Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Lowko é Powko

Posts Recomendados

9 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

E por aqui o pessoal ainda quer voltar a incluir esse sistema de merda. Tirando isso, ponto positivo pra adoção do ranked choice.

Fizemos duas coisas boas nesse país: spray de juiz de futebol e urna eletrônica.

Assim, eu sou contra o voto impresso e confio nos resultados da urna eletrônica BR. 

Porém existem algumas dicussões acerca de detalhes da mesma, as mais "acaloradas" que eu já vi, envolvem o fato do código do software dela não ser aberto. Então acho que não dá pra dizer que ela boa, aliás, talvez até seja possível, porém ela poderia ser melhor. 

Aqui tem um artigo a respeito (https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/4243) em um congresso da área de segurança. Eu não gosto muito dessa área de segurança, acho um porre, mas tem algumas coisas que eu concordo, tem outras que não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Léo R. disse:

Assim, eu sou contra o voto impresso e confio nos resultados da urna eletrônica BR. 

Porém existem algumas dicussões acerca de detalhes da mesma, as mais "acaloradas" que eu já vi, envolvem o fato do código do software dela não ser aberto. Então acho que não dá pra dizer que ela boa, aliás, talvez até seja possível, porém ela poderia ser melhor. 

Aqui tem um artigo a respeito (https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/4243) em um congresso da área de segurança. Eu não gosto muito dessa área de segurança, acho um porre, mas tem algumas coisas que eu concordo, tem outras que não. 

A burrice, ao meu ver, dos defensores do voto eletrônico, é que defendem que o sistema é inviolável.

Isso não existe. Se existe conexão com a internet, tem vulnerabilidade, por menor que seja.

Link para o comentário

56 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

E por aqui o pessoal ainda quer voltar a incluir esse sistema de merda. Tirando isso, ponto positivo pra adoção do ranked choice.

Fizemos duas coisas boas nesse país: spray de juiz de futebol e urna eletrônica.

Concordo em gênero, número e grau, Meritíssimo!

O problema de muitos dos que criticam a urna eletrônica não sabem nem embasar um argumento de forma correta, é mais por pura desconfiança mesmo e por causa dos rumores (verdadeiros) de que urna eletrônica é violável, apesar de muito mais difícil de ser violada que voto impresso.

Editado por Visitante
Link para o comentário

23 minutos atrás, _Biofa disse:

Isso não existe. Se existe conexão com a internet, tem vulnerabilidade, por menor que seja.

O processo inteiro garante a segurança.

Basicamente, o processo é assim, falando resumidamente:

- Antes das eleições acontecerem, o TSE libera a urna para que ela seja auditada por partidos políticos, coligações, etc. Isto é feito para que os partidos e coligações testem a segurança da urna, além de testar se o sistema é viciado e coisas do tipo.

- Já no dia da eleição, antes dela começar, é impresso pela urna um papel chamado de zerésima, que imprime todos os votos computados naquela urna. Como ainda não começou a votação, então tem que ter zero votos, daí o nome do papel. "Ah, mas é só fazer um código que imprima zero" - Não é bem assim, pois a urna é auditada pelos próprios partidos e vira e mexe o próprio TSE estimula hackers a tentarem achar falhas.

- Após o término do horário de votação, a urna imprime o chamado boletim de urna, e este é público. Algumas cópias dele são dadas a entidades políticas, e uma é colada na porta da seção eleitoral. Neste boletim, constam informações como número de eleitores da seção, eleitores que faltaram, número de votos recebido por cada candidato, etc. O boletim também é disponibilizado no site do TSE e é livre para consulta: http://inter04.tse.jus.br/ords/eletse/f?p=111:1::PESQUISAR:NO:::

- Os dados da votação ficam em um pendrive, e este é recolhido e enviado para o TRE (se eu não me engano) mais próximo. De lá, os dados são enviados para o sistema de contagem do TSE (é o único momento em que os dados trafegam na internet). Caso haja alguma diferença no que chegou no sistema, ou seja, uma possível alteração dos dados no caminho até o servidor, é só verificar o boletim de urna e comparar.

A urna é violável? Sim. Mas ela em si não tem conexão com a internet, então não tem como um agente externo invadir e modificar o sistema a bel prazer. O que daria pra fazer é modificar o código ANTES, mas isto seria detectado pelos hackers contratados pelo próprio TSE e pelas auditorias dos partidos políticos.

Editado por raskor
Link para o comentário

29 minutos atrás, _Biofa disse:

A burrice, ao meu ver, dos defensores do voto eletrônico, é que defendem que o sistema é inviolável.

A urna em si é praticamente inviolável nesse sentido, isso porque ela não tem conexão com a internet. O que tornaria o processo de fraude de uma eleição inteira muito complexo. Teriam que adulterar as urnas indivualmente para fazer alguma manipualção dos votos. Isso levando em consideração que cada urna recebe, sei lá, no máximo 1500 votos (não lembro o valor exato, faz muuuuuuuuito tempo que trabalhei com isso). Fora que tem muita urna que computa menos de 100 votos, por exemplo. A única parte do processo que é online, é o envio dos dados de cada tribunal local para o TSE em Brasília (que foi o que deu ruim no primeiro turno das últimas eleições). Antes de 2020, os envios eram feitos para os tribunais estaduais, era descentralizado esse recebimento de dados.

Mas partindo do lado lógico da parada, não existe sistema infalível e/ou inviolável. Você consegue diminuir ao máximo a incidência de algum tipo de ataque/erro, mas não tem como você afirmar que o sistema é sempre seguro em todos os casos. 

Editado por Léo R.
Link para o comentário

2 minutos atrás, raskor disse:

O processo inteiro garante a segurança.

Basicamente, o processo é assim, falando resumidamente:

- Antes das eleições acontecerem, o TSE libera a urna para que ela seja auditada por partidos políticos, coligações, etc. Isto é feito para que os partidos e coligações testem a segurança da urna, além de testar se o sistema é viciado e coisas do tipo.

- Já no dia da eleição, antes dela começar, é impresso pela urna um papel chamado de zerésima, que imprime todos os votos computados naquela urna. Como ainda não começou a votação, então tem que ter zero votos, daí o nome do papel. "Ah, mas é só fazer um código que imprima zero" - Não é bem assim, pois a urna é auditada pelos próprios partidos e vira e mexe o próprio TSE estimula hackers a tentarem achar falhas.

- Após o término do horário de votação, a urna imprime o chamado boletim de urna, e este é público. Algumas cópias dele são dadas a entidades políticas, e uma é colada na porta da seção eleitoral. Neste boletim, constam informações como número de eleitores da seção, eleitores que faltaram, número de votos recebido por cada candidato, etc. O boletim também é disponibilizado no site do TSE e é livre para consulta: http://inter04.tse.jus.br/ords/eletse/f?p=111:1::PESQUISAR:NO:::

- Os dados da votação ficam em um pendrive, e este é recolhido e enviado para o TRE (se eu não me engano) mais próximo. De lá, os dados são enviados para o sistema de contagem do TSE (é o único momento em que os dados trafegam na internet). Caso haja alguma diferença no que chegou no sistema, ou seja, uma possível alteração dos dados no caminho até o servidor, é só verificar o boletim de urna e comparar.

Eu não coloquei em dúvida, só to dizendo que não existe nada inviolável na internet. Isso é fantasia.

É justamente nisso que os bolsonaristas se apegam pra se oporem a essa porra. É quando falam que a Coronavac impede em 100% dos casos morte. Divulgam isso e depois tem um monte de gente que morre após tomar a vacina e aparecem falando que vacina nenhuma protege 100%.

Que não protege 100% todo mundo sabe, mas pq fazem a porra da propaganda? Só tira a credibilidade de algo que é bom, funciona, e acaba sendo usado por imbecis.

Link para o comentário

6 minutos atrás, _Biofa disse:

Eu não coloquei em dúvida, só to dizendo que não existe nada inviolável na internet. Isso é fantasia.

É justamente nisso que os bolsonaristas se apegam pra se oporem a essa porra. É quando falam que a Coronavac impede em 100% dos casos morte. Divulgam isso e depois tem um monte de gente que morre após tomar a vacina e aparecem falando que vacina nenhuma protege 100%.

Que não protege 100% todo mundo sabe, mas pq fazem a porra da propaganda? Só tira a credibilidade de algo que é bom, funciona, e acaba sendo usado por imbecis.

Na verdade eles não entendem isso, eles só repetem o discurso pronto, eles nem sabem como o processo funciona. 

Link para o comentário

10 horas atrás, Léo R. disse:

Na verdade eles não entendem isso, eles só repetem o discurso pronto, eles nem sabem como o processo funciona. 

É tipo isso aí, minha experiência lidando com eles é exatamente essa. Os caras só estão seguindo o comando do capitão.

Link para o comentário

Link para o comentário

Tá aí uma intervenção que eu sou a favor, essa porra de Maduro já deveria ter sido deposto a anos. Porém o momento é inoportuno demais, não dá pra se meter numa guerra com uma pandemia devastando tantas famílias.

Link para o comentário

1 hora atrás, raskor disse:

Tá aí uma intervenção que eu sou a favor, essa porra de Maduro já deveria ter sido deposto a anos. Porém o momento é inoportuno demais, não dá pra se meter numa guerra com uma pandemia devastando tantas famílias.

Essa é a mentalidade responsável em parte por meter a América Latina nessa situação.

Link para o comentário

4 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Essa é a mentalidade responsável em parte por meter a América Latina nessa situação.

E como que tira?

Link para o comentário

16 minutos atrás, raskor disse:

E como que tira?

Não tem que tirar. Ou ao menos não dessa forma.

Quem decide isso é o povo venezuelano, ainda que não o possa fazer nas urnas.

Há uma linha, tênue e difícil de definir, mas há. Do contrário, não tratamos mais da relação entre Estados soberanos e podemos jogar no lixo séculos de desenvolvimento que permitiram o momento mais pacífico da história mundial.

Link para o comentário

Eu considero lícito uma intervenção estrangeira apenas quando se torna uma ameaça ao país interventor. O problema é que muitos Estados, como o EUA, têm uma visão muito ampla do que o ameaça. 

Link para o comentário

3 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Não tem que tirar. Ou ao menos não dessa forma.

Quem decide isso é o povo venezuelano, ainda que não o possa fazer nas urnas.

Há uma linha, tênue e difícil de definir, mas há. Do contrário, não tratamos mais da relação entre Estados soberanos e podemos jogar no lixo séculos de desenvolvimento que permitiram o momento mais pacífico da história mundial.

Além disso, o tal Guaido não tem apoio popular. Vai colocar um cara desses no poder como? 

Link para o comentário

3 horas atrás, Guilherme Faria disse:

Eu considero lícito uma intervenção estrangeira apenas quando se torna uma ameaça ao país interventor. O problema é que muitos Estados, como o EUA, têm uma visão muito ampla do que o ameaça. 

se até produtor de tomate mexicano teve sobretaxa deles, que dirá os demais daqui abertamente contra.

Editado por felipevalle
Link para o comentário

37 minutos atrás, Mantrax disse:

Além disso, o tal Guaido não tem apoio popular. Vai colocar um cara desses no poder como? 

O problema é que ali não está claro quem tem apoio popular.

O ideal era uma eleição com acompanhamento internacional, como na época do Chávez, mas o Maduro já fechou a porta para a democracia faz tempo.

Link para o comentário

O que o Jair defende é que possibilite uma auditoria nas urnas e que torne elas mais seguras com a possibilidade de qualquer lider de partido ver na hora que os votos são verdadeiros e não que houve alterações.

E isso já foi provado por peritos criminais federais que não dá para fazer e é suscetível a fraudes.

Esse assunto já foi debatido no STF:

Achei os argumentos muito válidos para adoção da votação impressa associada a votação da urna eletrônica.

Aqui tem alguns dos argumentos:

Para mim qualquer coisa que possibilite que as urnas se tornem auditáveis e mais seguras do que atualmente torna o sistema eleitoral brasileiro mais seguro e aumenta a confiança do eleitor quanto ao sistema eleitoral e que seu voto foi para o seu candidato.

------------------------------------

- Suprema Corte deferiu o pedido dos democratas quanto a votação de 2020, em que, deferiu um pedido no caso de direito de votos.

- A auditoria de Maricopa está recontando pela 3º vez para ter certeza quanto aos votos. Também é considerada o padrão ouro das auditorias

- A auditoria de Pensilvânia está muito próximo ocorrer, senadores republicanos estão tentando que aja a aprovação da auditoria neste mês

Twitter oficial da auditoria de Maricopa.

Link para o comentário

• 2 semanas atrás...
3 horas atrás, Mantrax disse:

@Aleefué. Ainda não foi desmascarada a maciça fraude eleitoral dos EUA? Trump não voltou ao poder? Não pode ser!

Vazou o escândalo que todos suspeitavam, para provar a fraude, Trump teve que perder a eleição e vem forte no blá blá blá.

Link para o comentário

41 minutos atrás, Buzzuh disse:

Vazou o escândalo que todos suspeitavam, para provar a fraude, Trump teve que perder a eleição e vem forte no blá blá blá.

Mas não é disso q to falando. A um tempinho atrás o Aleef disse que em 5 semanas a fraude na eleição seria provada com uma auditoria. Bom, se passaram as 5 semanas e nada foi revelado.

Editado por Mantrax
Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...