Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Paulistão 2026 terá clássicos na primeira fase e adota modelo Champions League; veja duelos

Torneio tem 11 datas definidas, com oito rodadas na primeira fase e mata-mata em jogo único

Por João Pedro Brandão e José Edgar de Matos — São Paulo
11/11/2025 22h24

Em adaptação ao novo calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que reduziu os estaduais para 2026, o Paulistão manteve os clássicos estaduais para a próxima edição e adotou um modelo de disputa semelhante ao da Champions League.

Em evento realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, nesta terça-feira, a entidade sorteou os confrontos da primeira fase e anunciou que adotará a tecnologia do impedimento semiautomático a partir das quartas de final. 

A competição de 2026, a princípio, terá 11 datas. Os times se enfrentarão dentro do próprio pote e terão mais cinco rodadas contra os adversários dos outros potes, totalizando oito jogos na primeira fase. A entidade, contudo, buscará uma nova data para realizar a decisão em duas partidas.

– Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, com 11 datas. Vamos, sim, com diálogo, com presença na CBF, tentar conseguir a segunda final, que é muito importante para o campeonato, para patrocinadores, vamos trabalhar. O que decidimos hoje é o que podemos executar – afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.

– É um consenso de todos os clubes e da federação, pois 12 datas valoriza a competição – acrescentou o dirigente.

O pote A, formado por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, enfrenta dois times do B (São Bernardo, Novorizontino, Bragantino e Mirassol), dois times do C (Guarani, Ponte Preta, Velo Clube e Portuguesa), uma equipe do D, que é formado pelas duas equipes do acesso (Primavera e Capivariano) e as duas piores campanhas do ano passado que ficaram na primeira divisão (Noroeste e Botafogo-SP).

As oito melhores equipes avançam para o mata-mata, que terá as eliminatórias em jogos únicos. Os dois piores caem para a Série A-2.

Há a possibilidade, porém, de a decisão ser disputada em dois jogos, abrindo uma 12ª data para o estadual. Tudo vai depender, por exemplo, de uma eventual classificação de um time paulista para a fase preliminar da Conmebol Libertadores ou de negociação com a CBF.

– Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, utilizando 11 datas. Mas vamos, sim, com diálogo e presença na CBF tentar conseguir a segunda final. É muito importante para o campeonato, patrocinadores e detentores. Vamos trabalhar, o que decidimos hoje é algo que podemos executar – disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Veja os adversários de cada time na primeira fase do Paulistão:

• Santos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste
  • Palmeiras: Santos, São Paulo, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP
  • São Paulo: Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera
  • Corinthians: Santos, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, São Bernardo, Velo Clube, Ponte Preta e Capivariano
  • Bragantino: Santos, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, São Bernardo, Velo Clube, Noroeste e Botafogo-SP
  • Novorizontino: Santos, Palmeiras, Bragantino, Mirassol, São Bernardo, Guarani, Botafogo-SP e Primavera
  • Mirassol: Palmeiras, São Paulo, Bragantino, Novorizontino, São Bernardo, Portuguesa, Primavera e Capivariano
  • São Bernardo: Bragantino, Novorizontino, Mirassol, São Paulo, Corinthians, Ponte Preta, Noroeste e Capivariano
  • Velo Clube: Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, Santos, Corinthians, Bragantino, Noroeste e Botafogo-SP
  • Guarani: Velo Clube, Portuguesa, Ponte Preta, Santos, Palmeiras, Novorizontino, Botafogo-SP e Primavera
  • Portuguesa: Velo Clube, Guarani, Ponte Preta, Palmeiras, São Paulo, Mirassol, Primavera e Capivariano
  • Ponte Preta: Velo Clube, Guarani, Portuguesa, São Paulo, Corinthians, São Bernardo, Capivariano e Noroeste
  • Noroeste: Botafogo-SP, Primavera, Capivariano, Santos, Bragantino, São Bernardo, Velo Clube e Ponte Preta
  • Botafogo-SP: Noroeste, Primavera, Capivariano, Palmeiras, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube e Guarani
  • Primavera: Noroeste, Botafogo-SP, Capivariano, São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani e Portuguesa
  • Capivariano: Noroeste, Botafogo-SP, Primavera, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa e Ponte Preta

Ainda não há uma definição da ordem dos confrontos. A Federação Paulista de Futebol ainda definirá a tabela da Série A-1 do Paulistão.

FONTE: https://ge.globo.com/google/amp/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2025/11/11/paulistao-tera-classicos-na-primeira-fase-e-adota-modelo-champions-league-veja-confrontos.ghtml

___

Sinceramente, gostei demais! Muito melhor e mais justo do que o formato dos últimos anos quando acontecia algumas aberrações como um clube com 22 pontos ficar fora do mata mata enquanto outro com 15 passar 🤷🏽‍♂️

Se não me engano ainda teve um ano que um time brigava pra se classificar na última rodada, mas ao mesmo tempo a pontuação tava beirando os times que estavam sendo rebaixados 😳

Esse formato, pra mim, fez a Champions ficar muito mais interessante. Vamos ver como funciona na prática aqui no Paulistão. Por enquanto a final ainda está em partida única, mas quase 99% de certeza que vão conseguir entrar em acordo com a CBF pra ter um jogo a mais na final.

Em um momento que os estaduais estão perdendo espaço e força, sinto que pode ser um ponto de virada do Paulistão. Não no sentido dos times darem mais importância ou não, pq os clubes aqui levam o Paulistão a sério sim, mas pro próprio público dar mais atenção, mesmo com menos jogos, afinal, nem sempre ter muita quantidade significa mais qualidade né?

Só vamos ver como o público irá lidar com a situação de ser disputado paralelamente ao Brasileirão, tendo que dividir as atenções. E isso serve para os grandes também: nesse formato, se começar mal, chance grande de não ficar entre os 8 primeiros aumenta se comparado a fase de grupos, ainda mais tendo que priorizar o Brasileirão desde o início.

Enfim, pra mim esse será o melhor sistema do Paulistão desde que foi implementado o sistema de grupos em 2014.

Postado

Ficou bem mais difícil para os 4 maiores. Não dou 3 anos pra um cair, basta vacilar um pouco. 

Postado

Me impressiona ter sido aprovado esses confrontos, parece até injusto com os 4 maiores, vamos ver quanto tempo vai durar.

Postado
8 horas atrás, Jonathan' disse:

Me impressiona ter sido aprovado esses confrontos, parece até injusto com os 4 maiores, vamos ver quanto tempo vai durar.

Paulista não costuma mudar com muita frequência né? Tá certo que se afetar mto os grandes eles vão dar um jeito…

Como eu disse na postagem, acho que esse modelo vai valorizar mais o campeonato em si, mesmo com a redução de datas. Os grandes não vão poder se dar ao luxo de largar mão do campeonato, pq a chance de não se classificar é até brigar pra não cair fica grande. Ao mesmo tempo, conciliar com o Brasileiro faz o desafio ser grande.

• Diretor Geral
Postado

Já tô prevendo o Trikas ficando de fora das fases finais... 🤡

Mas eu também gostei da mudança, vai valorizar as disputas e deixar o campeonato um pouco mais "justo", se é que dá pra se referir assim.

O único "porém" pra mim na verdade é que aqueles jogos onde os grandes poderiam se dar ao luxo de usar como "laboratório" - isso falando dentro do formato antigo -, meio que não vão existir mais, né? Porque todo jogo vai ter sua importância agora, e numa dessas eu tenho certeza de que o SPFC vai colocar seu time principal pra jogar à vera e já começar a estourar os caras em Janeiro. O fim dessa história todo mundo já conhece.

Postado
19 horas atrás, Leho. disse:

Já tô prevendo o Trikas ficando de fora das fases finais... 🤡

Mas eu também gostei da mudança, vai valorizar as disputas e deixar o campeonato um pouco mais "justo", se é que dá pra se referir assim.

O único "porém" pra mim na verdade é que aqueles jogos onde os grandes poderiam se dar ao luxo de usar como "laboratório" - isso falando dentro do formato antigo -, meio que não vão existir mais, né? Porque todo jogo vai ter sua importância agora, e numa dessas eu tenho certeza de que o SPFC vai colocar seu time principal pra jogar à vera e já começar a estourar os caras em Janeiro. O fim dessa história todo mundo já conhece.

Se não faz isso e começa a tomar sacolada a torcida é a primeira a quebrar tudo. Infelizmente na situação que estamos e na crise que estamos, não tem muito pra onde correr. Tem quase um time inteiro machucado, no ataque é o reserva do reserva que joga, na base quem não foi vendido, se machucou. Infelizmente se for fazer laboratório vai acabar brigando pra não cair.

Só lembrando que além dos três clássicos, o SP vai pegar Mirassol e São Bernardo que foram bem esse ano. Então como vc disse, se bobear, fica de fora mesmo.

• Diretor Geral
Postado
20 horas atrás, Neto Marques disse:

Se não faz isso e começa a tomar sacolada a torcida é a primeira a quebrar tudo. [...]

Mas então temos uma incoerência aqui (por parte da torcida que você cita). Se vai defender que se use os titulares desde JANEIRO, então que não se critique o excesso de lesões ao longo do ano, já que a exigência física para estes atletas tá cada vez pior em nosso calendário (pode mudar ano que vem, mas a tendência a priori é essa).

Adianta nada chorar que o DM tá sempre cheio mas ficar enchendo a porra do saco porque não tá escalando Lucas, Oscar e Calleri contra o Primavera em Janeiro.

Postado
10 horas atrás, Leho. disse:

Mas então temos uma incoerência aqui (por parte da torcida que você cita). Se vai defender que se use os titulares desde JANEIRO, então que não se critique o excesso de lesões ao longo do ano, já que a exigência física para estes atletas tá cada vez pior em nosso calendário (pode mudar ano que vem, mas a tendência a priori é essa).

Adianta nada chorar que o DM tá sempre cheio mas ficar enchendo a porra do saco porque não tá escalando Lucas, Oscar e Calleri contra o Primavera em Janeiro.

A questão infelizmente são resultados. Não adianta querer poupar (nem temos condições disso acho com tantos desfalques assim, mas enfim…) é só tomar sacolada. O erro está na falta de dinheiro, onde você tem lesões e não consegue reforçar o elenco pra substituir essas lesões.

Nós ficamos quase o ano inteiro sem Calleri, Lucas e Oscar, e não tinha dinheiro pra contratar e repor a altura esses desfalques. E ainda demos “azar” dos reservas imediatos também se machucarem.

Enfim, sei que temos que fazer controle de carga, rodar elenco e usar o estadual pra isso, mas com esse regulamento aí, se fizer isso tendo tantos desfalques assim, fica inviável pq vai acabar brigando pra não cair no estadual, ao mesmo tempo também sei que o brasileiro não pode ser deixado de lado, visto que vemos o sofrimento esse ano e se passar a poupar no brasileiro desde o início, aí que a vaca vai pro brejo. E sinceramente não vejo perspectiva de melhora pq o clube tá quebrado, vai reforçar o elenco como pra poder fazer esse rodízio aí? 

Isso aí ta igual dívida de cartão de crédito e cheque especial, tá virando bola de neve 😅 Se a gente acha que nunca dá pra piorar, estou com o sentimento de que dá sim, ah se dá… 😢

• Diretor Geral
Postado
9 horas atrás, Neto Marques disse:

A questão infelizmente são resultados. [...]

Na verdade a questão fundamental mesmo é a GESTÃO, porque se tivéssemos dirigentes profissionais e capacitados em todas as áreas da administração do clube eu tenho plena convicção de que conseguiríamos estruturar planejamentos de temporadas mt melhores, com a capacidade de conciliar mt mais eficazmente as demandas do time de futebol, sejam elas financeiras, físicas, técnicas ou de qualquer outra ordem.

E aí os resultados seriam (e são) "apenas" o reflexo dessa gestão. Se a gestão hoje é uma bosta, logo... (salvo raríssimas exceções, já que estamos falando de futebol).

Em uma gestão séria p. ex, o plantel seria mais equilibrado, os prazos seriam respeitados, a pré-temporada não seria sacrificada pra salvar o balanço financeiro, as negociações de atletas não seriam feitas pra "socorrer" o superávit artificial do final do ano e por aí vai. Num cenário como esse, eu acredito ser possível tratar o Estadual de forma secundária sem comprometer (tanto) os resultados, como você disse. Mas a gente sabe que o nosso cenário hoje é bem o oposto disso, então... pra responder o seu último parágrafo ali do post: sempre dá pra piorar. 😢🇾🇪

Postado

O formato é interessante mas extremamente injusto com os grandes e burro né?

como eles vão se enfrentar, a chance deles perderem pontos entre eles é gigante.
Logo é provável que um ou até mais de 1 não se classifique, você garante os clássicos na fase inicial mas possivelmente perde clássicos para a parte mais importante.

Não sei se é uma decisão puramente comercial ou se tbm tem algum fator de pressão, quando começar o brasileirão vamos cagar para o estadual e isso com certeza irrita a federação.

CBF tem que ser firme, em 3 anos anos ninguém vai pagar caro pelo estadual , e o estado de SP é quem vai mais perder pq o Paulista dá muito dinheiro ainda, enquanto os outros 26 não dão porra nenhuma.

Fora que tinham mtos times fortes no paulistão pq tinha jogadores de serie a e b que ficavam em clubes do interior até arrumar um time melhor no inicio do brasileirão em maio.

O planejamento dos clubes de A e B vai ter que ser diferente, pois já precisam dos jogadores em fevereiro.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...