Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entrevista da Área: entrevista com marciof89


AllMight

Posts Recomendados

LDsUXo7KD-XsyPhAB2LYc-zg_FCdPThcUksIp0lP

Entrevistas da Área

Olá, pessoal.

Esta será a nossa segunda entrevista do ano, onde buscamos selecionar os membros que mais se destacaram com participações na área nos últimos tempos. 

Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Nossos indicados para a votação tem se destacado em um período recente, contribuindo ativamente com a área.

Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.

Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 07 de julho, às 23h59.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

qK94G0hGbCwHmCPUh6ForNhFwGsGWdyZ8yE3iT-C

 

Olá, pessoal!

Está definido o próximo entrevistado da área. Com 7 votos, o eleito foi @marciof89.

A partir de agora você pode elaborar perguntas e enviá-las via mensagem aos moderadores do "Profissão: Manager" (@Danut, @DiogoHernandes e @vinny_dp) com o título "Entrevista". Elas serão repassadas ao entrevistado que as devolverá respondidas à moderação do PM para publicação. Por favor, não faça perguntas neste tópico, pois elas serão apagadas.

Lembre-se que a temática das perguntas é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não as perguntas.

O prazo final para o envio de perguntas é 18/07, às 23h59min.

Sua participação é muito importante para a área. Por favor, participe!

Qualquer sugestão ou crítica, por favor, faça-a no Boteco 3.0.

BzCwLD6Zh8VsM8Tk8ofRDqK2OeNh-7X3C1BBtAcP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

K5sgehNm4H95Thw9YWOtDZk5V7v_dnrGpnddKirrDugSNeIyjWuVs1ok8ZfyCEKi-m-O5EXeFRw2P8xwNyMzMDg49xkhlh7edpM5WtRBfJ7nu2DLsZrmlVj7BcdSeAToJWa-J7XRCBVOxnpkvEn1E-PRRHJR_mYNQv54tD4a0eymSe3pgAEwnIm22w4Haq2HUFBkgy20a73WalR0WgQ0_kz95jzW0_pECDU8NTy0EEm-aQMxvMhjcf4iX9YSv3_kfPLQL3Mlz1DKMvuztSP_oeD7xrvokEBJurOdtKw60M1akc3Ur6NdPgCH1GTA3lOzm2Yan-FlJhqWoRHhUJdMsMa2-8EmVmLjRPOw8YYa9TgZsTK99yyUPruJpD-Vh3gh6_ruc5DCA4DhyWsm_vShMhNI7J6L-zBp7QoEc3cCogKw8fG0qDEahJY3lzTTQGNjEM5onc0tfH3d81DzTxrX_S8DGetyHX3gg_-CZA0GNTjjzAlKmzRLADld2jtjR81dkJ2V6G-LUoT0Kv-Q_qdriktIg8uNQzAwhLpfyORbDz5aseXeXf5BuzWc8IUy7OPIeQNfApHEyrSDsm7SCu1_Fb-ZS_fXSyjYApUzM9tJEXlVzJUwVfibOWVzxjXZmvMgHOK887wR_f9HW91VeGSr4yF8P7q5JTnEtoTrGvdZ3lY_=w600-h100-no

Olá, 

Por escolha dos membros, o segundo entrevistado do ano é o membro @marciof89 que começou a ser ativo há  pouco tempo, mas já vem contando uma trajetória bem bacana com o Tupi (O Canto do Galo Carijó: Tupi Football Club). Nessa entrevista, ele nos contará um pouco sobre sua relação com o FM, com o Vasco e o que ele faria se fosse Imperador do mundo.

Ao todo, recebemos 82 perguntas para a atual edição da entrevista. Agradecemos a todos que participaram escolhendo o entrevistado, e agradecemos em dobro aos que participaram enviando suas perguntas: @ggpofm (8 perguntas), @DiogoHernandes (15 perguntas),  @guigasparotto (4 perguntas), @Bega Gomes (7 perguntas),  @Leonardo Moreno (9 perguntas) e @Henrique M. (39 perguntas). Nossas atividades só podem funcionar com a participação de vocês. Obrigado. 

1 - Sua inscrição no FManager é de 2015, mas você só tomou coragem para participar ativamente recentemente. Do tempo que você acompanha o “Profissão: Manager”, mesmo que silenciosamente, quais são os saves que você mais gostou de ler?

Então, quando fiz minha conta em 2015, minha intenção era puramente ter acesso ao conteúdo de download do FManager, assim como estar a par das notícias do game e coisas do gênero. Eu só fui ter ciência da PM na metade do ano passado, e sem querer! Cliquei no link e fui direcionado para a área. A partir dali, comecei a ler algumas histórias e achei iradíssimo, mas não criei coragem para participar da área. Um belo momento, vi uma história bem bacana sobre o Paraná (infelizmente o autor sumiu da área por motivos particulares e por isso acredito eu que o save sumiu) e decidi criar coragem para postar. Além desse save, o save com o Ypiranga do Leonardo e o do Aleksey do LC foram os primeiros que eu passei a seguir de longe, pois os vi desde o início e era mais fácil de acompanhar do que a maioria que estava em progresso já na área, então acredito que estes foram os 3 primeiros que me saltaram aos olhos.

2 - Dos saves que você jogou off-line com o FM, conte-nos um pouco sobre um ou dois que você gostou muito de jogar.

A maior parte dos saves no FM que eu faço, principalmente logo quando pego o jogo, são com o Vasco, mas houveram exatamente 2 saves que eu curti demais jogar. O primeiro foi um save no FM14 que eu comecei no Vasco, mas fui mandado embora com 5 meses no clube! Fiquei desempregado até o fim da temporada, quando o rebaixado Botafogo me contratou para ser seu técnico. Enfrentei muitos motins dentro do clube, tive que vender toda a espinha dorsal e recomeçar do zero praticamente, o único que aceitou permanecer (porém tive que o emprestar) foi o Jefferson. Com muito sufoco, subi o Botafogo, fiz campanhas sólidas e levei o glorioso para a Libertadores, faturando o caneco e enfrentando no Mundial um Real Madrid que tinha CR7, Neymar e um Dedé monstruoso na zaga (no FM14 o Dedé é um monstro). Venci por 1x0, num jogo que chutei exatamente 1 vez ao gol! Depois disso montei uma máquina e fiquei no clube por muito tempo faturando diversos títulos, até ser mandado embora e assumir o Fluminense (sem sucesso) e por fim o Flamengo (vencendo +1 liberta dentre outras coisas). Foi um dos saves mais bacanas pois assumi os 4 grandes do Rio, mas guardo com muito carinho aquela equipe do Botafogo (tenho até salva a equipe que venceu o mundial). Outro save que eu curti demais foi um que eu joguei na Bélgica com o Loreken no FM16 e, apesar de ODIAR a estrutura do campeonato nacional deles, tive muitos percalços que me fizeram pensar no jogo de uma forma bem mais estratégica, planejando bem todos os aspectos. Acredito que esse foi o save que me fez deixar de ser um jogador casual e me fez virar um jogador mais voltado para a parte técnica. Não fiz muita coisa com o Loreken não, só venci a UEL e um par de campeonatos nacionais, mas esse save tem lugar cativo também.

3 - Você está fazendo um save de clube como o Tupi, mas como conhecemos pouco sobre você e o FM, gostaria de saber se você tem alguma preferência por um tipo específico de save? Prefere saves de carreira ou saves de clube? Tem preferência pelo Brasil ou gosta de jogar mais em outros continentes? Prefere jogar com clubes grandes, médios ou pequenos? Enfim, quais são suas preferências de saves?

Não, na verdade não tenho preferências quanto ao tipo de save não. Já fiz save de tudo quanto é tipo, treinando seleção, de carreira, save de clube... O que vier na minha mente eu vou lá e tento. Minha preferência é pelo Brasil, apesar de as vezes me aventurar em outros países/continentes. Gosto do Brasil pois eu acompanho muito o futebol brasileiro, então geralmente é mais fácil tomar decisões pautado nesse conhecimento. Com relação à dimensão da equipe, eu não costumo ligar pra isso, o único fato é que todo FM que sair, pelo menos um save com o Vasco eu vou fazer, mesmo que só por algumas temporadas.  

4 - Você já disse por diversas vezes que tem pouco tempo para jogar, mesmo assim tem levado o save do Tupi com atualizações periódicas. Sabendo que o FM não é um jogo rápido para ser jogado, ainda mais quando decidimos compartilhá-lo, como você faz para organizar seu tempo entre trabalho, vida pessoal e FM?

Pois é, são períodos. Quando comecei a postar, eu trabalhava e estava a todo vapor na faculdade, mas agora estou desempregado (trabalho de casa, mas como não é fixo para nenhuma empresa, considero-me desempregado) e de férias na faculdade, então fica mais fácil manter uma periodicidade. Outra coisa que ajuda é que no meu antigo trampo eu ficava muito tempo ocioso, então eu jogava por lá também. E minha vida pessoal não é das mais movimentadas também, então sempre que possível eu estou lá jogando meu FM, mesmo que seja só uma partida, mesmo que seja só para ajustar o time e fechar de novo. Eu sou aquele cara que não liga pra não ter tempo para não jogar, mas estou sempre pensando no save. Isso ajuda a ter certa velocidade quando vai jogar também.

5 - Muitas vezes vemos novatos criando saves com propostas grandiosas, mas que raramente são completadas. Outros decidem fazer saves ficcionais, um estilo de save que demanda mais tempo de produção, além de exigir uma boa dose de imaginação e capacidade de criar um enredo interessante e também ficam pelo caminho. Esse não foi o seu caso, que escolheu uma proposta simples e que está sendo muito bem executada. Quais conselhos você poderia dar aos novatos que desejam compartilhar um save mas não têm ideia de qual caminho seguir?

Não se intimidem com os saves que já estão na área. Ao invés disso, procure ler eles, buscar inspirações (inclusive nas histórias memoráveis e no recanto) e, aí sim, decidir que tipo de save quer fazer. Eu particularmente sugiro a qualquer novato começar um save simples, com objetivos plausíveis e, caso veja que está fácil demais, ir dificultando durante o processo. Acredito que alguns usuários vejam saves ficcionais muito bem escritos e fiquem pensando “cacete, eu preciso fazer isso!” sem nem pensar que isso vai demandar tempo, criatividade e uma boa dose de paciência para traçar a ligação entre ficção e o jogo. Não é nenhum demérito errar ou ficar confuso em algum momento, todos vamos passar por momentos de dificuldade na área e vejo até gente que está a bastante tempo por aqui reclamando de certos aspectos dentro do jogo. Só não pode é querer abraçar o mundo todo de uma vez, pois aí vai dar ruim. Outro conselho importante é: Se divirta, mas jogue com dedicação e não esqueça de que no fundo, o FM é o motor do seu conto, e não o inverso.

6 - Qual é sua avaliação sobre o “Profissão: Manager”. Você gosta da área, acha ela organizada? Em quais aspectos você acha que ela poderia melhorar? Tem alguma crítica a fazer?

Eu particularmente acho a área muito bem organizada, assim como o FManager em um todo. Os tópicos e atividades interativas são muito boas, há espaço para interação de sobra inclusive e, sem querer puxar o saco, mas acho os moderadores da área muito gente boa. Tem fóruns na internet que você perde totalmente o saco de fazer parte pois só tem gente pau no cu tomando conta. Além disso, a galera geralmente é bem intencionada, costuma tentar ajudar e incentiva quando tem que incentivar, assim como corneta quanto tem que cornetar. Tô aqui na área a pouco mais de meio ano e até hoje não lembro de ter visto nenhum usuário sendo escroto com o outro. Pensando dessa forma, fica até difícil sugerir algo, pois atualmente acho a área bem satisfatória.

7 - É muito comum vermos frequentadores da área lendo saves antigos que estão nas Histórias Memoráveis ou no Recanto. Tem algum save que você leu e que tenha gostado muito? Ou o pouco tempo atrapalha?

Vou ser sincero, li poucos saves por lá pois dei prioridade aos saves que estão ativos na área. Até hoje quero botar a história do DiogoHernandes com o Venezia em dia, mas a falta de tempo não me permitiu ainda. Apesar disso, já li alguns sim. Um deles foi o “Doze trabalhos de Hércules” do Jirimias (li por ter feito parte da comissão julgadora para o Histórias memoráveis) e curti bastante. Outro que está por lá e curti demais na época é o “Cantando de Galo – River”. Esse save foi um dos que me inspirou a fazer o save com o Tupi. Entre os que estão nas Histórias memoráveis, “O Mochileiro” é um que eu achei sensacional.

8 - O Vasco da Gama já foi rebaixado três vezes na Série A e muitas vezes parece perdido, sem saber qual caminho tomar para voltar às glórias que um dia teve. Você teme que o Vasco volte a ser rebaixado nos próximos anos e acabe se apequenando e com o passar dos anos se torne um time de segunda linha? Atualmente, você acha que o Vasco está mais perto de voltar a ser protagonista ou de ser apenas um clube que um dia foi protagonista?

Olha, sendo franco: Eu já acho o Vasco um time de segunda linha. O Vasco perde contratações para o Bahia, Vitória, Santa Cruz... e nem quero menosprezar estes times, mas a grandeza da história do clube não condiz com esse tipo de coisa. Era pro Vasco disputar craques com o Flamengo, São Paulo, Botafogo, e não perdendo jogador para esses times pois “a oportunidade é melhor lá”. Sobre achar que o clube volte a ser protagonista, eu acredito que isso vá acontecer no momento que alguém lá dentro se dispor a isso, pois o clube tem uma história gigante e esse é um dos pouquíssimos aspectos que ainda fazem o Vasco ser lembrado com algum respeito. Mas não acredito na atual diretoria do clube, apesar de achar que até uma criança de 4 anos é melhor que o Eurico Miranda. Mas o rebaixamento não me assusta mais não, é foda falar isso mas eu acostumei com a ideia, e ela é real enquanto não houver um choque de gestão sério no clube.

9 - Qual foi teu save mais longínquo e como foi ele?

Meu save mais longínquo no FM foi o comentado lá acima com o Botafogo. Durou até 2045 se bem não me engano e eu me diverti demais com ele.

10 - Qual tua tática preferida no jogo?

A que eu mais uso é o 4-2-3-1 assimétrico com pontas, variando as vezes na retirada do meia central para a entrada de outro volante, mas também tenho grande apreço pelo clássico 4-4-2 e pelo 3-5-2.

11 - Até onde pretende levar a aventura com o Tupi?

Por enquanto eu tô me divertindo demais com o save e já penso em objetivos adicionais para deixar a história mais extensa, como por exemplo tornar o Tupi um dos times mais respeitados dentro do Brasil. Apesar de já ter completado quase todos os objetivos propostos, eu sinto que falta algo, não sei dizer bem ao certo, mas o Tupi ainda não convenceu e tenho certeza que os leitores pensam igual. Do meu ponto de vista, cheguei na metade da aventura agora.

12 - Tem algum plano já definido pra depois que terminar o save?

Tenho duas ou três ideias para o momento em que eu finalizar o save. Uma delas inclui me aventurar pelo ficcional e a outra em fazer algo como um spin-off dentro da saga do Tupi mesmo. A primeira ideia parece mais sólida na minha cabeça no momento.

13 - Durante a partida, vê os jogos em velocidade normal, rápida ou lenta?

Eu deixo levemente mais rápido, pois acho a velocidade normal do jogo lenta demais.

14 - Vê os jogos em 2D ou 3D?

Em 3D, mas as vezes troco para o 2D quando quero ver posicionamento do time, comportamento sem a bola, etc. Dica preciosa que peguei com o Tsuru.

15 - Vê o jogo em modo chave, estendido ou completo?

Estendido. Chave só mostra basicamente gol, e completo demora mil anos kkkkk

16 - Está jogando algum save offline atualmente?

Estou jogando um desafio de levar a Armênia para uma Copa do Mundo, um desafio  proposto na área de desafios do fórum. Além desse, tenho um save paralelo com o Vasco que eu jogo raramente só pra descontrair, mas gosto demais dele pois foi a primeira vez que eu consegui tornar o Vasco uma potência dentro da América do Sul e fui capaz de fazer a contratação mais difícil que já fiz no FM (no aspecto reputação do clube vs reputação do jogador): Trouxe James Rodríguez (livre, óbvio) no auge dos seus 29 anos, numa negociação que demorou 7 meses de convencimento ao cara. Resultado: ele chegou arrebentando em todos os aspectos, como era de se esperar.

17 - Como tem sido a vida de torcedor vascaíno? Tem algum medo real do time seguir o caminho da Portuguesa?

A vida de torcedor vascaíno é só sofrimento, meu consagrado. Qual time consegue a façanha de vencer de 4-0 um jogo de Libertadores e depois perder pelo mesmo placar? Só o Vasco hahaha. Mas com relação a se tornar uma Portuguesa eu não creio. O que fizeram com a Lusa foi criminoso demais, foram décadas de más administrações e decisões muito erradas que fizeram eles serem enterrados num limbo triste demais. O Vasco ainda precisa se esforçar um bocado para chegar nesse patamar.

18 - Na apresentação do seu tópico, você se apresenta como "um completo bicho do mato". Essa definição se aplica também na sua vida fora do fórum?

Na verdade mais ou menos. Sou bem tímido em ambientes onde não conheço as pessoas, mas se eu estiver entre amigos eu sou o palhação do grupo. Sou mais bicho-do-mato na internet pois tem muito troll nesses lugares e isso me incomoda. Um exemplo: eu não consigo/gosto de jogar jogos online tipo MMORPG, ou jogos que possuam muita interatividade entre usuários pois as pessoas pegam pesado demais. Detesto ter que lidar com gente infantil.

19 - Cadastrado no fórum desde 2015, você finalmente resolveu compartilhar a sua primeira história na área. Qual foi o fato determinante para você mudar a sua participação na área de um leitor anônimo para um contador que já leva um save bem contado há cinco meses?

O save com o Paraná que eu li. Lendo a história do colega eu percebi que eu também era capaz de fazer aquilo, assim como percebi que era possível entreter as pessoas e tornar isso uma atividade recompensadora e engrandecedora, tanto no aspecto pessoal como no técnico mesmo, em se tratando do jogo.

20 - Desde que se tornou participativo na área, você já foi premiado duas vezes como Leitor do Mês, além de ter sido escolhido como o entrevistado nessa atividade. De uma forma geral, como você vê a participação dos membros nos tópicos de outros contadores e nas atividades da área?

Nestes últimos 2 meses eu vi uma grande queda na participação das atividades mas acredito que o problema tenha sido a Copa mesmo. Nos tópicos dos outros usuários, eu as vezes vejo que algumas pessoas contam histórias muito bem, mas não comentam o tópico dos outros colegas. Entendo totalmente a falta de tempo das pessoas e compreendo que a vida é muito mais do que o fórum ou o jogo, mas acho que se você se esforça para escrever uma história por aqui, você pode pelo menos tentar acompanhar uma ou duas histórias que seja, para prestigiar os colegas da área que se esforçam para contar algo por aqui também. Nem precisa comentar, as vezes um simples like já vai dizer que você está acompanhando e gostando.

21 - O seu save vem sendo muito bem avaliado pelos membros nas votações de Save do Mês. Desde que você criou o tópico, esteve sempre no pódio da atividade, o que representa uma grande aprovação dos leitores. O quanto significa para você estar bem posicionado nessas votações? Depois de vencer pela primeira vez o Save do Mês, a importância que o prêmio tem para você se modificou um pouco ou segue da mesma forma?

É gratificante estar no pódio tantas vezes pois isso mostra que eu estou fazendo um bom trabalho, algo que me deixa orgulhoso, mas como já falei antes, não tenho isso como meta pessoal. Sendo franco, gosto de saber que as pessoas acompanham a minha história e se divertem com ela, o pódio é só um bônus. Não vou ficar chateado se um dia não estiver no pódio, primeiro porque isso eventualmente irá acontecer, e segundo porque vejo uma quantidade muito alta de boas histórias sendo contadas. Seria um desrespeito com quem venceu ficar chateado. A vida já é cheia demais de competições, aqui na área eu só quero me divertir.

22 - Marcio, antes de ser um escritor da área, o que você mais gostava de acompanhar nos Saves de outros escritores?

A dedicação e o apreço aos detalhes do jogo. Ninguém precisa ser o Saramago para escrever algo interessante por aqui, só basta ter dedicação e curtir o que está fazendo, de resto tudo se encaixa.

23 - Qual foi o estímulo final pra que você se tornasse um escritor?

Como dito anteriormente, perceber que eu poderia entreter e divertir as pessoas (e no processo, eu mesmo me divertir).

24 - Não sei se você já fuçou no tópico "Histórias Memoráveis" ou "Recanto das Histórias". Se sim, o que te levou a isso?

Fuçar eu fucei, até para ter uma ideia de como começar a aventura com o Tupi, mas tempo pra ler são outros 500! Como falei lá em cima, dei uma olhada em algumas histórias, mas não me aprofundei, pois prefiro analisar as histórias que já estão em andamento.

25 - Como você busca evoluir sua narrativa? Observando outros Saves ou fazendo testes na sua própria história, analisando o feedback dos leitores?

Um pouco de cada na verdade. Estou sempre observando o que a galera fala para poder ver se pesco alguma coisa que seja interessante para o meu save, um gráfico que mostre estatísticas x, uma forma diferente de postar a mesma coisa, etc. O feedback também é muito positivo, quando participei da oficina eu peguei diversas dicas dos leitores e isso foi crucial para mudar a forma que eu contava a história. Hoje, sempre que alguém dá uma dica, dá uma opinião ou corneta alguma coisa, eu fico atento e vejo o que agrega para poder melhorar.

26 - Quando algum leitor te sugere mudanças (se é que alguém já sugeriu) ou adaptações na Saga, você acata de pronto, reflete de depois acata ou não acata para não criar dificuldades imprevistas na história?

Eu reflito sobre todas as opiniões que a galera dá, seja das mais bobas até as mais mirabolantes. Nem tudo eu boto em prática, mesmo porquê é importante você estar de boa com o que você faz, mas eu sempre faço testes me baseando no que falaram ou pediram para ver se eu também curto. A minha forma de postar mudou muito desde quando comecei e sinto que muito disso passa pelas dicas sugeridas pelos leitores (e pelas dicas que peguei na Oficina).

27 - Tem algum ponto que você ainda não explorou na história que ainda gostaria de explorar? Ex.: Trazer fatos históricos sobre a equipe que está treinando, além do registro da jogatina.

Eu já pensei na possibilidade de trazer registros históricos sim, da mesma forma como o Tsuru faz no save do Nacional, mas como eu não demoro muito para fazer as atualizações, acabo me concentrando em jogar o save e construir os textos narrativos do mesmo, por isso sobra muito pouco tempo para esse tipo de coisa. Como é minha primeira aventura pela área, eu não me preocupo muito em trazer coisas novas, mas definitivamente no futuro ao contar outra saga, eu pretendo elaborar mais a narrativa, já que escrever é um dos meus hobbys preferidos. Mas pra isso, eu vou precisar ter tempo pra me dedicar.

28 - Sua relação como leitor melhorou ou piorou depois de se tornar um autor?

Melhorou, com certeza! Vejo as dificuldades dos saves da galera e me boto no lugar. É interessante pois absorvo muito ao ler, por isso estou constantemente comentando nos saves da área. E o bacana é que na área existem pessoas que pensam e escrevem das mais diversas formas diferentes, isso traz um grande leque de possibilidades e você acaba absorvendo aquilo que você julga melhor.

29 - Pode nos contar um pouco sobre você? Sua idade, onde mora, se estuda ou trabalha, enfim o Marcio fora da Profissão:Manager.

Bom, vamos lá.

Meu nome é Marcio Fujarra de verdade, o Fujarra não é nenhum apelido bizarro. Também não sou descendente de japoneses como muita gente acha (o que eu acho bizarro, Fujarra nem parece japonês). Sou descendente de italianos, mas isso não significa muita coisa pra mim não. Tenho 28 anos, moro em Araruama, cidade do interior do Rio de Janeiro que é mais conhecida por ser “a cidade perto de Búzios”. Estou entrando agora no último período de Publicidade e meu TCC vai ser sobre, pasmem: Naruto. Trabalho desde os 13 anos, e desde os 15 eu trabalho com design gráfico, mas não sou um designer desses que fazem coisas fodas no Photoshop e que tem tempo para desenvolver um projeto não, minha área é mais fechamento de arquivos para impressão, gráfica rápida, demandas urgentes mesmo. Até alguns meses atrás eu trabalhava para uma agência publicitária da cidade de Cabo Frio, mas fui dispensado (uma palavra bonita para ser mandado embora) e agora trabalho home office com as demandas dos clientes que eu já tinha, enquanto procuro outra coisa para mim. Inclusive quase fui parar no Rio de Janeiro na semana em que eu respondi essa entrevista, para trabalhar numa empresa que é responsável pelo sócio torcedor... do Vasco! Uma pena que o emprego melou por eu não ter tido tempo hábil de ir fazer a entrevista para a vaga. Do ponto de vista pessoal, moro com minha namorada a alguns meses pois ela mora na cidade aonde eu estudo (a tal Cabo Frio), sou um cara que fala palavrão pra caralho (e me contenho demais aqui no fórum hahah) e sou 99% movido a música, primariamente rock (do tipo que você não ouve com sua mãe em casa). Já fui (muito) boêmio, curtia demais virar na rua e encher a cara, sou uma dessas “personalidades anônimas” de cidade pequena por causa do meu passado de fazedor de bosta, mas hoje eu prefiro ficar em casa jogando e vendo séries mesmo pois sou um homem de princípios agora (Mentira, minha gastrite piorou e eu tive que parar de beber feito um camelo). Gosto de séries, filmes, animês e ver jogos de futebol. Além do FM, compartilho do vício em jogos de luta (principalmente os da série King of Fighters), mas jogar por jogar eu jogo qualquer coisa. Por fim, infelizmente tenho que dizer para todos vocês que além de ser compromissado eu sou hétero (apesar de que muitos discordam desta última afirmação), então infelizmente por ora nenhum de vocês tem chance comigo.

30 - Desde quando joga games managers? Com qual começou e por quais games percorreu até aqui?

Olha, o primeiro game manager que eu joguei foi Elifoot II, ainda pra DOS. Meu tio tinha um PC em 1995 (coisa rara na época) e sempre que eu ia pra lá, ele jogava Elifoot e deixava eu controlar um time. Depois dele, fui para o Elifoot 98, provavelmente um dos jogos que eu mais fui viciado na vida (depois de The King of Fighters), pois eu jogava direto. Cheguei a ter um save que ultrapassou o ano 4000 e alguma coisa. Pulei para o Brasfoot ainda na versão 2004 e joguei até o 2008. Também joguei bastante o CM 03/04, tudo numa época onde eu ainda não tinha PC e jogava no escritório dos meus tios, onde eu também trabalhava (e dava um migué pra jogar). Meu primeiro contato com o FM foi quando comprei um PC, jogando o FM 10. Nessa época eu baixava e pirateava. A partir do FM13 eu passei a comprar via Steam e desde então, nunca mais parei de jogar. Tenho todas as versões desde o 13 na Steam, todos com no mínimo 300 horas jogadas.  

31 - Para você qual o ponto positivo e negativo dos FMs recentes?

O ponto positivo está na parte tática do game, algo que eu acho que melhorou bastante de uns anos pra cá. A interação com os atletas, as interações entre eles e as parcerias que criam, a parte das transferências eu também acho que melhorou um bocado de uns anos pra cá, ficando bem mais realista. De negativo, primeiramente a visualização 3D do jogo que ainda deixa muito a desejar, apesar de compreender que isso não é o foco dos desenvolvedores. Acho o gerador de faces do FM horroroso, não deve existir um ser vivo que goste da cara dos newgens, fora que as vezes surge umas aberrações bizarras, tipo um jogador com face negra e quando você vai ver o cara é branco no jogo. Por fim, outra coisa que eu não curto nos últimos anos foi essa parte de redes sociais fictícias onde a torcida fala e corneta. Não tem absolutamente nenhuma utilidade, sempre vai ter um comentário positivo e um negativo. Se essa ferramenta ajudasse a medir o calor da torcida seria maravilhoso, tipo ela pedindo a contratação de um jogador, ou reclamando do técnico mesmo. Acho que esse aspecto ainda pode melhorar muito. Por fim, o problema com o licenciamento do jogo no Brasil é algo desanimador, pois a gente tem que pagar um preço bem maior pra poder jogar o jogo legalmente por aqui.

32 - Como é sua forma de jogar FM? Gosta gerir o clube nos mínimos detalhes ou gosta que o jogo corra mais rápido tomando conta apenas do que é importante?

Não diria dos mínimos detalhes pois depende do save, mas eu costumo analisar muito as coisas sim, pois não acho que o FM seja um jogo para quem tem preguiça. As vezes a diferença entre uma vitória e uma derrota está em um pormenor que pode parecer bobo pra uns. Dá pra jogar de forma casual, mas provavelmente você não vai ter os mesmos resultados.

33 - Como você avalia a situação política, financeira e esportiva do seu clube de coração?

Politicamente falando: Uma merda. O que essa última diretoria fez com o Vasco foi criminoso, esse HD que ninguém abre para verificar, essas guerras de poderes dentro do clube... isso só ferra com a instituição. Financeiramente falando, todos sabemos que o Vasco está hoje no fundo do poço. Não existe a menor capacidade financeira para contratação de jogadores, o time sempre depende de jogadores emprestados ou livres no mercado, no máximo oportunidades de pegar um refugo dali ou daqui. A última vez que o Vasco abriu o bolso para contratar um jogador foi o Escudero, que custou 1M e foi o pior presente de Natal que eu já vi na vida. Esportivamente falando, já foi pior. Nos últimos anos nós caímos 3 vezes e amargamos mais de uma década sem sequer um título do carioca. Mas ainda tem muito o que melhorar para que o Vasco volte a ser protagonista, e isso passa pelos 2 itens anteriores.

34 - Tem acompanhado a Copa da Rússia? Se sim qual o melhor jogador e o melhor treinador da competição?

Acompanhei quase toda, só perdi as semifinais pois estava trabalhando em ritmo frenético. Assisto a todas (ou quase todas) partidas da Copa do Mundo desde a edição 98 e dessa vez não foi diferente. Para mim, o melhor jogador da Copa do Mundo não foi Modric e sim Mbappé. A partida contra a Argentina foi monstruosa, seu desempenho durante toda a competição foi bem sólido e eu acho que em alguns anos ele vai conquistar o prêmio de melhor do mundo (provavelmente antes do Neymar, isso SE o Neymar conquistar). Já o melhor treinador foi o Zlatko Dalic da Croácia. Ok, o cara tem craques no time, mas ele fez milagre levando a Croácia até as finais, teve culhões para barrar um jogador seu no meio de uma Copa do Mundo e demonstrou ter a equipe inteira nas mãos. Isso porque o cara não era nem o plano B de uma Croácia que corria sérios riscos de não se classificar para a Copa do Mundo.

35 - Se você pudesse eleger o Melhor XI da história do Vasco, qual seria o time?

Considerando apenas os que eu vi jogar:

Carlos Germano foi o melhor goleiro que eu vi no Vasco, era monstro; Felipe na lateral esquerda (o maior campeão pelo Vasco tem que ter alguma moral) e Fágner na direita porquê ele foi muito importante para o título da Copa do Brasil e no retorno do Vasco da Série B em 2009; na zaga, Dedé mito, sempre muito seguro na zaga e muito competente lá na frente também, e Mauro Galvão, xerife incontestável; Guiñazú na volância porquê apesar de ter vindo para o Vasco num período de vacas magras, poucas vezes na vida eu vi um jogador que vestisse a camisa de um clube e honrasse tanto em campo. Faltava técnica, mas jamais faltou raça; no meio: Juninho Pernambucano (dispensa comentários), Pedrinho (importante na conquista da Libertadores, dentre outras) e Marcelinho Carioca (ídolo do Corinthians? Mas o cara foi um monstro no período que esteve no Vasco); no ataque nem tem discussão: Romário e Edmundo

Agora, levando em conta a história do clube a coisa fica bem mais pesada:

Barbosa no gol; Felipe na lateral esquerda e Luis Cláudio Winck na direita; na zaga, Mauro Galvão e Bellini; Dunga como volante; Juninho e Bismarck no meio, e na frente Romário, Edmundo e Dinamite.

36 - Você já indicou FM para algum amigo? E o Fórum FManager?

Já indiquei o FM para alguns amigos e até pra gente da família. O fórum eu já indiquei para um amigo, mas até hoje ele não deu as caras por aqui.

37 - Como você avalia o desenvolvimento do Tupi até aqui? Foi além do esperado, na expectativa ou você sente que está devendo e que o Tupi deveria já ter alcançado mais sucesso?

Do ponto de vista dos objetivos propostos, posso dizer que o Tupi alcançou grande parte dos êxitos possíveis, mas acredito que mesmo assim ele ainda deve muito. É muito difícil jogar o campeonato brasileiro pois os times são muito nivelados em diversas camadas, então o Tupi ainda precisa galgar muitos degraus até chegar ao nível dos topo de linha no Brasil ainda. Mas não acho que o andamento está tão atrasado assim não: Vencemos uma Série C na estreia do save, já conquistamos uma Copa do Brasil e um Mineiro (um estadual bem complicado de se disputar). Desde a temporada 2021 que o Tupi faz boas campanhas no estadual. E se considerar que apenas estamos em 2025, é plausível essa dificuldade toda ainda.

38 - Para você qual é a maior dificuldade no processo de jogar e postar na área?

Criar os gráficos. Leva tempo e isso as vezes corta a linha de raciocínio com o jogo. Mas num geral, não vejo grandes dificuldades, exceto quando a vida pessoal também aperta, mas procuro sempre jogar enquanto tiro os prints e escrevo os textos, tudo ao mesmo tempo, então o processo de postagem leva no máximo meia hora.

39 - Para você qual foi o jogo do Vasco que mais te emocionou?

O 4x3 contra o Palmeiras na Mercosul foi a primeira vez que eu me lembro que eu chorei por alguma coisa que não fosse apanhar da minha mãe! Aquele jogo faz parte da história dos grandes jogos do futebol e eu tenho certeza que é uma das viradas mais improváveis valendo título que já existiu.

40 - Como você avalia as passagens de Eurico Miranda pela Presidência do Vasco?

Sinceramente, um câncer na história do Vasco. As coisas boas que ele possa ter vindo a fazer não justificam as péssimas administrações que o Vasco teve no comando desse imbecil.

41 - Como você vivenciou as três quedas do Vasco? Qual foi mais traumático para o torcedor?

A primeira queda foi a mais marcante. Eu lembro que eu assisti o jogo pela TV e lembro de ver o Pedrinho e o Edmundo chorando em campo. Aquilo foi doloroso demais como torcedor. O de 2013 eu senti raiva, enquanto que o de 2015 eu fiquei com raiva do primeiro turno do Vasco. No segundo turno as contratações feitas foram importantes e quase fizeram o Vasco permanecer na Série A, nesse contexto eu terminei o ano até orgulhoso da campanha de returno do time, então nem senti esse rebaixamento.

42 - Você é a favor da política de torcida único no futebol brasileiro? E de restrições a bandeirões e outros adornos?

Eu acho que segregar a torcida é uma decisão até bizarra, pois não resolve o problema no foco dele, que são as torcidas organizadas. Continua havendo porradaria do lado de fora dos estádios, então de que resolve isso? O que tem que haver é um consenso entre poder público e os times para que aja um melhor monitoramento e segurança nos dias de jogos. A mesma coisa se aplica às bandeiras, instrumentos musicais e adornos. Proibir diminui o espetáculo nos estádios, enquanto que o problema é outro. No fim, acredito que isso até implique na queda de torcedores nos estádios, mais até do que a violência.

43 - Como você avalia a venda do Paulinho para o Bayer Leverkusen? Foi necessária ou dava para segurar mais um tempo e receber um valor maior?

Eu acho o Paulinho mais jogador do que o Vinícius Júnior, porém deve se prestar atenção no caso do Vasco não ter mais poder de barganha hoje no mercado por conta da sua situação frágil financeira. Então, enquanto o Flamengo pode fazer uma excelente venda de sua joia, o Vasco estava endividado até o pescoço precisando fazer caixa. E sinceramente, acho que o valor que foi conseguido com o garoto foi até bom, considerando todo o contexto atual do clube. 

44 - Você trabalha com algo relacionado ao futebol? Se não, já pensou em levar o Football Manager além do mundo virtual e transformar o futebol como parte profissional da sua vida?

Não, mas quem me dera eu trabalhasse! Como disse acima, quase arrumei um emprego para trabalhar diretamente com o sócio torcedor do Vasco (e de outros clubes, como o São Paulo), o que seria uma parada foda demais pra mim, foi uma pena ter perdido a oportunidade. Mas no aspecto de me tornar treinador ou algo assim, diretamente ligado aos gramados não, mas gostaria sim de fazer algo relacionado ao meio administrativo do futebol, mas são coisas que eu penso mais com tom de sonho do que outra coisa.

45 - Você apresentou uma excelente primeira história, tanto em organização, quanto duração. Antes de contar e narrar sua história, você fez algum tipo de preparação? Você já tinha realizado alguma atividade similar no passado?

A preparação que eu fiz foi mais observando as histórias da área e vendo o que estava dando certo e o que dava errado, coisas que eu costumo citar sempre como primordiais para trazer uma história divertida para a galera. Mas eu sempre gostei de escrever de fato. Escrevo textos, contos, poemas e etc desde garoto, já tive experiência como redator publicitário nas agências em que trabalhei e também já fui revisor em dois jornais locais, experiências que ajudam bastante.

46 - Além do futebol, você gosta e acompanha outros esportes?

Eu acompanhava muito F1 nos anos 2000, mas perdi totalmente o tesão por isso. Gosto de ver basquete, mas assim como futebol, eu já tive minha época de acompanhar jogos lá de fora e agora só me importo em ver a NBB. Tenho apreço por boxe também, mas é raro assistir algo relacionado ultimamente.

47 - Você acredita que o EUA tem potencial para se tornar uma potência futebolística? Cite as razões pela qual você acredita ou desacredita e elabore

Potencial eles têm de sobra, o problema é que quase todo o povo americano prefere basquete, beisebol ou futebol americano. O cara nasce e cresce nos EUA desejando ser um quarterback, um ala ou um rebatedor, talvez até um boxeador, mas não em ser um centroavante ou um 10 de um time de futebol. Ou seja, os grandes atletas, aqueles com potencial para se tornarem desportistas completos vão estar sempre nesses esportes de preferência da massa americana, e não tem nada de errado nisso, é natural até. Mas nesse bolo, acaba sobrando muito pouco potencial para o futebol. Diferente de outros países onde falta material humano, nos EUA falta interesse.

48 - Qual a diferença entre o sucesso do projeto islandês para o potencial sucesso do projeto chinês? Jogar dinheiro no futebol é a maneira mais rápida e inteligente de evoluir ou existem parâmetros que não pode ser controlados? Se sim, quais você acredita ser esses parâmetros.

Bom, ambos os países investem em futebol, a diferença está nas culturas e no potencial humano. A Islândia é hoje um dos países com o maior número de estádios proporcionalmente considerando a sua população. Houve um bom investimento de potencial de técnicos e de jogadores, e há um forte interesse da população pelo esporte. Não sei se é a mesma coisa com o país asiático. Lá, apesar do poderio financeiro bem maior, não parece que há um grande interesse da população pelo futebol, fora que o nível técnico dos jogadores é sofrível. Já experimentei ver jogo do campeonato chinês e sou contra essa ideia de que os caras melhoraram. É um bando de perna de pau, com 4 ou 5 em campo que jogam realmente bola. Além disso, eles se amparam em contratar estrelas para tentar melhorar o nível. De fato melhora o nível, mas só do campeonato e não dos jogadores, ou alguém acha que jogar ao lado do Pato te torna um jogador de futebol de verdade? Se houver um projeto sério de desenvolvimento desde a base, passando por fomentar o interesse do público em comparecer nos estádios (interesse que leva a um maior desejo no imaginário público principalmente infantil, em se tornar um jogador de futebol) e na capacitação dos técnicos do país, gente que pode transmitir conhecimento a geração, aí sim a China terá totais condições de se tornar uma potência asiática. Nem precisa pensar muito, só olhar para o Japão e o que eles fizeram desde 94.

49 - Quais suas opiniões táticas, técnicas, emotivas e extra campo da Copa do Mundo de 2018?

Taticamente, foi uma copa defensiva nas primeiras fases e isso foi um saco. Só melhorou um pouco no fim do torneio. Essa tendência é um saco, eu não gosto. Emotivamente falando, eu achei também um saco, pois foi a pior copa que eu vi, no aspecto sentimental mesmo. A França venceu tem alguns dias e eu já até esqueci da Copa. Acredito que o meu desinteresse (apesar de seguir assistindo a todos os jogos) tenha sido justamente por conta desses jogos sem graça que todos presenciamos.

50 - Quais suas opiniões, táticas, técnicas, emotivas e extra campo sobre a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018?

O profexô Tite sabe de tudo rapaz, eu que não vou contradizer as decisões do homem.

Mentira, eu corneto mesmo. Acho que o Tite errou já na convocação. TAISON NÃO TITE, O TAISON NÃO. Errou ao não sacar o Willian do time. Errou em achar que Paulinho é jogador de futebol. Errou em não botar o menino Firmino para jogar no lugar do Paulinho. A tática foi ok até, eu acho que a formação se encaixa bem com o material humano que a seleção dispõe atualmente, o problema foi nas peças mesmo. Mas não acho que o extracampo tenha atrapalhado não, nem acho que o Brasil tenha entrado com soberba nessa copa. Realmente era favorito, mesmo considerando a convocação do Tite, nós somos a seleção que mais dispõe de qualidade em todos os setores. O jogo contra a Bélgica foi decidido nos detalhes da teimosia do seu Adenor. Mas torci pela seleção sim, até o fim do jogo contra a Bélgica.

51 - Você acredita que existe alguma chance da Copa do Mundo de 2022 não ser no Qatar?

Achava antes de começar essa copa, mas atualmente não vejo mais a chance de não rolar, a não ser que aconteça uma catástrofe.

52 - Você foi/é a favor ou contra o Qatar ser sede de uma Copa do Mundo? Favor desconsiderar a compra de votos como motivos para ser a favor ou contra.

Sou totalmente contra, mesmo sem considerar a compra de votos. O Catar não tem qualquer tradição futebolística, nunca fez um projeto sério de desenvolvimento futebolístico e ainda por cima vai foder todo o planejamento de Copas mandando a copa para o fim do ano. Óbvio que o país só foi escolhido por conta do cash envolvido, e acredito que a escolha pela candidatura EUA/México/Canadá de 2026 tenha sido justamente por este motivo, já que os EUA perderam a eleição para Catar/2022. E eu sei que você não perguntou, mas se eu sou contra candidaturas conjuntas tipo essa dos EUA? Sim, pra cacete.

53 - Quais são seus planos para saves depois do Tupi? Já chegou a pensar nisso ou nunca passou pela sua cabeça e você vai curtindo o momento?

Eu tenho uma ideia de save ficcional bem estruturada na minha cabeça, mas ainda vai demorar para o save do Tupi acabar, então aproveito esse tempo para ir desenvolvendo melhor a ideia e fazer um bom trabalho. Também já pensei na possibilidade de fazer um spin-off dentro do save do Tupi, mas vai depender se eu vou enjoar dele ou não.

54 - Você considerou algum autor da área como influência antes de começar a narrar sua história? E depois que passou a escrever e conviver? Quais são as razões que te levam a crer que esses autores te influenciaram?

Antes de começar a escrever, eu tinha o LC como autor preferido. Depois de começar a frequentar mais a área, passei a ter o Tsuru, o Danut e o Henrique como influências também. Os motivos são diversos: Acho o LC bom escritor e me divirto bastante com a história do Aleksey, o Tsuru e o Danut são jogadores que prestam muita atenção na parte tática dos times e sempre explicam esses pormenores. Aprendi muito com eles. O Henrique pois acho suas postagens muito bem organizadas, limpas e com gráficos bonitos.

55 - Você chuparia o pau de um mendigo pela honra de ser moderador ou líder da área Profissão: Manager?

Depende do mendigo.

56 - Quais membros que comentam em sua história e que você acha que deveriam mergulhar no mundo de compartilhamento de saves em forma de história/saga no PM?

Um deles começou a postar a pouco tempo, o FPereira. Não sei se ele desanimou pois a história dele parou, mas tem potencial. Outro que comenta bastante e que eu gostaria de ver um save é o ggpofm, principalmente por já ter lido que as histórias dele são de alta qualidade.

57 - Qual a sua mensagem para os participantes ocultos da área PM?

Comentem, conversem, participem. Ninguém é obrigado a contar sua história por aqui, mas a interação de vocês é muito importante, e quem sabe trocando ideia vocês não criam coragem para participar por aqui também? Comigo foi assim! 

58 - Você participa de outros fóruns ou seções da internet como o PM?

Não. Eu conheço alguns outros fóruns especializados em FM mas só gostei até hoje do FManager. Acho o site limpo visualmente e muito bem organizado, coisa que eu não acho dos outros.

59 - Como acha que seria sua vida sem o FM? E sem o PM?

Bom, ela seria menos divertida com certeza. Eu respiro jogos managers desde que tenho 5 anos e o FM é a evolução de tudo que eu sempre gostei nesses jogos. Sem o FM eu com certeza teria que achar outros modos de diversão. Eu não curto jogar FIFA nem PES, larguei esses jogos em 2011 pois eu parei no PS2 e no PC eu detestava jogar pelo teclado (pobre é foda, não comprava nem um joystick), com isso, fui perdendo o apreço por essas franquias. A PM é a extensão do FM para mim, então também posso dizer que seria uma vida menos divertida sim.

60 - Se você tivesse apenas a escolha de fazer o melhor save da sua vida e nunca mais emplacar um save ou ter uma consistência de saves no PM, qual preferiria? Por quê?

Consistência nos saves. Não sou um cara competitivo, não quero fazer saves memoráveis, quero fazer saves divertidos, e para me divertir eu não preciso apenas de sucesso, eu preciso de desafios.

61 - Qual a pergunta mais aleatória que você recebeu nessa entrevista?

Por enquanto a pergunta do mendigo está levemente a frente das outras. Mas acredito que possa piorar a partir deste ponto.

62 - Em mato que paca anda, tatu caminha dentro?

Depende, se a paca for na frente, tatu caminha atrás.

63 - Ao que você atribui a capacidade masculina de, ao estar na companhia de outros amigos homens, independentemente da idade, sempre parecer que eles vivem uma eterna quinta série?

Eu gostaria muito de saber responder essa pergunta, pois parece completamente natural esse tipo de comportamento. E o pior é que, quanto mais pessoas reunidas, mais merda irá acontecer. Recordo que em setembro do ano passado eu estava com uns amigos tomando umas cervejas, nada demais. De repente as 3 da manhã, todos bêbados decidiram: Vamos apostar quem corre mais no asfalto! E um desejo ensandecido tomou conta de mim, que largou tudo em cima da mesa e decidiu ir lá disputar esse racha divertido. Só me esqueci que eu estava bêbado e que era um fumante. Moral da história: Com menos de 10 metros de corrida eu já tinha voado (literalmente) em direção ao asfalto. Nessa brincadeira eu rasguei minha camisa que era nova e estava usando pela primeira vez, ralei todo o braço, peito e rosto. Ainda tenho algumas cicatrizes e eu só consigo pensar: Valeu a pena.

64 - Quais brincadeiras da infância você acha que as crianças de hoje em dia deveriam experimentar? Quais as razões por elas não serem mais possíveis, menos a paixão e inserção dessas crianças na tecnologia.

Eu acho que todas as brincadeiras possíveis. Eu cresci em cidade pequena, e apesar da minha mãe ser superprotetora eu estava sempre que possível na rua batendo pique pega, jogando taco (não sei como vocês chamam pelo Brasil), jogando aquela peladinha em campo de barro onde você perde o tampão do dedo quando chuta um buraco no meio do nada e por ai vai. Eu cresci no meio da tecnologia, num momento onde ter videogame já não era tão impossível assim, e aqui no estado do Rio tinha um fliperama para cada 10 crianças, era uma coisa absurda mesmo. Mesmo assim isso era só mais um aspecto de nossas vidas, jogar videogame era tão divertido quanto jogar bolinha de gude. Eu não troco minha infância pela infância atual das crianças, e acho que esses pirralhos vão crescer bem mais bitolados, por influência das redes sociais e das tecnologias em si. A culpa é dos pais superprotetores e que não tem mais paciência com os filhos, e um pouco também da violência. Por conta disso, temos uma geração que não liga mais para interações interpessoais ao vivo, que não praticam exercícios, que não querem sair de casa. Uma geração com o selo 100% leite com pera. Não é de se admirar que essa geração prefira ver um jogo Barcelona x Real Madrid do que ver os jogos de seu time brasileiro.  

65 - O Cristiano Ronaldo é lindo?

Ele tem seus momentos, mas eu acho o Ruy Cabeção mais bonito.

66 - Qual sua opinião sobre a disputa entre CR7 ou Messi?

Uma disputa natural e sadia para o futebol mundial. Ambos se ajudaram a chegar aonde chegaram, principalmente após a chegada de CR7 no Real Madrid.

67 - Se você fosse jogador de futebol, preferia estar no time do CR7 ou no do Messi?

Acho o Messi joga mais coletivamente do que o CR7, por isso prefiro o Messi.

68 - Qual sua opinião sobre o a ter saído do WhatsApp?

Quem é o A? Eu não estou sabendo de nada 

69 - Qual sua opinião sobre os cariocas?

O povo mais estranho do Brasil. Somos malandros, simpáticos, grossos, educados, babacas, sentimentais e malucos. E geralmente tudo ao mesmo tempo.

70 - Qual sua opinião sobre o pessoal de Juiz de Fora? E por que é ridículo eles pagarem de carioca?

É um pouco bizarro mesmo. Eu acho muita graça do povo juizforense torcer mais para times do Rio do que de Minas. Mas faz sentido, afinal o estado do Rio fica mais próximo de Juiz de Fora do que a capital BH. Além disso, sempre que visitei Minas, fosse na cidade que fosse, o povo sempre me tratava estranhamente bem, ao ponto de achar que cariocas meio que são queridos nesses lugares. Situação completamente oposta do que eu presencio quando vou a São Paulo.

71 - Quantos idiomas você fala? Quais tem vontade de aprender?

Cara, fluentemente eu só falo português mesmo. Tenho grande facilidade para ler em inglês pois tive uma namorada que era professora e me deu grande ajuda, mas minha conversação é um lixo total. Espanhol eu fiz um curso e manjo o básico, inclusive tenho uma amiga costarriquenha que as vezes a gente troca um papo, ora pra eu melhorar meu espanhol, ora pra ela melhorar o português dela. Mas oficialmente só falo português, mas tenho interesse em aprender de fato estas duas línguas, principalmente o inglês, que faz muita falta para mim a conversação.

72 - O que você acha dos adventos da tecnologia na área de educação profissional?

Acho maravilhoso, a gama de cursos online que você pode achar até gratuitos na internet, a facilidade que você tem para aprender de qualquer lugar, isso é muito importante para a capacitação profissional das pessoas. A muitos anos atrás a galera que morava longe e não tinha acesso aos grandes centros recorriam ao Instituto Universal Brasileiro, um curso de ensino à distância que mandava as vezes uma fita cassete para você reproduzir e ir aprendendo certos tipos de ofício. Era um facilitador, mas nossa imagina a chatice? Hoje em dia você tem acesso a muita coisa na palma da mão. E mesmo em sala de aula, quando você está num curso ou algo assim, as facilidades são infinitas hoje em dia. Se tem uma coisa para qual a evolução tecnológica é extremamente importante, é para o setor de educação, em âmbito geral.

73 - Qual o sotaque mais bonito do planeta (insira aqui seu perfil ideal de pessoa amada e qual sotaque você queria que ela tivesse)? E por que o sotaque mais bonito do planeta é o mineiro?

Atualmente eu namoro uma mineira de Teófilo Otoni, então não vou discordar de nada do que você disse. hahaha

74 - Qual sua opinião sobre o membro SilveiraGOD?

Eu acho que ele deveria perdoar o Philippe Coutinho, afinal de contas ele decidiu ir para um time muito melhor.

75 - Você toparia participar de uma suruba para ter a transa mais especial da sua vida? E por que ela incluiria os membros do PM?

E quem lhe garante que eu já não participei de uma suruba com os membros do PM? Talvez exista um esquema nefasto por trás de todas as minhas indicações ao pódio do mês que envolva eu saber demais de certas coisas...

76 - Qual a melhor gastronomia do planeta? E por que é a mineira?

Cara, eu queria muito dizer que isso é mentira, mas ai eu é quem estaria mentindo. Parece que todo mineiro nasce com +20 em cozinhar, e mesmo que ele pegue lama, cachaça e bosta de cavalo, ele vai conseguir produzir um incrível prato gastronômico. Sempre que vou a Minas Gerais eu volto mais gordo. Se é que isso é possível.

77 - Se você fosse o Trump e pudesse construir um muro para separar uma determinada região do resto do planeta, qual região seria?

O Trump é um retardado imbecil, sua ideia de construir um muro é mais imbecil ainda. Pensando dessa forma, não consigo pensar em separar nenhuma região de lugar nenhum... MAS considerando a zueira, eu isolaria o povo que acha que o correto é bolacha.

78 - É melhor JAIR se acostumando? Ou não? Quais seus prognósticos sobre a leva e candidatos da eleição presidencial de 2018?

É melhor JAIR indo pra casa do caralho esse tal de Bolsonaro. Hahahaha

Eu estou seriamente em dúvidas nesta nova temporada de House of Cards – Brazilian Edition. A única certeza que eu tenho é que no Bolsonaro eu não voto. Mas dito isso, a coisa está feia, os candidatos são esdrúxulos e fica muito difícil decidir por quem tomar partido. Em 2014 eu votei no Eduardo Jorge pois acreditava nos planos dele para o Brasil, mas obviamente ele só conseguiu 1% de votos. João Amoedo tem a minha simpatia, mas ainda preciso me aprofundar em seus ideais e suas propostas para ver se ele é mesmo uma boa opção.

79 - Ao que você atribui a crise econômica e política que o Brasil vive? Corrupção e desonestidade e nada que seja referente a qualidade dos nossos governantes é um motivo para você discorrer.

Corrupção e desonestidade sem sombra de dúvidas, mas isso é uma bosta impregnada na sociedade que nossos políticos apenas replicam. Hoje estamos num mar de corrupção sem fim. Tem hora que eu só queria que o Brasil explodisse e reiniciasse do zero, mas isso seria genocídio e aí os direitos humanos brigariam um pouco comigo.

80 - Desde que você respondeu a pergunta sobre qual era a pergunta mais aleatória dessa entrevista, sua opinião mudou?

Não, eu ainda mantenho minha opinião, pois acredito que pudim.

81 - Paz Mundial ou Império Mundial sob o comando do Imperador Márcio? Cite quais as razões você optou por escolher a paz mundial, quando na verdade queria responder "Vida longa ao imperador Márcio"?

Vou aproveitar que essa é uma das últimas perguntas para falar sobre uma coisa muito importante: Meu nome não tem acento. Todo mundo comete esse erro pois Marcio é uma palavra proparoxítona e realmente deveria levar acento no “a”, mas mamãe quis que não tivesse acento, então para todos os efeitos, meu nome é diferentão.

Mas respondendo a pergunta, eu gostaria muito de ver o mundo em paz, bicho. Imagina que louco viver numa sociedade onde Jean Wyllis e Jair Bolsonaro estão andando de mãos dadas, aceitando suas diferenças e criando um mundo melhor? Ou viver num mundo onde o botão de negativar não existisse mais no FManager? Ah pera, isso já aconteceu... Enfim, mas nenhum imperador Marcio seria capaz de proporcionar essas coisas maravilhosas mundo afora, fora que ia dar um puta trabalho. O mundo não é um mapa enorme de Age of Empires que a gente pode selecionar várias pessoas e dar delete para ver essas pessoas explodindo, dá trabalho tomar conta de todo mundo. Aliás, quem acompanha Naruto vai entender o que eu vou dizer: Pra mim o Madara era um visionário muito mais do que um vilão: Ele só queria que as pessoas vivessem em eterna felicidade e paz. O CARA SÓ QUERIA PAZ, BICHO.

82 - Sob quais razões você admitiria viver sobre um regime totalitarista e que cerceasse os seus direitos? Infelizmente vou ter que encerrar porque deu pau na MP, porque eu estava num ritmo bom de perguntas.

Sob nenhuma razão. Eu acho que todo regime que poda sua liberdade e direitos é um regime errado. (Favor desconsiderar totalmente a parte onde eu disse aqui em cima que eu apoio o Madara). 

E eu achando que minha entrevista ia flopar. Obrigado a você que fez estas últimas perguntas, pois duplicou o tamanho da entrevista! HUAHUAHUAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Entrevista da Área - Confira as respostas do entrevistado!

Galera, muito obrigado por me darem a oportunidade de participar dessa atividade. Eu achei muito legal responder as perguntas de vocês pois deu a oportunidade de que eu falasse de uma forma mais informal por aqui (apesar de ter o péssimo hábito de firular e ser redundante, coisa de quem já teve que escrever matéria pra jornal). Obrigado a todos que votaram em mim e nos que mandaram perguntas para a atividade, em especial ao @Henrique M. que mandou 39 (!) perguntas completamente aleatórias no modo "EMPOLGOU" SAHUDHSDASUHDASD. Por fim, gostaria de fazer uma correção:

11 horas atrás, vinny_dp disse:

Errou em não botar o menino Firmino para jogar no lugar do Paulinho.

GABRIEL JESUS. Deus do céu, eu preciso parar de escrever de madrugada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, vinny_dp disse:

Um belo momento, vi uma história bem bacana sobre o Paraná (infelizmente o autor sumiu da área por motivos particulares e por isso acredito eu que o save sumiu) e decidi criar coragem para postar.

Por um acaso este save era o "Paraná: Já nasceste gigante!"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Neynaocai disse:

Por um acaso este save era o "Paraná: Já nasceste gigante!"?

Cara, eu não lembro o nome pq eu sou um animal, mas ACHO que é esse mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, marciof89 disse:

Cara, eu não lembro o nome pq eu sou um animal, mas ACHO que é esse mesmo.

Se for esse então tenho que lhe disser: fui eu. hahahah

Eu joguei duas temporadas sofrendo (porque até então só tinha jogado em time maior ou com editor). Só pra dar um exemplo eu consegui levar o Coritiba a final da Libertadores por dois anos seguidos logo que comecei.

Mas a fraqueza do time e tremenda falta de dinheiro no Paraná eram medonhas (reflexo da realidade do clube à época - que mudou muito de lá pra cá).

No entanto, meu filho nasceu de supetão (realmente, quase nasceu em casa - sem programarmos isso) e eu larguei tudo, não lembrei nem de explicar. Perdi login, senha, email, não deu nem pra voltar com o cadastro anterior.

Agora voltei, com um desafio ainda mais difícil (o desafio maior é conciliar trabalho, família e FM), mas veremos o que dá.

Pelo menos te influenciei a fazer o save, já valeu a pena.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Neynaocai disse:

Se for esse então tenho que lhe disser: fui eu. hahahah

Eu joguei duas temporadas sofrendo (porque até então só tinha jogado em time maior ou com editor). Só pra dar um exemplo eu consegui levar o Coritiba a final da Libertadores por dois anos seguidos logo que comecei.

Mas a fraqueza do time e tremenda falta de dinheiro no Paraná eram medonhas (reflexo da realidade do clube à época - que mudou muito de lá pra cá).

No entanto, meu filho nasceu de supetão (realmente, quase nasceu em casa - sem programarmos isso) e eu larguei tudo, não lembrei nem de explicar. Perdi login, senha, email, não deu nem pra voltar com o cadastro anterior.

Agora voltei, com um desafio ainda mais difícil (o desafio maior é conciliar trabalho, família e FM), mas veremos o que dá.

Pelo menos te influenciei a fazer o save, já valeu a pena.

Abraço.

Mano que irado! Eu não sabia mesmo. Cara eu adorava teu save, foi a primeira vez que eu comentei num save daqui da área depois de eras só olhando hahahaha (e vc tb nem deve lembrar disso).

Pô, parabéns pelo gurizinho e espero que ele tenha vindo com saúde e tenha trazido muita felicidade pra vc e sua esposa.

E realmente, foi nesse save que eu falei "tenho vontade de fazer um save assim, talvez com o Tupi" e vc disse "faz sim cara, vc vai curtir!" foi algo assim, agora nem lembro KKKKKKKK mas maneiro, agora vou acompanhar sua história com mais afinco ainda.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marciof89 disse:

Mano que irado! Eu não sabia mesmo. Cara eu adorava teu save, foi a primeira vez que eu comentei num save daqui da área depois de eras só olhando hahahaha (e vc tb nem deve lembrar disso).

Pô, parabéns pelo gurizinho e espero que ele tenha vindo com saúde e tenha trazido muita felicidade pra vc e sua esposa.

E realmente, foi nesse save que eu falei "tenho vontade de fazer um save assim, talvez com o Tupi" e vc disse "faz sim cara, vc vai curtir!" foi algo assim, agora nem lembro KKKKKKKK mas maneiro, agora vou acompanhar sua história com mais afinco ainda.

Abraços!

Foi e está tudo bem, graças a Deus. Só que é outra vida hahaha

Que loucura, pequenas ações movendo pessoas ? viva o FM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
6 horas atrás, Neynaocai disse:

Se for esse então tenho que lhe disser: fui eu. hahahah

Eu joguei duas temporadas sofrendo (porque até então só tinha jogado em time maior ou com editor). Só pra dar um exemplo eu consegui levar o Coritiba a final da Libertadores por dois anos seguidos logo que comecei.

Mas a fraqueza do time e tremenda falta de dinheiro no Paraná eram medonhas (reflexo da realidade do clube à época - que mudou muito de lá pra cá).

No entanto, meu filho nasceu de supetão (realmente, quase nasceu em casa - sem programarmos isso) e eu larguei tudo, não lembrei nem de explicar. Perdi login, senha, email, não deu nem pra voltar com o cadastro anterior.

Agora voltei, com um desafio ainda mais difícil (o desafio maior é conciliar trabalho, família e FM), mas veremos o que dá.

Pelo menos te influenciei a fazer o save, já valeu a pena.

Abraço.

Favor reportar sua conta antiga nesse tópico:

10 horas atrás, marciof89 disse:

Galera, muito obrigado por me darem a oportunidade de participar dessa atividade. Eu achei muito legal responder as perguntas de vocês pois deu a oportunidade de que eu falasse de uma forma mais informal por aqui (apesar de ter o péssimo hábito de firular e ser redundante, coisa de quem já teve que escrever matéria pra jornal). Obrigado a todos que votaram em mim e nos que mandaram perguntas para a atividade, em especial ao @Henrique M. que mandou 39 (!) perguntas completamente aleatórias no modo "EMPOLGOU" SAHUDHSDASUHDASD. Por fim, gostaria de fazer uma correção:

GABRIEL JESUS. Deus do céu, eu preciso parar de escrever de madrugada.

Como diria o CR7: "Obrigado, sou lindo!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a entrevista, @marciof89. Serviu para mostrar um pouco mais sobre você e ver algumas particularidades. Eu sempre gosto de lê-las. Obrigado também pelo elogio/incentivo para um novo save.

Gostaria que mais pessoas que frequentam a área participassem, mas vários se preocupam mesmo é com o "my precious" deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela entrevista com o Fujarrão da Massa (@marciof89), uma grande pessoa. Ainda não li a entrevista toda, mas só gostaria de deixar aqui a minha admiração pela sua franca presença na área. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem legal a entrevista mesmo! E sobre Juiz de Fora, tem que aceitar que é o bairro nobre do Rio de Janeiro. Hahahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2018 at 19:18, ggpofm disse:

Muito legal a entrevista, @marciof89. Serviu para mostrar um pouco mais sobre você e ver algumas particularidades. Eu sempre gosto de lê-las. Obrigado também pelo elogio/incentivo para um novo save.

Gostaria que mais pessoas que frequentam a área participassem, mas vários se preocupam mesmo é com o "my precious" deles.

Fala Gilson, obrigado ai pelo feedback e sim, concordo que as vzs sinto falta de algumas pessoas comentando no save dos colegas da área.

Em 27/07/2018 at 17:09, MitoMitológico disse:

Bela entrevista com o Fujarrão da Massa (@marciof89), uma grande pessoa. Ainda não li a entrevista toda, mas só gostaria de deixar aqui a minha admiração pela sua franca presença na área. Parabéns!

Fala MM! Que bom que gostou man, eu me sinto em casa aqui nessa parada e é por isso que vc me vê falando em todos os lugares. Mas TCC2 tá chegando e eu vou parar de ser tão onipresente como vc diz, olha que maravilha! HUAHAUHUHASD valeu man!

14 horas atrás, Herr Jones disse:

Bem legal a entrevista mesmo! E sobre Juiz de Fora, tem que aceitar que é o bairro nobre do Rio de Janeiro. Hahahahahaha!

Valeu Herr!

E realmente, Juiz de Fora é quase o quintal nobre do estado do Rio inteiro huahauha mas diferente da mineirada, eu gosto mt de lá ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight changed the title to Entrevista da Área: entrevista com marciof89
  • 1 mês depois...

Cara, acredita que depois de tanto tempo no Fmanager, agora é que estou passando pela área de entrevistas? Comecei com a entrevista do Leonardo Moreno e quero aos poucos ler as outras. Muito bom mesmo conhecer os detalhes de quem só conhecemos através do trabalho apresentado no save. Compartilho de muita coisa sobre o Vasco da Gama, Mas acho que esse sofrimento acabará em breve, ou o clube fechará as portas de vez, é tudo ou nada. Li que você tem uma história bem antiga com o FM, legal isso, estranho que tenha demorado tanto para começar a postar. Parabéns pela entrevista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini unpinned e unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...