Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Um pouco de zueira:

 

- Boa noite Eric Faria . O que você está vendo dentro do campo? Porque o treinador está tão inquieto? O Grêmio esta ganhando o jogo e se classificando para a grande final.

- Boa noite Escobar. Parece que ele esta mais preocupado com o resultado do jogo da outra semifinal entre Palmeiras e Chapecoense.

- Mas porquê ele estaria tão preocupado assim?

- Escobar e amigos. Vamos lembrar que o retrospecto do Bittencourt contra a Chape é muito desfavorável.

- Então ele está com medo de enfrentar o seu pior algoz?

 

Ficou com medo da Chape e perde a final para o Palmeiras. Vida que segue. Pelo visto vai ser exclusivo da seleção por um tempo, mas espero que volte a treinar um clube. Boa sorte com a amarelinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2021 em 09:37, Cadete213 disse:

Só faltou mesmo a Libertadores para saíres em grande do Grêmio. Santos pensou que estava resolvido e acabou atropelado perante os seus próprios adeptos. Já na final, 10mn finais de loucos que infelizmente favoreceram o Palmeiras. Acabas por morrer na praia.

Na Copa, não foste surpreendido pelo Bahía e acabas conquistando o troféu com mérito.

Já na Série A, reta final muito forte e apesar dos empates, foste campeão destacado e a bater imensos recordes. 

 

E aí, Cadete.

Realmente, ficou faltando a Libertadores nesse último ano e incluo o mundial nisso. Contra o Santos foi um confronto diferente, normalmente perdemos fora e revertemos em casa, dessa vez perdemos em casa e, felizmente, revertemos fora. Já na final, o fim da partida foi bem movimentado, infelizmente com um a menos e um técnico que não abre mão de atacar, acabou dando Palmeiras.

Na Copa do Brasil, sem chance pra zebra, renovamos o título vencendo os dois jogos. E na Série A parecia que seria mais complicado que no ano anterior, mas acabamos até melhorando a campanha, o que coroa ainda mais o título.

Valeu pelo comentário!

Em 05/01/2021 em 05:43, ElPerroMG disse:

Mais uma temporada perfeita. O primeiro turno do Brasileirão já deixou o time bem na ponta do campeonato e facilitando o rodízio no segundo turno quando as coisas apertaram. Título merecido e com certa "facilidade" com 13 pontos de vantagem. Chapecoense e América MG na próxima Libertadores, eu amo o FM. E perdeu mais uma do Inter, em? Sorte que sapecou no último confronto.

Na Copa do Brasil o time mostrou porque tem alma copeira, virando contra o Fla. A final não tinha como perder. O Bahia foi aguerrido, mas é o Bahia né. Parabéns pelo título!!

Na Libertadores sim uma surpresa. A expulsão já te prejudicou na semi, mas conseguiu contornar. Na final ela voltou aparecer e sendo jogo único não teve jeito. De qualquer forma, parabéns pela campanha!

Agora teremos André na seleção e Isa como primeira dama, vamos ver o que sai dessa combinação. Espero que possamos comemorar o título da Copa em cima da Alemanha. Já temos o Garrincha teen, vulgo Garrinchina, agora falta arrumar o Pelezinho, se bem que o Flaysmar deve dar conta. Só não gosto desse novo, me lembra do Neymar, aí ja viu. 

Boa sorte na sequência!

E aí, El Perro.

Quase perfeita, faltou a Libertadores (e ganhar mais grenais) haha. Começamos meio cambaleantes no Brasileirão, mas, felizmente, depois que o time engrenou, só parou com o título e 90 pontos (que, como é o FM 2019, ninguém tinha atingido porque não existiu o Flamengo do JJ no save). Chape já virou figura carimbada na Libertadores e o América fez uma campanha excelente. Foi um dos poucos que nos tirou pontos no 2º turno. No final das contas, apesar do retrospecto horrível de 2028, sai com mais vitórias que derrotas em grenais, isso que importa hahaha.

Contra o Fla foi quase uma repetição da final de 2027, perdemos fora, ganhamos em casa (aliás, acho que foi assim em todos os confrontos com eles). Bahia tá vindo bem nas mãos do Gilson Kleina, se consolidou entre os 10 melhores do brasileirão, mas éramos mais forte e fizemos valer essa força.

Pois é, e o pior é que não jogo com desarme agressivo, então foram jogos fora da curva no aspecto disciplinar. Como tu bem disse, jogo único não permite isso, e acabamos punidos. Valeu, queria ganhar, mas chegar a duas finais é um feito também.

Pois então, como que eu vou te dizer isso... sobre a Isa, algo meio chato aconteceu 😅 (dá uma olhada no dia 10/01/2028 no capítulo 39), acho que não vai rolar uma primeira dama. Na seleção, o primeiro é classificar pra Copa, o que, convenhamos, não é mais que obrigação. Garrinchinha e Flaysmar estão voando no Grêmio, mas pelo o que vi na seleção, especialmente no ataque, o buraco é mais embaixo. Sobre o título em cima da Alemanha, depende dos deuses do FM colocarem eles no nosso caminho e nós termos competência pra ganhar haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 05/01/2021 em 07:51, ggpofm disse:

Fim de ano movimentado e perdi duas atualizações.

Gostei de ver o André aceitando o convite da seleção. Terá a chance de tirar o Brasil da fila. Mas não há espaço para erros. A temporada foi ótima, mas longe da excelência, basta compará-la com a temporada anterior, que esteve perto da perfeição. Imaginei, como geralmente acontece com o FM, depois de um ano extremamente vitorioso, o André repetisse a dose e com mais qualidade, podendo até aprontar no Mundial de Clubes. Contudo, não foi o que aconteceu. Minha aposta foi errada. Particularmente, eu prefiro assim. Dá mais vida ao save e mantém a chama pela superação viva.

Não há como não dizer que a temporada 2028 não foi ótima. Conquistou os dois principais títulos brasileiros (Série A e CdB). Porém, por aqui, é normal, mas insano, que as pessoas não aceitem menos do que antes e comprarado com 2027, a entrega foi menor. No futebol brasileiro, com certeza André já não seria unanimidade dentro do clube e com os torcedores. Em outro país, André seguiria adiante para construir um dinastia.

A derrota na Libertadores deu um sabor todo especial ao save, ainda mais com um "vilão" na final. A pressão pelo título devia ser tão grande que o Thalisson pensou que estava na Guerra dos Farrapos.  Se o Grêmio tivesse vencido, André receberia até um estátua. Pelo menos, um busto.

Flaysmar com um triple-double foi demais. Melhor ainda porque o garoto estava no clube. Uma solução encontrada no elenco sempre mostra a capacidade do treinador humano. 

Feliz 2021.

E aí, GG.

Acabei me empolgando no final do ano e joguei bastante, aí as atualizações vieram num curto período haha.

Não tinha como não aceitar, acho que era um passo natural da carreira do treinador e depois de conquistar quase tudo pelo Grêmio, não tinha como deixar passar a oportunidade. E realmente, na Copa não há espaço pra erros, ainda mais que mudou o regulamento e tem mais fases de playoffs.

Sim, tivemos uma queda de produção na temporada de 2028 comparado com 2027 (dois títulos e mais grenais perdidos), mas em compensação a campanha nos pontos corridos foi melhor. Mas talvez seja melhor assim, quem sabe agora há uma razão para voltar ao Brasil em algum momento, tentar superar 2027 e ganhar o mundial (pelo Grêmio ou por outro clube).

Isso que tu falou sobre as expectativas irreais aqui no Brasil é muito real. O Flamengo vive isso nesta temporada (claro que jamais saberemos como seria se o JJ tivesse ficado, mas dificilmente repetiria o sucesso e tudo o que fez 2019 seria esquecido). Ferguson e Wenger (até mesmo Klopp) não teriam espaço aqui, infelizmente. Nenhum deles ganhou título na sua primeira temporada e, sem título, não se permanece no Brasil.

Thalisson deve ter visto alguns jogos antigos da Libertadores para se inspirar e acabou exagerando na força. Sobre estátua ou busto, deixaria isso nas mãos da diretoria, do jeito que o presidente é, talvez dissesse que não era mais que a obrigação haha.

O Flaysmar foi incrível na temporada, 64 participações diretas e triplo-duplo é digno de nota mesmo. Olha, procurei muito um atacante e acabei me "contentando" com o Flaysmar. Sorte minha haha.

Valeu, feliz 2021 também e valeu pelo comentário!

Em 05/01/2021 em 08:50, LC disse:

Um pouco de zueira:

 

- Boa noite Eric Faria . O que você está vendo dentro do campo? Porque o treinador está tão inquieto? O Grêmio esta ganhando o jogo e se classificando para a grande final.

- Boa noite Escobar. Parece que ele esta mais preocupado com o resultado do jogo da outra semifinal entre Palmeiras e Chapecoense.

- Mas porquê ele estaria tão preocupado assim?

- Escobar e amigos. Vamos lembrar que o retrospecto do Bittencourt contra a Chape é muito desfavorável.

- Então ele está com medo de enfrentar o seu pior algoz?

 

Ficou com medo da Chape e perde a final para o Palmeiras. Vida que segue. Pelo visto vai ser exclusivo da seleção por um tempo, mas espero que volte a treinar um clube. Boa sorte com a amarelinha.

E aí, LC.

Hahaha, foi mais ou menos isso mesmo. Não queria pegar a Chape, não peguei, perdi mesmo assim haha.

Com certeza vou voltar a treinar clubes, só não vou conciliar. Enquanto estiver na seleção, é exclusividade. Depois que sentir que está na hora, vou sair para voltar a vida de clubes (até porque não aguento ficar muito tempo em seleção haha).

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-43.png

 

Resumo do último capítulo:

No 42ª capítulo, André conta o final da temporada de 2028 com o Grêmio, sobre a renovação dos títulos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, além da perda da Libertadores e da frustração de não ter uma nova chance de ganhar o mundial antes de sair do tricolor gaúcho. Agora com a cabeça voltada exclusivamente para a Seleção Brasileira, André relatará os jogos de 2028 no comando da seleção canarinho antes de poder ir em frente.

***

23 de dezembro de 2028

E no dia seguinte lá venho eu. Não consigo me conter e preciso escrever aqui o que se passou nesses quase seis meses no comando da seleção, com a atenção dividida com o Grêmio. Atualmente a seleção ocupa a 3ª posição no ranking da FIFA, que é liderado pela Alemanha e cheguei à seleção com um objetivo bem claro estabelecido: levar a seleção para a Copa. Apesar disso, minha meta pessoal é chegar em primeiro lugar nas eliminatórias, afinal é o único lugar até a Copa do Mundo em que poderei testar o time a nível competitivo e chegar em 1º lugar, muito embora não garanta nada, é um bom indicativo.

Após isso, imagino que as expectativas sejam de ganhar a Copa do Mundo, já que a seleção vive o maior jejum da história (28 anos em 2030). Se não for essa a ambição da CBF, é a minha, pelo menos. Para isto, é necessário passar pelas eliminatórias.

Assumi a seleção na 7ª rodada, com ela em 2º lugar, dois pontos a menos que a Argentina. Como as regras para a Copa do Mundo mudaram em 2026, agora temos 6 vagas diretas e o 7º colocado vai pra repescagem. Apenas uma tragédia das mais homéricas, que me faria ter que voltar com o rabo entre as pernas para o Operário de Mafra faria a Seleção não se classificar diretamente para a Copa do Mundo. Mas como os jogos não são jogados antecipadamente, havia chegado a hora de fazer a minha primeira convocação.

Não tive muito tempo para analisar o elenco, então convoquei alguns jogadores conhecidos, com algumas sugestões da comissão técnica para os jogos contra Colômbia e Uruguai.

1-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 09/2028

Chamei muitos veteranos, especialmente para o setor defensivo, mas a surpresa da convocação, aos olhos da mídia, foi o nome de Guilherme Alexandre. Meu antigo comandado na Chapecoense hoje defende o Arsenal e vem para ser o 3º goleiro. Infelizmente, Neymar anunciou sua aposentadoria no FC Dallas no começo do ano e não posso contar com ele.

Esses primeiros jogos ocorreram num momento propício no campeonato brasileiro, tendo apenas um jogo no caminho. Para o jogo contra a Colômbia, escalei o time no meu 4-2-3-1 habitual e o esquema e sua análise foram por água abaixo aos 31, quando Luiz Felipe deu carrinho duro por trás de Hernandez, cometeu pênalti e foi expulso. Para nossa sorte, Alisson é um ótimo goleiro e pegou o pênalti de Guzman. A Colômbia dominou o primeiro tempo e no intervalo injetei um novo ânimo nos jogadores, que voltaram melhor pro segundo tempo. O que não quer dizer que Alisson não tivesse que nos salvar de novo. Aos 24, novo pênalti para a Colômbia, novamente Alisson acertou o canto e defendeu. Quando minha estreia parecia condenada a um 0x0 jogando pior, Fabinho lançou Grando. O atacante do Liverpool entrou na área e fuzilou no canto para nos dar a vitória por 1x0.

7-Col-mbia.png

Colômbia x Brasil

Para o jogo contra o Uruguai, mandei praticamente o mesmo time, com uma única alteração que era a entrada de Pituca na zaga no lugar de Luiz Felipe. O jogo contra a Celeste foi mais ao meu gosto, onde finalizamos mais. Embora não tenhamos conseguido converter as chances em gols, Fabinho converteu o pênalti cometido sobre Balão para nos dar mais uma vitória por 1x0.

8-Uruguai.png

Brasil x Uruguai

A segunda convocação ocorreu para os jogos de outubro contra Chile e Argentina, dois jogos fora de casa. Com um pouco mais de conhecimento sobre os jogadores, fiz algumas trocas em relação à primeira convocação. Troquei os dois goleiros reservas; Luiz Felipe deu lugar ao lateral Luiz Eduardo; no meio de campo saíram Balão, Fabinho e Marcos Bahia, entrando Kid (não o do Grêmio, outro), Reinier e Rodrygo (esses últimos nunca jogaram pela Seleção, vê se pode); e, no ataque, saiu Gabriel Jesus e entrou Bocão.

5-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 10/2028

O primeiro jogo foi contra o Chile e mantive quase todo o time que ganhou do Uruguai, com exceção da troca de Balão por Reinier no meio-campo. No começo do jogo, novamente cometemos pênalti e desta vez Alisson não conseguiu evitar o gol. Willian Grando empatou logo depois em rebote após chute de Paquetá de fora da área. Aos 18, Olivares girou sobre a defesa e guardou o dele. Grando empatou novamente 3 minutos depois, ao receber lançamento de Paulinho, ele disputou com o zagueiro no alto, ganhou na força e entrou sozinho na área. Aos 22 a virada quando Arana cruzou e Grando disputou com Rivera, que mandou contra. Aos 7 do segundo tempo, cruzamento perfeito de Militão e Grando desviou novamente pro fundo do gol, fazendo seu hat-trick. 15 minutos depois, Grando recebeu novamente na área, dominou mal, mas brigou com a zaga. A bola sobrou no pé de Bocão que fechou a conta. 5x2.

9-Chile.png

Chile x Brasil

Com a vitória, terminamos o 1º turno simbólico na liderança graças a derrota da Argentina para a Colômbia em casa. E novamente com apenas uma troca (Manzier no lugar de Marquinhos na zaga), fomos para Buenos Aires enfrentar a Argentina. E eita jogo movimentado da porra. Aos 15 minutos, a albiceleste abriu o placar com Romero, que recebeu de Noguera, invadiu a área e guardou o dele. Empatamos na saída de bola seguinte. Marquidorys cruzou, Tejara afastou e Paulinho ficou com a sobra. O ponta chutou, a bola desviou e entrou. Reinier virou o jogo aos 41, desviando de cabeça após escanteio cobrado por Arthur. Nosso 3º veio novamente com Paulinho, que aproveitou rebote do goleiro para marcar novamente ainda no primeiro tempo. E no começo do 2º tempo o mesmo Paulinho converteu de pênalti e fez 4x1. O jogo parecia resolvido, mas a Argentina não se entrega. Aos 9, Morales (aquele do Man. City), marcou no contra-ataque. Dois minutos depois, foi a vez de Rovagna marcar do mesmo modo. Conseguimos assegurar a vitória aos 25, quando Grando cruzou e Paquetá precisou chutar duas vezes para marcar e selar o 5x3.

10-Argentina.png

Argentina x Brasil

Para os jogos finais, em novembro, contra Equador e Paraguai, só alterei uma peça na convocação, que foi o retorno de Balão no lugar de Reinier. Quem não ficou nada contente em ser deixado de fora novamente foi Gabriel Jesus, que culpou seu treinador do Manchester City, Berizzo, por sua ausência na lista.

6-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 11/2028

Contra o Equador fiz algumas mudanças no time titular. Saíram Marquinhos, Arana, Marquidorys e Paulinho, entraram Manzier, Ismael, Luiz Henrique e Rodrygo. E foram justamente os dois últimos que abriram o placar. Primeiro, Luiz Henrique, aproveitou o rebote do chute de Arthur, depois, Rodrygo recebeu livre de Balão e só tocou no canto. Na 2ª etapa, Balão ampliou ao receber de Luiz Henrique. Billy Arce descontou para o Equador após cruzamento de Julio. No final do jogo, o artilheiro Willian Grando deixou o dele após confusão na área. 4x1 e 5 vitórias em 5 jogos.

11-Equador.png

Brasil x Equador

E partimos em busca do 6º triunfo em sequência quando defrontamos o Paraguai. Com a volta dos pontas titulares (Marquidorys e Paulinho), além de Arana voltando na lateral e Greick substituindo Paquetá no meio, tivemos um pouco de dificuldade para criar e precisamos recorrer a muitos tiros de longa distância. Numa das poucas jogadas que conseguimos entrar na área do Paraguai, Arana cruzou para trás e Greick soltou a bomba para selar o 1x0, fazendo com que 2028 na seleção fosse perfeito para mim.

12-Paraguai.png

Paraguai x Brasil

1.png

Resultados – Eliminatórias da Copa – 7ª a 12ª rodada

E com essas 6 vitórias seguidas assumimos a liderança, abrimos uma pequena vantagem e, de quebra, já nos classificamos antecipadamente para a Copa de 2030.

3-Rodada-12.png

Classificação – Eliminatórias da Copa – 12ª Rodada

Com isso, terei bastante tranquilidade no próximo ano para analisar realmente bem os jogadores. O calendário tem uma grande folga no meio do ano, porém, temos apenas duas datas para agendar amistosos. Assim, precisando testar o time contra adversários de um nível superior, tratei de convencer o presidente da CBF a marcar amistosos contra as duas primeiras seleções do Ranking da FIFA. Por incrível que pareça ele aceitou meu pedido e em junho do próximo ano teremos jogos contra Alemanha e Inglaterra. Podem ser meros amistosos, mas sinto que ali poderei saber se estamos prontos para a Copa.

De todo modo, a espinha dorsal do time já está formada com Alisson titularíssimo no gol; Pituca como principal elemento da defesa; Arthur regendo o meio de campo; Balão no meio, à frente de Arthur (Balão, inclusive, quase foi pro Grêmio em 2027, já que acertamos os valores com o Vitória para contratá-lo para reposição de Teco, porém ele preferiu o Southampton); Marquidorys na ponta esquerda; e Grando como o grande artilheiro. Ninguém tem cadeira cativa, claro, mas o time deve girar em torno desses nomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá rápido nas atualizações hein. Já tem duas pra eu comentar.

Campanha muito boa no campeonato brasileiro, atingindo uma marca muito expressiva de 90 pontos. O domínio nacional está muito bem estabelecido, e se consolidou com outro título da Copa do Brasil. Infelizmente faltou o grande momento da temporada, e pra quem tinha levado tudo no último ano certamente que essa temporada acabará ficando mais marcada pela derrota na final continental do que pelas belas campanhas nas outras competições - e, aliás, na própria Libertadores, pois o que fez na volta da semifinal foi sensacional. 

Já vi que tu comentou que não pede para teus atletas usarem desarme duro. Não há qualquer instrução sobre adversário nesse sentido também? Porque as vezes a gente não pede pra equipe em si mas pede pra chegarem junto em algum atleta adversário. E tu pede pra cuidar ainda mais nos desarmes quando o cara leva amarelo ou fica por isso mesmo? O expulso na final da Libertadores foi pelo segundo amarelo. O da semi também. De repente o que faltou foi o treinador chegar no pé do ouvido do jogador e pedir pra ele dar uma acalmada depois do primeiro cartão.

Também achei meio esquisita a estratégia de partir pra buscar a vitória mesmo com um a menos. Acho que o treinador deixou o sucesso das últimas duas temporadas subir um pouco à cabeça, acreditando que seu time era imbatível. Final de Libertadores em jogo único, um homem a menos no meio do segundo tempo, era hora de fechar a casa e apostar no contra-ataque. Concorda que foi uma falha de avaliação?

 

Passando para a seleção, esse negócio de 6 classificados diretos e mais um pra repescagem é muito bizarro. Não tem futebol que justifique tanta gente na Copa. Dos convocados, o Cadão tem nome de craque. Confia nesse aí que ele aparece nos momentos decisivos, rs. Gostei também do Marquidorys, pelo nome exótico.

Os dois primeiros jogos não foram uma maravilha, mas venceu (com muita ajuda do Alisson). Já contra Chile e Argentina já foi bem melhor. Levou gol em excesso, é verdade, mas fez muitos mais e isso que importa. No fim das contas ainda venceu os últimos dois e terminou o período da forma que queria.

Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisaste bem os jogadores disponíveis e começaste com o pé direito na seleção. Os dois primeiros jogos foram à Italiana, com vitórias arrancadas a ferro por 1-0 e acabaste da mesma forma, contra o Paraguai. Pelo meio, chuva de golos e vitória sempre importante contra a Argentina.

Nos amigáveis que marcaste, irás testar o verdadeiro valor da seleção contra duas das melhores europeias e mundiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As eliminatórias sul-americanas em pontos corridos já eram bastante generosas com as seleções mais fortes. Do jeito que ficou agora virou brincadeira de mal gosto. O Brasil classificar para a Copa é mais do que obrigação. Imagine ficar fora dela? Seria demissão na hora. A vantagem de uma eliminatória tão tranquila é a possibilidade de fazer mais testes e permitir o aumento do grupo de selecionáveis.

Alisson...

Reinier e Rodrygo (esses últimos nunca jogaram pela Seleção, vê se pode) 😮

Depois de um começo econômico, entramos na fase Rocky Balboa com o Chile e a Argentina. O melhor foi vencer em Buenos Aires.

Adorei o nome: Marquidorys😁

Gostei dos amistosos marcados teremos maiores desafios.

Caminha para conseguir seu objetivo de classificar a seleção brasileira em 1º lugar nas eliminatórias. Só uma pergunta: a copa será onde?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Tá rápido nas atualizações hein. Já tem duas pra eu comentar.

Campanha muito boa no campeonato brasileiro, atingindo uma marca muito expressiva de 90 pontos. O domínio nacional está muito bem estabelecido, e se consolidou com outro título da Copa do Brasil. Infelizmente faltou o grande momento da temporada, e pra quem tinha levado tudo no último ano certamente que essa temporada acabará ficando mais marcada pela derrota na final continental do que pelas belas campanhas nas outras competições - e, aliás, na própria Libertadores, pois o que fez na volta da semifinal foi sensacional. 

E aí, Danut.

Essa parte da seleção já estava jogada porque ocorreu junto com o brasileirão, então era só organizar o post mesmo hehe.

Dentro do país acredito que não há discussão sobre o domínio tricolor (o que torna irônico perder a final da Libertadores para um time do mesmo país). De fato, com a campanha pior que na última temporada, acaba perdendo um pouco o brilho, mas ainda foi uma ótima temporada. Só não veio o título mais importante (até porque daria chance de buscar o mundial que escapou em 2027). Confesso que quando perdi em casa na semifinal pensei "Nno FM também?". Hahaha. Felizmente, ao menos no FM conseguimos reverter.

6 horas atrás, Danut disse:

Já vi que tu comentou que não pede para teus atletas usarem desarme duro. Não há qualquer instrução sobre adversário nesse sentido também? Porque as vezes a gente não pede pra equipe em si mas pede pra chegarem junto em algum atleta adversário. E tu pede pra cuidar ainda mais nos desarmes quando o cara leva amarelo ou fica por isso mesmo? O expulso na final da Libertadores foi pelo segundo amarelo. O da semi também. De repente o que faltou foi o treinador chegar no pé do ouvido do jogador e pedir pra ele dar uma acalmada depois do primeiro cartão.

Não, normalmente não coloco marcação individual, mas quando coloco é pra marcar apertado e levar para o pior pé. Jamais pra desarme mais duro. Não me lembro exatamente, mas acredito que que nesse jogo especificamente não coloquei qualquer instrução individual sobre adversário. Individual pra abrandar os carrinhos depois de um amarelo normalmente eu peço, mas em alguns jogos importantes, como era o caso, não pedi pois fiquei com medo de dar espaço.

6 horas atrás, Danut disse:

Também achei meio esquisita a estratégia de partir pra buscar a vitória mesmo com um a menos. Acho que o treinador deixou o sucesso das últimas duas temporadas subir um pouco à cabeça, acreditando que seu time era imbatível. Final de Libertadores em jogo único, um homem a menos no meio do segundo tempo, era hora de fechar a casa e apostar no contra-ataque. Concorda que foi uma falha de avaliação?

Pode sim ser um pouco de "salto alto", achando que o time conseguiria, mas é mais um receio de atrair muito o adversário. Sempre que busquei uma estratégia mais defensiva, me lasquei. Então de umas temporadas pra cá tenho confiado mais no ataque que na defesa. Além disso, meu medo era que o time não aguentasse na prorrogação. Com mais meia hora de jogo era mais tempo para o Palmeiras fazer gols e, com um a menos, não teríamos tanta perna assim pra buscar o nosso. Não sei se chegou a ser falha de avaliação por essa razão que falei. Até porque pesou o fato de ter prorrogação, caso fossem pênaltis talvez eu tivesse tentado segurar o resultado (talvez não, não sei haha).

6 horas atrás, Danut disse:

Passando para a seleção, esse negócio de 6 classificados diretos e mais um pra repescagem é muito bizarro. Não tem futebol que justifique tanta gente na Copa. Dos convocados, o Cadão tem nome de craque. Confia nesse aí que ele aparece nos momentos decisivos, rs. Gostei também do Marquidorys, pelo nome exótico.

Os dois primeiros jogos não foram uma maravilha, mas venceu (com muita ajuda do Alisson). Já contra Chile e Argentina já foi bem melhor. Levou gol em excesso, é verdade, mas fez muitos mais e isso que importa. No fim das contas ainda venceu os últimos dois e terminou o período da forma que queria.

Boa sorte na sequência.

Eu tenho uma opinião meio dividida sobre isso. Acho importante que se dê espaço na Copa para seleções menores, mas ao mesmo tempo, acho que América do Sul e Europa já tem muitas vagas do jeito que será até 2022. As vagas abertas a sul-americanos e europeus, ao meu ver, deveriam ser distribuídas para outros continentes, inclusive como forma de fomentar o esporte nesses locais. Olha, uma letra diferente no nome do Cadão e não sei o convocaria haha. Marquidorys é um excelente nome, a primeira vez que me chamou atenção foi numa notícia que apareceu que ele estava sendo contratado pelo Real Madrid. Entrei no perfil e só aí que descobri que era brasileiro haha.

Alisson é meu pastor e ele me salvará haha. O jogo contra a Colômbia foi na conta do Alisson, sem ele teria perdido na estreia e o caldo poderia ter desandado. Contra Chile e Argentina ficamos no 10x5, o que tá de bom tamanho e garante o entretenimento haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

2 horas atrás, Cadete213 disse:

Analisaste bem os jogadores disponíveis e começaste com o pé direito na seleção. Os dois primeiros jogos foram à Italiana, com vitórias arrancadas a ferro por 1-0 e acabaste da mesma forma, contra o Paraguai. Pelo meio, chuva de golos e vitória sempre importante contra a Argentina.

Nos amigáveis que marcaste, irás testar o verdadeiro valor da seleção contra duas das melhores europeias e mundiais.

E aí, Cadete.

Na verdade comecei a me aprofundar no elenco, incluindo e removendo jogadores da Lista Nacional somente depois do fim da temporada com o Grêmio, fui rotacionando alguns jogadores que já estavam na lista, mas no fim das contas, o saldo é positivo, tem muitos jogadores de qualidade. Os primeiros jogos foram naquele lema "se não vai na qualidade, vai na vontade". Depois jogamos melhor, da maneira que eu prefiro. Espero que siga assim hehe.

É esse o objetivo. Uma grande crítica à seleção brasileira por aqui é que os amistosos marcados dificilmente servem para se avaliar alguma coisa e que os confrontos contra europeus somente acontecem em competições oficiais. Tentei mudar isso.

Valeu pelo comentário!

23 minutos atrás, ggpofm disse:

As eliminatórias sul-americanas em pontos corridos já eram bastante generosas com as seleções mais fortes. Do jeito que ficou agora virou brincadeira de mal gosto. O Brasil classificar para a Copa é mais do que obrigação. Imagine ficar fora dela? Seria demissão na hora. A vantagem de uma eliminatória tão tranquila é a possibilidade de fazer mais testes e permitir o aumento do grupo de selecionáveis.

Alisson...

Reinier e Rodrygo (esses últimos nunca jogaram pela Seleção, vê se pode) 😮

Depois de um começo econômico, entramos na fase Rocky Balboa com o Chile e a Argentina. O melhor foi vencer em Buenos Aires.

Adorei o nome: Marquidorys😁

Gostei dos amistosos marcados teremos maiores desafios.

Caminha para conseguir seu objetivo de classificar a seleção brasileira em 1º lugar nas eliminatórias. Só uma pergunta: a copa será onde?

 

E aí, GG.

Como falei pro Danut, o aumento de vagas para a Copa é algo que acho positivo, mas concordo que para a América do Sul e Europa não havia necessidade e essas vagas seriam melhor distribuídas para outros continentes. Ficar de fora da Copa seria capaz de ter um linchamento público ou um Walk of Shame (estilo Game of Thrones). Felizmente não acontecerá haha. Sim, com uma maior tranquilidade é possível testar outros convocados e ver quem dá resposta.

Alisson mesmo com seus 35 anos ainda é um grande goleiro, muito (mas muito mesmo) acima dos reservas. Pois é, os meninos do Real Madrid não se criaram na seleção nesse save. Não sei por que, já que os dois são realmente muito bons.

O começo foi de ambientação do grupo, depois que entenderam o estilo de bater e levar, mas bater mais que levar, foram aqueles jogos. Vencer na Argentina sempre tem seu gosto.

Marquidorys é nome de craque, mas tenho uma preferência pela dupla Balão e Bocão haha.

Essa é a intenção, já que pegamos muitos times fracos nas eliminatórias, é bom fazer amistosos contra seleções mais fortes.

Acredito que vamos confirmar o primeiro lugar. A Argentina já ficou um pouco para trás e temos um confronto direto em casa.

Depois de 48 anos, a Copa será na Espanha.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, div said:

Como falei pro Danut, o aumento de vagas para a Copa é algo que acho positivo, mas concordo que para a América do Sul e Europa não havia necessidade e essas vagas seriam melhor distribuídas para outros continentes.

Eu também sou favorável ao número maior de participantes na Copa, mas não com essa fórmula que a FIFA quer com grupos de três equipes. Mas aí, teríamos que repensar certas situações nas eliminatórias para não perderem o desafio e se tornarem desinteressantes. Mas como ainda não está tudo definido, o FM  segue esse caminho provável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O objetivo da FIFA ao aumentar tão escandalosamente as vagas é permitir que a Copa seja quase que as Olímpiadas do futebol com uma participação sempre maior de países dos mais diferentes cantos. Eu não desgosto e acho que cumpre bem o objetivo, embora concorde que as vagas são mau distribuídas: 7 vagas num torneio com 10 times é bizarro, parece primeira fase de campeonato estadual. Sobre o formato da Copa, achei bem divertido no FM porque todo jogo é decisivo de fato, não tem aquela terceira rodada com seleção encostada e o excesso de mata-mata vai dar uma emoção maneira ao torneio (embora nem sempre privilegie a melhor seleção). 

A coisa que mais imagino que você sinta falta nesse tempo de seleção é mesmo ter um pouco de competitividade, dentro do que eu vivi com o Paraguai na minha experiência, o jogo com seleção é muito monótono porque chega uma hora que você mapeia as opções, conhece os jogadores e o fato do FM ter atributos visíveis faz com que dificilmente você "descubra" alguém, como o Tite deve fazer. O caminho, inclusive, é positivo e achei sua seleção muito boa, gostei muito do Marquidorys mesmo com o nome estranho. A pergunta é: Garrinchinha chega quando na seleção? Talvez o Teco?

Boa sorte nessa empreitada, traga o hexa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo início na seleção brasileira com esse 100% de aproveitamento. A qualificação era certa, mas esse início arrasador injeta um ânimo maior na seleção e em você também. 

Esse novo formato da Copa é bem perigoso, uma derrota e você praticamente já dá adeus pra competição. A gente viu contra a Colômbia como uma expulsão no começo pode custar caro. Enfim, vai ser legal ver na Copa hahah.

Pelos jogadores que você nos mostrou a seleção é excelente. Todos eles tem um nível gigante.

Pensei que ia deixar o Allison no banco por ser colorado hahaha.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba fazia tempo que eu não aparecia por aqui, voltei a ler seu save já tem um tempo (você deve ter visto pelas curtidas), mas tive alguns contra tempos e só hoje voltei a me atualizar.

Parabéns pela ótima carreira que criou, na minha última participação por aqui, você tinha acabado de ser contratado pela Chape, agora já ganhou praticamente todas as competições que disputou, só faltando o Mundial de Clubes. E ainda assumiu a canarinho. Baita trajetória!

Só pode dar uma Tite que era um Leão na eliminatória e um Gatinho na Copa do Mundo hein. Espero que Lukaku e De Bruyne já tenham se aposentado.

Boa sorte na sequência e espero passar por aqui com mais frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2021 em 07:59, ggpofm disse:

Eu também sou favorável ao número maior de participantes na Copa, mas não com essa fórmula que a FIFA quer com grupos de três equipes. Mas aí, teríamos que repensar certas situações nas eliminatórias para não perderem o desafio e se tornarem desinteressantes. Mas como ainda não está tudo definido, o FM  segue esse caminho provável. 

Pois é, sempre que se fala em alteração de competições é um tema complexo, com muitas coisas para se levar em consideração. Confesso que não tenho uma opinião formada sobre a Copa com grupos de 3 equipes, mas de início tendo a concordar com o que o Peepe falou sobre todo jogo ser decisivo. Isso pode dar um ar mais dramático à competição.

Em 07/01/2021 em 15:23, Peepe disse:

O objetivo da FIFA ao aumentar tão escandalosamente as vagas é permitir que a Copa seja quase que as Olímpiadas do futebol com uma participação sempre maior de países dos mais diferentes cantos. Eu não desgosto e acho que cumpre bem o objetivo, embora concorde que as vagas são mau distribuídas: 7 vagas num torneio com 10 times é bizarro, parece primeira fase de campeonato estadual. Sobre o formato da Copa, achei bem divertido no FM porque todo jogo é decisivo de fato, não tem aquela terceira rodada com seleção encostada e o excesso de mata-mata vai dar uma emoção maneira ao torneio (embora nem sempre privilegie a melhor seleção). 

A coisa que mais imagino que você sinta falta nesse tempo de seleção é mesmo ter um pouco de competitividade, dentro do que eu vivi com o Paraguai na minha experiência, o jogo com seleção é muito monótono porque chega uma hora que você mapeia as opções, conhece os jogadores e o fato do FM ter atributos visíveis faz com que dificilmente você "descubra" alguém, como o Tite deve fazer. O caminho, inclusive, é positivo e achei sua seleção muito boa, gostei muito do Marquidorys mesmo com o nome estranho. A pergunta é: Garrinchinha chega quando na seleção? Talvez o Teco?

Boa sorte nessa empreitada, traga o hexa!

E aí, Peepe.

Pois é, a minha ressalva é exatamente a distribuição dessas vagas. 60% de classificados diretos (podendo ser 70%) é muita coisa. Quanto à Copa, será a primeira vez que jogo nesse formato, vamos ver como seguirá. Pelo o que tivemos na última Copa, pode ser interessante.

Pois é, a falta de jogos é um problema de jogar com seleção. Depois que tu filtra bem os jogadores, não tem muito o que fazer (ainda mais que assumi perto da Copa, dificilmente vai surgir um craque do nada). A seleção é boa, tem problemas nas laterais, mas no FM todo mundo tem problemas nas laterais, e no gol se não tivesse o Alisson estávamos fritos, pois os reservas não são tão qualificados. O ataque como um todo é muito bom, são várias ótimas opções e Marquidorys é uma delas. Olha, Garrinchinha disputa exatamente com o Marquidorys, difícil vê-lo na seleção por enquanto. Teco, aquele ingrato, é reserva no Barcelona, sem chance também haha. Tem um jogador apenas que trabalhou comigo bem cotado para convocações, será testado em 2029 ainda.

Valeu, é pra isso que contrataram o André hehe.

Valeu pelo comentário!

Em 07/01/2021 em 16:02, ElPerroMG disse:

Belo início na seleção brasileira com esse 100% de aproveitamento. A qualificação era certa, mas esse início arrasador injeta um ânimo maior na seleção e em você também. 

Esse novo formato da Copa é bem perigoso, uma derrota e você praticamente já dá adeus pra competição. A gente viu contra a Colômbia como uma expulsão no começo pode custar caro. Enfim, vai ser legal ver na Copa hahah.

Pelos jogadores que você nos mostrou a seleção é excelente. Todos eles tem um nível gigante.

Pensei que ia deixar o Allison no banco por ser colorado hahaha.

Boa sorte na sequência!

E aí, El Perro.

Começo animador, ainda mais enfrentando a Argentina e mantendo os 100%, espero manter assim até a Copa haha.

É isso mesmo, na Copa não há lugar pra erro e ter um sorteio mais amigável na fase de grupos não faria mal também pra evitar zebras hehehe.

Essa é a espinha dorsal do time e acredito que a seleção é bem servida. Alguns jogadores já estão em declínio físico e é preciso ver se tem condições de jogar na Copa.

Olha, pior que eu não tenho essa "rusga" com o Alisson. Acredito que seja porque ficou pouco tempo no rival, não ganhou nada relevante e ainda levou 5 num grenal, então não tenho nada contra ele. Se fosse um Clemer, por exemplo, nessa condição, repensaria, mas o Alisson é tranquilo haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 08/01/2021 em 22:20, AllMight disse:

Caramba fazia tempo que eu não aparecia por aqui, voltei a ler seu save já tem um tempo (você deve ter visto pelas curtidas), mas tive alguns contra tempos e só hoje voltei a me atualizar.

Parabéns pela ótima carreira que criou, na minha última participação por aqui, você tinha acabado de ser contratado pela Chape, agora já ganhou praticamente todas as competições que disputou, só faltando o Mundial de Clubes. E ainda assumiu a canarinho. Baita trajetória!

Só pode dar uma Tite que era um Leão na eliminatória e um Gatinho na Copa do Mundo hein. Espero que Lukaku e De Bruyne já tenham se aposentado.

Boa sorte na sequência e espero passar por aqui com mais frequência.

E aí, AllMight. Bem vindo de volta.

Pois é, vi que você estava acompanhando. Obrigado pela paciência de ler tudo!

Valeu, acho que a carreira está num crescente contínuo e isso é animador. Muita água rolou por baixo dessa ponte desde que assumi a Chape e chegamos na seleção no momento certo.

Aí complica né? Pelas demonstrações dos jogos contra Argentina e Uruguai o futuro é promissor, mas os amistosos desse ano devem dizer se realmente estamos no páreo para a Copa. Acho que já aposentaram, se não aposentaram tão fazendo hora extra já haha.

Valeu e Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-44.png

 

Resumo do último capítulo:

No 43ª capítulo André conta suas primeiras experiências no comando da seleção, quando ainda dividia funções entre seleção e clube. Fala sobre as convocações, os seis primeiros jogos das eliminatórias, com seis vitórias e da vaga antecipada à Copa do Mundo de 2030.

Em 2029 o Brasil jogará 9 jogos, sendo seis pelas eliminatórias, dois amistosos contra as principais seleções do mundo e o superclássico contra a Argentina.

***

30 de março de 2029

É engraçado essa vida de seleção, recebo muito mais, trabalho muito menos. Por outro lado, acredito que ano que vem a pressão será maior e talvez nisso o salário se justifique. Ou a CBF tá com muito dinheiro e não tenha o que fazer com ele. Se bem que fosse esse o caso talvez esse dinheiro não viesse para mim.

Ao final do ano até consegui ter mais tranquilidade pra aproveitar as festividades e ir para Gramado. Em partes, pois após me notarem na cidade, não podia sair na rua em paz. O mal da fama alta.

O lado bom de termos tão poucos jogos nesse ano é que posso passar mais tempo em casa. Optei por continuar morando em Porto Alegre, onde já estamos adaptados. O problema é que agora que tenho tempo, Edu está naquela fase em que a última pessoa que ele quer ver sou eu. Com 15 pra 16 anos, ele passa o tempo todo enfurnado no quarto ouvindo NXFresno. Não sei como ele consegue gostar disso, sinceramente.

Ah sim, uma curiosidade sobre o fim de 2028. John Sapula, sul-africano contratado pelo Grêmio no começo do ano passado, que foi reserva de Flaysmar durante quase toda a temporada, venceu o prêmio de melhor jogador sub-21 do mundo.

Na seleção, tivemos algumas trocas na convocação para os primeiros jogos do ano. Por lesão saíram Alisson, Tiago e Grando. Além deles, não foram convocados Ismael e Rodrygo. Entraram, portanto, Cadão para o gol, Osmair (que aparece como meio-campista) para a lateral esquerda, Vinícius Júnior para o lugar de Rodrygo, Jomar Jorge (ex-Chape e recentemente contratado pelo Grêmio) para a ponta direita no lugar de Tiago e Gabriel Jesus no lugar de Grando.

3-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 03/2029

Com essa convocação, a escalação teve algumas mudanças também. Para o jogo contra a Bolívia, levei a campo uma equipe bem modificada. E esta partida teve um nome: Bocão. O faz-tudo no ataque deu assistência, fez gol, colocou na trave, enfim, fez de tudo. Outro destaque fica para a boa atuação de Osmair como lateral-esquerdo. Vencemos por 4x0 tranquilamente.

14-Bolivia.png

Brasil x Bolívia

Para o jogo contra o Peru¸ novamente mudei o time e, apesar de criarmos algumas chances no começo da partida, vi que nossa produção ofensiva não estava tão boa. Então mudei algumas funções, especialmente nas laterais (que estavam apoiando e foram instruídos a atacar), para tentar dar mais volume pelos lados. Resposta quase imediata em campo, aos 35, cruzamento de Luiz Eduardo e Luiz Henrique cabeceou para fora.

No intervalo fui obrigado a retirar Vinícius Jr. em razão de um problema na virilha. Coloquei Balão e retornei Bocão para a esquerda. Na metade do segundo tempo, com mais algumas trocas, Bocão acabou deslocado para a função de centroavante e só faltou jogar na direita pra completar a cartela do bingo. Mesmo com as trocas, o empate parecia que não sairia do placar, porém, aos 47, Gabriel Jesus roubou bola no ataque, chegou na linha de fundo e, mesmo marcado por dois, cruzou rasteiro na medida para Balão, de carrinho, fazer o gol do jogo. 1x0.

13-Peru.png

Peru x Brasil

Mais duas vitórias e liderança mantida. Agora o desafio será nos amistosos contra Alemanha e Inglaterra. Ambos em Porto Alegre, o primeiro na Arena do Grêmio e o segundo no Beira-Rio.

 

13 de junho de 2029

Brasil continua sem vencer as principais seleções europeias”, era o que dizia o GC de algum programa esportivo que passava na televisão enquanto trocava de canais depois dos amistosos. Infelizmente era a realidade. Desde 2018, num amistoso diante da Alemanha, antes da Copa, a seleção brasileira não vence de uma seleção europeia campeã mundial. De lá pra cá, foram 3 empates e 3 derrotas (já contando os amistosos deste ano). Claro que é um universo muito pequeno de apenas 6 partidas em 11 anos, mas, mesmo assim, fui contratado para mudar as coisas. Não foi desta vez.

A convocação não escapou muito do que vínhamos fazendo, contando com o retorno daqueles jogadores lesionados.

4-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 06/2029

O primeiro jogo foi na Arena do Grêmio diante da Alemanha. A 2ª colocada no ranking. Um fato curioso sobre a seleção alemã é que dois jogadores do time que iniciou o jogo são brasileiros: o goleiro Wagner e o ponta Leonardo. Ambos certamente seriam convocados se não tivessem optado pela seleção europeia. O jogo começou com bastante equilíbrio, mas a principal chance foi alemã. Aos 22 minutos, Leonardo recebeu lançamento pela direita, invadiu a nossa área e chutou forte. Alisson foi bem e fechou o ângulo, espalmando para escanteio. Após essa chance, tomamos as rédeas da partida, praticamente só o Brasil criou até os 40 minutos. Mas, novamente, a Alemanha que criou com mais perigo, quando Genser chutou e Mainzer se jogou na frente da bola pra impedir o gol. Aos 42, nossa grande chance no primeiro tempo, com Grando recebendo na entrada da área, limpando o marcador e chutando forte, para boa defesa de Wagner. Com o 0x0 no placar até o final do primeiro tempo, o saldo da partida era positivo. Estávamos fazendo um bom jogo. Na segunda etapa, em escanteio pela esquerda, Balão mandou na cabeça de Manzier, que desviou, mas a bola foi na direção do goleiro. Aos 15, o gol alemão: Falta próxima à linha lateral pela direita, na altura da risca da grande área, Kapidzic levantou no 2º poste, Leonardo, em cima da linha de fundo escorou pro meio e Bolten abriu o placar. Aos 24, nossa vez de chegar na bola parada. Balão cruzou uma falta da intermediária para o 2º pau, Arana apareceu de surpresa e, livre, chutou forte em cima do goleiro. Aos 35, Balão cobrou falta direta de longe, a bola foi no cantinho e nova grande defesa do goleiro. Três minutos mais tarde, Durakovic recebeu em profundidade e mandou na trave. Depois, nada grandioso ocorreu e saímos com a minha primeira derrota no comando da seleção, 0x1. De positivo, o fato do goleiro adversário ser o melhor em campo, o que mostra a boa produção ofensiva.

A-Alemanha.png

Brasil x Alemanha

Alguns dias mais tarde, o jogo foi no outro lado da cidade, no Beira-Rio, contra a Inglaterra. Logo no começo de partida os ingleses mostraram porque são os nº 1 no ranking da FIFA. Sancho lançou Raschford e o centroavante obrigou Alisson a fazer um milagre pra evitar o gol com 1 minuto. Aos 17, nova chance inglesa e Cook mandou por cima. Um minuto depois Mcintosh recebeu de Rashford e chutou, a zaga abafou o chute e a bola ficou mansa para Alisson. A superioridade inglesa era evidente, até que, aos 23 minutos, Paulinho lançou Grando, que ganhou da zaga na velocidade e mandou pro gol. 10 minutos depois, Grando teve a chance de ampliar ao receber na entrada da área, cortar para a perna direita e chutar caprichosamente na trave. Um minuto depois, Alisson foi de vilão a herói em cerca de 10 segundos. O goleiro tentou lançar com as mãos para Kid, o lançamento foi interceptado, e Cook lançou Tompkins, que chutou forte e Alisson evitou o gol. Nós vencíamos, mas o desempenho não convencia. Alterei um pouco a forma de jogar, de modo que os meias centrais resguardassem um pouco mais a posição para o segundo tempo.

Logo aos 3 minutos, Farley, que entrara no lugar de Rashford, recebeu em profundidade e chutou para mais uma boa defesa de Alisson. Aos 13, outra grande defesa de Alisson. Após bola parada a nosso favor, a Inglaterra retomou a posse e saiu no contra-ataque, Boonie avançou pela direita e chutou para mais uma defesa do nosso goleiro. Aos 18, mais um chute de Farley, mais uma defesa de Alisson. Podia dizer nesse momento que nossa vitória tinha nome: Alisson. Tivemos nossa grande chance aos 21, quando Osmair cruzou rasteiro para Grando, o centroavante desviou e por pouco não marcou. Com 28, nem se Alisson tivesse 4 braços deteria o gol de empate. Sancho lançou espetacularmente para Farley, que, de primeira, chutou no canto e bateu, finalmente, o goleiro brasileiro. Após o gol de empate, as equipes até tentaram criar, mas não levaram a melhor sobre as defesas e o que se viu foi um perde e ganha até o final da partida. 1x1, numa fraca exibição.

A-Inglaterra.png

Brasil x Inglaterra

E com esses resultados e exibições, ligamos o sinal de alerta para a Copa do Mundo.

 

13 de setembro de 2029

Após os amistosos contra seleções europeias, um amistoso com nome de competição de Youtubers: Superclassico. É um jogo anual entre Brasil e Argentina, este ano sendo disputado no Japão. Fiz três mudanças na defesa na convocação.

5-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – Superclassico

Tirei Luiz Eduardo e convoquei João Victor para ser o lateral-direito reserva, tirei Osmair e convoquei Canela para ser o lateral-esquerdo reserva (esta convocação gerou surpresa) e convoquei Fabian no lugar de Mainzer. A convocação de Fabian se dá por duas razões: é bom um jogador e está pensando em defender Portugal e Mainzer não podia jogar em razão de uma suspensão. Tratei de convocar o zagueiro que agora está no Grêmio para evitar conflito de seleções e garanti-lo a nossa disposição.

Tratando do jogo, abrimos o placar cedo com Paulinho, que recebeu de Paquetá e chutou colocado no ângulo. Golaço. Aos 15, Guattini avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Ihitz, que empatou. Um minuto depois, a virada. Arthur cobrou escanteio a nosso favor, a zaga cortou e Ortega lançou Lepe. O meia correu pela direita com a bola e cruzou no segundo poste para Guattini escorar. Parecia que a má forma dos amistosos seria trazida para este jogo. Só parecia. Aos 22, Marquidorys brigou com a zaga e a bola sobrou para Paulinho, que fez seu 2º. Aos 42, Marquidorys recebeu de Grando na ponta, cruzou e Balão virou o jogo novamente. Quando parecia que o jogo se encaminhava para o 3x2, uma jogada muito parecida com a do 1º gol, Paulinho recebeu de Paquetá e chutou de primeira pra fechar o jogo. 4x2.

Superclassico.png

Argentina x Brasil

E a última convocação agora não foi tão longe do superclássico. Para os jogos contra Venezuela e Uruguai.

9-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 09/2029

No jogo em casa contra a Venezuela, não foi aquela goleada que se esperaria da seleção brasileira. Mas não se pode dizer que isso se deu pela falta de chutes a gol. Foram 17 remates no primeiro tempo, 16 no segundo. Apenas 2x0.

15-Venezuela.png

Brasil x Venezuela

Contra o Uruguai, a perda dos 100%. Assim como no jogo contra a Venezuela, criamos bastante, mas pecamos na finalização. A única bola que entrou foi um chute de Balão na entrada da pequena área, sem chances para o goleiro uruguaio. Aos 27, Zalazar chutou de muito longe em curva, uma bola relativamente fraca, e Alisson aceitou. 1x1 na conta da falta de eficiência ofensiva e numa rara falha do goleiro.

16-Uruguai.png

Uruguai x Brasil

 

20 de outubro de 2029

É até estranho dizer isso, mas profissionalmente, o ano acabou essa semana. Com os últimos jogos das eliminatórias, não temos mais compromissos em 2029. Os últimos jogos das eliminatórias foram contra Colômbia e Argentina, ambos em casa. Com cinco lesionados, precisei mudar algumas coisas e dei chances para Edinaldo e Mamute terem suas primeiras experiências internacionais

10-Convoca-o.png

Convocação da Seleção Brasileira – 10/2029

Primeiro, jogamos contra a Colômbia. Uma equipe que nos deu trabalho na minha estreia, acabou não tendo o mesmo jogo agora. Ganhamos de 2x0, que poderia ser mais se Luiz Henrique não tivesse pedido para bater um pênalti e tentar fazer um hat-trick e errado a cobrança. Mas ele já tinha dois gols na conta e o jogo estava controlado, não havia muito a perder. Além disso, um hat-trick de Luiz Henrique mostraria a Grando que a concorrência é forte e que ele não pode vacilar.

17-Col-mbia.png

Brasil x Colômbia

Contra a Argentina, foi a 3ª vez que os enfrentei e esta, de longe, foi a vitória mais tranquila. Com uma grande superioridade brasileira, abrimos o placar apenas no 2º tempo com Arthur, de pênalti. Tivemos a ajuda hermana com a expulsão de Suárez aos 35, e aos 46, Mamute, pegando rebote do goleiro, deixou o seu. Posso dizer que ganhamos na Argentina, no Brasil e no Japão.

18-Argentina.png

Brasil x Argentina

12-Jogos.png

Resultados Seleção Brasileira – 2029

Com esses resultados, terminamos na 1ª colocação das eliminatórias, invictos e com uma boa vantagem sobre a Argentina.

11-Classifica-o.png

Classificação Final – Eliminatórias Sul-Americanas

Assim termina 2029 e o ciclo até a Copa. Até agora, o ponto mais alto foram os confrontos contra a Argentina, enquanto o ponto mais baixo, os amistosos contra os europeus. Agora tudo se resume à Copa de 2030, na Espanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É boa vida sim senhor e a receber bem. Dominas na América do Sul e os resultados são prova disso mesmo, com qualificação sem derrotas. Os jogos contra Alemães e Ingleses mostram que a equipa talvez não esteja ainda pronta para vencer o Mundial, mas é sem dúvida uma das principais favoritas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O difícil de comandar a seleção brasileira é a expectativa dos torcedores por resultados positivos. Nesse sentido, o trabalho do André foi excelente. Terminou as eliminatórias invicto e com apenas três empates. Não foi o ataque mais positivo, mas foi a melhor defesa. Com a exceção do empate no Centenário, sempre foi superior aos adversários, mesmo quando o placar não mostrou isso claramente. Contudo, as partidas contra os europeus mostrou que o Brasil vai ter que jogar mais se quiser voltar a ganhar a Copa do Mundo. As partidas contra a Alemanha e Inglaterra mostraram o que o Brasil poderá encontrar pela frente. Vai ter trabalho se quiser o título onde outros falharam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas eliminatórias foi bem. Mostrou pra Argentina quem manda, e venceu quase tudo nos outros jogos também. Mesmo que por vezes não tenha sido aquele domínio que a torcida espera sobre os adversários locais. Quase nunca o Brasil consegue cumprir inteiramente com a alta expectativa da torcida e vencer todo mundo com um futebol bonito e exuberante. O que importa mais é que ficou em primeiro na eliminatória.

Problema mesmo foram os jogos com os europeus. É o sinal de que as coisas podem ser complicadas quando chegar a Copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do Continente era obrigação se classificar em primeiro, pois tem uma das melhores equipes da América do Sul. Agora me preocupa o enfrentamento contra as equipes europeias. Espero que consiga chegar na Copa com um aproveitamento melhor contra equipes do velho continente. Neste período antes da Copa de 30, irá realizar amistosos contra seleções da Europa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dominante no Continente, o Brasil é superior às rivais e atropela com gosto quem vê pela frente. Parece muito com a Seleção Brasileira atual inclusive, até mesmo ao falarmos do desempenho contra os europeus. Acho válido dar uma observada nas formações de Inglaterra e Uruguai para melhor entender o seu ponto fraco, são adversários de bom nível mas que criaram acima do normal, incluso os flagras, e pensar numa estratégia diante de times desse porte ou com essa formação.

Sigo otimista para a Copa do Mundo e é mesmo curioso como o FM depois de algum tempo pende muito para os europeus, ou talvez seja uma observação errada de minha parte, mas sempre vejo os times da Europa 1 ou 2 degraus acima dos Sudacas conforme o tempo avança no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Cadete213 disse:

É boa vida sim senhor e a receber bem. Dominas na América do Sul e os resultados são prova disso mesmo, com qualificação sem derrotas. Os jogos contra Alemães e Ingleses mostram que a equipa talvez não esteja ainda pronta para vencer o Mundial, mas é sem dúvida uma das principais favoritas.

E aí, Cadete.

Quem dera fosse assim fora do FM também haha. Fizemos as eliminatórias de forma praticamente impecável desde que assumi o comando da equipe. Já nos amistosos, temos que ligar o sinal de alerta. Com a Inglaterra principalmente, jogaram melhor, apesar do empate. Como é uma competição quase inteiramente de mata-mata, não podemos vacilar se enfrentarmos um desses adversários.

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, ggpofm disse:

O difícil de comandar a seleção brasileira é a expectativa dos torcedores por resultados positivos. Nesse sentido, o trabalho do André foi excelente. Terminou as eliminatórias invicto e com apenas três empates. Não foi o ataque mais positivo, mas foi a melhor defesa. Com a exceção do empate no Centenário, sempre foi superior aos adversários, mesmo quando o placar não mostrou isso claramente. Contudo, as partidas contra os europeus mostrou que o Brasil vai ter que jogar mais se quiser voltar a ganhar a Copa do Mundo. As partidas contra a Alemanha e Inglaterra mostraram o que o Brasil poderá encontrar pela frente. Vai ter trabalho se quiser o título onde outros falharam.

E aí, GG.

O torcedor brasileiro é bastante exigente quanto aos resultados e acho até que terminar em 1º não é visto como "mais do que a obrigação". Mas de qualquer forma, era o que precisávamos fazer, já que era a única competição mesmo. Se contarmos apenas a "Era Bittencourt" o retrospecto nas eliminatórias é melhor ainda, com 11 vitórias e 1 empate nas eliminatórias. Só discordo quanto a exceção no empate, já que tivemos 2 oportunidades flagrantes e 4 meias oportunidades contra 0 do adversário. Talvez o primeiro jogo contra a Colômbia tenha sido o jogo que jogamos pior nessas eliminatórias. Mas o que pesou de fato no ano foram os confrontos contra os europeus mesmo. Não conseguimos dominar nenhuma das partidas e no empate com a Inglaterra, se não fosse o Alisson, o placar seria favorável aos ingleses. Mas podemos tirar de positivo que agora sabemos os níveis dos principais adversários. Vão dar trabalho mesmo.

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, Danut disse:

Nas eliminatórias foi bem. Mostrou pra Argentina quem manda, e venceu quase tudo nos outros jogos também. Mesmo que por vezes não tenha sido aquele domínio que a torcida espera sobre os adversários locais. Quase nunca o Brasil consegue cumprir inteiramente com a alta expectativa da torcida e vencer todo mundo com um futebol bonito e exuberante. O que importa mais é que ficou em primeiro na eliminatória.

Problema mesmo foram os jogos com os europeus. É o sinal de que as coisas podem ser complicadas quando chegar a Copa.

E ai, Danut.

Acho que esses confrontos contra a Argentina foram o ponto mais alto do trabalho na Seleção até o momento, inclusive por ser o adversário mais forte na América do Sul. Acho que principalmente contra Peru e Venezuela poderíamos ter entregado mais gols, mas pelo menos saímos com a vitória. Acho que a última seleção que conseguiu agradar a torcida com rendimento e resultado foi a de 70 mesmo, e acho que nem vai ter mais.

Os amistosos mostraram a força das outras seleções, e posso me agarrar no fato de agora saber o potencial deles. E dar aquela secadinha pra não caírem contra a gente também não faz mal haha.

Valeu pelo comentário!

2 horas atrás, LC disse:

Dentro do Continente era obrigação se classificar em primeiro, pois tem uma das melhores equipes da América do Sul. Agora me preocupa o enfrentamento contra as equipes europeias. Espero que consiga chegar na Copa com um aproveitamento melhor contra equipes do velho continente. Neste período antes da Copa de 30, irá realizar amistosos contra seleções da Europa?

E aí, LC.

Realmente, era minha expectativa e conseguimos com certa folga, pode-se dizer que era obrigação (depois de cumprida fica mais fácil dizer haha). Espero mudar esse retrospecto senão antes da Copa, durante ela (se houver confronto contra alguma dessas seleções). Vou, mas como só tem amistosos na semana antes da Copa, eu vou deixar pelo menos um amistoso (o último) pra jogar contra uma seleção fraca e elevar o moral dos jogadores pra chegarem tudo verdinho pra Copa haha. Até porque não posso elogiar os treinos pra fazer conseguir esse efeito hehe.

Valeu pelo comentário!

10 minutos atrás, Peepe disse:

Dominante no Continente, o Brasil é superior às rivais e atropela com gosto quem vê pela frente. Parece muito com a Seleção Brasileira atual inclusive, até mesmo ao falarmos do desempenho contra os europeus. Acho válido dar uma observada nas formações de Inglaterra e Uruguai para melhor entender o seu ponto fraco, são adversários de bom nível mas que criaram acima do normal, incluso os flagras, e pensar numa estratégia diante de times desse porte ou com essa formação.

Sigo otimista para a Copa do Mundo e é mesmo curioso como o FM depois de algum tempo pende muito para os europeus, ou talvez seja uma observação errada de minha parte, mas sempre vejo os times da Europa 1 ou 2 degraus acima dos Sudacas conforme o tempo avança no jogo.

E aí, Peepe.

Realmente, o desempenho tem sido bastante parecido com a seleção atual. Vamos torcer pra Copa não ser a mesma haha. A Inglaterra jogou na velocidade dos jogadores de frente, muitas bolas longas, é algo pra ficar atento na Copa e recuar as linhas nesses jogos. O Uruguai até acho que nem criou tanto assim (mesma coisa que a Argentina), com o gol saindo numa falha do Alisson.

Obrigado pelo otimismo, tenho confiança que podemos fazer uma boa copa. Acho que o futebol europeu, inclusive o de seleções, está há algum tempo acima do sul-americano. São 6 títulos de Copa para a Europa, 2 para a América do sul, nos últimos 30 anos. Mas o FM tem a tendência de prevalecer a Europa, então faz sentido que as seleções europeias fiquem mais fortes. O que fica meio irreal é a Inglaterra, sempre vira um cano de time.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechou com chave de ouro as eliminatórias. Praticamente vencendo todos os jogos e ainda ganhando o super clássico. Por falar em clássico, de quebra levou o super clássico para o currículo, meus parabéns pelo título!!

O grande desafio seria mesmo esse jogo contra os europeus. Além de uma equipe melhor, amistoso é sempre amistoso, difícil de convencer a galera a jogar. De qualquer forma, fica o alerta sobre o que enfrentará na Copa do Mundo. 

Boa sorte na sequência e que venha o Mundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ElPerroMG disse:

Fechou com chave de ouro as eliminatórias. Praticamente vencendo todos os jogos e ainda ganhando o super clássico. Por falar em clássico, de quebra levou o super clássico para o currículo, meus parabéns pelo título!!

O grande desafio seria mesmo esse jogo contra os europeus. Além de uma equipe melhor, amistoso é sempre amistoso, difícil de convencer a galera a jogar. De qualquer forma, fica o alerta sobre o que enfrentará na Copa do Mundo. 

Boa sorte na sequência e que venha o Mundo!

E aí, El Perro.

Foi uma grande temporada, se descontarmos os amistosos. Vencemos duas vezes da Argentina e o superclássico só não coloquei no currículo porque o FM não incluiu no quadro de honra, então não tô contando. Mas obrigado de qualquer forma 😅

Era o esperado que os amistosos seriam os grandes testes e espero que tu esteja certo e seja uma falta de competitividade da seleção brasileira por serem amistosos (embora eu ache que isso valha pros dois lados). De fato, fica o sinal ligado para evitar isso no futuro.

Valeu por comentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-45.png

 

Resumo do último capítulo:

No 44ª capítulo André fala sobre o ano de 2029, onde esteve exclusivamente no comando da seleção brasileira. Com o 1º lugar nas eliminatórias, mas com revezes importantes nos amistosos do meio do ano, a seleção brasileira começa a preparação final para a Copa do Mundo de 2030.

***

10 de junho de 2030

Ah, a Copa do Mundo. Embora o pontapé inicial seja daqui três dias, ela começa com o final das eliminatórias e sorteio dos grupos. Desde 2026, as regras mudaram e agora 48 seleções se qualificam para a maior competição do planeta. Essas seleções são divididas em 16 grupos de 3 seleções cada. Os dois primeiros de cada grupo passam e começam os playoffs em partidas únicas até que seja definido o campeão.

A seleção brasileira não vence a Copa do Mundo desde 2002, tendo atingido as semifinais na Copa de 2014 (todos lembram bem o que aconteceu naquela semifinal), as quartas de final nas copas de 2006, 2010 e 2018, os 16 avos de final na copa de 2026 (eliminado por Camarões na prorrogação) e caiu na fase de grupos na copa de 2022. Ou seja, um retrospecto muito abaixo do que já foi o padrão da seleção brasileira. Uma única semifinal em 6 copas, e nela um vexame.

Com a missão de voltar a brilhar, vamos encarar a Copa, que começa em pouco tempo e as expectativas da CBF são de chegarmos às semifinais. Eu, por outro lado, não me contento com menos que o título. É o que dizem: “Copa não se joga, copa se ganha”.

Ainda no final de 2029, o sorteio dos grupos ocorreu na Suíça, como sempre, e, como já era de se esperar, somos favoritos no nosso grupo, o grupo N que conta com EUA e Albânia.

1-Grupos.png

Grupos da Copa do Mundo de 2030

Talvez eu esteja colocando a carroça na frente dos bois, mas eu diria que garantir o 1º lugar é vital, já que o adversário vem do grupo M, que provavelmente terá a Bélgica como 1ª colocada. O atual formato da competição acaba minimizando as chances de confrontos entre as maiores seleções na fase de grupos e apenas o grupo D tem duas campeãs mundiais.

Para preparação, marcamos amistosos contra Espanha e Togo. Espanha é a dona da casa, 3ª colocada no ranking da FIFA e atual vice-campeã mundial. Togo vem para ser um jogo para elevar o moral dos jogadores antes da competição e dar ritmo a quem precisa. Tentamos marcar um 3º amistoso, que ocorreria entre os outros dois, mas a Turquia rejeitou o convite e o prazo para agendamento de amistosos se encerrou quando eles apresentaram a rejeição. Assim, um amistoso a menos para nos prepararmos.

Nos meses do início do ano, sem jogos para dirigir, passei um pente fino e selecionei apenas alguns nomes para ficarem no radar para a convocação. Além disso, cuidei atentamente o noticiário esportivo para me informar sobre possíveis lesões. E recebi com pessimismo a notícia da lesão de Arana, em 21 de abril. Se ele levasse o tempo máximo de recuperação, perderia o começo da Copa. Fosse qualquer outra posição (exceto o gol) eu estaria tranquilo, pois saberia que havia reposição à altura. Mas na lateral esquerda simplesmente não havia. Os reservas eram um meio-campista improvisado ou um jogador que prefere jogar na direita. Felizmente, hoje posso dizer que ele está recuperado e até participou do último amistoso. Nada mais que um susto.

Em maio, fiz a pré-convocação e cometi um erro que, espero, não venha me assombrar durante a Copa.

7-Pr-convoca-o.png

Pré-Convocatória da Seleção Brasileira

A Pré-Convocatória é uma convocação de 30 nomes, onde, depois, são escolhidos 23 para representar a seleção na Copa do Mundo. Os outros 7 serão suplentes, chamados apenas em caso de lesão. O problema da minha pré-convocatória é que não convoquei um 4º goleiro. Se um dos nossos 3 goleiros se lesionar, não tenho certeza se nos deixarão convocar alguém de fora da lista.

A convocação saiu alguns dias depois e a lista final foi esta:

Goleiros: Alisson, Cadão e Luiz Carlos;

Defesa: Arana, Fabian, João Victor, Mainzer, Marquinhos, MilitãoOsmair e Pituca;

Meio-Campistas: Arthur, Balão, Bocão, Greick, Kid e Paquetá;

Ataque: Grando, Luiz Henrique, Marquidorys, Paulinho, Tiago e Vinícius Jr.

Embora apareçam com numeração de titulares, Arthur e Paquetá perderam suas vagas no time principal para Greick e Kid, respectivamente. Jogaremos no 4-2-3-1 que fez bastante sucesso pelo Grêmio e pela Chape. Além disso, dei uma remodelada nas bolas paradas, estava sentido que tinham pouca efetividade ofensiva e na defensiva a marcação mista estava dando muita liberdade para os adversários.

10-T-tica.png

Tática para a Copa.

Como já falei, fizemos dois amistosos e no mais importante deles, não fizemos uma grande exibição, perdendo por 1x2 para a Espanha, seguindo a sina de não ganhar de campeões mundiais fora Uruguai e Argentina. Contra o Togo, passamos o trator e a vitória por 4x1 foi fácil e protocolar. Com esses resultados, o Brasil chega na copa com 23 vitórias, 4 empates e 4 derrotas desde a eliminação para Camarões em 2026.

Agora eu quero tirar uns momentos para analisar as principais seleções da Copa (as campeãs e algumas que sempre prometem):

 

Espanha (Grupo A)

Histórico no Ciclo (2026-30): Vice-Campeã na Copa de 2026 e da Copa das Confederações de 2029. Foi eliminada nas oitavas da Euro 2028.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 37 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

Ranking da FIFA: 3º

Destaques: A Furia é liderada pelo trio Ledesma, Carlos e Ignacio. O ponto fraco da equipe é a zaga, que tem apenas um bom nome.

Treinador: Rafa Benitez, desde 18/07/2028.

 

Holanda (Grupo B)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminada pela surpreendente Jamaica nas quartas de final da última Copa, foi eliminada nas oitavas de final da última Euro.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 30 vitórias, 6 empates e 6 derrotas

Ranking da FIFA: 9º

Destaques: Ao contrário da Espanha, a Holanda tem na zaga seu grande destaque. De Ligt é lendário segundo a imprensa e Yldrim consegue ser físico e inteligente. No meio campo, outro destaque com Joosten. De fraquezas, a falta de um grande centroavante.

Treinador: Erik Ten Hag, desde 23/07/2024.

 

Itália (Grupo C)

Histórico no Ciclo (2026-30): Na Copa de 2026 foram eliminados pela Suécia nas quartas de final, enquanto na Euro 2028 perderam para Portugal nas semifinais.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 33 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.

Ranking da FIFA: 7º

Destaques: Possível melhor lateral esquerdo do mundo, Di Nardo é o destaque na defesa, enquanto Minarini e Montagna lideram o ataque. Destaque para o retrospecto de Minarini, 56 jogos e 45 gols. Um dos elencos mais equilibrados, na Itália não há nenhuma carência visível.

Treinador: Luciano Spalletti, desde 21/07/2026.

 

França (Grupo D)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminados pela Holanda nos 16 avos de final da Copa de 2026 e nas oitavas da Euro 2028 pela Inglaterra.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 36 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.

Ranking da FIFA: 5º

Destaques: Um destaque é óbvio. O Bola de Ouro por 9 anos seguidos, Mbappé. Além dele, Mahsas e Martins formam um meio-campo muito forte, que também constitui o ponto fraco da equipe. Explico: Para arrumar espaço para os dois, não há um jogador defensivo no setor. A falta de um marcador no meio-campo pode prejudicar a França.

Treinador: Antoine Kombuaré, desde 18/07/2028.

 

Uruguai (Grupo D)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminados nos pênaltis para a Suécia nas oitavas de final da Copa de 26, caíram na fase de grupos da Copa América e se classificaram em 3º nas eliminatórias.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 17 vitórias, 5 empates e 11 derrotas

Ranking da FIFA: 18º

Destaques: Longe do que já foi um dia, a seleção uruguaia não conseguiu se renovar e vê apenas Lacerda, como um jovem prospecto. De resto, os grandes destaques são Bentancur e Milan. A falta de grandes nomes é um empecilho no caminho da primeira campeã mundial.

Treinador: Cláudio Biaggio, desde 19/07/2028.

 

Suécia (Grupo F)

Histórico no Ciclo (2026-30): A grande campeã da Copa de 2026, derrotou a Espanha na final, quando já tinha eliminado Inglaterra, Uruguai, Itália e Jamaica. Caiu nas semifinais na Copa das Confederações de 2029 e foi eliminada na fase de grupos da Euro 2028 com 1 ponto em 3 jogos.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 27 vitórias, 4 empates e 13 derrotas

Ranking da FIFA: 10º

Destaques: É consenso que se a Suécia quiser repetir o feito, deverá fazer das tripas coração. Falta qualidade em quase todos os setores e apenas com Isak e Bertilsson repetindo a excelente Copa de 2026 terão alguma chance.

Treinador: Eric Nyberg, desde 16/07/2028.

 

Alemanha (Grupo G)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminados nas oitavas de final pela Holanda, na Copa de 26, perderam a semifinal da Euro 28 para a Inglaterra.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 38 vitórias, 7 empates e 3 derrotas.

Ranking da FIFA: 2º

Destaques: O maior destaque alemão é brasileiro. Leonardo, ponta direita, é o melhor jogador do time é a principal arma de ataque. A principal, mas não a única. Pela esquerda Dié é rápido, ágil e cruza muito bem. Agindo como arco para as flechas nas pontas, Gencer é uma combinação de técnica e inteligência. Como ponto fraco, a defesa, embora muito física, não é tão técnica e pode acabar se atrapalhando.

Treinador: Julian Nagelsman, desde 25/07/2028.

 

Dinamarca (Grupo I)

Histórico no Ciclo (2026-30): Campeã de 2022, a Dinamarca foi eliminada pela Ucrânia nas oitavas de final em 2026. Na Euro, caiu para a Alemanha nas oitavas.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 30 vitórias, 1 empate e 9 derrotas.

Ranking da FIFA: 12º

Destaques: A dupla de meio é formada pelos dois jogadores mais valiosos da seleção dinamarquesa: Andersen e Rejnhold. Assim como a Suécia, a campeã de 2022 precisa de um milagre para repetir o feito, já que falta qualidade em quase todos os setores.

Treinador: Henrik Sorensen, desde 20/01/2025.

 

Portugal (Grupo J)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminados para a Suíça em nas oitavas da Copa de 2026. Chegaram à final da Euro 2028 e perderam para a Inglaterra.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 36 vitórias, 4 empates e 7 derrotas.

Ranking da FIFA: 6º

Destaques: O zagueiro Serrão, o meia Aguiar e o ponta Azevedo formam a espinha dorsal de um bom time, que tem no gol seu ponto fraco.

Treinador: Paulo Fonseca, desde 22/07/2026

 

Inglaterra (Grupo K)

Histórico no Ciclo (2026-30): Principal favorita para o título em 2030, a Inglaterra caiu cedo em 2026. Caiu nos 16 avos de final, nos pênaltis, para a Suécia. Desde então, ganhou a Eurocopa e a Copa das Confederações.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 47 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

Ranking da FIFA: 1º

Destaques: O faro de gol de Farley, a categoria de Sancho e o jogo aéreo de Jones são as grandes armas da Inglaterra. De ponto negativo somente o gol, que sente uma vacância desde Gordon Banks, já diriam os alarmistas ingleses.

Treinador: Eddie Howe, desde 21/07/2026.

 

Bélgica (Grupo M)

Histórico no Ciclo (2026-30): A Bélgica não jogou a Copa de 2026 e foi eliminada nas oitavas da Euro 2028 para Portugal.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 28 vitórias, 5 empates e 10 derrotas.

Ranking da FIFA: 13º

Destaques: Se a grande geração belga não levou o título com Hazard e De Bruyne, agora uma nova geração está disposta a tentar. Girard é o coração do time, Mathieu é o cérebro e Verschueren é os pulmões. De negativo, a zaga é frágil e precisa ser protegida. Pode sobrecarregar os melhores do time.

Treinador: Koen Overmeire, desde 05/04/2026.

 

Argentina (Grupo O)

Histórico no Ciclo (2026-30): Terceira colocada em 2026, a Argentina sequer chegou na semifinal da Copa América, sendo eliminada para o Peru.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 27 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

Ranking da FIFA: 8º

Destaques: Morales, Romero e Noguera são os pontos altos de uma Argentina que há muito tempo se destaca pela disparidade entre ataque e defesa. Assim, o ponto fraco fica no setor defensivo, com falta de laterais, tendo, inclusive, que improvisar zagueiros na posição.

Treinador: Gustavo Alfaro, desde 04/07/2028.

 

E cabe, claro, uma menção honrosa aos nossos companheiros de Grupo N.

 

Albânia (Grupo N)

Histórico no Ciclo (2026-30): A Albânia não disputou a Copa de 2026 e a Euro de 2028. Nas eliminatórias da Copa se classificou em 2º no seu grupo e no grupo de repescagem ficou em 4º de 10 times e se classificou para a Copa por 1 ponto.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 17 vitórias, 14 empates e 12 derrotas.

Ranking da FIFA: 50º

Destaques: Os destaques da Albânia ficam nas duas pontas do campo. No gol, Strakosha é um grande goleiro e no ataque, Ibrahimi cumpre bem sua função com 49 gols até o momento. De resto, é uma seleção limitada, onde 11 jogadores não têm valor de mercado superior a R$ 1M.

Treinador: Ali Berisha, desde 21/11/2027.

 

EUA (Grupo N)

Histórico no Ciclo (2026-30): Eliminada para a Jamaica nos 16 avos de final da Copa de 2026, a seleção norte-americana ainda perdeu a final da Copa Ouro para o México em 2027. Jogou a Copa das Confederações em 2029, mas com apenas 3 pontos em 3 jogos, deu adeus à competição na fase de grupos.

Retrospecto (pós Copa 2026 até 2030): 31 vitórias, 7 empates e 12 derrotas

Ranking da FIFA: 19º

Destaques: McCollum e McKennie destoam em uma equipe que utiliza seu outrora melhor jogador, Pulisic, como lateral direito. A equipe é falha e a escolha de Pulisic na lateral direita diz muito sobre isso. Mas o ponto crítico é o gol. Os goleiros simplesmente são o calcanhar de Aquiles norte-americano.

Treinador: Chris Armas, desde 25/07/2029.

 

Com isso, acho que estou bem preparado e ciente dos pontos fortes e fracos de cada seleção. Agora é jogar o que sabemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mundial interessante onde deverás acabar em 1° do grupo. A partir daí será mais complicado mas tens que acreditar. Que chegues á final mas que ganhe Portugal 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo nível das últimas participações da seleção, até a semifinal parece um objetivo ousado. Mas concordo que como Brasil a expectativa tem que ser entrar para ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor meio de campo que a seleção brasileira já teve: Bocão, Balão, Greik e Kid. Melhor que Socrates, Falcão e Zico ou mesmo Pelé, Gerson e Rivelino.

Putz. Ninguém merece,Kkkkkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...