Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

4 minutes ago, marciof89 said:

A partida fora de casa contra o Milan parecia ser um prenúncio do que estava por vir, e quando o Real Madrid bateu, o Pogon acabou não conseguindo superar essa barreira estigmatizada do "time grande". Não lembro a quantas está a tática da equipe pois já faz um bom tempo que não passava por aqui, mas você vem repetindo a mesma tática? (considerando a fala para o Henrique, acredito que sim). Por quê não pensa em tentar partir pra enfrentar essas equipes com uma tática menos ofensiva? Bons jogadores defensivos você tem.

Faz tempo que não posto sobre a tática, porque de modo geral ela é a mesma há muitas temporadas (muitas mesmo, acho que umas dez pelo menos). A base é essa aqui:20200504220523_1.thumb.png.89ed9bb6350e371d204015cbd19a8d40.png

Não que eu não faça ajustes nela. Os quatro homens de frente eu tenho mudado os papéis de vez em quando, vendo o que encaixa melhor. Além disso mexi bastante nas instruções para a equipe durante os últimos anos, em especial a parte defensiva - agora faz um tempo já que jogamos com "adiantar-se mais" e "defesa em linha". Acho que ajudou, mas não resolveu os problemas. 

Outra coisa que tenho feito é mexer nas instruções individuais, especialmente do trio de meio campo (CJ, CJA e AS). Colocar marcação individual no volante de saída de bola adversário com o AS, pedir pro CJ pressionar menos, esse tipo de coisa.

A grande questão que eu vejo é que os adversários tem muito espaço na frente da minha zaga. Quase todo time que vence o Pogon tem ou um atacante que volta muito e distribui o jogo, ou um meia ofensivo que ocupa esse mesmo espaço. E é esse o grande problema que ainda não consegui resolver. A ideia de adiantar mais a zaga, combinada com a instrução de menos pressão pro CJ, é justamente pra tentar ocupar esse espaço. Mas não parece ser o suficiente.

 

Quanto a mudar de tática pra algo mais defensivo... Olha, eu acho que 90% dos meus problemas seriam resolvidos se eu colocasse um volante e mudasse pro 4-1-2-3. Mas não quero fazer isso. Todo save que jogo acabo no 4-1-2-3 (como, aliás, uns 70% do pessoal aqui da área). Tem que haver outras respostas possíveis.

Fora que dessa vez me propus justamente a montar uma equipe que jogue pra frente independentemente do adversário. E isso é algo que não quero abrir mão. Ou vencemos como Pogon, ou perdemos como Pogon. Mas será sempre jogando como Pogon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aw-sf1VT7XzSWiAxdfp0SdwhWV2a6wmfDUwS-lJH

S17 E01 - Vendedor de camisetas

Olá pessoal. Na última atualização, vimos que o Pogon conseguiu chegar até as quartas de final da Champions League, onde foi eliminado pelo Real Madrid. Hoje vamos dar início à 17ª temporada do save.

 

Elenco

XI47RnFQjuLR5CpcAnPDnVjtmRBWRtkd2dJf837O

Trouxe o print já com as transferências de meio de ano porque esqueci de printar o elenco que começou a temporada. Vou falar das duas janelas de transferência de uma vez então.

Quebramos nosso recorde de valor pago por transferência com a contratação de Robin Charlet junto ao Anderlecht. Ainda assim, continuamos gastando muito menos do que recebemos. A lista de saídas inclui alguns nomes importantes, como Tite, Schumacher e, na segunda metade do ano, Elézio. Mas a maior parte é de atletas do time B. Alguns foram emprestados para continuar seu desenvolvimento. Outros, como Dimitri e Éder Gabriel, são apostas que considero que não chegarão ao nível da equipe principal.

Quanto a esses últimos, vale destacar uma mudança na minha abordagem: como nossa situação financeira é muito boa, tenho feito questão de negociar a possibilidade de contratar os rapazes de volta. No caso de Éder Gabriel, por exemplo, cheguei a recusar propostas significativamente mais altas, simplesmente porque não tinham a cláusula de recompra. Assim, caso algum desses atletas se desenvolva mais do que o esperado, o Pogon pode trazê-lo de volta. 

Em termos de nacionalidades, começamos a temporada com dezessete brasileiros em um elenco de trinta e um jogadores. O número é o mesmo das últimas temporadas, embora tenha se tornado proporcionalmente um pouco menor, já que o elenco está um pouco inchado. 

 

Goleiros

j8gkwyPgnhR4FYF-bD-4b4Vi7PaYm-_Ox4Sng21I

Sebastian Dahl foi um dos destaques da última temporada. O goleiro austríaco é praticamente um cheat code, graças a sua capacidade extraordinário no um contra um. Isso me permite jogar com a linha de defesa bastante adiantada, já que mesmo quando o atacante passa em velocidade, Dahl está lá para salvar.

Minha intenção era permanecer apenas com Ney Fabiano na reserva - temos outros goleiros no time B. Mas meu diretor de futebol parecia não concordar, e ficou fazendo proposta por outros goleiros a cada dois dias. Irritado, contratei dois garotos brasileiros por empréstimo - Ércio e Toquinho -, só para ver se o DdF trocava o disco. Não funcionou, e os rapazes ainda ficaram acima do limite de 25 inscritos na Ekstraklasa. Acabei liberando eles de volta aos seus clubes. Para acalmar o diretor, aceitei contratar Florin Talpes, que estava livre. Não pretendo usar ele, mas o salário de 360 mil por ano também não vai fazer grande diferença nos cofres do clube.

 

Laterais direitos

ZZ-ErTez6vlSgwBCOYcUVzOnuUvPZfBBe3UqJXDS

Boulesteix continua a ser o titular, com Cléber Rech brigando por espaço. Aos 27 anos e ainda me enchendo a paciência o tempo todo, Boulesteix não deve mais ter tantas temporadas de clube pela frente. Aí entra Luís Gustavo, que está sendo desenvolvido como opção.

 

Laterais esquerdos

nIYLglglSdLboj9bUFEmPsLoyNPo-fMPKrYQeJ7q

Aqui tivemos a primeira saída importante. Tite perdeu espaço para os dois garotos, e foi vendido por 35 milhões de euros. Atuou durante 10 temporadas no Pogon, fazendo 254 jogos, com dois gols e 14 assistências. Agora vai fazer seu pé-de-meia na China: o Guangzhou Evergrande vai lhe pagar dez vezes o salário que o Pogon pagava. 

 

Zagueiros

pO1g5WLLocFhJl1ibR6gUBcB-GKnmqyy_w7xuYFn

Com excesso de opções na posição, vendi Eduardo Luís ao HSV por 7,75 milhões de euros. Menos do que seu valor de mercado, mas eu simplesmente não via espaço para cinco zagueiros no elenco. O quinto nome, que não aparece no print, era Elézio. Isso porque acabei vendendo o atleta depois, na janela de meio de ano. O Barcelona chegou com mais de 50 milhões de euros pelo atleta que era apenas zagueiro de rotação, e aí a grana pesou.

Vale destacar a excelente última temporada de Badé. O xerife de nossa zaga esteve bem em quase todas as partidas disputadas. A única exceção foi a primeira eliminatória com o Milan, onde ele foi o pior em campo - para compensar, fez a atuação da sua vida no jogo de volta, sendo um dos grandes responsáveis pela nossa recuperação. Mesmo contra o Real Madrid esteve bem - não fosse ele, a paulada teria sido mais feia.

 

Meio-campistas

tvin9tPylIFsH30LE_Uw5lWCDxAuwSnfV7DMpgUj

Pol Lozano deixou o clube depois de apenas uma temporada. O atleta de 31 anos jogou 17 partidas pelo Pogon. Não esteve mal, mas também não fará falta. Quem também saiu, mas no meio de ano, foi o jovem Dimitri - considerei que ele não estava se desenvolvendo como esperado.

Do outro lado, chegou o garoto Robin Charlet. Pagamos 20,5 milhões de euros para tirar o rapaz do Anderlecht. O valor é recorde para o Pogon, mas seus atributos mais do que justificam o investimento. A única preocupação é sua péssima condição física natural, mas isso deve impactar mais para o fim da carreira - aos 18 anos, ele ainda está muito longe disso.

 

Meias avançados

ux4UHYXQZaZkOnJja_8B9Jhq0foO83s7h5gNPqho

Os mesmos três da última temporada. Damiën Terol teve um ano bem abaixo do seu normal. Pela UCL, foram dois gols e uma assistência em sete partidas (cl. 6,70) - muito pouco para quem deveria ser o coração do ataque da equipe. Vale ficar de olho no seu desempenho esse ano, para ver se foi apenas um ponto fora da curva ou um sinal de que seus melhores anos já passaram.

 

Pontas direitos

86JXV80uVKgqD9rrhU06D7babECnTQXRDObYyiVz

Nikola Gavric e Cadão continuam disputando a titularidade. A novidade é que subi o garoto Juan Congiu da base. Com 17 anos recém feitos, Congiu é talvez o talento mais excitante a surgir nas camadas jovens do Pogon - fruto de nossa parceria com o Tenerife. Por enquanto, vai entrar nas partidas menos importantes do polonesão.

 

Pontas esquerdos

It80pGcrZvmrVQQv4muBFFdk7oBKd2o1lOh4sDN8

E se na ponta direita a novidade é um jovem vindo das categorias de base, na esquerda a novidade tem bem outro perfil. Rodrygo (aquele, do Santos) chega após o fim de seu contrato com o Manchester City. Além da função em campo, Rodrygo também deve se destacar fora dele: por ser nossa contratação de maior renome em todo o save, a previsão é que ele alavanque nossas vendas de camisetas.

Com a chegada da estrela brasileira, nossa ponta esquerda ficou inchada. Sobrou para Schumacher, o primeiro a atrair interesse - a Juve pagou 17,5 milhões pelo rapaz. Contratado por 275 mil euros, jogou por sete temporadas no Pogon: 143 partidas disputadas,  58 gols marcados e 71 assistências. 

 

Atacantes

1iskj1evza1UU5Jz1quJ3WPfYZnBnfJ1AGv1OPtc

Luiz Alberto fez boa temporada, comandando o ataque (coisa que Damiën Terol não fez) e chamando a responsabilidade de colocar a bola na rede. Rocha Ferreira é outro que merece destaque: o atleta que vinha decepcionando ano após ano na parte ofensiva do meio campo se encontrou completamente no comando de ataque, participando de mais de um gol por jogo em que atuou.

 

Champions League

wNKVZzSDYELj3oN9mKqJlUYySaaE4r47vehABeNw

Já há alguns anos a única dúvida no grupo da UCL é se ficaremos com a primeira ou a segunda vaga. O Monaco é um adversário capaz de complicar as coisas, mas acredito que o Pogon é favorito ao primeiro lugar. Sporting e Fenerbahce estão ali para fazer número.

 

Notícias gerais

  • Somos a equipe polonesa que mais forma jogadores para as grandes ligas europeias. A liderança no quesito é esperada, já que o modelo do Pogon se baseia na contratação de garotos. Ainda assim, é curioso ver que temos hoje 35 jogadores formados pelo Pogon nas principais ligas do continente, enquanto que o Legia, vice-líder no quesito, conta com apenas sete ex-atletas na mesma situação.
  • Nossa parceria com o Tenerife foi encerrada. Achei uma pena, pois ela trouxe alguns nomes interessantes para nossa base (inclusive Juan Congiu, que subiu agora ao time principal). Para seu lugar, fechei uma parceria com o Sparta Rotterdam.
  • Me tornei o maior treinador brasileiro da história, superando o já aposentado Renato Gaúcho.
    TefdIfYuUzMEJoaui7XoZ-3snSXxfmKw3wQs8Knz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Vendedor de camisetas [atualizado em 05.05]

Que moral, o maior técnico brasileiro da história fazendo carreira apenas fora do país, algo que soa até inimaginável dado os padrões de hoje. (e Argel Fucks/Felipe Conceição nessa lista? hahahaha)

Surpreso que o Rodrygo ainda é um jogador decente. Pela tela do seu elenco (2 estrelas) achei que ele iria fazer apenas volume, mas o cara ainda é um baita jogador. E a história dos goleiros é triste pro goleiro que tu contratou, coitado do cara, não vai jogar, serviu de bucha só (me lembra o Rubinho que não ligava com o fato de nunca jogar pela Juventus).

Pelo grupo que caiu, eu acredito que passa em primeiro sem muito sufoco. Acho que nem o Mônaco arranca ponto seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, marciof89 said:

Que moral, o maior técnico brasileiro da história fazendo carreira apenas fora do país, algo que soa até inimaginável dado os padrões de hoje. (e Argel Fucks/Felipe Conceição nessa lista? hahahaha)

Surpreso que o Rodrygo ainda é um jogador decente. Pela tela do seu elenco (2 estrelas) achei que ele iria fazer apenas volume, mas o cara ainda é um baita jogador. E a história dos goleiros é triste pro goleiro que tu contratou, coitado do cara, não vai jogar, serviu de bucha só (me lembra o Rubinho que não ligava com o fato de nunca jogar pela Juventus).

Pelo grupo que caiu, eu acredito que passa em primeiro sem muito sufoco. Acho que nem o Mônaco arranca ponto seu.

Não só fora do país, mas na Polônia né... Mas vamos combinar, o cara pode ser 50 vezes campeão polonês, nunca que isso faz dele maior que um treinador que já ganhou Libertadores. Mas enfim, fica a curiosidade do FM. Quanto ao Argel Fucks, foi tricampeão brasileiro e campeão da Libertadores com o São Paulo. Hoje é treinador da seleção brasileira. Felipe Conceição não olhei, pois nem ideia de quem seja na vida real.

Sobre o Rodrygo, na real tu foi enganado pela data dos prints. Geralmente tiro o print dos jogadores no dia que chegam ao clube, e do plantel quando fecha a janela. Dessa vez, porém, esqueci o print do plantel - ele veio só no final da temporada. Então o que tu viu no print do jogador mesmo é o que ele apresentava quando chegou ao clube - três estrelas, avaliado em 16 milhões de euros. A versão duas estrelas e avaliada em 300 mil euros é a do final da temporada. Spoiler, mas já dá pra imaginar que ele não foi exatamente o destaque do ano pelo tamanho da queda na avaliação... E os atributos caíram muito nesse ano também.

O pior da história do goleiro é que no fim não mudou nada. Só contratei o cara pro meu diretor começar a fazer proposta por outras posições, na esperança dele encontrar alguma jóia escondida, mas no fim ninguém outro que ele fez proposta me interessou.

Tomara que tu esteja certo. Passar em primeiro é importante pra pelo menos tentar chegar nas quartas de final.

 

EDIT: Acabei de aceitar propostas do Legia e do Lechia pelo goleiro do diretor aqui, e ele recusou ambas. Acho que ele tá feliz da vida com seus 300 mil euros anuais pra não ter que fazer nada aqui no Pogon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RPtOdPXpGvfd8JrMj1akSlf_DkcUPzmTJUfD6H7h

S17 E02 - Um empate que custou caro

Na última atualização (que ninguém viu porque o fórum tá muito movimentado no momento) falamos sobre as mudanças do elenco para a temporada 2033/34 - a 17ª do save. Agora é hora de ver como foi o primeiro semestre.

 

Ekstraklasa

q1x41jxcqixx9kefYKmy8oePqHJZ3N4V_1dQ6k56

Um empate sem gols, uma derrota, sete gols sofridos. Crise no Pogon. Contra o Legia saímos na frente, mas levamos um gol no último lance da primeira etapa e outro no primeiro lance da segunda etapa. O título vai vir, é claro, mas não será invicto.

 

Champions League

Estreamos na competição recebendo o Sporting. Um jogo que deveria ser tranquilo, mas que tomou outros rumos com a expulsão de Karol Zezula aos 12 minutos. Apesar dos dez homens, continuamos tentando pressionar o adversário em cima - foi assim que roubamos uma bola no campo de ataque e marcamos o primeiro gol. Infelizmente, a alegria durou pouco, pois a resposta portuguesa veio dois minutos depois.

No começo da segunda etapa, conseguimos um gol em jogada acidental: nosso zagueiro Dean Krizman deu um chutão pra frente em uma dividida, a bola passou por cima de todo mundo e caiu nas costas da zaga do Sporting. Luiz Alberto foi mais rápido na corrida e só teve que bater o goleiro. Os portugueses sentiram o segundo gol e passamos a dominar o jogo.

J6xi5Tp52SjuaphvnnJohcuN82AgqXJ2HU8Bhvhy

Depois do segundo gol, o domínio deu a impressão de que o Pogon na verdade tinha um jogador a mais. 3 a 1 foi pouco. 

No principado, nossa tradicional dificuldade ao jogar fora de casa contra equipes fortes voltou a aparecer. O Monaco até perdeu um pênalti (muito mal marcado) no começo da partida, mas depois acertaram o pé e marcaram aos 34, aos 35 e aos 39, nocauteando o Pogon em cinco minutos. A coisa complicou ainda mais no começo da segunda etapa, quando marcamos um gol contra (o jogo deu o gol para o atleta do Monaco, mas o chute dele claramente ia para fora e foi desviado pelo zagueiro). Sem muito a perder, troquei para o 4-2-4. De repente, fizemos um gol. Três minutos depois, outro. No mesmo minuto(!), o terceiro. Só faltava um pra empatar. Mas aí acabou o gás. No fim, foi o Monaco quem ainda balançou as redes para fechar o placar.

wdxZqhj664HynckPauD1Ng8pqDAMjuQd9NCqCpqI

Fechamos o turno recebendo o Fenerbahce em casa. Controlamos a partida do início ao fim, mas desperdiçamos oportunidades como se não houvesse vaga em disputa. Tive que apelar para o 4-2-4 para finalmente colocarmos a bola na rede. No fim, uma vitória por 3 a 0 que esconde o tamanho da dificuldade que tivemos em colocar a bola na rede.

f9ARPgCYL5lNG7emYszG5AXAkmz45FQqPbhgVXD8

No returno, tivemos bem menos dificuldades. Tanto Fenerbahce quanto Sporting foram goleados sem muito esforço de nossa parte.

3naLrvIFrXooRNPK43ugTkRejv6o1Kw2DfqTKRVH

Restava o jogo contra o Monaco para definir quem ficaria com a primeira posição do grupo. Como o adversário empatou com o Sporting, qualquer vitória seria suficiente para o Pogon. Em campo, tomamos a iniciativa das ações, com o Monaco apostando nos contra-ataques. Foi assim que eles abriram a contagem, complicando nossa situação. Continuamos dominando os acontecimentos, mas o gol não saía.

Na segunda etapa, preparei a mudança para o 4-2-4, com duas substituições. Mas, no exato momento em que os atletas aguardavam a saída de bola ao lado do quarto árbitro, uma boa jogada de equipe terminou com Damiën Terol livre para empurrar para as redes. Cancelei as substituições e apostei na continuidade do 4-2-3-1. Cinco minutos depois, viramos a partida. O terceiro gol veio aos 83 minutos, nos deixando mais tranquilos. Não por muito tempo, pois o Monaco descontou - em gol que pode ser conferido na sequência -, trazendo de volta a tensão nos minutos finais. Mas ficou por isso mesmo. Vitória por 3 a 2.

f9dd864d7b8164154f1e793a9026bf70.gif

Segundo o FM, esse gol - uma bomba de dentro da área que desviou na cabeça do zagueiro no meio do caminho - foi "uma falha terrível" do meu goleiro. Só se for a falha de não ter nascido com os reflexos de personagem de Matrix.

Como já adiantado, a vitória sobre o Monaco nos garantiu a primeira colocação do grupo. Foi um pouco mais sofrido do que deveria, considerando a baixa qualidade dos adversários, e ainda foi preciso contar com a ajuda do Sporting para levar a primeira vaga. Mas o importante é que ficamos em primeiro, aumentando nossas chances de um confronto mais fácil nas oitavas de final.

kRjbG1NXJSBhPnbxTgZwAtXMx9lPK1-lWP84OnY0

E o sorteio deixou bem clara a diferença que a classificação em primeiro lugar faz. Nosso adversário das oitavas será o Hertha Berlim. A equipe alemã já foi nosso adversário nessa mesma fase em 2031, quando conseguiram um ótimo 3 a 1 em casa, mas acabaram eliminados graças ao hat-trick de Luiz Alberto no jogo de volta. Retornando esse ano à Liga dos Campeões (ficaram de fora das competições continentais em 31/32, e caíram nas quartas da UEL em 32/33), terão a oportunidade de tentar a vingança.

No entanto, o time alemão tem hoje um elenco mais fraco que o que nos enfrentou no passado - notadamente pela falta do atacante Juan Herrera, vendido ao Chelsea por 100 milhões de euros - e está apenas na 7ª colocação na Bundesliga. Assim, o Pogon é o grande favorito a passar de fase.

Como curiosidade, o Monaco foi sorteado para enfrentar o primeiro colocado do mesmo grupo do Hertha - o Manchester United. Atual campeão da UCL e tetracampeão inglês, é um adversário muito mais complicado do que o time alemão. O empate com o Sporting realmente custou caro aos monegascos.

 

Notícias gerais

  • Continuamos nosso trabalho de expandir a rede de influência do Pogon, tendo fechado mais uma parceria para captação de jovens. O detalhe é que pela primeira vez o jogo me deixou fechar parceria com uma equipe sul-americana - algo que eu achava ser impossível diante da distância entre os continentes. Infelizmente não apareceu nenhuma equipe brasileira entre as possibilidades, mas ao menos colocamos um pé no continente ao estabelecer a parceria com o Defensor do Uruguai.
  • Damiën Terol foi eleito futebolista mundial do ano pela segunda vez, igualando a marca de Carlos Antônio. No save, o maior vencedor do prêmio é Mbappé, com três nomeações.
  • Juan Congiu foi eleito o jovem de ouro do continente europeu. É a terceira vez que um atleta do Pogon leva o prêmio (os anteriores foram Sandro Carrer em 2026 e Luiz Alberto em 2028), mas a primeira vez que o premiado é oriundo da própria base do Pogon.
  • Rocha Ferreira levou o prêmio de jogador polonês do ano. É o quarto ano seguido em que a premiação, que leva em conta todos os jogadores poloneses (não apenas aqueles atuando na liga local), é vencida por um atleta brasileiro naturalizado polonês. Os vencedores dos anos anteriores - Alemão (2x) e Cajú - também se naturalizaram ao jogar pelo Pogon, mas receberam seus prêmios após deixar o clube.
  • Cadão foi eleito jogador do ano da Ekstraklasa. É a primeira vez que um jogador naturalizado leva o prêmio (que só pode ser vencido por poloneses, já que há premiação em separado para os estrangeiros).
  • Jerry de Boer levou o prêmio de estrangeiro do ano da Ekstraklasa pelo segundo ano consecutivo.
  • A diretoria injetou 5,75 milhões de euros nos cofres do clube, sob o pretexto de que o dinheiro é necessário para cumprir com as regras do Fair Play Financeiro. Achei isso muito curioso, pois temos hoje 200 milhões de euros em caixa, e, segundo a aba do Fair Play Financeiro, estamos 135 milhões de euros acima do limite de gastos. Mas enfim, não vou reclamar se a diretoria quer dar dinheiro né, mesmo que os 5 milhões não façam muita diferença.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Um empate que custou caro [atualizado em 07.05]

Crise no Pogon haha.
Joguinho animado esse com o Sporting. Entre lesionados e expulsos no 12º minutos, salvaram-se todos, e venceu o Pogon. Depois uma chocalhada do Monaco, mas conseguiu se recuperar em casa e levar merecidamente o primeiro lugar no grupo e poder enfrentar um adversário mais fácil. Manchester United ninguém merece. Faz 5-3 agora, Monaco!

Esse gif aí: era caspa caindo ou é skin da Frozen?

Bora atravessar o Hertha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegou um grupo tranquilo e você foi em cheio nas previsões ao apontar o Monaco como a única ameaça em potencial. No mais, passou suave pela fase de grupos. 

Pelo retrospecto, é bom abrir o olho para o Hertha Berlim. Não é todo dia que o Luiz Alberto estará com aquela inspiração. Mesmo com o elenco enfraquecido, os alemães podem aprontar para cima do Pogon. De toda forma, sou mais o Pogon. Pra cima deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutes ago, Jirimias said:

Crise no Pogon haha.
Joguinho animado esse com o Sporting. Entre lesionados e expulsos no 12º minutos, salvaram-se todos, e venceu o Pogon. Depois uma chocalhada do Monaco, mas conseguiu se recuperar em casa e levar merecidamente o primeiro lugar no grupo e poder enfrentar um adversário mais fácil. Manchester United ninguém merece. Faz 5-3 agora, Monaco!

Esse gif aí: era caspa caindo ou é skin da Frozen?

Bora atravessar o Hertha!

Time afundando no campeonato local, tá complicado.

O jogo com o Sporting achei que ia nos complicar com essa expulsão. No fim das contas quem teve dificuldades com eles foi o Monaco. Sorte nossa, porque com o 5 a 3 ia ter que fazer mais pra ficar com a vaga se fosse pros critérios de desempate.

Sobre o gif: jogar na Polônia é isso aí né. Não aguenta uma nevezinha não desce pro play.

Pra cima deles, Pogon!

 

35 minutes ago, mfeitosa said:

Pegou um grupo tranquilo e você foi em cheio nas previsões ao apontar o Monaco como a única ameaça em potencial. No mais, passou suave pela fase de grupos. 

Pelo retrospecto, é bom abrir o olho para o Hertha Berlim. Não é todo dia que o Luiz Alberto estará com aquela inspiração. Mesmo com o elenco enfraquecido, os alemães podem aprontar para cima do Pogon. De toda forma, sou mais o Pogon. Pra cima deles!

Não era um grande desafio dizer quem é que poderia nos complicar no grupo, né. Apesar de que o Fenerbahce quase complicou no primeiro jogo, aquele 3 a 0 realmente esconde o tamanho da angústia que foi ver o 0x0 até o quarto final de partida.

Com certeza vamos encarar o time alemão com seriedade. Mas é inegável que somos favoritos. Se cair pra eles, será um fracasso de nossa equipe. E eu confio em Luiz Alberto, o rapaz tá sempre inspirado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que é a primeira vez que vejo alguém usar um empate alheio como mote para sua atualização. A equipe continua no bom caminho e agora, vamos ao que interessa, o mata-mata da Champions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutes ago, Henrique M. said:

Acho que é a primeira vez que vejo alguém usar um empate alheio como mote para sua atualização. A equipe continua no bom caminho e agora, vamos ao que interessa, o mata-mata da Champions.

O título era pra ser pegadinha do malandro, fazendo o leitor achar que o Pogon tinha se dado mal no meio da história 😛

Agora vem o semestre que realmente importa, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu olho o título e já imagino que o caldo desandou para o Login, aí vem a explicação e eu caio da cadeira... 

Campanha boa na Champions League, dentro do esperado para o momento atual do Login. Na próxima fase vai encarar um adversário conhecido, mas todo cuidado é pouco. Boa sorte para a continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutes ago, Khroiskantis said:

Eu olho o título e já imagino que o caldo desandou para o Login, aí vem a explicação e eu caio da cadeira... 

Campanha boa na Champions League, dentro do esperado para o momento atual do Login. Na próxima fase vai encarar um adversário conhecido, mas todo cuidado é pouco. Boa sorte para a continuidade.

A pegadinha do malandro do título funcionou, então 😛

Achei engraçado que tu trocou o nome do time (Pogon Szczecin) por Login. Tirou isso de onde, haha?

De qualquer forma, obrigado. Tenho certeza que o Login precisará da sorte 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, também senti esse gosto de suspiro amargo. Ia fazer uma analogia entre o Pogon e o Brasil pós-70, que precisou daquela Parreitada de 94 para reencontrar as vitórias. Tinha esquecido do DNA pogones... Mas o Parreira tava la em 70 também né. Um 4222 ebm ultrapassado talvez funcionasse, sem se perder o interesse do gol, a criatividade. Mas precisa de um Romário né?

Do Carlos ANtonio não falo mais! Aliás me lembra da onde que ele saiu no Brasil.

Que demais conseguir o nome de estádio. Nem acho absurdo pelo fato do técnico estar em atividade não. É algo que queria no FM, juntamente com treinar meu filho! 

E que inveja de jogador jovem do ano europeu. Algo que eu queria mas não tenho muitas esperanças de conseguir, juntamente com o artilheiro da Europa.

Nem querendo da para secar acho, o Hertha fica de aperitivo. Quanto ao seu grande filtro talvez seja hora mesmo de mudar alguma coisa, não da para ser sempre do mesmo jeito. Parreira de 94? Super confiança de 70? Sobrecarregar de 82?

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Andreh68 said:

É, também senti esse gosto de suspiro amargo. Ia fazer uma analogia entre o Pogon e o Brasil pós-70, que precisou daquela Parreitada de 94 para reencontrar as vitórias. Tinha esquecido do DNA pogones... Mas o Parreira tava la em 70 também né. Um 4222 ebm ultrapassado talvez funcionasse, sem se perder o interesse do gol, a criatividade. Mas precisa de um Romário né?

Do Carlos ANtonio não falo mais! Aliás me lembra da onde que ele saiu no Brasil.

Que demais conseguir o nome de estádio. Nem acho absurdo pelo fato do técnico estar em atividade não. É algo que queria no FM, juntamente com treinar meu filho! 

E que inveja de jogador jovem do ano europeu. Algo que eu queria mas não tenho muitas esperanças de conseguir, juntamente com o artilheiro da Europa.

Nem querendo da para secar acho, o Hertha fica de aperitivo. Quanto ao seu grande filtro talvez seja hora mesmo de mudar alguma coisa, não da para ser sempre do mesmo jeito. Parreira de 94? Super confiança de 70? Sobrecarregar de 82?

Boa sorte.

 

Ganhar como Brasil de 94 jamais, prefiro perder mais vinte vezes então 😛

Sabe que eu nunca entendi o 4-2-2-2? Lembro que em FMs passados jogando no Brasil (nunca vi essa tática nos clubes europeus, mas os brasileiros do FM adoram) sempre apanhei contra ela. Já quando minha equipe usava era uma desgraça. Não sei qual o segredo dela, mas ele não se revela pra mim.

O Carlos Antônio veio do Cruzeiro. O mesmo time que revelou o Luiz Alberto. Nosso ataque deve tudo ao time mineiro.

Eu ainda acho meio esquisito ter estádio com nome de técnico em atividade, mas não é algo que me preocupe muito. No FM nem teria muito como ser diferente né, ninguém quer aposentar o treinador e continuar jogando pra ver se homenageiam ele depois.

Sobre o jovem do ano e a base, uma coisa que eu queria te perguntar lá no teu save (mas já vou perguntar aqui): no fm15 não tem a opção de fazer parcerias com equipes de outros países para captação de jovens para a base? Ou tem e o treinador regionalista que se mostrou contrário? Porque por aqui essa opção tem ajudado. Já tivemos uma série de jogadores razoáveis na base vindos de outros clubes - e agora o Congiu, que promete ser craque.

Essa tua mensagem aí sobre o jogo do Hertha é o tipo que dá pro treinador adversário pegar e mostrar pros jogadores no vestiário pra motivar eles, hein? Tem que tomar cuidado.

No mais, estamos sempre procurando formas de melhorar a equipe, mas eu confio na base da filosofia do Pogon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo feito, maior técnico brasileiro de todos os tempos, 42 títulos na mesma equipe não é pra qualquer um. Passeou como sempre na Ekstraklasa, só uma derrota contra o Legia, nada que apague o brilho dessa parte da temporada. Na Champions eu já esperava a classificação, mas achei que ficaria atrás do Monaco, que bom que você me surpreendeu.

Boa sorte na sequência, força Pogon! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, PedroJr14 said:

Parabéns pelo feito, maior técnico brasileiro de todos os tempos, 42 títulos na mesma equipe não é pra qualquer um. Passeou como sempre na Ekstraklasa, só uma derrota contra o Legia, nada que apague o brilho dessa parte da temporada. Na Champions eu já esperava a classificação, mas achei que ficaria atrás do Monaco, que bom que você me surpreendeu.

Boa sorte na sequência, força Pogon! 

Valeu. Como já comentei com alguns outros por aqui, eu não acho que seja merecido o título de maior técnico brasileiro pra alguém que nunca ganhou algo fora do país né. Mas enfim, não sou eu que dou o prêmio. Agora é tentar conquistar o título continental pra fazer jus a ele.

Obrigado 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Danut disse:

Sobre o jovem do ano e a base, uma coisa que eu queria te perguntar lá no teu save (mas já vou perguntar aqui): no fm15 não tem a opção de fazer parcerias com equipes de outros países para captação de jovens para a base? Ou tem e o treinador regionalista que se mostrou contrário? Porque por aqui essa opção tem ajudado. Já tivemos uma série de jogadores razoáveis na base vindos de outros clubes - e agora o Congiu, que promete ser craque.

Tive algumas dificuldades no save. No começo não conseguia marcar amistosos, reputação baixa e muito longe, ninguém queria. Depois que crescemos consigo jogar com os grandes da Europa.

Aquele problema que vc conhece de não ter opção de melhorar a captação de juniores, aparece que nem o cometa de Halley.

Praticamente somente times da 3ª divisão que se interessam por pegar empréstimos de jogadores conosco, com infraestruturas muito ruins os jogadores se desenvolvem pior do que se ficassem comigo so nos juniores. Mas continuam me enchendo para sair e ter tempo de jogo.

Inúmeras vezes pedi para fazer parcerias, mas sempre volta com nenhuma equipe interessada. Mesmo depois da ascensão de reputação continuamos assim. A direção conseguiu 2 ligações para equipes maiores(a época) que ficaram querendo me emprestar jogadores. Mas afiliados menores nunca 🤨

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S17 E03 - Três vezes nos acréscimos

Na última atualização vimos que o Pogon terminou seu grupo da UCL na primeira colocação ao se aproveitar de um deslize do Monaco. Com isso, escapamos de pegar o Manchester United nas oitavas da UCL - em vez disso, nosso adversário foi o Hertha. Hora de ver o que aconteceu no segundo semestre.

 

Transferências

ACtC-3dM3Mfr6_pY3eTfgXPZGNn4hpGgcuG9rIVm

Já mencionei as transferências na primeira atualização da temporada, então fica aqui só o lembrete. Vendemos o zagueiro Elézio por um caminhão de dinheiro ao Barcelona. Dmitri e Éder Gabriel foram promessas que não parecem ter tanto futuro, enquanto Felype Hebrt foi emprestado para ter mais tempo de jogo. Thiago Mineiro chega como aposta.

 

Ekstraklasa

ACtC-3fq6g9qnq5AFEqlj_YQazK9d6wRGT5SkNnx

Mais um título pra coleção. O jogo com o Lech Poznan já não valia nada pra ninguém, então joguei com um amontoado de garotos do sub-19 - e o Rodrygo, só pra ele fazer seu último jogo pelo clube.

ACtC-3c4kZmOEoQH0GaqbU4iPR0oO1pfz0yHGnRH

Mesmo número de vitórias da última temporada, mas trocamos dois empates por duas derrotas. Destaque para o ataque, que marcou 136 gols na temporada e igualou nossa melhor marca. A defesa esteve na média, mas foi suficiente para nos garantir o maior saldo de gols até aqui. No mais, depois de dois vices do Lechia Gdansk, vemos o Legia retomar a posição.

 

Puchar Polski

ACtC-3e8a6PvZBPw4okhEugNlZWQyVlmbg4KiHZj

Apenas dois gols sofridos na competição, mas estes gols custaram caro. Ao menos, para quem se importa com recordes. Isto porque o empate em 2 a 2 com o Lechia Gdansk encerrou uma série de 39 vitórias seguidas pela Copa da Polônia. Foram mais de cinco temporadas em que o Pogon venceu todos os jogos pela competição. Curiosamente, empatamos em um dos raros jogos em que utilizei força máxima.

ACtC-3d0SVEC1NAe6kpdUdWID9pDV4GYL-tZWoDL

Na final, com alguns garotos em campo, o Pogon não conseguiu jogar o seu melhor futebol. Tivemos teve muita dificuldade para superar a barreira do Legia, que só foi quebrada em um lance isolado de brilho do jovem de ouro europeu, Juan Congiu.

 

Champions League

Da última vez que enfrentamos o Hertha, Luiz Alberto fez um hattrick e decidiu o confronto praticamente sozinho. Assim, era natural que todos estivessem com as atenções voltadas para nosso atacante. Mas as emoções da partida começaram do outro lado. Com pouco mais de um minuto jogado no Olympiastadion, o time da casa conseguia um pênalti a seu favor. A finalização, porém, foi na trave. Três minutos depois, o time alemão chegou de novo - e dessa vez a bola foi morrer no fundo da rede. Um a zero.

Atrás no placar logo cedo, o Pogon precisava ainda mais de Luiz Alberto. E o rapaz apareceu aos 14 minutos, quando recolheu um passe longo de Damiën Terol e bateu o goleiro no mano a mano. Um a um. Empate que não durou muito, pois o Hertha fez uso da mesma arma - a bola lançada nas costas da zaga - para voltar à frente no placar. Dois a um, resultado que se manteve até o intervalo.

Na segunda etapa, Ele voltou a aparecer. Gavric cruzou a bola pro meio da área, onde Luiz Alberto levou a melhor sobre três zagueiros e jogou a bola no alto do gol, sem chances pro goleiro. Dois a dois. Os alemães não se abalaram, e continuaram a apostar na bola nas costas da minha zaga. O que deu certo mais uma vez, deixando o time da casa na frente. Três a dois para o Hertha.

Nossa resposta chegou aos 76 minutos. Novo cruzamento de Gavric pra Luiz Alberto, que dessa vez tocou para trás para Terol, que tocou para o lado para Cadão, que meteu uma bomba no ângulo. Três a três a quinze minutos do final. Incansável, o time alemão continuou tentando abrir vantagem no placar. Por muito pouco não marcaram o quarto gol. Mas aí chegaram os acréscimos, e quem se deu bem foi o Pogon.

E como nos demos bem. Aos 90+1, Terol passa na medida por entre os zagueiros para deixar Luiz Alberto na cara do goleiro. Quatro a três para o Pogon. Aos 90+3, praticamente uma repetição da jogada do terceiro gol - Gavric cruza, Luiz Alberto desvia, e Cadão enche o pé. Cinco a três. Mas a partida ainda não havia acabado. 90+5: Gavric pega a bola pela direita e dá um balãozinho pra Luiz Alberto. O atacante só dá um toque com nojo na bola, que passa entre os zagueiros adversários e fica na medida para Terol, livre na entrada da pequena área, fechar a conta. Seis a três para o Pogon. Fora de casa. Em um jogo que estava empatado até os noventa minutos.

ACtC-3euIc7cKzpZBiGDFVxs1IqkN6lJUogvmnQW

Com o excelente resultado conquistado nos acréscimos do jogo de ida, a vaga estava praticamente encaminhada. Me senti tão seguro que resolvi colocar em campo uma equipe com alguns reservas que normalmente só aparecem nas partidas da liga local - ou, no máximo, em algum jogo pouco significativo da fase de grupos da Champions. Disse a eles que o Hertha iria ter que se abrir e vir para cima, e que era para aproveitarem a oportunidade de mostrarem o que são capazes de fazer.

E eles aproveitaram. O primeiro gol veio aos 21 minutos, com César Martín. Aos 29, já estava quatro a zero. Diminuímos o ritmo até o intervalo, mas na segunda etapa a máquina polonesa voltou a rolar. Foram outros três gols em nove minutos. Ao time alemão, restou apenas marcar o gol de honra, fechando o placar em sete a um.

ACtC-3cig8oahQ2q8RY8BprNanEkBlHrsWRnZlBI

Agora imaginem o estrago se Luiz Alberto tivesse entrado em campo.

Para a fase seguinte, fomos sorteados para enfrentar o Atlético de Madrid. Dos times ainda vivos na competição, o Atleti é provavelmente a equipe mais fraca. Eles venceram a competição em 2023, mas desde então nunca passaram das quartas de final. Nas últimas cinco edições, é a primeira vez que sequer chegam nessa fase.

Na Polônia, fizemos um ótimo primeiro tempo. Com um de Nikola Gavric e dois de Damiën Terol, o Pogon precisou de apenas meia hora para se colocar no caminho da classificação. Na segunda etapa, porém, não conseguimos encaixar as finalizações. E, em um lance isolado, o Atlético conseguiu descontar.

ACtC-3dUyxTBeOXYmB4pWOG4plYYdgZiyDQFhS0Z

O 3 a 1 ainda é um ótimo placar, mas o gol que levamos em casa deixa a situação menos confortável do que eu gostaria.

No Metropolitano de Madrid, as torcidas presenciaram duas equipes extremamente nervosas em campo. De um lado, os donos da casa precisavam de dois gols para conseguir uma classificação que não vinha há dez temporadas. De outro, o desafiante polonês precisava descobrir como se comportar em campo com a vantagem, a fim de buscar uma vaga inédita na história do clube. Nenhuma das duas equipes parecia confortável em seu papel, e a partida ficou bastante truncada.

Nessas horas em que o jogo coletivo não parece encaixar, quem costuma decidir é a individualidade. Na segunda etapa, Luiz Alberto recolheu uma bola despretensiosa nas proximidades da grande área e soltou a bomba no canto do goleiro. Com o placar aberto, o Pogon finalmente se lembrou que pode atacar, e passou a dominar completamente a partida.

ACtC-3fqn7aI254XM_z7gDhhACl0cfxWtAcEvRzd

Pela primeira vez na história, estávamos na semifinal da Champions. Feito o sorteio, a última equipe em nosso caminho antes da final seria o Bayer Leverkusen. Uma sorte desgraçada para o Pogon. A equipe alemã não vive bons anos, com apenas duas aparições nas quartas de final da competição nos últimos oito anos. Além disso, seu histórico de confrontos com o Pogon é bastante equilibrado (duas vitórias pra cada lado e quatro empates). Muito melhor do que as alternativas. Na outra chave, uma reedição da final da última temporada: Manchester United vs Manchester City.

Ainda assim, não poderia correr o risco de subestimar o Bayer Leverkusen. Eles passaram por grande renovação da equipe nas últimas temporadas, e o fato de estarem na semifinal mostra a qualidade dos garotos que chegaram. Nossa obrigação era fazer um bom resultado em Szczecin, evitando deixar a decisão para a Alemanha.

Debaixo de muita chuva, as duas equipes fizeram uma partida muito equilibrada. O Pogon saiu na frente com um raro gol do meia armador André. O empate do time alemão veio em um lance de sorte - chute de fora da área em sobra de escanteio, bate e rebate, gritaria, confusão e dedo no cu dentro da área, e a bola sobrou quase em cima da linha pra Bejarano empurrar. Vencemos com um gol de César Martín na segunda etapa, mas o placar apertado deixa tudo em aberto.

ACtC-3evSA7pZPo6FQYPJJCYbFG2I_aZmbEGNrtU

Detalhe que no segundo gol eu tava só esperando a bola sair para tirar César Martín de campo. Cancelei a substituição, é claro.

Em Leverkusen, o time da casa entrou em campo na esperança de conquistar uma vitória simples, que lhes daria a vaga pelo gol fora. Mas foram precisos só três minutos de jogo para o Pogon estragar o plano com um belo cruzamento de Nikola Gavric. Precisando de dois gols para levar para a prorrogação, os alemães claramente não conseguiram se acertar em campo. Antes do intervalo ainda marcamos o segundo, em outra jogada de Gavric. Na segunda etapa pouca coisa aconteceu.

ACtC-3cTNpChT05rIbijquBi4NylxAqjU_TdCXUc

Pela primeira vez na história, o Pogon Szczecin está na final da Champions League. O jogo decisivo vai ser disputado no maior templo do futebol europeu (o Westfalenstadion, em Dortmund). Do outro lado, o único time possível para uma verdadeira narrativa dramática: o Manchester City, conhecido de todos no save por ter eliminado o Pogon da Champions em três temporadas seguidas.

O resultado desse embate? Saberemos no capítulo de amanhã, que agora já tá tarde e o texto tá longo.

---------

PS: Aconteceu um negócio chato no confronto com o Hertha, pois da primeira vez que joguei meu jogo crashou no intervalo. Ao menos o jogo estava 2 a 2, que foi exatamente o mesmo placar do intervalo da segunda vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Três vezes nos acréscimos [atualizado em 09.05]

Mais uma vez buscando atualizações anteriores e de cara vi aquela eliminação na UCL para os madrilenhos. Sei que você sempre diz que não sente que equipe está pronta para vencer essa competição, mas estar na liderança do grupo que participa é um indício de que não está assim tão distante, pelo menos é o que parece.

Na janela de transferência tem sido um craque, pois gastar sempre menos e manter (ou melhorar) o nível da equipe não é para qualquer um. Você conseguiu um título com um saldo de gols maior que a pontuação, algo que eu persegui com o Garbarnia, mas não consegui, mas o Legia está lá no posto dele, incomodando como sempre, rs, por outro lado, levou mais uma taça e da parte deles a chatice não funcionou dessa vez.

Mas aí, acompanhando cada jogo da última Champions, finalmente o Pogon chega à final e terá a chance de vencer de forma épica, pois enfrentará a maior pedra que já teve no sapato dessa competição. Eu estou vendo um ataque arrasador do time polonês nessa temporada, então aposto em vitória e título no tempo normal, muito boa sorte.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela trajetória até a final. Depois de tanto lutar e morrer na praia, vai ter finalmente a oportunidade de jogar a final da Champions. Boa sorte para essa final contra a maior pedra no sapato do save

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, se foi campeao invicto na Polonia, se marcou mais ou menos gols não tem importancia nenhuma.

Qual foi o raciocínio para jogar com o Hertha na segunda perna com um time mais fraco? Desenvolver alguém? Era necessário correr esse risco?

E cá estamos. Sorte na definição dos adversários é algo que podemos contar as vezes, e não é nenhum demérito. No final das contas vai estar lá, Pogon campeão da UCL!

E que justiça poética, justamente em cima do City!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Vannces said:

Mais uma vez buscando atualizações anteriores e de cara vi aquela eliminação na UCL para os madrilenhos. Sei que você sempre diz que não sente que equipe está pronta para vencer essa competição, mas estar na liderança do grupo que participa é um indício de que não está assim tão distante, pelo menos é o que parece.

Na janela de transferência tem sido um craque, pois gastar sempre menos e manter (ou melhorar) o nível da equipe não é para qualquer um. Você conseguiu um título com um saldo de gols maior que a pontuação, algo que eu persegui com o Garbarnia, mas não consegui, mas o Legia está lá no posto dele, incomodando como sempre, rs, por outro lado, levou mais uma taça e da parte deles a chatice não funcionou dessa vez.

Mas aí, acompanhando cada jogo da última Champions, finalmente o Pogon chega à final e terá a chance de vencer de forma épica, pois enfrentará a maior pedra que já teve no sapato dessa competição. Eu estou vendo um ataque arrasador do time polonês nessa temporada, então aposto em vitória e título no tempo normal, muito boa sorte.
 

Tá precisando visitar o fórum com mais frequência, hein? 😛 Falando sério, com a área nesse movimento, tá realmente difícil atualizar frequentemente a leitura em todos tópicos que queremos. Mas esse é um "problema" bom né.

Bem, acho que a tua parte do comentário sobre estar na liderança do grupo como indício de que não estamos assim tão distante acabou respondida pelas atualizações seguintes, já que agora o Pogon está na final continental. Embora seja preciso dizer que ainda não enfrentamos nenhuma equipe das que chamo de gigantes nessa edição atual - o primeiro será justo o City na final. Então ainda não dá pra saber se o time finalmente ultrapassou a sina de sempre perder para as equipes maiores...

Tua aposta para a final foi ousada. Vamos ver se acerta.

Sobre título com saldo maior que pontuação, conseguimos isso nos últimos três anos. Reflexo da postura ofensiva da equipe. Eu gostaria de um dia chegar a uma média de quatro gols por jogo em uma edição, mas acho que pra isso acontecer precisaria jogar com muito foco o campeonato nacional (o que não vou fazer).

 

22 minutes ago, Khroiskantis said:

Bela trajetória até a final. Depois de tanto lutar e morrer na praia, vai ter finalmente a oportunidade de jogar a final da Champions. Boa sorte para essa final contra a maior pedra no sapato do save

Valeu. Até aqui o time veio bem, mas o grande desafio da temporada é essa final. O City é bem mais complicado do que Hertha, Atlético ou Bayer Leverkusen.

 

8 minutes ago, Andreh68 said:

Sinceramente, se foi campeao invicto na Polonia, se marcou mais ou menos gols não tem importancia nenhuma.

Qual foi o raciocínio para jogar com o Hertha na segunda perna com um time mais fraco? Desenvolver alguém? Era necessário correr esse risco?

E cá estamos. Sorte na definição dos adversários é algo que podemos contar as vezes, e não é nenhum demérito. No final das contas vai estar lá, Pogon campeão da UCL!

E que justiça poética, justamente em cima do City!

 

Concordo que não é lá muito importante, tanto que nunca me preocupei em atingir resultado A ou B na Polônia - sendo campeão, o resto que se dane. Mas eu preciso dizer alguma coisa sobre a competição nacional aqui no save, né? 😛 Como não existe luta pelo título, me foco nessa parte de comparação das temporadas.

Sobre o segundo jogo com o Hertha, depois daqueles três gols nos acréscimos eu tinha certeza que eles não teriam força mental para se recuperar. Tinha algum risco envolvido, claro, mas não é que eu joguei com uma equipe de garotos do sub-19 também. Quem entrou foi gente do time principal, só não aqueles que costumo escalar quando uso força máxima. E sim, a proposta era desenvolver esses atletas, dar um pouco de experiência internacional a eles. E, em um ou dois casos, ver se o atleta tá maduro pra substituir o antigo titular, que já tá em idade mais avançada.

No fim acho que o 7 a 1 mostra que a avaliação sobre o tamanho do risco foi correta. Mas claro, se a história fosse diferente e o Hertha buscasse a recuperação, ia cair totalmente no meu colo. 

O Pogon deu uma sorte desgraçada em pegar sempre o time mais fraco dos ainda vivos na competição. Mas concordo que título é título. E, afinal, se pegamos o Bayer Leverkusen na semi é porque eles derrotaram alguém outro nas quartas (no caso do Leverkusen, meteram 6 a 1 no agregado no Chelsea, e já tinham derrubado o Barcelona nas oitavas com um 2 a 1 no Camp Nou). Ou seja, algo a mostrar eles tinham.

Fora que pra vir o título ainda temos que enfrentar o City. Esse sim será o grande teste para o Pogon, e o jogo definitivo para carimbar se a equipe merece (ou não) ser a melhor do continente.

Quanto a ser justiça poética... Olha, se vencer é isso né. Se perder, daí é o suprassumo da desgraça dessa equipe, perder logo pro City...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Tanto drama para falar que o time não está pronto para ser campeão da Champions League e chega na temporada seguinte e vai para a final. Toma tento, Danut.

No mais, grandes jogos contra o Hertha, mas acho que o grande destaque mesmo foi a naturalidade com que passou pelo Atlético de Madrid. No mais, sinto que zicou ali ao falar que o estádio do Borussia é o maior templo do futebol, todo mundo sabe que a resposta correta é Campo da Horta da Areia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutes ago, Henrique M. said:

Tanto drama para falar que o time não está pronto para ser campeão da Champions League e chega na temporada seguinte e vai para a final. Toma tento, Danut.

No mais, grandes jogos contra o Hertha, mas acho que o grande destaque mesmo foi a naturalidade com que passou pelo Atlético de Madrid. No mais, sinto que zicou ali ao falar que o estádio do Borussia é o maior templo do futebol, todo mundo sabe que a resposta correta é Campo da Horta da Areia.

hahaha, eu juro que pensei na tua reação quando tava jogando essa última atualização. Sabia que ia vir falar alguma coisa.

Realmente passamos pelo Atlético jogando muito melhor, é um ponto que merece destaque. Acho que o Leverkusen é mais time do que eles no save, mas esse jogo das quartas foi onde o time passou jogando melhor (contra o Leverkusen se eles tivessem acertado as chances poderia ter sido bem mais complicado).

Sobre o templo do futebol, joguei na pesquisa aqui esse tal campo da horta, e preciso dizer que tu tem razão. Não há como competir com esse lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
    • Bruno Miguel Colombo Silva
      Por Bruno Miguel Colombo Silva
      Boa noite
      Não sei se já existe algum tópico que fale exatamente sobre isso, mas analisando e estudando vendo alguns vídeos ainda do fm 18 no canal do YouTube, em um vídeo vi ele falando que tal função de meia não combina com outra função de meia atuando juntos ou até mesmo estando ele como meia atacante.
      Gostaria de saber quais funções “casam” melhor e quais não dão certo.
      Muito obrigado desde já.
×
×
  • Criar Novo...