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Qual o impacto da melhoria das camadas jovens no FM?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
On 5/3/2020 at 8:41 PM, Gourcuff said:

[...] e prefiro ver só o que o FM entrega sobre os atributos escondidos. [...]

Aí seria dentro dos relatórios dos olheiros e/ou STAFF né?

 

On 5/4/2020 at 11:12 AM, Gourcuff said:

Dois vieram com PA relativamente bons, mas nada indicando que seriam wonderkids, enquanto o outro veio um lixo total. Quero fazer o lateral esquerdo vingar pra ter um homegrown russo (inscrição de campeonato e essas coisas) e acho que ele vai ser o que vai compensar mais. Os outros, por causa da personalidade, tão evoluindo finalmente, mas não tenho esperança nenhuma enquanto a personalidade não mudar (estão treinando com o elenco principal e recebendo tutoria).

Pô, o zagueirão se não fosse acomodado daria pra trabalhar legal, hahaha. Já o atacante achei bem fraquinho, não sei se perderia meu tempo, hahahaha... o lateral não é lá essas coisas, mas pelo menos é equilibrado e pode evoluir, quem sabe.

 

14 hours ago, Masca said:

Vocês tem algum teto a ser pago em um jogador de 16, 17 anos que os olheiros recomendam com mais de 80?

Cara, acho que tudo depende da situação. Do clube, da posição do jogador, do momento do teu time, enfim... mas acho razoável não gastar mais do que você gastaria pra trazer um jogador já pronto pra compor elenco, por exemplo.

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  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta
2 horas atrás, Leho. disse:

Aí seria dentro dos relatórios dos olheiros e/ou STAFF né?

Isso, aí mesmo.

Em 04/05/2020 em 15:36, Henrique M. disse:

Não e nunca foi, a questão é que a determinação está aliada em conjunto com outras questões ocultas que moldam a personalidade do jogador. O mais importante é a personalidade e o tempo de jogo.

E o Henrique tá certo aqui. No papel, Determinação não é fator pra evolução dos atributos. Mas, no meu ver, principalmente quando o jovem chega na idade de jogar regularmente (18, 19 anos), Determinação vira essencial pra ele jogar bem dentro das partidas, que começam a virar o principal aspecto na continuidade da evolução pra bater no PA.

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Esse tópico me deixou curioso e fui prestar mais atenção no meu save. Atualmente tô jogando com o Genk, da Bélgica, que se tornou o principalmente Clube do país, tenho todas as estruturas de treino e análise de dados de última geração e mesmo assim só surgem jovens intermediários. Em mais de 3 temporadas só surgiu um jogador com 4 estrelas de PA, o resta sempre com, no máximo, 3 estrelas. Enquanto em outros clubes, inclusive times bem menores, surgem jogadores melhores.

Mudei meu Diretor Jovem e estou observando mais os resultados disso.

EP9bexO.png

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Muito bom o tópico e o texto que meu xará trouxe!

Aqui no meu save (Basel), infraestrutura e recrutamento no máximo e bom diretor jovem. Tenho notado o mesmo que o Léo falou. Em 3 temporadas, o melhor newgen foi um 4* de PA e aquela prévia da base, nunca bate. Nessa última, eu animei porque falava que tinham bons alas (e eu precisava). Não surgiu 1 ala 🤣

Também notei que surgem bons/ótimos newgens nas potencias, como Real, Barça, Liverpool, PSG e outros bons/ótimos em times sem expressão nenhuma. Eu acho que isso é uma loteria hahahaha.

Sobre desenvolver os jovens com empréstimos, com certeza tempo de jogo é importante, mas a infraestrutura de treino do time que que solicita o empréstimo, tem que ser boa também, não?

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E só pra complementar. Como tem prodígio nessa versão né? E não digo de newgen, mas sim de jogadores jovens reais. Impressionante a quantidade...não sei se os avaliadores foram bonzinhos ou se a turma jovem realmente é boa mesmo...mas assim, é prodígio pra caralh* que tô vendo hahaha.

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2 horas atrás, Stay Heavy disse:

Sobre desenvolver os jovens com empréstimos, com certeza tempo de jogo é importante, mas a infraestrutura de treino do time que que solicita o empréstimo, tem que ser boa também, não?

Tem sim, o ideal é que seja um time com uma estrutura interessante.

2 horas atrás, Stay Heavy disse:

E só pra complementar. Como tem prodígio nessa versão né? E não digo de newgen, mas sim de jogadores jovens reais. Impressionante a quantidade...não sei se os avaliadores foram bonzinhos ou se a turma jovem realmente é boa mesmo...mas assim, é prodígio pra caralh* que tô vendo hahaha.

E tá surgindo muitos newgen apelões também hahaha

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1 hora atrás, Masca disse:

Tem sim, o ideal é que seja um time com uma estrutura interessante.

Pois é, pq as vezes a gente tem a ideia de emprestar o jogador, pra ele poder jogar mais, porem muitas vezes ele pode ir pra algum time com infraestrutura ruim e apesar de jogar bastante, o clube não oferece/tem as melhores condições de treinos pro jogador se desenvolver melhor. Tem que ficar de olho mesmo.

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  • Diretor Geral
19 hours ago, Masca said:

E tá surgindo muitos newgen apelões também hahaha

Sempre surgiu né, mas nessa versão isso tá mais acentuado reamente hahahaha. Tive um volante aqui que só por Deus, o jovem era um monstro.

 

17 hours ago, Stay Heavy said:

Pois é, pq as vezes a gente tem a ideia de emprestar o jogador, pra ele poder jogar mais, porém muitas vezes ele pode ir pra algum time com infraestrutura ruim e apesar de jogar bastante, o clube não oferece/tem as melhores condições de treinos pro jogador se desenvolver melhor. Tem que ficar de olho mesmo.

Eu costumo pesar dois fatores pra emprestar: o principal é a infraestrutura mesmo, isso é básico. Tem que ser no mínimo boa. O segundo fator, e aí é algo mais pessoal meu, é relacionado à competitividade da liga e sua língua: tem que ser um torneio de um bom nível de exigência (dificuldade) e que se aproxime da língua falada do meu clube atual.

Falei 3 fatores né? hahahaha bom, é isso aí.

Infra, competitividade e língua falada. Gosto disso.

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  • Vice-Presidente
On 5/7/2020 at 12:58 PM, Masca said:

Esse tópico me deixou curioso e fui prestar mais atenção no meu save. Atualmente tô jogando com o Genk, da Bélgica, que se tornou o principalmente Clube do país, tenho todas as estruturas de treino e análise de dados de última geração e mesmo assim só surgem jovens intermediários. Em mais de 3 temporadas só surgiu um jogador com 4 estrelas de PA, o resta sempre com, no máximo, 3 estrelas. Enquanto em outros clubes, inclusive times bem menores, surgem jogadores melhores.

Mudei meu Diretor Jovem e estou observando mais os resultados disso.

EP9bexO.png

Qual o nível de recrutamento? Em termos de PA, é o mais importante.

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3 horas atrás, Henrique M. disse:

Qual o nível de recrutamento? Em termos de PA, é o mais importante.

Excepcional recrutamento de jovens jogadores

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  • Vice-Presidente
Just now, Masca said:

Excepcional recrutamento de jovens jogadores

É, realmente, deveria ter melhor qualidade.

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  • Diretor Geral

Uma parada que eu só descobri agora, depois de jogar chegar mais longe num mesmo save, é que a infraestrutura que você conquista não é para sempre hahaha:

infra_piorada.png.17a3e2a6d47a94b54955c444bd9c2084.png

Óbvio que faz sentido, porque na vida real as atualizações da tecnologia são constantes e diárias, só não sabia que eles também simulavam dessa mesma maneira. Só achei sacanagem, eu mal tinha acabado de atualizar toda a minha infra' até o talo, e coisa de um ano depois já me aparece essa mensagem aí.

Tanto as instalações dos profissionais quanto a dos jovens decaíram meia estrela. Tive que investir ($) novamente. 

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5 horas atrás, Leho. disse:

Uma parada que eu só descobri agora, depois de jogar chegar mais longe num mesmo save, é que a infraestrutura que você conquista não é para sempre hahaha:

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Óbvio que faz sentido, porque na vida real as atualizações da tecnologia são constantes e diárias, só não sabia que eles também simulavam dessa mesma maneira. Só achei sacanagem, eu mal tinha acabado de atualizar toda a minha infra' até o talo, e coisa de um ano depois já me aparece essa mensagem aí.

Tanto as instalações dos profissionais quanto a dos jovens decaíram meia estrela. Tive que investir ($) novamente. 

Apareceu isso pra mim também e, de fato, faz todo sentido hahaha

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  • Vice-Presidente
12 hours ago, Leho. said:

Uma parada que eu só descobri agora, depois de jogar chegar mais longe num mesmo save, é que a infraestrutura que você conquista não é para sempre hahaha:

infra_piorada.png.17a3e2a6d47a94b54955c444bd9c2084.png

Óbvio que faz sentido, porque na vida real as atualizações da tecnologia são constantes e diárias, só não sabia que eles também simulavam dessa mesma maneira. Só achei sacanagem, eu mal tinha acabado de atualizar toda a minha infra' até o talo, e coisa de um ano depois já me aparece essa mensagem aí.

Tanto as instalações dos profissionais quanto a dos jovens decaíram meia estrela. Tive que investir ($) novamente. 

Caralho, Léo, qual foi o save mais longo que você já fez? hahaha

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  • Diretor Geral
1 hour ago, Henrique M. said:

Caralho, Léo, qual foi o save mais longo que você já fez? hahaha

Se não me engano foi no FM'08 com o Belenenses, mas não lembro ao certo quantas temporadas foram. Esse meu atual no FM'20 tá entrando pra minha história de manager também, hahahaha indo pra décima temporada na Holanda.

Mas num geral, desde o FM2005 eu não faço saves longos, pelo contrário, são bem curtos na verdade.

 

Acho que só na época do CM01/02 que meus saves perduravam, rs.

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Em 08/05/2020 em 12:50, Henrique M. disse:

É, realmente, deveria ter melhor qualidade.

Percebi aqui que o âmbito de observação para jovens não estava no máximo, coloquei Mundial pra ver se melhora.

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  • Vice-Presidente
2 minutes ago, Masca said:

Percebi aqui que o âmbito de observação para jovens não estava no máximo, coloquei Mundial pra ver se melhora.

Mas isso é para olheiros, não tem nada a ver com fornada.

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  • Diretor Geral

Aproveitando o tópico pra perguntar pra todos: como vocês fazem a captação externa pra sua base? Digo, como vocês vão buscar os garotos (newgens) pra poder contratar pros times Sub-19, Sub-21 e etc, etc de seus clubes?

Ficam no aguardo dos olheiros e seus relatórios, clicam no F5 e vão pesquisar manualmente, procuram a garotada tão logo surgem novas fornadas em seus países... e aí?

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Em 07/05/2020 em 08:58, Masca disse:

Esse tópico me deixou curioso e fui prestar mais atenção no meu save. Atualmente tô jogando com o Genk, da Bélgica, que se tornou o principalmente Clube do país, tenho todas as estruturas de treino e análise de dados de última geração e mesmo assim só surgem jovens intermediários. Em mais de 3 temporadas só surgiu um jogador com 4 estrelas de PA, o resta sempre com, no máximo, 3 estrelas. Enquanto em outros clubes, inclusive times bem menores, surgem jogadores melhores.

Mudei meu Diretor Jovem e estou observando mais os resultados disso.

EP9bexO.png

 

Em 08/05/2020 em 12:49, Masca disse:

Excepcional recrutamento de jovens jogadores

Toda essa estrutura, olha a última leve de jovens:

ZaD5gAv.jpg

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2 horas atrás, Leho. disse:

Aproveitando o tópico pra perguntar pra todos: como vocês fazem a captação externa pra sua base? Digo, como vocês vão buscar os garotos (newgens) pra poder contratar pros times Sub-19, Sub-21 e etc, etc de seus clubes?

Ficam no aguardo dos olheiros e seus relatórios, clicam no F5 e vão pesquisar manualmente, procuram a garotada tão logo surgem novas fornadas em seus países... e aí?

As vezes vou no F5, filtro pela idade e coloca os olheiros pra avaliarem muita, muita gente mesmo. Vou nas Seleções de base e peço relatórios, coloco tarefas por regiões, olhando jogadores abaixo de 20, 19 anos...

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  • Vice-Presidente
11 hours ago, Masca said:

Toda essa estrutura, olha a última leve de jovens:

ZaD5gAv.jpg

Posta o perfil do seu diretor aí, Masquinha.

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10 hours ago, Henrique M. said:

Posta o perfil do seu diretor aí, Masquinha.

tVgjkoW.jpg

Esse chegou no meio da temporada, quando saiu aquela prévio sobre os jovens tava com outro.

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4 horas atrás, Leho. disse:

Aproveitando o tópico pra perguntar pra todos: como vocês fazem a captação externa pra sua base? Digo, como vocês vão buscar os garotos (newgens) pra poder contratar pros times Sub-19, Sub-21 e etc, etc de seus clubes?

Ficam no aguardo dos olheiros e seus relatórios, clicam no F5 e vão pesquisar manualmente, procuram a garotada tão logo surgem novas fornadas em seus países... e aí?

Aqui eu faço um mistão.

>>> Sempre quando sai minha fornada, vou nas cinco grandes ligas e passo de time em time (na janela de Transferências, setando pra aparecer só os jovens das fornadas). Visito também uma ou outra liga, tipo holandesa, belga, sérvia e portuguesa, que costumam revelar bons jogadores, mas nesses casos passo mais nos grandes clubes e em um ou outro que sei que vez ou outra revelam algum bom jogador.

O problema dessa estratégia é que ela é meio falha no sentido de que 1- nem todo país tem a fornada no mesmo período e 2- agora não há mais uma data fixa de fornada por país (antes, era uma data fixa pra todo clube, então todo time italiano tinha fornada no mesmo dia, agora não é mais assim). Sendo assim, tem clubes que ainda não liberaram a fornada - e eu acabo esquecendo de passar lá de novo - e tem países nos quais as fornadas já foram faz tempo suficiente que os jovens já estão todos de contrato assinado e não rola mais 'abordar pra assinar', pagando uma compensação ao clube.

>>> Outro método é, eventualmente, dar uma olhada nas seleções de base. Vou de país em país (não todos, claro, mas eventualmente dou uma olhada em alguns mais fraquinhos também porque pode calhar de surgir algo interessante) e olho todos os elencos de base - e, dependendo do país, olho também o elenco principal, porque às vezes por ter pouca oferta, um jogador muito jovem é logo cedo convocado pra seleção principal.

>>> Me utilizo do F5, setando a idade de 15 a 18 anos. Esse é o mais básico e geral. Mas o que faço também é especificar mais, selecionando as posições também (assim, consigo bater o olho de forma mais fácil e saber quem acho que vale a pena pedir pros olheiros observarem). É interessante também setar alguns atributos importantes com um valor mínimo, como Determinação, Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho - com outros atributos podendo entrar nessa equação a depender da posição.

>>> Num método parecido com o primeiro, vez ou outra dou uma olhada nos elencos de base de outros clubes, ao menos dos clubes do mesmo país no qual estou, à procura de jovens além daqueles que estavam na lista da fornada. Também tô sempre atento durante as partidas - enquanto o jogo tá rolando sem os melhores momentos (e está naquela tela com as escalações das duas equipes), fico de olho nos jogadores que estão jogando, especialmente pra ver se tem algum nome que possa ser regen - ou não, caso eu tenha alguma necessidade imediata também - e olho o perfil do fulano ainda durante a partida, já pedindo relatório caso eu ache necessário.

>>> E, como falei, acho que em outro tópico, recentemente tomei pra mim a responsabilidade de setar o que os olheiros deveriam fazer, e mandei todos procurarem jogadores com um potencial mínimo (muito bom) e uma idade máxima em diversas localidades.

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  • Diretor Geral
10 hours ago, Bigode. said:

Aqui eu faço um mistão.

[...]

Eu faço algo parecido com você nas pesquisas do F5: setar faixa de idade (18 pra baixo), posição (de acordo com as carências da minha canteira) e atributos (de acordo com a posição). A partir daí peço os relatórios da minha equipe de olheiros, mas nem sempre fico atrelado à eles.

Muitas das vezes, observando atributos e personalidade, eu já contrato mesmo antes do relatório (e isso quando o valor pedido pelo clube não é exagerado, rs rs). Geralmente quando chega a análise do olheiro ela não é das melhores, mas aí prefiro apostar no meu tino de treinador mesmo hahaha!

 

Mas valeu pelo post! Bem informativo. 👏🏽

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Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

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    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
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