Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diários de Uma Carreira


div

Posts Recomendados

Quase perco essa atualização.

Imaginei o Diego Souza como preparador. Será que ele teria moral para cobrar dos jogadores?

Dureza essas duas perdas, pelo menos foram por bons valores. Apesar da tristeza, os dois já estavam trabalhando nos bastidores do clube para deixá-lo.

Optou pelo caminho mais fácil ao trazer um jogador da Chape, desfalcando o time catarinense.

Gostei do presidente. Isso que é ambição. Você não quis o Grêmio, agora trate de entregar os troféus.

Para variar, o Gre-nal teve mais pancadaria do que bola. E o Grêmio bem descompensado. Cuidado para não ficar marcado como o cara que não ganha o Gre-Nal.

Acabei queimando a lingua mais adiante. Cinco a zero no agregado foi para matar os Colorados.

O pessoal reclama do estadual, mas é muito melhor do que a pré-temporada da Europa com aqueles amistosos infindáveis.

Como eu gostaria de uma Libertadores mais disputada no FM... Devia ser obrigatório ir com o sub-23 na Libertadores.

Gostei do grupo na Libertadores. Times importantes e o Boca para assombrá-lo novamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que achei as expectativas da direção um pouco altas, ainda mais pra um começo de trabalho, mas o Grêmio é o líder do ranking continental e era de se esperar isso. Achei o elenco "meia boca" pelo tamanho da folha salarial do time, o seu da Chape era mais robusto e com mais promessas. Isso me faz ter uma boa perspectiva do que virá pela frente, com menor infraestrutura, exceto pelo dinheiro disponível para transferência, você levou a Chape até um dos maiores do país, imagina agora com Grêmio, com o tempo tudo se acertará.

Começo dentro do padrão, classificado no Gauchão e campeão da Recopa depois de sobrar no clássico. O sorteio na Pré-Libertadores ajudou, embora o da fase de grupos o tenha colocado no grupo da morte. Vai ser legal ver esse confronto Boca x Grêmio, quem sabe os dois maiores copeiros do continente. 

No mais, boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2020 em 12:33, Peepe disse:

Bom, o Grêmio parece um dos maiores times do país nesse save em termos potenciais e a folha salarial mais alta do país só confirma esse fato. O que é positivo pode se tornar uma desgraça, nunca é fácil se livrar de jogador caro e teu teto salarial afeta quem chega também, com isso, gasta-se mais para montar-se o mesmo muitas das vezes. 

Pelo menos o começo é bom: fez o protocolar no Gaúchão, passou o carro nos pequenos e assim deve ser até o final contra o Inter, e ali seja o que Deus quiser. Mas já tem taça sobre eles, então tá tudo certo. Sobre a Libertadores, bem o Boca de novo rs, mas acho que se impõe e passa bem no grupo, talvez longe do saldo de gols que a Chape teve no último ano mas, com uma pitada de sorte, brigando igual pela liderança com o Boca.

Por fim, adoro o futebol brasileiro e como o FM retrata bem ele. Grêmio terminou em 8º no Brasileirão, foi para a Libertadores no asterisco, e te foi exigido todos os títulos da temporada. Só aqui que um time exige pular 7 posições no campeonato de um ano para o outro. Boa sorte, afinal, nem mesmo o perfeito parece satisfazer essa diretoria.

E aí, Peepe.

É, o Grêmio foi um clube que só não conquistou o Mundial de Clubes nesse período, de resto levou tudo pelo menos uma vez e talvez por isso gastam mais do que deveriam em alguns contratos. São muitos jogadores recebendo mais de R$ 1M, o que infla a folha e dificulta contratações.

Estadual quando se joga com um dos grandes não é preciso muito esforço pra se chegar longe e numa possível final temos que jogar a vida, afinal... ganhar do rival é ganhar do rival, né? (linda frase). Veio o Boca pra nos assombrar novamente, mas acho que temos time pra brigar com eles, se tivermos nossos melhores jogadores em noite inspirada, podemos levar vantagem.

Dependendo do ponto de vista as expectativas podem ser reais (como você colocou sobre o futebol brasileiro) ou irreais (pensando friamente sobre saltar drasticamente de posição). Mas o que o El Perro falou também deve ser levado em conta, já que o Grêmio é considerado o maior time da América.

Valeu, acho que vamos precisar de um pouquinho de sorte haha. E valeu pelo comentário!

Em 04/12/2020 em 21:35, ggpofm disse:

Quase perco essa atualização.

Imaginei o Diego Souza como preparador. Será que ele teria moral para cobrar dos jogadores?

Dureza essas duas perdas, pelo menos foram por bons valores. Apesar da tristeza, os dois já estavam trabalhando nos bastidores do clube para deixá-lo.

Optou pelo caminho mais fácil ao trazer um jogador da Chape, desfalcando o time catarinense.

Gostei do presidente. Isso que é ambição. Você não quis o Grêmio, agora trate de entregar os troféus.

Para variar, o Gre-nal teve mais pancadaria do que bola. E o Grêmio bem descompensado. Cuidado para não ficar marcado como o cara que não ganha o Gre-Nal.

Acabei queimando a lingua mais adiante. Cinco a zero no agregado foi para matar os Colorados.

O pessoal reclama do estadual, mas é muito melhor do que a pré-temporada da Europa com aqueles amistosos infindáveis.

Como eu gostaria de uma Libertadores mais disputada no FM... Devia ser obrigatório ir com o sub-23 na Libertadores.

Gostei do grupo na Libertadores. Times importantes e o Boca para assombrá-lo novamente.

 

E aí, GG.

Olha, se não tiver moral, consegue enganar com aqueles 17 em Nível de Disciplina e 18 de Motivação haha.

Pra te ser sincero, achei que foram valores bem baixos pela qualidade dos jogadores. Especialmente o Edinaldo, que é jovem também. Sim, infelizmente não houve nada que pudesse fazer, renovar não foi possível, então tive que aceitar e procurar reposição (ou encontrá-la dentro do elenco).

Quanto ao Emerson, o mercado de laterais tá bem escasso nessa janela, tanto que sequer consegui trazer um reserva. Pode ser eu sendo exigente demais pra uma posição que exige tantos atributos diferentes dos jogadores, mas o Emerson era a melhor opção disponível. E ele fica marcado como o "homem de confiança" do treinador hehe.

Presidente linha dura e ambicioso, promete dar trabalho para agradar haha.

O time levou ao pé da letra a instrução "desarme mais agressivo" haha. De vez em quando eu tento colocar a instrução novamente e me arrependo depois de ver um jogo com dois expulsos. Desta vez imaginei que tendo um elenco mais qualificado os desarmes seriam mais precisos e gerariam menos faltas e mais oportunidades de gol. Nada feito, voltamos a tirar a instrução depois desse jogo hehe.

É, pelo menos nesse recorte inicial não podemos dizer que estamos devendo nos grenais. 2x1 em vitórias.

Particularmente, não sou muito fã dos estaduais, não. Falando sobre FM, o problema dos estaduais é que não dá pra cancelar haha. Além de (aí também falando sobre a vida real) ser muito extenso e fazer o campeonato nacional começar depois de 3/4 meses do início da temporada.

Pois é, infelizmente o FM normalmente já acaba sendo polarizado entre Brasil e Argentina, aí quando se carrega só essas duas ligas e a Uruguaia, nem posso reclamar muito disso.

É um grupo bastante interessante, times tradicionais, mas com aquela ressalva da linha de cima. Confrontar o Boca novamente vai ser impactante na carreira do André.

Valeu pelo comentário!

Em 05/12/2020 em 10:02, ElPerroMG disse:

Confesso que achei as expectativas da direção um pouco altas, ainda mais pra um começo de trabalho, mas o Grêmio é o líder do ranking continental e era de se esperar isso. Achei o elenco "meia boca" pelo tamanho da folha salarial do time, o seu da Chape era mais robusto e com mais promessas. Isso me faz ter uma boa perspectiva do que virá pela frente, com menor infraestrutura, exceto pelo dinheiro disponível para transferência, você levou a Chape até um dos maiores do país, imagina agora com Grêmio, com o tempo tudo se acertará.

Começo dentro do padrão, classificado no Gauchão e campeão da Recopa depois de sobrar no clássico. O sorteio na Pré-Libertadores ajudou, embora o da fase de grupos o tenha colocado no grupo da morte. Vai ser legal ver esse confronto Boca x Grêmio, quem sabe os dois maiores copeiros do continente. 

No mais, boa sorte na sequência!!

E aí, El Perro.

O presidente quer atirar pra todos os lados. O treinador que se vire pra cumprir haha. Mas é o que tu falou, o Grêmio é considerado o melhor time da América, isso deve ter sido levado em conta na hora de apresentar as expectativas. Também achei um elenco muito caro para sua qualidade em comparação com a Chape, o que me faz ter que seguir mais uma vez o projeto de contratar jovens e desenvolvê-los no clube, para que tenhamos jogadores bons com salários baixos. Quanto ao sucesso na Chape, acho que uma boa parcela (claro que não tudo) do sucesso foi exatamente o poderio financeiro para que eu pudesse não apenas contratar para a equipe principal, mas reforçar a base e poder recorrer a ela em caso de alguma perda. Mas, sim, acho que temos tudo pra fazer até mais pelo Grêmio.

Foi um início de ano dentro do esperado. O único porém foi a derrota no clássico pelo Gauchão, mas de todos os possíveis clássicos do ano, era o menos relevante. Te confesso que Grêmio e Boca não me traz uma lembrança muito boa haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-35.png

 

Resumo do último capítulo:

No 34º capítulo, André relata as forçadas mudanças no elenco que acabaram sendo feitas, além de destacar uma conversa sobre as ambiciosas expectativas do presidente do clube. Descreve também a 1ª fase do estadual, com apenas uma derrota, para o rival; a conquista da Recopa Gaúcha sobre o mesmo rival; a fase de pré-libertadores, garantida pelo 8º lugar no campeonato anterior e sobre um adversário bastante familiar na fase de grupos da maior competição do continente.

Será que o Grêmio desbanca o rival e se torna campeão gaúcho? E na Libertadores? Supera o fantasma do Boca Juniors, ou André seguirá sendo assombrado pelos argentinos?

***

15 de maio de 2027

Olha... esse negócio de relacionamento à distância é algo complicado, hein? Sem tempo pra ir para Chapecó visitar a Isa, estamos improvisando como dá. Felizmente hoje em dia temos aplicativos com facecam. Imagino nos longínquos anos de ICQ e MSN como não era pra se manter um relacionamento à distância. Haja amor! Falando nisso, recém essa semana conseguimos um momento livre de compromissos e que eu estava sozinho em casa (arrumei umas aulas de Karatê pro Edu pra ficar com a casa pra mim uns momentos) pra testarmos o tal do webse...

***

Melhor pular essa parte... E que velho calhorda, ficava me entulhando de coisa pra poder ficar sozinho”, pensou Edu, enquanto passava o olho até encontrar onde o relato detalhado da experiência virtual de André acabava.

***

Bom, prazeres de lado, vamos aos afazeres.

Desde a última vez que escrevi, tivemos poucas movimentações no elenco. Dois jogadores do sub-20 deixaram o clube por empréstimo, enquanto contratamos três jovens pra integrarem a base: o zagueiro Igor e o lateral esquerdo Raphael vieram do Sport, enquanto do Goiás chegou o centroavante Alessandro. Vou indicando jovens que surgem no meu radar, assim como fiz na Chapecoense, esperando acertar aqui tanto quanto acertei lá. Ainda temos mais algumas negociações de chegadas e saídas em andamento. Aparentemente continuaremos as movimentações durante toda a temporada e, infelizmente, ainda não achamos um lateral direito reserva e um substituto para Matheus Henrique e agora ainda procuro um ponta direita, já que colocamos Abraham Andrade, mexicano, na lista de negociáveis, uma vez que era reserva e estava ocupando desnecessariamente uma vaga de estrangeiro.

Tivemos também o sorteio da Copa do Brasil nesse período.

1-Oitavas.png

Chaveamento – Oitavas de Final – Copa do Brasil 2027

O adversário nas oitavas é relativamente simples e um clube conhecido meu. As quartas de final prometem um adversário mais complicado, enquanto a semifinal provavelmente, se chegarmos lá, será contra o Cruzeiro. Do outro lado, a Chapecoense pegou um caminho complicado na disputa pelo bicampeonato.

E como já jogamos os dois jogos contra o Figueirense, já aproveito pra destacar aqui, muito embora tenha sido nosso último jogo no momento. A ida foi em Florianópolis e quis um acaso do destino que a Isa estivesse cobrindo um caso de corrupção na prefeitura de Chapecó bem no dia do jogo e não conseguimos nos ver. E mesmo com a cabeça 100% no jogo, resolvi deixar alguns titulares descansando, já que tínhamos jogado um jogo intenso no fim de semana. Mas mesmo sem alguns titulares, não tivemos dificuldades para nos impor sobre um time recém promovido da Série B do brasileirão, ainda mais quando o adversário colabora com um gol contra. 2x0, sem mistério. Na volta, deixei ainda mais titulares no banco e os titulares que jogaram deram conta do recado. O único reserva a marcar foi Flaysmar, no começo do jogo. Depois Plavsic e Teco (titulares), deram números finais ao duelo. 4x1 que colocou diante de outro tricolor nas quartas de final.

2-Quartas.png

Chaveamento – Quartas de Final – Copa do Brasil 2027

Se a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil veio com certa facilidade, o que posso dizer da Libertadores? Que Grêmio e Boca eram favoritos, creio que disso ninguém tinha dúvidas. As dúvidas aqui em terras brasileiras eram se o Grêmio conseguiria superar o Boca. E do mesmo modo como ocorreu ano passado quando estava na Chape, pegamos o Boca na 3ª e 4ª rodadas, jogando primeiro fora, depois em casa. Assim, a estreia foi contra o Universidad de Chile, no Chile. E foi uma ótima estreia, não tão boa quanto a do ano passado, mas ainda muito boa, contra um adversário mais tradicional no continente. Com Gauna, o artilheiro do time, Franco, uma grata surpresa, e Plavsic, mortal na bola parada, fizemos um ótimo 5x0 pra começar bem e com saldo maior que o Boca. O segundo jogo foi na Arena, contra a LDU, um adversário que também não ofereceu tanta resistência e com mais dois gols de Gauna, fizemos 4x0, caminhando para confirmar o favoritismo com o Boca, já que os dois chegaram pro seu duelo com 6 pontos.

O primeiro jogo contra o Boca Juniors foi um jogo feio no aspecto disciplinar, com 11 amarelos, 1 vermelho e 1 pênalti. O jogo de certa forma me lembrou do Grenal da 1ª fase do gauchão. O primeiro tempo foi um pouco mais morno, onde o único grande destaque mesmo foi o gol de Teco, quando Franco avançou com a bola pela esquerda, foi trazendo pro meio e na entrada da área, quando três marcadores tentaram fechar sua linha de chute e/ou roubar a bola, ele encontrou um belo passe para Teco, livre na marca do pênalti, marcar. Conseguimos segurar bem os argentinos no 1º tempo, mas o 2º amarelo de Plavsic nos fez ter que recuar e isso atraiu o time do Boca, que triplicou seus chutes na 2ª etapa. Infelizmente, em mais uma indisciplina, cometemos um pênalti, que Dominguez cobrou com força no meio. Neném até ficou parado, mas a bola foi com muita força e ele não conseguiu espalmar pra fora. Levamos o jogo assim, resistindo, e conseguimos sair com um bom empate em 1x1, dadas as circunstâncias.

7-Boca.png

Boca Juniors x Grêmio

Poucos dias depois, foi a vez de nós recebermos o Boca Juniors na Arena. Saímos na frente quase que no mesmo minuto que abrimos o placar na Argentina. Franco interceptou a bola no meio de campo, tocou rápido para Gauna, que achou Teco. O meia novamente não desperdiçou e abriu o placar. Diferente do jogo na Argentina, o primeiro tempo foi mais movimentado e o empate Xeneize veio nos momentos finais, na especialidade do time argentino: a bola parada. Cobrança de escanteio, Beltran escorou e Basualdo conseguiu dominar, girar e tirar de Neném. Já deve ser o 3324º gol que ele marca nos meus times... os Europeus não querem levar ele, não? No 2º tempo, só deu Grêmio, o que não significa que tenhamos tirado o empate do placar. O 1x1 seguiu até o final, o que não foi ruim para nós, não. Com as goleadas nas primeiras rodadas, estávamos na frente do Boca pelo saldo e agora se desse a lógica nas últimas partidas, a vantagem era nossa.

8-Boca.png

Grêmio x Boca Juniors

E foi isso que aconteceu. Primeiro, contra a LDU, mais um 5x0, que até ficou barato. O que não ficou barato foi o resultado diante da Universidad de Chile. 9x0 acachapante, que lembrou o jogo contra o Táchira na Arena Condá ano passado. Gauna marcou três vezes e vai se destacando na artilharia da competição.

2-Libertadores-Grupo-H.png

Resultados Grêmio – Copa Libertadores da América – Grupo H

Com esses resultados, garantimos a primeira posição do Grupo, nos colocando numa posição de enfrentar um 2º colocado.

5-Classifica-o.png

Classificação Final – Grupos da Libertadores 2027

E já tivemos o sorteio de quem enfrentaremos nas oitavas de final.

6-Oitavas.png

Oitavas de Final – Copa Libertadores da América 2027

Com isso, nosso destino se torna enfrentar mais um argentino.

Enquanto tudo corria bem em nível internacional, em termos regionais chegamos na final do Gauchão sem muito problema.

O primeiro adversário foi o Novo Hamburgo. Num jogo que todos da impressa já davam por garantida a classificação do Grêmio, o Nóia mostrou, na partida de ida, em casa, que não eram favas contadas e, mesmo com domínio tricolor em finalizações e posse de bola, o time de Novo Hamburgo conseguiu um surpreendente empate em 1x1, saindo na frente bem cedo na partida.  Na partida de volta, porém, quem saiu cedo na frente foi o Imortal, com menos de 2 minutos, Pedro Henrique marcou depois de cobrança de escanteio. Mesmo com a vantagem, continuamos atacando e fizemos mais dois gols pra fechar o marcador em 3x0, que até ficou facilitado com uma expulsão cedo no adversário.

Nas semifinais, o adversário foi o São José. O Zequinha é um time aqui da capital e o jogo de ida foi no Passo D’Areia, cujo gramado é sintético. Apesar do gramado diferente, o tricolor não sentiu diferença e com dois gols do zagueiro Nicão (que mais tarde viria a perder um pênalti), conseguimos praticamente garantir a vaga na final com um 3x0.

14-S-o-Jos.png

São José x Grêmio

O jogo de volta foi protocolar e com mais uma boa exibição, confirmamos a vaga com mais uma vitória, desta vez por 2x0garantindo o Grenal na final.

O Internacional chegou à final com maior favoritismo de acordo com a imprensa em razão da campanha 100% até o momento (mesmo que em grenais no ano estivesse 2x1 para nós). O jogo de ida foi na Arena e já era previsto um outro embate muito parelho, já que os dois times vêm bem na temporada (apesar da queda precoce do Inter para o Sergipe na 2ª fase da Copa do Brasil). Aos 22 minutos de jogo, Teco recebeu bola na área trocando de função com Gauna, que deu a assistência, e chutou forte no contrapé do goleiro para abrir o placar. No começo da 2ª etapa, Colombo recebeu bola na área, fintou dois marcadores e chutou no canto pra empatar. Fomos mais pra cima e conseguimos desempatar aos 22, com Lucas Ramos, que chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e entrou. Pra fechar o marcador, Bernardo deu lindo lançamento para Gauna receber em velocidade nas costas da zaga e bater cruzado. 3x1 na ida pra garantir a vantagem e tirar os 100% do rival.

16-Inter.png

Grêmio x Internacional

Para a partida de volta, mudei um pouco as instruções do time. Quando conversei com Thiago Gomes sobre o assunto ele pareceu surpreso:

- Thiago, acho que vamos mudar um pouco o jeito de jogar no jogo de domingo. – Disse eu.

- É? O que está pensando?

- Quero que o time controle mais o jogo, acho que essa partida é um excelente teste para vermos como o time se comporta quando pedimos mais controle da posse.

- Não acha muito arriscado fazer isso numa final?

- Melhor na final do gauchão do que numa fase aguda da Libertadores, não?

- Talvez. Mas se você perder esse jogo a torcida vai cair matando.

- Faz parte, eu não quero perder esse jogo e o campeonato, mas não quero perder competições mais importantes por falta de repertório.

- Faz sentido, mas ainda não acho que é o momento. Mal treinamos outra formação.

- É verdade, mas os jogadores são inteligentes, eles sabem fazer o que pedimos.

E, mesmo com a relutância do auxiliar, confiei que estava fazendo o certo para o longo prazo e mandei o time a campo com a mesma formação, mas com instruções mais defensivas e para segurar a posse de bola e “cozinhar” o jogo.

“Deu certo?”, poderia alguém me perguntar... e seria uma pergunta muito difícil de responder. Vejamos:

Analisando friamente o resultado, pode se dizer que sim (com algumas ressalvas). Analisando o contexto geral da atuação, eu diria que não. Concedemos 19 finalizações para o adversário (maior número, igualado com o jogo em que terminamos com 9 jogadores), sendo 6 oportunidades de gol (a maior do ano). Tivemos mais posse bola, mas menos do que eu esperava. Mais passes tentados e completos, mas um aumento bem menor do que era imaginado, comparado com o jogo de ida.  Dito isto, no que diz respeito ao resultado, ele nos favoreceu, graças à vantagem garantida no jogo de ida. O Internacional conseguiu abrir o placar apenas aos 38 do segundo tempo, quando Colombo (de novo) recebeu cruzamento no 2º poste e desviou pro gol. Neném fez uma grande partida e garantiu que nada mais entrasse. Assim, a derrota por 0x1, apesar de mostrar uma incapacidade defensiva, serviu para nos dar o título estadual.

17-Inter.png

Internacional x Grêmio

Um título muito comemorado pois o adversário fazia melhor campanha na competição e por ser um rival. Um pequeno asterisco no jogo de volta pelas mudanças propostas não terem surtido efeito imediato. Talvez com um pouco mais de treino e alguns ajustes individuais, ela funcione.

O mais engraçado foi a manchete na capa do portal de notícias:

Veja as razões que levaram o Internacional a perder o título”. A imprensa e a ótica do perdedor.

E depois do campeonato, foi realizada a premiação. Nossos jogadores não levaram tantos prêmios, apesar do título. Provavelmente pela campanha do adversário. Tivemos Plavsic como 2º melhor jogador, Gauna o 3º artilheiro, Nicão em 1º e Gauna em 2º no prêmio de Revelação. E, não menos importante, eu levei o 1º lugar como melhor treinador.

26-T-cnico.png

Melhor treinador do Campeonato Gaúcho 2027

E quanto ao elenco:

27-Plantel-1.png

Estatísticas – Informações gerais

Alguns destaques:

  • Emerson continua sendo um grande assistente, já tendo 7 passes para gol em 21 jogos;
  • O lateral direito também é destaque pelos desarmes. Com média de 2,65 desarmes por jogo, ele lidera no quesito, sendo seguido por Bernardo, o lateral esquerdo;
  • Ainda nos aspectos defensivos, Thalisson se destacou pelo jogo aéreo e Nicão pelas interceptações e pelos 100% de desarmes, sendo o maior ladrão de bolas entre os zagueiros;
  • Por outro lado, Coetzee foi a decepção do setor. Eu o tinha em alta conta e foi titular em boa parte dos jogos que estava disponível. Porém, com uma média de cabeceios muito baixa, e não compensando pelo chão, sendo o 3º entre os zagueiros em desarmes por jogo e o pior em interceptações, a ele também coube a pior nota no miolo da defesa. É hora de começar a pensar em mudar a titularidade;
  • Ainda sobre aspectos negativos, o elevado nº de faltas e cartões de Gauna era preocupante. Mudei as instruções para que deixasse de morder tanto na marcação e diminuiu um pouco sua indisciplina;
  • No lado positivo dos jogadores avançados, Plavsic vem sendo importantíssimo nas bolas paradas, acumulando 9 gols e 10 assistências, boa parte em cobranças de bolas paradas;
  • Gauna como artilheiro da equipe não chega a surpreender, pois já se via seu potencial desde o 1º dia. Porém Franco se destacou pelos gols e ganhou a titularidade na esquerda, forçando Plavsic a jogar pela direita.

Agora com o campeonato brasileiro pela frente, enfrentarei uma situação diferente na carreira, pois de acordo com as expectativas para a temporada somos os favoritos ao título. Cabe agora cumprir o favoritismo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grêmio passando o trator na Liberta. Para as quartas de finais a minha aposta na Libertadores. Passam:

Bahia, San Lorenzo, Flamengo, River Plate, Quilmes, São Paulo, Grêmio e Velez.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cumpriu com os protocolos nesse primeiro momento, ultrapassa a fase de grupos da Libertadores sem maiores dificuldades e sem motivos para temer o Boca Jrs, diferente dos tempos de Chape; na Copa do Brasil venceu fácil o Figueira, ainda poupando jogadores e sem tempo para amores antes do jogo, e no Gauchão, deu a lógica que é o favorito a tudo vencendo bem na ida e controlando a volta.

Achei excesso de preocupação da sua parte em pensar numa nova alternativa de jogo, especialmente uma tão oposta a sua atual. Se o desejo é armar um time mais defensivo, algo próximo ao contra ataque direto talvez funcione melhor para suas aspirações, pois traz mais funções de defesa e preserva o ataque rápido que seu time tem de melhor. Se safou contra o Inter mas cuidado nos próximos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você bem lembrou, o fato de ter carregado apenas algumas ligas sul-americanas pesa para o maior desequilíbrio na competição, mas dessa vez conseguiu segurar o Boca e por pouco não sair com a vitória na Bombonera. No fim ficou em 1º lugar no grupo e isso é bom. O título gaúcho foi para confirmar o favoritismo para outras competições e a pressão por consquistar será importante. Contudo, acho arriscada a ideia de mudar a forma de jogar agora. O modo Rocky Balboa tá funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor e Alessandro tem um potencial enorme pela frente. O Igor não tem um cabeceio lá dos melhores, mas um foco no posicionamento defensivo pode resolver a situação. Por outro lado, é bem rápido, ajuda. Alessandro é um matador nato, já vejo ele sendo artilheiro do próximo Gaúchão. 

Essa coisa de estar cobrindo corrupção pode ser perigoso, tem que confirmar com as fontes reais, pode ser alguma coisa que estão colocando na cabeça do André. Pelo menos dentro de campo não sobraram dúvidas, classificação merecida. Vai amassar o Flu também, vingar a final da Sula que perdi pra eles heheh.

Caraca bicho, que goledas foram essas? HAHAHA. Essa La U é saco de pancada de todo mundo, recordo-me recentemente quando o Cru enfiou 7 neles, salvo engano, com show do Arrasca e TN30. Contra o Boca deu pra gente perceber a igualdade das equipes e como será difícil esse mata-mata final. E a Chape continua on, em?

Essa coisa de mudar formação nunca dá muito certo quando é antes do jogo. Quando é durante o jogo parece surtir mais efeito, o próprio @ggpofm tem a teoria interessante de que confundi a IA. Menos mal que o Inter não seguiu em frente nos gols e você conseguiu mais um título estadual, dessa vez com o time de coração. Parabéns!!

Boa sorte na sequência!!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2020 em 14:50, LC disse:

Grêmio passando o trator na Liberta. Para as quartas de finais a minha aposta na Libertadores. Passam:

Bahia, San Lorenzo, Flamengo, River Plate, Quilmes, São Paulo, Grêmio e Velez.

 

 

E aí, LC.

Vamos seguindo em frente que agora começa a parte interessante da Libertadores hehe.

Vamos ver se faria uma grana no Sporting Bet, tá apostando no azarão ali no jogo da Chape hein haha.

Valeu pelo comentário!

Em 10/12/2020 em 16:48, Peepe disse:

Cumpriu com os protocolos nesse primeiro momento, ultrapassa a fase de grupos da Libertadores sem maiores dificuldades e sem motivos para temer o Boca Jrs, diferente dos tempos de Chape; na Copa do Brasil venceu fácil o Figueira, ainda poupando jogadores e sem tempo para amores antes do jogo, e no Gauchão, deu a lógica que é o favorito a tudo vencendo bem na ida e controlando a volta.

Achei excesso de preocupação da sua parte em pensar numa nova alternativa de jogo, especialmente uma tão oposta a sua atual. Se o desejo é armar um time mais defensivo, algo próximo ao contra ataque direto talvez funcione melhor para suas aspirações, pois traz mais funções de defesa e preserva o ataque rápido que seu time tem de melhor. Se safou contra o Inter mas cuidado nos próximos testes.

E aí, Peepe.

Na Libertadores ganhamos de quem tínhamos obrigação de ganhar (pelas limitações das ligas carregas, que já mencionei antes) e conseguimos sair em 1º no grupo com dois empates contra o campeão. Acho que o jogo na Argentina foi o pior dos 6 encontros que tive com o Boca nesses dois anos (talvez a volta da semifinal tenha sido pior, mas tenho dúvidas), mas, ironicamente, foi o único jogo lá que somamos pontos. Em casa jogamos bem, mas não o suficiente pra ganhar, mas acho que vamos fortes pro mata-mata.

A Copa do Brasil foi fácil, o único revés foi André não poder matar a saudade hehe. 

No Gauchão valorizei ainda mais o título pois tiramos o título de um time que teve 16 vitórias e 1 derrota no campeonato todo.

Quanto à preocupação do jogo de volta, na verdade eu não estava preocupado com esse jogo em si, mas em algum enfrentamento que precisássemos defender uma vantagem mímina (vide semifinal da Libertadores do ano passado). Minha escolha por fazer o teste nesse jogo específico era porque sabia que o título estava praticamente assegurado. Felizmente não levamos dois, mas infelizmente não rendeu o esperado, vou fazer alguns ajustes e vou testar tua dica de contra-ataque direto.

Valeu pelo comentário!

Em 10/12/2020 em 19:41, ggpofm disse:

Como você bem lembrou, o fato de ter carregado apenas algumas ligas sul-americanas pesa para o maior desequilíbrio na competição, mas dessa vez conseguiu segurar o Boca e por pouco não sair com a vitória na Bombonera. No fim ficou em 1º lugar no grupo e isso é bom. O título gaúcho foi para confirmar o favoritismo para outras competições e a pressão por consquistar será importante. Contudo, acho arriscada a ideia de mudar a forma de jogar agora. O modo Rocky Balboa tá funcionando bem.

E aí, GG.

Pois é, infelizmente isso pesa, já que na hora de criar o save tive que priorizar algumas ligas e acabei priorizando a Europa. Seguramos o Boca, mas acredito que não fomos tão bem na Argentina, mas com 1 a menos, se o gol não viesse no pênalti, provavelmente viria de outra forma. Mas é realmente de se comemorar o 1º lugar num grupo com o Boca. Como falei pro Peepe, o título tem um gostinho a mais por tirar o título do time que só não foi 100% por conta de um jogo. Agora temos que seguir assim pra confirmar o surpreendente favoritismo no brasileirão (digo surpreendente pois normalmente o favoritismo é pautado pela ordem de colocação do campeonato anterior). Sobre mudar a forma de jogar, é mais pra situações específicas, quando precisamos segurar o resultado. Não funcionou desta vez (pelo placar da partida, não pelo resultado agregado), mas acho que é interessante testar uma nova forma para situações específicas. Mas não se procupe, Rocky Balboa seguirá batendo haha.

Valeu pelo comentário!

5 horas atrás, ElPerroMG disse:

Igor e Alessandro tem um potencial enorme pela frente. O Igor não tem um cabeceio lá dos melhores, mas um foco no posicionamento defensivo pode resolver a situação. Por outro lado, é bem rápido, ajuda. Alessandro é um matador nato, já vejo ele sendo artilheiro do próximo Gaúchão. 

Essa coisa de estar cobrindo corrupção pode ser perigoso, tem que confirmar com as fontes reais, pode ser alguma coisa que estão colocando na cabeça do André. Pelo menos dentro de campo não sobraram dúvidas, classificação merecida. Vai amassar o Flu também, vingar a final da Sula que perdi pra eles heheh.

Caraca bicho, que goledas foram essas? HAHAHA. Essa La U é saco de pancada de todo mundo, recordo-me recentemente quando o Cru enfiou 7 neles, salvo engano, com show do Arrasca e TN30. Contra o Boca deu pra gente perceber a igualdade das equipes e como será difícil esse mata-mata final. E a Chape continua on, em?

Essa coisa de mudar formação nunca dá muito certo quando é antes do jogo. Quando é durante o jogo parece surtir mais efeito, o próprio @ggpofm tem a teoria interessante de que confundi a IA. Menos mal que o Inter não seguiu em frente nos gols e você conseguiu mais um título estadual, dessa vez com o time de coração. Parabéns!!

Boa sorte na sequência!!
 

E aí, El Perro.

Os dois tem um ótimo potencial (apesar da avaliação 3-4 estrelas), ainda mais o Igor, com apenas 16 anos. Não sei se na próxima temporada Alessandro estará entre os titulares, mas possivelmente será uma opção (se não aparecer alguma oportunidade de contratar um craque pra posição).

Cobrir corrupção é algo mais crível, imagina se ela fosse cobrir o canal do boi? Aí teria coisa haha.

A Copa do Brasil reservou um adversário mais fácil e soubemos ser favoritos. Nas quartas o adversário é tradicional e pode deixar que jogaremos por Boston também! haha.

Essas goleadas já nem surpreendem, só mostram a importância de carregar as ligas, se for possível. A Chape passou bem da fase de grupos e espero que sigam bem.

Não tinha parado pra pensar nessa hipótese de confundir a IA do jogo mudando durante, não antes.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-36.png

 

Resumo do último capítulo:

No 35º capítulo, André relatou o começo do caminho do Grêmio na Copa do Brasil, eliminando o Figueirense; a fase de grupos da Libertadores, onde empatou as duas partidas com o Boca Juniors e ganhou bem dos outros adversários, conseguindo o 1º lugar no grupo; e a reta final do campeonato gaúcho, onde ocorreu o sempre esperado clássico Grenal. Com uma vitória por 3x1 no primeiro jogo e uma derrota por 0x1 no jogo de volta (após alguns testes de um esquema menos ofensivo), o Grêmio, apesar do resultado adverso da 2ª partida, levou o título do campeonato gaúcho.

***

03 de julho de 2020

Mãos atadas. É com este tipo de sentimento que venho aqui relatar o que se passou nos últimos meses. Quando aceitei trabalhar no Grêmio, além da paixão de torcedor e realizar o sonho do pequeno Andrezinho de trabalhar no clube do coração, acreditei, realmente, que a troca também era uma evolução na carreira. Em certos aspectos, talvez até no mais importante, ela foi uma evolução. Porém em outros eu sinto que o clube está defasado em relação ao meu clube anterior.

Longe de mim querer criticar o trabalho dos profissionais que aqui estão e dos que sequer estão aqui, mas é inadmissível que um clube do tamanho do Grêmio, tetracampeão da Copa Libertadores (espero poder chamar de penta ao final da temporada), faça contratos tão esdrúxulos e prejudiciais ao clube como os que foram feitos. Os jogadores sob esses contratos em nada tem a ver a com isso e suas opções por não renovarem por um contrato mais benéfico ao clube são totalmente válidas. E sim, apenas para deixar claro, continuamos sofrendo com as cláusulas de rescisão baixíssimas para clubes estrangeiros. E olha que a janela mal abriu (embora em alguns países já tenha aberto há alguns dias).

Com uma temporada soberba, Gauna era um alvo claro de clubes europeus e isso ficou evidente quando antes mesmo da janela abrir 3 clubes já haviam ofertado pagar o valor da sua cláusula de rescisão. Sabe o pior disso? Não ficamos com nada do jogador em caso de revenda. Vendo todo este contexto e indignado, me dirigi à sala do presidente.

- Presidente, uma palavrinha. – Falei, ao bater na sua porta, acompanhado pela secretária.

- Seja breve, tenho uma reunião em instantes.

- Pois bem, presidente... chegou a mim que alguns clubes pagaram a cláusula de rescisão de Gauna e de Teco.

- Sim... – Disse, deixando a palavra morrer para que eu continuasse.

- Então, presidente, não sei se era o Sr. que estava aqui ano passado, mas não podemos assinar contratos com cláusulas neste nível. É um desperdício enorme de dinheiro. Ao final da temporada venderíamos o jogador por pelo menos o dobro, garantindo ainda uma receita futura!

- Tu tá querendo me dizer como fazer o meu trabalho, é isso?

- Não, presidente, só tô dando a minha opinião, vamos parar com essas cláusulas. Elas não são obrigatórias e estamos perdendo dinheiro... e os jogadores.

- Entendo. Era só isso?

- É... eu estava esperando alguma resposta.

- Vamos pensar sobre o assunto. – Respondeu ele.

Bom, fiz a minha parte, agora se vamos parar de ver cláusulas de rescisão, temos que esperar.

Como comentei na minha conversa com o presidente, a multa do nosso camisa 10, Teco, também foi paga, mas ele mostrou amor à camisa (e ao salário de mais de 1,3M mensais) e resolveu ficar. O que é uma ótima notícia, pois mais dois jogadores já tiveram suas multas pagas e estão em vias de se transferir (ainda não está certo, mas é bastante provável): Coetzee, que recebeu uma proposta do Shanghai SIPG para se tornar colega de Matheus Henrique novamente, e Valmir, reserva de Teco, que provavelmente se juntará ao Wolverhampton.

Em relação às saídas confirmadas, as que foram sentidas foram a do já mencionado Gauna, que se juntou ao Liverpool, e de Andrade, que se transferiu para o Monterrey (esta não pela cláusula, mas devido à minha preocupação com o excesso de estrangeiros, que, no final das contas, não deverá ser mais uma preocupação).

Além das saídas, tivemos mais cinco chegadas, todas de jovens, alguns para o grupo principal e outros para o sub-20: o zagueiro colombiano Herrera, o lateral direito, também colombiano, Silva, os meias centrais Carpio, do Equador, e Arzayús, mais um colombiano, além do ponta Garrinchinha. Tive uma conversa com ele para trocar o apelido:

- Gérson. – O chamei no treino e ele não me atendeu. – Gééérson! Garrinchinha!! – Aí ele se virou e me notou. Veio até mim. – Então Gérson, eu estive pensando... não acha que é uma boa trocar esse teu apelido?

- Por quê, professor?

- Porque Garrincha foi um dos maiores pontas direitos da história. Não concorda que é muita pressão nos teus ombros?

- Não acho, professor.

- Tá, mas por que não usar teu nome?

- Professor... Gérson é nome de velho. – Não tive como não rir com essa resposta,

- Tá bem, tá bem. Mas por que Garrinchinha?

- Ele é um ídolo meu. É uma homenagem.

 - Homenagem? Mas tu nasceu quando? 2010?

- 2008. Vi os vídeos dele no Youtube. Conhece, professor?

- Conhe... Tá bem, mas faça por merecer esse apelido. – Certo de que não mudaria a cabeça do rapaz, resta-nos torcer para que confirme seu potencial aqui,

4-Parte-3.png

Transferências

Dos contratados, estão integrados ao grupo principal o meia Arzayús, que supre uma lacuna do nosso elenco, e Garrinchinha, que cobre a venda de Andrade. Os demais foram para o sub-20, com chance de Herrera subir caso se confirme a venda de Coetzee.

Mas não foram apenas nas movimentações do mercado que ficamos de mãos atadas. Acredito que já escrevi aqui que tivemos alguns convocados para o sul-americano sub-20 no começo do ano e, com a classificação do Brasil para o mundial, era certo que perderíamos alguns valores para o início do brasileirão. E isso se confirmou com as convocações de 6 jogadores, dos quais 3 eram integrantes do grupo principal: os zagueiros Nicão e Amorim e o meia Peter. Nenhum deles era titular, mas podemos dizer que fizeram falta, mas explicarei adiante. E antes de passar aos jogos, cumpre registrar, como sempre fiz, que completei meu curso de formação continental A, restando apenas o curso Pro para ser completado, o que já foi autorizado e está em andamento.

A estreia no Brasileirão foi contra o Corinthians e fizemos um bom jogo, abrindo 3x0 e levando um para finalizar uma boa estreia em 3x1 fora de casa. Depois, recebemos o Vasco e sofremos um injustíssimo 0x1, onde criamos muito mais que o adversário, que, por grande parte do jogo, estava a frente no marcador sem ter acertado uma bola sequer no alvo. Contra o Fluminense, um jogo mais parelho, com boas chances criadas pelos dois lados. Com gols de Tcheco e Gauna, conseguimos vencer por 2x1. Na 4ª rodada, o adversário era o Athletico Paranaense. Gauna parecia pressentir o que estava para ocorrer consigo (além da transferência para o Liverpool, seria convocado para a seleção argentina) e marcou mais dois, chegando a 5 em 4 jogos. Com mais um gol pra cada lado, vencemos mais uma vez por 3x1. Depois disso, viajamos ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo. Aqui já tínhamos vários dos problemas que tivemos na rodada seguinte, mas, mesmo assim, conseguimos uma grande goleada por 6x2 para nos manter entre os ponteiros da competição.

O próximo jogo foi contra o atual campeão, Flamengo. Não bastasse termos que jogar contra o atual campeão, jogamos com a 6ª e a 7ª opções para a zaga. Isso mesmo. Tínhamos 5 desfalques apenas para a posição de zagueiro. Além dos convocados para o Sub-20, Nicão e Amorim, Coetzee foi chamado pela seleção sul-africana e Thalisson e Pedro Henrique estavam lesionados. Assim, jogaram Giongo e Igor, este com apenas 16 anos, ambos do time sub-20. Sabendo que teria uma zaga inexperiente, além de tentar passar-lhes confiança para o jogo e dizer que acreditava no potencial deles, chamei os jogadores de frente para uma conversa franca, dizendo que tínhamos muitas complicações no setor defensivo e que, mais do que nunca, precisaríamos dos gols deles para sair vitoriosos. Eles entenderam o recado e o primeiro tempo fechou 5x2. Com mais um gol pra cada lado, conseguimos uma grande vitória por 6x3, mesmo com a zaga do sub-20.

6-Flamengo.png

Grêmio x Flamengo

Depois de uma grande vitória contra o Flamengo, enfrentamos o Palmeiras, em São Paulo. Apesar de sair na frente, não conseguimos segurar o placar ou fazer mais gols, vendo o verdão empatar no final do primeiro tempo e virar o jogo no final do segundo. Além das baixas já mencionadas na zaga, tivemos também baixa no gol e no ataque, já que Gauna havia se juntado à seleção para dois jogos amistosos. Assim, não conseguimos evitar a 2ª derrota, desta vez por 1x2. Contra o Vitória, que estava no Z4, contamos com a volta de Neném e Pedro Henrique. Apesar disso, saímos atrás no marcador e o time precisou de um sacode no vestiário para acordar para a vida e virar o jogo no 2º tempo. Ganhamos por 3x1, com 3 gols em 5 minutos.

A 9ª rodada foi contra o São Paulo, e colocava líder e vice líder frente a frente. Era nossa chance de assumir a liderança. Tivemos a volta dos campeões mundiais sub-20, porém ainda estavam desgastados da viagem de volta da Áustria, de modo que não puderam ingressar na equipe para este jogo. Mesmo assim, conseguimos fazer um ótimo enfrentamento contra o líder (ou ex-lider) e com nossa defesa passando em branco pela primeira vez no campeonato, fizemos um ótimo 4x0 para assumir a liderança.

9-SP.png

São Paulo x Grêmio

Este jogo na capital paulista foi o primeiro de uma série de jogos importantes em sequência. O jogo seguinte foi contra o Internacional, na arena. Com os selecionados de volta, inclusive Gauna, fizemos um ótimo jogo e ganhamos o 4º granal do ano (contra 2 derrotas), desta vez por 3x1. O próximo jogo era mais um jogo importante para mim, pois era meu reencontro com a Chapecoense e com a Arena Condá. Mas não foi um dia de reencontro apenas entre André e Chapecoense, mas também de Carille e Grêmio, já que o ex-treinador do Imortal está atualmente na Chapecoense. O clima antes do jogo foi bem amistoso e a torcida me recebeu de braços abertos, até saudando o meu nome quando chamado pelo locutor. Reconheci algumas caras do time titular da Chape, mas acabei me surpreendendo com a quantidade de mudanças feitas no time base em relação ao ano passado. No jogo que também marcou a despedida de Gauna, apesar do argentino não marcar, ele deu a assistência para o primeiro gol, com uma casquinha no primeiro poste em cobrança de escanteio, com Teco finalizando pro gol. A Chape empatou, mas conseguimos garantir a vitória no 2º tempo. 2x1 para manter a liderança. Ao final do jogo fui cumprimentar Carille e falei baixinho no seu ouvido, tapando a boca para evitar a leitura labial:

- Coloca o Wilson na meia. Ele rende mais ali. Vai por mim. – E saí para o vestiário.

11-Chape.png

Chapecoense x Grêmio

E claro que aproveitei a ida à Chapecó para rever a Isa. Ela passou uns dias comigo em Porto Alegre mês passado, e agora era vez de eu retribuir o favor. Se tem algo que está difícil esse ano é essa distância. Mas vamos levando, ano que vem tudo se resolve.

Depois, jogamos contra o Cruzeiro. O que dizer quando no jogo que mais criamos finalizações e chances de gol, não conseguimos levar a vitória? O empate em 2x2 ficou com um gosto amargo na boca, interrompendo uma sequência de 4 vitórias. E, no último jogo por enquanto, visitamos o Bragantino. Num jogo que acabei tendo que poupar alguns jogadores por desgaste pela sequência de jogos, tivemos um pênalti defendido pelo goleiro e nada mais conseguimos fazer para tirar o zero do placar. Parece uma sina pessoal: quando finalmente não levamos gols, também não os fazemos. 0x0.

3-Brasileir-o-1.png

Resultados Grêmio – Campeonato Brasileiro 2027 – 1ª a 13ª rodada

Mesmo com os dois tropeços nos últimos dois jogos, ainda mantemos a liderança do campeonato.

1-13-rodada.png

Classificação – Campeonato Brasileiro 2027 – 13ª rodada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostamos, mas são essas vendas bizarras que trazem um pouco de colorido ao nosso save.

O Grêmio caminha forte nas mãos do André. O potencial ofensivo da equipe continua muito forte e mesmo a defesa, sofre pouco mais de um gol por partida, o que não pesa muito em uma equipe que se aproxima de três gols marcados em média por partida. O Santos está próximo, mas confio no favoritismo tricolor.

 

On 12/12/2020 at 9:58 AM, ElPerroMG said:

 

Essa coisa de mudar formação nunca dá muito certo quando é antes do jogo. Quando é durante o jogo parece surtir mais efeito, o próprio @ggpofm tem a teoria interessante de que confundi a IA. Menos mal que o Inter não seguiu em frente nos gols e você conseguiu mais um título estadual, dessa vez com o time de coração. Parabéns!!

Muita tese é que quando as diferenças táticas são muito grandes, a IA do jogo fica meio perdida e leva um tempo a mais para se adaptar e isso é fatal. No seu caso, Perro, você tem um desenho com pontas e outro que abdica dele. Isso, para a IA tem um impacto. Se mudar mais de uma vez durante a partida pode complicá-la ainda mais. Claro, que a mudança não pode ser aleatória, deve ser adequada ao momento da partida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um fundo de realidade nesse anseio dos clubes em vender e nos jogadores em sair. Incomoda um pouco que mesmo quando estáveis, os clubes seguem vendendo todo mundo no modo automático mas é um preço que se paga por jogar num "futebol emergente". 

Excelente temporada até aqui com o Grêmio, a vantagem é bem confortável na liderança e o time joga melhor contra os times de cima que os de baixo, isso é um bom indicativo para os mata matas. 

Uma última dúvida, existe pretensão de chegar ao futebol europeu ou o save vai se dedicar somente ao Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô sentindo na pele essas cláusulas com clubes estrangeiros, mas na maioria das vezes os próprios jogadores que as fixam para renovar, acaba que o clube fica de mãos atadas. Entendo sua insatisfação, é algo que nos quebra no meio. 

No fim das contas, conseguiu driblar bem essas saídas e montou um time bem forte para o início da competição e já tem 4 pontos de frente para o segundo. Além disso, vem colocando sua cara com as contratações jovens, assim como foi na Chape. O futuro promete!

Boa sorte no restante da temporada!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2020 em 17:05, ggpofm disse:

Não gostamos, mas são essas vendas bizarras que trazem um pouco de colorido ao nosso save.

O Grêmio caminha forte nas mãos do André. O potencial ofensivo da equipe continua muito forte e mesmo a defesa, sofre pouco mais de um gol por partida, o que não pesa muito em uma equipe que se aproxima de três gols marcados em média por partida. O Santos está próximo, mas confio no favoritismo tricolor.

 

Muita tese é que quando as diferenças táticas são muito grandes, a IA do jogo fica meio perdida e leva um tempo a mais para se adaptar e isso é fatal. No seu caso, Perro, você tem um desenho com pontas e outro que abdica dele. Isso, para a IA tem um impacto. Se mudar mais de uma vez durante a partida pode complicá-la ainda mais. Claro, que a mudança não pode ser aleatória, deve ser adequada ao momento da partida

E aí, GG.

De fato, é chato, mas nos força a nos adaptar.

Por vezes me incomoda sofrer gol todos os jogos, mas é como tu bem disse, não pesa no resultado pois o time costuma marcar mais do que leva, então o incômodo passa haha. Bom, a 14ª rodada será Grêmio x Santos, vamos ver se confirmamos o favoritismo e disparamos hehe.

Entendi, acho que faz sentido porque inclusive na situação contrária, quando a IA muda a forma de jogar, também levamos um tempo pra notar e adaptar o time, se for o caso, e as mudanças feitas ainda levam um tempo pra surtir efeito.

Valeu pelo comentário!

Em 13/12/2020 em 10:14, Peepe disse:

Existe um fundo de realidade nesse anseio dos clubes em vender e nos jogadores em sair. Incomoda um pouco que mesmo quando estáveis, os clubes seguem vendendo todo mundo no modo automático mas é um preço que se paga por jogar num "futebol emergente". 

Excelente temporada até aqui com o Grêmio, a vantagem é bem confortável na liderança e o time joga melhor contra os times de cima que os de baixo, isso é um bom indicativo para os mata matas. 

Uma última dúvida, existe pretensão de chegar ao futebol europeu ou o save vai se dedicar somente ao Brasil?

E aí, Peepe.

Com certeza, os jogadores é completamente compreensível que não queiram renovar para ganhar mais ou ir para um clube e liga de maior reputação. Já o clube só explica colocar a cláusula de rescisão pra estrangeiro quando o jogador força (como o El Perro comentou), senão, é um tiro no pé.

De fato caminhamos bem e abrimos uma vantagem de mais de uma rodada rapidamente na competição, vamos ver se mantemos o ritmo.

Sim, a ideia é ir pra Europa. Ainda não sei quando, depende bastante dessas temporadas, mas quero dar o passo a mais. Até por isto eu carreguei as principais ligas europeias.

Valeu pelo comentário!

Em 13/12/2020 em 13:55, ElPerroMG disse:

Eu tô sentindo na pele essas cláusulas com clubes estrangeiros, mas na maioria das vezes os próprios jogadores que as fixam para renovar, acaba que o clube fica de mãos atadas. Entendo sua insatisfação, é algo que nos quebra no meio. 

No fim das contas, conseguiu driblar bem essas saídas e montou um time bem forte para o início da competição e já tem 4 pontos de frente para o segundo. Além disso, vem colocando sua cara com as contratações jovens, assim como foi na Chape. O futuro promete!

Boa sorte no restante da temporada!!

 

E aí, El Perro.

É osso, mas temos que nos virar (e organizar os contratos dos novos contratados pra isso não acontecer mais haha). Quando o jogar coloca como inegociável essa cláusula eu vejo muito bem se vale mesmo a pena contratar o jogador que pode sair a qualquer momento.

Vamos nos adaptando, o problema é que tem muita janela pela frente e muito jogador bom com essas cláusulas, dependendo do panorama, vamos precisar repor. Sempre gostei de apostar em jovens jogadores, inclusive porque sou meio mão de vaca e sempre vejo jovens com uns 18-19 anos como os melhores custos-benefícios do FM haha.

Valeu e valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

Cap-tulo-37.png

 

Resumo do último capítulo:

No 36º capítulo, o Grêmio fez sua estreia no campeonato brasileiro, jogando 13 rodadas até o momento. Neste período, André teve que lidar com cláusulas de rescisão abaixo do que considerava aceitável, perdendo o principal jogador do time para o futebol europeu e está na iminência de perder mais dois jogadores pelo mesmo motivo. Conviveu com desfalques, especialmente no miolo de zaga, chegando a utilizar a 6ª e 7ª opções no setor. Mesmo com tudo isso, o Grêmio lidera a competição após 13 rodadas.

Com a aproximação das competições em mata-mata, conseguirá o Grêmio manter a pegada e seguir na liderança?

***

01 de outubro de 2027

Vou te falar, viu. Nunca comemorei tanto o final de um mês do que o final deste agosto de 2027. O final de agosto e o início de setembro não apenas marcam a iminente chegada da primavera (o que não é algo tão positivo a meu ver, já que é o presságio do inferno da pior estação do ano logo mais, ainda mais numa cidade tão abafada), mas marca o FIM DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS, CACETE!!

É um momento de se comemorar, já que saímos extremamente prejudicados dela. Além daqueles que já tinham nos deixado - como o artilheiro Gauna - foram confirmadas as transações de Coetzee e Valmir, para Shanghai SIPG e Wolverhampton, respectivamente, e tivemos ainda mais uma perda inesperada. O craque Teco nos deixou para se juntar ao Barcelona, que pagou sua multa de R$ 73M.

Com a perda do meia ofensivo titular e de seu reserva imediato, não restou uma alternativa senão buscar no mercado de transferências. Após uma busca minuciosa, iniciada quando soube da investida do time catalão, chegamos a um nome: Ivonei, do Santos. O grande revés dessa contratação era simples, Ivonei já tinha jogado mais de 7 jogos pelo Peixe e, por isto, não poderia jogar no Brasileirão. Ciente disso, tratei de convencer o presidente para fazermos a contratação:

- Então, chegamos a um nome para reposição de Teco, presidente. – Disse eu, já acomodado em sua sala.

- De quem se trata? – Respondeu sem me olhar.

- Ivonei, jogador do Santos. Grande visão de jogo, bom passe, pisa na área, chuta bem.

- Ele não jogou mais de 7 jogos pelo Santos? – Perguntou o presidente, arqueando a sobrancelha e finalmente me encarando.

- É... bem... sim. Mas podemos o utilizar nas Copas. Estamos bem no campeonato brasileiro, acredito que para o campeonato nacional Peter dá conta.

- Dá conta no Brasileirão e não nas Copas, é isso?

- Ele ainda é bem jovem, presidente. Tem muito potencial, mas precisamos de um jogador diferenciado na função para decidir nas copas. Ainda mais porque perdemos nosso artilheiro também.

- Entendo. Vamos fazer o investimento, mas é bom nós avançarmos bem em todas as copas para fazer a transação valer a pena. – Disse ele, me alertando.

- Pode deixar presidente, ele vai ter bastante campeonato para jogar. – Disse e saí, surpreso pela facilidade em convencer o mandatário.

Com isso, acertamos sua contratação por R$ 63M (podendo chegar a R$ 82M, cumpridas algumas metas), o que só mostra o quão baixa era a multa de Teco. Além de Ivonei, contratamos apenas mais um jogador no período, mais um para as categorias de base: Fernando, outro meia.

6-Parte-4.png

Transferências

Ah, sim, uma questão que acabei deixando de comentar da última vez: com a saída de Gauna, chamei Perez de volta do empréstimo. Contudo, ele estava a serviço da seleção mexicana, jogando a Copa Ouro e demorou um tempo para se juntar ao Grêmio novamente. Assim, era chance de Flaysmar tentar demonstrar que tem condições de ser titular.

E diferente da última vez que escrevi, tivemos jogos por três competições no momento. Começando pelo Campeonato Brasileiro:

Jogamos mais 13 rodadas, estando neste momento com 26 rodadas disputadas (nós, porque outros times já têm até 29 partidas na competição). E começando de onde parei da última vez, o jogo pela 14ª rodada era contra o vice-líder, Santos. Num jogo que estávamos um tanto desfalcados novamente, foram dois reservas que deram números ao placar. Primeiro, Garrinchinha marcou com menos de 2 minutos. Depois, aos 20 do segundo tempo, Deco fez o 2º e fechou o 2x0, que nos deixava ainda mais líderes.

14-Santos.png

Grêmio x Santos

Depois do jogo contra o Santos, ainda tínhamos mais 6 jogos pelo campeonato brasileiro antes de começar a intercalar campeonato brasileiro e copas, então precisávamos acumular gordura. Com esse pensamento, visitamos o CRB e vencemos por 2x1, num jogo que quase metade dos nossos chutes foi de longe. Depois, recebemos o Figueirense. Numa grande partida de Teco, ganhamos facilmente por 4x1. Depois, novamente em casa, jogamos contra o Paraná, no jogo que marcou a despedida de Teco. E o meia marcou o gol da vitória por 1x0. Após, uma chegadinha no Nordeste para confrontar o Ceará. Embalando mais uma vitória, a 5ª seguida, fizemos 3x1 e vamos nos distanciando na liderança. Para fechar o 1º turno, recebemos o Bahia. E se os baianos me davam trabalho quando eu estava na Chapecoense, não posso dizer o contrário aqui no Grêmio. Mesmo com o triplo de finalizações, só conseguimos o empate em 3x3 graças a dois pênaltis marcados a favor.

19-Bahia.png

Grêmio x Bahia

Com este jogo, encerramos o primeiro turno na liderança, com 45 pontos e uma distância segura de 8 pontos para o 2º colocado.

E no mesmo embalo, já começamos o 2º turno, jogando contra o Vasco, no último jogo antes do retorno das copas. Jogamos com um time reserva e, quando tudo levava a crer que um empate selaria o jogo, Lucas Ramos, que entrou no 2º tempo, fez o gol da vitória aos 49 do segundo tempo e aos 51 ainda tivemos tempo de perder um pênalti, que acabou não fazendo falta. 2x1. Deixando as copas para depois, o próximo jogo da Série A foi contra o Athletico Paranaense. Desta vez com um time misto, ganhamos pelo placar magro de 1x0. O jogo seguinte, contra o Botafogo, foi um jogo estranho. Digo isso pois nós criamos mais (19 chutes contra 10), eles criaram melhor (7 chances de gol contra 2), nós ganhamos por 3x1. Contra o Palmeiras¸ um destaque: Garrinchinha. O ponta direita que se inspira no craque da Copa de 62 abriu o placar para o Grêmio. Depois do 2x0, ele descontou para o Palmeiras, contra, e para ficar com um saldo positivo, fez mais um a favor pra fechar o 3x1. Depois, mais um paulista, o São Paulo, e mais uma vez Garrinchinha decidiu, marcando com 17 segundos de jogo e deixando o 1x0 no placar que perdurou até o final do jogo.

A esta altura, restava uma dúvida na minha cabeça quanto a posição de centroavante. Desde a saída de Gauna, Flaysmar e Perez vinham se revezando na posição, muito em conta da convocação de Perez e do rodízio no time devido às copas. Até este momento, Flaysmar tinha 8 (4) jogos, enquanto Perez tinha 9 jogos (considerando apenas o período pós-Gauna). Flaysmar marcou 4 gols, Perez apenas 1. Obviamente, nenhum dos dois estava me convencendo. Porém, para o próximo jogo não havia discussão, afinal Perez fora novamente convocado e desfalcava o time. Então, no Grenal do 2º turno, em pleno Beira-Rio, o Brasil viu o desabrochar de Flaysmar (podia ter um nome melhor, coitado). Aos 9 minutos, aproveitando cruzamento de Garrinchinha, ele empurrou pro gol e abriu o placar. Quatro minutos depois, recebeu em profundidade e fuzilou no canto. Aos 45, mais um cruzamento de Garrinchinha, mais um gol de Flaysmar. Pra finalizar, aos 20 do segundo tempo cabeceou após lateral cobrado por Emerson e fez o 4º. No final do 1º tempo o Inter descontou, mas o placar ficou em 4x1, com show de Flaysmar (e menção honrosa para Garrinchinha), fechando os grenais da temporada em 5x2 a nosso favor.

25-Grenal.png

Internacional x Grêmio

Por fim, contra o Vitória, time reserva e Perez parece que acordou pra vida e desencantou no brasileirão, marcando o gol da vitória por 1x0. E assim fechamos essa sequência de mais 13 jogos no campeonato brasileiro, com 12 vitórias e 1 empate. Acho que podemos dizer que foi um período produtivo no campeonato.

4-Brasileir-o-2.png

Resultados Grêmio – Campeonato Brasileiro 2027 – 14ª a 26ª rodada

3-26.png

Classificação – Campeonato Brasileiro 2027 – 26ª rodada

E assim a liderança é cada vez mais nossa, 12 pontos de vantagem, 3 jogos a menos. A conta agora é quantos pontos precisamos fazer para ser campeões. Com mais 27 pontos em disputa, o Internacional pode chegar a 81 pontos, assim como o Flamengo que tem 45 pontos e disputa mais 36. Logo, para evitar uma decisão nos critérios de desempate (caso esses times vençam todos os jogos), precisamos chegar a 82 pontos, ou seja, 16 pontos em 12 jogos. Plenamente viável.

Bom, com o campeonato brasileiro praticamente encaminhado (que a imprensa não me veja falando isso!), temos duas copas pela frente. Começando pela copa doméstica, a Copa do Brasil, o confronto das quartas de final foi contra o Fluminense. A ida foi no Rio de Janeiro e o tricolor das laranjeiras abriu o placar em contra-ataque após erro de passe Arzayús no meio campo. O empate veio com Flaysmar, completando após Pedro Henrique amaciar de cabeça. Com o final em 1x1, ficava tudo aberto para a volta. O encontro na Arena reservou um jogo sem muitas chances e o magro 1x0, com gol de Flaysmar após mais uma assistência de Garrinchinha (ou, talvez, esse fosse o presságio, já que o jogo veio antes do Grenal), ficou de bom tamanho pra nos colocar nas semifinais.

4-Fluminense.png

Grêmio x Fluminense

E as semifinais colocava o embate entre os dois hexacampeões da Copa do Brasil. Quem ganhasse disputaria o hepta.

3-Semi.png

Semifinais – Copa do Brasil 2027

E foi com esse sentimento de rivalidade contra o Cruzeiro pelo posto de maior campeão da competição que fomos para os confrontos. Jogando a primeira em casa, não demos sopa pro azar e com três gols no segundo tempo, fizemos o 3x0 que nos deixava muito perto da final. Fomos pro Mineirão nos dando o luxo de preservar alguns titulares e mesmo assim, com 13 minutos, Garrinchinha fez um lindo passe por elevação, onde a bola encobriu o zagueiro e deixou Flaysmar livre para fazer o 1º. Com isso, o Cruzeiro precisava fazer 4 para levar para os pênaltis. Eles até empataram o jogo, mas na metade do segundo tempo Herrera subiu mais alto que todo mundo e testou pro fundo do gol garantindo mais uma vitória, agora por 2x1, que nos colocava na final.

6-Cruzeiro.png

Cruzeiro x Grêmio

4-Final.png

Final – Copa do Brasil 2027

O confronto da final será entre Grêmio e Flamengo, que já decidiram a competição duas vezes, uma em 1997 e outra 2022, com o Imortal levando a melhor nos dois duelos. Será que vem um 3º título em cima do Urubu? Assim esperamos.

Além da Copa do Brasil, jogamos o mata-mata da Libertadores nesse período e o adversário das oitavas de final era o time de coração do Messi, o Newell’s Old Boys. Como ficamos em primeiro no grupo, tínhamos a vantagem de jogar a primeira fora... e quase jogamos tudo fora mesmo. Aos 25 e 27 do primeiro tempo duas bobeadas do lado esquerdo de defesa. Primeiro, Gonzalez recebeu passe entre Thalisson e Bernardo e abriu o placar, depois, cruzamento na área, Bernardo errou o cabeceio e Favela chutou duas vezes pra fazer o 2º. Diminuímos aos 38 com Luís Miguel em chute da entrada da área, mas um minuto depois, Ay lançou Gonzalez, o centroavante carregou até a linha de fundo e cruzou para Bravo, livre dentro da pequena área, fazer o 3º dos argentinos, para a alegria do craque aposentado. Chacoalhei o time no intervalo, mas demorou um pouco para surtir efeito. Aos 27, Peter recebeu a bola próximo à linha lateral, carregou no meio de vários argentinos, se livrou de todo mundo e fez um golaço. Embalado pelo golaço, empatamos o jogo logo depois em mais um chute da entrada da área de Luís Miguel. Com isso, o placar ficou em 3x3 e, dadas as circunstâncias, foi um placar sensacional.

11-Newells.png

Newell’s Old Boys x Grêmio

Na volta, mesmo com a vantagem de quase todos os empates, não quisemos depender do regulamento e mandamos uma bola pro gol com 59 segundos, quando Ivonei deixou Franco na cara do gol. Perez fez mais um e o jogo terminou relativamente tranquilo em 2x0 e classificação garantida.

8-Resultados-oitavas.png

Resultados – Oitavas de Final – Libertadores 2027

O adversário das quartas de final foi o San Lorenzo, outro argentino. Novamente pela melhor campanha jogamos a primeira fora e novamente sofremos, desta vez sem recuperação no jogo. Com dois gols muito parecidos, em ligação direta da defesa para o centroavante Vera. O delantero aproveitou de sua velocidade nos dois lances e saiu na cara de Neném pra decretar o placar de 0x2 para o time de Almagro.

A volta reservava um desafio enorme. Reverter uma vantagem de dois gols de um time argentino, com o revés de se levar 1 gol, precisar fazer 4. Nós começamos em cima, atacando, atacando e atacando, mas nada de sair o gol. Se não era um jogador no caminho, a bola ia pra fora ou goleiro fazia milagre. Com o tempo passando, a torcida estava apreensiva e o silêncio era sonoro em alguns momentos tamanho o nervosismo, aquela apreensão tão grande que prende o grito na garganta. E com um massacre de 19 chutes, não conseguimos abrir o placar no primeiro tempo. No intervalo, fiz um discurso emocionado dizendo que eles iriam reverter a situação e passariam por cima de tudo e todos.

- Se são 45 minutos que temos, são 45 minutos que precisamos! Vão lá e transformem esses minutos em gols. – Disse eu terminando a palestra.

O time voltou a campo com uma eficiência não demonstrada. Aos 2 minutos, Flaysmar aproveitou bobagem da zaga, tomou a bola e fez o 1º. A torcida inflamou e o time empolgou. Aos 5, Franco aproveitou rebote depois de chute de Flaysmar e empatou o agregado, devolvendo a diferença de 2 gols. Cinco minutos mais tarde, o balde de água fria. Noriega cabeceou da marca do pênalti, a bola desviou em Thalisson e entrou no único chute do San Lorenzo na partida. Voltávamos à estaca zero, precisávamos de dois gols. Aos 19, Bernardo encontrou Ivonei livre na área e o meia fez o 3º. Faltava um. E demorou pra sair, mas saiu. Aos 38 da segunda etapa, mais uma bobeira da zaga, mais uma vez o garoto Flaysmar estava atento. Ele roubou a bola do zagueiro, entrou na área e chutou cruzado para nos colocar finalmente em vantagem no confronto. Com a torcida cantando como nunca, Ivonei fechou o caixão aos 44, desviando chute de Tcheco. Vitória por 5x1 pra uma remontada gigantesca e vaga na semifinal.

14-San-Lorenzo.png

Grêmio x San Lorenzo

Com isso, chego a minha segunda semifinal seguida, pegando novamente um argentino.

9-Semifinais.png

Semifinais – Libertadores 2027

Esta será a minha chance de vingar a Chapecoense e fazer uma final brasileira na Libertadores de 2027.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plenamente viável? Ganhar apenas quatro partidas em 12? Isso se os adversários vencerem todas as partidas que farão. É campeão. André, anda muito modesto.

E ainda pode ganhatr outros títulos na temporada. Na Copa do Brasil pegará o Flamengo que não vem na Série A. Acho que dá para passar.

Como gosto de histórias dramáticas, eu quase pensei que o San Lorenzo eliminaria o Grêmio, mas a goleada foi demais. E esse Quilmes tá fazendo o que na Libertadores? Bebendo cerveja? Será que vem mais um título na temporada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ponto mais importante na chegada do Ivonei foi desfalcar o Santos, que era seu concorrente direto no Brasileirão. Tirando isso, é um baita jogador.

No Brasileião continua avassalador, nem tem muito o que comentar. Time encaixado, entrosado e esse título deve se confirmar com antecedência, o que é muito legal. Sendo no time de coração ainda, deve ter um gostinho a mais. 

Na Copa do Brasil chegou bem nas finais e agora tem uma pedreira pela frente. Acredito que o jogo é totalmente aberto, mas a fase recente do Grêmio pode ajudar.

Na Libertadores eu acho que passa facilmente pelo Quilmes. Enfrentou adversários melhores nas últimas fases e ainda tem um "q" a mais de vingar a Chape.

Boa sorte na reta fina e volte com a tríplice coroa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais, parabéns pela conquista do estadual. Na Libertadores, muito equilíbrio na fase de grupos com o Boca, mas agora estás no caminho certo para a conquistares...e o mesmo também na Copa, onde deverá ser uma final interessante.

No campeonato, o título já não te deve fugir. Vários resultados interessantes e é sempre bom derrotar o Internacional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao fim de tudo, enganchou uma das melhores temporadas da história gremista. O título brasileiro vai acontecer, só uma catástrofe impediria esse título, e a vida é boa nos mata matas: com todo respeito ao Quilmes, eles não podem amedrontar quem vem tão bem assim no torneio. 

Na Copa do Brasil, atropelar o Flamengo é fazer um favor a Deus. Nos faça isso, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2020 em 08:17, ggpofm disse:

Plenamente viável? Ganhar apenas quatro partidas em 12? Isso se os adversários vencerem todas as partidas que farão. É campeão. André, anda muito modesto.

E ainda pode ganhatr outros títulos na temporada. Na Copa do Brasil pegará o Flamengo que não vem na Série A. Acho que dá para passar.

Como gosto de histórias dramáticas, eu quase pensei que o San Lorenzo eliminaria o Grêmio, mas a goleada foi demais. E esse Quilmes tá fazendo o que na Libertadores? Bebendo cerveja? Será que vem mais um título na temporada?

 

E aí, GG.

Hahaha, já diriam os mais sábios: Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Mas o brasileirão tá muito bem encaminhado sim.

Embora o Flamengo não venha tão bem no campeonato eles tem muita força no Maracanã, mas claro que dá pra passar.

Não foi só tu que pensou isso no jogo contra o San Lorenzo, não. Depois do 0x2 fora de casa, numa competição com gol qualificado, sabendo que minha equipe leva gol jogo sim, jogo também, achava muito difícil fazer 4 gols. Aí veio aquele primeiro tempo, onde parecia que o time nunca faria gol. Felizmente no segundo tempo a equipe desencantou e fez uma vitória sensacional. Quanto ao Quilmes, eles derrotaram a Chape, que é um time forte, então a passeio não devem estar. Se estiverem bebendo cerveja, talvez facilite as coisas haha.

Valeu pelo comentário!

Em 19/12/2020 em 08:17, ElPerroMG disse:

O ponto mais importante na chegada do Ivonei foi desfalcar o Santos, que era seu concorrente direto no Brasileirão. Tirando isso, é um baita jogador.

No Brasileião continua avassalador, nem tem muito o que comentar. Time encaixado, entrosado e esse título deve se confirmar com antecedência, o que é muito legal. Sendo no time de coração ainda, deve ter um gostinho a mais. 

Na Copa do Brasil chegou bem nas finais e agora tem uma pedreira pela frente. Acredito que o jogo é totalmente aberto, mas a fase recente do Grêmio pode ajudar.

Na Libertadores eu acho que passa facilmente pelo Quilmes. Enfrentou adversários melhores nas últimas fases e ainda tem um "q" a mais de vingar a Chape.

Boa sorte na reta fina e volte com a tríplice coroa.

E aí, El Perro.

Olha, eu até nem tinha pensado por esse ponto de vista. Realmente, tiramos um dos melhores (senão o melhor) jogadores de um concorrente direto. Sem querer foi dois coelhos numa cajadada só;

Essa sequência no Brasileirão eu não me lembro de já ter feito em outro save (possivelmente já aconteceu, mas não lembro), o bom de fazer essa gordura agora é poder poupar para essas fases decisivas nos mata-matas sem peso na consciência.

Tá realmente aberto, o time do Flamengo é bem bom, especialmente do meio pra frente.

O Quilmes eliminou a Chape e vem fazendo uma campanha boa na Libertadores, mas não dá pra negar que é melhor que pegar um Boca ou River.

Valeu e valeu pelo comentário!

Em 19/12/2020 em 21:21, Cadete213 disse:

Antes de mais, parabéns pela conquista do estadual. Na Libertadores, muito equilíbrio na fase de grupos com o Boca, mas agora estás no caminho certo para a conquistares...e o mesmo também na Copa, onde deverá ser uma final interessante.

No campeonato, o título já não te deve fugir. Vários resultados interessantes e é sempre bom derrotar o Internacional. 

E aí, Cadete, seja bem-vindo.

Valeu! Foi um duelo bem equilibrado com o Boca na fase de grupos, felizmente nosso saldo foi maior e saímos na 1ª posição, já que acredito que eles pegaram um caminho mais complicado que o nosso. E na Copa do Brasil é um confronto entre dois gigantes, vamos ver se voltamos com a taça.

O Brasileirão tá bem encaminhado, mas precisamos manter o ritmo pra confirmar o quanto antes. E diria eu que vencemos os duelos importantes contra o rival, perdemos quando podíamos perder.

Valeu pelo comentário!

17 horas atrás, Peepe disse:

Ao fim de tudo, enganchou uma das melhores temporadas da história gremista. O título brasileiro vai acontecer, só uma catástrofe impediria esse título, e a vida é boa nos mata matas: com todo respeito ao Quilmes, eles não podem amedrontar quem vem tão bem assim no torneio. 

Na Copa do Brasil, atropelar o Flamengo é fazer um favor a Deus. Nos faça isso, por favor.

E aí, Peepe.

A temporada está indo de vento em popa, estamos bem nos três campeonatos. O Brasileirão parece ser questão de tempo, enquanto nos mata-matas temos feito valer a nossa força em casa. Respeito ao time que tirou a Chape, hein. Haha. Tem que cuidar pra zebra cervejeira não passar por cima do nosso time. Mas, sim, acredito que nas semifinais somos favoritos.

Vamos tentar, pode deixar hehe.

Valeu pelo comentário!

12 horas atrás, LC disse:

Na Copa do Brasil perderá para o Mengão, mas na Liberta vai atropelar o Quilmes.

E aí, LC.

Ih rapaz, já vi que não vai ser possível agradar todo mundo haha. Vamos ver se o Flamengo impede o nosso hepta da CdB.

Atropelar é uma palavra meio forte pra uma semifinal de Libertadores, mas tentar não é proibido.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner-Principal.png

spacer.png

 

Resumo do último capítulo:

No 37ª capítulo, o Grêmio seguiu sua caminhada na temporada de 2027 com muito sucesso, avançando a passos largos no campeonato brasileiro, somando 12 pontos a mais que o 2º colocado, com 3 jogos a menos. Também segue vivo nas copas, passando por Fluminense e Cruzeiro na copa do Brasil, aonde chegou na final para confrontar o Flamengo. Na Libertadores, apesar sair atrás nas duas eliminatórias, contra Newell’s Old Boys e San Lorenzo, reverteu as desvantagens e passou para enfrentar o Quilmes na semifinal.

***

05 de dezembro de 2027

É tanta coisa pra dizer que nem sei por onde começar.

Não tivemos movimentos no mercado de jogadores, o que é positivo, sinal de que não perdemos mais ninguém.

Vou começar pelo mais simples, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo seguinte ao enfrentamento contra o Vitória foi contra o Fluminense, em casa. Mesmo precedendo o jogo da volta contra o San Lorenzo, resolvi colocar titulares. Se ganhamos bem o jogo da Libertadores, não posso dizer o mesmo desse confronto de tricolores. Jogamos uma partida média e fomos punidos por não apresentar a excelência. Ao final do jogo, Salvatierra cobrou falta, a bola desviou na barreira e entrou, 0x1, que encerrou uma invencibilidade de 19 jogos no campeonato.

27-Fluminense.png

Grêmio x Fluminense

Após, fomos visitar o Cruzeiro, pela 28ª rodada. Novamente não poupei titulares, mesmo com o jogo ocorrendo logo após o épico 5x1. E pelo 2º jogo seguido no campeonato, não conseguimos marcar gols. Pensando em retrospectiva, pode ser que o time estivesse cansado, talvez colocar algumas peças descansadas no ataque surtisse efeito. Enfim, com gol de Biro Biro, a raposa nos derrotou por 0x1. Com as duas derrotas em sequência, dobramos nossas derrotas no campeonato. Para retomar o caminho das vitórias, enfrentamos o Corinthians e vencemos por 1x0, certos de que as vitórias voltariam com naturalidade agora. Ledo engano. O jogo contra o Flamengo¸ que prometia ser uma prévia da final da Copa do Brasil, já que ocorreu apenas uma semana antes do 1º jogo da final, foi um balde de gelo na nossa cabeça e um motivo para ligar a sirene de alerta. Em 5 minutos onde praticamente tudo deu certo para o Rubro Negro, eles abriram 3x0, com João Fernando infernizando nossa defesa. Ainda teve espaço pra mais um no final do jogo. 0x4, e a promessa de uma final complicadíssima.

30-Flamengo.png

Flamengo x Grêmio

Com esses resultados, somamos apenas 3 pontos em 12, mas continuamos isolados na liderança do campeonato. Se antes a meta segura era de 82 pontos, agora com as 4 vitórias seguidas do nosso rival, continua assim. Ou seja, faltam 13 pontos e 8 jogos para o título. Apesar da vantagem de 9 pontos e 1 jogo a menos ainda ser confortável, não podíamos amolecer e deixar esse título escapar.

Antes dos jogos da Copa do Brasil e da Libertadores, recebemos a Chapecoense. Diferente do que havia feito antes, desta vez poupei titulares e, com a convocação de Perez, chamei Alessandro Felipe, do sub-20, para fazer sua estreia no comando de ataque. E a estreia do menino não podia ser melhor, abrindo o placar ao aproveitar uma bobeada da zaga. José Henrique ainda empatou no primeiro tempo e o placar seguiu até o final, 1x1. Passadas as eliminatórias de Copa do Brasil e Libertadores, era hora de focar no campeonato brasileiro e levar o título para casa. A sequência de adversários, em tese, ajudaria nesse sentido. Primeiro recebemos o Bragantino e sem dar chance de zebra, fizemos os 3x0 no primeiro tempo. Depois, novamente na arena, jogamos contra o CRB e demos um leve susto na torcida, quando levamos um gol com menos de 2 minutos de jogo. Porém Ozaels Oziel Ozeas Ozzy Osbourne Ozealisson (bah, que nome difícil de escrever, meu Deus), nos fez o favor de ser expulso com 10 minutos. A partir daí nossa força se mostrou cada vez mais e ao final do 1º tempo já estava 4x1. Com mais dois no 2º tempo, fechamos em 6x1. A esta altura, o Internacional somava 66 pontos e tinha mais 4 jogos, podendo chegar a 78. Nós, por outro lado tínhamos 76 pontos, ou seja, uma vitória ou um tropeço colorado nos dava o título já no 34º jogo.

Reuni os garotos, falei da importância daquele título para a carreira deles e sobre o que a torcida esperava do nosso time. O time reagiu bem e partiu pro jogo contra o Figueirense ainda mais confiante. Digamos que dei uma pequena sorte pelo jogo ser em Santa Catarina, podendo ter uma torcedora especial na arquibancada. E para não a decepcionar, o time já começou com tudo: com 3 minutos, Garrinchinha abriu o placar. Aos 24, expulsão no Figueirense. Ao final do primeiro tempo, Lucas Ramos ampliou de fora da área. Na palestra do intervalo mandei o time não se desconcentrar e o título era nosso. Com três minutos, o 3º gol do Imortal. Nossa vida ainda foi facilitada por uma 2ª expulsão no Figuera. Daí, era só esperar pouco mais de meia hora e comemorar o título. Nesse meio tempo, mais dois gols pra ser campeão em grande estilo.

34-Figueirense.png

Figueirense x Grêmio

Na volta à Porto Alegre fomos recebidos por uma multidão no Salgado Filho e fizemos a já tradicional carreata até a Arena. Apesar da festa e do título antecipado, o campeonato ainda não tinha acabado, de modo que tínhamos mais quatro jogos para cumprir tabela. Como não valeram tanto, vou acabar sendo mais suscinto. Contra o Paraná, sigo sem vencer na Vila Capanema. Apesar de sair na frente, sofremos uma virada e perdemos por 1x2. Contra o Santos, apresentamos volume e eles apresentaram eficiência. O placar ficou em igualdade: 1x1. Contra o rebaixado Ceará, vitória tranquila por 4x1, com direito a gol contra do ex-gremista Jaílson. Pra fechar, visitamos o Bahia. O time vem bem na temporada e já se consolidou como um dos 10 melhores times do Brasil. Além de sempre me darem trabalho. Talvez por ser a última rodada ou pelo meu time jogar mais leve em razão do título antecipado, não tivemos problemas desta vez, metendo um 5x1 em plena Arena Fonte Nova.

5-Brasileir-o-3.png

Resultados Grêmio – Campeonato Brasileiro 2027 – 27ª a 38ª rodada

6-Final.png

Classificação Final – Campeonato Brasileiro 2027

Um título sem contestação, eu diria. Melhor ataque, disparado; 5ª melhor defesa; Melhor campanha em casa; Melhor campanha fora de casa. Enfim, título praticamente irretocável.

Mas antes do título brasileiro, veio a final da Copa do Brasil. Fui para o jogo de ida contra o Flamengo com um certo receio em razão da sapatada sofrida uma semana antes, no mesmo Maracanã. E o temor foi ficando cada vez mais real: Com 8 minutos, João Fernando recebeu na lateral, partiu pra dentro, cortou dois marcadores e chutou no canto. 0x1. Aos 16, Gonzalez recebeu de Gabigol na entrada da área e chutou rasteiro. A bola bateu na trave e entrou. 0x2. Aos 24, escanteio pela esquerda, Gonzalez desviou, a bola bateu em Pedro Henrique e entrou. 0x3, com menos de meia hora de jogo. Fiz a mesma coisa que fiz contra o Boca na semifinal da Libertadores ano passado: recuei e o time e esperei o primeiro tempo acabar. Felizmente, uma hora ele acabou e pude reorganizar e motivar os jogadores no intervalo. O time voltou diferente e aos 6 minutos Plavsic cobrou falta no meio do gol. O goleiro Leonardo aceitou e descontamos. 1x3. Aos 37, Bernardo cruzou na cabeça de Ivonei, que testou no contrapé do goleiro para descontar novamente. 2x3, que fechou o marcador.

7-Flamengo.png

Flamengo x Grêmio

Diante das circunstâncias, voltamos vivíssimos para a Arena. Relembrando as “remontadas” contra Newell’s e San Lorenzo, não tínhamos motivos para não acreditar. No dia 23 de outubro, aquele clima de copa tomava a cidade e a torcida, que ainda não havia sido campeã brasileira na temporada, ansiava por um título maior e a Copa do Brasil estava a dois gols de distância (ou um gol e pênaltis, o que preferir). Tendo em vista o salseiro que João Fernando fez nos outros jogos, desta vez mandei marcarem ele de perto e o levarem para o pé mais fraco, na tentativa de conter a principal arma do Flamengo.

Como é natural quando jogamos em casa, fomos pra cima desde o 1º segundo. Mas, como no jogo contra o San Lorenzo, o gol teimava em não sair. A primeira grande chance foi com 19 minutos, quando Plavsic cobrou escanteio na cabeça de Pedro Henrique, o zagueiro cabeceou, o goleiro defendeu, a bola ainda bateu em Thalisson e passou rente à trave. Aos 33, mais um escanteio cobrado por Plavsic na direção de Pedro Henrique. Desta vez ele foi segurado e, com auxílio do VAR, o juiz marcou pênalti, que Plavsic não desperdiçou. 3x3 no agregado. Um minuto mais tarde, Lisandro cobrou lateral para a área, Perez desviou e Franco apareceu no 2º poste para empurrar pro gol e nos dar a vantagem. 4x3 no agregado. A primeira chance do Flamengo veio com 24 minutos, num chute de fora da área, que passou por cima do gol. Um minuto depois, após boa troca de passes, Lisandro recebeu na direita e cruzou na cabeça de Perez, que fez o 3º. Precisando levar dois para o jogo ir para os pênaltis, o título parecia encaminhado. E estava mesmo. Aos 41, Lucas Ramos fechou o caixão num rebote. 4x0 e o 7º título da competição pro tricolor.

8-Flamengo.png

Grêmio x Flamengo

Com o heptacampeonato, o Grêmio se isola como maior campeão da Copa do Brasil.

Entre os jogos da final da Copa do Brasil, tivemos a semifinal da Libertadores, contra o Quilmes. Como já virou tradição nesta temporada, não tivemos um bom resultado no jogo de ida e levamos um gol num lance completamente bisonho de Thalisson. O Quilmes bateu tiro de meta, a bola viajou no ar e foi na direção de nosso zagueiro, que estava completamente livre e poderia: 1) cabecear a bola; 2) espanar pro lado; ou, 3) dominar e sair jogando. Ao invés disso, ele optou por uma 4ª alternativa, que era deixar a bola quicar e deixar o atacante adversário, Mastrangelo, dominar, entrar na área e fazer o gol. Uma falta de atenção que custa caro numa fase dessas. Felizmente, foi o único gol do time da casa. Infelizmente, não marcamos e saímos da Argentina novamente precisando reverter um resultado, desta vez era necessário reverter um 0x1.

Na volta, que ocorreu logo após o título da Copa do Brasil, igualamos o agregado bem cedo. Se na ida foi o Grêmio que bobeou e deixou o adversário abrir o placar, na volta foi o Quilmes que falhou, e falhou feio. Mastrangelo (sim, o mesmo que fez o gol na ida) roubou a bola de Bernardo no campo de defesa, quase na linha de fundo. O atacante, que não está muito acostumado a jogar naquela zona, foi tentar afastar e acertou no meio da testa de Flaysmar. A bola desviou no atacante gremista e entrou no gol. 1x1 no agregado. Sabendo que um gol argentino seria fatal, nosso time continuou atacando para fazer uma vantagem confortável. Aos 18, Flaysmar achou Lucas Ramos livre na área e ampliamos. Tivemos mais chances depois disso, mas como conseguimos conter os argentinos, não precisamos de um 3º gol e saímos com o 2x0 e a vaga para a final.

16-Quilmes.png

Grêmio x Quilmes

E foi final brasileira no Centenário, em Montevideo.

10-Final.png

Libertadores 2027 – Final

Isso mesmo, o time que eu confrontei na final da Copa do Brasil ano passado, pela Chapecoense, era meu adversário na final da Libertadores, com o Grêmio. Se nós íamos para a final com o estigma de favorito pelos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão (a final foi logo após a derrota para o Paraná, quando já éramos campeões), o São Paulo chegava forte também, tendo eliminado o Boca Juniors.

Como já vem sendo há quase uma década, a final da Libertadores é jogada em jogo único e o palco desta vez, como já mencionei, foi o lendário estádio Centenário, de Montevideo. Fizemos uma viagem rápida para o Uruguai e felizmente tínhamos força total para o jogo. Antes do jogo, porém, uma surpresa: quando estava saindo do hotel para entrar no ônibus, em meio aos torcedores que cercavam a saída para nos desejar boa sorte e nos animar ainda mais para o jogo, vejo um rosto conhecido. Era a Isa. Quando a vi, corri para falar com ela:

- Como assim? – Perguntei, sem saber exatamente o que queria saber.

- Não podia perder essa, não?

- Não faz ideia de como é bom te ver aqui. Só espero que não seja pé-frio. – Falei brincando.

- Esqueceu que eu estava no Orlando Scarpelli? – retrucou ela, rindo, enquanto eu ouvia o segurança me chamar para entrar no ônibus. Sem pensar muito, beijei ela e disse para ela falar com o Fernandão (segurança que ainda trabalha no Grêmio), pra ele arranjar um lugar bom pra ela.

E com mais essa motivação, conduzi o time ao estádio. A preleção foi entusiasmada, falei que estávamos à beira de fazer algo inédito no Brasil:

- Até hoje nenhum time conseguiu ganhar Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores no mesmo ano. Nós vamos ser esse time, nós vamos fazer história! – Falei.

Aos 8 minutos, apreensão. Paulo Rogério, atacante do time paulista, disparou com a bola pela esquerda, cruzou no 2º poste e Jomar Jorge (meu ex-comandado na Chapecoense) chutou. O frio na espinha passou como um raio e felizmente se despediu quando a bola bateu na trave e se perdeu pela linha de fundo. Aos 10, nossa vez de colocar a bola na trave. Plavsic cobrou falta lateral na cabeça de Thalisson, que botou a bola no travessão. Aos 15, não sei de quem foi a maior bobagem, de Neném ou da arbitragem. Chutão do São Paulo pra frente, Neném sai do gol e pega a bola com a mão, pelo o que a arbitragem entendeu, fora da área. O VAR, indevidamente, agiu e marcou a falta fora da área e Neném levou cartão amarelo. Deste momento até os 19 minutos, o São Paulo rondou nossa área sem conseguir chutar, mas fazendo nossa zaga trabalhar. Aos 19, Plavsic cobrou escanteio, Thalisson ajeitou e Flaysmar, chutou de primeira no canto, abrindo o placar. Com a vantagem no placar, seguramos o jogo e tivemos a chance de fazer o 2º aos 39. Flaysmar recebeu em profundidade, entrou na área, ajeitou pra perna direita (esse foi o erro dele) e teve o chute bloqueado pelo zagueiro. E o primeiro tempo terminou assim. No intervalo dei um sermão nele, dizendo que a perna esquerda não estava ali pra enfeite.

Então, no começo do segundo tempo, logo aos 2 minutos, Flaysmar arrancou e foi levando a bola para dentro da área, chutou de esquerda, mas a bola foi em cima do goleiro (pelo menos levou mais perigo que na chance anterior). Aos 12, Plavsic cruzou para o 2º poste, Franco chutou, o goleiro defendeu e no rebote Franco colocou na trave. Aos 15, Bordon (centroavante jovem que vem sendo observado pelo Grêmio) recebeu na entrada da área e chutou para boa defesa de Neném. Aos 22, Eustáquio chutou de fora da área, mas foi no meio do gol, fácil para Neném. Aos 45, contra-ataque nosso, Plavsic passou para Flaysmar, que atraiu a zaga, e permitiu Ivonei entrar livre na área. Flaysmar então passou para Ivonei, que chutou de 1ª no canto e fechou o caixão. 2x0 e título continental garantido!

17-S-o-Paulo.png

Grêmio x São Paulo

Ao final do jogo aquela comoção, invasão de campo, festa e a ficha ainda não tinha caído do feito que conquistamos naquela temporada. Quando comemorava com os jogadores, senti alguém me puxando pelo ombro. Lembrei instantaneamente que Isa estava no estádio e já imaginava que era ela me puxando para cair em seus braços e comemorar o título da Libertadores. Me virei pronto para segurá-la em meus braços e dar o beijo do campeão. Quando virei, olhando para baixo (afinal, ela é mais baixa que eu), vejo que não a vejo. Era um homem, de camisa branca sobreposta pela camisa comemorativa do título (uma mão de uma criança pintada em azul num fundo preto, onde cada dedo era o ano de uma das conquistas, para simbolizar os cinco títulos, meio clichê, mas vai vender como água). Voltei o olhar para cima e vejo que é o presidente:

- Parabéns, André! Cumpriu tudo que propomos nessa temporada, estou realmente satisfeito com o seu rendimento. – Disse ele, que, pela primeira vez desde que o conheci, esboçou um sorriso.

- Ô presidente, obrigado. Acho que o senhor tinha razão em acreditar que brigaríamos por todos os títulos, não?

- Eu nunca erro, meu caro. Que venha o Manchester City. Não espero nada menos que o título mundial agora. – disse ele, mantendo o sorriso. Fiquei sem saber se ele estava falando sério ou brincando.

Sem tempo para essa pequena confusão mental, finalmente reconheci Isa no meio da multidão no gramado. Uma pena que Edu não quis vir junto, infelizmente minha paixão pelo futebol não foi algo que se passou para o filho.

- Parabéns, amor. Eu sabia que você conseguiria. – Disse ela, quando cheguei perto.

- Obrigado. Ainda bem que tu não é pé-frio, né?

- Te falei! Olha, eu tenho algo pra te contar.

- O que? – Disse eu, que, se raciocinasse um segundo, já saberia.

- Lembra a última vez que nos vimos?

- Lembro.

- Lembra o que fizemos?

- Ô se lembro.

- Lembra o que não usamos?

Congelei.

- André? – Perguntou ela, ao ver minha cara.

- É... tu tá dizendo o que eu acho que tu tá dizendo?

- Sim! – Disse ela, com um sorriso no rosto, se aproximando e me falando ao pé do ouvido. - Só não fala pra ninguém que não contei pra minha família ainda.

- Meu Deus! Eu vou ser pai de novo! – Sussurrei e a abracei.

E foi nesse clima de festa e de uma nova paternidade, que passei a noite do meu primeiro título continental. No dia seguinte, a capa do globoesporte dizia “Grêmio conquista a tríplice coroa”.

***

- O QUE?? – Gritou Edu ao ler o registro pós-jogo de seu pai. – Como assim? Como eu nunca soube? – Edu parou uns instantes, teve uma epifania e pensou alto novamente. – Meu... Deus!

***

17 de dezembro de 2027

Ah, o Egito! Terra da esfinge, das pirâmides e do mundial de clubes de 2027. Infelizmente, só tivemos tempo para curtir o último. E acho que nem podemos dizer curtir, pois foi parte do trabalho e o motivo de estarmos aqui.

Como é notório, os campeões da Libertadores e da Champions entram apenas nas semifinais e o chaveamento tinha ficado assim:

1-Semi.png

Mundial de Clubes 2027 – Semifinal

Assim, enfrentamos o Hebei CFFC. A obrigação do time sul-americano é chegar pelo menos na final e para isto precisávamos passar pelo time chinês, que tem alguns nomes conhecidos, como Borja e Son. Sabendo da nossa obrigação, fomos para o jogo e fizemos nossa parte. Aos 23, Plavsic abriu o placar, Lucas Ramos e Pedro Henrique completaram para nós, enquanto Jankto descontou num chute de fora da área, pra fechar em 3x1. Como já era de se esperar, o adversário na final é o Manchester City, que passou trabalho para ganhar do Al Ahly na prorrogação.

2-Final.png

Mundial de Clubes 2027 – Final

O Manchester City é o atual tricampeão da Champions League e possivelmente o melhor time do mundo. O time de Carlo Ancelotti tem jogado num 4-2-3-1, mesmo esquema que jogamos. Além dos veteranos Ederson, Militão, De Jong, Dele Alli e Sané, os grandes destaques da equipe são o ponta argentino Morales, rápido e driblador, e Marinari, gigante centroavante italiano. Um grande time, mas não vou mudar minha maneira de jogar.

 

19 de dezembro de 2027

Estamos voltando para o Brasil e não consigo dormir nesse voo, então já vou contar a partida de encerramento da temporada contra o Manchester City. Começamos com o pé esquerdo, contudo. Antes do jogo, perdemos Ivonei por lesão. No jogo, também começamos mal. Aos 8 minutos, Sané lançou para Marinari, o gigante italiano ganhou da zaga na força e na velocidade e chutou na saída de Neném. 0x1. Aos 12, Peter cruzou e Franco cabeceou por cima. Aos 25, Sané fez jogada pela esquerda, cruzou e Marinari cabeceou pra fora. Aos 37, foi a vez de Morales arrancar pela direita, cruzar e desta vez Marinari disputou com Pedro Henrique, que, em uma infelicidade, deslocou pro fundo do gol. 0x2. Apesar desses terem sido os lances de maior perigo, conseguimos um volume maior de finalizações, sem ter muita pontaria.

No intervalo tentei mexer com o brio dos jogadores. Aos 5 minutos, Plavsic cobrou escanteio, Pedro Henrique cabeceou pro gol e Tielemans tirou de cima da linha. Na sobra Lucas Ramos chutou pra fora. Uma chance de ouro para diminuir a diferença. Aos 24, Franco fez boa jogada pela esquerda, cruzou, Perez (que havia acabado de entrar) disputou de cabeça e Plavsic aproveitou e fez o gol. 1x2 e esperança renovada. Esperança, porém, que não rendeu algo concreto, sem conseguir criar mais após isso, o placar ficou em 1x2 e os citzens renovaram o título mundial. Num jogo que criamos mais que o City, fica a sensação de que fizemos o possível e que se Gauna e Teco ainda estivessem entre nós, o título era bastante possível. Mas não devemos chorar por quem não está mais aqui, vamos absorver a derrota, erguer a cabeça e trabalhar para voltar ao mundial ano que vem.

2-City.png

Grêmio x Manchester City

Com isso, encerramos a temporada 2027, uma temporada muito positiva onde só perdemos um título. Agora temos que continuar na pegada em 2028, que, tenho certeza, nos reserva coisas muito boas, especialmente para mim.

Ah sim, recebemos muitos prêmios nesta temporada, mas falo disso depois porque o sono tá vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, que época fenomenal.  Deste-te ao luxo de perder alguns jogos no Brasileirão, devido à vantagem confortável que tinhas. Acabas por ser campeão sem contestação. Na Copa do Brasil, o Flamengo ainda assustou na primeira mão mas perante os teus adeptos, mostraste quem é a melhor equipa no Brasil. Além disto, ainda fizeste história ao vencer a Libertadores, com essa bela vitória contra o São Paulo. 

Só faltou mesmo o Mundial, mas o Man City tem outros argumentos e muito mais dinheiro. Ainda deste luta e fica sempre aquela sensação que poderias fazer mais, quando perdes pela margem miníma, devido a um auto-golo. Fica para a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas conquistas e a pergunta é: Vai continuar no Tricolor Gaúcho ou pretende analisar as possíveis propostas que irão aparecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente temporada. Foi além das expectativas da direção e além das minhas expectativas. Imaginei que seria uma temporada de adaptação, em que iria conquistar um título ou outro e preparar o time para as próximas. Ledo engano, já atropelou geral e conquistou todos os títulos continentais e nacionais possíveis. Meus parabéns!!

Na Copa do Brasil levou um pequeno susto do Fla, mas nada que apagasse o brilho do título. O mesmo na Libertadores, o Quilmes acabou que complicou, mas na Arena vc passou o carro e amassou. No Mundial não tinha muito como bater de frente, ainda mais sem um dos destaques do time. O time ainda foi aguerrido, como o Grêmio costuma ser, mas acabou sendo derrotado. Esse resultado do mundial não apaga a linda temporada. 

E o que dizer da vida pessoal? Mais um mlk no mundo? Ou será menina? HHAHAA Pior de tudo é o Edu não saber disso, o que será em?

Faço das palavras do LC as minhas, o que o futuro reserva? Pronto pra ir pra Europa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Diários de Uma Carreira
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured e locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...