Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

EduFernandes

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Que mantenham o foco, curioso pra ver esse ataque sem a referência do Calleri. Espero que consigam reter a bola ofensivamente ao menos.

E poxa, logo hoje o nosso Pumita vai ficar no banco @EduFernandes? Vacilo com o Trikas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piada esse pênalti perdido pelo Rato. E o James ainda perdeu sozinho no rebote. Foda. Ainda teve uma ótima chance do Lucas depois muito bem defendida pelo Jardim.

Agora, time vive lua de mel, mas vejo uma necessidade de mudança tática pra que tenhamos uma equipe mais competitiva ano que vem. Beleza, deu certo assim, mas jogar com Nestor e Rato abertos prejudica muito a criação. Geralmente é pelos lados que se consegue desequilibrar mais facilmente, e estamos com dois jogadores lentos abertos. E o Nestor ainda joga aberto pela esquerda, o que é meio complicado pra ele, porque sendo um jogador criativo, o ideal é que esteja sempre de frente pro jogo, e não restrito a uma área específica, ainda que tente sempre centralizar (ele mesmo falou algo nesse sentido quando foi ao Boleiragem).

Pro segundo tempo, eu experimentaria Juan no Rato. Abriria o Lucas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vasco peca muito na tomada de decisão em contra-ataque, tá maluco. Tem vezes que o jogador que tá puxando tem uma opção boa de passe, livre, do outro lado mas ele não enxerga e diminui a velocidade ou volta a bola.

Vai entrar o Pumita 💀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • EduFernandes changed the title to Vasco 0 x 0 São Paulo
  • Diretor Geral

Falei pra manterem o foco e o Rato vai lá e me faz o quê? Cobra um pênalti que nem a porra da bunda suja dele, tomar no cu porra... acho que já passou da hora do Dorival estabelecer uma lista hierárquica de cobradores, igual existe no FM. Tá demais, SPFC é o time que mais perdeu pênaltis na competição porra, e isso pesa no fim.

Bom, desabafos à parte hahaha o jogo foi fraco tecnicamente, com os dois times ainda assim criando boas chances mas desperdiçando-as. Rafael novamente bastante seguro quando acionado, especialmente em bolas aéreas (dou mt valor nisso pra posição). Alan Franco mt firme e seguro também, acho que foi nosso melhor jogador em campo.

Não dá pra reclamar desse pontinho na bagagem, mas insisto: essa questão dos pênaltis precisa ser revista pelo papai Júnior.

 

13 horas atrás, JGDuarte disse:

[...]

Agora, time vive lua de mel, mas vejo uma necessidade de mudança tática pra que tenhamos uma equipe mais competitiva ano que vem. Beleza, deu certo assim, mas jogar com Nestor e Rato abertos prejudica muito a criação. Geralmente é pelos lados que se consegue desequilibrar mais facilmente, e estamos com dois jogadores lentos abertos. E o Nestor ainda joga aberto pela esquerda, o que é meio complicado pra ele, porque sendo um jogador criativo, o ideal é que esteja sempre de frente pro jogo, e não restrito a uma área específica, ainda que tente sempre centralizar (ele mesmo falou algo nesse sentido quando foi ao Boleiragem).

[...]

Concordo contigo, e acho que o Dorival também deve estar pensando em alternativas. Hoje ele experimentou um ataque sem referência pra encaixar o Râmes, não funcionou mas achei válida a tentativa. A questão central pra mim vai ser como ajustar o colombiano como meia criativo sem comprometer a combatividade do setor. Esse time com Rato e Nestor abertos virou nosso esquema principal mt por conta da entrega desses caras na parte defensiva; ofensivamente nosso time joga com aproximações e trocas de passe, buscando enfiadas de bola nas costas da zaga. Não tem um cérebro que carimbe toda bola no ataque, os jogadores de frente se revezam nesse sentido.

O Erison tá perto de voltar, e acho que com ele 100% fisicamente o Dorival deve testar esquemas que mantenham um CA de referência. Eu sou suspeito pra falar porque sou mt adepto à formações com CA, acho peça fundamental pro bom funcionamento do ataque do time, e sem o Calleri (e o Erison no estaleiro esse tempo todo) a gente fica sem opção pra preencher essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Concordo contigo, e acho que o Dorival também deve estar pensando em alternativas. Hoje ele experimentou um ataque sem referência pra encaixar o Râmes, não funcionou mas achei válida a tentativa. A questão central pra mim vai ser como ajustar o colombiano como meia criativo sem comprometer a combatividade do setor. Esse time com Rato e Nestor abertos virou nosso esquema principal mt por conta da entrega desses caras na parte defensiva; ofensivamente nosso time joga com aproximações e trocas de passe, buscando enfiadas de bola nas costas da zaga. Não tem um cérebro que carimbe toda bola no ataque, os jogadores de frente se revezam nesse sentido.

O Erison tá perto de voltar, e acho que com ele 100% fisicamente o Dorival deve testar esquemas que mantenham um CA de referência. Eu sou suspeito pra falar porque sou mt adepto à formações com CA, acho peça fundamental pro bom funcionamento do ataque do time, e sem o Calleri (e o Erison no estaleiro esse tempo todo) a gente fica sem opção pra preencher essa função.

Também tenho certa predileção por esquemas com 9 de referência, mas se pra isso for preciso jogar com Erison e deixar algum dos "titulares" no banco, aí não veria problema em testar uma formação sem 9.

Por exemplo: há uma expectativa da torcida em ver James, Lucas, Luciano e Calleri juntos. Eu não consigo imaginar isso acontecendo, embora fosse ótimo pra nós do ponto de vista técnico. Mas 3 dos 4 juntos é totalmente viável. O Luciano tem isso de não querer ser 9, mas é um bom finalizador e tem boa presença de área, o que possibilitaria que jogasse na posição tranquilamente, não necessariamente caindo de rendimento. Eu seria contra experimentá-lo por ali com um time de operários, porque a tendência seria que ele "passasse fome" e acabasse saindo de posição direto, mas o cenário muda se isso for feito pra encaixar James e Lucas. Teríamos um quarteto muito técnico, incluindo aí o Nestor, com o Luciano sendo um centroavante mais móvel, o que propiciaria ainda mais trocas de passe. 

Quanto à combatividade com James, de fato perdemos muito. Acho que não chega a ser uma razão pra que ele deixe de ser titular se estiver entregando as suas maiores qualidades, mas é preciso haver cobrança pra que ele se aprimore defensivamente. Dá pra entregar mais do que está entregando hoje sem precisar fazer o maior esforço do mundo. Vamos ver como vai ser no ano que vem, com pré-temporada e tudo. 

Por fim, quanto ao Lucas: não gosto dessa opção de jogar com ele pelo meio. Ainda está em ótimo nível físico, jogou a vida inteira como ponta, tem muita noção de recomposição defensiva enquanto um atacante de beirada. Contra o Corinthians pudemos ver um pouco disso no segundo tempo (e olha que ali ele já estava mais desgastado). Na ponta a velocidade e o drible dele terão muito mais serventia, com mais chance de um contra um, sem ter que ir buscar a bola lá atrás e passar pelo meio-campo inteiro do adversário direto. Eu até veria certo sentido nisso se não houvesse James e Luciano (depois ainda teremos o Galoppo), jogadores de boa técnica, pra fazer esse papel de meia, mas como temos, o ideal é o Lucas pelo lado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 horas atrás, JGDuarte disse:

Também tenho certa predileção por esquemas com 9 de referência, mas se pra isso for preciso jogar com Erison e deixar algum dos "titulares" no banco, aí não veria problema em testar uma formação sem 9.

Por exemplo: há uma expectativa da torcida em ver James, Lucas, Luciano e Calleri juntos. Eu não consigo imaginar isso acontecendo, embora fosse ótimo pra nós do ponto de vista técnico. Mas 3 dos 4 juntos é totalmente viável. O Luciano tem isso de não querer ser 9, mas é um bom finalizador e tem boa presença de área, o que possibilitaria que jogasse na posição tranquilamente, não necessariamente caindo de rendimento. Eu seria contra experimentá-lo por ali com um time de operários, porque a tendência seria que ele "passasse fome" e acabasse saindo de posição direto, mas o cenário muda se isso for feito pra encaixar James e Lucas. Teríamos um quarteto muito técnico, incluindo aí o Nestor, com o Luciano sendo um centroavante mais móvel, o que propiciaria ainda mais trocas de passe. 

Quanto à combatividade com James, de fato perdemos muito. Acho que não chega a ser uma razão pra que ele deixe de ser titular se estiver entregando as suas maiores qualidades, mas é preciso haver cobrança pra que ele se aprimore defensivamente. Dá pra entregar mais do que está entregando hoje sem precisar fazer o maior esforço do mundo. Vamos ver como vai ser no ano que vem, com pré-temporada e tudo. 

Por fim, quanto ao Lucas: não gosto dessa opção de jogar com ele pelo meio. Ainda está em ótimo nível físico, jogou a vida inteira como ponta, tem muita noção de recomposição defensiva enquanto um atacante de beirada. Contra o Corinthians pudemos ver um pouco disso no segundo tempo (e olha que ali ele já estava mais desgastado). Na ponta a velocidade e o drible dele terão muito mais serventia, com mais chance de um contra um, sem ter que ir buscar a bola lá atrás e passar pelo meio-campo inteiro do adversário direto. Eu até veria certo sentido nisso se não houvesse James e Luciano (depois ainda teremos o Galoppo), jogadores de boa técnica, pra fazer esse papel de meia, mas como temos, o ideal é o Lucas pelo lado. 

Eu prefiro jogar com o Erison e deixar um desses no banco, rs rs. Mas isso é óbvio se o Touro tiver entregando dentro de campo também né, caso contrário mete no banco e testa outras opções/estratégias.

Quanto ao Luciano de 9: entendo tua análise, não acho que ele jogue mal por ali realmente maaaaas, eu particularmente não gosto. E não gosto até por conta das próprias declarações do jogador, que já deixou MUITO claro e em vários momentos que não quer jogar nessa função. Ou seja, ele já não entrega tudo o que pode por ali e mt menos gosta de estar ali, pra quê sacrificar o esquema assim? Por isso prefiro antes escalar CAs de ofício (como o Erison, até o Juan) do que "improvisá-lo" na função, como um "falso 9" que seja.

Sobre o Râmes, acho que na parte defensiva a gente não vai conseguir extrair mt mais dele do que o que o próprio já entrega atualmente. Acho que ele precisa elevar o rendimento da parte ofensiva mesmo, ganhar mais entrosamento com os companheiros, ajustar melhor seu ritmo/rotação com o do time e do nosso futebol em si (hoje ele tá abaixo) e a partir daí conquistar a vaga nos 11, por esses méritos. Esperar que ele recomponha como o Nestor p. ex. é utopia, sinceramente...

Por fim, quanto ao Lucas: também não gosto dele centralizado, concordo bastante contigo nesse ponto. O que pega é que, novamente: o jogador já deu declarações dizendo que seu "habitat natural" é pelo meio, que prefere jogar assim e etc etc. E aí pelo tamanho que o homem tem hoje nesse elenco, não vejo o Dorival pedindo pro Lucas "se sacrificar" lá na PD, pelo contrário. Ele tem tentado deixar o cara à vontade e montado o time em volta dele, o que é até bem razoável...

O problema é que o Lucas não é um articulador de jogo né? Nunca foi aliás. E numa dessas, pela vontade e tamanho do jogador dentro do clube o Dorival vai ter de contornar isso daí, só não sei como. Râmes em teoria é o cara mais capacitado pra isso, aí tem também o Luciano que se sente mt à vontade nessa faixa do campo, contudo o Lucas é quem vem ganhando essa disputa pela posição. É a tal da "dor de cabeça boa" do treinador, hahaha mas que precisa ser ajustada. Talvez uma possível saída do Luciano ano que vem ajude nessa questão, diminuindo essa briga e abrindo espaço pra outros jogadores com características diferentes se colocarem à disposição.

A parte boa é que já estamos garantidos na Liberta e essa reta final de Brasileiro servirá de laboratório pro Dorival ajustar tudo isso, ou pelo menos deixar encaminhado. Obviamente que precisamos garantir os 45~47 pts primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2023/10/10/comissao-de-arbitragem-da-cbf-admite-erro-em-penalti-para-o-sao-paulo-contra-o-vasco.ghtml

 

Citar

- Na nossa visão, o Léo tem um movimento absolutamente natural. Ele tem esse movimento de estar com o braço para baixo, por mais que esteja um pouco afastado do corpo. A pergunta é qual seria a posição natural do braço dele? Não consigo visualizar outro movimento de braço para ele. Se ele estivesse com o braço mais aberto, aí sim configuraria a infração. Ele não tem que estar com o braço colado ao corpo ou para trás. Esses não seriam movimentos naturais. Ele não sabe o que o adversário vai fazer. Então esse braço para baixo é aceitável. A grande dificuldade de quem está no campo é a velocidade da bola. Mas a cabine do VAR tem todas as ferramentas para interpretar – disse Wilson Seneme.

 

A loucura que é tentar entender a orientação aos árbitros do Brasileiro... Quantos penalties vimos iguais só no último ano? Agora algo que estava consolidado vai voltar a ser discutível? Se a orientação for por posição natural e não se houve vantagem ao aumentar a área de contato, quantos outros penalties vão ter que ser interpretados de maneira diferente agora? E lances que o defensor tenta pular pra bloquear a bola com o corpo, o que é posição natural nesses casos? Enfim, tanta coisa pode mudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 horas atrás, Douglas. disse:

[...] A loucura que é tentar entender a orientação aos árbitros do Brasileiro... [...]

Nada de novo no front. Continuam "mudando" os critérios ao bel prazer, e a gente que se vire pra compreender. Padronização? Treinamento adequado para os árbitros? PROFISSIONALIZAÇÃO DA CLASSE? Nada disso, vamos continuar nessa salada de fruta mesmo e foda-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Douglas. disse:

https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2023/10/10/comissao-de-arbitragem-da-cbf-admite-erro-em-penalti-para-o-sao-paulo-contra-o-vasco.ghtml

 

 

A loucura que é tentar entender a orientação aos árbitros do Brasileiro... Quantos penalties vimos iguais só no último ano? Agora algo que estava consolidado vai voltar a ser discutível? Se a orientação for por posição natural e não se houve vantagem ao aumentar a área de contato, quantos outros penalties vão ter que ser interpretados de maneira diferente agora? E lances que o defensor tenta pular pra bloquear a bola com o corpo, o que é posição natural nesses casos? Enfim, tanta coisa pode mudar...

Bizarro. Se isso não é pênalti, 80% dos pênaltis que são marcados também não são. E não só no Brasil. Nesse caso aí, o critério é seguido praticamente no mundo inteiro. 

O que eu entendo que se consolidou dessa história de posição anti-natural e ampliação da área corporal na prática é: se a bola bate no braço que está expandindo a área corporal, só não será pênalti se aquela posição do braço for inevitável pra que o movimento seja feito. Diferentemente do argumento usado pela comissão de arbitragem, o jogador não tem a obrigação de colocar o braço pra trás, mas seria uma maneira de evitar que servisse como expansão da área de contato, ou seja, não era inevitável.

Particularmente, preferiria que se restringissem as hipóteses de infração por toque no braço a um ponto em que situações como essa não deveriam ser punidas, mas aí já é outra conversa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...