Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó


CCSantos

Posts Recomendados

Em 31/10/2022 em 08:04, CCSantos disse:

Obrigado FM e PM pelo refúgio, em meio ao caos em que estive nos últimos quatro anos.

É sobre isso. ♥

Sobre a att: Vem dando uma patinada, e a partida contra o Coritiba foi meio desastrosa mesmo. A impressão que passa é que o Atlético é um time que só tem ganhado mais pelo coração do que pela razão, já que o elenco tem lá suas limitaçõezinhas. Será que é o mental dessa galera que tem atrapalhado?

Bom, ainda tá vivo e dentro do G4, a 5 do quinto colocado. Isso é importante e dá um certo conforto no trabalho pra corrigir esses probleminhas. Como disse que ainda entrarão reforços, acho que tem margem pra mt coisa melhorar por ai.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizei, finalmente!

E foi muito bom ver como você vem levantando o simpático galo acreano. Embora os títulos e promoções sejam sempre o que fica mais evidente, achei bem interessante como você tem recuperado e elevado o 'patamá' financeiro do clube. Chegou na série B com as contas direitinhas e continuou sendo competitivo.

Ainda assim, acho que vai levar um tempinho até você realmente disputar os principais campeonatos nacionais. A eliminação para o Fortaleza deixou isso claro. No entanto, acho que não levará mais que duas temporadas.

O acesso para a primeira divisão parece bem alcançável. Foi um último mês ruim, com o G4 quase escapando entre os dedos, mas uns ajustes podem colocar o time de volta e assegurar essa vaga.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o L! haha

Brincadeiras à parte, foi um mês ruim, especialmente no empate contra o Brasil de Pelotas. Tivesse ganhado ali, daria para justificar melhor os outros resultados fora de casa. 

Bem agora é aproveitar que terá mais jogos decisivos em casa para tirar essa diferença para a Ponte Preta e se distanciar ainda mais da turma fora do G-4.

Me tira uma dúvida: porque o time não vai participar da Copa Verde? Nunca tive a opção de não disputar a competição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div featured this tópico
Em 01/11/2022 em 09:27, Fujarra disse:

É sobre isso. ♥

Sobre a att: Vem dando uma patinada, e a partida contra o Coritiba foi meio desastrosa mesmo. A impressão que passa é que o Atlético é um time que só tem ganhado mais pelo coração do que pela razão, já que o elenco tem lá suas limitaçõezinhas. Será que é o mental dessa galera que tem atrapalhado?

Bom, ainda tá vivo e dentro do G4, a 5 do quinto colocado. Isso é importante e dá um certo conforto no trabalho pra corrigir esses probleminhas. Como disse que ainda entrarão reforços, acho que tem margem pra mt coisa melhorar por ai.

Boa sorte!

Pois é, @Fujarra. É sobre isso.

Também entendo que não foi aquele bom mês para a equipe, e realmente, o jogo contra o Coritiba foi desastrosa. Jogo não fluiu, o Coritiba ainda ganhou 'só por 1 a 0', mas a impressão é que eu ia tomar uma sacolada. Acho que muito do momento da equipe passou pela ausência do Thulio, que ficou fora em três dos quatro jogos da equipe, por conta de lesão. Já sobre as partidas, até que estamos jogando bem, defendendo bem, mas a questão acho que é de maior fluidez no meio.

Essa questão do Mental pode ter pesado na defesa. O Thulio é um senhor defensor, mas o time penou com Arnaldo Kelvin na lateral, por exemplo. Enfim, a distância pro 5º é boa, mas a gente não pode vacilar, já que estamos rigorosamente na metade da disputa.

Valeu pelo comentário, e pelo SdM.

Em 01/11/2022 em 18:26, LuisSilveira disse:

Me atualizei, finalmente!

E foi muito bom ver como você vem levantando o simpático galo acreano. Embora os títulos e promoções sejam sempre o que fica mais evidente, achei bem interessante como você tem recuperado e elevado o 'patamá' financeiro do clube. Chegou na série B com as contas direitinhas e continuou sendo competitivo.

Ainda assim, acho que vai levar um tempinho até você realmente disputar os principais campeonatos nacionais. A eliminação para o Fortaleza deixou isso claro. No entanto, acho que não levará mais que duas temporadas.

O acesso para a primeira divisão parece bem alcançável. Foi um último mês ruim, com o G4 quase escapando entre os dedos, mas uns ajustes podem colocar o time de volta e assegurar essa vaga.

Boa sorte!

Toda essa recuperação vem em uma hashtag, @LuisSilveira: #ObrigadoCopaDoBrasil. Também não pesa o fato de não ter feito melhorias estruturais no clube (no BR, o valor para as reformas beira o ridículo; eu ia quebrar o clube se quisesse fazer essas melhorias, e eu entendo que estas melhorias só podem ser feitas com o dinheiro da Série A). E sobre continuar sendo competitivo gastando pouco, é sendo mão fechada mesmo: Não aceita o que posso pagar, é tchau sem bença.

Talvez com o time na Série A, eu suba um pouco o máximo que posso pagar, mas a média de até R$150k pagos em uma transferência e R$50k/mês para um atleta funcionou muito bem pra mim.

Como você bem destacou, eu até consigo disputar contra essas equipes, porém levar é outra história. Vi times da Série A negociando atleta por R$100M - o Flamengo ganhou quase R$300M (R$290M), com a transferência de um argentino (Dario Sarmiento para o Barcelona), pra se ter uma ideia. Entendo que até fiz dois bons jogos contra o Fortaleza, mas não veio o resultado.

Também sinto que o time não está mal, e podemos reajustar a rota, com alguns detalhes. Ainda está bem possível, devido ao ótimo começo.

Muito obrigado pelo comentário, meu caro.

Em 04/11/2022 em 09:11, #Vini disse:

Faz o L! haha

Brincadeiras à parte, foi um mês ruim, especialmente no empate contra o Brasil de Pelotas. Tivesse ganhado ali, daria para justificar melhor os outros resultados fora de casa. 

Bem agora é aproveitar que terá mais jogos decisivos em casa para tirar essa diferença para a Ponte Preta e se distanciar ainda mais da turma fora do G-4.

Me tira uma dúvida: porque o time não vai participar da Copa Verde? Nunca tive a opção de não disputar a competição.

E sem nenhum caminhão parando nas estradas, meu jovem @#Vini. hahaha

Realmente, foi um mês bem ruim, mas esses dois últimos jogos (o do Coritiba e contra o Brasil) foram pavorosos. Ligaram o alerta mesmo.

Eu só quero passar bem este mês de Agosto, pois sei que, conseguindo passar bem por ele, o acesso pode ficar mais acessível. Pra mim, Agosto decide muita coisa.

E te contar que eu não entendi a não-participação na Copa Verde, cê acredita? O Atlético sempre entrou na fase de oitavas de final, mas esse ano, sobrou pra mim, e colocaram a dupla Re-Pa participando juntos. Achei estranho também, mas parece ser algo randômico mesmo (e se for ver, tá muito parecido com o que foi a Copa Verde este ano, na real).

Sobre a não-participação, eu tenho o sentimento misto: É uma competição legal de se disputar - e de se ganhar, pois levei uma vez -, porém neste momento, foi bom não entrar na disputa, pois aí o time pode focar na disputa da Série B.

Valeu pelo comentário, e pelo voto no SdM, jovem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

egnXgck.png

Em busca de equilíbrio

Mais uma atualização do Atlético Acreano começando, dessa vez abordando o mês de agosto, com direito a várias partidas importantes, contra equipes da parte alta da tabela.

Mas tivemos reforços no elenco. Vamos começar por eles.

7Oh3Kmn.png

Tivemos uma busca de reforços entre o fim de julho e o começo de Agosto, onde buscamos alguns atletas. Acabei acertando com mais uma peça de meio-campo, mais próxima do que eu desejava.

bPs7ZV2.jpg

Trata-se do volante/meia Matheus Neris. O jogador chega sem custos, vindo do Cruzeiro. Teve dois empréstimos recentes, o último jogando no Tondela, na elite portuguesa.

De bons atributos físicos e mentais, se torna uma excelente opção para o meio-campo, ampliando o nível da equipe. Em um primeiro instante, não será titular. Mas a tendência é que acabe ganhando espaço, com o passar do tempo.

mMblq09.png

Reforço apresentado, vamos aos jogos.

L3BNHXS.png

Começamos agosto com um jogo decisivo contra o Cuiabá, em Rio Branco. Era o confronto do 4º contra o 5ºcolocado naquele instante da Série B, e a distância era de cinco pontos. O grande perigo da equipe mato-grossense era o atacante Felipe, mas que poderia ir embora para o futebol italiano.

Antes da partida, chamei Luan Gabriel, Adson e Roberto Defendi, cobrando um melhor futebol, se não, tiraria eles do time.

Nesta partida, eu pude repetir a formação defensiva que eu mais gosto, com Thulio na lateral-direita e com a zaga sendo feita por Rocha e Gabriel Norões. Já no meio, Kaio era a aposta para ficar na posição de Victor Adriano, se recuperando de lesão.

A partida não começou bem, pois Felipe abriu o placar para a equipe visitante, aos 6 minutos. A equipe até estava bem, mas faltava mais capricho da parte ofensiva, onde apenas Luan Gabriel era mais ousado. Tanto que, premiando essa atitude, ele aproveitou bom cruzamento de Roberto Defendi, para empatar, quase nos acréscimos do primeiro tempo.

Porém, veio o segundo tempo, e Luan pecou pelo excesso de vontade. Acertou uma pancada no lateral argentino Lazarte, e foi expulso de forma direta, aos 14'. Isso mudou toda a minha dinâmica do segundo tempo, pois havia tirado Adson - que estava nervoso - e colocado Nelson. Daí tive que tirar ele para colocar Sampson.

O Cuiabá até ganhou um espaço com a expulsão do Luan, mas foi muito pouco, pois defensivamente, o time não se comprometeu.

Acabou que o empate de 1 a 1 foi bom para nossa equipe, mesmo com o adendo de ser um rival direto.

WAUqufQ.png

Depois do empate em casa, fomos para Maceió, enfrentar um CSA que vivia um momento conturbado, com a chegada de Marcio Griggio, e que buscava sair da zona de rebaixamento.

Sem Luan Gabriel, joguei Roberto Defendi na ponta-direita - fato que ele não gostou em um primeiro instante -, jogando Samuel na ponta-esquerda, o que se mostrou uma decisão acertada.

Decidimos a partida em 40', pois Samuel aproveitou duas cobranças de escanteio de Luís Oyama e deixou a equipe vencendo por 2 a 0. A gente ainda teve um pênalti, que fora perdido por Wallace. Porém, o próprio Wallace aproveitou lindo passe de Defendi para deixar um seguro 3 a 0.

Até poderia ter sido mais, pois no segundo tempo, o time manteve a força, mas no geral, estou satisfeito com a vitória por 3 a 0, e pela forma que o time atuou. Dá confiança para os dois próximos jogos, ambos em Rio Branco.

If4qa0S.png

Depois disso, uma decisão contra o Operário, jogando em casa. A equipe de Matheus Costa vem em ótima fase, e é uma equipe muitíssimo bem acertada. A esperança de gols da equipe fica por conta de Felippe Cardoso, artilheiro da equipe. As boas notícias vinham dos retornos de Victor Adriano e Luan Gabriel ao time titular.

A primeira etapa da partida foi de muita marcação, tanto que houve apenas um grande momento: O cabeceio de Rocha no travessão em cobrança de falta de Luan Gabriel. Fomos voando para o intervalo. Nele, decidi tirar Adson (amarelado) e Thulio, que estava apontando sinais de indisciplina.

Aí chega o segundo tempo, e quem aparece é Luís Oyama. Aos 6', ele recebe passe de Nelson e chuta de primeira, surpreendendo o goleiro Anderson e abrindo o placar aos 6'. Eu esperava uma atitude maior do Operário, mas eles demoraram a agir, mas quando assim fizeram, empataram a partida.

Bom passe do reserva Pablo (entrou no lugar de um apagado Laranjeira), para boa finalização de Negueba, tirando do alcance de Diego Riechelmann e deixando tudo igual aos 34'.

A minha aposta de última alteração foi em Sampson, já que Luan havia tomado amarelo no segundo tempo. Aí, com o jogo indo para os acréscimos, eis que ele sofre pênalti de Junior Ramos. E aí, quem eu coloco? E decidi por uma escolha de risco: Justamente em quem estava bem na partida.

Luís Oyama assumiu a responsabilidade e chutou no canto direito de Anderson, que tentou chegar, mas a bola foi no cantinho, para deixar o Galo Carijó de novo na frente. Não deu nem tempo para o Operário tentar algo.

Uma excepcional vitória por 2 a 1, que nos manteria em uma distância segura do primeiro time fora do G4, o Avaí.

BjuzQBT.png

Nosso próximo confronto seria pelo começo da 24ªrodada, contra o Atlético Goianiense em Rio Branco. Um jogo onde a ideia era de não repetir a atuação que tivemos quando enfrentamos eles no turno, no Antônio Accioly, onde o time teve uma atuação bem pobre, e perdeu a primeira na Série B.

A única novidade seria a entrada de Nelson no lugar do suspenso Adson. No mais, a mesma equipe que enfrentou o Operário na rodada passada.

A partida parecia que teria um bom início, com boas oportunidades, sobretudo com Nelson, porém estávamos com a mira descalibrada. Nós só melhoramos de verdade quando (mais uma vez) tiramos Roberto Defendi (mais uma vez o pior em campo, 6,2) para dar espaço a Samuel.

Até chegamos a abrir o placar aos 13', mas Luan Gabriel estava adiantado. Eis que três minutos mais tarde, Marlon Freitas aproveitou jogada ensaiada do Dragão, e abriu o placar.

Depois disso, o Atlético, que até estava dando trabalho a Diego Riechelmann - sentou-se em cima da vantagem, e nossa equipe pressionou. Rocha acertou a trave aos 18', até que decidi por tirar Wallace (que não estava mal na nota, mas sentia que não estava confiante no jogo) para colocar Vitor Gabriel.

Aí aos 39', cruzamento preciso de Samuel, para o gol de empate de Vitor Gabriel. Com isso, o Dragão recuou de vez, e quase tomou a virada com o estreante Matheus Neris acertando o travessão do goleiro Saracho.

O time ofensivamente pecou bastante, tanto que, por isso, achei o empate por 1 a 1 bastante justo, pelo que foi a partida.

affEoqt.png

Fechando o mês, fomos para a Ressacada enfrentar um Avaí, que busca manter uma regularidade após perder duas peças importantíssimas nesta janela de transferências: O meia-direita boliviano Choquehuanca, que foi para o Paris Saint-Germain e o atacante Mariel Eduardo, que foi para o Lille.

Duas promessas, de 20 e 19 anos, respectivamente. Juntos, eles renderam R$54M aos cofres da equipe catarinense. Porém o time vem mostrando que possui elenco forte, tanto que essa partida tem um quê de decisão, pois o Avaí é justamente o primeiro time fora do G4, quatro pontos atrás do Atlético.

Matheus Neris ganhou chance no time titular, já que Victor Adriano estaria fora, suspenso. Nelson e Samuel começariam jogando, deixando Adson e Roberto Defendi no banco.

O Atlético começou bem a partida, tanto que teve um gol anulado de Samuel aos 12', porém foi o Avaí que abriu o marcador, após penalidade de Mateus Rodrigues em Fessin. O zagueiro Tomás Cardona deslocou Diego Riechelmann para abrir o marcador. A primeira etapa acabou tendo o Avaí apenas com esta chance, mas o Atlético com mais volume.

No segundo tempo, novamente o banco salvou. Todas as três mexidas foram no meio de ataque, e Roberto Defendi encontrou para espaço para chutar. Wallace (outra vez, fazendo bom jogo) aproveitou e escorou para as redes, empatando a partida, aos 25'.

Depois disso, o Avaí até tentou se soltar, teve boas chances, enquanto o Atlético quase virou com Wallace aos 38', mas Thiago Couto defendeu.

No fim, tivemos um movimentado e interessante 1 a 1 que, se não nos ajuda tanto, pois mantêm o time catarinense quatro pontos atrás, pelo menos evita uma aproximação maior na tabela.

IMqxD9i.png

xnf6iDN.png

5NhLqvG.png

L3BNHXS.png

cFGLHXd.png

Como o pessoal fala, temos 'uma rodada na mão' com a distância de quatro pontos para o 5ºcolocado, o Avaí. Os resultados do mês frearam dois candidatos nesse bolo: Além do próprio Avaí, temos o Cuiabá, que também perdeu um pouco de contato.

Também já podemos considerar a Ponte com uma mão e quatro dedos não somente no acesso, mas no título da Série B, convenhamos, com direito a um mês perfeito, com cinco vitórias em cinco jogos.

O meu maior receio se chama Bragantino. A equipe está acertando os eixos, e a distância poderia ser de três pontos, caso não tivesse empatado com o Náutico na última rodada do mês.

Um detalhe importante: A média de pontos do 4ºcolocado nas edições anteriores da Série B foi de 66,75 pontos. Vamos trabalhar com 67 pontos. Logo, faltam 18 pontos. Com essa pontuação, nós empataríamos com o 4º em 2024 e subiríamos em 2021 e 2022, não conquistando o acesso em 2023, quando a Chapecoense subiu com 72 pontos.

Já a missão dos times do Z4 se torna bem complicada, com a distância de, pelo menos, cinco pontos em relação ao 16ºcolocado, o Criciúma.

L3BNHXS.png

zx1qQ1p.png

Este foi um mês em que o banco de reservas se fez necessário. Além disso, mostrou uma gana muito grande do elenco, pois saímos atrás em todas as partidas que terminaram empatadas.

Defensivamente, foi um mês razoável, com boas atuações, principalmente da dupla de zaga, formada por Rocha e Gabriel Norões. Norões, por sinal, vem se mostrando uma boa contratação, pois ele contrastou muito bem com o estilo de Rocha, dando uma segurança ao setor. Mateus Rodrigues não fez partidas tão sólidas assim no mês, assim como Thulio, que teve lá suas reclamações, mas nada muito grave.

Na meiuca, um bom mês de Luís Oyama, decisivo em ambas as vitórias do mês, contrastando com um Victor Adriano que vem vacilando nos cartões, tanto que ele começa o mês pendurado. Matheus Neris e Kaio se mostraram como opções.

A parte ofensiva é que me preocupa. Roberto Defendi é incompreensível. Tem partidas que ele decide, como no empate contra o Avaí. Mas tem jogos que são inaceitáveis, como a partida contra o Atlético Goianiense. Parece que, não só ele, mas Samuel, Nelson e Vitor Gabriel rendem mais em uma segunda etapa.

Peças como Adson e Luan Gabriel já tiveram melhores momentos, enquanto Wallace tenta ser decisivo, se encontra nos lugares certos, dificulta a vida da marcação, mas está sofrendo um pouco para fazer os gols que ele sabe.

E, pela primeira vez, recebi um contato de um clube da Série A. A Chapecoense, atual 17ªcolocada do Brasileirão, me abordou. Preferi recusar a conversa.

NPTpYoM.png

47AJdRl.png

KrF78L0.png

Os investimentos ficam retidos nas finanças, até o término da temporada.

dDMQF7i.png

d2JbNMU.png

Pra mim, agora é a chance para o Atlético deslanchar.
Os quatro jogos do mês serão contra equipes que estão ABAIXO da 10ªcolocação.
E digo mais: outubro também será um mês parecido, com três dos quatro jogos contra equipes que estão nessa faixa de colocação - duas delas na zona de rebaixamento. Nosso único adversário TOP10 será o Bragantino.

Mas voltando ao que será feito na próxima atualização, serão jogos contra equipes tradicionais, mas onde podemos conquistar os resultados, pois são times que não estão lá tão bem assim.
Em casa, pegaremos Sport e o Vila Nova. São times que complicam, mas o fator casa pode pesar.
Já fora, os desafios serão contra dois times que subiram da Série C ano passado, o Guarani e o Criciúma.
É só manter a cabeça no lugar, que o time deslancha.
É o que espero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó: Em busca de equilíbrio (07.11)

Muito boa a sequência em agosto, invencibilidade e vitória contra adversário direto. Curioso um boliviano no PSG!

Bom jogador o Neris, encorpa bem o elenco.

Se o título da Série B chega a ser quase impossível de se pensar, o acesso me parece natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem fazendo uma temporada muito boa, o acesso ainda não está tão seguro, mas pelo está no caminho certo. Uma pena que empatou os dois jogos que teve contra os quintos colocados do momento.

Boa sorte na sequência, e vamos subir ponteeeeeeeeeeeeee

Editado por AllMight
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi muito bem neste último mês, e espero que no próximo já consiga aumentar ainda mais a diferença para o quinto colocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está ali na briga pelo acesso, mas não pode vacilar. Tem jogos relativamente tranquilo, pois os 4 clubes na sequência estão abaixo dos 10 primeiros na tabela. Agora é confirmar o favoritismo. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2022 em 07:52, Fujarra disse:

Muito boa a sequência em agosto, invencibilidade e vitória contra adversário direto. Curioso um boliviano no PSG!

Bom jogador o Neris, encorpa bem o elenco.

Se o título da Série B chega a ser quase impossível de se pensar, o acesso me parece natural.

Pois é @Fujarra, o mês foi bem sólido e a vitória contra o Operário foi essencial nesse sentido. Sobre o Choquehuanca, ele surgiu no Oriente Petrolero e o Avaí pagou R$3,5M nele. Menos de um ano e meio depois, foi vendido pro PSG por R$18M. Era um bom jogador, que atuava por quase todo o lado direito da equipe. O outro - Mariel Eduardo era cria da base do Avaí e vinha sido o maior destaque da equipe. Foi pro Lille - ambos já estão aparecendo bem no time 2, devem subir na próxima temporada, diria.

Em relação ao Neris, também achei um bom reforço. Como saiu o Barrios, precisava de alguém que pudesse fazer a composição no meio, e ele cumpre bem essa função.

A ideia é o acesso, ainda mais com o calendário do jeito que está, mas precisamos confirmar isso, para que não fique apenas no discurso. Valeu pelo comentário, rapaz.

Em 08/11/2022 em 21:21, AllMight disse:

Vem fazendo uma temporada muito boa, o acesso ainda não está tão seguro, mas pelo está no caminho certo. Uma pena que empatou os dois jogos que teve contra os quintos colocados do momento.

Boa sorte na sequência, e vamos subir ponteeeeeeeeeeeeee

@AllMight , a Ponte já subiu, só falta referendar matematicamente, mas é um time muito bem montado. Impossível alcançar.

 

Sobre a temporada, vem sendo muito boa, estamos no caminho pra subir, mas como falei acima: precisamos confirmar. Já sobre os empates, prefiro ir à teoria do copo meio cheio: Eles não encostaram no Atlético. Isso é muito importante, para manter essa 'rodada' de distância. E como devemos enfrentar poucos times da parte alta até o fim da temporada, achei essenciais esses empates.

Muito obrigado por comentar, jovem rapaz.

Em 09/11/2022 em 17:01, Johann Duwe disse:

Foi muito bem neste último mês, e espero que no próximo já consiga aumentar ainda mais a diferença para o quinto colocado.

Vamos ver o que nos espera, @Johann Duwe. Eu também gostei bastante deste mês, até mesmo dos empates, pois como disse pro AllMight, eles serviram pra segurar o ímpeto dos rivais na busca pelo acesso.

O momento é favorável, mas precisamos consolidar isso.

Valeu por comentar.

21 horas atrás, LC disse:

Está ali na briga pelo acesso, mas não pode vacilar. Tem jogos relativamente tranquilo, pois os 4 clubes na sequência estão abaixo dos 10 primeiros na tabela. Agora é confirmar o favoritismo. Boa sorte na sequência.

Exatamente @LC, eu sei que estamos em uma boa situação, mas é necessário que não podemos cometer erros. É buscar confirmar esse favoritismo e chegar com um cenário de acesso ainda mais favorável.

Muito obrigado pelo comentário aqui, meu caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

egnXgck.png

Para tentar embalar

Chegamos a setembro. Um mês considerado essencial, pois teremos quatro jogos contra equipes que estão abaixo da 10ª colocação. Este mês deve ajudar a definir muita coisa na disputa da Série B.

Mas antes de falarmos dela, vamos de reforços.

7Oh3Kmn.png

Havia um jogador em especial que estava monitorando a sua condição para um possível empréstimo. Inclusive, cheguei a falar para seu atual clube que estava interessado nele, mas as tratativas só foram possíveis na última semana de agosto. Demorou para receber a resposta, porém conseguimos trazer ele.

aO9GsTp.png

O nome em questão é o de Andrey Santos. O volante titular da seleção sub-20 vinha sendo mantido a sete chaves pelo Vasco, sem estar disponível para empréstimo. Porém, quando vi que eles haviam tirado essa imposição, tratei de buscar trazer ele por empréstimo, até o fim da próxima temporada - independente se estaremos na Série B ou na Série A.

Andrey tem meros 1m96 e vai ter uma curva de evolução enorme, sendo que ele já possui ótimos atributos de passe, e uma Determinação que vai ser fator chave para sua evolução técnica. Vem com 100% dos salários pagos (R$26 mil/mês) e vai ajudar bastante na rotação da equipe, com Victor Adriano, Kaio e Matheus Neris.

dT9GrSW.png

Reforço apresentado, vamos de Série B.

L3BNHXS.png

Começamos setembro recebendo o Sport, em Rio Branco. A equipe pernambucana não vem em uma boa temporada, com uma campanha bem inconstante, tanto que deve ficar no pelotão intermediário. O destaque ficava por conta de Danielzinho, jovem atacante de 19 anos de idade, mas ele foi preterido por Mauro Mendez no ataque do Leão.

Sem Mateus Rodrigues suspenso, Thulio foi para a lateral-esquerda, enquanto Arnaldo Kelvin ganhava chance no time titular, atuando na lateral-direita.

O jogo começou e Wallace demonstrava que queria jogo, tanto que a dupla Luan Gabriel-Wallace funcionou aos 10': O primeiro escapou de dois defensores e cruzou rasteiro para o segundo abrir o placar. A equipe do Sport não assustava a meta de Diego Riechelmann, mas aos 32', o time do Atlético vacilou e tomou o empate.

Rocha acertou Caprini dentro da área e o próprio cobrou com autoridade. Três minutos mais tarde, a virada do Leão veio com Luciano Juba, em cobrança de falta.

Na segunda etapa, o Atlético avançou as linhas e conseguiu o empate com Luís Oyama, que chutou de fora da área, a bola veio tão quente, que o goleiro Tulio não conseguiu segurar. Tudo igual aos 19'.

Porém o Sport se colocou novamente a frente do placar, e novamente com Caprini, que recebeu lindo passe de Cezar Washington aos 27'.

Dois minutos mais tarde, o lance mais controverso da partida: Boa troca de passes, e Wallace finaliza sem chances para Túlio, mas a arbitragem anula o gol, para revolta de Wallace, que ficou transtornado a ponto de tirar ele da equipe, para colocar Vitor Gabriel.

E foi a persistência de dois reservas que garantiu o empate: Sampson - que entrara no lugar de Samuel, dividiu e quase saiu com a bola, mas conseguiu cruzar para que Vitor Gabriel escorasse para as redes.

Um 3 a 3 agitado, mas que não era o ideal para as pretensões do Atlético. E sobre o lance do gol anulado? Fiz uma crítica pública na coletiva pós-jogo, e eis que a Federação...

UjFK9NS.png

aSzLmHV.png

Depois do empate contra o Sport, fomos até Campinas enfrentar o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em busca de recuperação, após três empates consecutivos.

A única mexida no time foi o retorno de Mateus Rodrigues a formação titular. Além disso, aproveitamos para colocar o recem-contratado Andrey Santos no banco.

Wallace teve uma chance enorme de abrir o marcador, quando ficou cara-a-cara com o goleiro Marcio Victor, mas acertou o travessão, aos 11'. O Atlético manteve um bom jogo bem sólido no primeiro tempo, mas o empate não saía do placar.

Porém, na segunda etapa, uma jogada que quase rendeu gol no primeiro tempo, valeu a pena e a equipe abriu o placar: Cruzamento de Thulio para Samuel chutar no contra-pé do goleiro e abrir o placar aos 6'.

Depois disso, o Bugre tentou se soltar, ficou mais ouriçado, mas Diego Richelmann e todo o setor defensivo estavam garantindo a vitória.

Nos minutos finais, tensão: Samuel acerta a base da trave aos 43' e, no último lance da partida, quase que o Guarani empata, com Welinton, mas a bola também vai na barra.

Segurando o placar e com grande atuação de todo o setor defensivo, conseguimos uma importantíssima vitória por 1 a 0, jogando em Campinas.

Rwcm0kP.png

Na sequência, receberíamos o Vila Nova na Arena, sabendo que uma vitória seria necessária para manter uma distância segura, principalmente para Avaí, Bragantino e Cuiabá, os rivais mais próximos do Galo Carijó.

Para essa partida, dei chance para Matheus Neris fazer a dupla do meio-campo com Luís Oyama. No mais, mesmo time titular.

O roteiro foi bem parecido dos últimos jogos: A equipe começa bem, mas sai atrás no placar. Tony Heleno (ex-Galvez) cobrou linda falta para abrir o placar aos 12'. Pensei que seria mais um sufoco, mas aí Wallace - aproveitando lindo passe de Luan Gabriel - e Samuel deixaram o Atlético em vantagem, com gols aos 27 e 28 minutos.

Wallace ainda recebeu outro passe excelente, dessa vez de Luís Oyama, para ampliar aos 36'. A preocupação passaria a ser controlar a partida.

Nos nervos, o time se portou bem, marcando bem e não dando espaços para o Vila, que só foi assustar no finalzinho, quando o artilheiro da equipe Chrigor (que começara no banco) aproveitou bom cruzamento de Matheus Bahia para colocar um tempo na partida aos 41'.

Porém o Atlético segurou bem o resultado, e levou um importante 3 a 2 em casa, frente a um time que, mesmo mais limitado, sempre dava um trabalho para o Galo Carijó.

JwzZnfE.png

Para completar Setembro, iríamos com algumas dúvidas para a partida contra o Criciúma no Heriberto Hülse. Teríamos dois desfalques garantidos, com as suspensões de Thulio e Samuel, e Mateus Rodrigues saiu com uma leve lesão na canela e era dúvida.

Outro dilema ocorreu durante a semana. A Chapecoense pediu o retorno de Arnaldo Kelvin, e nós corremos para conseguir um novo empréstimo com ele, apenas até o fim da Série B. Ele não estaria disponível para o jogo em Criciúma, mas contamos com a sorte de que Mateus Rodrigues estava em condições de jogo para a partida.

Diguinho seria o titular na lateral-direita, enquanto Roberto Defendi jogaria na ponta-esquerda. Victor Adriano era outro que retornava ao time titular.

Começamos atacando bem mais do que a equipe catarinense, mas conseguimos abrir o placar apenas na metade do primeiro tempo com Luan Gabriel aproveitando boa jogada de Wallace.

O Criciúma - que havia entrado na zona de rebaixamento no começo da rodada - tentou um avanço, mas só conseguiu o empate na bola parada: Falta cobrada por Pedro Bicalho e, após bate-rebate, Uilliam Barros consegue tocar para Denílson empatar nos acréscimos.

A segunda etapa foi na base do 'torce pra não acontecer nada de errado com o Mateus' que foi para a partida sem estar 100%. O Criciúma até ousou, bom dois atacantes (mas desfez da tática minutos mais tarde), mas quem estava mais próximo do segundo gol era o Atlético.

Porém, esse gol não saiu, e acabamos ficando no empate por 1 a 1. Resultado ruim pra ambos, mas que fazia com que o Atlético entrasse numa série de nove partidas (dois meses) sem derrotas. Para o Criciúma, ficou o lamento de não ter aproveitado o fator casa.

VL4Exty.png

xnf6iDN.png

0uYuNPA.png

L3BNHXS.png

1eEjWb9.png

O mês não foi o ideal para o Atlético, mas também não foi o ideal pra maioria dos times que estão buscando o acesso. Pra mim, são seis times para três vagas (a Ponte já subiu).
Operário perdeu ponto, Avaí, Cuiabá, Bragantino... Com isso a distância do Atlético para o 5ºcolocado, Bragantino, fica em cinco pontos.

Um outro detalhe é que, salvo Ponte e Bragantino, já enfrentamos todas as outras equipes que estão na luta pelo acesso. Teremos bem mais compromissos contra equipes de meio de tabela e/ou times que lutam contra o descenso.

Descenso aliás, que ganhou um 'tômpero' com o Ituano conseguindo ganhar pontos importantes - como, por exemplo a vitória contra o Cuiabá no Novelli Júnior e o empate contra o Coritiba, conquistado nos acréscimos - para sair da zona de rebaixamento para a Série C.

Ah, detalhe interessante sobre a Série C (na realidade, é sobre a Série D): Tivemos três acessos conquistados por times do Norte/Nordeste para a competição.

Os times que vão substituir Atlético Cearense, Cianorte, Mirassol e Vitória da Conquista serão as equipes do Baré (RR), Freipaulistano (SE), Joinville (SC) e Tocantinópolis (TO), que deixaram pelo caminho ABC (RN), Botafogo (SP), Cabofriense (RJ) e Goianésia (GO) nas quartas de final, respectivamente.

Vou até montar um ranking de acessos da Série D por aqui, com os acessos de cada Estado, desde o começo do save:

3 Acessos:
São Paulo: São Caetano (2022), Mirassol (2022), Ferroviária (2023)
2 Acessos:
Acre: Galvez (2021) e Atlético Acreano (2022)
Ceará: Floresta (2021) e Atlético Cearense (2023)
Pernambuco: Retrô (2022 e 2024)
Rio de Janeiro: Bangu (2023) e Madureira (2024)
Tocantins: Tocantinópolis (2023 e 2025)
1 Acesso:
Bahia: Vitória da Conquista (2024)
Goiás: Goianésia (2021)
Paraná: Cianorte (2024)
Rio Grande do Sul: Caxias (2021)
Roraima: Baré (2025)
Santa Catarina: Joinville (2025)
Sergipe: Freipaulistano (2025)

Fora os estados que não tiveram nenhum acesso, mas chegaram as quartas de final, casos de Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio Grande do Norte.

N6E3G3q.png

xbVxhBw.png

O Andrey Santos não está aqui, pois não recebeu nota na única partida em que entrou.
Três atletas foram importantes neste período: Luís Oyama, Luan Gabriel e Wallace. Também há de se destacar o bom mês de Samuel, que já vai começando a nos deixar com saudades.

Defensivamente, dava para ser melhor. Os vacilos que cometemos contra Sport e Vila Nova não podem ocorrer, ainda mais em momentos decisivos. Além disso, o time chegou a ficar apenas com uma opção para a lateral-esquerda (quem me conhece sabe o quão torturante isso é pra mim, que sempre busco ter de duas a três opções na posição). E isso que, em agosto, tivemos Abner Vinícius (lateral ex-Athlético, Coritiba e Real Madrid) sendo testado, mas ele não me agradou.

Sobre o meio-campo, Luís Oyama vem carregando bastante a equipe nesse aspecto. Vai fazendo uma temporada superior à de 2024, sendo mais decisivo.

Na parte ofensiva, eu já destaquei sobre alguns homens de frente, mas estava faltando um nome em especial: Adson. O meia-atacante não faz gols desde o dia 17/5, na derrota para o Atlético Goianiense, pela Série B. Pior: não dá uma assistência desde o dia 10/6, quando deu uma assistência no empate em 3 a 3 contra o Remo.

Nas notas este mês, Adson até foi bem, ficando com nota acima de 7 em três dos quatro jogos da equipe. Porém, seu parceiro de posição (Nelson), durante essa seca do Adson, deu assistência para dois gols, além de fazer um gol e ser escolhido como Melhor em Campo em duas oportunidades.

Nelson vai permanecer no Atlético na próxima temporada, o que também deve acontecer com Adson. Porém, o segundo vai precisar mostrar bem mais do que o habitual, pois a tendência é que ele perca espaço no time titular.

47AJdRl.png

Como havia dito na atualização passada, as finanças não vão ter modificações consideráveis até o fim da temporada. Por isso, elas retornam na atualização final de temporada.

dDMQF7i.png

PtTc6qx.png

Chegamos ao penúltimo mês, e vamos fazer quase um 'Tour Paulista', já que enfrentamos três times do Estado.
Em casa, teremos a Ferroviária e uma possível decisão contra o Bragantino.
Já fora de casa, os desafios são contra um embalado - e disposto a aprontar com quem está na parte alta da tabela - Ituano e o confronto nortista da Série B, contra o Clube do Remo.
Dá pra sobreviver bem ao mês? Dá.
Dá pra chegar bem no mês final, em boas condições de subir? Também.
Só não podemos vacilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó: Para tentar embalar (14.11)

Às vezes perdemos pontos onde não esperamos, mas o bom trabalho continua e o sonho da subida também. Título já está distante mas acredito que vamos ter promoção esta época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como na atualização anterior (que eu fiz um comentário e esqueci de mandar), você esteve sempre pontuando. Se na outra isso foi suficiente para neutralizar adversários diretos, agora foi importante para tirar mais jogos da disputa e consolidar uma vantagem razoável para o Bragantino. Com um calendário cheio, oscilações individuais e erros de arbitragem, o saldo é muito positivo. 

Agora, na próxima sequência é papo de fazer a vantagem contra os desesperados, que ressalte-se: não tem nada a perder, e ao menos segurar um empate contra o Bragantino para tirar o fôlego dos taurinos. Creio que, se correr tudo bem, estará com o acesso bem encaminhado. 

Fora de campo, tem feito contratações pontuais, mas que fazem total diferença nessa reta final. A chegada de Andrey Santos é um belo exemplo de um jogador que tem tudo para acrescentar bastante ao elenco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguir contratar o Andrey Santos é um feito e tanto (apesar que no FM 21 ele ainda não era tão completo). Por aqui sempre evoluiu e se tornou ótimo jogador.

Campanha boa cara, com calendário 'espaçado', luxo no Brasil. Tem condições de manter a vantagem lá na frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal o save, espero que consiga o acesso pra série A! já tá sondando algum nome pra uma possível disputa do brasileirão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom ter conseguido trazer o Andrey. Tem muita capacidade física e pode fazer uma bela dupla com Oyama no meio campo. Aliás, assim como na vida real, Oyama sobra em série B, seja brasileira ou belga.

O time está bem colocado e o acesso para a elite do futebol nacional parece um cenário cada vez mais palpável, ainda que seja praticamente impossível tirar o título da Ponte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2022 em 10:55, Cadete213 disse:

Às vezes perdemos pontos onde não esperamos, mas o bom trabalho continua e o sonho da subida também. Título já está distante mas acredito que vamos ter promoção esta época.

Opa @Cadete213, eu nem pensei em possibilidade de título da Série B, pois a Ponte começou disparando na competição, mas em relação a subida, eu concordo que estamos em um bom cenário. Mas nossa equipe precisa confirmar isso.

Vamos esperar pra ver. Valeu pelo comentário.

Em 14/11/2022 em 14:06, #Vini disse:

Assim como na atualização anterior (que eu fiz um comentário e esqueci de mandar), você esteve sempre pontuando. Se na outra isso foi suficiente para neutralizar adversários diretos, agora foi importante para tirar mais jogos da disputa e consolidar uma vantagem razoável para o Bragantino. Com um calendário cheio, oscilações individuais e erros de arbitragem, o saldo é muito positivo. 

Agora, na próxima sequência é papo de fazer a vantagem contra os desesperados, que ressalte-se: não tem nada a perder, e ao menos segurar um empate contra o Bragantino para tirar o fôlego dos taurinos. Creio que, se correr tudo bem, estará com o acesso bem encaminhado. 

Fora de campo, tem feito contratações pontuais, mas que fazem total diferença nessa reta final. A chegada de Andrey Santos é um belo exemplo de um jogador que tem tudo para acrescentar bastante ao elenco. 

Sim @#Vini, a ideia é sempre pontuar, ter uma constância. Na temporada passada, o que mais pegou o time foram aquelas sequências sem vitórias, que desmotivaram a equipe. E concordo que o saldo ainda é bastante positivo.

Na realidade, eu preferiria até mesmo confrontos diretos do que confrontos contra esses times da parte baixa. Pode não parecer jogos pesados, mas é pior tropeçar em uma partida como essas, onde você sabe que é superior, mas o resultado simplesmente não vem (um exemplo claro disso foi o São Caetano, ano passado).

Eu também espero bastante que a chegada do Andrey nos auxilie, ainda mais em um meio que deve ter a saída do Victor Adriano. E como o Andrey é parecido com ele, o time não perde (na realidade, o Andrey é melhor que o Victor, então ainda saímos no lucro).

Muito obrigado pelo comentário, rapaz.

Em 15/11/2022 em 20:48, Fujarra disse:

Conseguir contratar o Andrey Santos é um feito e tanto (apesar que no FM 21 ele ainda não era tão completo). Por aqui sempre evoluiu e se tornou ótimo jogador.

Campanha boa cara, com calendário 'espaçado', luxo no Brasil. Tem condições de manter a vantagem lá na frente. 

E te contar que foi uma contratação dentro do orçamento ainda, @Fujarra. Como falei, já estava acompanhando a situação dele. É assim: Quando me interesso pelo atleta, eu monitoro mesmo, até o momento que puder trazer ele. Foi assim com o Luís Oyama, Wallace, Diego Riechelmann, Luan Gabriel, Adson... Sempre acompanhei a situação no clube, para poder trazer em algum momento.

Pois é, mas tem um detalhe aí: O calendário tá espaçado, pois as competições vêm muito fortes no começo da temporada. Mas concordo que o fato de não jogar a Copa Verde tem ajudado neste sentido (por mais que nela, eu utilizaria reservas).

Abraço e valeu pelo comentário, vascaíno.

Em 19/11/2022 em 01:45, guilhermesilveira disse:

muito legal o save, espero que consiga o acesso pra série A! já tá sondando algum nome pra uma possível disputa do brasileirão?

Opa @guilhermesilveira, seja muito bem-vindo por aqui, rapaz.

Também espero, a equipe vive em um bom momento, mas precisamos confirmar isso primeiro. Justamente por isso não tenho procurado nomes. Além de que, provavelmente com a ida pra Série A, eu talvez pense em elevar o teto salarial (que atualmente é de R$50 mil/mês), por conta da competividade do time, e do nível dos nossos adversários.

Mas enfim, isso eu só irei pensar caso o time consiga o acesso.

Valeu pelo comentário, e passe também em outros saves da área, viu? Ainda mais que temos muitas histórias no Brasil e na América do Sul.

Em 19/11/2022 em 12:15, LuisSilveira disse:

Muito bom ter conseguido trazer o Andrey. Tem muita capacidade física e pode fazer uma bela dupla com Oyama no meio campo. Aliás, assim como na vida real, Oyama sobra em série B, seja brasileira ou belga.

O time está bem colocado e o acesso para a elite do futebol nacional parece um cenário cada vez mais palpável, ainda que seja praticamente impossível tirar o título da Ponte.

Opa @LuisSilveira, te contar que só vi depois que o Oyama estava na Bélgica, cê acredita? Nem imaginava que ele estivesse por lá. Mas ele vem sendo uma peça que - eu já sabia, diga-se - seria importante para o crescimento do time, desde o momento que ele chegou, apenas para jogar os jogos da Copa Verde.

Eu nem estou pensando mais em título, pois a Ponte descambou e já tem uma mão e quatro dedos no título. A treta agora é para buscar esse sonhado acesso para o Acre.

Muitíssimo obrigado por comentar, rapaz. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

egnXgck.png

No caminho da glória

Penúltimo mês da temporada. Chegamos em outubro, onde teremos poucos, mas importantes confrontos. E com uma boa possiblidade de subirmos para a elite do futebol brasileiro.

Sem mais delongas, vamos direto para os jogos da Série B.

L3BNHXS.png

Outubro se iniciou com a visita da lanterna Ferroviária a Rio Branco, um daqueles jogos que o time precisa gabaritar, vencer logo. Meu receio é que ocorresse o que rolou no fim do ano passado, quando conseguimos perder para o São Caetano, que já estava rebaixado.

Seguindo a linha de pensamento que mostrei na atualização passada, coloquei Nelson como titular, no lugar de Adson. Já Arnaldo Kelvin foi recontratado a tempo, e voltou a estar disponível no banco de reservas.

E foi exatamente o que fizemos. Depois de 40 minutos, estava feito o trabalho.

LfadjUi.png

Não demos a menor chance para a Ferrinha, que só conseguiu assustar realmente depois de tomado os quatro gols. No segundo tempo, diminuí o ritmo, pois não era mais necessário forçar.

Uma belíssima vitória por 4 a 0, que nos embalava para o próximo compromisso, o Ituano, jogando no Novelli Júnior. A equipe de Itu vem em um bom momento, onde tirou pontos de equipes da parte de cima da tabela.

Resumindo em miúdos: Era uma partida perigosa, e que o melhor era justamente ir com calma, pois o adversário vinha em uma crescente. Neste caso, preferi manter a formação que deu certo na rodada passada.

A primeira etapa acabou sendo muito marcada, sem tantas emoções, e o placar inalterado. Porém, foi no segundo tempo que o jogo fluiu. Aos 13', Mateus Rodrigues cruzou, e Luan Gabriel quase na linha de fundo, escorou para as redes.

Depois disso, uma outra dupla apareceu: Luís Oyama e Roberto Defendi. Aos 23', Oyama recebe de Defendi e chuta colocado para ampliar o placar. Oito minutos depois é a vez do ponta (que entrou no lugar de Samuel) guardar o dele, após excelente passe de Oyama.

O Ituano até diminuiu com Lucas Howe já aos 38', mas não conseguiu nada além disso. Uma boa vitória pro 3 a 1, mas que teve uma má notícia: Mateus Rodrigues se lesionou novamente, mas dessa vez, mais gravemente. O lateral não deve atuar mais na temporada, pois sofreu uma grave lesão na parte posterior da coxa esquerda, que o vai afastar de 4 a 6 semanas.

Também foi nesta rodada que a Ponte Preta garantiu o retorno à Série A.

bO0rXoh.png

Para a partida contra o Bragantino - que demitiu Claudinei Oliveira no término da rodada passada, e trouxe Sílvio Criciúma - teríamos um problema adicional, já que Luís Oyama tomou uma pancada.

Preferi deixar ele no banco, e trazer Bruno Matias para a posição. Outro destaque era a entrada de Arnaldo Kelvin, que jogaria na esquerda, com Thulio fazendo zaga com Rocha.

A partida não começou da melhor forma para o Atlético, pois Bruno aproveitou vacilo da defesa e abriu o placar logo aos 8'. O BragaBull não chegou a recuar, enquanto o Atlético também queria avançar e buscar jogo.

Até que aos 37', em um ótimo passe de Samuel, Wallace se antecipa a Marcos Felipe e deixa tudo igual. A partir daí, o jogo deu uma leve esfriada, mas na segunda etapa, ambos os times sabiam da importância da partida, e do fato que um empate iria atrapalhar, principalmente o time paulista.

Tanto que, nos 15 minutos finais, eles apertaram, mas só conseguiram algo após um vacilo imenso de Gabriel Norões, que empurrou Realpe, dentro da área, já nos acréscimos.

O próprio Realpe assumiu a responsabilidade e cobrou para garantir uma grande vitória do time paulista por 2 a 1. Foi uma derrota doída, pois não perdíamos fazia mais de 10 jogos, e um empate meio que tirava do Bragantino parcialmente da briga. Porém, com a vitória - não só dele, mas do Cuiabá e do Avaí - a briga estava aberta.

E6UTgEy.png

Nisso, fomos para o Mangueirão onde iríamos enfrentar um Clube do Remo que queria se sossegar logo, chegar aos 40 pontos, e garantir a Série B em 2026. Em relação ao time que perdeu para o Bragantino, apenas uma mexida, com a entrada de Carlos na zaga, no lugar do suspenso Gabriel Norões.

A importância de vencer - ou de, pelo menos, pontuar - em solo paraense, era mais pelo fato que o time queria chegar em novembro em boas condições para subir para a Série A, sem depender de terceiros.

No geral, foi um jogo bem travado, de muita intensidade, mas sem tanta qualidade nas finalizações, mas o Atlético ainda conseguiu sair na frente aos 30', com Nelson. O meia aproveitou bom lance de Luan Gabriel, e escorou para as redes.

A equipe remista buscou mais o jogo na etapa complementar, e conseguiu o empate em um lindo lance de Sandrinho, finalizando cruzado aos 20'.

Quando já estava meio que me conformando com o empate, eis que Roberto Defendi rouba a bola de Matheus Moreira, ajeita e chuta forte, sem nenhuma chance para Fabrício, isso já aos 41', e aí não teve como o time paraense buscar o resultado.

Importantíssima vitória por 2 a 1, jogando em Belém, e onde já é possível ver com mais tranquilidade o brilho de uma Série A chegando.

YocD4tv.png

xnf6iDN.png

0qhJ15D.png

L3BNHXS.png

9gzNZRs.png

A Ponte Preta é campeã da Série B com cinco rodadas de antecedência. Um domínio latente, com direito a liderança durante 31 das 33 rodadas realizadas (só não liderou nas duas primeiras rodadas, onde quem teve a honraria foram as equipes do Remo e Náutico, respectivamente).

Já em relação ao Atlético, a conta é bem simples: Com duas vitórias, nossa equipe estará na Série A. Estamos bem perto da pontuação-meta, mas sabemos que é possível ficar com o vice-campeonato. O Atlético e o Coritiba devem garantir seus acessos.

Mas se falarmos na quarta vaga... Apenas três pontos separam Operário, Bragantino, Avaí e Cuiabá. Do jeito que está, até o Atlético Goianiense terá direito ao sonho.

Enquanto isso no Z4, a Ferroviária parece que já foi. A briga deve ficar entre Ituano, CSA, Brasil de Pelotas e Criciúma, onde apenas um irá safar. E já temos os acessos da Série C pra B: Houve três 'bate-e-volta', com Figueirense, Sampaio Corrêa e Tombense, enquanto o CRB retorna após duas temporadas na Série C.

N6E3G3q.png

BVZoKAK.png

Segui meu instinto no que diz respeito a entrada de Nelson no time titular, e não me arrependi. O meia-atacante foi decisivo durante o mês, e assume de vez a titularidade na posição.

Outro jogador que merece elogios é - enfim! - Roberto Defendi. O ponta fez gols em duas das quatro partidas, sendo a mais importante, na vitória sobre o Remo, em Belém.

Sobre a defesa, alguns problemas mais pontuais, só que felizmente, não atrapalharam tanto nosso mês. A preocupação ficou mais se a lateral-esquerda teria solução com o Thulio (que teve contrato renovado pro ano que vem, mesma coisa do Rocha) indo para lá. No fim, as coisas deram certo.

Ótimo mês de Luís Oyama (outro que renovou), sempre muito participativo durante a campanha. Pra mim, é o cara da campanha, na frente até do Wallace, que assumiu a artilharia da Série B.

47AJdRl.png

Apenas no final da temporada, pois não tivemos modificações bruscas no orçamento.

dDMQF7i.png

j89WEY1.png

Chegamos no mês final. Novembro.
É uma sequência um tanto quanto perigosa pela frente.
Em casa, teremos Ceará, a campeã Ponte Preta e o Brasil de Pelotas, que pode chegar precisando de resultados.
Já fora, os compromissos serão contra Náutico e Bangu.
Precisamos de, tão somente, seis pontos.
Se conseguirmos isso, a Série A está garantida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó: No caminho da glória (21.11)

Derrota contra o Bragantino foi só para lhes dar esperança de lutar pela subida, pois com a vantagem que tens, não acredito que falhes o objetivo da subida. Mas vamos continuar a trabalhar no duro para não haver nenhuma surpresa negativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2022 em 09:37, Cadete213 disse:

Derrota contra o Bragantino foi só para lhes dar esperança de lutar pela subida, pois com a vantagem que tens, não acredito que falhes o objetivo da subida. Mas vamos continuar a trabalhar no duro para não haver nenhuma surpresa negativa.

Assim espero, @Cadete213. Mas a gente precisa confirmar essa contenda. Vamos ver.

Muitíssimo obrigado pelo comentário, rapaz.

Em 24/11/2022 em 20:23, guilhermesilveira disse:

boaa, é só empurrar pro gol agora (literalmente)

Vamos tentar garantir o acesso, @guilhermesilveira.

Abraço e valeu pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

egnXgck.png

Cinco decisões

Cá estamos. Novembro. Último mês da temporada.
Última atualização da temporada que pode colocar o Atlético Acreano na Série A do Campeonato Brasileiro. Um caminho de quatro temporadas, bem exaustivo, mas que pode ser recompensado com este tão esperado acesso.

Sem mais delongas, vamos para a atualização e para os jogos finais da Série B.

L3BNHXS.png

A primeira partida do mês de novembro foi contra o Ceará, jogando em Rio Branco. O Vozão não tinha lá muitas pretensões nessa fase final do Brasileirão. A equipe comandada por Betão estava no meio da tabela, e sem chances de acesso.

Em comparação à última partida, tivemos uma mudança, com a entrada de Carlos na defesa no lugar do suspenso Rocha.

Wallace mostrava que queria jogo, tanto que chegou a finalizar uma bola na trave antes dos 15’. O gol era questão de tempo. Aos 19, Wallace aproveitou boa jogada para abrir o placar para o Atlético.

Porém, em uma das raras jogadas de ataque do Ceará, Angel Lucena cruzou e Luiz Roberto cabeceou para o gol, empatando a partida. Depois disso, a partida deu uma marinada, e ficou ruim para o Atlético no começo da segunda etapa.

No começo da segunda etapa, Luan Gabriel dividiu com Lucena e ambos se deram mal. Só que Luan teve uma lesão mais forte, enquanto o jogador do Ceará ainda permaneceu em campo. Depois disso, o Ceará conseguiu equilibrar as ações, inclusive teve um gol anulado.

No fim, o empate em 1 a 1 acabou sendo justo pelo que a equipe do Atlético não conseguiu fazer, com a ausência de Luan Gabriel, que só deve retornar para os dois jogos finais.

7Rzhz1W.png

Depois, a equipe do Atlético foi até Recife para enfrentar o Náutico jogando nos Aflitos. Era um jogo perigoso, mesmo sabendo que o Náutico já estava de certa forma, salvo na Série B.

A grande dúvida é a seguinte: Quem substituiria Luan Gabriel? No caso, o substituto foi Adson. Essa acabou sendo a única novidade da equipe para este confronto.

Sobre a partida, a equipe do Náutico, mesmo não conseguindo ter oportunidades claras, tinha o domínio das ações no primeiro tempo, em uma partida apagada por parte do ataque do Galo Carijó.

Aos 4’, deu-se justiça ao placar com gol de Ricardo Marques, após ótima jogada do lateral Hereda. Enquanto isso, o Atlético sentia bastante a ausência de Luan Gabriel, com Adson sendo praticamente o pior em campo.

O meia atacante, que não fazia um gol desde maio, estava realmente mal na partida, com nota 6,1. Porém, o futebol tem dessas. Sampson, que entrou no lugar de Samuel, cruzou e Adson (deslocado para o meio, após a saída de Nelson) finalizou no contrapé do goleiro, deixando tudo igual aos 32’.

O Timbu ainda tentou uma recuperação para ganhar a partida, porém não conseguiu nada mais do que um mero empate por 1 a 1, que é excelente para o Atlético. De pontinho em pontinho, estávamos próximos do acesso.

SW0jQMi.png

A próxima partida tinha um clima meio festivo, já que a adversária seria a já campeã Ponte Preta, jogando em Rio Branco. A conta era simples: Estamos 5 pontos à frente do quinto colocado, o Bragantino, faltando três rodadas. Com uma vitória, o acesso ficaria praticamente garantido.

O Atlético teria dúvidas, principalmente na lateral esquerda, já que Mateus Rodrigues parecia recuperado de sua lesão e, inclusive, já tinha ficado no banco na partida contra o Náutico. Outra grande dúvida era se Luan Gabriel teria condições de jogo para a partida.

No fim, Mateus Rodrigues começaria no banco, enquanto Luan estaria no time titular. Outra novidade foi a entrada de Andrey Santos no lugar de Victor Adriano, lesionado.

O primeiro tempo como um todo foi pouco movimentado, muito travado, com poucas chances de ambas as equipes. Portanto, nada mais justo do que o empate sem gols.

Contudo, a etapa complementar trouxe um pouco mais de emoção. Aos 10 minutos, Diego Reichmann cobra tiro de meta, Nelson consegue escorar para Wallace, que finaliza. A bola bate na trave e volta para Wallace finalizar, sem chances para Ygor.

A Ponte até tentava atacar, mas o sistema defensivo do Atlético estava impenetrável. E mais uma vez, um chutão de Diego Reichelmann se mostrou decisivo.

Na marca dos 42, ele manda a bola pra frente, Samuel ganha no cabeceio e Luís Oyama escora para Victor Gabriel, que havia entrado no lugar de Wallace, que saiu lesionado. O atacante teve toda a calma e a frieza para fintar o goleiro Ygor e ampliar o placar em Rio Branco. O acesso estava nas mãos.

Em um jogo bastante travado e equilibrado, foram os chutões de Diego Reichelmann e as consequências destes chutões, que definiram uma vitória importantíssima de 2 a 0, que coloca uma mão e 4 dedos no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

IA9JQ8M.png

Porém, o acesso ainda dependia do Bragantino, que enfrentaria o Guarani no Brinco de Ouro, no sábado. Mas o BragaBull tomou de 4 a 0, e o Atlético, juntamente com o Coritiba, subiu à Série A do Brasileirão.

gcg0WDE.png

J6Z0czu.png

Após a conquista do acesso à Série A do Brasileirão, a equipe do Atlético focava em tentar ser vice-campeã da Série B. O time disputava o vice-campeonato com o Coritiba, que tinha a mesma pontuação, só que o saldo de gols era levemente inferior.

O penúltimo compromisso do Atlético na Série B (o último fora de casa) era contra o Bangu, jogando em Moça Bonita. A equipe teria mudanças, sendo a principal delas a lesão por parte do atacante Wallace, que não jogaria mais na temporada. Vitor Gabriel seria o titular.

Bem… sobre o jogo, não tem muito o que dizer.

crKT5hL.png

Pelo menos o 0 a 0 nesta partida em Moça Bonita valeu para a permanência do Bangu na Série B do Brasileirão. Nem dá pra comentar sobre o jogo em si. Modo férias total.

A nossa sorte é que o Coritiba perdeu o confronto contra o Cuiabá, jogando no Couto Pereira. Com isso, o Atlético precisaria apenas vencer frente ao já rebaixado Brasil de Pelotas para ficar com o vice-campeonato da Série B.

Em relação a briga do último acesso para a Série A estava equilibrada. O Bragantino iria até Criciúma enfrentar o desesperado time da casa, enquanto Cuiabá e Operário se enfrentam no Mato Grosso. Já na briga pelo Z4, além da partida do Criciúma, teríamos o CSA enfrentando o Coritiba em casa, e o Ituano jogando fora contra a lanterna Ferroviária.

O Atlético foi a campo com um time misto, com direito a entrada do goleiro Halls, que não havia entrado em nenhum jogo da campanha. Outros atletas que tiveram oportunidade foram os meias Matheus Neris e Andrey Santos.

A partida em si foi de domínio da equipe do Atlético, com praticamente nenhum perigo por parte do Brasil de Pelotas, mas a mira da equipe estava falha. Até que, aos 39’, Samuel soltou um canudo de fora da área para abrir o placar.

Na segunda etapa, a pressão se manteve, mas nada de ampliar o placar e garantir a vitória, assim como o vice-campeonato.

Aí, aos 32’ da etapa complementar, Victor Caetano cobrou o tiro de meta. A bola ficou entre o zagueiro Carlos e o lateral Mateus Rodrigues, que havia acabado de entrar. Quem aproveitou o vacilo foi Rafinha, que avançou e finalizou forte para empatar a partida para a equipe gaúcha.

Depois disso, o Atlético até avançou, mas não saiu do empate em 1 a 1. O quarto empate no mês e que lhe valeu a perda do vice-campeonato. Mas nada de tristeza, afinal de contas, o Acre estaria representado na Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história da competição.

WLRx3Qh.png

xnf6iDN.png

hNnP6Ue.png

L3BNHXS.png

bVZ1Kta.png

Ficamos em 3º em uma Série B, onde conseguimos manter um bom equilíbrio entre jogar em casa e fora. Tivemos a 5ªmelhor campanha em casa (40 pontos) e a 3ªmelhor fora de casa (33 pontos), além de ter o 3º melhor ataque e a 5ª melhor defesa.

Sobre os times que nos acompanham, acho que são justos os quatro acessos, até mesmo do Operário, que quase perdeu ele para Cuiabá e Bragantino. Éramos dois times que tínhamos pretensões parecidas, e conquistar o acesso foi bem surpreendente, pela forma que ambas as equipes atuaram. Já o Coritiba cresceu bastante na fase final e mereceu o vice-campeonato.

Em relação ao Z4, os descensos foram justos, pois os quatro times que vão para a Série C não fizeram muito por merecer a permanência, o mais próximo disso fora o Criciúma, mas a equipe catarinense capengou no começo do returno, e acabou perdendo o rumo justamente neste período.

Caindo nas estatísticas, comecemos pelo xG, que, se fosse depender dele, nossa equipe não ficaria em 3ºlugar, mas sim, conquistaria o título da Série B.

c4cybSp.png

Em relação ao desempenho global da equipe, tivemos números bem acima da média.

XhME8vN.png

Já em relação a eficácia defensiva, até tivemos bons números, pois sofríamos poucas finalizações, mas a taxa de conversão delas, era mediana.

zYgkbk9.png

Concluindo com a eficácia ofensiva, nossa equipe chutava muito, mas desperdiçava bastante.

ff35UDq.png

Agora começando as premiações, onde tivemos dois atletas na Seleção da Série B: Luís Oyama e Wallace foram os agraciados.

0g89Exz.png

O golaço de Samuel na vitória do Atlético sobre o Vila Nova foi escolhido o gol mais bonito da competição.

uIRElc5.png

Wallace terminou a temporada como artilheiro da competição, com 17 gols, três a mais que Diego Gonçalves, do Coritiba que terminou em segundo. É preciso destacar que Samuel fez 12 e Vitor Gabriel, 10 gols na competição.

NHUTnWz.png

E, finalmente, fui eleito o Melhor Treinador da Série B. Se bem que, desta vez, eu não acho 100% justo, devido a campanha avassaladora da Ponte Preta, comandada por Fabinho Moreno, que conquistou o título faltando seis rodadas para o fim.

9t634SG.png

N6E3G3q.png

Estes são os dados do time na Série B...

87F7MEx.png

... Enquanto estes são os dados em toda a temporada.

buNqEOx.png

Importante ressaltar o grande ano de Wallace, que foi o artilheiro desta temporada na Série B, mas é bom destacar a boa temporada de outras peças, como Samuel (uma pena que ele vai embora) e Luís Oyama (como ele cresceu na temporada). Estes caras pra mim, são os caras da temporada. E Luan Gabriel? Ele foi bem, mas teve um momento bem ruim tecnicamente, e isso pesou na equipe.

Agora vamos ver uma análise sobre as posições, começando pelo gol. Devo manter dois dos três goleiros, deixando Halls ir embora da equipe. A tendência é trazer um goleiro jovem.

Na lateral-direita, Arnaldo Kelvin deve retornar a Chapecoense, e com isso, devo buscar nomes mais sólidos para o setor (pode até ser necessário trazer dois jogadores para a posição). Na esquerda, devemos trazer um lateral para trazer competição ao setor que tem apenas Thulio (que compete nas duas e na zaga central) e Mateus Rodrigues, como opções.

O miolo de zaga terá leves alterações, com a saída de Alexandre Hans. Rocha e Gabriel Norões, em um primeiro instante, permanecem. Mesma coisa para Carlos. Mas devemos achar uma quarta opção para o setor.

No meio-campo, provavelmente Iago Pereira irá embora, assim como Victor Adriano, que irei monitorar para trazer em definitivo, mas que retornará ao Avaí. Luís Oyama, Kaio, Bruno Matias e Andrey Santos continuam no elenco. Vitor Silva deve ser emprestado.

Indo para a parte ofensiva, começando pelo meio. Nelson será titular no início da próxima temporada, pois Adson não fez um bom ano. A proatividade do primeiro engoliu qualquer questionamento em relação a não-entrada dele no time titular. Mas, em um primeiro instante, não devemos correr atrás de ninguém. Outro cara que podemos aproveitar é Victor Paulista, que vem embalado do acesso pelo Baré.

Na ponta-direita, Luan Gabriel ainda é soberano, porém, precisa mostrar mais. Ele teve uma queda muito acentuada no último trimestre, o que abre uma certa desconfiança na continuidade dele no elenco. Já sobre Sampson, ainda existe dúvidas se vale a pena a permanência ou o retorno ao Flamengo.

A ponta-esquerda vai ter Roberto Defendi começando o ano como titular, bem mais por conta da saída de Samuel. Aqui teremos problemas para encontrar uma peça ideal para a equipe. Anacleto, que retorna de um bom empréstimo - mesmo tendo sido rebaixado com o Vitória da Conquista - anima como opção para o setor.

Finalmente, o ataque. Acho que temos bons nomes, com Wallace e Vitor Gabriel chefiando. Porém, não podemos negar negócios de oportunidade.

47AJdRl.png

zeMHVo9.png

Temos R$11,5M, mas a gente sabe que vai ter dinheiro de TV, por isso, vamos ter um enorme aumento nas finanças.

E dá pra conferir nessa página o orçamento que vamos utilizar nesta temporada. R$3,8M em transferências e R$1,5M/mês. Nada mal.

Agora vamos as telas de fim de temporada.

mltWL9V.png

O reforço do ano foi... Gabriel Norões! Ele foi escolhido como a melhor contratação da temporada, e eu concordo com a escolha.
Tivemos dificuldades para definir quem seria o parceiro de Rocha na defesa, e Gabriel Norões caiu perfeitamente. Melhor tecnicamente que o antecessor Marcão, Norões foi uma das lideranças da equipe, era nítido que precisávamos mais de equilíbrio na parte defensiva do que ofensiva.

Em relação as finanças como um todo, a Copa do Brasil foi o grande ganho financeiro da equipe em 2025.

7s1FSLw.png

Entre as premiações individuais, Wallace levou a de Jogador do Ano pelos torcedores.

kKOYyMm.png

Finalmente, as palavras que resumem bem a temporada da equipe. Os dois primeiros meses da Série B foram decisivos, e deixaram a equipe em ótima situação na disputa da competição. Isso é destacado no resumo da temporada.

T0GIfX4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos changed the title to Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó: Cinco decisões (29.11)

Parabéns pelo acesso! Como você disse, a disputa pelo vice foi aguerrida mas o que realmente importava era a subida de divisão. Fiquei até espantado em lembrar que o Bangu habita a série B no seu save, que bom que você o poupou.

Gostei dos dados que você trouxe. Essa tabela de xG descobri tem pouco tempo que existia, dá uma ideia bem bacana de onde seu time poderia estar caso os atacantes não fossem burros. Os dados mostram como o Atlético Acreano foi um dos times que mais atacou no campeonato, embora balançasse relativamente pouco as redes. Bem, outros foram mais clínicos e não subiram, então está tudo bem.

Dinheirinho entrando e agora é se preparar para garantir a permanência na série A. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 em 22:46, LuisSilveira disse:

Parabéns pelo acesso! Como você disse, a disputa pelo vice foi aguerrida mas o que realmente importava era a subida de divisão. Fiquei até espantado em lembrar que o Bangu habita a série B no seu save, que bom que você o poupou.

Gostei dos dados que você trouxe. Essa tabela de xG descobri tem pouco tempo que existia, dá uma ideia bem bacana de onde seu time poderia estar caso os atacantes não fossem burros. Os dados mostram como o Atlético Acreano foi um dos times que mais atacou no campeonato, embora balançasse relativamente pouco as redes. Bem, outros foram mais clínicos e não subiram, então está tudo bem.

Dinheirinho entrando e agora é se preparar para garantir a permanência na série A. Boa sorte!

Muito obrigado pelos parabéns, @LuisSilveira. A luta foi bastante disputada, perdemos o vice, mas levamos o acesso, que é o que realmente importa. O Bangu subiu que nem o Atlético e a Ferroviária: Subiu duas divisões em duas temporadas. Fiquei feliz com a permanência deles, é uma equipe interessante, a montagem foi bem interessante. Espero que se mantenham em 2026.

Não diria que meu ataque é burro, também não é isso. Não dá pra criticar tendo três atacantes entre os primeiros na artilharia (Wallace artilheiro, mas também tivemos o Samuel e o Vitor Gabriel) hahahaha É que a forma de jogo do Atlético finaliza bastante, por isso esse xG ofensivo alto. Tenho o chute de fora da área como característica. Mas fiquei bem satisfeito da forma que jogamos, vamos tentar manter o mais próximo disso nesse ano de estreia da Série A.

Sobre a grana, eu fico contente, mas ficarei ainda mais contente, caso consigamos nos manter na elite do futebol brasileiro.

Valeu pelo comentário, rapaz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

egnXgck.png

O início de um sonho

Chegamos em 2026. Ano emblemático para o futebol acreano. O Acre nunca teve um representante na elite do futebol brasileiro até esta temporada, com o acesso do Atlético Acreano. Expectativas enormes? Sem dúvida.

Mas vamos com calma no andor, pois vai ser uma jornada duríssima.

Sem muitos atropelos, vamos começar logo esta atualização inaugural da temporada 2026.

7Oh3Kmn.png

Vamos começar com as saídas, que foram emblemáticas para a equipe.

Alexandre Hans (vice-capitão do elenco), Iago Pereira e Yan de Jesus tiveram seus vínculos terminados, e saíram do Galo Carijó. Victor Adriano também não permaneceu no clube, assim como Arnaldo Kelvin. Eles retornaram para Avaí e Chapecoense, respectivamente.

Alexandre veio durante a Série C de 2023 e fez 48 jogos com um gol e uma assistência.
Iago Pereira veio logo após o acesso a Série C em 2023 fez 76 jogos, com 5 gols e 15 assistências.
Victor chegou durante a temporada 2024 e atuou em 60 jogos, com cinco assistências.
Arnaldo Kelvin chegou para a disputa da Série C em 2023, e ele atuou em 122 partidas, com 2 gols e 14 assistências.
A despedida mais doída, sem dúvida é de Yan. Yan era o único do elenco que vinha comigo desde o começo, ainda em 2022 na Série D. Ele fez 100 jogos, com 53 gols e 17 assistências.

É discutível se eu poderia ter mantido Yan no elenco, até por uma questão de estar com ele desde o começo. Muitos vão comparar a trajetória dele comigo com a de Bimal Gharti Magar lá no save do RFC Liège. Mas ele estava muito atrás em comparação aos outros atletas das posições que ele atuava, além do que não evoluiria mais tecnicamente.

Dito isso, vamos aos reforços, onde trouxe três peças, que fizeram parte do elenco do Operário no acesso à Série A.

Com a saída de Alexandre Hans, eu precisava de um zagueiro novo, mas, ao mesmo tempo, que tivesse nível para entrar na equipe, quando assim fosse necessário. Fui lá no Operário e encontrei uma ótima opção.

tsHIu4t.png

Estou falando do zagueiro Romércio. O jogador é cria da base do Coritiba, e já passou por Guarani, Náutico e estava no Operário. Não é um zagueiro velho (28), e tem ótimas qualidades para um time que acabou de subir. Além disso, aceitou a condição de 'Jogador de Grupo'. Logo, será reserva.

Romércio é muito parecido com Gabriel Norões, o que é ótimo, pois assim perdemos muito pouco, em caso de alteração, seja por suspensão ou por lesão.

bG0cXau.png

Para o meio-campo, tínhamos que suprir as saídas de Iago e Victor, mas que também fosse uma boa opção para um setor que já tem Luís Oyama, Bruno Matias, Andrey Santos, Matheus Neris e Kaio. Ao mesmo tempo, ele teria que ter uma característica um pouco diferente.

Qa6IBTV.png

Com isso, encontrei o volante/meia Maykon Douglas no Vitória. Maykon foi peça importantíssima do acesso do Operário, ajudando a coordenar o jogo, e cadenciar o jogo. Ele ficava no meio-campo da equipe paranaense dividindo funções com Nonoca.

Maykon é o típico jogador de meio que gosto, com atributos mentais quase beirando 10 - exceção feita a Liderança, mas sem problemas. Além disso, ele traz uma variação bem interessante, pois sua melhor função é a de Mezzala. Esse foi outro ótimo ponto definido para a chegada dele.

Ele chega por empréstimo até o fim da temporada, com 100% do salário pago, e com status de 'Jogador de Grupo'.

VAp6gWI.png

Já para a parte ofensiva que perdeu Yan, busquei uma variação, e me veio um antigo nome na mente. Onde ele estava? Sim, no Operário.

9RdlOCu.png

O nome era de Bruno Leite. O atleta de 25 anos, cria da base do Athlético, mas que no save, já passou por Retrô e Sampaio Corrêa, antes de chegar no Operário, era um jogador de frente, mas que também atua como meia-atacante.

Acaba sendo do mesmo nível do Adson, o que pode ser uma boa saída, já que ele não teve lá um momento muito bom no ano passado, sendo preterido por Nélson. Bruno pode auxiliar justamente nesse revezamento. Também chega como 'Jogador de Grupo'.

zfvArKr.png

Tivemos o retorno de alguns atletas, como Vitor Silva, Victor Paulista e Anacleto, que devem ser utilizados no time principal.

Além disso, podemos ter novidades na próxima atualização. O time propôs testes para os goleiros Leandro (ex-Palmeiras e Cruzeiro) e Felipe Carneiro (ex-São Paulo), para os zagueiros Chico (ex-Grêmio), João Victor (ex-Vitória) e Patrick (ex-Flamengo).

Também propomos testes para o lateral esquerdo Daniel (ex-Goiás) e para o ponta-direita Welinton (ex-Cruzeiro). Pensamos também no ponta-esquerda João Maria Franco, que nos enfrentou atuando pelo Ypiranga; João tem seu passe ligado ao Vasco.

Para fechar, fizemos propostas por dois jogadores do futebol uruguaio. São eles: o zagueiro Lucas Monzón, de 24 anos de idade e que atua no Danubio e para o atacante Anderson Duarte, de 20 anos de idade, cujo passe pertence ao Defensor Sporting.
Caso eles aceitem, ambos irão chegar na abertura da janela internacional, estipulada em Março.

7Ue5IXl.png

A Copa do Brasil vai começar, e nós pegamos um jogo, digamos... encardido.

Nosso adversário será o Brusque e acontece no Augusto Bauer, dia 4 de fevereiro.

sHO0HBp.png

A equipe catarinense caiu em 2024 para a Série D do Brasileirão, mas quase retornou; caiu nas oitavas de final, frente ao Joinville, que acabou subindo.

É uma equipe em reconstrução, pois acabou dispensando 22 atletas na virada do ano. Eles possuem apenas dois jogadores que podem atuar como atacantes, sendo que um deles é um velho conhecido: Tcharlles, que já nos enfrentou usando a camisa do Manaus.

A pretensão da direção é chegar na Terceira Fase, o que acho plenamente plausível. Vamos ver se conseguimos cumprir esta meta.

bPeeoSy.png

No nosso Acreanão da massa, a primeira fase será enfrentando Galvez, Humaitá, Nauás e Plácido de Castro.

Já na segunda fase, nossos adversários dentro da própria chave serão Andirá, Rio Branco, São Francisco e Vasco.

khDCgmf.png

shIDrjB.jpg

Acima: América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Acreano, Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense;
Abaixo: Fortaleza, Grêmio, Internacional, Operário, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Vai ser um Brasileirão de muita luta. Muita mesmo.

A média de pontos para sobreviver na Série A nas últimas rodadas é de 37,6 pontos. Vamos arredondar pra cima, para 38 pontos.
Como esse é nosso primeiro ano na elite, é normal que tenhamos um desequilibrio em comparação as equipes que estão no pelotão da frente.

Nos vamos ganhar o equivalente a R$23M durante a temporada - vai dar uns R$2M/mês.
Essa grana vai ajudar bastante, e sabemos o quanto será importante manter essa grana para preparar elenco e estrutura - que agora, vai poder ser mexida.
Porém, vamos com calma no andor.

Obviamente que a nossa cotação é 1000-1 e que estamos cotados para ficar na labeira. Mas, sem novidades. Vamos tentar quebrar esse estigma.

N6E3G3q.png

nRd1Q48.png

Sim, o elenco está inchado, porém ainda temos algumas missões para que o grupo esteja realmente fechado.

Uma dessas missões acontece nas laterais, principalmente na lateral-esquerda. Precisamos de gente ali naquele setor.

Outro setor em que devemos procurar jogadores é a já emblemática ponta-esquerda, onde ninguém se reafirma - esse foi o motivo, por exemplo, de renovar o empréstimo de Sampson junto ao Flamengo. Porém, neste caso, nós vamos ter que olhar com calma para o meio de ataque todo, pois Luan Gabriel não terminou bem a temporada (recebeu críticas da - nova - diretoria) e na parte central, pois ainda existe uma certa diferença no time quando Nelson e Adson atuam.

Vou precisar pensar e se atentar a isso.

47AJdRl.png

Sobre as finanças, eu irei ausentar de mandar elas no momento, pois pouco se modificou em relação a valores.

Temos cerca de R$11,5M em caixa, mas ainda teremos os dois jogos da Copa do Brasil - caso avancemos do Brusque - na próxima atualização, e ambos já dão cerca de R$2M ao todo. Fora os outros R$2M que devemos ganhar no período, vindo da cota de TV.

Além disso, tivemos melhorias nos setores de raio de observação - agora Mundial - e com a chegada de novos patrocínios que vão nos render R$4,7M anuais.

H9PesIA.png

 

bJl5UBf.png

dDMQF7i.png

qZZBdZ9.png

Vamos enfrentar Humaitá e Galvez em casa, e depois as equipes do Plácido de Castro e Nauás, jogando fora de casa.
Deve ser uma atualização maior, por conta que devemos ir para a decisão do 1ºturno do Estadual, além do fato de que vamos enfrentar o Brusque pela Copa do Brasil e, se passarmos, a partida deve ocorrer apenas três após a final do turno.
Logo, jogaríamos as duas primeiras partidas na próxima atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Atlético Acreano - Sempre Galo Carijó
  • #Vini unfeatured this tópico
  • div featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...