Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!
Estou desenvolvendo um sistema inspirado no conceito de Moneyball, que hoje é muito utilizado por meio de planilhas. Se possível, gostaria que testassem a ferramenta e compartilhassem sugestões de melhorias, especialmente para tornar o uso mais simples e eficiente para todos.

Link: https://apex-edge-analytics.lovable.app/login

• 2 meses depois...
Postado

Meu caçula tem 14 anos e eu jogo FM antes dele nascer, então eu queria fazer uma pergunta pois eu cheguei a me interessar bastante pelo MoneyBall e agora virou uma crescente entre os jogadores mais experientes. É um modelo sustentável a longo prazo em um save ou só serve se o clube for estruturado e com dinheiro? 

Eu fui fazer um save aqui com um time pequeno e falhei miseravelmente. As estatísticas de uma Série C ou amadores são infladas. O CA também é baixo na maioria das vezes... Gostaria de opiniões pois estou começando a mudar minha opinião sobre esse sistema de contratação.

Acho necessário verificar as estatísticas mas elas não podem ser a base de tudo como vejo no Youtube. O cara pega qualquer time, contrata jogadores pelo MoneyBall e misteriosamente, faz todo mundo jogar bem e ser campeão da porra toda. Esquisito, no mínimo.

• Diretor Geral
Postado
10 horas atrás, Banton disse:

[...] O cara pega qualquer time, contrata jogadores pelo MoneyBall e misteriosamente, faz todo mundo jogar bem e ser campeão da porra toda. Esquisito, no mínimo.

O boão de [RELOAD] tá aí pra isso, amigo. Não seja ingênuo, hahahahaha!

Postado (editado)
5 horas atrás, Leho. disse:

O boão de [RELOAD] tá aí pra isso, amigo. Não seja ingênuo, hahahahaha!

Eu prefiro usar cheat do que fazer isso. É melhor colocar 20 nos atributos logo. É muito cansativo kkk

Mas é sério, eu fico impressionado. O FM é um simulador tão foda que nem no próprio jogo os números são tudo. Eu gostaria de saber a opinião do amigo e debater mais. Eu tenho uma planilha que eu mesmo fiz também assim como o criador do tópico. Eu fiquei hiperfocado em MoneyBall mas tendo tantos insucessos, me fez repensar se é realmente algo de longo prazo ou para clubes pequenos.

Tem algum save na área que usa?

Editado por Banton
  • Diretor Geral
Postado
5 horas atrás, Banton disse:

Eu prefiro usar cheat do que fazer isso. É melhor colocar 20 nos atributos logo. É muito cansativo kkk

Mas é sério, eu fico impressionado. O FM é um simulador tão foda que nem no próprio jogo os números são tudo. Eu gostaria de saber a opinião do amigo e debater mais. Eu tenho uma planilha que eu mesmo fiz também assim como o criador do tópico. Eu fiquei hiperfocado em MoneyBall mas tendo tantos insucessos, me fez repensar se é realmente algo de longo prazo ou para clubes pequenos.

Tem algum save na área que usa?

Cara, no FM21 ou 22 (não sei ao certo) eu tava mais no hype de usar bastante o DataHub dentro do jogo pra escolher as contratações e tals, mas hoje jogando o FM24 eu meio que dei uma diminuída mesmo, até por preguiça kkkkkkkk. Esse hiperfoco em números é legal e tals, mas tem que ter tempo pra fazê-lo e eu não tenho esse tempo na maior parte das vezes que jogo, então diminuí.

Mas acho uma ferramenta interessante sim, só não acho que deva ser levada TÃO A CABO como nego acaba prometendo. O ideal sempre vai ser a mescla: [números (estatísticas) + opinião do seu STAFF + o seu próprio feeling].

p.s: sobre o save na área eu ACHO que atualmente não tem, mas já tivemos. Se procurar lá direitinho é capaz de achar, nos arquivos das melhores histórias. (Ah, lembrei de um user que já usou essa ferramenta recentemente pra contar seu save por aqui  @Herr Jones).

Postado

@Banton

Eu estou jogando nesse formato, mas eu não fico caçando reforços 100% pelo moneyball, utilizo muito os olheiros e recomendação do DdF para contratações e aí comparo com meus jogadores.

Não estou postando no fórum, mas sim em um grupo de whats da PM, estou jogando no FC Santa Claus da Finlândia, subi da 6a divisão até a 1a divisão local de forma consecutiva, mas muito mais pelo fator humano do que por ter um sistema moneyball sólido.

Por exemplo, minha tela de elenco e a tela do perfil do jogador são essas abaixo, a skin que eu uso também ajuda quem prefere o moneyball.

FC Santa Claus Napapiiri_ Overview.png

Juuso Karhu_ Profile.png

https://aventuraaoartico.blogspot.com/2026/03/fc-santa-claus-da-cidade-de-rovaniemi.html

Postado
Em 03/05/2026 em 00:09, Banton disse:

Meu caçula tem 14 anos e eu jogo FM antes dele nascer, então eu queria fazer uma pergunta pois eu cheguei a me interessar bastante pelo MoneyBall e agora virou uma crescente entre os jogadores mais experientes. É um modelo sustentável a longo prazo em um save ou só serve se o clube for estruturado e com dinheiro? 

Eu fui fazer um save aqui com um time pequeno e falhei miseravelmente. As estatísticas de uma Série C ou amadores são infladas. O CA também é baixo na maioria das vezes... Gostaria de opiniões pois estou começando a mudar minha opinião sobre esse sistema de contratação.

Acho necessário verificar as estatísticas mas elas não podem ser a base de tudo como vejo no Youtube. O cara pega qualquer time, contrata jogadores pelo MoneyBall e misteriosamente, faz todo mundo jogar bem e ser campeão da porra toda. Esquisito, no mínimo.

Pra mim, o save de moneyball não é só avaliar as estatísticas do cara e ver que ele tá rendendo melhor que alguém do seu plantel. É extremamente chato pra quem não tem paciência, porque eu costumo fazer alguns saves aleatórios ao longo da temporada (e em cada um deles eu crio uma lista preferencial com alguns jogadores que eu vejo capacidade de vir pro meu time, mas que jogam em ligas que são um pouco menos competitivas que a minha). Ao longo de 1 temporada eu crio 4 saves (dividindo a temporada em 4 partes); isso porque eu gosto de pegar algum jogo com o cara e avaliar o comportamento dele em campo (e aí salvando, eu consigo acessar alguma partida dele pra avaliar isso). Porque teoricamente meu time tem um estilo de jogo e não é necessariamente pq um jogador tem um "open play key passes" maior do que o meu que ele vai chegar e destruir, tenho que avaliar como é o comportamento do cara dentro de campo. Teve um save meu que eu tinha um jogador com estatísticas simplesmente horrendas, mas que era meu titular absoluto porque ele era o cara que achava o potencial de uma jogada que viria a se concretizar (muitas vezes o jogo nem considerava um passe dele como op-kp, o que era um absurdo, sendo que ele quebrou uma linha defensiva e abriu espaço pra uma jogada boa do meu time). 

Jogar só avaliando os números dá certo, porque não é todo jogador que vc vai tirar seu dia pra ficar olhando um replay de um jogo de um time adversário, mas não é garantia que vá dar certo. Teve um save que eu contei aqui que gastei uma grana lenhada em um cara que era novo, tinha potencial e tinha todas as estatísticas melhores do que um jogador meu, mas o cara ficou no banco. Eu não via os atributos à época, só fui olhar depois que terminei o save, e o cara era aquele jogador que eu contrataria pelo atributo sem nem pensar. Não rendeu o esperado depois de eu gastar quase 130 milhões de euros, já que meu time tava bem estabelecido e vinha de um bi da Champions. Era banco, não jogava mal, mas não dava conta de fazer o que eu precisava em campo já que minha tática era extremamente específica para o que eu via meus jogadores fazendo em campo (e olha que ele veio pra uma função que era mais genérica, pra ser o volante que construía o jogo e só ficava ali pra cortar as linhas de passe na fase defensiva).

Até porque a estatística é uma coisa, como ele conseguiu aquele número na estatística é outra completamente diferente. Se você usa um MAC e ele produz X op-kp que é originado a partir de um drible (aqui são 2 estatísticas interagindo) significa que ele rompeu uma linha com um drible e a outra com um passe. Você não vai trocar ele por um cara que só produz um número maior de op-kp mas tem um índice de dribles completos baixo, porque ele não vai fazer a mesma coisa que seu jogador e a tendência é ele não servir como uma peça pro seu time, já que ele não se encaixa no seu padrão de jogo com base em uma estatística isolada.

Quando eu contratava, eu avaliava o que a função exige (e aí são um conjunto de estatísticas, tanto da fase ofensiva quanto da defensiva, porque minhas táticas têm instruções individuais pras duas fases). Eu lembro, por exemplo, no meu save com o Hauts Lyonnais que eu trouxe o Garnacho que tava esquecido em Israel pra ser meu meia-esquerda e ele foi absolutamente fantástico ali, porque meu meia-esquerda era quem cobria o setor e puxava a marcação pro meu ala esquerdo subir. O Garnacho interceptava vários passes (1 estatística), tinha bons arranques e dribles (2 estatísticas), tinha índices bons de op-kp e op-cp (2 estatísticas). O total pra 1 única função da minha tática, neste exemplo, é a análise de 6 estatísticas diferentes (porque eu avaliava também a km rodada dele em campo).

Minha tática era um 4-1-2-2-1 assimétrico (com um meia central pela direita, um meia esquerdo [atuando como extremo invertido], um ponta direita como segundo atacante e um meia-atacante deslocado pra esquerda que era ambidestro [Cherki] [ou teria necessariamente que ser canhoto] e um centroavante que tava só pra empurrar a bola pra dentro). Disso tudo apenas o goleiro, os dois zagueiros e o centroavante eram avaliados por estatísticas simples da função, todos os outros sete jogadores tinham um combinado de estatísticas que eu avaliava pra ser contratado.

Tanto que o time saiu no National 3 até a Ligue 1 e teve um conjunto de jogadores que permaneceram porque entregavam o que eu precisava (e todos, depois que eu encerrei o save) tinham atributos medianos pra ruins, mas produziam exatamente o que eu precisava.

Em resumo, você planeja inicialmente a tática para o time que você tem em mãos. Avalia o que e como pode melhorar, depois busca jogadores de acordo com o que você pretende fazer no seu time. Se você tem pouco dinheiro, dê ênfase em buscar jogadores de divisões próximas à sua que devem ter contratos mais curtos e é possível de você conseguir trazer pro seu time. Em ligas inferiores a ideia é você criar uma tática que circule em torno de 2-3 jogadores, porque assim você consegue facilitar a criação de uma espinha dorsal no seu time e reduz a rotatividade de jogadores, que impacta muito no desempenho do seu time por falta de coesão. 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...