Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Contra-Ataque com time pequeno


Banton

Posts Recomendados

Estou com o Willem II da Eredivisie, cotados para 16° (evitar o rebaixamento) e gostaria de saber como eu posso fazer um contra-ataque efetivo? Visto que a minha equipe é ruim diante das demais. Peço desculpas por não colocar imagens, mas não estou conseguindo por aqui no tópico. Não aceita o link do imgur e nem tem a opção de upload aqui (diz que não tenho nenhum anexo)

Spoiler
  1. Meu elenco pelo menos em atributos, é bom. Atacantes e Defesa (laterais e zagueiros) fracos  e o ponto mais forte é o meio de campo.
  2. Pontos positivos na Eredivisie: Taxa de sucesso em desarmes > 78% (2° lugar)
  3. Pontos negativos: 16° em gols marcados, 16° em passes completos, 16° em cruzamentos completos, 14° em remates certos.

 

Quais são as melhores "instruções individuais" para os jogadores? Qual é a melhor "instrução à equipa" para fazer um contra-ataque? Quais treinos poderiam me ajudar? (Sexta no Globo Reportér)

Spoiler
Spoiler

 

Meu time se encaixa na 4-3-2-1 (com pontas, dois mc e um volante)

Não temos médio-ala (MD e ME)

Não temos laterais ofensivos (ALA)

Não temos um bom MAC

Nossos atacantes é um Jogador Alvo e um Ponta-de-lança Fixo, ambos não fazem gols.

 

 Eu tentei colocar no "Estilo de Jogo: Defender" mas levamos gols muito fácil.

Já no "Contra-Ataque" a gente consegue segurar mais o adversário, porém sem efetividade no ataque. Nós não conseguimos criar oportunidades de gols e quando a gente cria, erramos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler
10 minutos atrás, Banton disse:

Estou com o Willem II da Eredivisie, cotados para 16° (evitar o rebaixamento) e gostaria de saber como eu posso fazer um contra-ataque efetivo? Visto que a minha equipe é ruim diante das demais. Peço desculpas por não colocar imagens, mas não estou conseguindo por aqui no tópico. Não aceita o link do imgur e nem tem a opção de upload aqui (diz que não tenho nenhum anexo)

  Mostrar conteúdo oculto
  1. Meu elenco pelo menos em atributos, é bom. Atacantes e Defesa (laterais e zagueiros) fracos  e o ponto mais forte é o meio de campo.
  2. Pontos positivos na Eredivisie: Taxa de sucesso em desarmes > 78% (2° lugar)
  3. Pontos negativos: 16° em gols marcados, 16° em passes completos, 16° em cruzamentos completos, 14° em remates certos.

 

Quais são as melhores "instruções individuais" para os jogadores? Qual é a melhor "instrução à equipa" para fazer um contra-ataque? Quais treinos poderiam me ajudar? (Sexta no Globo Reportér)

  Mostrar conteúdo oculto
  Mostrar conteúdo oculto

 

Meu time se encaixa na 4-3-2-1 (com pontas, dois mc e um volante)

Não temos médio-ala (MD e ME)

Não temos laterais ofensivos (ALA)

Não temos um bom MAC

Nossos atacantes é um Jogador Alvo e um Ponta-de-lança Fixo, ambos não fazem gols.

 

 Eu tentei colocar no "Estilo de Jogo: Defender" mas levamos gols muito fácil.

Já no "Contra-Ataque" a gente consegue segurar mais o adversário, porém sem efetividade no ataque. Nós não conseguimos criar oportunidades de gols e quando a gente cria, erramos.

 

 

Bom Banton, vamos pelo começo. Pra fazer o upload da imagem, após conseguir upar no imgur, espera ela carregar e clica com o botão direito e depois em copiar endereço da imagem, em seguida cola aqui, vê se funciona.

Sobre o contra-ataque, é a estratégia mais completa que menos precisa de recursos e instruções mais complexas. Você vai precisar essencialmente de:
- Atacantes/Pontas velozes: serão sua forma de ataque. Como suas bolas serão lançadas em profundidade, eles precisam dessa velocidade para bater os marcadores na corrida.
- Uma linha defensiva recuada o suficiente para trazer o adversário para seu campo, mas cuidado para não recuar muito a ponto de deixar que o chute de longe seja um perigo.
- Ritmo mais alto, que combinado com o passe mais direto, vai ajudar a pegar os adversários desorganizados.
- Mirar os passes em profundidade (passar à frente) 

O contra-ataque veloz contra equipes fechadas é praticamente inútil, pois a bola estará a maior parte do tempo com você e o adversário sempre vai estar organizado, impedindo o elemento surpresa. 

Primeiro passo, eu sugiro que você observe qual o lado que o adversário mais te ataca, veja o lateral que mais sobe, posicione um ponta nas costas dele, atacando. Assim que seu time recuperar a bola tem que ser lançada para as pontas para o ponta aproveitar o espaço nas costas do lateral.

Contra times que tocam bema  bola e te agridem pelo meio, sugiro usar um estilo mais estreito, impedido as penetrações pelo meio. Se o adversário usa muito o lado do campo então pode alargar um pouco.

Os cruzamentos antecipados são uma boa pedida, seguindo o raciocínio de pegar a defesa de surpresa, pra isso é bom ter um atacante central com mobilidade suficiente para antecipar a zaga, e se puder com um bom cabeceio também (mas dê preferência a velocidade).

Pelo menos 2 jogadores tem que ficar mais adiantados, eu recomendo um atacante e um ponta. Assim que o seu time recuperar a bola, eles têm que ser lançados rapidamente. 

Um exemplo pra te inspirar:

Spoiler

e7KV49L.jpg

nFtOgkc.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Thiago Anjo disse:
  Mostrar conteúdo oculto

 

Bom Banton, vamos pelo começo. Pra fazer o upload da imagem, após conseguir upar no imgur, espera ela carregar e clica com o botão direito e depois em copiar endereço da imagem, em seguida cola aqui, vê se funciona.

Sobre o contra-ataque, é a estratégia mais completa que menos precisa de recursos e instruções mais complexas. Você vai precisar essencialmente de:
- Atacantes/Pontas velozes: serão sua forma de ataque. Como suas bolas serão lançadas em profundidade, eles precisam dessa velocidade para bater os marcadores na corrida.
- Uma linha defensiva recuada o suficiente para trazer o adversário para seu campo, mas cuidado para não recuar muito a ponto de deixar que o chute de longe seja um perigo.
- Ritmo mais alto, que combinado com o passe mais direto, vai ajudar a pegar os adversários desorganizados.
- Mirar os passes em profundidade (passar à frente) 

O contra-ataque veloz contra equipes fechadas é praticamente inútil, pois a bola estará a maior parte do tempo com você e o adversário sempre vai estar organizado, impedindo o elemento surpresa. 

Primeiro passo, eu sugiro que você observe qual o lado que o adversário mais te ataca, veja o lateral que mais sobe, posicione um ponta nas costas dele, atacando. Assim que seu time recuperar a bola tem que ser lançada para as pontas para o ponta aproveitar o espaço nas costas do lateral.

Contra times que tocam bema  bola e te agridem pelo meio, sugiro usar um estilo mais estreito, impedido as penetrações pelo meio. Se o adversário usa muito o lado do campo então pode alargar um pouco.

Os cruzamentos antecipados são uma boa pedida, seguindo o raciocínio de pegar a defesa de surpresa, pra isso é bom ter um atacante central com mobilidade suficiente para antecipar a zaga, e se puder com um bom cabeceio também (mas dê preferência a velocidade).

Pelo menos 2 jogadores tem que ficar mais adiantados, eu recomendo um atacante e um ponta. Assim que o seu time recuperar a bola, eles têm que ser lançados rapidamente. 

Um exemplo pra te inspirar:

  Ocultar conteúdo

e7KV49L.jpg

nFtOgkc.jpg

 

 

 

Thiago, sempre ele! 

Muito obrigado meu mano! De verdade mesmo! Vou testar aqui e o engraçado é que eu tava errando em apenas algumas coisinhas bem burra.

Só tenho mais duas perguntas mano:

1 - Qual treinamento geral e para jogo você sugere?

2 - Instruções individuais são necessárias ou posso deixar a padrão mesmo? Eu ia ajustar de acordo com a qualidade do jogador. Por exemplo, se ele não sabe chutar de longe, vou pedir para ele rematar menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Banton disse:

Thiago, sempre ele! 

Muito obrigado meu mano! De verdade mesmo! Vou testar aqui e o engraçado é que eu tava errando em apenas algumas coisinhas bem burra.

Só tenho mais duas perguntas mano:

1 - Qual treinamento geral e para jogo você sugere?

2 - Instruções individuais são necessárias ou posso deixar a padrão mesmo? Eu ia ajustar de acordo com a qualidade do jogador. Por exemplo, se ele não sabe chutar de longe, vou pedir para ele rematar menos.

Eu não lembro se os treinos do 2014 já eram como é hoje, se for, tenta deixar equilibrado, faz uma pré-temporada com ênfase no físico pra fortalecer, e ai vai vendo que o time tá precisando. Sentiu a defesa frouxa? Passa duas semanas no treino defensivo. O ataque não tá fazendo? Foco ofensivo, e assim vai...

As instruções individuais, você tem que moldar de acordo com sua proposta de jogo, exemplo:
- Laterais, não podem sair muito para não deixar espaços, de preferência fazer ligações rápidas, e o cruzamento sempre antecipado.
- O meia área-a-área, tem que infiltrar de surpresa e rápido, assim que o time pegar a bola ele tem que disparar, então é bom que tenha instruções que favoreçam a isso.
- O ponta no ataque tem que tá sempre se movimentando pro espaço vazio e partir pra cima.
- O ponta no apoio tem que ligar rapidamente o ataque ou progredir rápido com a bola e de preferência cruzar antecipado
- O atacante tem que estar sempre preparado para tanto ser lançado em velocidade como segurar e lançar o ponta, se ele tiver ficando com frequência em impedimento, sugiro mudar a função para uma que fique antes da linha de defesa adversária (vai recuando até cessar os impedimentos frequentes)

Se você tiver levando muito chute da intermediária perigoso, sugiro subir um pouco a linha ou pressionar mais ou colocar pressão individual nos jogadores que estão chutando  

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Eu não lembro se os treinos do 2014 já eram como é hoje, se for, tenta deixar equilibrado, faz uma pré-temporada com ênfase no físico pra fortalecer, e ai vai vendo que o time tá precisando. Sentiu a defesa frouxa? Passa duas semanas no treino defensivo. O ataque não tá fazendo? Foco ofensivo, e assim vai...

As instruções individuais, você tem que moldar de acordo com sua proposta de jogo, exemplo:
- Laterais, não podem sair muito para não deixar espaços, de preferência fazer ligações rápidas, e o cruzamento sempre antecipado.
- O meia área-a-área, tem que infiltrar de surpresa e rápido, assim que o time pegar a bola ele tem que disparar, então é bom que tenha instruções que favoreçam a isso.
- O ponta no ataque tem que tá sempre se movimentando pro espaço vazio e partir pra cima.
- O ponta no apoio tem que ligar rapidamente o ataque ou progredir rápido com a bola e de preferência cruzar antecipado
- O atacante tem que estar sempre preparado para tanto ser lançado em velocidade como segurar e lançar o ponta, se ele tiver ficando com frequência em impedimento, sugiro mudar a função para uma que fique antes da linha de defesa adversária (vai recuando até cessar os impedimentos frequentes)

Se você tiver levando muito chute da intermediária perigoso, sugiro subir um pouco a linha ou pressionar mais ou colocar pressão individual nos jogadores que estão chutando  

  

Cara, você é demais. Meu time finalmente está jogando bem e no contra ataque mas estou cedendo empate no final do jogo. Não estou sabendo segurar a partida. 

Muito obrigado, bro! Deus te abençoe! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Cara, você é demais. Meu time finalmente está jogando bem e no contra ataque mas estou cedendo empate no final do jogo. Não estou sabendo segurar a partida. 

Muito obrigado, bro! Deus te abençoe! 

Às vezes, no fim do jogo, o adversário tenta um golpe de tudo ou nada se lançando ao ataque, e você nesse momento tem que ir pra estratégia da contenção, que é ter uma postura igual na defesa, sendo que sem o contra-ataque veloz, ao invés disso, você segura a bola o máximo que pode, rodando ela de forma segura, fazendo o tempo passar e esfriando o jogo. Quando perceber que o adversário tá vindo com tudo, tenta isso. Qualquer coisa, estamos aí, tomara que consiga segurar os bons resultados! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu so comecei a ter exito quando jogo no contra ataque quando coloquei a mentalidade defender e  avancei minha linha defensiva para ligeiramente alta, senão ocorre o que o @Thiago Anjo falou a linha de zaga fica muito atras e o adversário aproveita, a mentalidade contra ataque mesmo eu nunca consegui exito...

De resto faço o que o Thiago descreveu, geralmente uso o 4-4-1-1 coloco toda minha linha defensiva em defender, no meio uso 2 apoiando e 2 defendendo e na frente uso 2 atacando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Primeiro passo, eu sugiro que você observe qual o lado que o adversário mais te ataca, veja o lateral que mais sobe, posicione um ponta nas costas dele, atacando. Assim que seu time recuperar a bola tem que ser lançada para as pontas para o ponta aproveitar o espaço nas costas do lateral.

O problema disso é um possível 2x1 nas laterais. Um dos únicos esquemas que resolvia isso sem gambiarras era o 4-4-2, que tinha dois pra segurar os laterais e dois atacantes pra puxar os contra-ataques. Sem contar que os pontas acompanham o contra-ataque e vira um 4x4.

15 horas atrás, Banton disse:

1 - Qual treinamento geral e para jogo você sugere?

Olha, eu curto muito deixar um treino físico ou de coesão de equipe, principalmente se tiver contratado muitos jogadores, no início da temporada. Depois, para o restante da temporada, analiso quais os atributos mais deficientes da equipe e relaciono com o treino mais adequado pra melhorar esses atributos.

Essa parte do guia "Gerenciando os treinamentos" fala quais atributos cada treino geral foca em melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei em 9° colocado. Time jogou muita bola para a nossa capacidade. O único problema foi o nosso lateral-esquerdo e um zagueiro. Vou ao mercado para contratar os jogadores.

Vendi o Fran Sol por 550 mil e ele terminou a temporada com 12 gols, começou a render depois da tática...

Fernando Lewis em 26 jogos, teve a 4° melhor média do campeonato com 7.26. Ele é o nosso ponta-direita.

Fui vice-campeao da Copa da Holanda. Tomei um sufoco do Feyenoord mas estou muito feliz.

Eu sempre quis jogar no contra-ataque, antes só jogava no estilo Guardiola e dava certo mas agradeço a todos! Consegui o que queria. Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

O problema disso é um possível 2x1 nas laterais. Um dos únicos esquemas que resolvia isso sem gambiarras era o 4-4-2, que tinha dois pra segurar os laterais e dois atacantes pra puxar os contra-ataques. Sem contar que os pontas acompanham o contra-ataque e vira um 4x4.

Olha, eu curto muito deixar um treino físico ou de coesão de equipe, principalmente se tiver contratado muitos jogadores, no início da temporada. Depois, para o restante da temporada, analiso quais os atributos mais deficientes da equipe e relaciono com o treino mais adequado pra melhorar esses atributos.

Essa parte do guia "Gerenciando os treinamentos" fala quais atributos cada treino geral foca em melhorar.

Lateral no apoio, segurado na defesa espera até o MC do lado do lateral ofensivo chegar e fazer 2x2, que aliás é só uma garantia, por que com o seu lateral segurando não rola nada que o 2x1 possa fazer, já que seu lateral só vai pressionar em uma área bem recuada do campo, que o 2x1 adversário nem tem mais sentido (se ele fizer, vai ser melhor pra vc pq a jogada vai acabar ali) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Terminei em 9° colocado. Time jogou muita bola para a nossa capacidade. O único problema foi o nosso lateral-esquerdo e um zagueiro. Vou ao mercado para contratar os jogadores.

Fica de olho na América do Sul, principalmente na Argentina. Quase sempre aparecem bons jogadores em fim de contrato ou listados depois de brigarem com treinador. Aí vai depender do seu orçamento e reputação mas boa parte são jogadores de clubes pequenos, então só o salário que pode ser entrave na maior parte do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Fica de olho na América do Sul, principalmente na Argentina. Quase sempre aparecem bons jogadores em fim de contrato ou listados depois de brigarem com treinador. Aí vai depender do seu orçamento e reputação mas boa parte são jogadores de clubes pequenos, então só o salário que pode ser entrave na maior parte do tempo.

Eu não adicionei a Argentina porque os jogadores lá são caros demais porém vou ficar de olho sim! 

Meu time tá passando um aperto na questão financeira. Vendi muitos jogadores e tive que contratar quase que um time inteiro... Tá complicado. O bom é que temos uma boa base e já tem dois monstrinhos na equipe titular.

Você tem alguma dica pra ganhar dinheiro rápido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Você tem alguma dica pra ganhar dinheiro rápido?

Pra times menores é mais complicado mas com times médios você consegue contratar jogadores jovens livres, emprestar e vender na próxima temporada (caso não tenham potencial pra serem utilizados no time de cima). Já foi bem mais lucrativo mas ainda dá pra pagar valores baixos de luvas dependendo da reputação do jogador, e melhor ainda se ele for de uma liga menor porque aí só de ir pro seu time ele se valoriza. Mas tem que saber também se sua liga não tem limitações - na Inglaterra eu sei que têm, aí lá não dá.

Outra sãos os bons e velhos amistosos fora de casa, se possível em outros países. Já houve uma época que dava pra lucrar 1M por mês se tivesse apenas 1 jogo oficial por semana mas hoje ainda dá pra juntar uns 50K-200K dependendo das opções que aparecerem. Se for menos de 10K por jogo, aí já acho que não compensa.

Seria melhor perguntar isso no tópico das ligas menores porque aí vai ter opções de quem já jogou na sua liga ou com clubes de porte similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Douglas. disse:

Mas tem que saber também se sua liga não tem limitações - na Inglaterra eu sei que têm, aí lá não dá.

Não sei a segundona holandesa, mas a Eredivisie aparentemente nao há limite de estrangeiros, então se puder trazer talentos estrangeiros, principalmente sul-americanos, o faça 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luisROCK disse:

Aqui não deu muito certo no 4-1-4-1. Acabei perdendo pro Benfica ultra dominado.

 

Existe 4-2-3-1 neste estilo?

As ideias que mostrei aqui precisam de pontas (além de que o adversário tem q ser chamado para seu campo deixando a defesa deles no máximo no mano) o resto pode se adaptar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, luisROCK disse:

Aqui não deu muito certo no 4-1-4-1. Acabei perdendo pro Benfica ultra dominado.

 

Existe 4-2-3-1 neste estilo?

Acho que essa formação 4-2-3-1 é uma boa. O centroavante vai ter mais apoio.

Na 4-1-2-2-1 meu CA ele fica muito limitado, tendo poucas chances e quem se destaca é os pontas. O CA só pega bola nas costas da defesa.

Outra coisa que eu percebi é que quando você tenta "Contenção" ou "Defender" pra segurar resultado, os adversários conseguem fazer o gol muito mais fácil e você consegue contra-atacar na "Normal" também.

Eu uso "Contra-Atacar" quando meu time tem menos posse de bola e "Normal" quando a gente tem mais posse ou dominando o jogo.

Eu levo muito gol de cruzamento e chute de fora da área. Tem um cara chamado Opoku, do VVV-Venlo, ele joga de Atacante Sombra. Se tornou o meu pior pesadelo. Todo jogo, ele fazia gol na gente.

Contratei um polonês que fazia gol de cabeceio no meu time toda hora e ele no meu time rendeu porra nenhuma kk

Desisti do save na 3° temporada, meu time começou a parar de render. Mas consegui o que eu queria: contra-atacar. Fui campeão da Copa da Holanda e terminei em 2° na segunda temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2018 at 16:04, Banton disse:

Acho que essa formação 4-2-3-1 é uma boa. O centroavante vai ter mais apoio.

Na 4-1-2-2-1 meu CA ele fica muito limitado, tendo poucas chances e quem se destaca é os pontas. O CA só pega bola nas costas da defesa.

Outra coisa que eu percebi é que quando você tenta "Contenção" ou "Defender" pra segurar resultado, os adversários conseguem fazer o gol muito mais fácil e você consegue contra-atacar na "Normal" também.

Eu uso "Contra-Atacar" quando meu time tem menos posse de bola e "Normal" quando a gente tem mais posse ou dominando o jogo.

Eu levo muito gol de cruzamento e chute de fora da área. Tem um cara chamado Opoku, do VVV-Venlo, ele joga de Atacante Sombra. Se tornou o meu pior pesadelo. Todo jogo, ele fazia gol na gente.

Contratei um polonês que fazia gol de cabeceio no meu time toda hora e ele no meu time rendeu porra nenhuma kk

Desisti do save na 3° temporada, meu time começou a parar de render. Mas consegui o que eu queria: contra-atacar. Fui campeão da Copa da Holanda e terminei em 2° na segunda temporada.

O adjunto diz que é melhor o 4-2-3-1 para equipe e vou testar pra vê. Você usa o MOC com qual função em 4-2-3-1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
×
×
  • Criar Novo...