Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Mesmo tropeçando várias vezes depois da partida contra o Vitória, ainda conquistou o título de forma muito antecipada com a goleada sobre o Figueirense. O ataque quase chegou aos 100 gols e a defesa, mesmo sofrendo um gol por partida, eteve entre as cinco melhores do campeonato. Parabéns pelo título inquestionável.

Achei que a goleada de 4 a 0 para o Fla fosse um sinal de que a decisão da CdB seria diferente, mas não foi na partida de ida. Porém, na volta, o Grêmio foi totalmente dominante e a vitória apertado do Flamengo na ida, serviu para o Grêmio usá-la como vantagem. Goleada marcante e tíulo merecido.

Na Libertadores, fez valer novamente o fator casa e conquistou a vag ana decisão e aí o Grêmio fechou o ano fantástico, que para minha felicidade perdeu o Mundial de Clubes para o Man City. Infelizmente, o gol sofrido antes dos 10, atrapalhou o Grêmio. E a coisa piorou como gol contra. No fim, a derrota machcuca, mas o Grêmio teve uma participação digna.

Feliz Natal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2020 em 09:54, Cadete213 disse:

Bem, que época fenomenal.  Deste-te ao luxo de perder alguns jogos no Brasileirão, devido à vantagem confortável que tinhas. Acabas por ser campeão sem contestação. Na Copa do Brasil, o Flamengo ainda assustou na primeira mão mas perante os teus adeptos, mostraste quem é a melhor equipa no Brasil. Além disto, ainda fizeste história ao vencer a Libertadores, com essa bela vitória contra o São Paulo. 

Só faltou mesmo o Mundial, mas o Man City tem outros argumentos e muito mais dinheiro. Ainda deste luta e fica sempre aquela sensação que poderias fazer mais, quando perdes pela margem miníma, devido a um auto-golo. Fica para a próxima.

E aí, Cadete.

Foi realmente incrível, deu até pra poupar jogadores sem medo de perder o campeonato, o que ajudou a ter o time inteiro para as decisões. O Flamengo já tinha mostrado a força no campeonato, menos mal que sofremos, mas nem tanto, na Copa do Brasil. 

O mundial é complicado, mas acho que fizemos um bom jogo, finalizando mais que o City (embora não tendo criado tantas chances assim).

Valeu pelo comentário e feliz natal!

Em 23/12/2020 em 19:02, LC disse:

Parabéns pelas conquistas e a pergunta é: Vai continuar no Tricolor Gaúcho ou pretende analisar as possíveis propostas que irão aparecer?

E aí, LC.

Valeu! Tenho que tentar pelo menos mais uma vez ganhar o mundial com um time sul-americano. Só faltou isso hehe.

Valeu pelo comentário e feliz natal!

Em 24/12/2020 em 09:59, ElPerroMG disse:

Excelente temporada. Foi além das expectativas da direção e além das minhas expectativas. Imaginei que seria uma temporada de adaptação, em que iria conquistar um título ou outro e preparar o time para as próximas. Ledo engano, já atropelou geral e conquistou todos os títulos continentais e nacionais possíveis. Meus parabéns!!

Na Copa do Brasil levou um pequeno susto do Fla, mas nada que apagasse o brilho do título. O mesmo na Libertadores, o Quilmes acabou que complicou, mas na Arena vc passou o carro e amassou. No Mundial não tinha muito como bater de frente, ainda mais sem um dos destaques do time. O time ainda foi aguerrido, como o Grêmio costuma ser, mas acabou sendo derrotado. Esse resultado do mundial não apaga a linda temporada. 

E o que dizer da vida pessoal? Mais um mlk no mundo? Ou será menina? HHAHAA Pior de tudo é o Edu não saber disso, o que será em?

Faço das palavras do LC as minhas, o que o futuro reserva? Pronto pra ir pra Europa?

E aí, El Perro.

Também acabei me supreendendo, especialmente com a conquista da Libertadores, achei que cairia numa semifinal ou final (Copa do Brasil e Brasileirão eu imaginava ser possível por conta das campanhas com a Chape). Mas no fim das contas o time mostrou ser bastante forte e fez a rapa.

Acho que pras duas competições de mata-mata o que nos levou ao título foi a campanha em casa, mesmo perdendo quase todas fora, sempre conseguimos reverter a situação e o Quilmes mostrou que a vitória sobre a Chape não tinha sido à toa. No mundial, o time de Manchester é o melhor do mundo e ter jogado de igual para igual já foi um grande feito. 

É rapaz, notícia inesperada essa recebida num momento oportuno. Sobre o Edu... parece que alguém vai ter que dividir a herança hahaha.

Quanto à indagação, como disse pro LC, quero tentar pelo menos mais uma vez ganhar o mundial com um time sul-americano.

Valeu pelo comentário e feliz natal!

Em 24/12/2020 em 10:32, ggpofm disse:

Mesmo tropeçando várias vezes depois da partida contra o Vitória, ainda conquistou o título de forma muito antecipada com a goleada sobre o Figueirense. O ataque quase chegou aos 100 gols e a defesa, mesmo sofrendo um gol por partida, eteve entre as cinco melhores do campeonato. Parabéns pelo título inquestionável.

Achei que a goleada de 4 a 0 para o Fla fosse um sinal de que a decisão da CdB seria diferente, mas não foi na partida de ida. Porém, na volta, o Grêmio foi totalmente dominante e a vitória apertado do Flamengo na ida, serviu para o Grêmio usá-la como vantagem. Goleada marcante e tíulo merecido.

Na Libertadores, fez valer novamente o fator casa e conquistou a vag ana decisão e aí o Grêmio fechou o ano fantástico, que para minha felicidade perdeu o Mundial de Clubes para o Man City. Infelizmente, o gol sofrido antes dos 10, atrapalhou o Grêmio. E a coisa piorou como gol contra. No fim, a derrota machcuca, mas o Grêmio teve uma participação digna.

Feliz Natal.

E aí, GG.

Demos uma relaxada no final o que atrasou um pouquinho (mas nem tanto) o título. Valeu, o ataque a cada ano vem produzindo mais e a defesa parece se acertar aos poucos, a receita do sucesso hehe.

Pois então, quando veio os 4x0 do Fla, imaginei que era um presságio do fim. Felizmente eles não repetiram o placar e conseguimos levar um resultado reversível para casa, onde fomos muito fortes durante as duas copas. Sim, também acho que foi uma participação bem honrosa e o gol cedo acabou atrapalhando. Mas só por ter jogado em pé de igualdade já me satisfaz (embora eu ainda ambicione conquistar esse título).

Valeu pelo comentário e feliz natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-39.png

 

Resumo do último capítulo:

No 38ª capítulo o Grêmio enfrentou uma maratona de decisões no final de 2027, saindo vitorioso em quase todas estas. Primeiro, apesar da derrota na ida, ganhou do Flamengo na final da Copa do Brasil, título que significou o heptacampeonato para o clube e o bicampeonato para André. Depois, seguindo bem no campeonato brasileiro, confirmou o título sem muita contestação. E fechando com chave de ouro, derrotou o São Paulo na final da Libertadores e levantou a tríplice coroa. No mundial, porém, não teve forças para bater o agora tricampeão Manchester City. Além disso, André recebeu uma notícia inesperada na comemoração do título da Libertadores.

***

29 de dezembro de 2027

E outro ano se encerra nesta minha jornada pelos campos de futebol. Minha primeira temporada no comando do Grêmio foi realmente muito melhor do que poderia imaginar e tive que dar o braço a torcer ao presidente. De fato, tínhamos time para ganhar tudo, exceto o mundial (talvez com um pouco mais de sorte poderíamos ter levado o jogo para a prorrogação e pênaltis). Sempre gosto de usar esta época do ano para analisar as coisas e ver como tudo transcorreu e quais mudanças serão necessárias. A primeira, e mais importante, é que semana que vem a Isa vem pra cá em definitivo. Já não era sem tempo, ainda mais depois da última notícia que ela me deu. Eu insisti que ela viesse esta semana já, mas ela disse que não podia, que precisava arrumar mais algumas coisas. Então, enquanto ela não vem, vamos ao que tinha prometido. Aos prêmios recebidos na temporada que passou.

Na Copa do Brasil, Plavsic levou o 2º lugar na artilharia, enquanto no prêmio de Revelação tivemos Thalisson em 1º e Luiz Miguel em 2º. Neném foi agraciado com o 2º lugar no prêmio de Melhor Goleiro e, como sempre deixo por último, eu fui premiado como Melhor Treinador da competição.

Na Libertadores, infelizmente não fui premiado, afinal não existe prêmio para o melhor treinador (um absurdo, na minha opinião). De qualquer forma, tivemos dobradinha no prêmio de Artilheiro, com Gauna em 1º e Franco em 2º. Ambos ainda apareceram no prêmio de Melhor Jogador. O 1º Lugar ficou com Tisera, do Boca. Franco ficou em 2º e Gauna fechou o pódio.

No Brasileirão, muitos premiados do Grêmio também, como não poderia deixar de ser. Franco levou o 3º lugar na categoria de Melhor Estrangeiro, Flaysmar também ficou com o bronze na Artilharia. Para o Prêmio de Revelação, Garrinchinha ficou em 1º e Luiz Miguel em 2º. E como sempre, tivemos duas premiações que elegeram o melhor jogador. Para a Premiação de Melhor Jogador, o 1º Lugar ficou com Rickemberg, do Bahia, com Garrinchinha em 2º e Lucas Ramos em 3º. Já para o prêmio de Jogador do Ano, tivemos um pódio só com gremistas: Garrinchinha em 1º, Luiz Miguel em 2º e Lucas Ramos em 3º. Nas premiações por posições tivemos Emerson como Melhor Lateral Direito e Lisandro em 3º, Pedro Henrique como 2º Melhor Zagueiro. Garrinchinha foi o Melhor Meio Campista e Flaysmar o Melhor Atacante. E eu fui nomeado o Melhor Treinador da competição

T-cnico.png

Melhor Treinador – Campeonato Brasileiro 2027

Além de todos esses prêmios, o Mundial de Clubes também tem suas premiações. Plavsic ficou em 2º Lugar como Melhor Jogador e eu também fiquei em 2º lugar como Melhor Técnico, perdendo para o campeão.

Ainda falando em premiações, o Grêmio também tem suas premiações internas. Dois jogadores foram incluídos no Melhor XI após esta temporada: Pedro Henrique e Teco. Uma seleção um pouco estranha com André no ataque e dois ex-colorados no time (William e Fred), mas não acompanhei de perto, então suponho que tenham feito boas temporadas aqui. Já nos prêmios da temporada, também tive algumas surpresas.

5-Pr-mios.png

Premiação da Temporada

Mesmo tendo abandonado la barca, imaginei que Gauna e Teco pudessem entrar no páreo para melhor jogador, mas parece que a saída em meio à temporada pesou no coração dos torcedores. Garrinchinha fez uma temporada espetacular e levou como melhor contratação e revelação. Na seleção, duas surpresas. A primeira é novamente a ausência de Teco e a segunda é a preferência por Lisandro a Emerson. Talvez o fato de ser um prata da casa seja determinante para os torcedores.

Agora, mudando de assunto, renovei meu contrato até 2030. Um contrato longo, mas pelo menos é um maior salário.

Falando em finanças, as finanças do Grêmio melhoraram bastante no decorrer de 2027. Também pudera, vendendo tantos jogadores assim. O lado positivo é que teremos bastante dinheiro para reforçar o elenco pontualmente.

6-Finan-as.png

Finanças – Dez. 2027

E falando em melhorar, a cada ano que passa me sinto mais preparado para os grandes palcos do mundo. Com a Licença Pro em andamento, acredito que seja questão de tempo até cruzar o Atlântico e me aventurar em outras terras. Quem diria que estaria pensando nisso já neste momento na carreira, mas é a realidade.

Pra finalizar por hoje, duas últimas coisas. A primeira é minha habitual análise do elenco.

1-Plantel-2027.png

Estatísticas do Grêmio em 2027 – Clique aqui para mais informações.

Passando setor por setor, no Gol não há o que mudar, Neném é um bom titular e Caíque um bom reserva que não reclama por não jogar. Perfeito.

Nas Laterais, ambos os lados criaram quase o mesmo nº de gols (16 para a esquerda e 17 para a direita), embora o lado direito tenha uma melhor pontuação média e mais prêmios de melhor em campo. Muito embora tenha o carinho da torcida e tenha até a melhor média entre os laterais, Lisandro não me convenceu o suficiente e não faz parte dos meus planos para a próxima temporada, afinal tem uma deficiência defensiva e seus passes ajudam menos o time (ele completa mais passes, mas é menos decisivo). Se não conseguir contratar um reserva para Emerson, é provável que o colombiano Silva, contratado no meio da temporada para o Sub-20, seja promovido e tenha suas chances. Na esquerda, talvez seja hora de trocar o titular. O salário de Bernardo é alto e não compensa pagar essa quantia no lateral com a menor média. Então, resumindo, procuraremos um lateral-direito reserva e um lateral-esquerdo titular.

Na Zaga estamos bem servidos, com Pedro Henrique e Thalisson como titulares que se complementam. Pedro Henrique melhor no jogo aéreo, Thalisson mais rápido. Nicão, Herrera e Amorim completam bem o setor, com Amorim podendo jogar na lateral esquerda (o que aconteceu em algumas oportunidades devido a lesões dos dois jogadores do setor).

Para o Meio Campo, divido em setores defensivo e ofensivo, onde jogamos com 2 jogadores para o primeiro setor e 1 para o segundo. No setor defensivo, terminaram a temporada como titulares Arzayús e Lucas Ramos, com Tcheco e Luiz Miguel como reservas imediatos. É um setor bastante forte do nosso time, embora tivéssemos as perdas de Ednaldo e Matheus Henrique no começo da temporada. Arzayús pode até perder em desarmes para Tcheco, mas compensa com muitas interceptações e pouquíssimas faltas. Nada a alterar para este setor. Na função ofensiva, terminamos a temporada com Peter jogando o campeonato e Ivonei jogando as copas. Além deles, temos os jovens Mateus e Tabosa, que são extremamente promissores. O ponto aqui é equilibrar esses jogadores, já que o reforço para a posição já está aqui.

No Ataque, divido em Pontas e Centroavante. Para as pontas, começando pela esquerda, temos como principais opções Franco e Deco. Franco foi a grata surpresa da temporada. Cotado para jogar pela direita, acabou tomando conta da posição no começo da temporada, obrigando a trocar Plavsic de lado. Deco ainda não me agrada tanto, mas seguirá como opção, temos necessidades mais urgentes. Na direita, Plavsic foi deslocado e deu conta do recado, com Garrinchinha sendo uma ótima promessa. Plavsic flertou com o triplo-duplo nesta temporada com 16 gols, 15 assistências e 9 prêmios de melhor em campo. Apesar disso, já está com uma idade avançada, ocupa uma vaga de estrangeiro e talvez seja a última oportunidade de ganhar um dinheiro com ele, não asseguro sua permanência. Para a função de centroavante terminamos a temporada com Flaysmar e Perez. O primeiro me agradou, mas ainda procuro um jogador incontestável para a posição, enquanto o segundo já foi avisado que será negociado. Não apenas teve uma baixa produção, como ocupa uma vaga de estrangeiro e recebe um salário relativamente alto. Com sua saída, podemos expandir a procura para jogadores de outras nacionalidades para a função.

Ufa, quanto ao elenco era isso. Agora sim, pra finalizar por hoje, tivemos uma reunião de final de ano essa semana (sim, no meio das férias, vê se pode):

- Agora que estão todos aqui... – Começou o presidente, olhando fixamente para o Paulinho, do Marketing, que chegou 30 segundos atrasado. – Podemos começar. Como todos sabem, a temporada de 2027 foi exatamente como prevíamos, muitos títulos e torcida satisfeita. Aproveito para parabenizar a comissão técnica pelo belo trabalho à frente da equipe este ano e avisar que nossas expectativas não baixaram para 2028. Vamos renovar essa tríplice coroa e levar Recopa e Mundial pra casa, hein. – Falou, olhando para minha direção.

8-Expectativas.png

Expectativas para 2028

- Pode deixar, chefe. – Falei, concordando que o mínimo a ser feito agora era ganhar novamente todos os títulos e acrescentar um mundial ao currículo.

- Com isto em mente, disponibilizaremos R$ 139M para contratações e R$ 18M como orçamento de salários, usem sabiamente. Seguindo em frente... gostaria de anunciar que temos planos para modernizar nossas estruturas este ano. Vamos investir no centro de formação, nas instalações para a equipe de análise de dados e vamos aumentar também nosso recrutamento de jovens, ideia do André, que vem bem a calhar com nossa ideia de formar grandes jogadores. Além disso, após outro pedido do treinador, gostaríamos de anunciar que firmamos uma parceria com o Atlético Goianiense. Esta parceria nos permitirá enviar jovens jogadores emprestados para serem testados a nível profissional.

O presidente prosseguiu com o monólogo de aproximadamente 1 hora, falando das finanças, planos de marketing, etc.

 

10 de janeiro de 2028

Meu ânimo para escrever aqui é quase nulo, devo admitir. Depois do que aconteceu, não há quem não ficasse deste jeito. Nem mesmo com uma temporada que promete tanto sinto disposição de continuar. De continuar escrevendo aqui, de continuar qualquer coisa. O único ponto que me agarro é Edu, devo continuar por ele.

Essa semana voltei a consultar com a Dra. Lourdes, e me pesa escrever isto, mas fui pela mesma razão que me levou a ela desde o início. Que me fez criar este diário. A Isa... eu deveria... A Dra. Lourdes diz que não devo ficar pensando no que poderia ter feito para evitar o que aconteceu, mas sinto que é inevitável pensar que se houvesse insistido para que ela viesse para passar o ano novo aqui, nada disso teria acontecido, ela não estaria na estrada naquele momento e aquele caminhoneiro não teria atingido seu carro. Ela e nosso filho ou filha estariam aqui. Se eu tivesse insistido um pouco mais talvez pudesse ter evitado o que aconteceu. Se eu tivesse.... agido.

É difícil ter que passar por isto de novo. No dia que ela estava vindo, ela deveria chegar em Porto Alegre por volta das 18 horas, passou-se meia hora do horário e tentei ligar, mas seu celular não chamava. Imaginei que ela tinha ficado presa em algum engarrafamento e estava em uma zona sem sinal no celular. Antes fosse. Fiquei sabendo pela mãe dela, que me ligou apavorada perguntando se ela havia chegado. Eu disse que não, e ela me falou para ligar a televisão.

...os dois veículos caíram em um barranco. Pelos danos na lateral do carro, foi uma batida bem forte e parece que o caminhão invadiu a pista contrária e o acertou. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam no automóvel, nem se há sobreviventes. Também não foi possível identificar de quem é o carro. As autoridades primeiro tentam apagar o fogo que se alastrou pelas árvores para tentar chegar nos veículos.”

Paralisado, deixei o telefone cair no chão e fiquei imóvel em frente à TV. Tentando não enxergar o que meus olhos viam. Era claramente um carro igual ao da Isa, mesmo modelo e cor, trafegando pela mesma via que ela deveria estar. Alguns minutos depois, a confirmação: uma fotografia da Isa aparecia na tela, com a confirmação da morte no momento da batida. Não demorou muito tempo para os legistas descobrirem de sua gravidez, mas felizmente foram discretos e a informação não vazou. Tudo que não quero é mais atenção e especulação neste momento.

O motorista do caminhão também faleceu no acidente e todos os relatos e evidências levam a crer que dormiu ao volante depois de 18 horas seguidas na estrada.

Naquele mesmo dia, ao ver a confirmação da morte de Isa, ouvi Edu ao meu lado:

- Pai... – Falou apenas isso e me abraçou. Devolvi o abraço e cai em lágrimas aos seus ombros. Sempre pensei que deveriam ser nossos pais que nos confortam em momentos de dificuldades, mas neste momento foi o contrário.

Não sei como vou começar a temporada, sinceramente não acredito que tenha cabeça para dirigir o time no jogo de depois de amanhã.

 

09 de março de 2028

Apesar dos conselhos da Dra. Lourdes, relutei em retomar este diário, mas sinto que as coisas, apesar de tudo, estão voltando à normalidade. Fizemos muitas contratações nesta temporada por enquanto e negociamos alguns jogadores.

Além de jovens emprestados, tivemos as já anunciadas saídas de Bernardo, Plavsic e Perez. Igor também saiu em definitvo, tendo sua multa paga pelo Ceará. Não fizemos esforços para mantê-lo na equipe pois não evoluiu do jeito que pretendíamos este ano. Ainda, Fernando Oliveira, zagueiro chileno foi por empréstimo para o Eibar, que deverá obrigatoriamente adquirir seus direitos econômicos em definitivo ao final do empréstimo por cerca de R$ 5M.

E para chegadas, vou começar pelos jovens para o sub-20: Contratamos dois laterais direitos, Romario e Fretes, o ponta Célio, os meias Fernando Augusto, Luís Gustavo e Pitbull, além do Centroavante Kid.

Para o time principal chegaram três nomes: o renomado lateral esquerdo Jorge, que vem como contratação mais cara da temporada, diretamente do PSG; Tetê, ponta direita revelado pelo próprio Grêmio, mas que nunca chegou a atuar pelo time profissional; e, ante a ausência de centroavantes de qualidade na nossa zona de preço, o jovem centroavante sul-africano Sapula.

1-Parte-1.png

Transferências

Com essas movimentações, o elenco ficou assim:

15-Elenco-Final.png

Elenco do Grêmio para 2028

Na defesa, Lisandro foi emprestado e Silva assumiu a reserva na lateral direita, já que só conseguimos contratar jovens para a posição. Amorim voltou para o sub-20, fixando apenas 4 zagueiros por enquanto. Mesmo rumo tomou Tabosa, que devido ao grande nº de meias ofensivos, voltou para o sub-20.

O time base para esta temporada está sendo e será: Neném; Emerson, Thalisson, Pedro Henrique e Jorge; Arzayús, Lucas Ramos, Ivonei, Tetê e Franco; Flaysmar.

Um time bem qualificado e equilibrado. Vamos brigar por tudo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez boas contratações para a temporada. Qualificou o time para tentar ganhar tudo e voltar a disputar o Mundial. Vamos ver o que esse reforçado Grêmio irá fazer na temporada. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/12/2020 em 16:05, LC disse:

Fez boas contratações para a temporada. Qualificou o time para tentar ganhar tudo e voltar a disputar o Mundial. Vamos ver o que esse reforçado Grêmio irá fazer na temporada. Boa sorte na sequência.

E aí, LC.

Gastamos um pouquinho, mas era necessário pra ter elenco pra manter os títulos e buscar o mundial.

Valeu e valeu pelo comentário!

4 horas atrás, ggpofm disse:

A conclusão é essa mesmo. Um time bem qualificado e equilibrado. Vai brigar por tudo novamente. Se bobear, ainda vai atingir um desempenho melhor. Essa minha expectativa.

E aí, GG.

Pois é com esse sentimento que começamos a temporada. E não podia ser diferente depois de ganhar quase tudo na temporada passada.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-40.png

 

Resumo do último capítulo:

No 39ª capítulo André conta todas as premiações ganhas por gremistas nas competições que se encerraram ao final do ano, analisa o plantel, conta sobre reformas e expectativas do clube. Relata uma triste perda e finaliza relatando a montagem do elenco para 2028.

***

25 de maio de 2028

Bom, acredito que tudo que deveria ser dito sobre o final de 2027 e o começo deste ano eu já escrevi aqui, assim como já falei sobre o ocorrido com a Isa, que não vou me esquecer, mas é preciso superar, e além do Edu, o futebol tem me ajudado nisso. E, rapaz, tive trabalho nesse começo de ano.

Em meio ao campeonato gaúcho e Libertadores jogamos duas Recopas, a gaúcha (contra o campeão da Copa FGF) e a Sul-Americana. Começando pela Gaúcha, nosso adversário foi o São José, que, na verdade foi o vice-campeão da Copa FGF, mas participa da Recopa Gaúcha pois nosso time reserva ganhou a competição e nós vencemos o estadual. Com isso, abriu vaga para o Zequinha nos enfrentar. O primeiro jogo foi na Arena e num jogo fácil, ganhamos por 4x0, com direito a pênalti perdido no final. O jogo de volta foi basicamente tão tranquilo quanto e mais uma vez ganhamos por 4x0 com pênalti perdido. Uma recopa que quando não é disputada contra o Internacional, não tem tanta relevância, mas é mais uma taça no armário.

A segunda recopa foi a Sul-Americana, que foi disputada contra o Belgrano, campeão, obviamente, da Copa Sul-Americana. Num jogo bastante disputado, Tete abriu o placar no começo de jogo. Já no 2º tempo, Flaysmar marcou seu 1º na partida aos 11. Kaio Jorge descontou aos 23, com Flaysmar fazendo o 3º do Grêmio um minuto depois. Ao final da partida, o mesmo Kaio Jorge descontou de novo pra deixar o confronto aberto, com o resultado final em 3x2, já que sem o gol qualificado, qualquer vitória argentina por um gol levava o jogo para a prorrogação. Fazendo um jogo diferente, conseguimos de certo modo conter os avanços argentinos, ao mesmo tempo que não conseguíamos encaixar nosso ataque, o que me causava certo temor. Porém, aos 28 da 2ª etapa, Garrinchinha aumentou nossa vantagem. Rendo descontou logo depois, mas um gol contra selou o título com a vitória por 2x1.

2-Volta1.png

Grêmio x Belgrano

Com o título, uma surpresa me aguardava quando vejo uma notificação de e-mail do Football Hall of Fame, me avisando que eu havia entrado para a galeria dos 20 técnicos mais vencedores do futebol sul-americano (lembrando que esta lista leva em conta apenas os títulos conquistados em solo sul-americano).

17-Ranking-Sul-Americano-1.png

Quadro de Honra – Continental – América do Sul

Falando em Copas e na América do Sul, fomos sorteados para o grupo E da Libertadores, que me reservou um novo reencontro na fase de grupos.

1-Grupos.png

Libertadores – Grupos – Obs.: Não sei por que o União Rondonópolis está na Libertadores, de modo que vou fazer vista grossa porque acho que bugou algo na DB.

Se ano passado o reencontro era com um algoz pessoal, este ano o reencontro foi com uma velha amiga, digamos assim. A estreia foi contra os paraguaios do Cerro Porteño. Num jogo que só não foi tranquilo na questão disciplinar, com 5 amarelos e 1 vermelho pro time adversário não é de se surpreender que tivéssemos uma baixa por lesão. O placar ficou em 3x0. O segundo jogo foi o confronto com a Chapecoense fora de casa, jogo que marcou meu jogo de nº 100 no comando do Grêmio. Não fizemos o nosso melhor jogo e o placar de 2x2 me pareceu bastante justo, inclusive porque tivemos um expulso com 34 minutos de jogo e ainda conseguimos empatar o jogo estando atrás no marcador.

2-Chape.png

Chapecoense x Grêmio

Depois, fomos ao Equador enfrentar o Emelec, com certa confiança no resultado positivo, dado nosso histórico contra times fora do eixo Brasil-Argentina. Certos de que iríamos atropelar como fizemos com a LDU ano passado, fomos surpreendidos por uma aguerrida equipe do Emelec. Aos 25, Matute abriu o placar. Flaysmar empatou de pênalti no começo da 2ª etapa, mas aos 47, Lajones mandou pro fundo da rede após cobrança de escanteio. 1x2 que nos pegou de surpresa e com dois resultados adversos, precisávamos correr atrás para recuperar esses pontos. O próximo jogo foi contra o próprio Emelec, na Arena. E em Porto Alegre foi outra história. Permitindo apenas uma finalização do adversário, fizemos o massacre esperado e ganhamos por 4x0, para enfrentar a Chapecoense um pouco mais tranquilos. E recebemos a Chape mirando apenas a vitória, pois era a chance de assumir a liderança no grupo e ter uma vida mais tranquila no mata-mata. E em mais um resultado surpreendente, perdemos novamente no grupo e complicávamos a nossa situação. A derrota por 0x2 veio num jogo em que fomos melhores, mas perdemos pela ineficiência.

5-Chape.png

Grêmio x Chapecoense

E pra fechar, num jogo que era preciso vencer e golear, já que o Emelec tinha os mesmos 7 pontos, enfrentamos o Cerro Porteño no Paraguai. A equipe da casa não deu pro cheiro e a vitória por 6x1 nos garantiu o 2º lugar no grupo.

2-Grupos.png

Libertadores – Classificação Final – Grupos

Com a 2ª colocação, é claro que o adversário nas oitavas seria complicado, e pegamos o campeão de 2025.

3-Oitavas.png

Libertadores – Oitavas de Final

Enquanto os jogos das oitavas de final não vêm, tivemos todo o campeonato gaúcho neste início de ano.

Liberando-me de falar detalhes sobre as partidas da 1ª fase, cumpre destacar algumas coisas. Primeiramente, em razão de todo o acontecido no começo de janeiro, não treinei a equipe no 1º jogo da temporada. Ao final da goleada sobre o Novo Hamburgo, Ivonei deu uma entrevista ao final do jogo homenageando a vitória a mim. Um belo gesto do camisa 10. Fora isto, foi uma campanha que só não foi irretocável em razão do Grenal, que, embora tenha sido um jogo parelho, levamos 3 gols de Peglow e só fizemos um, resultando na única derrota da 1ª fase, tal qual ano passado.

1-Gauch-o.png

Resultados – Campeonato Gaúcho - 1ª Fase

Novo Hamburgo | Lajeadense | Juventude | Brasil de Pelotas | São José | Internacional | Caxias | Guarany de Bagé | Ypiranga | Pelotas | Esportivo

E assim ficou a classificação e o mata-mata:

1-1-Fase.png

Classificação – Campeonato Gaúcho – 1ª Fase

2-Quartas.png

Campeonato Gaúcho – Quartas de Final

Assim, nas quartas de final enfrentamos novamente o São José e o jogo da ida marcou meu jogo de nº 500 como treinador. Impressionante como o tempo passa. Parece que foi ontem que comecei minha carreira viajando de ônibus de Torres a Itaiópolis para assumir o Operário de Mafra. No jogo de ida, vencemos o Zequinha pela 3ª vez na temporada pelo placar de 4x0, enquanto na volta vencemos a 5ª partida de 5 disputadas contra o time do Passo D’Areia, vencendo por 2x0. Contra o Brasil de Pelotas, tivemos um pequeno susto na ida, pois após fazermos 3x0 deixamos eles fazerem 2 e quase empataram ao final. Felizmente não conseguiram e saímos com a vitória por 3x2. Na volta, um jogo mais tranquilo e vitória por 3x0. E a final, evidentemente, reservava novamente um grenal.

3-Final.png

Campeonato Gaúcho – Final

Antes do jogo de ida, uma terrível notícia: Tetê rompeu os ligamentos cruzados e ficará fora por até 7 meses. Triste para o jogador, triste para o clube, que perde um de seus maiores investimentos. Chance de Garrinchinha provar que não era necessário contratar para a posição.

O jogo de ida da final foi no Beira-Rio e o Internacional, diferente do que era esperado, trabalhou mais para nos conter do que para atacar e num primeiro tempo de apenas 10 finalizações (6 nossas), fomos para o intervalo empatados. Na volta para o 2º tempo, nossos rivais abriram o placar logo cedo com Lionn, que subiu mais que todo mundo após cobrança de escanteio. Nosso time ficou sem reação e mal causou perigo no 2º tempo, dando tempo para o Internacional marcar mais uma vez, quando Franceschi chutou de fora, a bola desviou e tirou do alcance de Neném. E o placar ficou assim, um péssimo 0x2.

16-Grenal.png

Internacional x Grêmio

Apesar do revés na primeira partida, não era uma situação particularmente nova para nós, já revertemos placares outras vezes, o que me deixava mais tranquilo. E talvez esse tenha sido meu erro... estar tranquilo. Não se pode relaxar um segundo que a vida vem e lhe dá uma rasteira. Fui para a preleção sem a efusividade necessária e o time pareceu apático em campo, sem conseguir furar o bloqueio do 4-1-4-1 montado por Gum. Perecemos sem muita resistência.

17-Grenal.png

Grêmio x Internacional

O time ficou bastante sentido pela perda do título, mas o pior de tudo era ter jogado três grenais e não ter vencido nenhum, marcando um mísero golzinho. Meu bom retrospecto de 2027 contra o rival caiu por terra.

Na premiação do campeonato gaúcho, ainda tivemos boa parte dos premiados: Na artilharia, Flaysmar ficou em 2º e Ivonei em 3º; as Revelações do campeonato foram todas do Grêmio com Garrinchinha em 1º, Nicão em 2º e Flaysmar em 3º; para o Melhor Jogador, Ivonei ficou em 1º e Garrinchinha em 3º. E na premiação de melhor treinador, acabei ficando em 3º lugar.

24-T-cnico-Gauch-o.png

Melhor treinador – Campeonato Gaúcho 2028

Quanto às estatísticas do elenco por enquanto na temporada:

25-Estat-sticas-Gauch-o.png

Estatísticas do Grêmio

Flaysmar vem bem na temporada, com 14 gols e 9 assistências e é o destaque da equipe ao lado de Ivonei, que tem 15 gols e 6 assistências. Na defesa, destaque para Thalisson, com o melhor índice de desarmes e interceptações entre os zagueiros, apesar da pior nota média. Também é impressionante a superioridade de Jorge sobre o seu reserva, mostrando que é bem superior ao nível anteriormente estabelecido na posição.

Por fim, cabe destacar que somos os favoritos do Brasileirão novamente e temos 10 jogadores convocados para Seleções. Cinco foram convocados para a seleção sub-20 que jogará o torneio de Toulon, enquanto os outros 5 para a Copa América, o que deve fazer com que jovens das categorias de base tenham chance de jogar no começo do campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois, sempre complicado perder finais contra o Rival. Já a Chapecoense está muito forte e o Vélez será complicado. 

Lesão do Tetê arruina um pouco os planos, mas parabéns pela Recopa.

Antes que me esqueça, que honra entrar no Hall of Fame

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizei por aqui. Excelente campanha na Chapecoense, embora tenha ficado um gosto meio amargo por deixar o título brasileiro escapar por entre os dedos. Já no Grêmio papou tudo que dava (o Mundial infelizmente é outra história). Achei que as expectativas estavam muito exageradas, mas o time mostrou a que veio.

Já na nova temporada os resultados não estão tão bons quanto esperado. Atrás da Chape na Libertadores, perdeu pro Inter no Gauchão... A ver se é só reflexo de uma equipe que mudou e ainda precisa se encontrar em campo ou se a ressaca do ótimo ano vai continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perder o gauchão pro maior rival é para ser fritado com óleo de motor de carro. Só para queimar bem.kkkkk.

Tirando a zoeira de lado...Me surpreendeu as derrotas para a Chape e também para o Meleca Assassina. Isso fez com que terminasse em segundo lugar. É bom abrir o olho com Los Hermanos do Vélez ou vai virar um Domenec Torrent da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ney Franco no topo da lista é piada, FM e suas coisas hahha. 

Que jogo tenso na Recopa, quando vi que era o Belgrano pensei que venceriam facilmente. E o Kaio Jorge dando sopa do Belgrano? Ele não seria um bom nome para seu time não?

Tadinho do Emelec e do Cerro, irão virar saco de pancadas nesse grupo. E o reencontro com a Chape? Vai dar briga em casa, Isa é Chape que eu sei.

Acabou que não foi desse jeito, a altitude é cruel e vitimou o maior da América. Ainda bem que se classificou. Acho que do seu lado da chave tá tranquilo, deve conseguir chegar na final novamente.

Deixou o "rural" para os colorados porque é a única coisa que irão vencer na temporada, sei como é. Dominou as estatísticas individuais, penou na final, mas acontece. Tá virando freguês do Inter em? Tem que mudar isso aí no ano que vem. 

Boa sorte na sequência!!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou o ano com dois troféus, que se não são muitos importantes quando se perde, são legais para preencher a galeria. Parabéns pelas conquistas.

O Hall da Fama está na beira do caos com o Ney Franco na liderança, mas não podemos esquecer do Enderson Moreira e tem um tal de André Bittencourt por ali também.

Pensei que o Grêmio fosse voar na temporada, mas nem o 1º lugar do grupo na Liberta conseguiu. Seria lindo se perdesse para o Vélez. Tô pedindo demais para o FM?

E o Gaúchão? Três derrotas para o Inter? Tudo bem que perder o Estadual acontece, mas poderia ter vencido uma partida, empatado outra. O jornalismo esportivo gaúcho deve estar agitado por esses dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Cadete213 disse:

Pois, sempre complicado perder finais contra o Rival. Já a Chapecoense está muito forte e o Vélez será complicado. 

Lesão do Tetê arruina um pouco os planos, mas parabéns pela Recopa.

Antes que me esqueça, que honra entrar no Hall of Fame

 

E aí, Cadete.

É difícil se tratando de um rival, ainda mais sem produzir basicamente nada nos dois jogos. Na Libertadores a Chapecoense surpreendeu de certo de modo e agora teremos que pegar um adversário mais complicado e decidir na casa deles.

Sempre complicado quando um titular se lesiona por tanto tempo, menos mal que o reserva é um bom jogador. O problema é quando precisar usar o reserva do reserva haha.

Valeu. É sempre bom entrar no Hall of Fame, o engraçado é entrar no do continente antes do nacional hehe.

Valeu pelo comentário!

19 horas atrás, Danut disse:

Me atualizei por aqui. Excelente campanha na Chapecoense, embora tenha ficado um gosto meio amargo por deixar o título brasileiro escapar por entre os dedos. Já no Grêmio papou tudo que dava (o Mundial infelizmente é outra história). Achei que as expectativas estavam muito exageradas, mas o time mostrou a que veio.

Já na nova temporada os resultados não estão tão bons quanto esperado. Atrás da Chape na Libertadores, perdeu pro Inter no Gauchão... A ver se é só reflexo de uma equipe que mudou e ainda precisa se encontrar em campo ou se a ressaca do ótimo ano vai continuar.

E aí, Danut. Bem-vindo novamente.

Foi um período bastante produtivo na Chape que quase culminou no título brasileiro, mas veio a CdB, então tudo certo. No Grêmio eu estranhei as expectativas e o favoritismo ao brasileirão do ano passado, mas felizmente o time era bom o suficiente pra conseguirmos quase tudo.

Agora em 2028 tá mais complicado especialmente nos jogos grandes, onde o time não conseguiu bons resultados. Acredito que seja uma ressaca prolongada com um certo salto alto. Agora que o caldo engrossa espero que o time melhore de produção.

Valeu pelo comentário!

17 horas atrás, LC disse:

Perder o gauchão pro maior rival é para ser fritado com óleo de motor de carro. Só para queimar bem.kkkkk.

Tirando a zoeira de lado...Me surpreendeu as derrotas para a Chape e também para o Meleca Assassina. Isso fez com que terminasse em segundo lugar. É bom abrir o olho com Los Hermanos do Vélez ou vai virar um Domenec Torrent da vida.

E aí, LC.

Eita, acho que não é pra tanto. Se fosse uma CdB ou Libertadores talvez hahaha

É, não foi só tu que se surpreendeu. A derrota pra Chape dentro de casa foi fora do normal e a pro Emelec quase complicou nossa vida. O Velez tem um time bom, mas ainda devemos ser favoritos. Quanto a virar um Domenec, acho que com uma Série A e uma Liberta não corro esse risco haha.

Valeu pelo comentário!

4 horas atrás, ElPerroMG disse:

Ney Franco no topo da lista é piada, FM e suas coisas hahha. 

Que jogo tenso na Recopa, quando vi que era o Belgrano pensei que venceriam facilmente. E o Kaio Jorge dando sopa do Belgrano? Ele não seria um bom nome para seu time não?

Tadinho do Emelec e do Cerro, irão virar saco de pancadas nesse grupo. E o reencontro com a Chape? Vai dar briga em casa, Isa é Chape que eu sei.

Acabou que não foi desse jeito, a altitude é cruel e vitimou o maior da América. Ainda bem que se classificou. Acho que do seu lado da chave tá tranquilo, deve conseguir chegar na final novamente.

Deixou o "rural" para os colorados porque é a única coisa que irão vencer na temporada, sei como é. Dominou as estatísticas individuais, penou na final, mas acontece. Tá virando freguês do Inter em? Tem que mudar isso aí no ano que vem. 

Boa sorte na sequência!!
 

E aí, El Perro.

Ney Franco tá com uma carreira bem sólida no save. Treinou o Grêmio e foi campeão da CdB, salvo engano. E agora no Boca tá papando tudo na Argentina, além de levar a Libertadores de 2026.

Foram apertados os confrontos, ainda mais pelo gol no finalzinho do jogo de ida. O Kaio até nem evoluiu muito, não é melhor que o Flaysmar e que o Sapula. 

Pois é, acabou que só o Cerro apanhou, o Emelec deu as suas bordoadas também, mas, felizmente, caiu no final. Realmente, no fim das contas acabamos caindo num lado mais tranquilo. Fora o Santos, enfrentaremos o time mais complicado logo de cara. O que pode ser bom, porque se passar é meio caminho andado pra final.

 Esperamos que assim seja, não? Mas de qualquer forma seria melhor ter vencido o gauchão, ou pelo menos um grenal haha. Ainda temos pelo menos dois grenais esse ano pra tentar sair no empate na temporada hehe.

Valeu e valeu pelo comentário!

2 horas atrás, ggpofm disse:

Começou o ano com dois troféus, que se não são muitos importantes quando se perde, são legais para preencher a galeria. Parabéns pelas conquistas.

O Hall da Fama está na beira do caos com o Ney Franco na liderança, mas não podemos esquecer do Enderson Moreira e tem um tal de André Bittencourt por ali também.

Pensei que o Grêmio fosse voar na temporada, mas nem o 1º lugar do grupo na Liberta conseguiu. Seria lindo se perdesse para o Vélez. Tô pedindo demais para o FM?

E o Gaúchão? Três derrotas para o Inter? Tudo bem que perder o Estadual acontece, mas poderia ter vencido uma partida, empatado outra. O jornalismo esportivo gaúcho deve estar agitado por esses dias.

E aí, GG.

Valeu. A Recopa gaúcha, sinceramente, se não for contra o Inter nem vale muito a pena contar. A Recopa Sul-Americana tem um pouco de prestígio a mais.

Hahaha. Não conhecia essa pérola, muito bom. Imagino que tenha cantado na comemoração do título de 2026. Enderson está na seleção e não sei se títulos por seleção contam para o ranking sul-americano. Mas quem sabe eu não descolo um top-10, top-5 antes de me mudar haha.

Pensava isso também, até pelos investimentos feitos, mas a Libertadores complicou mais que imaginava, ainda mais com as derrotas inesperadas (empatar em Chapecó fazia parte do plano). Hahaha, quem sabe. Vamos ver se o FM não apronta das suas.

O Gauchão foi complicado, mas foram 2 derrotas e 1 empate, não coloque mais uma derrota no currículo, não hahaha. Com certeza, se duvidar teve até dancinha pro Gum (lá vem o Gulão).

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2020 em 16:58, TheTNOFan disse:

O que o União Rondonopolis está fazendo na Libertadores?

E aí, TheTNOFan.

Sinceramente não faço ideia. Acrefito que bugou algo na DB. O mais estranho é que eles não ganharam nada ano passado. O melhor a fazer é ignorar mesmo e torcer pra não ser recorrente.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-41.png

 

Resumo do último capítulo:

No 40ª capítulo André relata as conquistas das Recopas Gaúcha e Sul-Americana, a dificuldade inesperada na fase de grupos da Libertadores e a perda do título gaúcho perante o Internacional, se mostrando bastante insatisfeito pelo retrospecto diante do rival nesta temporada.

***

21 de setembro de 2028

2028 é certamente um ano que ficará marcado na minha história. Mesmo ainda restando cerca de três meses, posso dizer que será um ano que jamais vou esquecer. Primeiro, por tudo que envolveu o acidente da Isa, depois... bom, deixa isso pro final.

Após o final do campeonato gaúcho, claro, começou o campeonato brasileiro. Vínhamos numa certa oscilação diante dos resultados da final do estadual e fomos para a estreia do Brasileirão com um pé atrás. O rival na estreia era um clube que há muito não jogava a primeira divisão, o Atlético-MG. Depois de sete temporadas na Série B o time mineiro finalmente conseguiu voltar à primeira divisão. Fizemos uma grande partida e o 4x2 ficou barato. Franco quase fez um hat-trick com 11 minutos, mas desperdiçou o pênalti. Após o confronto com o Galo, veio outo animal, o Peixe. O jogo contra o Santos na Vila Belmiro também foi de boa atuação e vitória por 2x0, com o time parecendo voltar a ter a confiança habitual. No jogo que ficou marcado pela lesão do Lateral-Direito reserva, nos fazendo estrear o jovem Romário, vencemos o Vasco por 1x0 para conseguir 3 vitórias nos 3 primeiros jogos. Para a 4ª rodada, a Chapecoense nos esperava novamente, e como aconteceu nas outras duas oportunidades na temporada, não conseguimos vencer o time de Chapecó e com gol de Ratão aos 46 do segundo tempo sofremos o primeiro revés no campeonato por 0x1.

Pra fechar as rodadas antes da Copa América (sim, este ano o campeonato foi paralisado por conta da competição continental de seleções), visitamos o Cruzeiro. Num jogo completamente equilibrado, Sapula abriu o placar para o tricolor, mas Mattioli empatou o jogo em 1x1 no apagar das luzes, para nos deixar fora do G4 durante o mês que o campeonato ficara parado.

5-Cruzeiro.png

Cruzeiro x Grêmio

Durante o período de paralisação, algumas (poucas, é verdade) notícias agitaram os bastidores do tricolor. Completei a Licença Pro e finalmente posso dizer que tenho todas as licenças possíveis para comandar um time de futebol. Por fim, alguns jogadores foram convocados para as Olimpíadas e nos desfalcarão no retorno do campeonato.

Na volta do campeonato, o confronto foi contra o CRB. Sabe aqueles jogos que parece que podemos jogar por 3 dias e mesmo assim não faremos gol? Esse foi um daqueles. Com 25 chutes totais, não conseguimos colocar uma bola caixinha e o placar acabou ficando em 0x0, pois o time de Maceió praticamente nem chegou na nossa área. Após, contra o Bahia, um grande jogo, onde toda a ineficiência do jogo anterior ficou... bem, no jogo anterior. Fazendo gol em 25% dos chutes que demos a gol, conseguimos uma boa vitória por 5x2, contra um time sempre complicado. Depois, nova vitória, agora diante do Bragantino. Apesar do placar magro de 2x1, nunca senti que a vitória nos escaparia.

Depois disso, mais um confronto contra o Internacional. Era a chance de afundar o rival na zona de rebaixamento, uma vez que eles vinham mal no campeonato. Porém, mais uma vez fomos insuficientes diante do colorado e praticamente não criamos. O primeiro do time da casa veio numa troca de passes que mais parecia uma jogada de Rugby (só valia passe pro lado ou pra trás) e, mesmo assim, Franceschi chegou cara a cara com Neném e marcou o gol. O segundo saiu após passe de Piedrabuena, que encontrou Alfinete passando por trás de Emerson. O ponta ficou livre pra marcar e não perdeu. No final do jogo, Arzayús lançou Flaysmar, que ganhou na velocidade e tirou do goleiro. Final, 1x2 e um incômodo jejum nesta temporada.

9-Grenal.png

Internacional x Grêmio

Em seguida, visitamos o Fluminense. Fomos melhores que o time da casa, finalizamos o dobro de vezes, levamos dois gols e não fizemos nenhum. 0x2. Contra o Corinthians, por grande parte do jogo parecia que seguiríamos para um terceiro revés em sequência. Abrimos o placar no começo do 2º tempo e logo depois Aldemir empatou. O empate permaneceu no placar até os 46, quando Peter completou cruzamento no 2º pau pra nos dar a vitória por 2x1. Em seguida, jogamos contra o Flamengo no Maracanã e nosso retrospecto no lendário estádio carioca não é dos melhores. E este jogo não ajudou a melhorá-lo. Mesmo chegando mais vezes, não conseguimos marcar e vimos o Jorge deles fazer o gol da vitória rubro-negra em um rebote. 0x1 e terceira derrota fora de casa seguida.

12-Flamengo.png

Flamengo x Grêmio

Depois de alguns jogos pelas copas, voltamos a atenção ao campeonato brasileiro novamente contra o Athletico Paranaense. Num grande jogo, vencemos sem contestação e fizemos um ótimo 5x0 pra girar a chavinha e retomar a confiança. Confiança essa que se manteve após o jogo contra o Palmeiras. Se é verdade que estávamos mal jogando fora de casa, é verdade também que não há o que reparar neste jogo. Mesmo jogando contra um adversário que sempre me deu trabalho, fomos lá e mostramos nossa força, emplacando logo um 4x0 pra seguir a retomada.

14-Palmeiras.png

Palmeiras x Grêmio

Pela 15ª rodada o confronto era contra o Sport, novamente fora de casa (impressionante quantos jogos fora de casa em um curto período). E assim como no jogo contra o Corinthians, a vitória parecia improvável, mas Sapula, que substituía um cansado Flaysmar, recebeu por elevação na área, usou o corpo pra tomar a dianteira sobre o zagueiro e, de primeira, mandou pro fundo do gol. 2x1 e vitória na garra. Em seguida, contra a Ponte Preta, jogaço de Peter, que marcou três vezes para nos dar o 3x0. Contra o América-MG, mais uma vitória nos acréscimos. O jogo estava 1x1, quando Flaysmar, aos 46, recebeu cruzamento de Garrinchinha, o centroavante desviou na direção do gol, o goleiro defendeu e no rebote Flaysmar mostrou que estava atento e fez o gol da vitória por 2x1. Contra o Atlético-MG, no 7º jogo fora de casa nos últimos 10 jogos pelo campeonato, fizemos um jogo tranquilo, não atacamos tanto, mas também não sofremos pressão do time da casa e o 2x0 ficou de bom tamanho. Contra o Santos, pela 19ª rodada (na verdade a rodada é mais adiantada que isso, mas foi o nosso 19º jogo), tivemos um jogo completamente aberto, e o 3x1 poderia facilmente ser 3x2 ou 4x3. E cabe dizer que mais uma vez tivemos um gol nos acréscimos, o que mostra que o time tá bem preparado física e mentalmente.

19-Santos.png

Grêmio x Santos

Com esse jogo fechamos nosso primeiro turno no campeonato engatando uma sequência de 7 vitórias seguidas.

2-1-Turno.png

Resultados – Campeonato Brasileiro 2028 – 1º Turno

E com essa sequência, conseguimos chegar na liderança, mesmo após um início oscilante.

1-1-Turno.png

Classificação – Campeonato Brasileiro 2028 – 1º Turno

Além do campeonato brasileiro, jogamos a Copa do Brasil, onde fomos sorteados para enfrentar nas oitavas de final o time que confrontamos na final desta mesma competição no último ano, o Flamengo.

1-Oitavas.png

Copa do Brasil – Oitavas de Final

Jogando a ida fora de casa, já sabíamos o que nos esperava... e mesmo assim não conseguimos fazer nada para impedir o ataque do Flamengo de nos prejudicar. Com o placar decidido no 1º tempo, que teve um amplo domínio rubro-negro, só saímos com vida dado nosso retrospecto de viradas em casa da última temporada e pelo pênalti perdido de Léo Duarte. O resultado de 1x3 ainda nos deu esperança para o jogo de volta.

1-Flamengo.png

Flamengo x Grêmio

Sabendo que precisávamos de dois gols de diferença para levar para os pênaltis, dominamos o primeiro tempo, mas com um gol para cada lado, acabamos saindo da 1ª etapa do mesmo jeito que entramos. Assim como ocorreu contra o San Lorenzo, o 2º tempo foi de muito mais eficiência e conseguimos três gols para não precisar dos pênaltis e vencer 4x1, chegando novamente nas quartas de final.

O adversário das quartas foi o Paraná. Apesar do que muitos diziam, eu sabia que não seria um confronto fácil, ainda mais pelo meu retrospecto na Vila Capanema, contando-se também com a série de desfalques que tínhamos pro jogo. E com 35 minutos o time da casa já vencia por 3x1 e tinha um jogador a mais. Eles relaxaram e tentaram administrar a vantagem, o que durou por um tempo, até que aos 37 da segunda etapa descolamos um gol contra pra deixar o confronto mais aberto em 2x3. Na volta, uma exibição digna do atual campeão. Com 23 minutos não apenas tínhamos revertido a diferença, mas precisávamos levar dois para que o jogo fosse pros pênaltis. Com mais um em cada etapa, fechamos num ótimo 5x0 que nos classificou para as semifinais.

Se as oitavas de final reservaram uma reedição da final do último ano, as semifinais tiveram a reedição da final da Libertadores, contra o São Paulo. E esses confrontos vieram no nosso melhor momento na temporada, já que contando o jogo de volta contra o Paraná, estávamos com 8 vitórias seguidas na temporada e queríamos continuar somando vitórias. Com esse espírito fomos pro jogo de ida no Morumbi. Encurralando o time da casa, fizemos um bom 2x0, que poderia até ser mais.

5-SP.png

São Paulo x Grêmio

Poderia ser mais, mas não foi necessário, inclusive pois temos Flaysmar. Com 21 minutos do jogo de volta o garoto já tinha 3 gols na partida e a torcida cantava “ão, ão, ão, Flaysmar é seleção”, um recado claro, diria eu. Com esses três gols, Flaysmar chegou a 32 na temporada, um verdadeiro fenômeno. Naquela altura, o resultado estava completamente decidido em nosso favor, mas Garrinchinha queria deixar o dele. E deixou. O São Paulo descontou com Nuñez e ficou nisso. 4x1, 3ª final seguida para mim e 2ª para o clube. O adversário é um time que já me eliminou desta mesma competição alguns anos atrás, então todo cuidado é pouco. Dito isso, senti até um certo alívio em não precisar enfrentar a Chapecoense, não só pela minha ligação com o clube, mas pelo histórico desta temporada.

3-Final.png

Copa do Brasil – Final

Além disso tudo, ainda tivemos a Libertadores. Os jogos pelas oitavas de final foram contra o Velez Sarsfield. Os campeões da Libertadores de 2025 decidiriam em casa a vaga para as quartas de final por ficarem em 1º lugar no seu grupo. Com isto, teríamos que dar tudo de nós no jogo de ida, relembrando meus tempos de Chapecoense e a goleada sobre o River Plate. Tentei me lembrar da preleção daquele jogo. Não consegui, então improvisei e disse estávamos com o cinturão e que precisávamos defendê-lo, custe o que custar. Se a minha analogia ao boxe ou MMA serviria para motivar o time, quem parece que entrou para brigar no sentido literal da palavra foi Elias Paiva, o craque do time argentino. Com menos de 5 minutos o meia deu um carrinho criminoso em Garrinchinha e foi justamente expulso. Com um a mais praticamente o jogo inteiro, parecia questão de tempo que abríssemos o placar. E foi, aos 40 Flaysmar fez o primeiro e logo em seguida o 2º. Ainda fizemos mais dois no final do jogo e garantimos a classificação com o placar de 4x0.

7-Velez.png

Grêmio x Velez Sarsfield

Para o jogo de volta, a missão era apenas não levar muitos gols. E com uma exibição segura da zaga, conseguimos sair ilesos, mas também não marcamos gols, terminando em 0x0 e classificação garantida para pegar um gigante uruguaio.

Contra o Peñarol tínhamos o luxo de decidir em casa em razão do melhor saldo na fase de grupos. O jogo foi extremamente aberto e conseguimos marcar 4 gols no primeiro tempo, com 3 deles sendo de Franco. Fizemos mais um no 2º tempo e o jogo terminou num ótimo 5x2, que, novamente, praticamente nos classificava para a próxima fase.

9-Penarol.png

Peñarol x Grêmio

Para o jogo de volta me dei ao luxo de poupar alguns titulares e mesmo assim conseguimos uma nova vitória por 4x0, nos colocando novamente nas semifinais da competição.

5-Semi.png

Libertadores – Semifinais

Com a certeza de que o campeão será brasileiro, nos resta passar pelo Santos e ganhar a final para sermos o brasileiro campeão.

E agora, pra fechar por hoje, uma notícia que ajudou a movimentar e agitar os bastidores do clube nesses últimos meses. Com a consagração da Colômbia como campeã da Copa América em cima do Brasil, o técnico Enderson Moreira foi despedido do cargo da seleção sem sequer poder completar um ciclo completo no comando da seleção canarinho. “Azar de uns, sorte de outros”, diria o ditado. A imprensa, evidentemente, noticiou e especulou seu sucessor, com o meu nome aparecendo ao lado do de Ney Franco como principais candidatos a suceder o comando da Seleção.

Certo dia de julho eu estava conduzindo os treinos da equipe, como é usual, e vejo Thiago Gomes me chamar na beira do campo. Deixo o treino a cargo de Diego Souza e vou até a lateral do campo falar com ele:

- Fala.

- É... André... tem alguém querendo falar contigo.

- Diz que eu ligo depois do treino.

- Não, não. Ele está aqui. Tá te esperando na tua sala.

- Tá bem, então diz que eu vou assim que acabar aqui, fala pra ficar à vontade. Tem café na máquina se ele quiser.

- André, tu não tá entendendo... é importante e urgente. Tu não pode deixar esperando.

- Tá bem, tá bem. – Falei contrariado. – Na minha sala, né? – Perguntei e o auxiliar concordou com a cabeça.

Abrindo a porta, vejo um homem grisalho, que analisava meus troféus e medalhas.

- Uma bela coleção de troféus pra um treinador tão novo, não acha? – Me perguntou ele ao me ouvir entrar.

- Pode-se dizer que sim, eu acho. – Falei e quando respondi ele se virou e pude ver que era Sylvinho, o auxiliar da Seleção Brasileira. Vendo minha cara de surpresa, ele sorriu.

- Sim, sim, eu sei. Ninguém te avisou que eu viria, mas prefiro fazer assim do que ter uma multidão aqui.

- Claro. – Falei, tateando a sala e procurando uma cadeira para sentar.

- Bom, André, pela sua reação, imagino que você já saiba o motivo da minha visita.

- Suspeito que não seja pelo café.

- Hahaha. Não, apesar de ser delicioso. – Falou e depois complementou: - Vamos direto ao ponto, então. A CBF está oficialmente lhe convidando para ser o novo treinador da seleção brasileira. O que acha?

- Meu Deus, nunca imaginei que receberia esse tipo de convite. É uma honra. – Falei e pensei no que diria a seguir: - Mas... não posso abandonar o clube agora. Estamos chegando nos finalmente na temporada.

- Entendo. Nem isto lhe faria mudar de ideia? – Ele falou e me deu um papel dobrado. Desdobrei-o e vi um valor. Um valor muito maior do que poderia sequer imaginar em ter. – Esse é o valor anual? – Questionei

- Mensal.

Congelei. Eu precisaria trabalhar um ano inteiro no Grêmio para receber o que ele estava me oferendo mensalmente.

- Nossa, é... um bom salário, não é mesmo? – Falei, ainda sem uma posição.

- E então, como vai ser?

- Posso pensar por um tempo?

- Claro, volto em uma hora.

Pensei, refleti bastante sobre princípios e sobre o que queria para a minha carreira. Ao final da uma hora ele voltou. Conversamos e tudo ficou resolvido. No que Sylvinho saiu, fui falar com o presidente. Bati na sua porta, mas ele não me atendeu. Resolvi abri-la mesmo assim para o encontrar furioso no telefone.

- COMO ASSIM ANO SABÁTICO? ELE NÃO QUER TREINAR O MAIOR DA AMÉRICA, NÃO? ENTÃO DIGA PRO ENDERSON QUE AS PORTAS DO GRÊMIO ESTÃO FECHADAS PARA ELE ENQUANTO EU ESTIVER AQUI! – Gritou e desligou, descansando “suavemente” o celular na mesa.

- Presidente, tá querendo me substituir? – Perguntei com um sorriso irônico no rosto. Ele me olhou com um ar de confusão.

- Você não aceitou o convite da seleção?

- Aceitei.

- Então precisamos achar um substituto logo.

- Sem pressa, presidente. Consegui permissão para permanecer no clube até o final da temporada. Vou dividir atenções entre clube e seleção e me despeço no final do ano. Se tudo correr como pretendido, com o título mundial, que tal? Se estiver tudo bem para o clube, obviamente. Se não, vocês podem tentar um outro técnico, claro.

O presidente precisou de um momento para se recompor e disse.

- Pelo clube não há problemas, desde que você garanta que comparecerá a todos os jogos.

- Claro, presidente. – Respondi sem sequer olhar o calendário da seleção.

- Então está certo. – Ele falou e parou um momento, para dizer: - Obrigado.

Sorri e sai, sabendo que havia feito a melhor decisão. Durante a minha conversa com Sylvinho, após acertarmos a questão de clube e seleção (também havia prometido a ele que não faltaria em nenhum jogo da seleção, eu que me vire depois pra cumprir essas promessas), ele me falou que a expectativa era se classificar para a Copa do Mundo, o que, convenhamos, é realmente o mínimo mesmo. Não demorou muito para a CBF fazer o anúncio e minha cara estar estampada em todos os sites.

35-Apresenta-o.png

André se torna treinador da Seleção Brasileira

***

Bom pessoal, aproveito para desejar um ótimo 2021 a todos, que seja um ano de vacina, saúde, felicidade e sucesso para todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como recusar a seleção e com esse ordenado? Impossível. E consegues ficar no clube também. Este pode ser um ano incrível pois estás em posição de vencer tudo. Campeonato é muito equilibrado mas lá vais liderando e será complicado manter a posição...no entanto, é continuar a lutar.

Na Copa, ainda bem que jogas contra o Bahía, mas independentemente do adversário, é para ganhar. Já na Libertadores, bom percurso até ao momento. A final está mesmo ali e quem sabe contra a Chapecoense?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser complicado treinar clube e seleção, mas boa sorte.

Me surpreendi com o Bahia na final da Copa do Brasil e na Libertadores vou torcer por uma final contra a Chapecoense. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando a ficar em dia após ler metade do save. Como escreve!

Bom, tinha escrito um monte mas sem querer fechei o Chrome e perdi tudo...

Bom ver o Bahêa repetindo o sucesso da temporada anterior, espero que melhore. Bom também ver que a Chape não desmoronou com sua sáida. Ainda bem que se for a final não precisará voltar a Chapecó e enfrentar tantos fantasmas, especialmente da Isa.

Isso de não poder ter um período de transição no clube junto com a seleção acho muito sem sentido, como quando o Muricy foi convidado, podia ter aceito e terminado a temporada no Flu.

Considero muito a verossimilhança em qualquer save, e o seu vai muito bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, fiquei 5 dias fora e perdi muita coisa hahaha

Primeiro de tudo, parabéns pela melhor temporada da história do Grêmio, comentei no início do ano que achava o presidente ousado por pedir todos os títulos mas você mostrou que nem é tão difícil assim, venceu com sobras o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. O pecado fica por conta do Mundial de Clubes mesmo, mas me tira uma dúvida: o modelo do torneio não mudou por aí não? Hoje que é uma "Copa do Mundo" entre clubes ficou quase impossível, mas o teu Grêmio é tão azeitadinho que fiquei curioso em acompanhar, pena que a CBF não vai permitir.

Sobre a nova temporada, bem, o André passou por um baque e tanto com o acidente da Isa. O rapaz é duas vezes viúvo hein, mais uma e pede marcha fúnebre no Fantástico. Sobre os jogos, é ótimo ver o Grêmio despontando de novo, passou um sufoco desnecessário na Libertadores e quaaase fica na fase de grupos, mas recuperou bem e está em direção ao bicampeonato, tal qual no Brasileirão, onde já é líder de novo. 2 tríplices coroas em 2 anos seria um feito e tanto.

Só não poderia deixar de comentar aquilo que mais me saltou aos olhos: o André é freguesaço do Gum! Que momento antológico HAHAHAHAHA torço para que o ex grande zagueiro não assuma a Argentina, de forma que sua vida fique tranquila nas Eliminatórias.

Boa sorte na sequência e um feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2021 em 07:10, Cadete213 disse:

Como recusar a seleção e com esse ordenado? Impossível. E consegues ficar no clube também. Este pode ser um ano incrível pois estás em posição de vencer tudo. Campeonato é muito equilibrado mas lá vais liderando e será complicado manter a posição...no entanto, é continuar a lutar.

Na Copa, ainda bem que jogas contra o Bahía, mas independentemente do adversário, é para ganhar. Já na Libertadores, bom percurso até ao momento. A final está mesmo ali e quem sabe contra a Chapecoense?

E aí, Cadete.

Já seria difícil recusar em condições normais, com quase 10 vezes o valor do salário no clube, fica realmente impossível. Ao mesmo tempo não poderia deixar o clube no meio da temporada. Não deixei nenhum em meio a temporada até agora, não ia ser justamente no Grêmio que faria isso haha. Campeonato equilibrou bastante, começamos mal e demos chance pros outros pontuarem no início. Felizmente corremos atrás do prejuízos e lideramos por uma pequena margem.

Na Copa do Brasil o próprio Bahia já me eliminou com um 5x0 quando estava na Chapecoense, então todo cuidado é pouco haha. Na Libertadores passamos bem até agora, mas o Santos pode complicar.

Não sei se é melhor enfrentar a Chape ou o Palmeiras, dado o retrospecto diante da Chape esse ano haha.

Valeu pelo comentário!

Em 01/01/2021 em 10:52, LC disse:

Vai ser complicado treinar clube e seleção, mas boa sorte.

Me surpreendi com o Bahia na final da Copa do Brasil e na Libertadores vou torcer por uma final contra a Chapecoense. Boa sorte na sequência.

E aí, LC.

É chato mesmo, eu sou daqueles que não consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, então não consigo dar muita atenção pra seleção enquanto tô no clube.

O Bahia me livrou de enfrentar os meus dois algozes na temporada. Imagina enfrentar o Inter na final com a nossa forma recente em grenais? haha

Na Liberta, como disse pro Cadete, não sei o que é melhor mesmo hehe

Valeu pelo comentário!

Em 01/01/2021 em 12:08, Andreh68 disse:

Voltando a ficar em dia após ler metade do save. Como escreve!

Bom, tinha escrito um monte mas sem querer fechei o Chrome e perdi tudo...

Bom ver o Bahêa repetindo o sucesso da temporada anterior, espero que melhore. Bom também ver que a Chape não desmoronou com sua sáida. Ainda bem que se for a final não precisará voltar a Chapecó e enfrentar tantos fantasmas, especialmente da Isa.

Isso de não poder ter um período de transição no clube junto com a seleção acho muito sem sentido, como quando o Muricy foi convidado, podia ter aceito e terminado a temporada no Flu.

Considero muito a verossimilhança em qualquer save, e o seu vai muito bem!

E aí, Andreh.

Tem que aproveitar a onda criativa, daqui a pouco pode secar hehe.

O Bahia tem sido bem emergente e pode complicar na final. Realmente, voltar à Chapecó para uma final poderia ser complicado pro treinador. E quanto à fase da Chape, tiveram uma pequena queda quando o Carille assumiu no meu lugar, depois tiraram ele e colocaram o Daniel Paulista e o time voltou a crescer. É bom ver o antigo time indo bem.

Também acho, se o treinador aceita, o clube fica a ver navios (não sei se a seleção paga alguma compensação ao clube). Aquela vez do Muricy foi muito emblemática, pena que não serviu de aprendizado.

Valeu, sempre quis dar essa verossimilhança no save e é bom saber que tá indo bem nesse sentido, conseguindo progredir continuamente.

Valeu pelo comentário!

4 horas atrás, Peepe disse:

Rapaz, fiquei 5 dias fora e perdi muita coisa hahaha

Primeiro de tudo, parabéns pela melhor temporada da história do Grêmio, comentei no início do ano que achava o presidente ousado por pedir todos os títulos mas você mostrou que nem é tão difícil assim, venceu com sobras o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. O pecado fica por conta do Mundial de Clubes mesmo, mas me tira uma dúvida: o modelo do torneio não mudou por aí não? Hoje que é uma "Copa do Mundo" entre clubes ficou quase impossível, mas o teu Grêmio é tão azeitadinho que fiquei curioso em acompanhar, pena que a CBF não vai permitir.

Sobre a nova temporada, bem, o André passou por um baque e tanto com o acidente da Isa. O rapaz é duas vezes viúvo hein, mais uma e pede marcha fúnebre no Fantástico. Sobre os jogos, é ótimo ver o Grêmio despontando de novo, passou um sufoco desnecessário na Libertadores e quaaase fica na fase de grupos, mas recuperou bem e está em direção ao bicampeonato, tal qual no Brasileirão, onde já é líder de novo. 2 tríplices coroas em 2 anos seria um feito e tanto.

Só não poderia deixar de comentar aquilo que mais me saltou aos olhos: o André é freguesaço do Gum! Que momento antológico HAHAHAHAHA torço para que o ex grande zagueiro não assuma a Argentina, de forma que sua vida fique tranquila nas Eliminatórias.

Boa sorte na sequência e um feliz ano novo!

E aí, Peepe.

Eu fiquei uns 2 dias afastado e tinha uns 5 saves novos na área, e umas 7 atualizações entendo seu sentimento haha.

Valeu! Todos, fora o GG, achamos um pouco exagerado. Acabou que só o GG tinha razão haha. Conseguimos manter a regularidade durante todo o brasileirão (que era o que tinha impedido o título com a Chape). Na Copa do Brasil e Libertadores fizemos da Arena uma fortaleza. Infelizmente não tínhamos isso no mundial (não sei se faria tanta diferença) e não conseguimos superar o tricampeão europeu, mas posso dizer que foi quase hehe. Quanto à sua dúvida: não mudou aqui, continuou no modelo de hoje em dia, o que facilita um pouco a zebra. Por outro lado, seria interessante mesmo ver como o Grêmio jogaria contra mais europeus.

Tecnicamente, como não casou com a Isa, é viúvo só uma vez haha. Mas é algo que ninguém quer passar sequer uma vez, imagina duas. A Libertadores foi surpreendentemente complicada na fase de grupos. Felizmente depois disso melhoramos e chegamos vem na semifinal. Se ganhar novamente a tríplice coroa é pra sair com chave de ouro (platina se ganhar o mundial haha).

Realmente, o Gum tem dado um calor no André. Tanto que quando vi o Inter na zona de rebaixamento no grenal do brasileirão cheguei a olhar pra ver se tinham demitido ele, infelizmente ainda não naquele momento (depois ele veio a ser substituído, felizmente haha). Se ele assume a Argentina é perseguição haha. Mas não sei se chamariam um brasileiro pra assumir a seleção.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-42.png

 

Resumo do último capítulo:

No 41ª capítulo a temporada chega num ponto nevrálgico onde as competições acabam se afunilando. Com a liderança apertada no campeonato brasileiro, o Grêmio segue bem também nas copas, chegando novamente nas finais da copa do Brasil e nas semifinais da Libertadores. Em meio a tudo isto, um convite para treinar a seleção brasileira faz André precisar se desdobrar para cumprir as promessas e comparecer em todos os jogos da seleção e do clube.

***

22 de dezembro de 2028

Sem tempo, irmão. Esse foi meu lema nessa temporada. Não bastasse o congestionado calendário do futebol brasileiro, ainda resolvi inventar de querer fazer tudo até o final de ano. Se de um lado é bom para manter a cabeça ocupada, por outro é um precioso tempo tirado do meu filho. Espero que esse sacrifício se pague um dia, não apenas monetariamente.

Bom, vamos começar antes que eu me arrependa e volte pra cama.

Na sequência do campeonato brasileiro, enfrentamos o Paraná, num jogo que foi marcado entre os confrontos de volta da semifinal da Copa do Brasil e das quartas de final da Libertadores. Apesar disso, contrariamente ao que fiz em anos anteriores, poupei apenas aqueles mais cansados e optei por levar a campo a equipe mais qualificada que poderia, pois a liderança era curta. Assim, fomos pro jogo e dois titulares resolveram: Flaysmar e Franco. Mateus fez mais um e o placar fechou em 4x1. Depois, o rival era a Chapecoense, time que era um dos meus algozes da temporada (3 jogos, 0 v 1e 2d). Novamente, apesar da proximidade com os jogos decisivos das copas, time titular dentro da medida do possível. Desta vez, ao contrário do que foram os outros encontros com a Chape, conseguimos dominar a partida e ganhamos confortavelmente por 3x1. Após, o primeiro confronto com o São Paulo no campeonato brasileiro. E assim como fizemos na Copa do Brasil, conseguimos mostrar nossa força no Morumbi e ganhamos o jogo por 3x1. Contra o Cruzeiro, mais uma vez o jogo foi equilibrado, mas desta vez conseguimos uma vitória magra por 1x0. Contra o Vasco, fomos bem superiores e estávamos numa incrível sequência de 11 vitórias consecutivas no campeonato. E não foi o time da Colina que nos impediu de chegar na 12ª. Com um placar até injusto (poderia ser uma diferença maior), ganhamos de 2x1 e começávamos a nos afastar na liderança.

24-Vasco.png

Grêmio x Vasco

Depois do Vasco, enfrentamos o CRB. Num jogo surpreendentemente parelho, conseguimos sair vitoriosos graças a uma cobrança de falta magistral do zagueiro Nicão. 2x1. Após, mais um confronto com o São Paulo, o 4º em pouco mais de 30 dias. E foi a 4ª vitória sobre o tricolor paulista em pouco mais de 30 dias. Novamente fizemos 4x1 no jogo na Arena, repetindo o placar da Copa do Brasil, com destaque para Sapula, com três gols. Na 27ª rodada enfrentamos o Bahia e coincidentemente este confronto acabou agendado para ficar entre os dois jogos da final da Copa do Brasil, então tivemos três confrontos em sequência contra o tricolor baiano. Neste confronto, como estávamos disputando uma final de copa e a liderança estava um tanto folgada, poupei todo mundo exceto o goleiro. E o time sentiu tantas mudanças. O jogo foi horrível, mas felizmente saímos vitoriosos graças ao faro de gol de Sapula (que só não é titular porque Flaysmar está iluminado), que virou o jogo para 2x1.

Depois desse jogo, decidimos a Copa do Brasil e jogamos o primeiro jogo da semifinal da Libertadores. Então, voltamos ao brasileiro para enfrentar o Internacional. Mordidos pelos resultados anteriores na temporada, meu desejo era fazer uma goleada histórica para apagar os maus resultados. Infelizmente a goleada não veio, já que mais uma vez não conseguimos criar tanto contra o esquema defensivo do colorado. A diferença desta vez foi que conseguimos furar o bloqueio duas vezes. A primeira vez foi no que já foi conhecido como “cucabol”. Lateral cobrado na área e Tcheco desviou para o gol. O segundo, já no final do jogo, foi numa jogada de Jorge, que cruzou, Flaysmar desviou e Franco (neste jogo jogando pela direita) colocou no fundo do gol. Se o 2x0 não chegou a lavar a alma, pelo menos me despeço com um retrospecto favorável em Grenais, 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.

28-Grenal.png

Grêmio x Internacional

Após uma vitória contra o rival, recebemos o Fluminense. Se na última temporada eles encerraram uma invencibilidade de 19 partidas, desta vez eles interromperam nossa sequência de vitórias. Num jogo amarrado, em que precisamos chutar muito de longe do gol, acabamos não saindo do 1x1 e se encerrou a maior sequência de vitórias seguidas em um longo tempo na competição. Neste momento, olhei minha agenda e, por Cristo, dei sorte na logística. O próximo jogo pelo Grêmio era em São Paulo, e pela seleção, no dia seguinte, era em Belo Horizonte. Pertinho. Depois, Paraguai fora de casa e jogo no Paraná. Pertinho também. Entre eles, um jogo em Porto Alegre ainda.

No jogo contra o Corinthians a famosa Lei do Ex nos deu a vitória com um gol cedo de Pedro Henrique sobre seu ex-time, o que decretou a vitória por 1x0. Depois de enfrentar uma das maiores torcidas do Brasil, era hora de enfrentar a outra, a do Flamengo. De certa forma parece que Grêmio e Flamengo tem um certo combinado no sentido de que nós os deixamos vencer no Maracanã, eles nos deixam vencer na Arena. Como o jogo foi na Arena, vitória nossa de virada por 3x1. O grande “porém” deste jogo foi o nº de jogadores que saíram sentindo lesão. Felizmente nenhum deles sentiu algo grave. Na 32ª rodada, um jogo empolgante contra o Athletico Paranaense. Saímos na frente logo cedo, eles viraram e ampliaram para 3x1, nós tivemos força e buscamos o empate no final em um escanteio. 3x3 que entreteve os torcedores (imagino que os gaúchos mais que os paranaenses).

32-CAP.png

Athletico Paranaense x Grêmio

Depois, mais um paranaense, o Paraná. Sem dar chance pro azar, tiramos a zica da Vila Capanema e metemos logo um 6x1. Com a vitória, iríamos para o 34º jogo, contra o Palmeiras, em casa, com a chance de ser campeão. Tínhamos uma vantagem de 10 pontos e o Cruzeiro só tínha mais 12 em disputa. Então uma vitória nossa ou derrota cruzeirense nos daria o título naquela rodada. Infelizmente, apesar de jogarmos com um a mais o jogo todo, a bola teimou em não entrar e o 0x0, aliado a uma vitória do Cruzeiro, diminuiu a distância para 8 pontos. Ainda dependíamos de apenas uma vitória para nos sagrarmos campeões e o próximo jogo era um jogo atrasado contra o Bragantino. Como havia apenas esse jogo em atraso, os olhos do Brasil pararam para ver a partida que poderia decidir, de uma vez por todas, o campeão brasileiro de 2028. Para esta partida, em razão da proximidade com o jogo com o Palmeiras (um na quarta e outro na sexta), precisei trocar todo o time. Um time revigorado deu sucesso imediato, com Sapula abrindo o placar aos 2 minutos. Aos 6, novamente o sul-africano marcou e ampliou. O hat-trick do sul-africano veio aos 16, junto com a certeza de título naquela rodada. Ainda teve tempo para mais dois gols nossos e um deles. Assim, o 5x1 nos deu o título antecipado do campeonato brasileiro!

35-Bragantino.png

Bragantino x Grêmio

Com o título definido, restava como motivação quebrar dois recordes estabelecidos no clube ano passado: maior nº de pontos (86) e maior nº de vitórias (27). Com 83 pontos e 26 vitórias, podemos, com duas vitórias, bater ambos os recordes. Ainda é possível quebrar o recorde de gols feitos (92), mas esse, com apenas 3 jogos em disputa, era um pouco mais complicado (tínhamos 81 nesta altura). Com essas metas em mente, o próximo jogo era contra o Sport, que estava na zona de rebaixamento. Com uma atuação abaixo da média, conseguimos uma vitória magra por 1x0, que nos ajudou a igualar os recordes de vitórias e pontos, mas nos deixava distante do de gols marcados. Em seguida, enfrentamos a lanterna Ponte Preta. Em um jogo tranquilo, fizemos 2x0, que superava os recordes antigos em pontos e vitórias. Para fechar o campeonato, jogamos contra a 3ª melhor defesa da competição e a surpresa desta edição, o América-MG. E não é por menos que tinham uma das melhores defesas do campeonato. Apesar dos dois gols de Flaysmar no primeiro tempo, chutamos apenas 4 vezes. Para o segundo tempo baixei as linhas e tentei atrair o América e apostar na velocidade de Flaysmar, a fim de consolidar a melhor campanha do Grêmio na história dos pontos corridos. Criamos mais, é verdade, mas não posso dizer que deu certo. O América não adiantou suas linhas até bem tarde no jogo e ainda empataram o jogo quando estávamos com um a menos devido à lesão de Emerson após as três substituições. 2x2, que poderia ser frustrante pelas circunstâncias do jogo, mas prefiro ver o lado positivo e considerar que chegamos nos 90 pontos.

3-2-Turno.png

Resultados – Campeonato Brasileiro 2028 – 2º Turno

3-Final.png

Classificação Final – Campeonato Brasileiro 2028

Recorde em pontos e vitórias para o clube, mais vitórias, menos derrotas e mais gols no campeonato, com a 2ª melhor defesa. Imbatível em casa e melhor campanha fora dela, novamente o título é irreparável.

Com uma campanha destas, não havia como não termos muitos premiados. Neném levou o 1º lugar como melhor goleiro; Pedro Henrique também foi ouro como melhor zagueiro; Franco foi prata como melhor meio-campista; Flaysmar, o grande premiado da noite, foi ouro como melhor atacante. Além disso, o jovem ganhou o prêmio de artilheiro, revelação (menção honrosa para Nilso, 2º lugar, jogador emprestado pelo Grêmio ao Cruzeiro) e melhor jogador (que teve Franco eleito na 2ª posição). Para o prêmio de jogador do ano, Flaysmar ficou em 2º lugar. Franco levou o prêmio de melhor estrangeiro e eu fiquei em bronze como melhor técnico.

56-T-cnico.png

Melhor Técnico do Campeonato Brasileiro de 2028

Na Copa do Brasil, o primeiro jogo da final contra o Bahia foi na Arena Fonte Nova. Não foi um grande jogo, mas fizemos o essencial para sair da Bahia com a vantagem. Arzayús converteu pênalti logo cedo. Ainda no primeiro tempo nosso lateral-esquerdo, Guilherme Romão (que jogava devido a uma lesão de Jorge) cobrou falta sem chances para o goleiro. Nossa vantagem só não foi tão boa porque, aos 40 do segundo tempo, foi a vez do lateral-esquerdo do time baiano, Jardel, cobrar falta perfeita e descontar. Final de jogo, 2x1 e vantagem para o jogo em Porto Alegre.

7-Bahia.png

Bahia x Grêmio

No jogo da volta não havia muito o que se fazer de diferente na preparação, a ideia era manter o que deu certo na Bahia e sair com o caneco novamente. E isso começou a se concretizar quando Thalisson converteu em escanteio. Depois, cruzamento na área, Luiz Miguel desviou e Deco completou pro fundo do gol. Aos 35, novamente em escanteio, foi a vez de Pedro Henrique se antecipar à zaga e fazer o 3º. Aos 40, Garrinchinha cruzou rasteiro e Peter chutou forte para fazer o 4º. Ao final do primeiro tempo, Ferreira recebeu entre os zagueiros, dominou e chutou bem no canto pra descontar. Mas a vantagem do Imortal era muito grande e o Bahia nada mais conseguiu fazer. 4x1 e título renovado!

8-Bahia.png

Grêmio x Bahia

Levamos alguns prêmios ao final da Copa do Brasil. Completamos o pódio no prêmio de Melhor Jogador, com Garrinchinha em 1º, Pedro Henrique em 2º e Flaysmar em 3º; o último ainda foi o artilheiro, com 6 gols. Na mesma categoria Franco ficou em 3º, com 4 gols. Para revelação, Garrinchinha ficou em 2º e Flaysmar em 3º. Na premiação de Técnico, nem apareci na lista e neste momento me lembrei que faz horas que não tenho um contato do Lincoln.

Falando em renovação de título, buscávamos renovar o título da Libertadores para renovar a tríplice coroa. Para isto, era preciso primeiro passar pelo Santos. Jogamos a primeira partida em casa e diferente do que costumamos fazer, não conseguimos encurralar o time adversário. Num jogo que foi bem igual, sofremos o gol da derrota aos 15 da segunda etapa, quando Fabrício cruzou da intermediária e Francisco completou no 2º poste. Após isso nossa vida ficou ainda mais complicada com a expulsão de Flaysmar. Sem conseguir executar nada positivo, perdemos a partida em casa por 0x1 e precisávamos reverter o resultado fora de casa.

11-Santos.png

Grêmio x Santos

Mesmo ciente de que o Santos provavelmente jogaria num sistema mais defensivo (o que tivemos problemas quando jogamos contra), resolvi esperar o jogo para ver se mudávamos alguma coisa. Felizmente a decisão foi a mais correta possível. Aos 17, Emerson avançou pela direita, lançou Sapula, que atraiu uma marcação tripla dentro da área e conseguiu achar Peter livre para abrir o placar. Com o confronto igualado, continuamos na mesma pegada e aos 23 fomos premiados quando Duarte cruzou da linha de fundo, Lucas Ramos disputou de cabeça e a bola caiu no pé de Garrinchinha, que fez o 2º. Dez minutos depois, Duarte achou Garrinchinha livre novamente e o ponta direita marcou o 3º. Com uma vitória confortável sendo construída, preferi não arriscar e mantive o time jogando do mesmo modo depois do intervalo. Novamente fomos premiados, quando, aos 15 do segundo tempo, Arzayús pegou rebote, chutou, a bola desviou e entrou. Pouco tempo depois, Garrinchinha perdeu o pênalti que lhe daria o hat-trick na partida. Se não conseguiu fazer o 3º, ele conseguiu dar assistência para Sapula fechar a conta. 5x0 e vaga garantida na final.

12-Santos.png

Santos x Grêmio

E como já se sabia, o adversário seria brasileiro. Para tristeza e alívio novamente, não era a Chape.

6-Final.png

Libertadores – Final

O time palmeirense é muito bom e isso se mostra no centroavante Mosca, constantemente recomendado por Sylvinho para que seja dada uma chance na Seleção. E ficou clara a qualidade do time alviverde quando, com 40 segundos de jogo, tiveram uma bola na trave após jogada de Artur Gomes. Aos 5, Luiz Gustavo recebeu de Franklin e chutou no canto para boa defesa de Neném. Aos 9, Icardi (sim, aquele mesmo), lançou para Mosca, a defesa bobeou e no bate-rebate a bola sobrou pro centroavante palmeirense, que chutou forte na rede pelo lado de fora. Aos 17, nossa chance de abrir o marcador. Ivonei achou Lucas Ramos na área, o meia-central chutou fraco e o goleiro defendeu sem dificuldades. Aos 26, foi do Palmeiras um chute fraco fácil para o goleiro. Em arrancada pela direita, Artur Gomes achou Jefferson livre na área. O meia pegou mal e a bola chegou fácil para Neném.  Aos 38, nossa melhor chance no jogo. Flaysmar recebeu em profundidade, levou para a linha de fundo e cruzou para Lucas Ramos, que desta vez chutou forte, mas errou o alvo e a bola passou rente à trave. E assim acabou um primeiro tempo de domínio palmeirense, por assim dizer.

O segundo tempo começou morno, até que aos 19 minutos Thalisson, que já tinha amarelo, disputou bola no alto com Mosca, empurrou o atacante palmeirense e levou o 2º amarelo. Neste momento, eu tinha uma escolha: Defender o resultado e buscar o empate para levar o jogo para os pênaltis após uma prorrogação, ou tentar vencer no tempo normal mesmo com um a menos. Busquei a vitória. Tirei Lucas Ramos e repus um zagueiro, mantendo o quarteto ofensivo. Sete minutos depois, o Palmeiras chegou com perigo em lançamento para Mosca, que chutou por cima do gol. Um minuto depois, Icardi encontrou Jefferson livre na entrada da área. O meia pegou mal novamente e mandou pra fora. Aos 33, Ivonei inverteu papéis com Garrinchinha, chegou na linha de fundo e cruzou na cabeça do ponta, que cabeceou na direção do gol, mas o goleiro fez boa defesa. Aos 35, Artur Gomes cobrou escanteio na marca do pênalti e Murilo subiu mais que todo mundo pra fazer o 1º gol da partida. Aos 39, Brumado recebeu na pequena área, Neném fechou mal o ângulo e o verdão ampliou a vantagem para 2 gols. A esperança que era pequena foi aumentada aos 42, quando Jorge cruzou no 2º poste e Ivonei apareceu como um raio pra desviar pro gol no contrapé do goleiro. 1x2 e ainda tínhamos alguns minutinhos pra buscar o empate. Aos 47 conseguimos circular bem a bola, mas não conseguimos finalizar, ganhando escanteio após tentativa de cruzamento de Garrinchinha. Com até Neném na área, infelizmente não levamos a melhor na bola aérea. Depois disso não conseguimos mais chegar e acabamos por perder o título da Libertadores na derrota por 1x2.

13-Palmeiras.png

Grêmio x Palmeiras

Quanto às premiações, Ivonei foi o destaque do Grêmio, ficando em 3º lugar na artilharia e foi o Melhor Jogador, com Franco ficando em 2º.

No conjunto da temporada, utilizamos muitos jogadores por conta de lesões e convocações (só na lateral direita utilizamos 4 jogadores diferentes), porém, para as estatísticas do clube na temporada, preferi analisar apenas aqueles que começaram pelo menos 10 partidas.

62-Estat-sticas.png

Estatísticas do Grêmio em 2028

Destaque absoluto para Flaysmar. 40 gols, 24 assistências (64 participações diretas em gol) e 11 vezes o melhor em campo. Para quem procurou arduamente um centroavante matador no começo da temporada, a solução caseira funcionou melhor que a encomenda. Ainda na parte ofensiva, Ivonei e Garrinchinha participaram diretamente de 36 gols cada, com Franco logo atrás com 34 e Sapula, mesmo sendo reserva, participou de 29 gols. O destaque negativo fica em Tetê, que sofreu com uma lesão de longo prazo e não conseguiu retomar o bom futebol apresentado no começo da temporada. Na zona defensiva, Nicão ficou com a melhor média do setor, muito em conta de seus 8 gols na temporada (alguns deles em cobrança de falta). Pedro Henrique foi soberano pelo alto, com exatamente o dobro de intervenções decisivas que o 2º melhor zagueiro no quesito (perdendo, porém, na média por jogo). Thalisson seguiu dominante nos desarmes, sendo o melhor no quesito, excluindo-se os laterais.

Destaque negativo, também por conta de lesões frequentes, fica para Emerson, que não conseguiu começar nem metade das partidas e deu apenas 5 assistências (média de 0,14 p/j), bem abaixo da última temporada (13 em 54 jogos como titular, média de 0,24 p/j).

Com os títulos conquistados ao final do ano, duas novas notificações do Football Hall of Fame. Agora estou entre os 10 técnicos mais vitoriosos atuando no Brasil (onde somente títulos nacionais e estaduais são levados em consideração).

65-Pa-s.png

Quadro de Honra – País: Brasil

Também estou entre os 10 brasileiros mais vitoriosos.

64-Nacionalidade.png

Quadro de Honra – Nacionalidade: Brasileira

Ney Franco e seu pentacampeonato argentino assumiram a ponta, desbancando Felipão que ocupava o topo há muito tempo.

E assim encerrou-se minha passagem pelo Grêmio.

63-Demiss-o.png

André se despede do comando do tricolor gaúcho

Infelizmente a busca pelo título mundial fica para o futuro. Quem sabe um dia não volto com esse objetivo em mente? Agora o futuro imediato é a seleção brasileira e conduzir esse time bem para a Copa e tentar ganhá-la novamente após quase 30 anos. E com um bicampeonato brasileiro, da copa do brasil e da recopa gaúcha, além de um gauchão, uma recopa sul-americana e uma Libertadores, me despedi do tricolor para me focar à seleção, como falei que faria. E quanto ao começo na seleção eu escrevo outro dia, escrevi demais para um dia só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faltou mesmo a Libertadores para saíres em grande do Grêmio. Santos pensou que estava resolvido e acabou atropelado perante os seus próprios adeptos. Já na final, 10mn finais de loucos que infelizmente favoreceram o Palmeiras. Acabas por morrer na praia.

Na Copa, não foste surpreendido pelo Bahía e acabas conquistando o troféu com mérito.

Já na Série A, reta final muito forte e apesar dos empates, foste campeão destacado e a bater imensos recordes. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma temporada perfeita. O primeiro turno do Brasileirão já deixou o time bem na ponta do campeonato e facilitando o rodízio no segundo turno quando as coisas apertaram. Título merecido e com certa "facilidade" com 13 pontos de vantagem. Chapecoense e América MG na próxima Libertadores, eu amo o FM. E perdeu mais uma do Inter, em? Sorte que sapecou no último confronto.

Na Copa do Brasil o time mostrou porque tem alma copeira, virando contra o Fla. A final não tinha como perder. O Bahia foi aguerrido, mas é o Bahia né. Parabéns pelo título!!

Na Libertadores sim uma surpresa. A expulsão já te prejudicou na semi, mas conseguiu contornar. Na final ela voltou aparecer e sendo jogo único não teve jeito. De qualquer forma, parabéns pela campanha!

Agora teremos André na seleção e Isa como primeira dama, vamos ver o que sai dessa combinação. Espero que possamos comemorar o título da Copa em cima da Alemanha. Já temos o Garrincha teen, vulgo Garrinchina, agora falta arrumar o Pelezinho, se bem que o Flaysmar deve dar conta. Só não gosto desse novo, me lembra do Neymar, aí ja viu. 

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fim de ano movimentado e perdi duas atualizações.

Gostei de ver o André aceitando o convite da seleção. Terá a chance de tirar o Brasil da fila. Mas não há espaço para erros. A temporada foi ótima, mas longe da excelência, basta compará-la com a temporada anterior, que esteve perto da perfeição. Imaginei, como geralmente acontece com o FM, depois de um ano extremamente vitorioso, o André repetisse a dose e com mais qualidade, podendo até aprontar no Mundial de Clubes. Contudo, não foi o que aconteceu. Minha aposta foi errada. Particularmente, eu prefiro assim. Dá mais vida ao save e mantém a chama pela superação viva.

Não há como não dizer que a temporada 2028 não foi ótima. Conquistou os dois principais títulos brasileiros (Série A e CdB). Porém, por aqui, é normal, mas insano, que as pessoas não aceitem menos do que antes e comprarado com 2027, a entrega foi menor. No futebol brasileiro, com certeza André já não seria unanimidade dentro do clube e com os torcedores. Em outro país, André seguiria adiante para construir um dinastia.

A derrota na Libertadores deu um sabor todo especial ao save, ainda mais com um "vilão" na final. A pressão pelo título devia ser tão grande que o Thalisson pensou que estava na Guerra dos Farrapos.  Se o Grêmio tivesse vencido, André receberia até um estátua. Pelo menos, um busto.

Flaysmar com um triple-double foi demais. Melhor ainda porque o garoto estava no clube. Uma solução encontrada no elenco sempre mostra a capacidade do treinador humano. 

Feliz 2021.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...