Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Datafolha: 20% dos brasileiros torcem para o Flamengo; Corinthians tem 14%


Lewiks

Posts Recomendados

Quote

Datafolha: 20% dos brasileiros torcem para o Flamengo; Corinthians tem 14%

A mais recente pesquisa do instituto "Datafolha" confirma o Flamengo como o time preferido dos brasileiros. Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados torcem para o rubro-negro, ou seja, um a cada cinco torcedores. O Corinthians aparece em segundo lugar, com 14% da preferência, em uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos, entre 29 e 30 de agosto, em 175 municípios do país. Esse recorte permitiu aferir que a parcela mais significativa dos brasileiros é a dos que não torcem para clube algum. Eles somam 22%.

A diferença entre Flamengo e Corinthians cresceu desde o último levantamento, há dois anos. Naquela ocasião, os rubro-negros eram 18%, contra 14% de corintianos, o que representava um empate técnico no limite da margem de erro. É a primeira vez desde 2012 que o clube da Gávea confirma uma vantagem numérica.

Os times mais populares do país têm mantido uma vantagem confortável sobre seus concorrentes. Terceiro neste levantamento do "Datafolha", o São Paulo é querido por 8% dos brasileiros. Os palmeirenses somam 6%, enquanto vascaínos são 4%, mesmo percentual de cruzeirenses e gremistas. Veja o ranking e o detalhamento por região abaixo.

O tamanho das torcidas no Brasil:

Flamengo — 20%

Corinthians — 14%

São Paulo — 8%

Palmeiras — 6%

Vasco, Cruzeiro e Grêmio — 4%

Internacional e Santos — 3%

Atlético-MG e seleção brasileira — 2%

Botafogo, Bahia, Fluminense, Sport, Santa Cruz, Fortaleza, Vitória e Ceará — 1%

Nenhum — 22%

 

Os maiores por região:

Sudeste

Corinthians — 18%

Flamengo — 17%

São Paulo — 11%

 

Sul

Grêmio — 23%

Internacional — 17%

Corinthians — 11%

 

Nordeste

Flamengo — 27%

Corinthians — 9%

São Paulo — 6%

 

Norte

Flamengo — 39%

Corinthians — 10%

Vasco — 8%

 

Centro-Oeste

Flamengo — 28%

Corinthians — 18%

São Paulo — 8%

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flamengo dominante em todas as regiões, fora a sua própria e o sul.

Ou seja, muitos desses 20% são meros torcedores de televisão. Nunca foram no estádio, não são sócios, não consomem produtos oficiais do clube, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ZaMBiA disse:

Flamengo dominante em todas as regiões, fora a sua própria e o sul.

Ou seja, muitos desses 20% são meros torcedores de televisão. Nunca foram no estádio, não são sócios, não consomem produtos oficiais do clube, etc.

Só de o time ter uma loja oficial próximo aos grandes centros e já tem uma grande vantagem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, boblk disse:

Só de o time ter uma loja oficial próximo aos grandes centros e já tem uma grande vantagem 

Fora que existem lojas virtuais que entregam o produto em casa, etc. Eu mesmo sou sócio do Flamengo e de vez em quando estou na Gávea e já comprei produtos pela Net.  Meus parentes da Espanha e Portugal sempre fazem isso. A uns 15 ou 20 anos atrás isso de não serem consumidores dos produtos dos clubes poderia ser, mas hoje com um celular vc compra os produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, LC disse:

Fora que existem lojas virtuais que entregam o produto em casa, etc. Eu mesmo sou sócio do Flamengo e de vez em quando estou na Gávea e já comprei produtos pela Net.  Meus parentes da Espanha e Portugal sempre fazem isso. A uns 15 ou 20 anos atrás isso de não serem consumidores dos produtos dos clubes poderia ser, mas hoje com um celular vc compra os produtos.

Até porque a gente não é privilegiado, e a realidade do brasileiro é poder gastar dinheiro com produto oficial de clube de futebol...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ZaMBiA disse:

Até porque a gente não é privilegiado, e a realidade do brasileiro é poder gastar dinheiro com produto oficial de clube de futebol...

Concordo que nem todos possuem condições, mas as vendas via internet são uma realidade.  Agora essas pesquisas sempre aparecem quando um clube grande se destaca. Lembro quando o Corinthians ganhou a Libertadores apareceu uma desta mesma empresa e o resultado, segundo está mesma empresa, era um crescimento enorme da torcida corintiana. Quase chegando próximo a do Flamengo. Tipo pesquisa feita em São Paulo e não em todo o Brasil:  Flamengo 30 Milhões e Corinthians 27 Milhões. Proporcionando um empate técnico entre as torcidas. O que foi considerado errado na época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ZaMBiA disse:

Flamengo dominante em todas as regiões, fora a sua própria e o sul.

Ou seja, muitos desses 20% são meros torcedores de televisão. Nunca foram no estádio, não são sócios, não consomem produtos oficiais do clube, etc.

Mas essa deve ser a realidade de 90% de toda torcida de qualquer clube hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, ZaMBiA said:

Flamengo dominante em todas as regiões, fora a sua própria e o sul.

Ou seja, muitos desses 20% são meros torcedores de televisão. Nunca foram no estádio, não são sócios, não consomem produtos oficiais do clube, etc.

Eu entendo o conceito de torcedor de televisão e tal. Mas assim, uma dúvida: o cara é mais torcedor por comprar produto oficial do clube? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Danut disse:

Eu entendo o conceito de torcedor de televisão e tal. Mas assim, uma dúvida: o cara é mais torcedor por comprar produto oficial do clube? 🤔

Pois é. Pra mim, se a pessoa curte o time e torce, ela é tão torcedora quanto todas as outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Danut said:

Eu entendo o conceito de torcedor de televisão e tal. Mas assim, uma dúvida: o cara é mais torcedor por comprar produto oficial do clube? 🤔

Na época da elitização dos estádios e preços nas alturas até pros estaduais, pra eles devem ser "mais torcedores" sim haha.

Mesmo em outras épocas nunca comprei um único produto oficial, sempre achei os preços ridículos. Não sei se agora tá pior ou melhor com a Internet.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora, que tem Aliexpress e derivados, mercado livre e tbm tem as camisas falsificadas. Ter ou não ter camisa se tornou irrelevante há alguns anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

Eu entendo o conceito de torcedor de televisão e tal. Mas assim, uma dúvida: o cara é mais torcedor por comprar produto oficial do clube? 🤔

Óbvio que não. O meu ponto questiona somente o retorno financeiro do clube em decorrência do expressivo número de torcedores que moram longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ZaMBiA said:

Óbvio que não. O meu ponto questiona somente o retorno financeiro do clube em decorrência do expressivo número de torcedores que moram longe.

Ah bom, entendi errado o ponto então.

Mas sobre o retorno financeiro... Olha, distribuição de cotas de TV tá aí pra mostrar que torcedor que mora longe dá dinheiro, e não é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vasco, Cruzeiro e Grêmio empatados é beem forçado. A torcida do Vasco fora do RJ é grande, principalmente na região Norte e Centro-oeste (Brasília tem vascaíno pra caralho).

Mas isso pouco importa, já que o torcedor do centro que o clube vive é muito mais ativo em questão de frequentar os jogos e virar sócio. Para a venda de camisa pode até ser um número relevante...pra mim isso tudo é desculpa pra tentar dar razão a diferença absurda nas cotas de TV paga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, se você ajuda seu clube de alguma forma, você é torcedor do mesmo jeito. Torcer não é só comparecer ao estádio, principalmente se você mora distante de onde teu clube joga. Como LC disse, existem compras pela internet. Faz muito tempo eu comprei uma camisa oficial do Flamengo para dar para uma namorada, inclusive o preço foi estranhamente barato para os padrões. Era a segunda camisa. Mas você pode ajudar comprando produtos dos patrocinadores do time e etc...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...