Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Assembleia de AL aprova em 2ª votação mudança do nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta


Aleef

Posts Recomendados

Assembleia de AL aprova em 2ª votação mudança do nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta

Emenda ao projeto de lei vai ser analisada na próxima semana. Governador ainda pode vetar

 

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta em segunda votação a mudança do nome do Estádio Rei Pelé, em Maceió, para Rainha Marta. O projeto de lei é de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), mas ainda há um caminho a seguir até a alteração ser definida.

O deputado Sílvio Camelo (PV) apresentou uma emenda ao projeto de lei para que o principal estádio de Alagoas tenha os dois nomes: Rei Pelé e Rainha Marta. Esta emenda só vai ser votada na próxima semana e, depois da sessão, vai para sanção do governador de Alagoas Renan Filho, que pode aprovar ou vetar a mudança. Ele ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Se Renan não aprovar, o projeto volta para assembleia para os deputados analisarem o veto. Em 2008, um projeto idêntico, de autoria do deputado Temóteo Correia, foi vetado pelo então governador Teotônio Vilela.

https://globoesporte.globo.com/al/futebol/noticia/assembleia-de-al-aprova-em-2a-votacao-mudanca-do-nome-do-estadio-rei-pele-para-rainha-marta.ghtml

 

 

😭

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Aleef said:

😭

Por que o chororô? Acho a homenagem (pra Marta) pra lá de válida... o Pelé já foi devidamente celebrado em vários momentos e locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Por que o chororô? Acho a homenagem (pra Marta) pra lá de válida... o Pelé já foi devidamente celebrado em vários momentos e locais.

É desrespeito com o Pelé, quantos estádios possuem o nome do Pelé? Em quais momentos o futebol brasileiro o homenageou Léo? Na verdade, existem mais xingamentos, desrespeitos e cretinices em cima do Pelé pelo meio desportivo do que homenagens.

O estádio foi feito em homenagem a ele, tenho respeito a Marta, mas o que estão fazendo é nojento e desrespeitoso com maior jogador de todos os tempos, maior jogador do Brasil. Homenagear a Marta é ok, mas que seja feito em outro estádio ou outro ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Aleef disse:

É desrespeito com o Pelé, quantos estádios possuem o nome do Pelé? Em quais momentos o futebol brasileiro o homenageou Léo? Na verdade, existem mais xingamentos, desrespeitos e cretinices em cima do Pelé pelo meio desportivo do que homenagens.

O estádio foi feito em homenagem a ele, tenho respeito a Marta, mas o que estão fazendo é nojento e desrespeitoso com maior jogador de todos os tempos, maior jogador do Brasil. Homenagear a Marta é ok, mas que seja feito em outro estádio ou outro ambiente.

Isso é querer fazer engolir a lacração da moda. Não seria mais fácil fazer uma estatua na frente do maracanã ou algo assim para ela ? não, vamos mudar o nome do estádio em homenagem ao maior símbolo do futebol masculino brasileiro e colocar a da Marta (que é uma grande jogadora tbm) por motivos de inclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Aleef disse:

É desrespeito com o Pelé, quantos estádios possuem o nome do Pelé? Em quais momentos o futebol brasileiro o homenageou Léo? Na verdade, existem mais xingamentos, desrespeitos e cretinices em cima do Pelé pelo meio desportivo do que homenagens.

O estádio foi feito em homenagem a ele, tenho respeito a Marta, mas o que estão fazendo é nojento e desrespeitoso com maior jogador de todos os tempos, maior jogador do Brasil. Homenagear a Marta é ok, mas que seja feito em outro estádio ou outro ambiente.

Mudar o nome do Engenhão para Nilton Santos, foi desrespeito com o bandido do João Havelange? Capaz que o Pelé não deve ter identificação nenhuma com o estado de Alagoas, enquanto que a Marta foi a esportista mais bem sucedida que saiu de lá (me corrijam se eu estiver errado). Isso pode parecer irrelevante para os estados mais populosos, mas a população do interior ou estados menos populosos costumam valorizar bastante um conterrâneo que é bem sucedido no que faz.

Não vejo de forma alguma como desrespeito, só seria se fosse um estádio da cidade que ele nasceu, do Santos ou algo assim. Mas pelo que eu li, pode infringir uma Lei de 1977 (depois da inauguração do estádio, que foi em 1970), que diz que obras públicas não podem homenagear pessoas vivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 hours ago, Aleef said:

É desrespeito com o Pelé, quantos estádios possuem o nome do Pelé? Em quais momentos o futebol brasileiro o homenageou Léo? Na verdade, existem mais xingamentos, desrespeitos e cretinices em cima do Pelé pelo meio desportivo do que homenagens.

O estádio foi feito em homenagem a ele, tenho respeito a Marta, mas o que estão fazendo é nojento e desrespeitoso com maior jogador de todos os tempos, maior jogador do Brasil. Homenagear a Marta é ok, mas que seja feito em outro estádio ou outro ambiente.

Porra Aleef, o que mais se faz no mundo da bola são reverências ao rei do futebol, não vem com esse papinho mole aí não. As críticas sempre recaíram à pessoa Edson Arantes, esse sim um sujeito bastante controverso quando abre a boca. 

Rei Pelé é uma figura que sempre será reverenciada, tanto dentro quanto fora do país. Nome de um estádio que SEQUER TEM LIGAÇÃO com o cidadão? É sério mesmo?

Acho justo homenagear uma pessoa que foi talvez a pioneira do fut. feminino do "país do futebol". Cinco (ou 6?) vezes melhor do mundo em sua categoria. Nascida em Alagoas, estado do dito cujo. Não sei se é o certo fazer a homenagem com ela viva, isso é discutível mas, que o nome do estádio ficará em boas mãos disso eu não tenho dúvidas. O Pelé é mt maior do que somente um nome numa fachada de estádio, a figura "REI PELÉ" é algo que já está bastante marcada em todas as partes do esporte. Ficar mesquinhando esse tipo de coisa é besteira, pra dizer o mínimo.

 

1 hour ago, boblk said:

Isso é querer fazer engolir a lacração da moda. [...]

E você tá fazendo igualzinho a esse pessoal, enfiando esse tipo de discurso onde não cabe.

A mulher em questão tem 'n' razões pra ser homenageada, é conhecida mundialmente e olha só que coisa: nasceu em ALAGOAS. Quer mais uma? Olha só, o estádio é em Maceió, que fica onde? ALAGOAS. Meu Deus hein, quanta coincidência? Mas isso deve fazer parte do discurso feminista LGBT, né? Já que hoje em dia as discussões são só sobre isso mesmo.

 

Faça-me o favor. 😒

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O incrível é que na verdade essa mudança é ilegal. Desde 1977, o Estado tem uma lei que não pode colocar nomes de pessoas vivas em obras públicas. O do próprio Pelé só tá lá porque foi colocado em 70, antes da lei.

Tão fazendo um monte de manobras pra justificar e aprovar a mudança.

Quanto se é justo ou não, há o fato sim da Marta ser alagoana num Estado que acredito não tenha grande histórico ou visibilidade, não é como se fosse o Gama tirando o nome do Mané Garrincha, ou o Botafogo tirando o do Nilton Santos, por exemplo.

Não tem exatamente muito a ver comigo ou com algo que me importa realmente, então lavo as mãos haha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leho. disse:

E você tá fazendo igualzinho a esse pessoal, enfiando esse tipo de discurso onde não cabe.

A mulher em questão tem 'n' razões pra ser homenageada, é conhecida mundialmente e olha só que coisa: nasceu em ALAGOAS. Quer mais uma? Olha só, o estádio é em Maceió, que fica onde? ALAGOAS. Meu Deus hein, quanta coincidência? Mas isso deve fazer parte do discurso feminista LGBT, né? Já que hoje em dia as discussões são só sobre isso mesmo.

 

Faça-me o favor. 😒

Me diz a necessidade então de mudar o nome do estádio, não tem outro motivo além da inclusão. Peço para mudar minha mente em relação a isso; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, boblk disse:

Me diz a necessidade então de mudar o nome do estádio, não tem outro motivo além da inclusão. Peço para mudar minha mente em relação a isso; 

 

2 horas atrás, boblk disse:

A mulher em questão tem 'n' razões pra ser homenageada, é conhecida mundialmente e olha só que coisa: nasceu em ALAGOAS. Quer mais uma? Olha só, o estádio é em Maceió, que fica onde? ALAGOAS. Meu Deus hein, quanta coincidência? Mas isso deve fazer parte do discurso feminista LGBT, né? Já que hoje em dia as discussões são só sobre isso mesmo.

Desculpa me meter, mas de fato existe gente que força a barra pra "lacrar". Nesse caso, não achei não. 

Mas sinceramente, acho uma polêmica meio vazia. Se duvidar o Pelé nem lembra tanto desse estádio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
8 hours ago, boblk said:

Me diz a necessidade então de mudar o nome do estádio, não tem outro motivo além da inclusão. Peço para mudar minha mente em relação a isso; 

Qual inclusão? A Marta é um ícone do Estado do Alagoas, com reputação mundial. Faz muito mais sentido ter um estádio em sua homenagem do que um chamado Rei Pelé. Se fosse em Três Corações ou Santos que isso estivesse acontecendo, eu até concordaria com seu ponto de vista.

O fato dela ser mulher não tem nada a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Henrique M. said:

Qual inclusão? A Marta é um ícone do Estado do Alagoas, com reputação mundial. Faz muito mais sentido ter um estádio em sua homenagem do que um chamado Rei Pelé. Se fosse em Três Corações ou Santos que isso estivesse acontecendo, eu até concordaria com seu ponto de vista.

O fato dela ser mulher não tem nada a ver.

Tá respondido, @boblk😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi onde está a inclusão, lacração, tudo ão. Quando deram o nome Rei Pelé, este era o ídolo máximo do país. Provavelmente Alagoas não tivesse um esportista grande o suficiente que merecesse uma homenagem dessas. Hoje tem. E convenhamos: que esportista!

Marta é fenomenal, diria que só está abaixo de Pelé, o que essa mulher já fez, muito marmanjo não faz nem se nascer novamente. Uma bela homenagem pra uma futebolista do mais alto nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Gabriel; disse:

Não entendi onde está a inclusão, lacração, tudo ão. Quando deram o nome Rei Pelé, este era o ídolo máximo do país. Provavelmente Alagoas não tivesse um esportista grande o suficiente que merecesse uma homenagem dessas. Hoje tem. E convenhamos: que esportista!

Marta é fenomenal, diria que só está abaixo de Pelé, o que essa mulher já fez, muito marmanjo não faz nem se nascer novamente. Uma bela homenagem pra uma futebolista do mais alto nível.

Tudo é variável, onde você não observa a lacração eu vejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, ZaMBiA disse:

Coisa feia retirar homenagem, ainda mais com a pessoa viva.

Também achei, a homenagem é justíssima, mas não em algo que já tem nome.. E de pessoa ainda, fosse uma data, acontecimento, etc.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/15/2019 at 11:23 AM, ZaMBiA said:

Coisa feia retirar homenagem, ainda mais com a pessoa viva.

É, isso daí ficou feio mesmo, concordando ou não com a mudança.

Apesar de tudo que fez, o Pelé deve ter se sentido humilhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • Leho.
      Por Leho.
      ▣ INÍCIO: 5 de Janeiro (fase preliminar) 
      ▣ FINAIS DO TORNEIO: 19 de abril e 03 de maio
      ▣ TRANSMISSÃO: SBT, ESPN, Star+ e SKY
      ▣ GRUPOS:


      ▣ REGULAMENTO: “Os times de um grupo enfrentarão os do outro, totalizando oito rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. Só a grande final acontecerá em ida e volta.”
       
      ▣ FASE QUARTAS-DE-FINAL:

    • Leho.
      Por Leho.
      COPA DO NORDESTE 2022

       
      🗓️ 23 de Janeiro a 3 de Maio
      🏆 Maiores campeões:
      🥇 Atual campeão: Bahia
      🔰 Clubes Participantes:


      ---
       
      Me desculpe a demora pra criar esse tópico, amigos nordestinos. Mas antes tarde do que mais tarde hahahahaha!
      Tópico oficial pra debate e comentários sobre a charmosa Lampions League 😜.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      🗓️ domingo, 26 de setembro
      ⏰ 16h00
      🏟️ Independência
      📺 Globo (para AL e MG), com narração de Rogério Corrêa e comentários de Bob Faria, Grafite e Janette Mara Arcanjo; e Premiere (para todo o Brasil), com narração de Jaime Júnior e comentários de Henrique Fernandes.
       
      Equipes escaladas:

       
      "Se não ganhar do CSA, pelo amor de Deus, né?"
       
    • Vk17
      Por Vk17
      No meu save do FM 2020 eu pedi a diretoria para construir um estádio eles aceitaram e deram o prazo de 1 ano de planejamento só que esse um ano acabou e não aconteceu nada não chegou nenhuma confirmação ou algo do tipo e barra de progresso tá em 100%
×
×
  • Criar Novo...