deixá-las de lado. Funcionou porque o time ficou com mais folga para disputar as competições mais importantes. Chegamos como favoritos na Europa League, mas é o que eu sempre digo, é um jogo só, tudo pode acontecer. Mas somos favoritos sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Seria épico ver o Torino ganhar, mas sabemos que seria impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria épico ver o Torino ganhar, mas sabemos que seria impossível.

Nada é impossível. O Chelsea é mais time, mas tudo pode acontecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

titulo.jpg

banner_chelsea.png

Não esperava nada muito diferente nessa reta final de temporada. Depois do título assegurado e com os reservas, o ritmo na Premier League caiu e não conseguimos vencer nenhuma das três partidas que faltavam. O foco era todo na decisão da Europa League, onde mostramos ser um time que acha que ganha quando quer. Funcionou agora mas é uma postura bastante perigosa que eu quero combater já que, no próximo ano, o clube voltará a disputar uma Champions League. Os adversários são muito mais fortes que Sevilla, Colonia, Torino e precisaremos de mais do que essa confiança suprema para conquistar o torneio mais importante da Europa.

20220515_jogos.jpg

Manchester United | Fulham | Torino | Tottenham Hotspur

Usei as duas últimas partidas para poupar os titulares e testar os reservas. Serviu para pouco, apenas para comprovar que alguns jogadores ainda não estão prontos para jogar no Chelsea e para definir que tentaremos a contratação do Dalhouse em definitivo ao fim do empréstimo. Não é um fora de série, mas é um jogador interessante para compor elenco e já conhece o clube. Sobre o campeonato em si, a surpresa ficou com a formação do G-4. Arsenal e Aston Villa caíram demais, principalmente os gunners, City e Sunderland entraram no grupo e se classificaram para a Champions League. O Arsenal conseguiu, inclusive, a proeza de ficar fora até da próxima Europa League. Lá embaixo não houve mudanças e descem para a Championship, Middlesbrough, Millwall e Swansea.

20220515_classif.jpg

A decisão da Europa League foi num palco que eu conhecia muito bem. Muitos já estavam aguardando pelo confronto entre Chelsea e Schalke 04 na VELTINS-Arena mas meus ex-comandados ficaram pelo caminho. Para enfrentar o Torino, tínhamos o time praticamente completo, com o desfalque apenas do van Loon que está na fase final de recuperação da sua lesão. Passei o primeiro tempo inteiro gritando com o time que mostrava aquela atitude de quem pode resolver a qualquer momento. Controlava a partida, tocava a bola e não dava oportunidades ao adversário. Parecia que íamos para o intervalo com aquele 0 a 0 incômodo mas, finalmente, Marcelo e De Milato, em dois minutos, comprovaram essa superioridade com dois gols. Meu papel no vestiário foi apenas de não deixar isso virar empáfia. Precisávamos nos manter concentrados e, se possível, ampliar a vantagem. Não deu, mas não precisou. Conquistamos o título que todos esperavam.

http://www.youtube.com/watch?v=OMgHJTmIQXo?hd=1

cantinho_black_chelsea.png

A temporada chega ao fim e mostra que fizemos a escolha correta ao deixar a Carling Cup e a FA Cup de lado no começo do ano. Com espaço entre as partidas, as lesões diminuíram a quase zero e conseguimos conquistar os outros dois títulos, os mais importantes. Acabo ficando repetitivo ao dizer que o quarteto ofensivo é o destaque do time. Fato é que os times do professor Guttmann tem marcado justamente por essa característica de se apoiar sempre num ataque forte. Diferente de outras, no entanto, Marcelo e Lukaku formaram uma dupla que pouco "se falava". Os dois marcaram praticamente dois terços dos gols da equipe no ano mas foram responsáveis por apenas vinte assistências. Não era uma rivalidade destrutiva mas ambos tem muito forte essa vontade de fazer gol tão importante em um atacante. Os garçons acabaram sendo Sizov e De Milato, com ótimo auxílio também do Felipe Gutiérrez. Para a próxima temporada, entretanto, as chances desse quarteto se desfazer são muito grandes. Não posso dizer muito, mas um dos quatro já tem, inclusive, um substituto contratado.

20220515_elenco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

titulo.jpg

banner_chelsea.png

Em teoria, não havia muito a se fazer com esse elenco do Chelsea. Conseguimos montar um time seguro na defesa e quase sempre letal no ataque. Durante a temporada, apenas procurei deixar acertadas algumas negociações específicas, como um substituto para o Carroll e opções para os dois jogadores do meio, Fellaini e Gutiérrez, que, com mais de 30 anos, mostraram durante o ano que podem começar a sentir a parte física. Esses três reforços são o atacante da seleção mexicana Éder Jair Partida, o volante francês Lionel Michot e o meia liberiano Adam Weeks, todos com plenas condições até de serem titulares, se precisarmos.

Só que nesse meu primeiro ano na Inglaterra eu senti falta de mais identidade com o país. Durante minha carreira, na Hungria e na Ucrânia principalmente, mas também na Alemanha, eu baseei meus times em estrangeiros, até pela falta de matéria prima nacional. Resolvi reformar um pouco o grupo do Chelsea, trazendo alguns jogadores britânicos. Não é uma reformulação completa, continuaremos contando com os estrangeiros, não dá pra abrir mão de um Marcelo ou um De Milato, mas eu tinha como dispensar a qualidade do Sizov, por exemplo, que nos foi muito útil, para tirar o Duncliffe do Stoke City. Nessa linha, trouxe um total de seis jogadores britânicos (sete, se contarmos com o Dalhouse que voltou em definitivo) que vem para o lugar de alguns estrangeiros que foram negociados. É um processo brando, já que o Sizov é o único que efetivamente era titular, mas senti uma necessidade de dar mais "alma" a esse grupo.

20220717_transf.jpg

Archie McCann | Adrian Duncliffe | Éder Jair Partida | Adam Weeks

Lionel Michot | Michael Okoye | Shane Sherwood | Kevin Brennan | Lee Wilkinson

Esse ano planejei toda a pré-temporada junto com a comissão técnica e deixei a primeira parte, a preparação física, toda a cargo do Black e dos demais membros do staff e fui para o Catar assistir alguns jogos do English Team na Copa do Mundo.. Confio plenamente na minha comissão técnica mas a verdade é que estou começando a me desgastar com a diretoria. Passei metade da temporada pedindo ao presidente um estádio maior e mais moderno, seja ampliando Stamford Bridge, seja construindo um novo. Mostrei que tivemos casa cheia em todos os jogos em que fomos mandantes e Roman assinalou com uma expansão de três mil e poucos lugares. Sobre um novo estádio, disse que não via benefícios financeiros. Além disso, nosso centro de treinamento já está bastante defasado, mas diz ele que falta dinheiro para reformá-lo. Ao mesmo tempo, ele me ofereceu uma extensão do meu contrato que eu prontamente recusei.

Enquanto estava no Catar, tive conversas informais com alguns dirigentes, mas nada de concreto. Deixei claro a todos que pretendia cumprir esse ano que ainda tenho com o Chelsea e depois poderia iniciar qualquer tipo de negociação. Voltei para Londres no final da Copa, vencida por Portugal, para as últimas definições táticas antes dos amistosos de pré-época e, antes da viagem para Edinburgh, onde enfrentaremos o Hibernian, recebi duas propostas.

20220717_propostas.jpg

cantinho_black_chelsea.png

Temos agora um elenco mais britânico e mais coeso. Ainda não o experimentamos, mas cada posição tem dois jogadores em plenas condições de brigar por vaga no time titular. O plano nesse primeiro momento é não mudar muito no onze principal, que deve ter apenas a entrada do Duncliffe no lugar do Sizov. Entretanto, eu vejo o Michot e o Weeks prontíssimos para "roubar" as vagas do Fellaini e do Gutiérrez. Marcelo e De Milato tem tudo para que continuem sendo os destaques do elenco, sem esquecer o Lukaku, vice-artilheiro do time na temporada passada.

20220717_elenco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da Europa League.

Montou um bom elenco e ainda conseguiu nacionalizar mais a equipe. Gostei do Duncliffe e do Partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela dobradinha da temporada passada. Nesta nova época, um plantel mais britânico e com grande qualidade. Espero uma boa participação na Champions. Força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Boa proposta, de tentar dar uma identidade, mas o Chelsea é notadamente uma equipe cheia de estrangerios, então seria estranho uma nacionalização completa. E sobre as seleções, vai pegar o English Team?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é sempre bom uma equipe com nacionalizada

parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montou um bom elenco, só senti falta da SS do Jordan Dallhouse.

Não coloquei a SS do Dalhouse porque ele já estava no clube, mas tá aí:

%7Boption%7Dhttp://i280.photobucket.com/albums/kk161/brunotrink/guttmann/2122/jogadores/jordan_dalhause.jpg

Parabéns pelo título da Europa League.

Montou um bom elenco e ainda conseguiu nacionalizar mais a equipe. Gostei do Duncliffe e do Partida.

Escolheu bem! :)

O Duncliffe deve ser o único a começar como titular e o Partida só fica fora pela história e pela última temporada brilhante do Lukaku. Mas tem tudo pra ganhar a posição.

Parabéns pela dobradinha da temporada passada. Nesta nova época, um plantel mais britânico e com grande qualidade. Espero uma boa participação na Champions. Força!

Também espero. Temos um dos times mais fortes da Europa e podemos sim ser campeões.

Boa proposta, de tentar dar uma identidade, mas o Chelsea é notadamente uma equipe cheia de estrangerios, então seria estranho uma nacionalização completa. E sobre as seleções, vai pegar o English Team?

Por isso que não é uma nacionalização total. Temos estrangeiros muito bons que não podíamos dispensar e os britânicos que chegaram são mais para compor elenco.

Sobre as propostas, ainda não decidi. Acho que não pego o English Team não, não adicionaria em nada à carreira do Guttmann. Já a seleção mexicana pode abrir portas para um clube da América Latina.

é sempre bom uma equipe com nacionalizada

parabéns

Eu gosto, sempre fui fã de saves de equipes nacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...