Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Pra um ano de estreia e toda uma adaptação ao futebol europeu e a vida longe do filho, o Bétis e o André vão muito bem, obrigado. A campanha na Liga me surpreendeu pela posição tendo em vista que alguns pontos foram ficando pelo caminho mas o campeonato espanhol tem essa face muito cruel, os dois mais fortes são imbatíveis enquanto os outros 18 (e agora 18 mesmo pq o Atlético vem mal) se matam entre si e ocasionalmente algum desponta para ser o terceiro lugar, caso do teu Bétis disparado nessa posição.

Cabe agora ganhar experiência europeia na Europa League, e quem sabe não disputar um título, ajeitando o time para a Champions que será disputada com toda a certeza. Eu gosto muito do campeonato espanhol porque é uma liga onde sempre há desafio e é muito difícil chegar ao bloco de cima, se pensar em longo prazo com o Bétis, essa campanha é maravilhosa mas ainda falta um pouco para disputar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos técnicos não passam boa parte de suas vidas longe da família, não é mesmo?  Esse caso do André e do Edu deve ser só um pequeno exemplo do que ocorre. Por outro lado, se a família sempre se mudar por conta do trabalho do pai talvez nunca complete um ano em uma cidade e muito menos crie amizades e laços com pessoas e lugares. Coisa complicada.

Apesar da goleada do Mbappé, quero dizer Barcelona, sobre o Bétis, a equipe vem bem no campeonato. É bem verdade que se espera que Bittencourt mantenha o bom trabalho do Jardim. No entanto, acredito que o técnico brasileiro queira mais do que apenas fazer boas campanhas nas competições. Na Copa do Rei não conseguirá porque perdeu para o Celta novamente, mas a UEL pode ser a competição que o Bétis precisa para mostrar sua força, ainda mais que o arquirrival citadino é meste em conquistá-la.

Na fase de grupos, o Bétis mostrou força, né? Fez o que se espera de um clube espanhol. Agora terá pela frente os dinamarqueses, mas acredito que passará, mas depois as coisa irão se complicar. Tem sorteio ou é chaveamento mesmo? Eu acho que dá para sonhar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desbravou na La Liga, o que já deixa o cofrinho coçando pensando em UCL na próxima época. Na Copa achei normal a oscilação, pois está focado em muitas frentes e não tem um "super plantel". Quem você destaca individualmente até agora? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/01/2021 em 17:17, Cadete213 disse:

O mais importante foi derrotares o Sevilha. Estás a fazer uma campanha muito boa e é normal teres os gigantes acima denti na tabela. A taça é para esquecer e concentrar nas outras competições, como por exemplo as competições europeias, onde fizeste uma boa campanha na fase de grupos e tens adversário acessível na próxima fase. Liverpool v Juventus serão grandes jogos.

E como se diz na minha terra, "quem tem filhos, tem cadilhos".

E aí, Cadete.

Derrotar o rival é sempre importante, ainda mais fora de casa. A temporada vem bem na liga, conseguimos uma boa sequência depois do Celta e só perdemos para o Barcelona desde então, o que, como tu falou, é esperado. Gostaria de ter avançado mais na Copa do rei, mas das três competições é a menos importante, sem dúvidas. Na Europa League o grupo foi tranquilo e conseguimos passar sem sustos em 1º lugar e nos garantiu um adversário mais tranquilo mesmo. Nem tinha notado esse confronto. É bom que um dos favoritos cai cedo hehe.

É, mas não sei se dou tanta razão pro André assim nesse ponto específico haha.

Valeu pelo comentário!

Em 28/01/2021 em 17:44, Peepe disse:

Pra um ano de estreia e toda uma adaptação ao futebol europeu e a vida longe do filho, o Bétis e o André vão muito bem, obrigado. A campanha na Liga me surpreendeu pela posição tendo em vista que alguns pontos foram ficando pelo caminho mas o campeonato espanhol tem essa face muito cruel, os dois mais fortes são imbatíveis enquanto os outros 18 (e agora 18 mesmo pq o Atlético vem mal) se matam entre si e ocasionalmente algum desponta para ser o terceiro lugar, caso do teu Bétis disparado nessa posição.

Cabe agora ganhar experiência europeia na Europa League, e quem sabe não disputar um título, ajeitando o time para a Champions que será disputada com toda a certeza. Eu gosto muito do campeonato espanhol porque é uma liga onde sempre há desafio e é muito difícil chegar ao bloco de cima, se pensar em longo prazo com o Bétis, essa campanha é maravilhosa mas ainda falta um pouco para disputar o título.

E aí, Peepe.

Realmente, embora  tenham todos esses fatores e sem ter contratado até então (fora o empréstimo do Scheffler) vamos bem. Me surpreendeu também estar em 3º, imaginava um 4º ou 5º quando começamos o campeonato, mas, como tu disse, com a queda do Atlteico, soubemos aproveitar. A distância ainda é grande dos dois primeiros, especialmente o Barcelona, mas estamos no topo da 2ª prateleira (ou em 2º lugar nessa prateleira, se considerar que o Barça tá sozinho na primeira).

A Europa League é uma boa aclimatação para a Champions, que espero disputar na próxima temporada. O problema fica na quantidade de grandes times disputando esse ano. Como o Cadete falou, tem Liverpool x Juventus, além de Chelsea, Borussia, Inter de Milão, PSG e Milan. Vamos tentar ganhar, mas com essa concorrência toda vai ser difícil haha. 

Tu mencionou algo que ainda não me decidi... se vou pensar em longo prazo no Bétis (claro que vou continuar contratando jovens pra base, como fiz pra Chape e Grêmio, porque é algo que eu gosto de fazer no FM, mas isso não é indicativo de longevidade no clube haha). A média do André é de 2 a 3 anos nos clubes. Vamos ver se a Europa muda isso.

Valeu pelo comentário!

Em 29/01/2021 em 06:52, ggpofm disse:

Quantos técnicos não passam boa parte de suas vidas longe da família, não é mesmo?  Esse caso do André e do Edu deve ser só um pequeno exemplo do que ocorre. Por outro lado, se a família sempre se mudar por conta do trabalho do pai talvez nunca complete um ano em uma cidade e muito menos crie amizades e laços com pessoas e lugares. Coisa complicada.

Apesar da goleada do Mbappé, quero dizer Barcelona, sobre o Bétis, a equipe vem bem no campeonato. É bem verdade que se espera que Bittencourt mantenha o bom trabalho do Jardim. No entanto, acredito que o técnico brasileiro queira mais do que apenas fazer boas campanhas nas competições. Na Copa do Rei não conseguirá porque perdeu para o Celta novamente, mas a UEL pode ser a competição que o Bétis precisa para mostrar sua força, ainda mais que o arquirrival citadino é meste em conquistá-la.

Na fase de grupos, o Bétis mostrou força, né? Fez o que se espera de um clube espanhol. Agora terá pela frente os dinamarqueses, mas acredito que passará, mas depois as coisa irão se complicar. Tem sorteio ou é chaveamento mesmo? Eu acho que dá para sonhar. 

E aí, GG.

É verdade, esse lado da vida de um treinador dificilmente é trazido à tona. Muitos sequer alugam/compram imóveis na cidade dos times, preferindo morar num hotel, evitando ter que fazer mudança a cada 6 meses ou menos.

Pior de tudo foi que o Mbappé fez mais de 1/3 dos gols dele na temporada só nesse jogo. O primeiro gol dele foi o 10º na temporada, de acordo com a notificação que aparece no FM. Entrou com 9, saiu com 14 gols. De fato, a intenção é conquistar títulos, mas, sendo mais realista, nossa melhor chance era a Copa do Rei, onde possivelmente Barcelona e Real jogariam com times reservas ou mistos e poderiam ser eliminados cedo. Na UEL, como falei pro Peepe, a concorrência é grande. Vamos tentar, óbvio, mas o time, apesar de bom, tem alguns pontos fracos.

Posso dizer que o sorteio foi benevolente, mas o crucial foi o primeiro lugar no grupo. Se ficássemos em 2º e nossa bolinha trocasse com o Standart Liege (acho que não é bem assim que funciona no FM, mas digamos ludicamente que seja), o adversário seria bem mais difícil. É sorteio sim, eu trouxe a tela em diagrama porque gosto de visualizar assim, mas é sorteio.

Valeu pelo comentário!

Em 30/01/2021 em 22:57, El Bagda disse:

Desbravou na La Liga, o que já deixa o cofrinho coçando pensando em UCL na próxima época. Na Copa achei normal a oscilação, pois está focado em muitas frentes e não tem um "super plantel". Quem você destaca individualmente até agora? Abraços!

E aí, El Bagdá.

De fato, confirmando a classificação é bem vantajoso financeiramente. Infelizmente o dinheiro vem ao longo da competição, então é algo mais a longo prazo, pra ser utilizado na janela de janeiro ou na janela da temporada 32-33, mas não deixa de ser bom ter uma receita a mais. Na Copa foi como comentei, pegamos o Celta no melhor momento deles na temporada, mas mesmo assim sinto que deveríamos ter feito uma campanha melhor. Pelo menos era a competição menos importante. Sem sombra de dúvidas o destaque da equipe é o centroavante Ibrahimi, quase todo jogo ele marca gol. Disparado o melhor até aqui.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdi uma ou duas atualizações e está num clube que tenho certa simpatia e vem realizando um bom trabalho. Fim do primeiro turno e já está na cola dos líderes e na Europa League vem fazendo um ótimo trabalho. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2021 em 10:42, dantenetocosta disse:

um gremista, fazendo uma saga maravilhosa dessas, eu gamo :3

E aí, Dante. Bem-vindo à saga!

Hahaha, valeu pelo elogio! Deve ter curtido a temporada 2027 então heheh

Valeu pelo comentário!

17 horas atrás, LC disse:

Perdi uma ou duas atualizações e está num clube que tenho certa simpatia e vem realizando um bom trabalho. Fim do primeiro turno e já está na cola dos líderes e na Europa League vem fazendo um ótimo trabalho. Boa sorte na sequência.

E aí, LC.

O Bétis é um time simpático mesmo, não sei bem a razão, mas também tinha certa simpatia por eles. Essa primeira temporada tem sido boa, apesar do tropeço da copa. Na Europa League acho que fizemos nossa parte, éramos favoritos no grupo e soubemos confirmar isso.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-49.png

 

Resumo do último capítulo:

No 48ª capítulo André relata um sério desentendimento com Edu, que o fez se separar do filho e ir para a Espanha sozinho, enquanto Edu morava com a tia no Brasil. Fala também sobre o começo dos campeonatos na Espanha, com a queda na 1ª fase da Copa do Rei, o 3º lugar na La Liga e da fase de grupos da Europa League, que passou sem sustos.

***

28 de junho de 2031

E mais uma temporada vê seu fim. Pela primeira vez o ano para mim acaba em junho e recomeça em julho. Quer dizer, ano passado foi meio que assim, mas, pensando bem, era desemprego mesmo, não era férias. Enfim... acabou a temporada 2030/31 e tem muita coisa para dizer aqui sobre o final dela. Então vamos lá.

Começando pelas transferências, em janeiro abriu a janela de transferências e, embora a ideia fosse não mexer no elenco nesta janela, não foi bem assim que ocorreram as coisas. Primeiro, sofremos muito com o assédio dos outros clubes pelos nossos jogadores e isso afetou o grupo, digamos assim. O Guangzhou Evergrande pareceu ter uma fixação nos nossos jogadores e não aceitavam os “nãos” que recebiam. Primeiro Bello, depois Rolls, aí o Lincoln e por fim Sandoval. Os dois últimos ficaram extremamente chateados que não puderam se transferir para a China fazer seu pé de meia. O problema é todos esses jogadores eram importantes para o elenco: enquanto os três primeiros eram titulares, Sandoval era importante porque é um lateral que joga nas duas, importantíssimo de se ter no banco quando só se pode ter 7 reservas.

Com Lincoln e Sandoval descontentes em não poderem se transferir, mantive Lincoln, mas me vi obrigado a transferir Sandoval, que não foi para o Guangzhou, mas para o Lyon, no último dia de transferências, por € 26M (€ 30M cumpridas algumas metas básicas). Além de Sandoval, do grupo principal perdemos Moyano, insatisfeito porque não jogava. Por fim, saíram Vidal e Vizuete por empréstimo, ambos jogadores do time B.

E quanto à chegadas, tivemos duas. A primeira, de Roni Lourenço foi de uma oportunidade que apareceu quando o agente dele me ligou informando que o contrato dele com o Corinthians tinha acabado e ele estava livre. Quando vi os lances dele, não pensei duas vezes e fizemos imediatamente o contrato para assegurá-lo. Além dele, tivemos a chegada de Giovety, que veio por € 7,5M para suprir a venda de Sandoval. O grande contra é que ele não joga nos dois lados.

21-Transfer-ncias.png

Transferências

Com isso fora do caminho, vamos aos jogos. Primeiro, Europa League.

Como já falei aqui, o sorteio nos colocou diante do Kopenhagen nos 16 avos de final. E minha expectativa de passar com tranquilidade acabou se concretizando. O jogo da ida foi na Dinamarca e dominamos completamente as ações, não permitindo sequer um chute do adversário no gol. Apesar disso, os nossos gols saíram tarde, com Aleña de pênalti e Roni em jogada trabalhada pelo meio. Final de jogo 2x0 e boa vantagem para a volta.

7-Kopenhagen.png

Kopenhagen x Bétis

E o trabalho da volta era só confirmar a vaga na próxima fase. Lincoln e Aleña trataram de fazer justamente isso no início do jogo e com 15 minutos o placar estava em 2x0 a nosso favor. No segundo tempo o adversário diminuiu no único chute no alvo nos 180 minutos, o que não mudou muito o destino dos times. 2x1 e vaga nas oitavas.

E o sorteio das oitavas nos colocou diante do Sporting, jogando a primeira fora e decidindo em casa novamente. O jogo de ida parecia que caminhava para uma vitória magra, mas sem sustos, porém o destino colocou Zidane no nosso caminho. O jogador apelidado em homenagem ao craque francês empatou o jogo num chute de dentro da área. Aos 48, novo revés, quando André Fernandes virou o jogo para o time da casa. Inacreditável e prelúdio de um março conturbado, mas sobre isso falo mais tarde. 1x2 e precisaríamos virar o jogo em casa. Felizmente, tenho experiência nesse assunto, resultado das diversas viradas na Libertadores com o Grêmio. E sabendo que precisávamos começar bem, Zair, que passou a jogar na ponta direita depois da contratação de Roni, avançou em velocidade pela ponta e só parou quando fez o primeiro gol, aos 15. Embora a vantagem fosse realmente mínima, pelos gols fora, era suficiente. Aos 90, Jon Nuñez tratou de aumentar para não correr riscos com novo gol nos acréscimos. 2x0 e estávamos nas quartas de final.

10-Sporting.png

Bétis x Sporting

As quartas de final nos colocaram frente a frente com o Wolfsburg, da Alemanha.

4-Quartas-de-Final.png

Europa League – Quartas de Final

Diferente das outras fases, dessa vez decidíamos fora e, como há o critério do gol qualificado, eu sabia que era importante abrir uma boa diferença e, preferencialmente, não sofrer gols (pensando bem... acho que isso é o ideal para qualquer partida, não é mesmo?). Começamos bem e Ibrahimi abriu o placar cedo. O empate dos visitantes veio aos 30, com Mosca, ex-Palmeiras (do time que ganhou a Libertadores sobre o Grêmio). Roni nos colocou em vantagem logo depois e Ibrahimi ampliou. Can dminuiu e Djaló nos permitiu ter uma vantagem um pouco maior. 4x2, que não era o ideal, mas era uma vantagem de dois gols.

Na volta, os alemães vieram com tudo e logo aos 7 minutos Pablo Alfonso abriu o placar e diminuiu nossa vantagem. Laskowski fez o segundo, ainda no primeiro tempo, e colocou o Wolfsburg em vantagem no confronto pelos gols fora de casa. No segundo tempo, o impensável. Pablo Alfonso, novamente, faz o 3º do time da casa. O resultado nos obrigava a fazer dois gols para passar pelo saldo. Na saída de bola, Ibrahimi conseguiu descontar. Joguei o time para frente, mas as chances não apareceram e não conseguimos criar nem perto para fazer o 2º gol e a eliminação veio no melancólico 1x3.

12-Wolfsburg.png

Wolfsburg x Bétis

Ao final, o título da Europa League ficou com o Chelsea. Não posso negar que esperava um pouco mais da nossa participação na competição, imaginava pelo menos semifinais. A grande surpresa da competição ficou por conta do também espanhol Real Sociedad, finalista, o que agravou meu sentimento de que poderia ter ido mais longe.

Mas não adianta ficar chorando pelo leite derramado, ainda tínhamos a La Liga pela frente.

O primeiro jogo do returno foi contra o La Coruña, fora de casa, e foi um jogo bem movimentado. Apesar do placar apertado em 3x2, nunca pareceu que perderíamos pontos. Depois, era hora de vingar uma das derrotas no primeiro turno. Logo na minha estreia, visitamos o Villareal e perdemos com direito a gol de bicicleta, então era algo que estava engasgado. E como foi bom poder ver o jogo no returno. 5x0, com gols de 5 jogadores diferentes, para mostrar que não dependemos apenas de Ibrahimi (que deixou o seu, claro). Em seguida, mais uma vitória, desta vez contra o Getafe, por 1x0, gol de Ibrahimi (que dúvida!). Ainda em fevereiro, um mês bastante proveitoso, encaramos o time que se tornaria vice-campeão da Europa League, o Real Sociedad, e, apesar de sair atrás no marcador, conseguimos uma boa vitória por 4x2. Adivinha quem fez três gols?

23-Real-Sociedad.png

Bétis x Real Sociedad

Fechando fevereiro 100%, enfrentamos o Levante e ninguém parava o Bétis e Ibrahimi. Era a 6ª vitória seguida no campeonato e o 7º jogo seguido na competição que Ibrahimi balançava as redes. 3x1 e neste momento chegávamos a assumir a 2ª posição graças a tropeços do Real Madrid no começo do returno. Mas março veio e, com ele, a instabilidade. Jogamos 6 partidas no mês (incluindo as partidas pela Europa League) e só vencemos o Sporting em casa, de resto, duas derrotas (uma delas na Europa League) e três empates.

O primeiro dos empates veio contra o Espanyol. Dominamos a partida, mas não conseguimos sair do 0x0, nem com pênalti a favor. Sinal do que estava por vir. Em seguida, talvez nossa maior surpresa no campeonato (na verdade acho que é a 2ª maior surpresa, a primeira vem nas rodadas finais), quando perdemos para o lanterna à época, Córdoba. Derrota que pode ser colocada na minha conta. Estava com a confiança tão grande no time que, devido aos confrontos contra o Sporting, coloquei time completamente reserva nessa partida e não tivemos força para vencer o lanterna fora de casa. Derrota por 1x2.

26-C-rdoba.png

Córdoba x Bétis

Depois, dois empates muito parecidos em sequência pra fechar o mês. Primeiro, contra o Zaragoza, escapamos da derrota graças ao gol de Man no final do jogo. 1x1. Contra o Celta¸ era a chance de nos vingar pela eliminação na Copa do Rei, mas nada feito. Num jogo bem fraco, novamente Man nos salvou da derrota no final do jogo e novamente empatamos em 1x1. 4 jogos contra o Celta, dois empates e duas derrotas. Incrível como às vezes têm times que são uma pedra no sapato. Não preciso nem dizer que perdemos a 2ª posição e o Real Madrid se distanciou. Nosso campeonato estava fadado ao 3º lugar mesmo. A chance de um 2º lugar faz isso parecer ruim, mas se antes de começar me perguntassem se eu aceitava o 3º lugar, eu assinava na hora.

Saindo de março, chegamos em abril e com abril chegaram também as vitórias. Contra o Oviedo, 3x1, num jogo bem ruim de nossa parte, mas conseguimos o essencial, que era voltar a vencer. Contra o Eibar repetimos o placar e a atuação ruim. 3x1. Depois, jogo fora de casa contra o Atletico de Madrid. Em que pese a má fase do time da capital, não era um jogo fácil. E não foi, abrimos o placar cedo com Roni, mas Kovacevic (sérvio que jogou comigo na Chapecoense) empatou e no segundo tempo Woodburn virou para o time da casa. Zair voltou a empatar o jogo logo depois e Ibrahimi virou, dando números finais. 3x2 e 100% contra o Atletico de Madrid no campeonato.

Em seguida, o adversário foi o Sevilla. Recebemos nosso eterno rival e, se os torcedores tinham dúvidas a respeito da minha capacidade ou da capacidade do elenco, em razão da eliminação na Europa League no meio de semana, posso dizer que mandamos essas dúvidas para o espaço. Num jogo praticamente perfeito, já fazíamos 3x0 com 20 minutos. Roni ainda fez mais dois no primeiro tempo para fazer seu hat-trick. No segundo tempo o time relaxou e fizemos um e levamos dois. 6x2 que ficou na memória dos torcedores por uns dias, para ser substituído por outro resultado logo depois.

32-Sevilla.png

Bétis x Sevilla

Depois da grande goleada no clássico, recebemos o Athletic Bilbao para manter a boa fase. Só esquecemos de combinar com o adversário, que endureceu o jogo e só permitiu o empate em 1x1. Depois, um empate movimentadíssimo contra o Valencia, 4x4 de deixar qualquer fã de futebol extasiado. Abrimos 3x0 no primeiro tempo e parecia que vinha uma goleada. Eles conseguiram virar o jogo no 2º tempo e eu não acreditava no que via. Felizmente Zair converteu pênalti e empatou o jogo ao final. Do Céu, ao Inferno, voltando para a Terra. Tudo na mesma partida. Depois, o jogo era contra o Real Madrid. Nesta altura não brigávamos nem pela 2ª colocação, distante, nem corríamos risco de perder a 3ª. Todavia, eu queria ganhar para mostrar a todos que temos condições de brigar com essas equipes. Foi um jogo bastante parelho, até criamos melhores oportunidades, mas a qualidade acabou decidindo em favor do time da casa. 2x3, mas saímos de cabeça em pé. Um pouco mais de sorte e poderíamos ter roubado alguns pontos aqui.

35-Real-Madrid.png

Real Madrid x Bétis

E por que não jogar contra o Barcelona logo depois de enfrentar o Real, não? Apesar da ironia da frase, o que aconteceu no Benito Villamarin não tem explicação, mas tem nome e sobrenome (e não é Kyllian Mbappé): Brijan Ibrahimi, ou Ibrahimivic, para os mais fanáticos. O hat-trick do centroavante albanês é algo que ficará marcado na mente dos torcedores. No primeiro tempo, Ibrahimi fez dois e Paredes complementou, pra terminar em 3x0. No 2º tempo, cinco minutos mágicos decretaram um placar que, não fosse a desatenção, poderia ter sido ainda melhor. Aos 6, com Zair, aos 8 com Lionn e aos 10 com Ibrahimi, fazíamos 6x0 no Barcelona! Nesse momento o campeão acordou e descontou no minuto seguinte. Ainda fizeram mais dois, pra fechar em 6x3, num jogo memorável. Pode ser ressaca pelo 12º título seguido? Pode, mas pra mim o que interessa é o placar final.

36-Barcelona.png

Bétis x Barcelona

Os dois últimos jogos da La Liga serviram apenas para cumprir tabela, já que estávamos garantidos em 3º. Contra o Rayo Vallecano, 1x0 num jogo onde a pontaria estava péssima. Na rodada final, contra o Girona, ficamos duas vezes atrás, mas conseguimos empatar em 2x2 pra terminar com 80 pontos.

2-2-Turno.png

Resultados Bétis - La Liga - 2º Turno

3-Final.png

Classificação Final - La Liga

Apesar de um sentimento de que dava pra ter buscado a 2ª posição, não fosse a instabilidade de março, só pensar isso já demonstra que foi um grande campeonato e que, reforçando a equipe, podemos começar a brigar com os dois gigantes (talvez eu esteja me deixando levar pela euforia, mas é como vejo).

De positivo, tivemos o 2º melhor ataque, empatado com o Real Madrid, atrás apenas do Barça. De negativo, a defesa, que teve o 10º índice, ou seja, mediana. Insuficiente para quem quer buscar os gigantes.

Jogaremos a Champions League no próximo ano, minha primeira vez disputando a competição. Além do sucesso esportivo que a competição traz, a participação nela é importante financeiramente, pois a premiação é bem melhor do que no campeonato espanhol.

E só pra constar, além da La Liga, o Barcelona levou a Copa do Rei numa final contra o Real Madrid.

Quanto ao elenco, vamos aos números:

23-Elenco-2.png

Estatísticas - Para mais informações, clique aqui.

De cara, obviamente, salta aos olhos o nº de gols de Ibrahimi: 35 gols em 40 partidas (média de 0,87 por jogo). Além dos gols, participou com 10 assistências, tendo participação em mais de um gol por jogo. Um monstro! Falando em assistências, além de Ibrahimi, outros 3 jogadores tiveram mais de 10: Aleña, responsável pelas bolas paradas; Lincoln, jogando pelo lado esquerdo do campo, e Roni, que, mesmo chegando no meio da temporada, participou basicamente de 1 gol por jogo.

Como as estatísticas do campeonato mostraram, fazer gols não foi um problema. Evitá-los, foi. Peña tem uma pequena participação, com algumas falhas, mas vejo que o miolo de zaga é nosso principal problema, seguido pelo meio-campo defensivo, que só tem Paredes com boa capacidade de marcação, mas é praticamente uma tartaruga em campo. A ideia é reforçar bem esses dois setores e serão o foco. No ataque, uma mudança é prevista, mas a nível de grupo, não de titularidade.

Já temos alguns jogadores acertados para a próxima temporada, assim como já temos alguns negociados, mas isso falo melhor quando acabar a pré-temporada de 2031-32. Com relação à dispensas, apesar dos bons números, Aleña encabeça a lista daqueles que não terão seus contratos renovados. Com salário alto e em decadência física, ele, Paredes e Man são os três que sairão de graça no final da temporada.

Pra terminar, algumas curiosidades sobre nosso craque (parece que a temporada girou em torno dele): 

E assim termina mais uma temporada. Hoje estou de férias no Brasil e logo mais volto para a Espanha. Edu passou no ENEM e vai continuar morando aqui. Espero que seja o melhor pra ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens um plantel cada vez melhor com Ibrahimi a sar nas vistas e começas a dar luta aos grandes de Espanha. Não só deste luta como humilhaste o campeão Barcelona. Outro destaque é a humilhação no maior rival. Os adeptos do Sevilha nem sabem o que lhes atingiu. Já contra o Córdoba...enfim.

3° lugar é muito bom mas não fosse o mês de Março e ainda acabavas em 2°.

Na Liga Europa, foste até onde pudeste e fica a sensação que podias ir mais longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei surpreso em ver quantas atualizações tinha perdido. Achei que tava mais atualizado por aqui. Quando gosto bastante de um save costumo ler as atualizações assim que saem, e esse era pra estar nessa lista de leituras imediatas. Mas pelo visto me perdi, já que tava desde metade de janeiro quase sem ver o que acontece por aqui.

Enfim, leitura atualizada agora. Copa do Mundo excelente com a seleção brasileira, recolocando o país no topo do pódio. E não foi por falta de desafios no caminho: jogo incrível com a Argentina, retranca suíça, pênaltis contra a Itália, e o louco jogo de dois gols no mesmo minuto contra a China. Treinar seleção é sempre complicado porque um jogo estraga anos de planejamento. Mas fez tudo certo até o final. Parabéns pelo título.

Sobre a mudança pra Europa, fez bastante sentido, ainda mais considerando que é um movimento crescente dentro da realidade do teu FM. Eu ri quando falou dos salários, é muito grande a diferença entre ganhar em euros e ganhar em reais, né? Depois ainda tem quem acha que os nossos clubes devem concorrer com os de lá... Hoje, não tem mais nenhuma possibilidade disso acontecer.

O elenco parece bem distribuído, com atletas de boa avaliação em todas as posições. Assumir clube cujo treinador saiu por vontade própria é sempre mais fácil, então espero que faça uma boa campanha desde o início.

Sobre os primeiros jogos, o que mais doeu foi aquela derrota pro Celta. Empatar nos acréscimos e depois ter escanteio a favor e levar o gol no contra-ataque é cruel demais.

Ok, continuei lendo e já não sei se a derrota pro Celta foi a que mais doeu. Cinco a zero pro Mbappé é foda. Por outro lado, era jogo que esperava perder já, né. Então talvez ainda fique com a derrota pro Celta como a mais doída. Mas é discutível qual das duas é pior.

Sobre a classificação, ser o melhor do resto não costuma ser tão difícil assim na Espanha. Com o Atlético de Madrid bem abaixo do esperado, o terceiro lugar estava ali e tu te aproveitou bem pra pegar ele. Mas a distância pros de cima ainda é grande, vai ter trabalho se quiser disputar título nos próximos anos.

 

Eita, tem mais uma atualização ainda. Perdi muita coisa mesmo, rs.

Roni Lourenço foi uma ótima contratação. Quanto ao lateral reserva, eu não acho tão necessário ter alguém que saiba jogar dos dois lados no banco, desde que tenha alguém dedicado à posição no elenco. Tipo, se o titular se machuca tu não vai querer passar dois ou três meses jogando com alguém improvisado ali. Mas só pra eventual substituição na segunda etapa de um jogo ou outro eu acho bem ok pegar e colocar um lateral esquerdo na direita ou vice-versa.

Que pena a eliminação para o Wolfsburg, ainda mais que teu time criou boas chances no segundo jogo. Faltou eficiência pra colocar a bola na rede.

Se vingou dos cinco gols sofridos contra o Barcelona em grande estilo, enfiando seis neles. É verdade que eles também marcaram mais e a diferença de gols foi menor, mas isso não tira o gosto da goleada. Quem precisa de Mbappé quando tem Ibrahimi?

Março realmente acabou te custando a segunda colocação. Contra Real e Barcelona não dá pra bobear, e infelizmente teu time bobeou naquele mês.

Tu chegou a postar a tática utilizada em algum lugar? Se não tiver postado, poderia trazer um print?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Betis fez uma boa campanha na UEL, mas quando chegou no momento só com equipes do Top 5 europeu, a coisa apertou e mesmo com a boa vitória sobre os lobos em casa, acabou sendo eliminado na Alemanha com o Wolfsburg fazendo o resultado antes do Bétis diminuir. Como a Laliga mostrou e o técnico já percebeu, precisará melhorar a defesa para conquistar o títulos, se for o que ele realmente deseja porque a torcida dos clubes espanhóis costumam se contentar com pouco e devem estar muito feliz com a goleada sobre o sevilla no clássico local e a carimbada de faixa no Barcelona com mais uma atuação encantada desse gigante chamado Ibrahimi.

Em um campeonato que beirou à perfeição por parte do Barcelona, por um momento pensei que era o PSG na França, ainda mais com o Mbappé com a camisa do líder. Veremos o que o técnico André apontrará e se Ibrahimi. fará um triple-double na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo seu desapontamento com a queda "precoce" na UEL.

Mas que março horrível, acabei tendo a mesma percepção que vc, com um pouquinho menos de marola tinha peitado o Real. Aliás já da pra entrar em campo com eles com autoridade hein.

12 anos na fila? que beleza!

Bota de ouro foi algo que pretendi mas nem de longe cheguei perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma boa campanha na EL, uma pena ter caído para os Lobos. Na Liga o trabalho poder ser dito que foi excelente e a goleada em cima dos Culés foi sensacional. Infelizmente eles marcaram mais de 100 pontos. Espero que na próxima temporada consiga o título. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cadete213 disse:

Tens um plantel cada vez melhor com Ibrahimi a sar nas vistas e começas a dar luta aos grandes de Espanha. Não só deste luta como humilhaste o campeão Barcelona. Outro destaque é a humilhação no maior rival. Os adeptos do Sevilha nem sabem o que lhes atingiu. Já contra o Córdoba...enfim.

3° lugar é muito bom mas não fosse o mês de Março e ainda acabavas em 2°.

Na Liga Europa, foste até onde pudeste e fica a sensação que podias ir mais longe.

E aí, Cadete.

O plantel recebeu poucos jogadores durante a temporada, mas foram boas adições, especialmente o Roni, que foi uma grata surpresa ao se oferecer para jogar no Bétis. A vitória sobre o Barça foi totalmente inesperada e bem-vinda, ainda mais do jeito que veio. Já a vitória contra o Sevilla era um pouco mais esperada, embora não imaginasse a goleada, afinal raramente clássicos têm goleadas. Contra o Córdoba foi daqueles jogos que nada dá certo, acontece hehe

Também acho, se março fosse um pouco melhor brigávamos com o Real pela 2ª posição.

Pois é, na UEL até por ter sido eliminado pelos gols fora de casa fica a sensação que dava pra ter chegado nas semifinais, fica pra uma próxima... ou não, espero estar sempre na Champions daqui em diante haha.

Valeu pelo comentário!

6 horas atrás, Danut disse:

Fiquei surpreso em ver quantas atualizações tinha perdido. Achei que tava mais atualizado por aqui. Quando gosto bastante de um save costumo ler as atualizações assim que saem, e esse era pra estar nessa lista de leituras imediatas. Mas pelo visto me perdi, já que tava desde metade de janeiro quase sem ver o que acontece por aqui.

Enfim, leitura atualizada agora. Copa do Mundo excelente com a seleção brasileira, recolocando o país no topo do pódio. E não foi por falta de desafios no caminho: jogo incrível com a Argentina, retranca suíça, pênaltis contra a Itália, e o louco jogo de dois gols no mesmo minuto contra a China. Treinar seleção é sempre complicado porque um jogo estraga anos de planejamento. Mas fez tudo certo até o final. Parabéns pelo título.

E aí, Danut.

Normal, acabo atualizando com bastante frequência e, em sua maioria, são atualizações longas, então é normal que acabem ficando algumas para trás.

A Copa foi especial, ainda mais do jeito que foi, com jogos emocionantes e sem chance pra erro. Valeu, um lance pode estragar o planejamento, se o jogo contra a Itália estivesse empatado quando Arhtur perdeu aquela bola era nosso adeus, não dá pra ratear. Felizmente não bobeamos quando o caldo engrossou e o título veio, não sei se continuaria quatro anos na seleção, é um tanto chata a vida de treinador de seleção no FM haha

6 horas atrás, Danut disse:

Sobre a mudança pra Europa, fez bastante sentido, ainda mais considerando que é um movimento crescente dentro da realidade do teu FM. Eu ri quando falou dos salários, é muito grande a diferença entre ganhar em euros e ganhar em reais, né? Depois ainda tem quem acha que os nossos clubes devem concorrer com os de lá... Hoje, não tem mais nenhuma possibilidade disso acontecer.

O elenco parece bem distribuído, com atletas de boa avaliação em todas as posições. Assumir clube cujo treinador saiu por vontade própria é sempre mais fácil, então espero que faça uma boa campanha desde o início.

Eu já planejava a mudança para a Europa há algum tempo, então surgiu a seleção e achei que faria mais sentido assumir a seleção antes porque, incrivelmente, é mais fácil um treinador brasileiro assumir a amarelinha do que treinar nas grandes ligas da Europa. Aí fui acompanhando os treinadores brasileiros indo pra Europa e acabou ocorrendo naturalmente. Quanto aos salários, minha ideia era mesmo jogar em Euro na Europa pra ter esse contraste, só não imaginava que era tanto contraste assim haha. Contratei o Jorge pro Grêmio por R$ 70M, aí fui olhar agora, foram míseros € 17M. Não tem como competir, naturalmente eles já fazem mais dinheiro por terem mais exposição global, com a desvalorização da nossa moeda, fica impossível.

É sempre mais fácil quando não foi uma demissão, mas tem a pressão imediata para o resultado também (que, contudo, é bem melhor do que pegar um time mal das pernas). O elenco é bom sim, só a defesa que deixa a desejar, é algo a ser corrigido.

6 horas atrás, Danut disse:

Sobre os primeiros jogos, o que mais doeu foi aquela derrota pro Celta. Empatar nos acréscimos e depois ter escanteio a favor e levar o gol no contra-ataque é cruel demais.

Ok, continuei lendo e já não sei se a derrota pro Celta foi a que mais doeu. Cinco a zero pro Mbappé é foda. Por outro lado, era jogo que esperava perder já, né. Então talvez ainda fique com a derrota pro Celta como a mais doída. Mas é discutível qual das duas é pior.

Sobre a classificação, ser o melhor do resto não costuma ser tão difícil assim na Espanha. Com o Atlético de Madrid bem abaixo do esperado, o terceiro lugar estava ali e tu te aproveitou bem pra pegar ele. Mas a distância pros de cima ainda é grande, vai ter trabalho se quiser disputar título nos próximos anos.

Acho que o que mais dói é a derrota pro Celta porque não foi um resultado ruim, foram 4 jogos na temporada sem vencer deles. E a do Barcelona já era esperada (não esperava levar 5 do Mbappé, mas a derrota era prevista).

Eu imaginava um 4º ou 5º lugar em razão das temporadas recentes do time e com a queda do Atlético, o 3º lugar meio que caiu no colo. Mas, como tu disse, a distância ainda é grande especialmente para o Barça, talvez desse pra ter brigado com o Real pela vice colocação.
 

6 horas atrás, Danut disse:

Eita, tem mais uma atualização ainda. Perdi muita coisa mesmo, rs.

Roni Lourenço foi uma ótima contratação. Quanto ao lateral reserva, eu não acho tão necessário ter alguém que saiba jogar dos dois lados no banco, desde que tenha alguém dedicado à posição no elenco. Tipo, se o titular se machuca tu não vai querer passar dois ou três meses jogando com alguém improvisado ali. Mas só pra eventual substituição na segunda etapa de um jogo ou outro eu acho bem ok pegar e colocar um lateral esquerdo na direita ou vice-versa.

Que pena a eliminação para o Wolfsburg, ainda mais que teu time criou boas chances no segundo jogo. Faltou eficiência pra colocar a bola na rede.

Se vingou dos cinco gols sofridos contra o Barcelona em grande estilo, enfiando seis neles. É verdade que eles também marcaram mais e a diferença de gols foi menor, mas isso não tira o gosto da goleada. Quem precisa de Mbappé quando tem Ibrahimi?

Março realmente acabou te custando a segunda colocação. Contra Real e Barcelona não dá pra bobear, e infelizmente teu time bobeou naquele mês.

Hahaha

Roni veio sem avisar, quando vi tinha uma notificação na reunião de olheiros dizendo que o agente dele o tinha oferecido. Propus um período de experiência só pra ver a capacidade e o potencial e contratei na hora que ele chegou haha. Sobre o lateral reserva, uma coisa que acabei não colocando na atualização que torna importante a questão de ter alguém para os dois lados no banco é que os laterais têm tido bastante cansaço durante os jogos, então sempre tô precisando substituir um deles, por isso alguém confiável pras duas é importante. Mas, de qualquer forma, tenho a visão que num universo de 7 reservas, é melhor ter jogadores versáteis do que especialistas no banco. Talvez seja pelo costume de ter jogado todo o save com 12 reservas no banco, mas senti falta de ter opção para todas as posições hehe.

Pois é, a eliminação para o Wolfsburg foi no detalhe. Seria bom ter avançado mais.

Esse jogo contra o Barcelona vai ficar na história do save, não me lembro de uma vitória tão grande contra um time tão mais forte. "Ibrahimi é meu pastor e gols não me faltarão" é o meu lema atualmente haha.

Março foi complicado, muitos pontos perdidos de bobeira, que custaram a briga pela 2ª colocação, não sei se chegaríamos de fato na vice colocação porque o primeiro critério de desempate é o resultado entre as equipes, e nesse quesito o Real levaria vantagem, mas nos tirou a chance de brigar por essa posição, sim.

6 horas atrás, Danut disse:

Tu chegou a postar a tática utilizada em algum lugar? Se não tiver postado, poderia trazer um print?

Não lembro se cheguei a comentar especificamente, mas tô usando exatamente a mesma tática que usei na Copa do Mundo. Vem dando certo e como tinha jogadores que cumpriam razoavelmente bem as mesmas funções, mantive exatamente igual. Mas na verdade é uma tática que venho carregando por todo o save e mudo bem pouca coisa de vez em quando.

Veja, por exemplo, a primeira tática usada, era uma versão mais simples, para um time menos qualificado. Até por isso não comento sobre ela nos posts porque não tem muito o que falar haha.

Valeu pelo comentário!

6 horas atrás, ggpofm disse:

O Betis fez uma boa campanha na UEL, mas quando chegou no momento só com equipes do Top 5 europeu, a coisa apertou e mesmo com a boa vitória sobre os lobos em casa, acabou sendo eliminado na Alemanha com o Wolfsburg fazendo o resultado antes do Bétis diminuir. Como a Laliga mostrou e o técnico já percebeu, precisará melhorar a defesa para conquistar o títulos, se for o que ele realmente deseja porque a torcida dos clubes espanhóis costumam se contentar com pouco e devem estar muito feliz com a goleada sobre o sevilla no clássico local e a carimbada de faixa no Barcelona com mais uma atuação encantada desse gigante chamado Ibrahimi.

Em um campeonato que beirou à perfeição por parte do Barcelona, por um momento pensei que era o PSG na França, ainda mais com o Mbappé com a camisa do líder. Veremos o que o técnico André apontrará e se Ibrahimi. fará um triple-double na próxima temporada.

E aí, GG.

Na UEL a eliminação foi no detalhe e deu a sensação de que poderíamos mais. Infelizmente não foi. Nem tinha me atentado a isso, mas acabamos eliminado para o primeiro time das 5 principais ligas que enfrentamos.

Sim, a defesa foi um problema nessa temporada, e acho que passa não apenas pela linha de 4, mas pelo meio de campo também. Aleña tem desarme 7 e Paredes, que tem desarme 13, tem velocidade 9, então um até corre, mas não desarma e o outro se não desarmar de primeira não pega mais. Se for esse mesmo o problema, melhor porque é mais fácil de arrumar, se for outro, aí complica porque vou ter que descobrir ainda haha. A ideia é conquistar títulos sim, mas sendo pé no chão, talvez seja algo para o último ano de contrato, a não ser que o Barcelona despenque, porque 100 pontos tem sido algo regular para eles. Mas... pelo menos, como tu falou, carimbamos bem carimbada a faixa deles. A goleada sobre o Sevilla veio de brinde haha.

Olha, vou te dizer que tá praticamente a mesma coisa que o PSG, 12 títulos seguidos dentro do país e nenhuma UCL no período.

A expectativa é melhorar a campanha pro próximo ano. Talvez chegar nos 90 pontos quem sabe. Na UCL não sei o que esperar haha. Quanto ao triplo-duplo pro Ibrahimi, foi quase esse ano, se tivesse mais jogos certamente teria feito. Vamos tentar avançar mais nas competições pra dar essa chance pra ele haha.

Valeu pelo comentário!
 

3 horas atrás, Andreh68 disse:

Entendo seu desapontamento com a queda "precoce" na UEL.

Mas que março horrível, acabei tendo a mesma percepção que vc, com um pouquinho menos de marola tinha peitado o Real. Aliás já da pra entrar em campo com eles com autoridade hein.

12 anos na fila? que beleza!

Bota de ouro foi algo que pretendi mas nem de longe cheguei perto.

E aí, Andreh.

O problema é perder nos gols fora, sempre que a derrota vem nos critérios de desempate é um gosto ainda mais amargo.

Nem me fale, março foi pra esquecer, ainda mais vindo de um belo fevereiro. Dá sim, fizemos um jogo bem parelho no Santiago Bernabeu e qualquer um poderia ter vencido.

É, 12 anos só de Barça, inimaginável isso hoje em dia.

"Nem de longe cheguei perto" é boa haha. Foi até inesperado, pra dizer a verdade. 25 gols na Europa não é algo muito incomum assim. Mas não reclamo haha.

Valeu pelo comentário!

2 horas atrás, LC disse:

Fez uma boa campanha na EL, uma pena ter caído para os Lobos. Na Liga o trabalho poder ser dito que foi excelente e a goleada em cima dos Culés foi sensacional. Infelizmente eles marcaram mais de 100 pontos. Espero que na próxima temporada consiga o título. Boa sorte na sequência.

E aí, LC.

Como disse, ficou a sensação de que poderia ter chegado mais longe, até pelo motivo da eliminação ser o critério de desempate. Foi melhor que o esperado, com um pouco mais de sorte dava pra ter brigado até pela segunda posição, mas a goleada sobre o Barça foi um alento. 100 pontos é complicado de competir haha. Vamos ver, a expectativa é brigar pelo menos no último ano de contrato. Se vier antes, melhor haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, div said:

Sobre o lateral reserva, uma coisa que acabei não colocando na atualização que torna importante a questão de ter alguém para os dois lados no banco é que os laterais têm tido bastante cansaço durante os jogos, então sempre tô precisando substituir um deles, por isso alguém confiável pras duas é importante. Mas, de qualquer forma, tenho a visão que num universo de 7 reservas, é melhor ter jogadores versáteis do que especialistas no banco. Talvez seja pelo costume de ter jogado todo o save com 12 reservas no banco, mas senti falta de ter opção para todas as posições hehe.

Ah, quando falei sobre não ser tão necessário um atleta para os dois lados pensei mais em situação onde a substituição na posição só ocorre por lesão/algum jogo muito abaixo do nível. Se tá tendo que trocar toda hora aí realmente é diferente.

Realmente é melhor ter mais opção de banco. Sete ainda acho ok, na França tô tendo que me virar com cinco... Fica mais bizarro em jogo da Copa, que se tiver prorrogação dá pra fazer quatro substituições. Se pensar que um é goleiro, tu não tem escolha nenhuma se quiser fazer todas substituições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2021 em 22:38, Danut disse:

Ah, quando falei sobre não ser tão necessário um atleta para os dois lados pensei mais em situação onde a substituição na posição só ocorre por lesão/algum jogo muito abaixo do nível. Se tá tendo que trocar toda hora aí realmente é diferente.

Realmente é melhor ter mais opção de banco. Sete ainda acho ok, na França tô tendo que me virar com cinco... Fica mais bizarro em jogo da Copa, que se tiver prorrogação dá pra fazer quatro substituições. Se pensar que um é goleiro, tu não tem escolha nenhuma se quiser fazer todas substituições.

Pos é, faltou esse detalhe na atualização haha. Pra jogos esporádicos ou pra ter reserva em caso de lesão também não vejo problema de vez em quando colocar o cara do outro lado.

Acostumado com 12 no Brasil e na seleção, acabei estranhando nessa temporada haha. Cinco realmente é complicado, aí faz-se mais necessário ter um banco de jogadores versáteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-50.png

 

 

Resumo do último capítulo:

No 49ª capítulo André conta sobre o final da temporada 2030-2031, sua primeira no Bétis e na Europa, tendo se classificado em 3º lugar na La Liga e com eliminações na primeira fase da Copa do Rei e nas quartas de final da Europa League. Agora com a Champions League à vista, é hora de reformulação.

***

02 de setembro de 2031

Depois de quase um mês de férias e mais 5 semanas de pré-temporada, algo irreal treinando clubes no Brasil, finalmente começamos a temporada, mas hoje vou deixar para tratar apenas dos assuntos “burocráticos”.

E vamos ao mais movimentado e que consumiu a maior parte do meu tempo: a montagem do elenco.

Como já comentei, o grande problema do time estava no setor defensivo, sofremos muitos gols na última temporada, ficando em 10º no ranking de gols sofridos. Assim, era necessário reformular o setor, passando também pelos jogadores com tarefas mais defensivas no meio de campo. Então estes foram os focos: zagueiros e meias centrais defensivos. Quanto aos meias centrais, era necessário que soubessem jogar com a bola nos pés, não sou muito fã do volante cão de caça.

Porém, antes de comentar as chegadas, vamos primeiro a quem saiu.

Como já havia adiantado, ao final de seus contratos, de relevante para o time principal, foram dispensados Aleña e Paredes. Os dois meias centrais que foram titulares boa parte da temporada passada tinham altos salários (praticamente € 1M mensal somados) e já estavam longe do desempenho físico esperado. Aleña foi o mais difícil de liberar, tendo em vista o nº de assistências, mas sua carência na marcação era grande e pode ter contribuído para o fraco desempenho da defesa. Além deles, Man não renovou o contrato, mas já estava acertado com o Guangzhou Evergrande, por isso não aparece nesta lista.

Além dos dispensados, tivemos as vendas e empréstimos. Comentando apenas as saídas de jogadores integrantes do grupo principal, saíram os zagueiros Ratinho e Lionn, os meias Szymanski e Júlio (este estava no time B e seria integrado ao time principal, mas fez birra porque eu não quis renovar seu contrato imediatamente e foi vendido) e o centroavante reserva, Rafa. Ainda tenho que destacar a venda de Nico, volante que estava emprestado para a Atalanta e que foi adquirido em definitivo pelo time de Bérgamo por € 11,5M, a 2ª maior venda da janela. As vendas refletiram a percepção dos pontos a serem melhorados no elenco, já que vendemos dois zagueiros e, entre dispensas e vendas, três meias centrais. Quanto ao centroavante reserva, ele saiu porque contratamos um com mais potencial.

E foi com esse intuito que fomos ao mercado de transferências, sem deixar de lado, contudo, minha marca de contratar jovens para serem desenvolvidos no clube. Mas vamos primeiro aos que integram o plantel principal.

Para a zaga trouxemos dois reforços, os dois mais caros: Ulardzic e Marconi, que, em princípio, serão titulares. Para o meio de campo foi necessário contratar três jogadores: Brennecke, que veio em definitivo, e De Ketelaere e Préval, de Liverpool e Leverkusen, que vieram por empréstimo, o primeiro por dois anos, o segundo apenas por esta temporada. Também chegaram para o time principal: Sanogo, ponta vindo do Barcelona, McKay, jogador versátil do setor ofensivo, foi o único jogador que veio ao final do contrato e serve para dar versatilidade, já que com apenas 7 suplentes no banco, senti falta de jogadores mais versáteis, e Veselinov, centroavante de 20 anos e muito promissor que veio por uma bagatela.

Para integrarem o time sub-19 vieram: Fall, lateral esquerdo, Venhoutte, zagueiro, Radovanovic, meio campista, e Valenta, centroavante.

Com isso, terminamos a janela de transferências sendo reconhecidos como o time mais ativo. Apesar das muitas contratações conseguimos gastar praticamente o que foi arrecadado.

1-Parte-1.png

Transferências Bétis

E assim foi formado o elenco desta temporada, que eu considero mais forte que o da temporada passada.

4-Elenco.png

Elenco

O time titular deve ser formado por Peña; Rolls, Marconi, Ulardzic e Bello; De Ketelaere, Brennecke, Roni Lourenço, Zair e Lincoln; Ibrahimi.

Algo positivo, que vai na esteira do que falei sobre termos gastado basicamente ó que arrecadamos é que o nosso saldo é superior ao que tínhamos no mesmo período da última temporada.

6-Finan-as.png

Finanças

Se hoje o saldo é de € 94,1M (inflado pelos € 15M da participação na UCL), na última temporada era de € 75,3M. E não só o saldo é maior, mas agora somos mais eficientes nos gastos. Para efeitos de comparação, no começo da última temporada gastávamos € 8,1M mensalmente com salários, reduzimos cerca de € 1,3M e hoje gastamos € 6,8M.

Agora falando um pouco sobre as expectativas para a temporada, começando pelas expectativas da imprensa, eles não esperam que possamos repetir a campanha da temporada passada e nos colocam cotados para o 6º lugar, confesso que pensei que seríamos cotados para o 3º lugar, já que foi o que fizemos na última temporada, além de termos reforçamos bem o elenco. Enfim, pelo menos quanto ao artilheiro, o favorito é Ibrahimi.

Já a diretoria espera repetir a boa campanha na La Liga, enquanto espera que melhoremos consideravelmente a campanha na Copa do Rei e que façamos uma boa Champions.

3-Expectativas.png

Expectativas – Observação: Para quem tiver curiosidade, pude escolher as expectativas e escolhi a mais alta na UCL (Opções: Fase de Grupos, Oitavas e Quartas) e a intermediária na La Liga (Opções: Europa League, UCL e Título) e na Copa do Rei (Opções: Semifinal, Final e Título). Novamente esqueci de tirar print no momento da escolha. Um dia eu lembrarei, juro.

Falando em competições, tivemos o sorteio dos grupos da Champions League. Se é verdade que escapamos do grupo C, que é o grupo da morte, também é verdade que vamos ter que suar para classificar para a próxima fase.

0-Grupo-F.png

UEFA Champions League – Grupo F – Para ver os demais grupos, clique aqui.

O Bayern é o franco favorito do grupo e o Olympique deve brigar conosco pela segunda vaga.

E com tudo isso, vamos para a temporada, esperando superar a anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que venha esta nova época e acredito que consigas melhor que o 6º lugar. Bayern deverá ser 1º no grupo, mas tens hipóteses para acabar em segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diretoria exigiu quartas de finais da Champions? Eles devem acreditar muito no treinador e no elenco. Boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As previsões da imprensa no FM não costumam acompanhar muito o crescimento do clube, portanto não é nenhuma surpresa que te coloquem abaixo do que conquistou no último ano. Mas considerando que melhorou o elenco, tem mais é que mirar a 3ª colocação mesmo. Ou até um segundo lugar - o título ainda deve ser difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçou a equipe onde achava que estavam os problemas e agora é torcer que tudo corra bem. Gostei que contratou jogadores com bons anos de estrada pela frente e que poderão ajudar muito o Bétis.

Parabéns por ter escolhido expectativas mais altas para as competições. Geralmente ficamos com  as expectativas mais baixas, apenas para trabalharmos com menor pressão e para ter uma proteção caso algo saia errado. Para um save de carreira, acho que é legal sofrer maior pressão ou até mesmo uma demissão. Movimenta tudo, mas principalmente testa nossas qualidades como manager, que deveria ser, pelo menos na minha opinião, a ideia principal do saves.

Caiu em um grupo interessante na UCL. O Rapid será o saco de pancadas e terá adversários qualificados, assim espero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2021 em 18:13, Cadete213 disse:

Que venha esta nova época e acredito que consigas melhor que o 6º lugar. Bayern deverá ser 1º no grupo, mas tens hipóteses para acabar em segundo.

E aí, Cadete.

Também acho, a expectativa é tentar brigar pelo 2º lugar pelo menos. Já na UCL o primeiro lugar do grupo é virtualmente impossível, a ideia é brigar com o OM pela 2ª vaga mesmo.

Valeu pelo comentário!

Em 04/02/2021 em 18:18, LC disse:

Diretoria exigiu quartas de finais da Champions? Eles devem acreditar muito no treinador e no elenco. Boa sorte

 

E aí, LC.

Na verdade fui eu que escolhi, mas na ficção coloquei como se fosse a diretoria mesmo. Tinha opção de Fase de Grupos, Oitavas e Quartas, escolhi as quartas. Vamos ver, acho que oitavas a gente pega e se der sorte no sorteio podemos passar para quartas.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 04/02/2021 em 19:50, Danut disse:

As previsões da imprensa no FM não costumam acompanhar muito o crescimento do clube, portanto não é nenhuma surpresa que te coloquem abaixo do que conquistou no último ano. Mas considerando que melhorou o elenco, tem mais é que mirar a 3ª colocação mesmo. Ou até um segundo lugar - o título ainda deve ser difícil.

E aí, Danut.

Concordo, isso acontece pra mais e pra menos, quando assumi o Grêmio, eles tinham ficado em 8º no campeonato e a previsão da imprensa no ano seguinte era de título. E a ideia é essa, brigar com o Real pelo 2º lugar mesmo. Título tenho esperanças na 3ª temporada.

Valeu pelo comentário!

16 horas atrás, Andreh68 disse:

pelo que entendi mexei nos 4 do miolo no time titular né?

Espero que se adaptem bem.

Quartas de final na primeira tentativa, não é pouco.

E aí, Andreh.

Isso mesmo, pro time titular foram substituídos os 2 zagueiros titulares e os 2 meias-centrais. Também espero, se depender da qualidade, é um salto em relação ao ano passado.

Vamos verna UCL, se passarmos de fase (escolhi as expectativas antes de ver o grupo) e o sorteio ajudar, é possível hehe.

Valeu pelo comentário!

10 horas atrás, ggpofm disse:

Reforçou a equipe onde achava que estavam os problemas e agora é torcer que tudo corra bem. Gostei que contratou jogadores com bons anos de estrada pela frente e que poderão ajudar muito o Bétis.

Parabéns por ter escolhido expectativas mais altas para as competições. Geralmente ficamos com  as expectativas mais baixas, apenas para trabalharmos com menor pressão e para ter uma proteção caso algo saia errado. Para um save de carreira, acho que é legal sofrer maior pressão ou até mesmo uma demissão. Movimenta tudo, mas principalmente testa nossas qualidades como manager, que deveria ser, pelo menos na minha opinião, a ideia principal do saves.

Caiu em um grupo interessante na UCL. O Rapid será o saco de pancadas e terá adversários qualificados, assim espero.

E aí, GG.

O problema da defesa acho que passava mais pelo meio de campo mesmo, mas sempre é bom dar uma reforçadinha na zaga também haha. Já o ataque não precisava de muito, então não mexi. Sempre procuro contratar jogadores jovens para serem desenvolvidos no clube. Na Europa isso é ainda mais crucial por conta das regras de inscrição da UCL e pra não ficar dependente da sorte das fornadas.

Valeu, com exceção à UCL, escolhi as expectativas mais plausíveis. No campeonato não nos imagino de fora da briga pelo G4, ao passo que na Copa do Rei depende do chaveamento, se nos livrarmos de Barcelona, Real e Celta acho que avançamos sem sustos. Na UCL, como falei pros outros, se passarmos do grupo dependerá da sorte do sorteio, quando vê vem uma zebra e facilita a chegada nas quartas haha.

O grupo da UCL vou comentar a expectativa na próxima atualização, mas é isso mesmo.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-51.png

 

Resumo do último capítulo:

No 50ª capítulo André conta sobre as (muitas) movimentações no mercado de transferências, fala um pouco sobre as expectativas para a temporada e pincela as finanças e elenco. Com tudo isso no retrovisor, é hora de começar a temporada para valer.

***

15 de dezembro de 2031

Com basicamente três meses desde o início da temporada, é hora fazer a retrospectiva do que aconteceu até aqui. Momentos bons, momentos ruins e surpresas, algumas realmente grandes.

Começando pela La Liga, jogamos 13 rodadas até o momento, então praticamente já se passou 1/3 do campeonato. A estreia foi contra o Real Sociedad, fora de casa. Como já escrevi aqui, o Sociedad foi o vice-campeão da Europa League e chegou nessa temporada com boas perspectivas, ainda mais tendo contratado o campeão mundial Lucas Paquetá. O principal desfalque deles para esta temporada foi o zagueiro Marconi contratado pelo Bétis. Ou seja, a estreia do zagueiro era contra o ex-time. Apesar dos amistosos de pré-temporada, nosso time titular tinha 4 caras novas então eu esperava uma certa falta de entrosamento nesse começo. Mas não foi o que ocorreu, mesmo jogando fora de casa, criamos mais e melhor e conseguimos sair do San Sebastian com um 3x1 na bagagem. No segundo jogo, recebemos o Las Palmas, um dos recém promovidos. E foi um jogo... estranho. Dominamos completamente as ações, mas dos 5 gols da partida, 3 foram contra. Um dia de azar para os defensores. Felizmente o saldo dos gols contra foi positivo a nosso favor e ganhamos por 4x1.

Na 3ª rodada, enfrentamos um Atlético de Madrid que dava sinais de recuperação depois da fraca temporada anterior. menos mal que nosso tabu permanece e seguimos 100% contra eles. O primeiro tempo foi de sufoco com pressão do Atlético, mas sem efetividade. Quando nos aproximávamos do intervalo, Ibrahimi, o gênio, recebeu lançamento rasteiro dentro da área e chutou forte cruzado, abrindo o placar. Logo em seguida, mais uma bola enfiada para o centroavante, que, quase sem ângulo, conseguiu ampliar. No 2º tempo testei uma nova estratégia, mais defensiva, para ver como o time saia e foi como o planejado, conseguimos conter bem o Atlético, ao mesmo tempo em que até conseguimos ter nossas chegadas na frente. Quem sabe, finalmente tenho um plano B eficiente para segurar resultados. Enfim, final de jogo, 2x0 e podíamos dizer “segue o líder”. Foi bom aproveitar o momento porque sabíamos que a tendência era não durar muito.

3-Atleti.png

Atlético de Madrid x Bétis

E não durou, logo na rodada seguinte, jogando mais uma vez fora de casa, tivemos um inesperado tombo contra o Levante (trocadilho não intencional). O resultado do jogo no Ciutad de Valencia foi 1x4, mas posso dizer, sem medo de errar, de que foi completamente injusto. Fizemos o suficiente para, no mínimo, perder por apenas um gol de diferença, mas o time simplesmente não conseguia concretizar as grandes chances que criamos. Acontece, é verdade. Às vezes teremos jogos assim, mas tínhamos a chance de começar o campeonato com 3 vitórias fora de casa, infelizmente não foi possível.

4-Levante.png

Levante x Bétis

Em seguida, voltamos a jogar em casa, mas no jogo contra o Espanyol, apesar de termos criado o suficiente para vencer o jogo, acabamos perdendo a segunda seguida no campeonato, desta vez por 0x1. Depois da 2ª derrota seguida no campeonato, sendo a 3ª seguida no geral (mais a frente falo sobre isso), tínhamos o clássico contra o Sevilla, em casa. No Rio Grande do Sul temos um ditado que fala: “Grenal arruma casa”. Ele quer dizer que, quando um time vem mal das pernas, se ele vencer o Grenal os ânimos se acalmam, o time fica mais leve e a tendência é que as coisas melhorem dali pra frente. E foi isso que aconteceu aqui. O time vinha com falta de confiança após os revezes e o jogo contra o Sevilla foi crucial para mudar isso. Continuando nossa dominância sobre o rival, conseguimos fazer o ataque voltar a funcionar e saímos de campo com 3x0 e novos ânimos.

6-Sevilla.png

Bétis x Sevilla

Como disse, a vitória no clássico arrumou a casa e fomos visitar o La Coruña um pouco mais leves. E isso foi crucial para sairmos do Riazor com uma vitória por 1x0 num jogo bem parelho, onde o empate poderia até ser mais justo. Mas não posso dizer que o empate seria justo contra o Eibar, os visitantes sequer acertaram o gol, enquanto nós conseguimos marcar cedo e tarde no jogo, conseguindo um 2x0 que nos reerguia no campeonato. Seguindo a boa fase na La Liga, recebemos o Málaga e conseguimos a 4ª vitória seguida no campeonato. Começamos com tudo, com Trabelsi fazendo gol com 50 segundos. Eles empataram no primeiro tempo e Álvarez nos colocou a frente aos 45, com Roni dando o golpe final aos 43 do segundo tempo. 3x1. E depois, o carrasco da última temporada, o Celta. Novamente eles começaram bem o campeonato e sabíamos que ia ser difícil, mas com o time reforçado, achei que poderíamos ganhar desta vez. Mas, como diria o filósofo Rogerinho do Ingá: “Achou errado, otário”. O time de Vigo chegou a abrir 3x0 na metade do segundo tempo e tudo parecia perdido, até que Roni, com dois gols em dois minutos, nos colocou de volta na parada. O time martelou em busca da vitória, mas quem fez mais um gol foi o Celta, que nos venceu novamente, desta vez por 2x4. Tá ficando chato isso de vir pra Vigo pra perder.

10-Celta.png

Celta x Bétis

Depois do choque com o Celta, hora de enfrentar o Valência e se não conseguimos ganhar do Celta, do time de Valência não temos problemas. Fazendo um tranquilo 2x0, voltamos ao G4, na iminência de perder o posto na próxima rodada. Será? A próxima rodada era contra o Real Madrid, em casa. Mesmo sendo em casa, a tendência era perder o jogo, dado o poderio dos madrilenhos. Mas, para a minha surpresa, não foi isso que aconteceu e jogando bem melhor que o adversário, conseguimos uma imponente vitória por 2x1, contra o maior time do país (historicamente, porque atualmente é o Barcelona, sem dúvidas). De Ketelaere, num foguete da entrada da área e Roni de pênalti marcaram nossos gols e Bouvet, completando cruzamento, descontou.

12-Real-Madrid.png

Bétis x Real Madrid

E agora que eu fico me perguntando: Como pode um time fazer 6 no Barcelona, ganhar do Real Madrid e não conseguir ganhar do Celta de Vigo? Não tem explicação uma coisa dessas. Mas devaneios à parte, o último jogo da La Liga até o momento foi contra o Alavés, fora de casa. Outro dos recém promovidos, o Alavés até conseguiu criar suas chances, mas com dois gols cedo, conseguimos uma importante vitória por 2x0. Importante porque foi com um time quase 100% reserva, podendo descansar jogadores para o confronto do meio de semana.

1-La-Liga-1.png

Resultados Bétis – La Liga – Rodadas 1 a 13

E no começo falei sobre surpresas. Temos duas na classificação da La Liga, embora nenhuma delas nos envolva diretamente. A primeira é o Getafe aparecendo na 2ª posição com uma defesa quase intransponível e o único invicto até agora na competição. A segunda é o Real Madrid aparecendo apenas na 4ª posição, com dois pontos a menos que nós. E o próximo jogo é decisivo, já que é contra o Barcelona fora de casa.

2-13-rodada.png

Classificação La Liga – 13ª Rodada

Tivemos duas competições além da La Liga nesse primeiro trimestre da temporada. Para me manter falando sobre as competições caseiras por enquanto, vou começar pela Copa do Rei.

O sorteio nos colocou diante nosso adversário na estreia da La Liga.

1-16-avos.png

Copa do Rei – 16 avos de final

Com a missão de fazer um bom resultado em casa, para evitar repetir a péssima campanha do último ano, dá pra dizer que o time entrou de certa forma pressionado para obter um bom resultado no jogo de ida contra o Real Sociedad. Mas quem tem Ibrahimi não tem medo e com 34 ele fez o gol da vitória para dar uma pequena, mas importante, vantagem. Ele mesmo poderia ter feito o 2º, mas acabou perdendo pênalti no final do jogo (e olha que o treino individual dele é marcação de pênaltis!). O resultado de 1x0 foi bom porque, com o critério do gol qualificado, se fizéssemos um gol lá, os obrigaríamos a fazer três.

O Sociedad foi pra cima no começo do jogo e criou as suas melhores oportunidades, felizmente, não foram tão competentes e marcaram apenas com Abel Ruiz na metade do primeiro tempo. Depois disso controlamos a partida e, para não deixar dúvidas, fizemos o gol da classificação aos 30 do segundo tempo em cobrança de falta de Trabelsi.

2-Sociedad.png

Real Sociedad x Bétis

Com a classificação, o sorteio nos colocou diante de um adversário mais tradicional, mas, até o momento, freguês nosso. Vale sempre repetir que há sorteio a cada fase, portanto o chaveamento ainda não está definido.

2-Oitavas.png

Copa do Rei – Oitavas de Final

Agora saindo da Espanha, a Champions League. Com o grupo contendo Bayern, Olympique e Rapid Viena, o caminho me parecia óbvio. O Bayern era o grande favorito do grupo e não seria surpresa se saíssem com 6 vitórias, enquanto o Rapid Viena era o patinho feio e, também, não seria surpresa se saíssem com 6 derrotas. Bétis e Olympique brigavam pela 2ª vaga e possivelmente a vaga seria decidida nos confrontos diretos. E o primeiro jogo era justamente um desses confrontos diretos. O mais importante deles, diria eu, porque era fora de casa. Um empate nos colocaria à frente nessa disputa.

E com esse espírito de decisão viajamos à França para enfrentar o Olympique de Marseille, com a confiança de que faríamos um grande jogo e começaríamos com pé direito a caminhada na Champions League... pelo menos era isso que eu esperava. O que aconteceu, na verdade, foi o extremo oposto disso. Apesar das estatísticas mostrarem um confronto quase igual em nº de finalizações, a verdade é que eles passaram o trator e estamos até agora tentando anotar a placa. Um inapelável 0x4, que foi o começo daquela sequência de três derrotas que comentei quando falava sobre a La Liga. Esse resultado era a pior coisa que eu poderia esperar nesse jogo, porque, se tudo corresse como eu havia previsto, dependeríamos de saldo de gols para passar de fase e, neste momento, eles tinham 8 gols de vantagem.

1-OM.png

Olympique de Marseille x Bétis

Menos mal que havia tempo para recuperação. O próximo jogo era contra o Rapid Viena, em casa e precisávamos de uma goleada para mostrar sinais de recuperação. A goleada não veio e o pênalti perdido por Ibrahimi ao final do jogo poderia custar caro, pois o 2x0 poderia ter sido 3. A notícia boa era que o Olympique havia sido goleado por 4x0 pelo Bayern e a diferença no saldo caiu bastante. O problema era que o jogo seguinte, em casa, era contra o favoritíssimo no grupo, Bayern de Munique e tínhamos que roubar pontos dos alemães ou, ao menos, perder pela margem mínima. A ideia, claro, era roubar pontos, mas os alemães têm um plantel realmente muito forte e mesmo jogando de igual para igual, sucumbimos por 1x2, com direito à aplicação da Lei do Ex no gol de Ulardzic. Infelizmente ele é zagueiro e um gol pra ele já é mais que suficiente. Novamente o outro jogo trouxe uma boa notícia, que foi o empate entre Rapid Viena e Olympique.

Em seguida, um novo jogo contra o Bayern de Munique e desta vez não demos nem pro cheiro. Com dois gols no começo da partida e mais algumas chances criadas antes dos 20, senti que era hora de usar o esquema defensivo para tentar estancar o sangramento e evitar maiores prejuízos. Funcionou. Quer dizer... ainda levamos mais dois gols, mas conseguimos marcar dois, então, no saldo, a derrota ficou por 2 gols de diferença no 2x4.

4-Bayenr.png

Bayern de Munique x Bétis

O 5º jogo, talvez o mais decisivo, foi contra o Olympique de Marseille. Chegamos nessa rodada com a seguinte situação: estávamos 4 pontos atrás, mas com a vantagem de confrontá-los em casa, e na última rodada, enquanto eles recebiam o Bayern, nós recebíamos o Rapid Viena. Ou seja, vencer esse confronto direto era fundamental para garantir a classificação. Se no jogo na França não vimos a cor da bola, aqui jogamos melhor e saímos na frente com gol de Ibrahimi, recebendo em velocidade (impressionante como ele é rápido pra um cara do tamanho dele). Um minuto depois, água no nosso chopp, quando Shamov empatou a partida. Achei que o resultado permaneceria assim, mas aos 15 da segunda etapa Ibrahimi provou que não foi por acaso que se consagrou artilheiro da Europa na última temporada e marcou seu 2º gol no jogo. Conseguimos conter bem os franceses e garantimos a vitória por 2x1.

5-OM.png

Bétis x Olympique de Marseille

Com o resultado, ficamos apenas um ponto atrás deles e com a vantagem de que eles enfrentariam o Bayern, enquanto a gente enfrentaria o Rapid Viena. A classificação passava pela combinação de vitória nossa e tropeço do Olympique, então era necessário fazer a nossa parte primeiro. E fizemos, num incontrastável 5x0. Na França, o Bayern segurou o Olympique e nos deu a classificação para a próxima fase.

3-Grupo-F.png

Classificação – UEFA Champions League – Grupo F – Para ver a classificação dos outros grupos, clique aqui.

O sorteio ocorreu hoje e, tendo ficado em 2º lugar no grupo, era óbvio que teríamos um adversário difícil. Assim como a Copa do Rei, as quartas de final também serão sorteadas, portanto o chaveamento não está definido.

4-Oitavas.png

UEFA Champions League – Oitavas de Final

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Liga, excelentes vitórias contra os grandes de Madrid, e as desilusões vieram com a derrota pesada contra o Levante e em casa contra o Espanyol. Mas mais importante, é que continuas a derrotar o grande rival da cidade. Barcelona será a equipa a bater e desconfio que o Getafe continue a surpreender como está até agora.

Na Taça tiveste jogo emotivo mas que acabas sorrindo no final e agora irás defrontar o Atlético mais uma vez. Cuidado que vão querer a vingança.

Finalmente na Champions, como seria de esperar, Bayern 1º e tu em 2º, mas não foi fácil. Marseille deu luta e complicou as contas com a vitória em casa. Valeu que o Bayern ajudou-te no final. AC Milan é um histórico e será mais uma bela experiência para o Bétis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...