Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abel Ferreira falando de FM e outras coisas


F J

Posts Recomendados

https://globoesporte.globo.com/google/amp/futebol/times/palmeiras/noticia/noticias-palmeiras-entrevista-exclusiva-abel-ferreira-senna-bossa-nova-pai-tudo-menos-futebol.ghtml

 

Enorme achei melhor não copiar

 

apenas essa parte aqui pra eu me achar

 

Dentre essas coisas que você gosta, sei que uma que te ajudou muito na carreira de técnico foi o jogo Football Manager. Qual a sua relação com esse jogo e a importância dele para seu trabalho?

– Posso dizer que utilizo esse jogo ainda hoje para ver características de jogadores que o Palmeiras me propõe. Acho um jogo completo. Vejo jogadores para o Palmeiras, a fotografia, ver como o jogo descreve no mental, na técnica e no físico. Não sei quem trabalha para esse jogo, mas o nível de conhecimento e informação, nível estatístico que esse jogo tem, é muito, muito real. Portanto é uma das fontes de onde tiro informação, não é o único, mas é um dos lugares que eu tiro informação. É incrível. Não perco tempo a jogar, utilizo para tirar informações de estatísticas e para conhecer, é rápido para ter a informação, mas não tenho tempo mais para jogar. Joguei em um determinado tempo da minha vida, quando era jogador, nos meus primeiros anos, não gostava de treinar equipes "top". Todos meus colegas eram campeões, ganhavam, mas na realidade não é assim. Posso ser campeão ao meu nível, treinar o Penafiel e não cair de divisão, fui campeão, atingi o meu objetivo.

 

– O objetivo do Palmeiras é ser campeão, e atingimos. O Guto Ferreira, se o objetivo é ficar entre os dez, à maneira dele, ele foi campeão. Uma equipe que estava para cair, e ela não caiu e conseguiu ficar na elite, foi o título deles. Era assim que eu via esse jogo, treinava muito o Penafiel. Subia de divisão, das equipes mais antigas da segunda liga da história, ficar no meio da tabela para tentar subir, não consegui muitas vezes, confesso, mas era uma forma de passar o tempo (risos). Dizer para as pessoas que jogam o FM, há uma "pequena diferença" entre o jogo e a realidade: a pele e osso. A pele e o osso. É tudo muito parecido, pois você consegue fazer os treinos, você consegue escalar o time, consegue fazer as substituições, muda a tática, e os jogadores ainda reclamam. Tem um jogador que fica insatisfeito porque você vendeu o amigo. O capitão da equipe fica insatisfeito porque você vendeu o centroavante. É diferente a realidade. Vou ver se consigo descrever em uma frase: quem acha que de futebol só sabe, nada de futebol sabe. Quem pensa que só pensar em futebol chega, nada sabe sobre futebol.

 

 

DE NADA ABEL!

 

 

(topico exclusivo pra eu me achar sim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é a mesma entrevista (já que só vi trechos, ainda não vi inteira), mas vale demais também ver a entrevista dele ao Seleção SporTV.

Abel é um cara sensacional. Fala muito bem, é muito didático, inteligentíssimo, além de ser muito humilde. A questão envolvendo ele não dar muitas entrevistas (que ele explica logo no início) - e como ele está aceitando falar agora - é uma amostra bem clara disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As entrevistas do Abel são ouro, fala de tudo, livros, táticas, comportamento em campo, músicas, já assisti duas da globo, depois vou ver essa do UOL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Na quarta-feira (dia que aparentemente o Abel tirou pra atender aos jornalistas de diferentes veículos), pipocou na minha TL vários comentários positivos desse sujeito, justamente sobre essa entrevista ao "Seleção SporTv". E que sujeito FODA, hahahaha! Desde quando chegou que eu já gosto desse cara, uma pena ter ido justamente pra um rival haha. 

É extremamente inteligente e polido ao conversar, além de aparentar conhecer mt sobre o jogo. Conseguiu dar uma consistência tática absurda a esse Palmeiras em tempo recorde, e foi coroado ao final com dois merecidos canecos por isso.

Se mantiver isso, acho que esse cara tem tudo pra se tornar um grande treinador, e não só a nível sul-americano.

 

p.s: já deixei salva essa entrevista ao UOL, vejo depois. Vlw @Moura Edu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

uma pena ter ido justamente pra um rival haha. 

Eu sei como é, fiquei assim com o Alex começando a treinar no sub-20 do São Paulo.

 

3 horas atrás, Leho. disse:

p.s: já deixei salva essa entrevista ao UOL, vejo depois. Vlw @Moura Edu!

Eu achei a do podcast do Ge melhor, justamente por ele não falar de futebol, falou de musica, fm, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Se mantiver isso, acho que esse cara tem tudo pra se tornar um grande treinador, e não só a nível sul-americano.

Não dou até o meio do ano pra alguém vir buscar, que nem foi com o Jorge Jesus e o Sampaoli.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 hours ago, Douglas. said:

Não dou até o meio do ano pra alguém vir buscar, que nem foi com o Jorge Jesus e o Sampaoli.

Alguém tipo quem?

Em Portugal, o único time que tem chance para tirar ele do Palmeiras e existem possibilidades de trocar de treinador é o Benfica, mas, pelo tanto que o Jesus ganha, não sei se vão mandar embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
11 hours ago, Moura Edu said:

[...] Eu achei a do podcast do Ge melhor, justamente por ele não falar de futebol, falou de música, FM, etc.

Essa da UOL tem perguntas diferentes das que fizeram no Seleção SporTv? Porque se for repetir, eu nem assisto hahahaha.

 

11 hours ago, Douglas. said:

Não dou até o meio do ano pra alguém vir buscar, que nem foi com o Jorge Jesus e o Sampaoli.

Meio do ano acho meio cedo demais, hahaha mas se ele conseguir manter o nível e até elevar o futebol do time em 2021, concordo que esse assédio do exterior pode pintar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique M. disse:

Alguém tipo quem?

Em Portugal, o único time que tem chance para tirar ele do Palmeiras e existem possibilidades de trocar de treinador é o Benfica, mas, pelo tanto que o Jesus ganha, não sei se vão mandar embora.

Porque essa restrição a Portugal? Ele estava na Grécia. Franca, Espanha, Turquia etc. tem times que podem tirar ele e qualquer técnico que se destaque por aqui em algum momento. Especialmente com o euro a esse preço, é difícil trazer e mais ainda manter um técnico estrangeiro que se destaque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
42 minutes ago, Rodrigodm said:

Porque essa restrição a Portugal? Ele estava na Grécia. Franca, Espanha, Turquia etc. tem times que podem tirar ele e qualquer técnico que se destaque por aqui em algum momento. Especialmente com o euro a esse preço, é difícil trazer e mais ainda manter um técnico estrangeiro que se destaque.

Porque financeiramente é quem pagaria dinheiro suficiente para tirar ele do Palmeiras, dentro do perfil de clube que pode se interessar. A não ser que ele tenha alguma clausula que permita que ele saia fora de graça, o que eu duvido.

Mesmo recebendo em reais, comparativamente, um treinador desses que venha para o Brasil, vem recebendo mais do que receberia na maioria dos empregos em ligas de primeira divisão europeia. E não vejo ele assumindo time de grande ou médio porte europeu só porque ganhou a Libertadores por aqui. E Portugal é basicamente o único lugar onde talvez dinheiro importasse menos, já que o projeto do Palmeiras é mais relevante do que muitos que ele poderia vir a receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Porque financeiramente é quem pagaria dinheiro suficiente para tirar ele do Palmeiras, dentro do perfil de clube que pode se interessar. A não ser que ele tenha alguma clausula que permita que ele saia fora de graça, o que eu duvido.

Mesmo recebendo em reais, comparativamente, um treinador desses que venha para o Brasil, vem recebendo mais do que receberia na maioria dos empregos em ligas de primeira divisão europeia. E não vejo ele assumindo time de grande ou médio porte europeu só porque ganhou a Libertadores por aqui. E Portugal é basicamente o único lugar onde talvez dinheiro importasse menos, já que o projeto do Palmeiras é mais relevante do que muitos que ele poderia vir a receber.

Sampaoli foi para o Olympique. Coudet para o Celta. O Abel ir para algum time médio na França, Espanha, Inglaterra ou um Fenerbahce da vida acho factível. Acho que boa parte dos times médios europeus conseguem pagar parecido com o que alguns clubes brasileiros pagam. 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/noticia/2020/11/o-salario-de-coudet-no-celta-ckhbchsfn00270170brh91ykl.html#:~:text=No Celta%2C Coudet terá um,que recebia no Beira-Rio.

https://www.torcedores.com/noticias/2021/02/sampaoli-bases-salariais-olympique

Foram as primeiras que achei, não sei se são verdadeiras. Mas são salários altos para times que talvez nem médio sejam.

Meu ponto é que um time apresentar uma boa proposta pra ele na Europa é relativamente fácil. Talvez o Abel esteja em um nível maior que esses 2, o que diminuiria um pouco a quantidade de times que poderiam leva-lo. Mas ainda assim acho que existem muitas possibilidades fora de Portugal, principalmente se ele continuar se destacando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 minutes ago, Rodrigodm said:

Sampaoli foi para o Olympique. Coudet para o Celta. O Abel ir para algum time médio na França, Espanha, Inglaterra ou um Fenerbahce da vida acho factível. Acho que boa parte dos times médios europeus conseguem pagar parecido com o que alguns clubes brasileiros pagam. 

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/noticia/2020/11/o-salario-de-coudet-no-celta-ckhbchsfn00270170brh91ykl.html#:~:text=No Celta%2C Coudet terá um,que recebia no Beira-Rio.

https://www.torcedores.com/noticias/2021/02/sampaoli-bases-salariais-olympique

Foram as primeiras que achei, não sei se são verdadeiras. Mas são salários altos para times que talvez nem médio sejam.

Meu ponto é que um time apresentar uma boa proposta pra ele na Europa é relativamente fácil. Talvez o Abel esteja em um nível maior que esses 2, o que diminuiria um pouco a quantidade de times que poderiam leva-lo. Mas ainda assim acho que existem muitas possibilidades fora de Portugal, principalmente se ele continuar se destacando.

O Olympique é um time grande no mercado francês e com bom aporte financeiro, o Coudet é ídolo do Celta. São coisas totalmente distintas. Na Inglaterra, só se for na Championship, duvido muito que algum time da Premier League irá olhar para o mercado brasileiro em busca de técnico, sendo que pode buscar coisas já testadas e aprovadas na Europa em um nível maior do que o do Abel. Meu ponto é que os times que podem oferecer algo para o Abel que é superior ao que ele já tem em termos de projeto esportivo e financeiro são poucos, principalmente agora no meio do ano.

Se ele tiver uma nova boa temporada, certamente não fica aqui mesmo, independentemente do destino. O meu ponto não era em respeito ao futuro geral do treinador, e sim, para esse imediato para o começo da nova temporada europeia. Sinceramente, não vejo nada melhor que o Palmeiras se abrindo no horizonte nesse momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abel, Jesus... Foi ótimo terem vindo, o futebol brasileiro precisava se oxigenar com outras ideias, agora o sarrafo para os técnicos brasileiros aumentou, vão precisar melhorar ou cada vez vão perder mais espaço para técnicos europeus e sul-americanos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Henrique M. disse:

Alguém tipo quem?

Em Portugal, o único time que tem chance para tirar ele do Palmeiras e existem possibilidades de trocar de treinador é o Benfica, mas, pelo tanto que o Jesus ganha, não sei se vão mandar embora.

Portugal, Espanha, França e talvez até Alemanha têm times médios capazes de pagar uma multa de contrato de treinador. Não incluo Inglaterra e Itália porque não acho que teria interesse automático, se houvesse seria algo fora do habitual.

O que pode ajudar a frear esses interesses é se esses clubes preferirem esperar pra fazer investimentos arriscados assim. Se fosse hoje não sei se o Celta teria vindo buscar o Coudet, por exemplo. O OM já tem uma folha salarial de 4x a do Celta Vigo, então o porte financeiro é diferente pra terem buscado o Sampaoli.

 

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Sinceramente, não vejo nada melhor que o Palmeiras se abrindo no horizonte nesse momento.

Aí vai da cabeça da pessoa. Eu não acho que o Benfica tinha um projeto melhor que o do Flamengo, mas a vontade do treinador (em circunstâncias extraordinárias, é verdade) pesou quando foi o Jorge Jesus.

Pegando o exemplo mais recente do Sampaoli, é claro que é mais fácil falarmos que o projeto é animador enquanto está dando certo, principalmente o Abel que teve títulos de expressão nesse período de lua-de-mel, mas se começar a desandar as coisas podem mudar muito rápido. Não precisaria nem algo imprevisível como Porto ou Sporting arrumando um jeito de investirem alto e querendo ele no comando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
30 minutes ago, Douglas. said:

Portugal, Espanha, França e talvez até Alemanha têm times médios capazes de pagar uma multa de contrato de treinador. Não incluo Inglaterra e Itália porque não acho que teria interesse automático, se houvesse seria algo fora do habitual.

O que pode ajudar a frear esses interesses é se esses clubes preferirem esperar pra fazer investimentos arriscados assim. Se fosse hoje não sei se o Celta teria vindo buscar o Coudet, por exemplo. O OM já tem uma folha salarial de 4x a do Celta Vigo, então o porte financeiro é diferente pra terem buscado o Sampaoli.

 

Aí vai da cabeça da pessoa. Eu não acho que o Benfica tinha um projeto melhor que o do Flamengo, mas a vontade do treinador (em circunstâncias extraordinárias, é verdade) pesou quando foi o Jorge Jesus.

Pegando o exemplo mais recente do Sampaoli, é claro que é mais fácil falarmos que o projeto é animador enquanto está dando certo, principalmente o Abel que teve títulos de expressão nesse período de lua-de-mel, mas se começar a desandar as coisas podem mudar muito rápido. Não precisaria nem algo imprevisível como Porto ou Sporting arrumando um jeito de investirem alto e querendo ele no comando.

Eu nem falo capacidade de pagar multa, é capacidade de oferecer um salário mais um projeto esportivo que compense largar o Palmeiras. Se ele não tivesse ganhado dois títulos aqui, eu até entendo esse cenário. O Abel, dificilmente, fica aqui mais do que até o próximo verão europeu, mas, para agora, acho difícil, por tudo que disse antes, que exista um grande risco dele sair.

Por isso que disse tirando projeto esportivo e o lado financeiro, acho que a única coisa que pesaria mais para o Abel é voltar para casa. Que foi o que aconteceu com o Jesus. Só que o voltar para casa tá meio complicado agora.

A questão é que nem Porto e nem Sporting vão demitir os treinadores. O Rúben Amorim tem tudo para quebrar um jejum histórico, está com 10 pontos de vantagem, invicto, duvido muito que vão trocar o cara que tirou eles na seca pra trazer o Abel. O Porto com o Sérgio Conceição levando eles até as quartas da UCL muito menos. O único time em Portugal que tem chance de perder treinador (e trazer o Abel) daqui até o começo da próxima temporada  é o Benfica, mas, dado o que eles gastaram para trazer o Jesus (contrato + contratações), não sei se repetiriam de novo a mesma estratégia. O que pode acontecer é alguém vir atrás do Conceição e do Amorim, contudo, também não vejo esse cenário acontecendo por agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Henrique M. disse:

Eu nem falo capacidade de pagar multa, é capacidade de oferecer um salário mais um projeto esportivo que compense largar o Palmeiras. Se ele não tivesse ganhado dois títulos aqui, eu até entendo esse cenário. O Abel, dificilmente, fica aqui mais do que até o próximo verão europeu, mas, para agora, acho difícil, por tudo que disse antes, que exista um grande risco dele sair.

Aí novamente vai da cabeça da pessoa já que avaliar o que seria um projeto que o animasse é algo bem subjetivo.

Falando de "não precisaria ser algo extraordinário" pra vir alguém atrás dele: https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/xabi-alonso-vai-ser-tecnico-do-borussia-monchengladbach-a-partir-de-julho-diz-jornal.ghtml

Eu não acho que ele vai obrigatoriamente sair em breve, mas sim que isso é bem possível contanto que algum clube europeu médio em busca de treinador preste atenção no desempenho dele aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
7 hours ago, Douglas. said:

Aí novamente vai da cabeça da pessoa já que avaliar o que seria um projeto que o animasse é algo bem subjetivo.

Falando de "não precisaria ser algo extraordinário" pra vir alguém atrás dele: https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/xabi-alonso-vai-ser-tecnico-do-borussia-monchengladbach-a-partir-de-julho-diz-jornal.ghtml

Eu não acho que ele vai obrigatoriamente sair em breve, mas sim que isso é bem possível contanto que algum clube europeu médio em busca de treinador preste atenção no desempenho dele aqui.

Sinceramente, um clube que constantemente briga pelas posições superiores da Bundesliga e vem classificando algumas vezes para a Champions League não é algo que eu classificaria como não extraordinário.

Se fosse para um treinador brasileiro, como você avaliaria a oferta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique M. disse:

Sinceramente, um clube que constantemente briga pelas posições superiores da Bundesliga e vem classificando algumas vezes para a Champions League não é algo que eu classificaria como não extraordinário.

O que a gente definiu como extraordinário seria o que aconteceu com o Jorge Jesus, de vir um clube do país dele, com a identificação anterior, dinheiro pra investir no elenco, e por cima de tudo a questão familiar e a pandemia. Praticamente irrecusável. Por isso eu disse que não acho que só nessas condições que poderia aparecer algo interessante, justamente porque têm vários clubes médios que ainda seriam uma oportunidade de maior projeção na Europa ainda que não necessariamente seria algo melhor que ficar no Palmeiras. A questão maior seria o cálculo que ele deve fazer de quantos anos ganhando tudo no Brasil o qualificariam pra ser sondado por clubes grandes da Europa e em quanto tempo ele conseguiria isso treinando na Europa.

 

Citar

Se fosse para um treinador brasileiro, como você avaliaria a oferta?

Se fosse uma proposta pro Rogério Ceni, por exemplo, seria um risco pro clube e uma grande oportunidade pra ele. Mas ainda seria compreensível se ele recusasse se achasse um passo maior que as pernas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Diretor Geral

 

Essa foi na mesma leva das outras, no mesmo período aliás (final do mês passado). Mas vale a pena ver (alô @Bigode.), só pude conferir essa semana.

Esse cara é mt bom de entrevista, hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será FM vai explicar pra ele como conseguiu ser vice em 03 dias?? Ainda por cima, por pênaltis... Hahahaha

Não pude perder essa piada, mas talvez ele consiga ser campeão mundial com parmera pelo FM😅

 

Outro detalhe, nunca vi cara desconhecido como ele, chegar em pouco tempo ser tão bajulado como se fosse um Treinador pica das galáxias... enfim, no começo foi tudo muito bom, agora já se houve críticas a seu respeito! Mas eu entendo isso, pela falta de qualidade dos nossos treinadores BR atualmente.

No fim disso tudo, muitos querem que Abel chegue perto do JJ,  lembrando que esse Time do Palmeiras de hoje (que é muito bom por sinal), ele já pegou praticamente pronto, pois Palmeiras anos já vem fazendo boas campanhas!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, flaes disse:

Outro detalhe, nunca vi cara desconhecido como ele, chegar em pouco tempo ser tão bajulado como se fosse um Treinador pica das galáxias... enfim, no começo foi tudo muito bom, agora já se houve críticas a seu respeito! Mas eu entendo isso, pela falta de qualidade dos nossos treinadores BR atualmente.

No fim disso tudo, muitos querem que Abel chegue perto do JJ,  lembrando que esse Time do Palmeiras de hoje (que é muito bom por sinal), ele já pegou praticamente pronto, pois Palmeiras anos já vem fazendo boas campanhas!

A mídia paulista potencializa qualquer coisa (pro bem e pro mal), mas isso não quer dizer que o cara não tenha méritos. O Palmeiras tem bons elencos há anos mas só se solidificou na briga pela ponta de 2016 pra cá e, mesmo assim, sofreu com instabilidade mesmo em anos bons. A comparação entre os dois é meio igual. O Abel pegou em 2020 o elenco do Palmeiras 3º do Brasileiro 2019, enquanto o Jesus pegou em 2019 o elenco vice do Brasileiro 2018.

E assim... Ele só passou a ser bajulado depois que ganhou algo, +/- que nem o Jorge Jesus mesmo. A diferença do Abel foi ter chegado 4 meses mais tarde e, com isso, ter tido resultados em menor tempo, aí dá a impressão que o Jesus teve que suar mais pra ganhar a crítica quando provavelmente teria acontecido o mesmo se ele também tivesse chegado mais próximo da reta final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      1
      Tópico destinado ao Campeonato Brasileiro de 2024.
       
      Abaixo os jogos da primeira rodada:

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JGDuarte
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
×
×
  • Criar Novo...