Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o impacto da melhoria das camadas jovens no FM?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

m4rs7P1.png

No guia O Desenvolvimento de uma Categoria de Base, a importância de melhorar a infraestrutura das camadas jovens foi discutida. Enquanto nós todos sabemos da importância da qualidade do staff e tutoria para acelerar a evolução de nossos jogadores, ninguém nunca olhou pura e simplesmente para essas infraestruturas, portanto, esse guia é um experimento simples e rápido para demonstrar qual o impacto da melhoria das camadas jovens tem no FM. Em uma leitura rápida, você entenderá de uma vez por todas porquê nunca deve deixar de investir nessa área. O intuito aqui é comparar níveis e entender a efetividade dos melhores níveis em comparação com os medianos e piores. Nós sabemos que investir dinheiro nessa parte é caro e demora, por isso, é mister saber se valem a pena ou se você deveria focar seu tempo, energias e recursos financeiras em outras coisas.

As infraestruturas das camadas jovens

Para a compreensão desse experimento, nós precisamos prestar atenção no nível das nossas infraestruturas para camadas jovens. As camadas jovens nós ajudam no processo desenvolvimento de jogadores, acelerando-o caso tudo esteja dentro dos conformes. Existem vários níveis que você pode alcançar dentro do jogo. Entretanto, é importante frisar que as descrições textuais que o jogo nos dá são baseadas na reputação dos clubes. Pode acontecer de um clube como o Tombense ter infraestrutura de topo, enquanto um clube maior como o São Paulo, ter infraestruturas soberbas. Invariavelmente, apesar da descrição textual ser um pouco mais baixa, na prática, o São Paulo tem uma infraestrutura melhor.

Preparação do experimento

Para esse experimento, foi assumindo o comando de três equipes da Championship inglesa, o equivalente à Segunda Divisão. Os clubes selecionados foram Rotherham United, Sheffield Wednesday e Burton Albion. Todos os três clubes foram colocados com a mesma reputação e qualidade do corpo técnico (todos os preparadores tiveram seus atributos definidos como 10). O que diferenciou os três clubes foi o nível de suas infraestruturas de treino e das camadas jovens. Rotherham ficou com infraestrutura pobre, enquanto o Sheffield Wednesday, ficou com infraestrutura média e o Burton Albion ficou com infraestrutura de topo.

O próximo passo foi gerar dez jogadores para os elencos sub-18 de cada uma dessas equipes. As posições foram definidas aleatoriamente, mas todos os atributos foram definidos como sendo 10, o que incluiu os atributos ocultos. A capacidade e potencial dos jogadores foram as mesmas. Nenhum dos jogadores tinha vantagem ou desvantagem em comparação aos outros 29, exceto as infraestruturas de seus times.

O experimento

A ideia era simples, criar tudo acima e simular o jogo por seis meses e comparar os resultados. Para efeitos de isonomia, o editor de jogo foi utilizado para manter todos os jogadores sem lesões e com o máximo de motivação possível depois de um jogo. Como a capacidade dos atletas não será alta o suficiente para jogarem no time principal, essa variável foi eliminada do processo. Após a conclusão das simulações, os seguintes dados seriam colhidos e comparados com os valores iniciais:

  • Atributos técnicos;
  • Atributos mentais;
  • Atributos físicos;
  • Capacidade atual do jogador (CA);

Os resultados

Depois que a simulação foi encerrada, os dados foram extraídos dos 30 jogadores. As alterações em cada jogador foram as seguintes:

melhoria das camadas jovens dados

No final, uma média do crescimento de todos os atletas, em cada uma das categorias de dados observadas, foi realizada. Essa média é importante, porque é ela que foi utilizada para realizar a comparação final do impacto que a melhoria das camadas jovens podem ter nos atletas de um clube. A média elimina os pontos foras da curva, permitindo uma análise normalizada de cada caso, como poderão observar no gráfico abaixo.

melhoria nas camadas jovens comparação

E então, qual o impacto que a melhoria das camadas jovens tem?

O gráfico comparativo é simples e ilustrativo e trouxeram os resultados esperados, melhores infraestruturas fornecem um melhor desenvolvimento de atletas. Entretanto, o surpreendente é a grande diferença entre infraestruturas de maior qualidade versus as de pior qualidade. A diferença é muito significativa para ser ignorada. Portanto, enquanto não é um processo simples e barato, no longo prazo, a melhoria das camadas no seu time do FM, será um investimento que se pagará facilmente caso seu objetivo seja o desenvolvimento de seus jogadores.

Texto traduzido e adaptador por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
Fonte: https://strikerless.com/2017/06/06/how-do-our-youth-facilities-impact-the-development-of-young-players/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta
  • Diretor Geral

Caralho, diferença de 5 pts é mt coisa... mt bacana esse tipo de ensaio, deu pra mensurar bem como faz diferença uma infraestrutura de topo.

Com relação às camadas de jovens, já notei outros membros dizendo algo parecido do que vou falar agora: nesse FM2020, a sensação que dá é de que toda fornada é tida como "de ouro" para o diretor mas quando vamos ver, apenas jogadores de no máximo 3.5 aparecem nas canteiras. E isso tendo toda a infraestrutura no talo.

Você chegou a presenciar algo do tipo, @Henrique M.?

 

O que o restante dos amigos que tem jogado a versão acham disso? Acontece o mesmo com vocês?

Dá uma frustração grande haha, e aí tenho que sair pra captação externa.

Link para o comentário
16 hours ago, Leho. said:

Caralho, diferença de 5 pts é mt coisa... mt bacana esse tipo de ensaio, deu pra mensurar bem como faz diferença uma infraestrutura de topo.

Com relação às camadas de jovens, já notei outros membros dizendo algo parecido do que vou falar agora: nesse FM2020, a sensação que dá é de que toda fornada é tida como "de ouro" para o diretor mas quando vamos ver, apenas jogadores de no máximo 3.5 aparecem nas canteiras. E isso tendo toda a infraestrutura no talo.

Você chegou a presenciar algo do tipo, @Henrique M.?

 

O que o restante dos amigos que tem jogado a versão acham disso? Acontece o mesmo com vocês?

Dá uma frustração grande haha, e aí tenho que sair pra captação externa.

 

Talvez vale insistir se tiver paciência. Fazer igual o cara do vídeo falou e abusar do empréstimo pro jogador ter tempo de jogo e conseguir tirar o máximo da PA dele, mesmo se não parece muito no começo.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
5 hours ago, Leho. said:

Caralho, diferença de 5 pts é mt coisa... mt bacana esse tipo de ensaio, deu pra mensurar bem como faz diferença uma infraestrutura de topo.

Com relação às camadas de jovens, já notei outros membros dizendo algo parecido do que vou falar agora: nesse FM2020, a sensação que dá é de que toda fornada é tida como "de ouro" para o diretor mas quando vamos ver, apenas jogadores de no máximo 3.5 aparecem nas canteiras. E isso tendo toda a infraestrutura no talo.

Você chegou a presenciar algo do tipo, @Henrique M.?

 

O que o restante dos amigos que tem jogado a versão acham disso? Acontece o mesmo com vocês?

Dá uma frustração grande haha, e aí tenho que sair pra captação externa.

Cara, eu fiz um save só com a base no FM 2019, o que o Diretor de Futebol Jovem diz deve ser ignorado. A culpa não é do Diretor em si, ele, assim como todo o staff, são pessimamente programados para interagir a favor do treinador humano.

Categoria de base é paciência, não tem jeito. É fazer o investimento e aguardar. E vale lembrar que a qualidade, personalidade e perfil de trabalho do Diretor de Futebol Jovem é muito importante para a qualidade média de uma fornada também.

Link para o comentário

Eu achava que as descrições eram absolutas, não relativas.

Esses exames empíricos são muito legais de se ver.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
13 hours ago, Gourcuff said:

[...] Fazer igual o cara do vídeo falou e abusar do empréstimo pro jogador ter tempo de jogo e conseguir tirar o máximo da PA dele, mesmo se não parece muito no começo.

O que o cara do vídeo falou? rs rs (Quase 20 min. e em inglês ainda, aí você me derruba pô hahahah, quebra essa aí pra nós!).

Quanto aos empréstimos, eu tenho mesclado essa estratégia de desenvolvimento: tô emprestando alguns e a outra parte estou mantendo nos meus times Reserva e Sub-19 mesmo, que disputam suas respectivas ligas nacionais. Pelo que vimos no Guia da Base traduzido pelo @Henrique M., o nível do futebol jogado nem é tão fundamental assim, os minutos em campo é quem manda mais nessa questão.

Daí mantê-los sob meus comandos (e tem outra: alguns captados externamente eu sou obrigado a segurar né, pra que conquistem o status de "formado no clube", aí não tem outro jeito).

Link para o comentário
21 minutos atrás, Leho. disse:

O que o cara do vídeo falou? rs rs (Quase 20 min. e em inglês ainda, aí você me derruba pô hahahah, quebra essa aí pra nós!).

Quanto aos empréstimos, eu tenho mesclado essa estratégia de desenvolvimento: tô emprestando alguns e a outra parte estou mantendo nos meus times Reserva e Sub-19 mesmo, que disputam suas respectivas ligas nacionais. Pelo que vimos no Guia da Base traduzido pelo @Henrique M., o nível do futebol jogado nem é tão fundamental assim, os minutos em campo é quem manda mais nessa questão.

Daí mantê-los sob meus comandos (e tem outra: alguns captados externamente eu sou obrigado a segurar né, pra que conquistem o status de "formado no clube", aí não tem outro jeito).

Ele separou os jovens, seja da fornada ou de fora, por categoria e tratou eles de diversas formas. O essencial é não confiar 100% nos relatórios, mesmo se o cara tiver 20 de julgamento de capacidade atual e potencial. Um exemplo foi o holandês que ele contratou pagando uma nota e tinha personalidade e potencial ideais pra evolução. Com o tempo ele não acreditava mais que ele ia vingar, até por ter mudado de personalidade, mas desceu ele pro time de base pra continuar treinando e jogando por dois anos e só aí começou a deslanchar.

Mas a diferença que eu percebi nesse FM pros outros jogando mesmo é que deixar o cara recebendo minutos nos times de base é mais importante que antes. Ainda não sei por qual motivo, mas o jogo sempre traz uma queda nos atributos dos jovens quando eles tão no time principal por um período. Aí o que eu faço é subir eles pro treinamento do time principal pra receber tutoria e treinar com os mesmos jogadores da unidade de treino, mas continuam recebendo tempo de jogo na categoria que eles tão, até pra evitar atrito com tempo de jogo e com novo contrato.

No fim, o processo demora mesmo, desenvolver jogador da base ou bem jovem, tirando os wonderkids e newgens roubados, até tirar o máximo é coisa de dois ou três anos dentro do save mesmo. É por isso que hoje só jogo em ligas que tenham três times ativos (principal, sub-21 ou time B e sub-18).

Link para o comentário
  • Diretor Geral
2 hours ago, Gourcuff said:

[...]

No fim, o processo demora mesmo, desenvolver jogador da base ou bem jovem, tirando os wonderkids e newgens roubados, até tirar o máximo é coisa de dois ou três anos dentro do save mesmo. É por isso que hoje só jogo em ligas que tenham três times ativos (principal, sub-21 ou time B e sub-18).

Obrigado por contextualizar o vídeo. 😃

Então, eu sei que o processo é demorado, só estou estranhando que minhas canteiras estão bem aquém do que poderiam, já que a infra tá lá, o STAFF também e meu Diretor de Fut. Jovem é bem capacitado. Contudo, pode ser que ainda não esteja no momento ideal realmente, como bem disse o @Henrique M. num post acima.

Agora, outra coisa que notei nesse FM 2020 é: categorias de base dos grandes clubes (europeus, no caso) estão gerando melhores newgens que as dos times médios e pequenos. Lembro-me que antigamente isso era melhor balanceado, ou pelo menos não tão díspar assim.

Link para o comentário
29 minutos atrás, Leho. disse:

Agora, outra coisa que notei nesse FM 2020 é: categorias de base dos grandes clubes (europeus, no caso) estão gerando melhores newgens que as dos times médios e pequenos. Lembro-me que antigamente isso era melhor balanceado, ou pelo menos não tão díspar assim.

Reputação também conta, talvez isso deixe o jogo desequilibrado dependendo do save. Acho que até o nível de detalhe pesa nisso, já que, no fim, a simulação que o jogo faz no restante das ligas influencia no desempenho, no sucesso, na reputação e na capacidade dos times maiores de atrair os jovens dentro da mecânica do jogo.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
9 hours ago, Gourcuff said:

Ele separou os jovens, seja da fornada ou de fora, por categoria e tratou eles de diversas formas. O essencial é não confiar 100% nos relatórios, mesmo se o cara tiver 20 de julgamento de capacidade atual e potencial. Um exemplo foi o holandês que ele contratou pagando uma nota e tinha personalidade e potencial ideais pra evolução. Com o tempo ele não acreditava mais que ele ia vingar, até por ter mudado de personalidade, mas desceu ele pro time de base pra continuar treinando e jogando por dois anos e só aí começou a deslanchar.

Ele recomendou não confiar nos relatórios do olheiro sendo que no fim das razões quem errou na avaliação foi ele e não o olheiro?

Link para o comentário
1 hora atrás, Henrique M. disse:

Ele recomendou não confiar nos relatórios do olheiro sendo que no fim das razões quem errou na avaliação foi ele e não o olheiro?

O jogador que ele deu exemplo tinha personalidade de cidadão modelo e outra característica ou atributo que indicava que a evolução dele seria boa, de acordo com a comissão, mas demorou um tempo pro cara começar a atingir um pico na evolução e, nesse meio tempo, a comissão mudou a opinião sobre o jogador e ele também acabou mudando. Isso o staff não indica e só o tempo acaba respondendo.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
On 5/2/2020 at 2:12 AM, Gourcuff said:

O jogador que ele deu exemplo tinha personalidade de cidadão modelo e outra característica ou atributo que indicava que a evolução dele seria boa, de acordo com a comissão, mas demorou um tempo pro cara começar a atingir um pico na evolução e, nesse meio tempo, a comissão mudou a opinião sobre o jogador e ele também acabou mudando. Isso o staff não indica e só o tempo acaba respondendo.

Mas isso é normal no futebol, cara. Alguém que você acha que vai ser uma super estrela, demora a engrenar e depois desponta. Só ver o Odegaard, por exemplo. Real pagou uma nota para trazer ele, e só depois de uns bons anos, quando começou a ter tempo de jogo e acumular experiência, é que a aposta passou de flop para alguém atingindo seu potencial.

Eu sou alguém que a única coisa que confia num staff, se ele for de qualidade, são as opiniões de CA e PA. Precisamos dela para navegar no jogo, se não confiarmos nela, nunca vamos saber o teto de um jogador ou se ele pode ser útil naquele momento para a nossa equipe ou só no futuro.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
32 minutes ago, Henrique M. said:

[...] Eu sou alguém que a única coisa que confia num staff, se ele for de qualidade, são as opiniões de CA e PA. Precisamos dela para navegar no jogo, se não confiarmos nela, nunca vamos saber o teto de um jogador ou se ele pode ser útil naquele momento para a nossa equipe ou só no futuro.

Até que ponto você confia no STAFF, principalmente com relação aos jovens e/ou newgens? Contratei um volante africano aqui que tinha uma má recomendação do olheiro, mas os atributos eram mt bons pra idade.

Acabei comprando-o mesmo assim. Deixei ele nos times de base, e depois de uns 2 anos mudaram a análise dele, já sendo um jogador útil/bom pra mim. Agora imagina se eu não tivesse trazido o cara? hahahahah

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
1 minute ago, Leho. said:

Até que ponto você confia no STAFF, principalmente com relação aos jovens e/ou newgens? Contratei um volante africano aqui que tinha uma má recomendação do olheiro, mas os atributos eram mt bons pra idade.

Acabei comprando-o mesmo assim. Deixei ele nos times de base, e depois de uns 2 anos mudaram a análise dele, já sendo um jogador útil/bom pra mim. Agora imagina se eu não tivesse trazido o cara? hahahahah

Se eles recomendam, eu olho, faço minha avaliação e contrato. Se não recomendam, eu nem olho, já passo próximo. Eles tem acessos a informações que o jogo não mostra, portanto, se eles disseram que não é uma boa recomendação, é que ali tem alguma coisa errada.

Link para o comentário

Nem em CA e PA eu confio e prefiro ver só o que o FM entrega sobre os atributos escondidos. Se fosse assim, nunca usaria um cara desse no meu save do Bilbao.

spacer.png

spacer.png

Link para o comentário
11 horas atrás, Henrique M. disse:

Se eles recomendam, eu olho, faço minha avaliação e contrato. Se não recomendam, eu nem olho, já passo próximo. Eles tem acessos a informações que o jogo não mostra, portanto, se eles disseram que não é uma boa recomendação, é que ali tem alguma coisa errada.

Cara, mas isso é relativo. Como o próprio @Leho. disse: eles podem não recomendar hoje, mas daqui um ano a avaliação pode mudar totalmente. No próprio fórum oficial já teve gente do staff dizendo justamente que essa avaliação é imprecisa, tendo total possibilidade de mudar com o tempo de avaliação, seja pra melhor ou pior.

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Eu já li tanta coisa sobre newgens, CA e PA nessa vida de manager que chega num ponto que eu nem sei mais no que acreditar, sinceramente... hahahahaha! E a cada versão parece que a comunidade se posiciona de uma maneira.

Pra falar como eu tô fazendo hoje, nesse FM20: sigo sim os relatórios dos olheiros (e STAFF) como um norte, mas não trato como a informação preponderante. A minha análise dos atributos do garoto também conta, e se não igual, ao menos com quase o mesmo peso da informação anterior.

Juntando tudo isso eu opto por contratar/investir/desenvolver ou não o jovem talento.

Link para o comentário

Mais três exemplos de outro save, que dessa vez vieram da base e acho que não vão vingar, mas eu to insistindo mesmo assim.

spacer.png

spacer.png

spacer.png

Dois vieram com PA relativamente bons, mas nada indicando que seriam wonderkids, enquanto o outro veio um lixo total. Quero fazer o lateral esquerdo vingar pra ter um homegrown russo (inscrição de campeonato e essas coisas) e acho que ele vai ser o que vai compensar mais. Os outros, por causa da personalidade, tão evoluindo finalmente, mas não tenho esperança nenhuma enquanto a personalidade não mudar (estão treinando com o elenco principal e recebendo tutoria).
 

5 horas atrás, Bigode. disse:

Cara, mas isso é relativo. Como o próprio @Leho. disse: eles podem não recomendar hoje, mas daqui um ano a avaliação pode mudar totalmente. No próprio fórum oficial já teve gente do staff dizendo justamente que essa avaliação é imprecisa, tendo total possibilidade de mudar com o tempo de avaliação, seja pra melhor ou pior.

É isso. FM não é um jogo binário. Principalmente se for de outro país, a personalidade e adaptabilidade de um jogador podem mudar e variar o potencial de N formas. A única coisa que vai responder se ele vingou ou não, no fim, é o tempo e a paciência junto com as prioridades do save.

Link para o comentário
21 hours ago, Masca said:

O atributo Determinação ainda é visto como fator de importância para o desenvolvimento do jogador?

Muito. Mas esse dá pra corrigir com tutoria e também pode aumentar com a influência da personalidade da equipe, dependendo do caso. Outro importante é Predisposição Física, que aí determina se o jogador vai aguentar manter o físico se sofrer alguma lesão, como ele se recupera durante os jogos... Esse já não dá pra aumentar tão fácil assim.

Outros que eu veria com importância são Índice de Trabalho e Trabalho de equipe. O resto aí depende da posição e boa parte deles dá pra ajustar no treino, se o cara tiver paciência de ajustar os treinamentos na mão pra selecionar os atributos que o jovem precisa treinar durante a semana.

Nos meus testes, focando só em atributo individual, já consegui aumentar dois pontos em alguns atributos em meses de save. Aqui o jogador: 

spacer.png

spacer.png

O plano era usar ele no time principal desde o começo, mas, por algum motivo, esse FM começa a estagnar um pouco a evolução do jogador se usar ele demais no time de cima. Aí desci ele pro time de baixo e botei foco individual no treino de Cardio, pra aumentar Resistência e Índice de Trabalho. O foco a partir de agora acho que vai ser em Finalização ou Último Terço e o objetivo é o mesmo: ganhar dois pontos nos atributos selecionados num intervalo de meses.

Link para o comentário
12 minutos atrás, Gourcuff disse:

Muito. Mas esse dá pra corrigir com tutoria e também pode aumentar com a influência da personalidade da equipe, dependendo do caso. Outro importante é Predisposição Física, que aí determina se o jogador vai aguentar manter o físico se sofrer alguma lesão, como ele se recupera durante os jogos... Esse já não dá pra aumentar tão fácil assim.

Outros que eu veria com importância são Índice de Trabalho e Trabalho de equipe. O resto aí depende da posição e boa parte deles dá pra ajustar no treino, se o cara tiver paciência de ajustar os treinamentos na mão pra selecionar os atributos que o jovem precisa treinar durante a semana.

Nos meus testes, focando só em atributo individual, já consegui aumentar dois pontos em alguns atributos em meses de save. Aqui o jogador: 

Índice de trabalho eu sempre avalio. Outra coisa, ainda não vi a opção de tutor, onde fica nesse FM 20?

Link para o comentário
47 minutos atrás, Masca disse:

Índice de trabalho eu sempre avalio. Outra coisa, ainda não vi a opção de tutor, onde fica nesse FM 20?

Treinos > Orientar. O jovem tem que estar no elenco principal ou dá pra colocar ele pra treinar com o time de cima na aba Unidades. Aí, na hora de organizar, o mínimo que precisa é de três jogadores dentro de um grupo de tutoria e o ideal é ter um jogador com personalidade e determinação boas e que seja influente dentro da hierarquia do elenco pra cuidar dos jovens.

spacer.png

O ruim é que esse FM agora inventou a palhaçada de passar as MPJs de forma automática. Se surgir uma notícia falando que um jogador aprendeu uma característica que talvez não seja positiva, só senta e chora. 

Link para o comentário
30 minutos atrás, Gourcuff disse:

Treinos > Orientar. O jovem tem que estar no elenco principal ou dá pra colocar ele pra treinar com o time de cima na aba Unidades. Aí, na hora de organizar, o mínimo que precisa é de três jogadores dentro de um grupo de tutoria e o ideal é ter um jogador com personalidade e determinação boas e que seja influente dentro da hierarquia do elenco pra cuidar dos jovens.

spacer.png

O ruim é que esse FM agora inventou a palhaçada de passar as MPJs de forma automática. Se surgir uma notícia falando que um jogador aprendeu uma característica que talvez não seja positiva, só senta e chora. 

Porra, ainda não tinha visto isso. Bacana isso do grupos, apesar desse porém dos MPJs.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
4 hours ago, Masca said:

O atributo Determinação ainda é visto como fator de importância para o desenvolvimento do jogador?

Não e nunca foi, a questão é que a determinação está aliada em conjunto com outras questões ocultas que moldam a personalidade do jogador. O mais importante é a personalidade e o tempo de jogo.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
×
×
  • Criar Novo...