Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

https://ge.globo.com/rj/futebol/noticia/2025/10/01/brasileirao-2026-sera-disputado-de-janeiro-a-dezembro-entenda-a-mudanca.ghtml

Não sei se vai ter tópico próprio. Alguém consegue ver algo de positivo nisso? Qual a chance dos clubes se unirem pra prevenir essa aberração? Ao invés de melhorar o calendário, a preparação, vão dar um jeito de colocar mais jogos pros clubes que não jogam copas continentais também sentirem o gostinho de elenco desgastado... ¬¬

Postado
1 minuto atrás, Douglas. disse:

https://ge.globo.com/rj/futebol/noticia/2025/10/01/brasileirao-2026-sera-disputado-de-janeiro-a-dezembro-entenda-a-mudanca.ghtml

Não sei se vai ter tópico próprio. Alguém consegue ver algo de positivo nisso? Qual a chance dos clubes se unirem pra prevenir essa aberração? Ao invés de melhorar o calendário, a preparação, vão dar um jeito de colocar mais jogos pros clubes que não jogam copas continentais também sentirem o gostinho de elenco desgastado... ¬¬

Cara, achei muito bizarro isso do Brasileirão começar em janeiro. Espero que seja apenas por causa da pausa obrigatória para a Copa do Mundo, o que faz com que o campeonato realmente seja nos demais meses.

Postado

Solução pro calendário: Esticar o Brasileirão. E só! 

Jênios!

Postado

Eu gostei. Ano que vem realmente será pesado por causa da parada de 1 mês pra Copa, mas acredito que eles devam terminar o Brasileirão em Novembro em 2027 e começar em Janeiro em 2028. A CBF prevê que o calendário dos clubes da série A seja reduzido em 15% com as mudanças, então só pode ser algo positivo.

Além disso, a ideia do Brasileirão não começar SÓ EM ABRIL me agrada bastante, o futebol brasileiro fica um saco tendo que assistir só estadual e fases iniciais da CdB/Liberta por 4 meses.

Reduziram as datas e o campeonato nacional começa no início da temporada como em qualquer lugar do mundo. Pra mim é um saldo ótimo.

Postado

Pessoal, já temos um heroi e ele se chama xaub.

brasileirão de janeiro a dezembro. Nem li o resto da matéria. 

Postado

Teve uma sessão de perguntas e falaram que são só 4 jogos do brasileirão nesse periodo de estadual e que as semanas com finais de estaduais serão preservadas (sem jogo do brasileirão)

Postado
1 hora atrás, Masca disse:

Solução pro calendário: Esticar o Brasileirão. E só! 

Jênios!

Reduziu por volta de 10% o numero de jogos dos times da A, isso da de 6 a 7 jogos, nao parece muito mas é como se fosse 1 mes livre

Postado

No tapetão, FC Cascavel pegou vaga na D.

Postado

Copa do Brasil

- Início em 18 de fevereiro e término em 6 de dezembro

- Aumento de 92 para 126 clubes, tornando a competição ainda mais democrática

- Entrada dos 20 clubes da Série A na 5ª Fase, oferecendo maior tempo de descanso e treino

- Redução de 1 a 3 datas especificamente para clubes da Série A

- Crescimento de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais

- Aumento de 122 para 155 partidas

- 5 fases antes das oitavas de final

- Final em jogo único e que encerrará o calendário nacional, com apelo esportivo, comercial e turístico

- Em 2027, serão 128 clubes participantes, com a entrada dos campeões de Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste

Critério de participação

Critério 1: 20 vagas para clubes classificados à Série A de 2026

Critério 2: 4 vagas para clubes campeões em 2025 de Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D

Critério 3: 102 vagas para clubes classificados nas competições estaduais de 2025, excluídos os anteriores, considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026

- Federação ranqueada como 1 e 2: 6 vagas

- Federação ranqueada como 3 e 5: 5 vagas

- Federação ranqueada como 6 e 14: 4 vagas

- Federação ranqueada como 15 e 27: 3 vagas

Formato de disputa de 2026

1ª Fase: 28 clubes menores ranqueados no Critério 3 - Partida única - 14 jogos

2ª Fase: Entrada de 74 clubes melhores ranqueados no Critério 3 - Jogos de ida e volta - 88 clubes e 44 jogos

3ª Fase: Entrada dos campeões de Copa do Nordeste, Copa Verde e das Séries C e D - Partida única - 48 clubes e 24 jogos

4ª Fase: 24 clubes classificados a partir dos duelos da 3ª fase - Partida única - 12 jogos

5ª Fase: Entrada dos 20 clubes da Série A – Jogos de ida e volta - 32 clubes e 32 jogos

Oitavas de Final: 16 clubes classificados a partir da 5ª fase - Jogos de ida e volta - 16 partidas

Quartas de Final: 8 clubes classificados a partir das oitavas de final - Jogos de ida e volta - 8 partidas

Semifinal: 4 clubes classificados a partir das quartas de final - Jogos de ida e volta - 4 partidas

Final: Decisão do título entre os finalistas em partida única

Copa do Brasil saltará de 92 para 126 clubes

Série A

- Início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro, com campeonato sendo jogado durante todo o ano

- Manutenção do formato atual em 2026

- Nova cultura será uma quebra de paradigma e possibilitará o aumento do recesso para jogadores, maior apelo comercial e melhoria do produto, além de um calendário mais equilibrado

Série A do Brasileirão será disputada ao longo de todo o ano de 2026Créditos: Lívia Villas Boas / CBF

Série B

- Início em 21 de março e término em 28 de novembro, estendendo a duração do campeonato e possibilitando o aumento do recesso para jogadores

- Manutenção do formato atual em 2026

- Competição começará duas semanas após o término dos estaduais

Série B do Campeonato Brasileiro começará após o fim dos Campeonatos EstaduaisCréditos: Staff Images / CBF

Série C

- Início em 5 de abril e término em 25 de outubro

- Campeão garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil

- 20 Clubes participantes, com a manutenção do formato atual

- Descenso de 2 clubes para a Série D de 2027

Mudanças em 2027

- 24 clubes participantes, com a manutenção do formato atual

- Descenso de 2 clubes para a Série D de 2028

Mudanças em 2028

- 28 clubes participantes

- Novo formato com 2 grupos e 14 clubes em cada, com jogos de ida e volta

- Descenso de 6 clubes para a Série D de 2029

Campeão da Série C do Brasileirão garante vaga na 3ª fase da Copa do BrasilCréditos: Leo Piva / CBF

Série D

- Início em 5 de abril e término em 13 de setembro

- Aumento de 64 para 96 clubes, assegurando maior inclusão nacional

- 6 clubes vão garantir acesso à Série C

- Manutenção da proporção de vagas de acesso

- Aumento de 510 para 610 partidas

- Mínimo de 10 a 14 partidas por clube

- Máximo de 22 partidas para os dois finalistas

- Criação dos Playoffs, garantindo mais emoção e competitividade às equipes

Critério de participação

Critério 1: 4 vagas para 4 clubes que descenderam da Série C de 2025

Critério 2: 64 vagas para Federações Estaduais, considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026

Critério 3: 28 vagas para os clubes que atingiram a 2ª fase da Série D de 2025, excluídos os classificados pelos critérios anteriores

Critério 4: Vagas restantes através do Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do Critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores

Formato de disputa

1ª Fase (Grupos): 16 grupos de 6 clubes - Partidas de ida e volta - 480 partidas nesta fase - 4 melhores colocados de cada grupo avançam

2ª Fase: 32 grupos de 2 clubes - Partidas de ida e volta

3ª Fase: 16 grupos de 2 clubes - Partidas de ida e volta - Todos os clubes garantidos na Série D do ano seguinte

Oitavas de Final: 8 grupos de 2 clubes - Partidas de ida e volta

Quartas de Final: 4 grupos de 2 clubes - Partidas de ida e volta

Playoffs: Disputados entre os clubes que não avançarem à semifinal para definir 2 vagas de acesso à Série C do ano seguinte

Semifinal: 2 grupos de 2 clubes - Partidas de ida e volta - Clubes já com vaga para a Série C do ano seguinte

Final: Decisão do título em jogos de ida e volta

Número de participantes da Série D saltará de 64 para 96 clubes Créditos: Fábio Souza / CBF

Copa do Nordeste

- Início em 25 de março e 7 de junho, com garantia de período definido no calendário

- Aumento de 16 para 20 clubes

- Redução de 13 para 10 datas

- Total de 60 partidas

- Clubes que disputam torneios da CONMEBOL não participam

- Clássicos locais preservados no confronto entre grupos

Mudança no critério de participação

Critério 1: 9 vagas para os campeões estaduais de 2025

Critério 2: 9 vagas para os vice-campeões estaduais de 2025

Critério 3: 2 vagas adicionais para as melhores Federações por meio do Ranking Nacional de Clubes de 2026

Novo formato de disputa

1ª Fase (Grupos): 4 grupos, com 5 clubes em cada, e disputa em turno único fora do grupo - 50 partidas nesta fase

2ª Fase (Quartas de Final): 4 grupos de 2 clubes em partidas únicas

3ª Fase (Semifinais): Semifinalistas decidem a vaga na final em duelos de ida e volta

4ª Fase (Finais): Decisão do título em jogos de ida e volta

Copa do Nordeste teve seu formato reformulado

Copa Verde

- Início em 25 de março e término em 7 de junho, com garantia de período definido no calendário

- Aumento de 30 para 70 partidas

- Manutenção de 24 clubes participantes, com mínimo de cinco jogos para cada time e máximo de 10 jogos para os finalistas

- Título será decidido entre o campeão da Copa Norte, que retorna ao calendário nacional, e a Copa Centro-Oeste, criada a partir de 2026

- Clubes de Tocantins e Espírito estarão inseridos na Copa Centro-Oeste

- Finalistas da Copa Verde garantem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil

- Clássicos regionais preservados no confronto entre grupos

Mudança no critério

Critério 1: 12 vagas para os campeões estaduais de 2025

Critério 2: 10 vagas para os vice-campeões estaduais de 2025 ou os campeões de torneios seletivos

Critério 3: 2 vagas, via Ranking Nacional de Clubes da CBF; considerando a Federação maior ranqueada da Copa Norte (1 vaga) e da Copa Centro-Oeste (1 vaga)

Novo formato de disputa

1ª Fase (Grupos): 4 grupos, com 6 clubes em cada, e disputa em turno único fora do grupo - 60 partidas nesta fase - Copa Norte (Grupos A e B) e Copa Centro-Oeste (Grupos C e D)

2ª Fase (Quartas de Final): Correspondem à semifinal da Copa Norte e Copa Centro-Oeste - 4 grupos de 2 clubes em partidas únicas

3ª Fase (Semifinais): Correspondem à final da Copa Norte e Copa Centro-Oeste - 2 grupos de 2 clubes em partidas de ida e volta para cada Copa

4ª Fase (Finais): Decisão do título em jogos de ida e volta entre os campeões da Copa Norte e Copa Centro-Oeste

Título da Copa Verde será decidido entre os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste

Copa Sul-Sudeste

- Criação do torneio, que terá 12 clubes

- Início em 25 de março e término em 7 de junho, período exclusivo para a competição

- Total de 42 partidas e 10 datas

- Pelo menos 6 jogos para 12 clubes e máximo de 10 jogos para os finalistas

- Campeão garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2027

- Clássicos locais preservados no confronto entre grupos

Critério de participação

Critério 1: 6 vagas por meio do resultado esportivo nos campeonatos estaduais de 2025

Critério 2: 6 vagas por meio do resultado esportivo nos campeonatos estaduais de 2025 ou para campeões de torneios seletivos de 2025

Formato de disputa

1ª Fase (Grupos): 2 grupos, com 6 clubes em cada, e disputa em turno único fora do grupo - 36 partidas nesta fase

2ª Fase (Semifinais): 2 melhores colocados de cada grupo avançam e decidem a vaga em jogos de ida e volta

3ª Fase (Finais): Decisão do título em jogos de ida e volta

Postado (editado)

É a solução perfeita galera. Os times titulares no Brasileirão e reservas no estadual enquanto andarem paralelos. Maior espaçamento de datas. quem quiser priorizar o estadual que faça isso.

acho que vai triplicar o valor do brasileiro e daqui a 3 anos vão perceber que o estadual é deficitário. Exposição do patrocinador sai de 8 para 12 meses, não vai ter cancelamento de ppv quando acabar o Brasileirão.

De janeiro a Maio era sofrimento gente, so jogo merda com uns clássicos no meio e libertadores. Agora planejamento é fundamental.

final em jogo unico da copa do Brasil é foda, vai por muitos elefantes brancos da copa do mundo para funcionar e até levar um jogo pica para lugares onde um time do estado jamais chegaria.

porra, achei foda. De verdade. E já tinha perdido a esperança.

Melhor presidente da história.

Editado por tod
Postado
1 minuto atrás, tod disse:

Melhor presidente da história.

calma

Postado
7 minutos atrás, ZMB disse:

calma

Também acho que tem que ter calma, mas a concorrência é pífia, né? kkkkk

Postado (editado)

Os campeonatos estaduais são desvalorizados hoje por culpa das próprias federações que querem ficar usando eles como classificatórios para outras competições. Fica ruim pro pequeno e para o grande.

Um clube de elite tem 3 grandes competições.

Libertadores

Brasileiro

copa do Brasil 

Muitas vezes em outubro vai ter um grande sem nenhuma chance nesses campeonatos. Tipo Vasco, Botafogo e SP.

se o campeonato estadual começasse em setembro, para vários clubes grandes, viraria copa do mundo e ai teria apelo, lotaria estádio, tv teria interesse. No inicio do ano vira um grande fodase pq todos pensam nos objetivos maiores mas no fim vira prêmio de consolação.

Editado por tod
Postado
9 minutos atrás, tod disse:

se o campeonato estadual começasse em setembro, para vários clubes grandes, viraria copa do mundo e ai teria apelo, lotaria estádio, tv teria interesse. No inicio do ano vira um grande de fodase pq todos pensam nos objetivos maiores mas no fim vira prêmio de consolação.

Eu ja "dei essa ideia" pro calendario nao competiria quase com nenhum outro campeonato porque estaria tudo em fase final, e ainda terminava o ano cheio de clube campeão, seria bem melhor

Postado

Sobre o brasileirão, só não ficou claro se essa data e essa pausa será definitiva ou apenas para 2026

• Diretor Geral
Postado

Eu também gostei das mudanças... enfim conseguiram implementar algo de concreto no nosso calendário, como o enxugamento dos Estaduais e a remodelação da CdBr, pra diminuir um pouco os jogos dos grandes e incluir mais clubes pequenos.

Quanto ao Brasileirão, acho que poderia começar um pouco mais tarde sim, mas não mt diferente do que foi estipulado aí. Talvez na 2ª quinzena de Fevereiro p. ex., eu acharia melhor confesso, mas de qualquer forma a ideia de ter o principal campeonato do país preenchendo quase que toda a grade do calendário me agrada bem mais do que achatá-lo como sempre fizemos.

O ponto principal pra mim é: me parece que dessa vez (e de forma até surpreendente) a CBF, na figura do Xaud, decidiu dar ouvidos aos protestos e debates em torno do calendário, e implementar mudanças que conversassem de forma prática com esse pleito. Enxugar os Estaduais pra mim é o melhor exemplo disso.

5 minutos atrás, adriano roberto disse:

Sobre o brasileirão, só não ficou claro se essa data e essa pausa será definitiva ou apenas para 2026

Acho que pro ano que vem é algo mais atípico justamente pela presença da Copa, em 2027 creio que o cenário ficará até melhor, sem uma pausa tão grande no meio do ano.

Postado
13 minutos atrás, adriano roberto disse:

Será para todos os anos (Copa do Mundo, Copa América, Copa Feminina e Copa de Clubes). Isso na ideia que ó calendario é 26-29, e tem a copa feminina no Brasil em 27

Postado

Minhas criticas são:

Série A - Desnecessário começar tão cedo, entendível pela necessidade de se parar no meio do ano e em datas FIFA, mas tambem acho que era melhor começar ali em meados de fevereiro

Copa do Brasil - São mais de 100 clubes brigando por 12 vagas, um escarnio, aumentaram os participantes mas deixaram ainda mais fácil pros clubes grandes, e não tendo times grandes não tem porque as primeiras fases serem todas em jogo unico, mete esses jogos durante a fase de grupos da libertadores e os jogos do brasileirão A e pronto ja acha 8 datas facil pra essas fases invés de 5 (uma fase é jogo unico mas tem duas datas) e final em jogo unico é meu peru, olha o tamanho desse país pra fazer jogo unico.

Série D - aumentaram os participantes mas diminuiram o numero minimo de jogos de 14 pra 10, não da nem 3 meses (contrato minimo na CBF) de jogos, e as fases posteriores tudo mata mata, podia ter pelo menos mais uma fase de grupos

Copa Sul-Sudeste - Acho que não vai pegar, vai virar um torneio de consolação, o time grande que acabar ficando nela vai ser tratado como piada ainda mais que o premio é jogar a 3a fase da copa do Brasil e basta estar na A para jogar na 5a, mas tudo bem são poucos jogos e dá pra jogar com os reservas.

De resto gostei, achei muito bom o aumento da C (eu aumentaria também a B pra 22) e com mais vagas na Copa do Brasil e regionais há a possibilidade das federações criarem copas estaduais para algumas vagas aumentando tambem o calendario do estado

Postado

Xaud colocou com força na copa do nordeste. Ausência dos grandes, perde apelo. Sem contar a copa sul-sudeste, quem vai por a marca na copa com a ausência dos clubes da CONMEBOL? 

Outra coisa que achei tosco é final única da copa do Brasil em campo neutro. Com nosso sistema de transporte caindo aos pedaços, além dos preços, era mil vezes melhor ida e volta.

Enquanto isso a série C largada. Já era um pedido antigo para que a série C tomasse a direção da série B e A para que houvesse maior apelo comercial e também um respeito pelo calendário dos clubes, mas a CBF cagou. 

A única coisa boa é o aumento de clubes na copa do Brasil. A série D aumentar os clubes é patetico. Os clubes atuais não tão dando conta do profissionalismo, quiçá com o aumento de clubes na divisão. É punir quem está fazendo um trabalho bem feito. E pre temporada de cu é rola né? Botafogo e os finalistas da copa do Brasil desse ano se fuderam. 

Postado
3 horas atrás, F J disse:

Reduziu por volta de 10% o numero de jogos dos times da A, isso da de 6 a 7 jogos, nao parece muito mas é como se fosse 1 mes livre

Vi uma matéria totalmente tendenciosa. "errei, fui mlk"

Pra um ano de Copa, as mudanças são interessantes. E ter mudanças já é um bom indício. 

Postado
11 minutos atrás, Aleef disse:

Xaud colocou com força na copa do nordeste. Ausência dos grandes, perde apelo. Sem contar a copa sul-sudeste, quem vai por a marca na copa com a ausência dos clubes da CONMEBOL? 

Há pelo menos uns 2 anos estão tentando destruir a Copa do Nordeste.

Postado

Esse Lula é bom, contribuiu até mesmo para o futebol brasileiro

Postado

Eu acho final em jogo único muito bom para o negócio futebol. Da para por o jogo no nordeste e norte, que raramente recebem jogos dessa importância. Isso vai criar um evento no local, ainda mais que a chance de serem 2 clubes grandes é enorme. Último jogo do ano. 
Ainda dá para vender para arabia um dia.

O que eu esperava da “liga”, o xaub está fazendo. Enquanto isso os clubes só focam em direitos de TV.

se por fair play, impedimento semi automático, ai é o mundo acaba.

Postado
41 minutos atrás, tod disse:

Eu acho final em jogo único muito bom para o negócio futebol. Da para por o jogo no nordeste e norte, que raramente recebem jogos dessa importância. Isso vai criar um evento no local, ainda mais que a chance de serem 2 clubes grandes é enorme. Último jogo do ano. 
Ainda dá para vender para arabia um dia.

O que eu esperava da “liga”, o xaub está fazendo. Enquanto isso os clubes só focam em direitos de TV.

se por fair play, impedimento semi automático, ai é o mundo acaba.

Decisão de um jogo só é pica. Cria heróis, roteiros improváveis.  Do caralho a ideia.

Postado
7 horas atrás, raskor disse:

Reduziram as datas e o campeonato nacional começa no início da temporada como em qualquer lugar do mundo. Pra mim é um saldo ótimo.

Qual liga européia tem jogos em Julho? A maioria começa na segunda metade de Agosto, com no mínimo 1 mês só pra preparação.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...