Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com tática / Estrela da Amadora


fabioaraujo89

Posts Recomendados

29 minutos atrás, Chaves disse:

Eu já vi uns vídeos desse cara e, honestamente, ele muito ruim. Pior que deve ter gente que leva a sério.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Chaves disse:

Para quem quer se aperfeiçoar, eu recomendo começar saves em equipe grandes, já formadas e com recursos financeiros. Assim teriam chance de se concentrar em entender os conceitos e instruções táticas.

Outra boa sugestão são equipes de segunda divisão que sejam favoritas ao título/primeiro lugar. Geralmente elas são mais fortes que as demais, tem mais recursos e estrutura, mas a pressão costuma ser menor do que numa primeira divisão de uma grande liga, onde a expectativa é bem alta e qualquer sequência ruim pode derrubar o treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Chaves disse:

Eu já vi uns vídeos desse cara e, honestamente, ele muito ruim. Pior que deve ter gente que leva a sério.

Esse resumo é muito mais maduro.

Para quem quer se aperfeiçoar, eu recomendo começar saves em equipe grandes, já formadas e com recursos financeiros. Assim teriam chance de se concentrar em entender os conceitos e instruções táticas.

Ruim em quê exatamente?

Do que vi só achei brisa uma 4-2-4 que ele recomendou e o pessoal do Fb usa 😵

E na bola parada também não sigo deixar todo mundo atrás na marcação.

Sobre começar em time grande, não muda muita coisa. Na verdade ele tem que se acostumar em identificar e entender o porquê de certas jogadas acontecerem, e como evitar ou mantê-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tsuru, em primeiro lugar, muito obrigado!

Esse guia ficou excelente, me ajudou a entender melhor vários conceitos do jogo que podem ser bem confusos para quem está iniciando, além de estar muito bem escrito.

Depois de ler, eu entendi porque muitas vezes meus jogadores tinham determinados comportamentos indesejados, por mais que eu colocasse instruções individuais para ele não fazer aquilo: eu não estava compreendendo a influência da mentalidade, das funções definidas e das "instruções ocultas" sobre eles. Vou passar a prestar bem mais atenção nisso.  

Naquele mesmo dia em que eu postei, eu iniciei o save com o 4-3-3 que eu tinha cogitado (4-1-4-1, para ser mais preciso), até porque, reavaliando o elenco, vi que os meus dois laterais eram na verdade muito bons para a divisão em que eu estava. Eu me baseei também em outro ótimo guia que tem aqui no fórum, que você traduziu, sobre design tático, porque ali o autor faz um 4-1-4-1 também, mas com a atribuição de funções diferentes. 

Eu usei o Rate My Tatic como ponto de partida, para identificar os problemas mais evidentes e achar um equilíbrio, então ela ficou assim: 

Formação: 4-1-4-1

posições, funções e tarefas:

goleiro > guarda-redes > defender

2 zagueiros > defesa central > defender

2 laterais> defesa lateral> atacar

1 meia defensivo > médio defensivo > defender

2 meias centrais > carrilero > apoio

2 pontas > extremos invertidos > atacar

1 centro-avante > avançado recuado > apoiar

O jogo ficou bem interessante, os carrileros deram uma boa dinâmica ao time, pois cumprem bem o papel de pegar a bola lá atrás com os defesas e ligar com os extremos e os laterais que avançam. O time ataca com bastante gente, e até que não ficou tão vulnerável quanto eu pensei a princípio (menos que no 4-2-3-1 que eu usava no outro save). No 4-2-3-1 do outro save eu sentia que os meias centrais não faziam uma ligação tão interessante.

Uma coisa que eu tive que mexer foi na linha defensiva. O RMT disse que uma linha mais baixa contrariava o estilo de jogo, e acho que eles tem razão, mas já na pré-temporada eu vi que tava tomando muitos gols com bolas longas atrás da minha zaga. Baixei a linha e isso parou. Entendo que isso dificulta muito a vida dos meus laterais, mas não vi outro jeito.

O time ficou em 2º no grupo no Campeonato de Portugal com segurança (ficou atrás apenas do time B do Sporting) e, apesar de ter dado uma derrapada na reta final (quando já estava classificado para a qualificatória do acesso) e nas duas primeiras partidas da fase de grupos de acesso, conseguiu a promoção!

Agora, está liderando a terceira divisão (com 13 partidas disputadas, mas ainda falta muito, pois são 46 jogos) e já estou sonhando com outro acesso.

Eu achei bem interessante começar no Campeonato de Portugal (quarta divisão de lá), porque são poucos jogos (22  na fase regular + 6 da disputa pelo acesso para quem ficar entre os primeiros + os jogos da Taça que o time fizer até ser eliminado). É um jogo por semana, às vezes com intervalo ainda maior, o que diminui muito a necessidade de rodar o time e os desfalques por lesões. 

O Estrela da Amadora recebe uma injeção de dinheiro já na primeira temporada, talvez para refletir a vida real (não pesquisei). Isso não faz tanta diferença na primeira temporada porque esse dinheiro só vai para orçamento de transferências e salários depois, mas para a segunda temporada está sendo de muita ajuda, pois fico com a impressão que o time tem mais caixa que quase todos os da divisão. Além disso, o Estrela tem o Brasil na abrangência de observação (não sei se outros times portugueses dessa divisão também), o que facilita para pegar jogadores melhores. Busquei alguns do Volta Redonda e outros pequenos por transferência livre, por exemplo. 

Eu fui tentar ajustar a tática 4-4-1-1 com esse time, mas eu não tenho nenhum jogador que o jogo chama de "médio-ala" (aquele meia aberto). Como você faria essa tática mais conservadora?

Pensei por alto em fazer um 5-1-3-1, com 1 meia defensivo, os 2 médios centros mais "abertos" com função mezzala e tarefa de apoio, e o médio centro centralizado com função de CJA e tarefa apoio e um atacante com função de ponta-de-lança com tarefa de ataque, pois foi a que consegui que o RMT desse potencial de 5 estrelas .

Sobre o cara do vídeo, eu já vi alguns e gostei. Talvez porque eu esteja iniciando, mas alguns videos ajudaram em várias coisas. O das bolas paradas, por exemplo, me ajudou a fazer as rotinas de bolas ofensivas e defensivas (parei de tomar tanto gol de escanteio). Eu concordo com o Felipe com a questão de não deixar "todo mundo atrás": eu já tomei muito gol em que a zaga cortava o escanteio, mas a bola sobrava com um adversário que trabalhava a jogada até conseguir fazer. Isso eu só aprendi depois. Teve um que ele fazia a tática a partir do time que eu achei interessante, ao invés de tentar forçar uma tática goela abaixo, como iniciantes podem querer fazer. Outros vídeos, como o de "táticas matadoras", eu não gostei, porque parece que vão funcionar sempre mas, quando você faz no seu time, pode não dar certo, por causa das características do jogadores. 

Eu imagino que seja bem difícil falar de FM para um público amplo, porque tem gente num nível muito iniciante, que tá começando a aprender o jogo, e gente que já joga há anos e há várias versões.

Agora que eu descobri esse fórum vou ficar por aqui, mas ter formado de vídeo às vezes é bom, para assistir enquanto joga e vendo na tela como faz as coisas. 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

@Tsuru, em primeiro lugar, muito obrigado!

Esse guia ficou excelente, me ajudou a entender melhor vários conceitos do jogo que podem ser bem confusos para quem está iniciando, além de estar muito bem escrito.

Depois de ler, eu entendi porque muitas vezes meus jogadores tinham determinados comportamentos indesejados, por mais que eu colocasse instruções individuais para ele não fazer aquilo: eu não estava compreendendo a influência da mentalidade, das funções definidas e das "instruções ocultas" sobre eles. Vou passar a prestar bem mais atenção nisso.  

Naquele mesmo dia em que eu postei, eu iniciei o save com o 4-3-3 que eu tinha cogitado (4-1-4-1, para ser mais preciso), até porque, reavaliando o elenco, vi que os meus dois laterais eram na verdade muito bons para a divisão em que eu estava. Eu me baseei também em outro ótimo guia que tem aqui no fórum, que você traduziu, sobre design tático, porque ali o autor faz um 4-1-4-1 também, mas com a atribuição de funções diferentes. 

Eu usei o Rate My Tatic como ponto de partida, para identificar os problemas mais evidentes e achar um equilíbrio, então ela ficou assim: 

Formação: 4-1-4-1

posições, funções e tarefas:

goleiro > guarda-redes > defender

2 zagueiros > defesa central > defender

2 laterais> defesa lateral> atacar

1 meia defensivo > médio defensivo > defender

2 meias centrais > carrilero > apoio

2 pontas > extremos invertidos > atacar

1 centro-avante > avançado recuado > apoiar

O jogo ficou bem interessante, os carrileros deram uma boa dinâmica ao time, pois cumprem bem o papel de pegar a bola lá atrás com os defesas e ligar com os extremos e os laterais que avançam. O time ataca com bastante gente, e até que não ficou tão vulnerável quanto eu pensei a princípio (menos que no 4-2-3-1 que eu usava no outro save). No 4-2-3-1 do outro save eu sentia que os meias centrais não faziam uma ligação tão interessante.

Uma coisa que eu tive que mexer foi na linha defensiva. O RMT disse que uma linha mais baixa contrariava o estilo de jogo, e acho que eles tem razão, mas já na pré-temporada eu vi que tava tomando muitos gols com bolas longas atrás da minha zaga. Baixei a linha e isso parou. Entendo que isso dificulta muito a vida dos meus laterais, mas não vi outro jeito.

O time ficou em 2º no grupo no Campeonato de Portugal com segurança (ficou atrás apenas do time B do Sporting) e, apesar de ter dado uma derrapada na reta final (quando já estava classificado para a qualificatória do acesso) e nas duas primeiras partidas da fase de grupos de acesso, conseguiu a promoção!

Agora, está liderando a terceira divisão (com 13 partidas disputadas, mas ainda falta muito, pois são 46 jogos) e já estou sonhando com outro acesso.

Eu achei bem interessante começar no Campeonato de Portugal (quarta divisão de lá), porque são poucos jogos (22  na fase regular + 6 da disputa pelo acesso para quem ficar entre os primeiros + os jogos da Taça que o time fizer até ser eliminado). É um jogo por semana, às vezes com intervalo ainda maior, o que diminui muito a necessidade de rodar o time e os desfalques por lesões. 

O Estrela da Amadora recebe uma injeção de dinheiro já na primeira temporada, talvez para refletir a vida real (não pesquisei). Isso não faz tanta diferença na primeira temporada porque esse dinheiro só vai para orçamento de transferências e salários depois, mas para a segunda temporada está sendo de muita ajuda, pois fico com a impressão que o time tem mais caixa que quase todos os da divisão. Além disso, o Estrela tem o Brasil na abrangência de observação (não sei se outros times portugueses dessa divisão também), o que facilita para pegar jogadores melhores. Busquei alguns do Volta Redonda e outros pequenos por transferência livre, por exemplo. 

Que bom que eu pude ajudar de alguma forma. Acho que você compreendeu direitinho como as coisas funcionam, montou uma estratégia de jogo que faz sentido - soltou mais os laterais, botou pontas por dentro e um meio campo que compensa essas subidas - e os resultados vieram. Não apenas isso como descobriu um problema - que aliás eu também estou enfrentando, que são essas irritantes bolas nas costas da defesa - e conseguiu corrigir usando as instruções. É como eu disse, parece complicado no início mas quando a gente entende como funciona a coisa flui naturalmente.

17 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu fui tentar ajustar a tática 4-4-1-1 com esse time, mas eu não tenho nenhum jogador que o jogo chama de "médio-ala" (aquele meia aberto). Como você faria essa tática mais conservadora?

Bem, o Médio Ala é uma espécie de "Meia Central lateral" (funciona do mesmo jeito que o MC; mas no flanco), ou, se você preferir, um meio-termo entre um Extremo comum e um Defesa Lateral mais avançado. O que eu observo é que poucos jogadores são Médio Alas naturais, então eu costumo adaptar um jogador de outra função por ali. Se o jogador em questão for um Extremo e eu quiser um Médio Ala Apoiar, não mexo em nada. Se eu quiser um Médio Ala Atacar e for usar um Extremo, normalmente eu acrescento as mesmas instruções individuais de um Extremo Atacar.

se por acaso ele for um ponta invertido ou atacante interior, eu coloco como Médio Ala e acrescento pelo menos as instruções "Cortar para Dentro com a Bola" e "Afunilar Jogo". Geralmente mexo depois no treino individual desse jogador e peço para ele treinar como Médio Ala, com o tempo eles costumam se adaptar. Já usei essa função várias vezes e sempre funcionou bem.

O interessante é que geralmente os alas e os laterais (posição) se adaptam melhor a serem Médio Ala do que os pontas mais avançados, por conta de serem treinados desde cedo a terem mais responsabilidades defensivas. 

17 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Pensei por alto em fazer um 5-1-3-1, com 1 meia defensivo, os 2 médios centros mais "abertos" com função mezzala e tarefa de apoio, e o médio centro centralizado com função de CJA e tarefa apoio e um atacante com função de ponta-de-lança com tarefa de ataque, pois foi a que consegui que o RMT desse potencial de 5 estrelas .

Cuidado com táticas de três zagueiros. Não que você não possa usar, só cuidado mesmo. Elas geralmente só têm um homem no flanco - os alas - e eu sempre achei muito difícil encontrar o equilíbrio entre uma estratégia muito passiva, uma que dê liberdade suficiente aos alas e ao mesmo tempo que tenha um meio campo com estrutura forte o suficiente para cobrir o espaço na frente da sua zaga, apoiar os homens de flanco e se aproximar dos atacantes. Para mim, equipes com mais qualidade tendem a conseguir encaixar esse tipo de formação mais facilmente.

17 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu imagino que seja bem difícil falar de FM para um público amplo, porque tem gente num nível muito iniciante, que tá começando a aprender o jogo, e gente que já joga há anos e há várias versões.

Agora que eu descobri esse fórum vou ficar por aqui, mas ter formado de vídeo às vezes é bom, para assistir enquanto joga e vendo na tela como faz as coisas. 

É difícil de forma geral, eu diria, porque o jogo não é muito intuitivo - tipo, muitas vezes é questão de entender como você quer traduzir o que pensa dentro do jogo, por mais que você, sei lá, ache que Passe Mais Direto poderia combinar com Jogar a Partir da Defesa, na prática tende a não funcionar. E muitas vezes nos falta paciência pra observar, reassistir os jogos, tentar entender os problemas e corrigir, até porque muitos que não são iniciantes jogaram versões anteriores que eram bem mais simples, encaixava uma tática e a coisa ia. Fazer essa migração pra um sistema onde você precisa pensar um pouco mais, testar, se adaptar e testar de novo nem sempre é fácil. Pra mim também não foi, mas posso dizer que vale muito a pena 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2021 em 12:42, felipevalle disse:

Ruim em quê exatamente?

Do que vi só achei brisa uma 4-2-4 que ele recomendou e o pessoal do Fb usa 😵

E na bola parada também não sigo deixar todo mundo atrás na marcação.

Sobre começar em time grande, não muda muita coisa. Na verdade ele tem que se acostumar em identificar e entender o porquê de certas jogadas acontecerem, e como evitar ou mantê-las.

Esse vídeo em especifico não cheguei a ver, mas nos outros que assisti ele caga regra demais, como se estivesse passando uma receita de bolo, passo a passo, e quem joga FM sabe que não é assim.

Sobre os times grandes, foi exatamente isso que quis dizer. Com um Real Madrid da vida, você pode se dar ao luxo de dar praticamente qualquer função para os jogadores que eles vão desempenhar no mínimo bem. Sem falar que nunca vai enfrentar uma equipe melhor que a sua, no máximo de mesmo nível. Não tem preocupações com finanças, estrutura, staff... enfim, isso dá liberdade para experimentar, observar e aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tsuru (e demais colegas que se solidarizarem) meu caro, venho mais uma vez em busca de auxílio!

O time está (ou estava) conseguindo progredir com aquela tática que falei. Estamos na Segunda Liga. 

Mas o desempenho tá caindo. Eu percebi que com essa tática o time lateraliza muito as jogadas, quase não entra pelo meio, e que isso decorre das funções que eu dei.

O time depende demais de bola parada (tem jogo que meus únicos highlights são escanteios cabeceados para fora), cruzamentos (no alargado também entram muitas tentativas erradas de cruzamentos) e chutes de fora da área (botei até a instrução rematar mais nos carrileiros, que recebem essas bolas na meia lua, para tentar aproveitar).

Mas eu não sei o que fazer. Já tentei ajustar funções, transformando um dos médios em mezzala ou CJA, tanto no atacar quanto no apoiar e, embora tenha jogadores com atributos razoáveis para fazer isso, não senti diferença. 

alguma sugestão de mudança em funções, tarefas ou até instruções? Estou perdido. 

O time é bom para a divisão, pode até brigar pelo acesso (tem muito time B dos grandes, de modo que daria pra subir até em 5º ou 6º), mas no momento está bem estagnado no meio da tabela. 
 

e como vc monta essa tática de contragolpe?

os confrontos contra os times B dos grandes tem sido pontos perdidos certos: eu não consigo agredir e fico exposto. A minha tática defensiva me faz assistir o adversário jogar sem agredir e isso nem sempre garante um pontinho no sufoco. 
 

e tem algum guia que vc recomende sobre o que fazer durante o jogo? Eu me sinto muito limitado só fazendo as 3 substituições e gritando pedir mais. 
 

o máximo que consigo fazer é lançar um 4-2-4 do desespero nos minutos finais para tentar empatar uma partida que esteja perdendo ou quando quero forçar uma vitória contra um adversário que ameaça pouco, mas fora isso fico assistindo meu time apanhar ou terminar o jogo sem esboçar reação. 
 

pode me ajudar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

@Tsuru (e demais colegas que se solidarizarem) meu caro, venho mais uma vez em busca de auxílio!

O time está (ou estava) conseguindo progredir com aquela tática que falei. Estamos na Segunda Liga. 

Oi Fabio. Manda um print da tática quando puder - formação, funções/tarefas e instruções.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Mas o desempenho tá caindo. Eu percebi que com essa tática o time lateraliza muito as jogadas, quase não entra pelo meio, e que isso decorre das funções que eu dei.

Sim. Usando dois laterais mais agressivos e dois meias mais contidos, os flancos vão ser basicamente a sua única rota para o gol. Daí tantos gols de cruzamento, é basicamente assim que sua equipe ataca.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

alguma sugestão de mudança em funções, tarefas ou até instruções? Estou perdido. 

O time é bom para a divisão, pode até brigar pelo acesso (tem muito time B dos grandes, de modo que daria pra subir até em 5º ou 6º), mas no momento está bem estagnado no meio da tabela. 

O print vai ajudar a gente a entender melhor como melhorar. Mas me parece que você precisa de mais rotas para o gol, como comentei acima. Enquanto um dos flancos de repente pode continuar como está, o outro talvez precise de um lateral mais contido, um meia mais agressivo e um ponta que combine com os dois e complemente isso. Pode ainda ter a ver com a movimentação do atacante, que vai precisar ajudar a abrir esses espaços.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

e como vc monta essa tática de contragolpe?

Calma. Você está no meio da temporada e numa posição onde o rebaixamento não é uma ameaça, portanto acho que pode começar a pensar em como corrigir os problemas sem se afobar. Qualquer mudança muito brusca de estratégia pode piorar as coisas. Nessa altura do campeonato, é melhor e menos arriscado a gente tentar corrigir a atual do que começar uma nova do zero.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

os confrontos contra os times B dos grandes tem sido pontos perdidos certos: eu não consigo agredir e fico exposto. A minha tática defensiva me faz assistir o adversário jogar sem agredir e isso nem sempre garante um pontinho no sufoco. 

e tem algum guia que vc recomende sobre o que fazer durante o jogo? Eu me sinto muito limitado só fazendo as 3 substituições e gritando pedir mais. 

o máximo que consigo fazer é lançar um 4-2-4 do desespero nos minutos finais para tentar empatar uma partida que esteja perdendo ou quando quero forçar uma vitória contra um adversário que ameaça pouco, mas fora isso fico assistindo meu time apanhar ou terminar o jogo sem esboçar reação. 

pode me ajudar? 

Duas coisas aqui: os times B dos grandes são mesmo mais fortes, então eu nem esperaria muita coisa dos confrontos com eles. 

Outra: se seu time está muito "passivo", você precisa de alguma forma ajustar ele para buscar esse equilíbrio. Tenta pensar o que é essa passividade - está muito "preso" no próprio campo? Talvez subir um pouco as linhas (defensiva/engajamento), ou pedir uma pressão mais agressiva, possa ajudar. Talvez colocar mais tarefas Atacar - de uma maneira lógica, claro - também ajude. Não existe um guia sobre isso - ao menos eu não conheço - porque isso pode e varia muito de jogo para jogo.

E digo mais, está variando cada vez mais, porque o FM está exigindo menos acomodação da parte dos jogadores. É como comentei antes, aquele lance de encaixar uma tática e tudo fluir é um pouco mais raro hoje em dia, a menos que você use táticas "exploradoras" que são feitas de propósito para "quebrar" o motor do jogo.

De qualquer forma manda o print que podemos dar algumas sugestões de como melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Tsuru, boa noite, meu caro. 

Eu não estou sabendo subir imagem aqui. Para mim só aparece a opção de subir imagem a partir de uma URL, mas como as fotos estão no celular (o save é no Xbox, então tirei fotos), não consigo trazê-las para cá. 

Vou tentar "desenhar" a tática aqui. A formação, as funções e as tarefas estão abaixo:

 

Estilo: tiki taka em profundidade - 4-3-3 MD com Extremos Positivo

 

                                                                                                                                                AvR - at

 

                       EI - at                                                                                                                                                                                                                           EI - at   

 

 

 

                                                                             Car - ap                                                                                                                    Car - ap  

 

                                                                                                                                              MD - df

 

                   DL - at                                           DC - df                                                                                                                DC -  df                                           DL - at

 

                                                                                                                                            GR - def

 

 

Mentalidade: positiva

Instruções

 - com posse: 

largura atacante: muito estreito (veio como default com o estilo, preferi não mexer, mas posso mudar)

passar para o espaço

sobreposições exteriores pela D e E

jogar a partir da defesa

passes mais curtos

ritmo mais elevado

perder tempo: nunca

levar bola até a área 

- em transição

diminuir ritmo de jogo

reagrupar

contra-atacar

distribuir para defesas centrais e laterais

estender

- sem posse:

linha de pressão: normal

linha defensiva: mais recuada (usei para evitar bolas longas nas costas da zaga, mas posso mudar também)

largura defensiva: normal

intensidade de pressão: mais urgente

 

Os únicos jogadores com instruções de jogador postas por mim são os carrileros, com "rematar mais", pois eles ocasionalmente recebem a bola na entrada da área adversária e imaginei que faria sentido pedir para eles chutarem um pouco mais. 

Eu mencionei a tática de contragolpe porque está batendo o desespero rs. É que, apesar de os times B não disputarem o acesso, eu preciso tentar pontuar um pouco mais contra eles, pois do contrário fica complicado. E alguns dos outros estão times conseguindo contra eles: com 15 de 34 jogos, os B de Benfica e Sporting estão 1º e 2º, mas o B do Braga está "só" em 5º e o B do Porto, surpreendentemente, está em 8º. Eu sou o 9º, e o time que está indo para o play-off de promoção/rebaixamento está em 6º com 6 pontos de vantagem.  Em 4 jogos contra eles, só conquistem 1 pontinho. Mas posso ajustar a tática atual. Se conseguir, é até o que eu prefiro, na verdade, pois gosto mais quando o time tenta controlar a partida.

Quando eu falo "passivo" normalmente me refiro a preso no meu próprio campo, ou até saindo para o jogo, mas sem ameaçar efetivamente o adversário. Tem jogos que mesmo no alargado só aparece meu time tomando pressão, quando aparecem chegadas minhas ou são escanteios ou cruzamentos errados em cima dos marcadores. Eu até fico com por volta de 52/55% de posse, mas sem criar muito perigo.

Em alguns jogos eu subo as linhas, se percebo que o adversário não está usando bola longa. Ainda fico com receio de botar pressão muito mais urgente e me desorganizar, mas, novamente, é algo que posso fazer também. 

Estou inteiramente aberto a sugestões. E desde já um muito obrigado pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @fabioaraujo89...vamos lá.

Os templates são pontos de partida - importantes para quem está começando - mas estão cheios de "cascas de banana", principalmente em relação a excesso de instruções que fazem a mesma coisa. Por exemplo: Jogar a Partir da Defesa + Passes Mais Curtos + Levar a Bola Até a Área são instruções que de alguma forma encorajam sua equipe a controlar a posse da bola, mas juntas acabam criando um efeito "posse pela posse" - o time fica lento, toca pro lado e não tem objetividade.

Enquanto o uso de "Ritmo Mais Alto" e "Passar para o Espaço" poderiam em tese corrigir isso, para mim gera um outro efeito: confunde seus jogadores. Sabe por quê? As três primeiras instruções orientam um jogo de toque curto e controle de bola, com menos velocidade envolvida, mas Ritmo Mais Alto pede toques mais rápidos na bola e Passar para o Espaço pede aos jogadores para tocarem menos no pé e mais no "vazio", "ponto futuro". É como se você pedisse a eles, ao mesmo tempo, para tocarem a bola mais curto e devagar, no pé, e também para fazerem mais passes para os espaços abertos e ponto futuro, e ao mesmo tempo para trabalharem a bola mais rápido e em velocidade. Eu ficaria confuso se me pedissem tanta coisa...

Mesma coisa as instruções Em Transição. Você gosta de um jogo veloz e intenso, mas pede ao time para diminuir o ritmo...acaba soando contraditório, entende? E muito, muito cuidado com Reagrupar. Eu acho uma instrução muito importante pelo que ela em teoria faz, mas o que eu vejo na prática é uma equipe totalmente fechada no próprio campo só vendo o adversário atacar. Acho eu que o motor de jogo tem algum problema com essa instrução, é como se ela não estivesse muito "calibrada" e deixasse seu time muito passivo (eu suspeito que boa parte da passividade venha daí, acredite se quiser).

As instruções Sem Posse não estão muito ruins (não achei), mas dá pra melhorar. A culpa não é sua, como não é de nenhum jogador - o FM não explica direito como as instruções funcionam e ainda coloca um monte de templates como se fossem táticas prontas, sem nem ao menos explicar que precisam de ajustes.

Agora vamos para a parte dois. Eu vou sugerir algumas ideias aqui para você montar seu próprio Tiki Taka Vertical - alguns pontos de partida, de forma que você possa ir observando em campo, ajustando e mexendo. Não conheço bem seus jogadores e talvez o que eu diga aqui não funcione de primeira, mas acho que pode te dar um "Norte".

Tiki Taka Vertical é, basicamente, uma versão mais rápida e intensa do Tiki Taka original espanhol. Ambos buscam atacar e controlar a bola o tempo todo, mas enquanto o original é paciente e muitas vezes lento, o Vertical quer toques rápidos na bola e muita velocidade.

Ora, se quero toques curtos e rápidos, três instruções "gritam" aqui: Passes Mais Curtos, Ritmo Mais Alto e Jogar Mais Estreito ou Muito Mais Estreito. Eu preciso que meus atletas estejam próximos uns dos outros (ou muito próximos), para que esse toque curto e rápido flua da maneira correta. Caso contrário perde-se o principal elemento, que é o controle da bola, por conta de erros de passe. Ao mesmo tempo, apenas a união do toque curto com o ritmo não configura uma contradição.

E se eu preciso ter a bola, eu preciso recuperá-la o mais rápido possível quando perdê-la. E preciso ainda que meus jogadores, ao observar qualquer espaço, imediatamente tentem aproveitar para atacar e criar chances de gol - afinal é um jogo de velocidade e intensidade e eu preciso aproveitar as brechas que surgirem. No FM isso poderia se traduzir em duas instruções: Pressionar Mais e Contra-Atacar. 

Aqui surge a primeira questão: eu não sei se, quando você colocar Ritmo Mais Alto com Contra Atacar, seus jogadores vão simplesmente rifar a bola para a frente em vez de controlar a posse como deveria ser. Se isso acontecer, tira o Contra-Atacar e deixa o Ritmo Mais Alto, porque o ritmo é a base do que você está tentando criar e o Contra Atacar é um complemento.

E a segunda questão: quando eu boto Pressionar Mais, eu estou pedindo ao time inteiro, os 10 jogadores, que deixem a posição natural para apertar quem está com a bola. Mas se um zagueiro fizer isso é uma boa ideia? E um lateral? 

Estamos indo bem até aqui. Se eu quero agredir o adversário e recuperar a bola logo, eu preciso que ele tenha o mínimo de espaço disponível para jogar. Isso geralmente se traduz no FM com a instrução Linha Defensiva Mais Alta. Mas eu diria que isso depende - porque se a mentalidade escolhida for Positiva, a Linha Defensiva já é mais alta que na Equilibrada ou Cautelosa. Então nem sempre você vai precisar mexer. 

Acho que em termos de instruções a base já ficou clara. Agora é que o bicho pega: a distribuição de funções e tarefas. Para mim é o mais importante numa tática, o mais difícil, e ao mesmo tempo, existem n maneiras diferentes de fazer. Há uma escola por exemplo que diz que o TT Vertical precisa de muitas tarefas apoiar, porque elas encorajam um maior controle da bola e uma abordagem um pouco mais paciente, com menos risco de perder a posse (que é a base do que estamos tentando criar), considerando que o Ritmo por exemplo já é mais Alto. E outra escola que diz que isso não tem nada a ver, porque existindo um equilíbrio de tarefas apoiar, atacar e defender, seu time vai ficar naturalmente equilibrado e vai executar melhor as instruções.

Particularmente eu vou mais na primeira abordagem, portanto o que eu vou te sugerir aqui é baseado nela. Mas não é a única forma e outras podem funcionar da mesma maneira. Propositalmente eu tentei modificar a partir do que você construiu - dois laterais que ajudam mais o ataque, dois meias centrais com tarefa apoiar, dois pontas por dentro e um atacante que participa bastante do jogo. 

4141fabio.png.3874e4c4bcef70c19f16ebe887f69aed.png

Dois Ala Apoiar, um MD Def, um MC AP, um Area a Area AP, do lado direito um Extremo Invertido em Apoiar, do lado esquerdo um Atacante Interior Atacar, no centro um Atacante Recuado Apoiar.

Instruções de equipe:

  • Mentalidade: Positiva
  • Em Posse: Passes Mais Curtos, Ritmo Mais Alto, Jogar Muito Mais Estreito (pode aumentar pra Mais Estreito se achar que está muito "apertado");
  • Em Transição: Distribuir Rapidamente, Contra-Atacar (mas são opcionais, pode tirar o Contra Atacar e testar outras opções de distribuição)
  • Sem a Posse: nada (ao menos por enquanto).

O Distribuir Rapidamente é porque assim, toda vez que você escolhe um jogador para distribuir (ou usa Jogar a Partir da Defesa), ele tende a recuar para mais perto do goleiro para receber a bola, e num movimento meio bizarro, fica mais longe dos outros colegas. Aí vem o adversário, aperta a tua saída de bola e ou obriga o jogador a dar uma bicuda para a frente ou ele perde a bola de forma bisonha. Pode usar? Claro, eu particularmente não acho necessário e prefiro só Distribuir Rápido, mas vai vendo.

Instruções individuais de jogador:

  • Atacante Recuado, Atacante Interior, Extremo Invertido e Area a Area Apoiar: Pressionar Mais.

Isso se chama "bloco dividido" - os quatro da frente pressionam mais e os demais pressionam no padrão da mentalidade. É mais seguro tentar apertar a saída de bola assim do que pedir a todo o time para pressionar mais.

Tem algumas nuances aí? Tem. Em vez de usar o Atacante Interior Atacar, você pode botar ele em Apoiar e experimentar o Atacante Recuado em Atacar - eu não gosto muito dessa combinação, mas tem quem goste e ache que funciona melhor.

Ou em vez de um Area a Area, que é mais contido e equilibrado, você pode tentar um Mezzala Apoiar. Pode ainda experimentar um Armador Avançado Apoiar em vez do MC Apoiar, vai ficar um pouco mais cadenciado e vai ter um cara ali para "pensar" mais o jogo, em vez de dar um pouco mais de velocidade e movimentação.

Se seu time por exemplo estiver dando muito tempo/espaço de jogo ao adversário, pode experimentar colocar Linha Defensiva Mais Alta e/ou Contra-Pressão (eu não testaria as duas juntas ao mesmo tempo).

Você também pode experimentar essas mesmas ideias com a mentalidade Equilibrado e ver se funciona melhor - eu particularmente acho que não, entendo que não combina muito com o que você está tentando criar, mas é aquilo, futebol se decide no campo e não na teoria 🙂 

Por fim, eu acho esse estilo e essa formação um pouco exigentes para um time como o que você tem. Mas é questão de ir testando e vendo se é mesmo, pode ser apenas uma impressão minha. E de qualquer forma pode ser aos poucos adaptado para se encaixar com o que a sua equipe é capaz de fazer.

Espero ter ajudado e traga notícias de como as coisas estão indo - o que deu certo, o que não, o que você modificou, os resultados disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabioaraujo89 tente hospedar a imagem desejada pelo imgbb.com

Após o envio da imagem, há nas opções de código para incorporar o código em html. Copie e cole na sua postagem aqui. E depois vá na lupa para ver se ela aparece na postagem.

@Tsuru eu observei o elenco inicial do time dele, e vi que os atacantes são mais fixos e com baixos níveis nos atributos para jogarem apoiando. Ao menos na teoria. Mas pode ser que na prática funcione a sua tática.

Testarei em alguns jogos com o mesmo time dele e depois mostro aqui 👌🏽

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, felipevalle disse:

@fabioaraujo89 tente hospedar a imagem desejada pelo imgbb.com

Após o envio da imagem, há nas opções de código para incorporar o código em html. Copie e cole na sua postagem aqui. E depois vá na lupa para ver se ela aparece na postagem.

@Tsuru eu observei o elenco inicial do time dele, e vi que os atacantes são mais fixos e com baixos níveis nos atributos para jogarem apoiando. Ao menos na teoria. Mas pode ser que na prática funcione a sua tática.

Testarei em alguns jogos com o mesmo time dele e depois mostro aqui 👌🏽

Sim, como eu comentei, é um desenho inicial. Teria que testar e ver se o elenco se adequa - como tem também os adversários, precisa ver se os ajustes durante os jogos resolvem eventuais problemas. E ainda teria que aguardar um pouco a familiarização, porque no fim não é A+B = C, leva um tempo até as coisas encaixarem.

O bonito - e complicado - da parte tática é que ela é absolutamente variável, tem tanta coisa envolvida que nem a teoria mais bonita e mais funcional aparece 100% na prática. Por isso acho importante entender os conceitos para facilitar eventuais mexidas. 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, felipevalle disse:

Testei @Tsuru

Ela é uma tática equilibrada.

 

Legal esse feedback Felipe. Meu time é mais fraco, portanto não cheguei a testar, mas é bom saber que como ponto de partida funciona bem. 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

em primeiro lugar, muito obrigado pela disponibilidade e atenção! Eu fiquei sem responder um tempo porque o jogo me deu uma raiva tamanha que eu tive que dar um tempo dele. Agora estou querendo voltar.

Desculpe o textão a seguir, é que esse jogo perturba o psicológico do ser humano.  
 

As minhas duas táticas principais nessa temporada foram essas: 

https://ibb.co/YB728SQ

https://ibb.co/fMgxkqS


Na tela da versão Xbox não dá para ver as instruções, mas ela são quase as mesmas nas duas:

Com posse > muito mais estreito, passar para o espaço, passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar bola até a área 

(no 4-1-4-1 tem sobreposição D e E)

transição: mudei para contra-pressão, contra-atacar, distribuir rapidamente, distribuir para defesas centrais e laterais

sem posse: nada 


Eu não consegui o acesso. Acabou que fiquei em 8º lugar e o último que subiu foi o 5º (no final nem subiu, porque caiu no playoff de promoção/rebaixamento). 
 

O time começou super bem, mas depois “do nada” a tática parou de funcionar e entrei numa draga terrível. Digo “do nada” porque eu não entendi como aconteceu. Foi aí que saiu da briga pela subida e caiu pela tabela, ainda que não tenha corrido risco sério de cair.


Tentei várias coisas, nada dava jeito, embora estivesse tomando cuidado com condições físicas e satisfação dos jogadores. No fim, o que deu “certo” foi botar o 4-2-3-1, e houve uma recuperação no fim, mas pode ser só um caso de regressão à média. 

Eu tentei as mudanças. Eu gostei muito da função avançado interior ao invés do extremo invertido porque acho que deu mais infiltração. 
 
Fiquei com sentimentos mistos em relação às do meio campo: achei que o construtor de jogo recuado mais participativo, volta e meia ele tentava um passe mais arriscado para os pontas e isso criou algumas chances, mas isso também contra-ataques e os laterais também participaram menos. O MAA eu vi percebi pouca diferença, mas eu já estava tão puto com o jogo que estava vendo o jogo em “lances decisivos”, então pode ser que seja eu que deixei de perceber. 

Olhando as estatísticas da temporada, eu percebi: 

> o ataque foi relativamente bem: o time tinha um bom número de remates/jogo, junto com os líderes. Mas a taxa de conversão foi mediana.
 

Tem alguma coisa que eu possa fazer taticamente para tentar melhorar isso ou é problema dos jogadores? 

 
pior que eles não são maus finalizadores: o meu ponta direita foi o 4º goleador da liga e o esquerdo tava em 13º. 

> a defesa foi quase o oposto: eu dava muitas chances, embora a taxa de gols sofridos fosse mediana. Mas como eram muitas chances, eu tomava muitos gols. 
 

isso é compatível com o que eu passei em vários jogos: fora os confrontos contra os times B dos grandes, eu costumava ter mais posse, chutar mais, ter um XG mais alto que os adversários…e empatar ou perder. Que ódio. Isso acontecer em um jogo ou outro é da vida, faz parte do futebol, mas virou rotina, principalmente nessa fase terrível. É como se eu fosse um time do Fernando Diniz (com todo o respeito a ele, mas ele já treinou meu time e não é fácil rsrs).

Sobre os gols sofridos: eu tomava gol de formas variadas, mas duas se destacavam: > o time adversário roda a bola na entrada da minha área (e ninguém consegue tomar, mesmo com instruções de pressionar ou desarme agressivo), até conseguir pegar um flanco no 1x1, e aí ou cruza ou consegue achar alguém infiltrando. Eu coloco os pontas para marcar os laterais adversários (já fica setado), mas sempre um ponta ou lateral escapa e cruza. Já tentei usar o defesa lateral em apoiar ao invés de atacar, mas não vi muita diferença e ainda perco poder ofensivo.

> o time adversário vem tocando de trás, o meu time pressiona e acaba abrindo espaço para alguém entrar pelo meio da zaga. E se eu jogo sem pressionar e mais fechado, acontece a situação 1.

no relatório de equipe, diz que metade das assistências permitidas vieram de passes de morte e que aproximadamente 1/3 tiveram origem em posições na entrada da área. É isso bate bem com o que eu vejo acontecendo. 


o que dá pra fazer? Como tomar menos gols? Acho que se eu arrumar a defesa o time melhora muito, porque no ataque eu produzo (mesmo desperdiçando chances).

 

Por fim, eu tenho umas dúvidas que acho que são bem bobas para os iniciados, mas eu não estou conseguindo responder sozinho:

> o que significam, de fato, aquelas estrelas e às recomendações do olheiro de “jogador bom para a liga”? 
 
Eu tenho uns reservas insatisfeitos. Um deles, em particular, tem só mais 1 ano de contrato, não queria renovar. No começo da temporada ele estava com 3 estrelas e potencial para mais uma. Aí caiu para 2 e meia. Nas férias eu comecei a ver potenciais substitutos, encontrei um ou dois, aí botei o meu jogador na lista de transferências e ofereci…vieram umas propostas bem interessantes. Aí logo depois aparece “fulaninho feliz em ficar no clube”. Passou a dar para renovar até combinando um tempo de jogo como jogador de grupo, de modo que acho que ele não vai mais ficar insatisfeito no futuro. Aí fui comparar com os potenciais substitutos: o meu jogador tem atributos melhores, inclusive os chave para a função, e até mais jovem (23 x25 do substituto). Mas no relatório do olheiro, com as “estrelinhas” ele aparece atrás do potencial substituto. O que isso quer dizer? E por que alguns jogadores que nitidamente evoluíram em atributos passam a ter menos estrelas no decorrer de uma temporada ou de uma temporada para outra, mesmo sendo jovens? Eu devo prestar atenção nisso? Não achei nada nas informações  prós e contras que justificasse isso. 

Essa operação de venda e aquisição até poderia me render lucro, mas eu não quero trocar se meu jogador atual for melhor e eu estiver 

em relação as funções e tarefas, uma coisa ainda me confunde: qual a diferença entre um defesa lateral atacar e um ala apoiar, p.ex? 
 

Eu nunca uso alas porque quando monto a tática no Rate My Tatic isso abaixa a minha solidez, mas vendo os templates e as táticas da IA, ele volta e meia usam alas. 
 

E uma última (prometo): já deu pra perceber, mas eu tenho mania (é a única explicação rs) de fazer táticas “simétricas”, com as mesmas funções e tarefas dos dois lados.  Eu fico com medo de deixar um lado deliberadamente mais fraco defensivamente que o outro, p.ex, e aí se começar a tomar gol por ali e ficar tentado a mexer. 
 

Da pra fazer funcionar uma tática simétrica?

 

Se não der para fazer, como fazer para jogar com dois pontas? Eu vejo muito a IA usando extremo + defesa lateral de um lado e avançado interior ou extremo invertido + ala do outro? Funciona melhor?

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

Na tela da versão Xbox não dá para ver as instruções, mas ela são quase as mesmas nas duas:

Com posse > muito mais estreito, passar para o espaço, passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar bola até a área 

(no 4-1-4-1 tem sobreposição D e E)

transição: mudei para contra-pressão, contra-atacar, distribuir rapidamente, distribuir para defesas centrais e laterais

sem posse: nada 

Oi Fabio.

As instruções que eu sugeri foram as seguintes:

Em 27/05/2021 em 11:36, Tsuru disse:

Instruções de equipe:

  • Mentalidade: Positiva
  • Em Posse: Passes Mais Curtos, Ritmo Mais Alto, Jogar Muito Mais Estreito (pode aumentar pra Mais Estreito se achar que está muito "apertado");
  • Em Transição: Distribuir Rapidamente, Contra-Atacar (mas são opcionais, pode tirar o Contra Atacar e testar outras opções de distribuição)
  • Sem a Posse: nada (ao menos por enquanto).

Você acrescentou Jogar a Partir da Defesa e Levar a Bola Até a Área, que pedem menor velocidade e mais cadência de jogo, num esquema onde o objetivo era tocar a bola com velocidade. Fica contraditório - e mais difícil de funcionar.

Aí botou Contra-Pressão, que eu também não sugeri e que é bem arriscada se seu time não é de topo, aumenta a intensidade e abre mais espaços na defesa, exatamente um dos problemas que você mencionou, porque pede aos seus jogadores para pressionarem imediatamente quando perdem a bola. Somado a uma mentalidade Positiva, o risco fica enorme.

Mas sobretudo, os desenhos que você utilizou - as funções e tarefas nas formações - precisam de mais equilíbrio. No 4-2-3-1 você não tem nenhum meia defensivo protegendo a defesa e seus dois laterais sobem pouco, diminuindo a profundidade de um time que joga com os dois pontas por dentro e ainda os dois com tarefa Atacar. No 4-1-4-1 os dois laterais e os dois pontas com tarefa atacar estão muito agressivos e prejudicam o equilíbrio ofensivo e defensivo do time.

Assim, existem diversas maneiras de se jogar o FM. Tem gente que joga com mentalidade Equilibrado e não usa nenhuma instrução de equipe, tem gente que cria um sistema todo complexo cheio de funções complicadas, tem quem use os templates, tem gente que prefere jogar de uma maneira bem específica - que me parece ser o seu caso. Mas se você joga de uma maneira específica, você não pode ficar mexendo na tática toda hora, porque aí cada instrução, cada função/tarefa é pensada previamente para produzir determinado efeito, e qualquer alteração que você faça e que não seja em prol disso pode gerar uma derrubada típica de castelo de cartas. Uma simples alteração malfeita desmonta o castelo inteiro, porque ele foi todo encaixado pra ser de uma forma determinada e sem esse encaixe ele tende a não funcionar. 

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

O time começou super bem, mas depois “do nada” a tática parou de funcionar e entrei numa draga terrível. Digo “do nada” porque eu não entendi como aconteceu. Foi aí que saiu da briga pela subida e caiu pela tabela, ainda que não tenha corrido risco sério de cair.

Recentemente meu time estava fazendo campanha de postulante ao título e começou a empatar. Foi do nada? Não, quase todas as vitórias que eu consegui foram com gols de bola parada, e algumas delas inclusive de virada. Isso significa que, quando a bola parada não funcionou, minha equipe começou a sofrer os mesmos gols que antes, mas o ataque não está conseguindo marcar de forma eficiente para compensar isso. Sinal que eu preciso rever os dois pontos - a defesa que não anda boa e o ataque que não marca gols.

Com o tempo aprendi que a tática não para de funcionar do nada - provavelmente o que aconteceu é que ou ela tinha uma falha muito grave que começou a ser explorada, ou ela já não vinha bem mesmo nas vitórias e em dado momento a coisa começou a falhar naturalmente. A culpa não é sua, nem minha, nem de ninguém, é que no fim a gente acaba supervalorizando o resultado e não corrige os eventuais problemas que aparecem.

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

> o ataque foi relativamente bem: o time tinha um bom número de remates/jogo, junto com os líderes. Mas a taxa de conversão foi mediana.
 

Tem alguma coisa que eu possa fazer taticamente para tentar melhorar isso ou é problema dos jogadores? 

Se as chances estão sendo criadas e o número de remates é bom, eu chutaria que a qualidade dos jogadores pesou um pouco. Mas é chute mesmo, porque às vezes falta, sei lá, espaço para eles criarem chances melhores ou estão chutando de qualquer jeito diante de uma defesa fechada. Eu não sei, teria que analisar de forma mais aprofundada ou rever as partidas.

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

o que dá pra fazer? Como tomar menos gols? Acho que se eu arrumar a defesa o time melhora muito, porque no ataque eu produzo (mesmo desperdiçando chances).

Falei um pouco disso ali em cima. Com instruções menos contraditórias e um desenho mais equilibrado seu time ficará defensivamente mais forte (ou pelo menos deveria).

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

> o que significam, de fato, aquelas estrelas e às recomendações do olheiro de “jogador bom para a liga”? 
 
Eu tenho uns reservas insatisfeitos. Um deles, em particular, tem só mais 1 ano de contrato, não queria renovar. No começo da temporada ele estava com 3 estrelas e potencial para mais uma. Aí caiu para 2 e meia. Nas férias eu comecei a ver potenciais substitutos, encontrei um ou dois, aí botei o meu jogador na lista de transferências e ofereci…vieram umas propostas bem interessantes. Aí logo depois aparece “fulaninho feliz em ficar no clube”. Passou a dar para renovar até combinando um tempo de jogo como jogador de grupo, de modo que acho que ele não vai mais ficar insatisfeito no futuro. Aí fui comparar com os potenciais substitutos: o meu jogador tem atributos melhores, inclusive os chave para a função, e até mais jovem (23 x25 do substituto). Mas no relatório do olheiro, com as “estrelinhas” ele aparece atrás do potencial substituto. O que isso quer dizer? E por que alguns jogadores que nitidamente evoluíram em atributos passam a ter menos estrelas no decorrer de uma temporada ou de uma temporada para outra, mesmo sendo jovens? Eu devo prestar atenção nisso? Não achei nada nas informações  prós e contras que justificasse isso. 

As estrelas e avaliações dos olheiros são sugestões, apenas isso, servem de orientação e apoio para as decisões que você vai tomar.

Essas avaliações não são absolutas, mas relativas à divisão em que seu time está. Então um cara que seja 5 estrelas numa quinta divisão seria, sei lá, três ou duas estrelas na terceira divisão (ou uma, de repente). O FM se comunica muito mal com a gente e tem uma tendência a não explicar as coisas - você já viu em algum lugar do jogo algum comentário dizendo que as estrelas e avaliações são relativas? Eu não tenho certeza se deixando o cursor em cima aparece, mas sinceramente, da forma como é feito confunde mais do que ajuda. 

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

em relação as funções e tarefas, uma coisa ainda me confunde: qual a diferença entre um defesa lateral atacar e um ala apoiar, p.ex? 

Pensa assim: o Defesa Lateral pensa primeiro em defender e depois em agredir. O Ala pensa primeiro em agredir e depois em defender (ou nem defende). 

O DL tem três tarefas: Defender, Apoiar e Atacar. Elas meio que "regulam" o quanto ele vai agredir - quase nada, mais ou menos ou bastante, respectivamente.

O Ala também tem três tarefas: Defender, Apoiar e Atacar. Elas meio que "regulam" o quanto ele vai se preocupar com a defesa - bastante, mais ou menos ou quase nada, respectivamente.

Percebeu a diferença?

Não existem regras no FM, mas eu geralmente penso da seguinte forma: quando não tenho volante, eu tenho uma tendência a usar mais o DL que precisa de menos cobertura. Quando tenho volante e portanto, mais cobertura, eu posso optar por um Ala.

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

Eu nunca uso alas porque quando monto a tática no Rate My Tatic isso abaixa a minha solidez, mas vendo os templates e as táticas da IA, ele volta e meia usam alas. 

O RMT é uma ferramenta legal, mas como ponto de partida e não para determinar o que se faz ou não. Já montei táticas com 5 estrelas que não funcionavam legal e outras que ele não avaliava bem mas que rendiam na prática. Cada jogador se comporta de forma única e se eu achar que preciso de um Ala, independente do que diga o RMT; eu vou usar um Ala 🙂 

Em 25/06/2021 em 19:59, fabioaraujo89 disse:

Da pra fazer funcionar uma tática simétrica?

 

Se não der para fazer, como fazer para jogar com dois pontas? Eu vejo muito a IA usando extremo + defesa lateral de um lado e avançado interior ou extremo invertido + ala do outro? Funciona melhor?

Como eu disse, não existem regras no FM (como no futebol também não). Dá para fazer, sim, mas se você tem dois lados exatamente iguais, a chance de que seu time fique previsível é maior. Você fica sem variação de jogadas e ângulos diferentes de passe, entende? É por isso que os adversários usam um flanco com DL + Extremo e outro com AI + Ala, isso cria movimentação diferente e ajuda a confundir as defesas adversárias. Mas possível é, sim.

Por último sei que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia ( 😛 ), acho que diante do desânimo com o jogo você devia tentar uma abordagem mais simples - nada de táticas muito complicadas ou estilos muito definidos. Se quiser eu posso te ajudar: me manda um print dos três ou quatro melhores jogadores da sua equipe que posso sugerir alguma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Tsuru, obrigado pela atenção de novo, cara. Eu juro que tento parar de abusar da sua boa vontade, mas não consigo rs. 

essas táticas que eu postei foram as que foram utilizadas principalmente no começo da temporada. Eu preferi postá-las como estavam até então, justamente para a gente poder conversar sobre os defeitos dela. 

Quando chegou a fase difícil, eu acabei fazendo vários testes, muitas vezes jogo a jogo (ou a cada 2 jogos). O "estrago" já estava feito, pois eu não conseguiria mais subir. por outro lado, eu também não iria cair. Por isso, fui tentando mexer aqui e ali para ver o que funcionava, mas confesso que, como eu já não tinha nada pelo que brigar, a paciência para observar não foi a adequada.

Em 30/06/2021 em 10:29, Tsuru disse:

Você acrescentou Jogar a Partir da Defesa e Levar a Bola Até a Área, que pedem menor velocidade e mais cadência de jogo, num esquema onde o objetivo era tocar a bola com velocidade. Fica contraditório - e mais difícil de funcionar.

Aí botou Contra-Pressão, que eu também não sugeri e que é bem arriscada se seu time não é de topo, aumenta a intensidade e abre mais espaços na defesa, exatamente um dos problemas que você mencionou, porque pede aos seus jogadores para pressionarem imediatamente quando perdem a bola. Somado a uma mentalidade Positiva, o risco fica enorme.

Eu cheguei a tirar o jogar a partir da defesa em alguns jogos. Mas aí o time tentava uns lançamentos mais longos para sair jogando que, normalmente, davam errado.  Em vários casos, até geravam ataques do adversário. Acredito que seja porque meus zagueiros e laterais não tem bons atributos de lançamento, mas até tem passes razoáveis. Como time não costumava muito errar na saída de bola, mesmo quando pressionado, e no geral conseguia manter a posse (normalmente só perdia a bola lá na frente mesmo), eu voltei a colocar, porque achei até menos arriscado, inclusive defensivamente.

O levar a bola até a área foi parecido, mas esse eu posso tirar na próxima temporada: eu fico com a impressão de que, sempre que meu time tenta apressar a jogada, ele erra. Muitas vezes ele tenta fazer um cruzamento antecipado, a zaga corta e puxa um contra-ataque. Seria bom poder aproveitar os chutes de fora da área, mas só os meus meias tem bons atributos de remates de longe (vou falar sobre eles mais adiante). 

O contra-pressão eu realmente tirei. Eu terminei a temporada sem instrução, mas em jogos que eu achava mais difíceis eu acaba colocando "Reagrupar". 

Em 30/06/2021 em 10:29, Tsuru disse:

Mas sobretudo, os desenhos que você utilizou - as funções e tarefas nas formações - precisam de mais equilíbrio. No 4-2-3-1 você não tem nenhum meia defensivo protegendo a defesa e seus dois laterais sobem pouco, diminuindo a profundidade de um time que joga com os dois pontas por dentro e ainda os dois com tarefa Atacar. No 4-1-4-1 os dois laterais e os dois pontas com tarefa atacar estão muito agressivos e prejudicam o equilíbrio ofensivo e defensivo do time.

Eu realmente estou com esse dificuldade. Com base naquele mapa verde do jogo, no fim da temporada, nos últimos jogos, eu mudei os meus dois MCs para a função "construtor de jogo recuado" e com a tarefa apoiar. Quando eles estavam com a função "médio centro", o mapa apontava atrás deles "alguns problemas menores". Quando eu mudava para CJR, virava "sem problemas". E, de fato, eu passei a tomar bem menos gols com o adversário avançando em velocidade pelo meio e enfrentando os zagueiros no mano-a-mano. E, ofensivamente, eu gostei do resultado, porque eles continuam buscando desmarcar os colegas e chegando à frente, mas não de uma forma tão irresponsável quanto antes. 

Cheguei a colocar tarefa "defender" em um deles, mas o mapa já dava por "resolvida" a questão com a tarefa apoiar nos dois e, principalmente, eu achei que com defender esse meia praticamente não ajudava mais à frente. Talvez seja o caso de deixá-lo com "defender" só nos jogos mais difíceis e, nos equilibrados ou mais fáceis, deixar no apoiar? Ou você acha que pode funcionar melhor com outras funções? Eu vejo a AI jogando com mezzalas, mas fico com a impressão de que isso deixa o time meio exposto (90% das vezes que abro o relatório do adversário, lá diz que o time toma mais gol justamente do lado que o mezzala está - especialmente quando o time joga no 4-2-3-1 como eu). 

Os laterais, de fato, são um problema sério para mim. É bem difícil encontrar bons laterais. Os meus são basicamente defensivos. Um deles, inclusive, é um zagueiro adaptado por ali, porque também tem a função DL como natural, mas joga também como central. Além disso, eu fico bem receoso de usar alas, justamente por jogar sem essa cobertura no meio, como você mencionou. 

No 4-2-3-1 você acha que dá pra usar alas? Em qual tarefa? Seria bom ter quem desse amplitude ao time, mas jogando só com dois CJRs fico pensando na defesa sofrendo com essa configuração.

Em 30/06/2021 em 10:29, Tsuru disse:

Recentemente meu time estava fazendo campanha de postulante ao título e começou a empatar. Foi do nada? Não, quase todas as vitórias que eu consegui foram com gols de bola parada, e algumas delas inclusive de virada. Isso significa que, quando a bola parada não funcionou, minha equipe começou a sofrer os mesmos gols que antes, mas o ataque não está conseguindo marcar de forma eficiente para compensar isso. Sinal que eu preciso rever os dois pontos - a defesa que não anda boa e o ataque que não marca gols.

Com o tempo aprendi que a tática não para de funcionar do nada - provavelmente o que aconteceu é que ou ela tinha uma falha muito grave que começou a ser explorada, ou ela já não vinha bem mesmo nas vitórias e em dado momento a coisa começou a falhar naturalmente. A culpa não é sua, nem minha, nem de ninguém, é que no fim a gente acaba supervalorizando o resultado e não corrige os eventuais problemas que aparecem.

Se as chances estão sendo criadas e o número de remates é bom, eu chutaria que a qualidade dos jogadores pesou um pouco. Mas é chute mesmo, porque às vezes falta, sei lá, espaço para eles criarem chances melhores ou estão chutando de qualquer jeito diante de uma defesa fechada. Eu não sei, teria que analisar de forma mais aprofundada ou rever as partidas.

Uma coisa que deu razoavelmente certo foi: reduzir a largura defensiva (forçar o adversário pelos flancos) e botar os pontas marcando os laterais, inclusive mando marcar apertadamente e pressionar, nas instruções de oposição. Contra times do mesmo nível (muitos jogando num 4-2-3-1 com extremos invertidos ou avançados interiores de um lado ou até dos dois) eu passei a tomar bem menos gol de cruzamento e, fechado pelo meio, os caras também tinham dificuldade de entrar. O time engatou algumas vitórias magras assim (1-0, 2-0), sem dar golear, mas sem dar chances. Na reta final eu só enfrentei um time bem mais forte, que foi o Sporting B: meu time segurou bastante o jogo, mas no fim a água mole em pedra dura tanto bateu até que furou e perdi de 1x0, com o meia pela direita deles ganhando do meu lateral e cruzando mesmo assim. Não se pode ter tudo.

 

Em 30/06/2021 em 10:29, Tsuru disse:

O RMT é uma ferramenta legal, mas como ponto de partida e não para determinar o que se faz ou não. Já montei táticas com 5 estrelas que não funcionavam legal e outras que ele não avaliava bem mas que rendiam na prática. Cada jogador se comporta de forma única e se eu achar que preciso de um Ala, independente do que diga o RMT; eu vou usar um Ala 🙂 

Como eu disse, não existem regras no FM (como no futebol também não). Dá para fazer, sim, mas se você tem dois lados exatamente iguais, a chance de que seu time fique previsível é maior. Você fica sem variação de jogadas e ângulos diferentes de passe, entende? É por isso que os adversários usam um flanco com DL + Extremo e outro com AI + Ala, isso cria movimentação diferente e ajuda a confundir as defesas adversárias. Mas possível é, sim.

Por último sei que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia ( 😛 ), acho que diante do desânimo com o jogo você devia tentar uma abordagem mais simples - nada de táticas muito complicadas ou estilos muito definidos. Se quiser eu posso te ajudar: me manda um print dos três ou quatro melhores jogadores da sua equipe que posso sugerir alguma coisa. 

Você acha melhor usar um extremo de um lado e um avançado interior do outro? Quais tarefas você acha que funcionam melhor? E como encaixar o CA e o MO? 

Na tática da reta final, eu deixei o CA na função avançado completo (peguei um cara bom) e na tarefa apoiar, para ele sair da área, puxar marcação e enfiar a bola, enquanto os avançados interiores entravam. Foi assim que saiu a maioria dos meus gols nos últimos jogos. Mas como o jogo era pelo meio, de fato, contra defesas que fechavam o meio (como eu fazia, inclusive) o meu time teria bastante dificuldades. 

Outra posição que tenho dificuldade de encaixar é o MO. Já deixei na função "médio ofensivo", já deixei como CJA, ambos como apoiar (já que os AIs estão em atacar). Assim, não ficava ruim, ele até fez gols de fora da área e deu assistências, mas tinha jogo que ele ficava muito preso na marcação. Será que, como já estou usando o avançado completo no apoio, fica melhor botar esse meia como avançado sombra (ele tem bons atributos), para ter mais gente entrando na área?

Eu testei isso num único jogo, mas como eu disse, a paciência tava baixa e eu estava querendo passar o jogo mais rápido. Esses jogos eu vi no "resumo". Não vi nenhum lance de destaque com esse meia, mas a produção ofensiva do meu time foi bem acima do comum pelas estatísticas (xG alto, muitos remates, boa parte à baliza), contra um adversário bem razoável (não era os bicho-papões dos times B, mas era o Estoril, que tinha acabado de cair e foi um dos que subiu no fim, inclusive). 

Por fim, sem querer abusar muito mas já abusando muito: vi que sua tática preferida é o 4-4-2. Como você configura? Consegue ter boa produção ofensiva sem depender tanto só dos atacantes? 

Eu queria uma formação que me desse mais solidez para jogos contra times mais fortes (como os de taça ou times B). 

Teve um jogo antes da fase degringolar de vez que eu usei aquele 4-4-1-1 que está no guia do perfeccionista que você traduziu. Foi louco, eu consegui uma vitória contra o Vitória de Guimarães, da primeira divisão, por 2x0, no grupo da Taça da Liga. Duas estocadas mortais. Mas nesse grupo tinha o Benfica (o principal), que passou o rodo em todo mundo e não deu nem chance para sonhar. Contra o Benfica, inclusive, eu usei essa tática, nem ameacei os caras e tomei o famoso "3x0 fora o baile". Também não consegui fazê-la funcionar na segunda contra os times B. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabio. Vamos por partes:

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu cheguei a tirar o jogar a partir da defesa em alguns jogos. Mas aí o time tentava uns lançamentos mais longos para sair jogando que, normalmente, davam errado.  Em vários casos, até geravam ataques do adversário. Acredito que seja porque meus zagueiros e laterais não tem bons atributos de lançamento, mas até tem passes razoáveis. Como time não costumava muito errar na saída de bola, mesmo quando pressionado, e no geral conseguia manter a posse (normalmente só perdia a bola lá na frente mesmo), eu voltei a colocar, porque achei até menos arriscado, inclusive defensivamente.

Eu tive esse problema também, no meu caso eu resolvi diminuindo a mentalidade. Você pode tentar pedir aos seus zagueiros para fazerem "Passes Mais Curtos" como instruções individuais e tirar o Jogar a Partir da Defesa, vê se o problema melhora e se te agrada.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

O levar a bola até a área foi parecido, mas esse eu posso tirar na próxima temporada: eu fico com a impressão de que, sempre que meu time tenta apressar a jogada, ele erra. Muitas vezes ele tenta fazer um cruzamento antecipado, a zaga corta e puxa um contra-ataque. Seria bom poder aproveitar os chutes de fora da área, mas só os meus meias tem bons atributos de remates de longe (vou falar sobre eles mais adiante). 

Eu deixaria o Levar a Bola para situações mais específicas, tipo quando o adversário está muito fechado e você precisa de paciência para abrir espaços.

 

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu realmente estou com esse dificuldade. Com base naquele mapa verde do jogo, no fim da temporada, nos últimos jogos, eu mudei os meus dois MCs para a função "construtor de jogo recuado" e com a tarefa apoiar. Quando eles estavam com a função "médio centro", o mapa apontava atrás deles "alguns problemas menores". Quando eu mudava para CJR, virava "sem problemas". E, de fato, eu passei a tomar bem menos gols com o adversário avançando em velocidade pelo meio e enfrentando os zagueiros no mano-a-mano. E, ofensivamente, eu gostei do resultado, porque eles continuam buscando desmarcar os colegas e chegando à frente, mas não de uma forma tão irresponsável quanto antes. 

Cheguei a colocar tarefa "defender" em um deles, mas o mapa já dava por "resolvida" a questão com a tarefa apoiar nos dois e, principalmente, eu achei que com defender esse meia praticamente não ajudava mais à frente. Talvez seja o caso de deixá-lo com "defender" só nos jogos mais difíceis e, nos equilibrados ou mais fáceis, deixar no apoiar? Ou você acha que pode funcionar melhor com outras funções? Eu vejo a AI jogando com mezzalas, mas fico com a impressão de que isso deixa o time meio exposto (90% das vezes que abro o relatório do adversário, lá diz que o time toma mais gol justamente do lado que o mezzala está - especialmente quando o time joga no 4-2-3-1 como eu). 

Essa é a tática que venho utilizando recentemente:

442wrex9a67240cfadb99e5.png


Repara como o mapa diz que há problemas nos dois flancos ali perto da área adversária e na intermediária deles? Pois é. Mas não faz o menor sentido, porque eu tenho dois alas completos e dois atacantes que se movem e ocupam o flanco se necessário (o Atacante Recuado e o N10). E porque uso um Mezzala e um Carrilero, que são meias que se comportam como pontas interiores - eles "abrem" para os lados quando o time tem a bola para apoiarem os laterais (ocupando a mesma zona que se fossem pontas instruídos a jogar pelo meio). Então eu vejo claramente durante o jogo que essas zonas que mencionei estão ocupadas e preenchidas, e que o time faz o que eu quero.

Se eu fosse seguir o mapa eu provavelmente ia mexer - mas só perdi uma partida em 16, e no geral mudou pouca coisa em relação ao que está aí em cima. No meu lugar você mudaria por conta do mapa ou confiaria nos resultados e no que você vê em campo? 

Minha sugestão é que ignore o mapa e os conselhos dos adjuntos - não vale muito a pena.

Quando se trata de 4-2-3-1, a dupla ideal para mim é um meia com tarefa defender, que joga mais perto da linha defensiva - MC-D, CJR-D ou MRB-D - com o suporte de outro que apoia um pouco mais o ataque mas não desguarnece muito a defesa (MC-Ap, MAA-Ap, MRB-Ap ou CJR-Ap). Mas eu nunca usaria dois CJR, eles são organizadores de jogo e tendem a atrair a bola, seu time fica mais lento e tende a lerdar demais o jogo.

Por outro lado, nenhuma função funciona de forma isolada - é preciso encaixar os laterais com os meias com os meias ofensivos e os atacantes, de forma que todos funcionem dentro do estilo que você procura.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Os laterais, de fato, são um problema sério para mim. É bem difícil encontrar bons laterais. Os meus são basicamente defensivos. Um deles, inclusive, é um zagueiro adaptado por ali, porque também tem a função DL como natural, mas joga também como central. Além disso, eu fico bem receoso de usar alas, justamente por jogar sem essa cobertura no meio, como você mencionou. 

No 4-2-3-1 você acha que dá pra usar alas? Em qual tarefa? Seria bom ter quem desse amplitude ao time, mas jogando só com dois CJRs fico pensando na defesa sofrendo com essa configuração.

Dá para usar alas sim, mas como eu disse em cima, é relativo. Depende do estilo que seu time vai utilizar e de como eles vão se combinar com as outras funções.

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Uma coisa que deu razoavelmente certo foi: reduzir a largura defensiva (forçar o adversário pelos flancos) e botar os pontas marcando os laterais, inclusive mando marcar apertadamente e pressionar, nas instruções de oposição. Contra times do mesmo nível (muitos jogando num 4-2-3-1 com extremos invertidos ou avançados interiores de um lado ou até dos dois) eu passei a tomar bem menos gol de cruzamento e, fechado pelo meio, os caras também tinham dificuldade de entrar. O time engatou algumas vitórias magras assim (1-0, 2-0), sem dar golear, mas sem dar chances. Na reta final eu só enfrentei um time bem mais forte, que foi o Sporting B: meu time segurou bastante o jogo, mas no fim a água mole em pedra dura tanto bateu até que furou e perdi de 1x0, com o meia pela direita deles ganhando do meu lateral e cruzando mesmo assim. Não se pode ter tudo.

Você descobriu uma boa estratégia defensiva e acho esse um passo fundamental. Inclusive dá para usar ela como ponto de partida para criar uma estratégia geral de jogo, se você quiser. 😄 

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Você acha melhor usar um extremo de um lado e um avançado interior do outro? Quais tarefas você acha que funcionam melhor? E como encaixar o CA e o MO? 

Na tática da reta final, eu deixei o CA na função avançado completo (peguei um cara bom) e na tarefa apoiar, para ele sair da área, puxar marcação e enfiar a bola, enquanto os avançados interiores entravam. Foi assim que saiu a maioria dos meus gols nos últimos jogos. Mas como o jogo era pelo meio, de fato, contra defesas que fechavam o meio (como eu fazia, inclusive) o meu time teria bastante dificuldades. 

Como eu disse mais em cima, depende. Depende do estilo de jogo, depende dos jogadores que você tem, depende da expectativa do time para a liga...tudo é muito relativo, entende? Você pode usar um Extremo e um AI e dar tudo errado e outra pessoa usar e a coisa funcionar bem - porque o estilo de jogo da outra pessoa, os jogadores disponíveis, a perspectiva do time e as instruções utilizadas se encaixam com essas funções. Em tática o ideal é nunca pensar de forma isolada, mas coletiva 🙂 

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Outra posição que tenho dificuldade de encaixar é o MO. Já deixei na função "médio ofensivo", já deixei como CJA, ambos como apoiar (já que os AIs estão em atacar). Assim, não ficava ruim, ele até fez gols de fora da área e deu assistências, mas tinha jogo que ele ficava muito preso na marcação. Será que, como já estou usando o avançado completo no apoio, fica melhor botar esse meia como avançado sombra (ele tem bons atributos), para ter mais gente entrando na área?

Eu testei isso num único jogo, mas como eu disse, a paciência tava baixa e eu estava querendo passar o jogo mais rápido. Esses jogos eu vi no "resumo". Não vi nenhum lance de destaque com esse meia, mas a produção ofensiva do meu time foi bem acima do comum pelas estatísticas (xG alto, muitos remates, boa parte à baliza), contra um adversário bem razoável (não era os bicho-papões dos times B, mas era o Estoril, que tinha acabado de cair e foi um dos que subiu no fim, inclusive). 

Já mencionei o fato que tudo é relativo? Hehehehe

Se você voltar um pouco no print do 4-4-2 diamante, vai observar que eu uso um Sombra. Mas nem sempre foi assim, eu comecei a temporada com um meia construtor (Meia Ofensivo Atacar/Apoiar), um atacante mais recuado (Falso 9 e depois Recuado) e um outro responsável por fazer os gols (era Completo Atacar e depois Trabalhador Atacar) - que é um desenho clássico dos anos 80 e 90. 

Não deu certo. Por quê? Porque o futebol mudou pra caramba desde os anos 80 e 90 e hoje faz mais gol quem acha mais espaço - ou quem nega mais espaços. Os adversários recuavam as linhas, colocavam volante no centro e o trio que eu utilizava não dava a movimentação necessária para abrir os espaços, o atacante goleador ficava sobrecarregado e eu dependia ou da bola parada, ou de um cruzamento para ganhar os jogos. Quando a bola parada deixou de funcionar, parei de ganhar. Foi a tática que parou de funcionar? Não, ela nunca funcionou, apenas os gols estavam me dando a ilusão que funcionava.

Quando eu decidi mudar, me vi num dilema. Sabe por quê? Eu usava um Trinco e dois Carrileros, que são a função mais segura quando você joga sem pontas, mas se eu tirasse o MO, eu ficaria sem criatividade; o MO Apoiar jogava muito perto do meio e isolava os atacantes; e o MO Atacar ajudava os atacantes mas abandonava o meio e eu ficava sem opções pelo centro. Ou seja, o MO precisava sair mas alguém tinha que "substituir" ele criando as jogadas, buscando espaços, fazendo passes e tentando abrir as defesas adversásias.

Para tirar o Meia Ofensivo eu tinha que dar a outro jogador - ou a outros - mais responsabilidade criativa, entende? Porque senão o time ia ficar burocrático pra caramba, não ia ter ninguém pra "pensar" o jogo. Eu pedi ajuda no fórum da Sports Interactive e me sugeriram colocar o Mezzala em vez de outro Carrilero, mas para fazer essa mudança eu tive que alterar todo o lado em que ele joga - o lateral ficou menos agressivo e o atacante também, passou a ser um homem mais de suporte. Com o meia central subindo mais, se não mudasse isso eu ia ficar com o flanco mais exposto.

Só depois disso resolvido de fato é que foi possível mexer no meia ofensivo central - já que agora ele não precisava mais ser tão criativo - e o @#Vini deu a ideia de colocar o Sombra. Isso desconstrói um pouco o desenho tradicional do 4-4-2 diamante que ficou famoso em outros tempos: meu centroavante joga na meia ofensiva e meu N10 é um atacante, o inverso do que acontecia nos anos 80 e 90 quando o N10 era o meia ofensivo e um dos atacantes era o centroavante. A ideia de usar o Armador Recuado Defender veio depois, quase por acaso, porque diante de uma lesão eu coloquei o Callum Jones ali e essa é uma função natural dele, ele foi bem e devo deixar assim. Acabou que deu certo porque o CJR D e o Mezzala dividem a parte criativa, o Carrilero faz o "trabalho sujo" e cobre as subidas do lateral, e o Sombra pode ficar liberado para agredir e marcar gols, com o suporte dos dois atacantes mais a frente.

Repare que, pra uma decisão simples - trocar o meia ofensivo - eu precisei mexer em um monte de outras coisas e levar uma série de elementos em conta, porque eu sabia que essa mudança se feita sem cuidado iria desequilibrar o time inteiro. Aliás minto, eu cheguei a testar o Sombra com dois Carrileros e foi um desastre, o time ficou mais ofensivo mas eu tinha basicamente um "10" que entrava agressivamente na área e dois meias muito abertos, abrindo um buraco e deixando o pobre Trinco sozinho para lidar com os contragolpes. 

Toda mudança, toda troca, toda alteração tática precisa ser pensada com cuidado dentro daquilo que você está tentando ou pretendendo fazer. Simplesmente mudar por mudar tende a não resolver o problema, porque funções, tarefas e instruções funcionam sempre em conjunto e nunca de forma isolada, e sempre relativas aos jogadores e elenco que você tem. 😉 

15 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Por fim, sem querer abusar muito mas já abusando muito: vi que sua tática preferida é o 4-4-2. Como você configura? Consegue ter boa produção ofensiva sem depender tanto só dos atacantes? 

Eu queria uma formação que me desse mais solidez para jogos contra times mais fortes (como os de taça ou times B). 

Teve um jogo antes da fase degringolar de vez que eu usei aquele 4-4-1-1 que está no guia do perfeccionista que você traduziu. Foi louco, eu consegui uma vitória contra o Vitória de Guimarães, da primeira divisão, por 2x0, no grupo da Taça da Liga. Duas estocadas mortais. Mas nesse grupo tinha o Benfica (o principal), que passou o rodo em todo mundo e não deu nem chance para sonhar. Contra o Benfica, inclusive, eu usei essa tática, nem ameacei os caras e tomei o famoso "3x0 fora o baile". Também não consegui fazê-la funcionar na segunda contra os times B. 

Bem, eu gosto de diferenciar "tática" e "formação".

Tática para mim é o conjunto completo - instruções de equipe, de jogador, funções, tarefas, formação, instruções à oposição, tudo.

Formação entendo como mais simples, é um conjunto de posições - por exemplo um 4-4-2 é uma formação que te dá um conjunto com um goleiro, dois laterais, dois zagueiros, dois meias laterais, dois meias centrais e dois atacantes. Um 4-2-3-1 te daria um goleiro, dois laterais, dois zagueiros, dois meias centrais, dois pontas avançados, um meia ofensivo e um atacante. Toda tática tem uma formação, mas nem toda formação tem uma tática (hehehe).

Só para dizer que assim, eu gosto da "formação" (conjunto de posições) 4-4-2 e variações, porque adoro duplas de ataque e prefiro meias laterais que meias avançados.

A configuração do meu 4-4-2 depende do meu objetivo. Se eu quero um jogo mais reativo, de bola mais longa e jogando no contragolpe, eu começaria optando por uma formação 4-4-2 inglês básica (ou um 4-4-1-1), ou um 4-2-2-2 com dois volantes, porque essas duas opções têm apenas um ou dois jogadores no campo adversário e oito ou nove do meio para trás, o que ajuda meu time a negar e fechar os espaços para poder contragolpear. E a partir daí desenharia as funções e tarefas para atingir esse objetivo, usando as instruções para complementar a coisa. 

Se eu quisesse um jogo mais propositivo - eu controlo o jogo, eu controlo a bola, eu pressiono alto, eu me defendo atacando - eu optaria por um 4-4-2 ou variação que tivesse três ou mais jogadores no campo de ataque adversário, porque a maioria das equipes faz a saída de jogo com três, quatro ou cinco jogadores e eu preciso de mais opções para "apertar" a saída de bola. Nesse sentido não tenho muitas opções, em geral teria que ser um 4-3-1-2 "argentino" ou um 4-4-2 diamante (como o atual). Ou eu poderia partir de repente para um 4-2-4, que apesar de não ser uma variação direta do 4-4-2 e ter os meias avançados que eu não gosto, ainda tem a dupla de ataque que eu gosto. Nesse caso eu abriria mão dos meias laterais para ganhar um quarteto de frente, que ao iniciar a pressão poderia causar sérios problemas para as defesas adversárias - e provavelmente alguns para a minha com uma marcação tão adiantada. Mas aí seria questão de ir ajustando aos poucos.

Tipo, ficou mais claro agora como eu costumo pensar e desenhar a parte tática? Não é a única forma, certamente, tem gente que faz de forma mais simples, mas é a maneira como eu me sinto mais confortável. 

Como eu comentei ali em cima, você escolheu o 4-2-3-1 e desenhou uma boa estratégia defensiva. Quer ajuda para seguir a partir desse ponto e organizar um estilo de jogo a partir daí? Só falar que a gente pensa junto em alguma coisa. 😉 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi @Tsuru

Peço mil desculpas por voltar aqui depois de séculos. Eu fiquei um bom tempo sem jogar, por vários motivos.
 

Aí vi há um tempo a data de lançamento do FM22 e me animei a voltar. Mas ao invés de retomar meu save, eu decidir iniciar um novo com o Fluminense. 
 

Eu usei essa última formação que comentei acima. No ataque eram dois AIs com tarefa de ataque. No centroavante eu comecei usando um avançado recuado apoiar e depois mudei para um avançado completo apoiar, depois que chegou um novo reforço. O médio ofensivo variou entre CJA ap e avançado sombra, porque eu continuo sem saber o que fazer com ele. O resto eram dois CJR ap. 
 

Os resultados foram de certo modo razoáveis: ganhei o Carioca (com certa sorte, porque o Vasco eliminou o Flamengo na semi), fui eliminado precocemente na Copa do Brasil e não passei das quartas na Sul-Americana (essa doeu porque eu tomei uma goleada de um time muito mais fraco no jogo de ida e não reverti). No Brasileiro foi onde o time foi “melhor”: a previsão era que ficasse em 9º, e o time ficou em 4º, garantindo vaga na Libertadores, que era um objetivo que eu tinha estabelecido.

Ainda está de pé aquela oferta de ajuda específico, a partir do time que eu estou jogando? Acho que o time pode tentar algo mais significativo na próxima temporada, e queria ver o que pode ser feito. O que você precisa? 

Eu definitivamente cheguei à conclusão de que entendo muito pouco do jogo, queria melhorar isso antes do FM22 chegar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2021 em 22:14, fabioaraujo89 disse:

Oi @Tsuru

Peço mil desculpas por voltar aqui depois de séculos. Eu fiquei um bom tempo sem jogar, por vários motivos.
 

Aí vi há um tempo a data de lançamento do FM22 e me animei a voltar. Mas ao invés de retomar meu save, eu decidir iniciar um novo com o Fluminense. 
 

Eu usei essa última formação que comentei acima. No ataque eram dois AIs com tarefa de ataque. No centroavante eu comecei usando um avançado recuado apoiar e depois mudei para um avançado completo apoiar, depois que chegou um novo reforço. O médio ofensivo variou entre CJA ap e avançado sombra, porque eu continuo sem saber o que fazer com ele. O resto eram dois CJR ap. 
 

Os resultados foram de certo modo razoáveis: ganhei o Carioca (com certa sorte, porque o Vasco eliminou o Flamengo na semi), fui eliminado precocemente na Copa do Brasil e não passei das quartas na Sul-Americana (essa doeu porque eu tomei uma goleada de um time muito mais fraco no jogo de ida e não reverti). No Brasileiro foi onde o time foi “melhor”: a previsão era que ficasse em 9º, e o time ficou em 4º, garantindo vaga na Libertadores, que era um objetivo que eu tinha estabelecido.

Ainda está de pé aquela oferta de ajuda específico, a partir do time que eu estou jogando? Acho que o time pode tentar algo mais significativo na próxima temporada, e queria ver o que pode ser feito. O que você precisa? 

Eu definitivamente cheguei à conclusão de que entendo muito pouco do jogo, queria melhorar isso antes do FM22 chegar. 

Oi Fabio. Em geral achei os resultados do Fluminense muito bons, então assim, me parece que você está no caminho certo apesar da goleada na Sul-Americana, que parece aquele ponto fora da curva que de vez em quando acontece.

Como a gente falou anteriormente, existem várias formas de você construir uma tática. Tem treinadores mais na linha do Cuca e do Dorival Júnior, por exemplo, que são "impositivos" - não interessa muito o time que ele tenha ou quem seja o adversário, ele impõe um jeito específico de jogar e pronto. Tem outros como o Abel Ferreira, do Palmeiras, e o próprio Sampaoli, que são "adaptativos", ou seja, eles tentam armar a equipe de forma a tirar partido de uma fraqueza adversária específica ou mesmo do que acontece no jogo, modificando algumas coisas a cada jogo ou durante cada partida. Tem outros como o Renato Gaúcho que são mais "motivadores", focam mais em levantar o moral do grupo e deixam os jogadores mais à vontade em campo para resolverem os problemas que aparecerem. E devem existir outros, quiçá muitos outros estilos. No fim é tudo sobre tática, ou seja, como abrir espaço na defesa adversária para marcar gols, e como negar espaço na sua para que o adversário não faça os dele (ou não aproveite as chances que tiver, ou ainda, aproveite as chances menos do que você). Seja qual for o seu estilo, em algum momento ele vai falhar e ter isso em mente é sempre importante pra evitar mudanças muito bruscas sem necessidade.

Importante definir, portanto, com qual estilo você se sente mais confortável. Considerando a realidade do FM, temos alguns, digamos, mais comuns:

  • Estiloso: Esse é aquele treinador que tem uma ideia específica de como quer que a equipe jogue, seja porque quer emular um time da vida real como o Leicester, o City ou a Atalanta, ou porque simplesmente gosta de um tipo de jogo (tipo pressão alta ou contra-ataque). Para ser esse tipo de treinador você precisa da ideia de como quer o time jogando e precisa contratar jogadores cujos atributos se encaixem com o estilo. Querer pressão alta com atletas que tenham péssimo passe, sejam ruins de antecipação, marquem mal, não saibam roubar a bola e não tenham criatividade para lidar com defesas fechadas (porque é assim que os adversários combatem esse estilo, fechando espaços) é sinal que sua equipe tende a ser irregular, não conseguindo executar sempre bem o que foi pedido. Há quem diga "sou estiloso, meu time joga assim e a irregularidade faz parte", e tá tudo certo. O problema é querer a regularidade sem ter as ferramentas adequadas para isso. Se você quiser seguir pelo caminho estiloso, me fala mais ou menos o estilo que você quer no Fluminense e a gente pode trabalhar os dois aspectos: os atributos que você precisa buscar nos jogadores e a formação com as funções/tarefas (porque é ela que define o estilo, e não as instruções de equipe que apenas o refinam).
     
  • Estiloso-flexível: Esse cara reúne um pouco das duas coisas. Ele gosta da equipe dele jogando de uma forma específica, mas essa forma em si não importa tanto e pode variar conforme o que ele tem nas mãos. Então com o Fluminense ele pode, sei lá, atuar mais no contra-ataque e se for pro Flamengo ele pode migrar pra um estilo de pressão alta e controle de bola, por exemplo. Nesse caso aqui, antes de buscar no mercado os jogadores com atributos necessários, ele olha para a própria equipe e diz "o que esses caras podem fazer de melhor?". Com base na resposta, ele pensa um estilo de jogo que se encaixe com o que ele tem (novamente, a partir das funções e tarefas) e vai refinando isso aos poucos até chegar num ponto que considere bom. Se você quiser ser um estiloso-flexível, me manda um print do elenco principal do Fluminense e o print dos três melhores jogadores da equipe que a gente tenta pensar algo em cima do que eles são capazes de fazer.
     
  • Estiloso-preguiçoso: A preguiça não é necessariamente ruim, desde que você encontre formas de lidar com ela. Avaliar seu elenco pra encontrar um estilo de jogo nem sempre é fácil, tem gente que não tem tempo nem paciência, e aí entra esse estilo aqui. Em vez de avaliar você o que seu time sabe fazer de melhor, você entra no criador de táticas e observa o que o seu adjunto sugere como estilos de jogo. Essas sugestões não são aleatórias, nem à toa - um time cuja sugestão é atuar no Contra-Ataque Fluido é provavelmente uma equipe técnica e forte para o nível da divisão, mas não o suficiente para ser dominante. Uma equipe focada em Bater Direto ou Contra-Ataque Direto é possivelmente mais fraca que as demais, mas tendo condições de atuar na velocidade e na bola longa. A partir daí você tem dois caminhos: você pode seguir à risca o estilo de jogo sugerido pelo adjunto e ir ajustando até ficar do seu gosto (e ajustar não é mudar tudo), ou você pode usar a sugestão dele como uma dica para construir algo próprio com base no elenco que você tem. Se você quiser ir por esse caminho, me manda o print da tela com as sugestões do adjunto e mais o print do seu elenco que a gente vê o que é possível fazer.
     
  • Flexível: Existem várias formas de ser flexível no FM mas, como você está começando, eu sugiro a mais simples. O flexível olha o elenco todo, observa quem são os três/cinco melhores jogadores e pensa uma formação em que todos se encaixem, levando em conta a função e tarefa naturais de cada um. Aqui ele pode encaixar três, quatro ou até os cinco (que seria o ideal), e vai numa linha bem simples. Se o elenco tem um atacante baixo e técnico e um alto e forte, e dois pontas muito bons e são eles quatro dos cinco melhores jogadores, um 4-4-2 inglês com uma dupla "grandão e baixinho" parece ser um caminho. Se o elenco tem um bom atacante de suporte, um ponta goleador, um ponta veloz e um baita volante, um 4-1-4-1 DM Wide parece ser uma boa escolha. A partir da escolha da formação e da distribuição das funções e tarefas, o flexível coloca mentalidade Equilibrado e usa nenhuma instrução. Nenhuma, zero mesmo. Ele passa a acrescentar as instruções de equipe, de forma pontual ou definitiva, conforme o andamento de cada partida. O time está rifando demais a bola? Ele vai lá e pede "Passes mais Curtos". Precisa de um gol e o adversário está muito fechado? "Ser Mais Expressivo" ou "Jogar mais Aberto" pode ser uma ideia. Há necessidade de um gol e o jogo está acabando? Sobe a mentalidade pra "Positiva". Tem gente que adora jogar assim, porque reage ao que acontece no campo e dá menos trabalho do que ficar imaginando um estilo e tentando fazer ele acontecer. Mas aí o que se economiza em construção se utiliza no campo, na hora do jogo, em poder de reação. Se você quiser ir por esse caminho, me manda o print do elenco do Fluminense e dos cinco melhores jogadores que a gente constrói a partir daí.
     
  • Flexível-pragmático: É uma variação do estilo acima e eu hoje me vejo mais nela (embora isso mude muito e eu já tenha flutuado por todas as outras). A forma de construir é similar ao do estilo Flexível, mas o pragmático está menos focado em se adaptar ao adversário e mais em resolver problemas do seu time. Se ele constrói uma formação sem volante e sem meia ofensivo e observa que o time está rifando demais a bola, perdendo a posse, porque os meias jogam mais longe dos zagueiros e os atacantes dos meias, ele tenta mudar alguma coisa no sentido de corrigir esse problema, e não porque a equipe ganhou ou perdeu o jogo ou porque esse problema surgiu numa partida específica. Se ele está tomando muitos gols de bola nas costas, tenta pensar numa forma de resolver especificamente isso. Geralmente há um foco em um problema durante determinado período de tempo buscando exatamente resolver e, quando se chega a um ponto bom, se volta para outra questão que está surgindo. Ou, se as coisas estiverem indo bem, ele não mexe até que seja novamente necessário. A diferença para o Flexível puro é, como comentei, que o olhar é mais amplo e mais no sentido de resolver problemas, em vez de se adaptar ao que acontece no campo. E existe uma tendência de que a versão pragmática tenda a se estabilizar em algum momento, enquanto o Flexível puro tende a continuar se adaptando jogo a jogo. Se você quiser ir por esse caminho as informações são as mesmas da flexível.

E haverá outros estilos, o importante é você escolher o que se sinta mais confortável como comentei. Escolher não é nem de longe obrigatório, mas acho eu que te ajuda a definir um rumo no jogo e te orientar no sentido do que e como mudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, @Tsuru!

Rapaz, muito bom esses perfis de treinadores.

Eu gostaria de ser flexível ou flexível-pragmático, mas acho que acabou caindo no “estiloso”, não por preferências bem determinadas, mas por teimosia.

Quando eu encontro uma tática que dá mais ou menos certo, eu acabo encasquetando com ela. Mas aí ela para de funcionar e eu me frustro, porque, para ser sincero, tenho dificuldade em analisar o jogo e entender muito bem porque ela para de funcionar ou como corrigir as falhas. 

Eu não gosto de seguir os conselhos do adjunto porque eles soam meio contraditórios para mim. Nesse caso desse save, ele recomendou “tiki-taka em profundidade”, “jogar pelos flancos ” ou “estacionar o autocarro”.  Eu não botei a tela aqui porque não consegui girar a foto.

Vou botar as telas aqui, mas vou fazer uma breve explicação: logo depois que eu botei a postagem aqui, eu comecei um save extra, de teste. Resolvi pegar o Orlando City na MLS e a ideia era bem básica: pegar umas táticas que vi as pessoas usando, em posts do fórum, em saves que foram bem sucedidos, e ver se alguma delas “funcionava”. Isso é bem preguiçoso, eu sei, porque não necessariamente uma tática vai funcionar sempre e em todo lugar, mas eu queria ter umas ideias.
 

Uma das que eu vi foi um 4-4-2 losango com extremos que, para ser franco, eu jamais pensei em usar. Pois bem, usei ela no Orlando e…o time desandou a ganhar. Mas desandou a ganhar mesmo: eu fui campeão da temporada regular (Supporters Shield) com 21 pontos de vantagem. 21! E sem esforço: eu botava pra jogar, fazia uma coisa ou outra na partida, substituía e o time ganhava. Chegou no mata-mata e o time passou um susto na final da Conferência Leste (empatou em 2-2 com o DC United e levou o título nos pênaltis) e voltou a massacrar na final da MLS Cup, fazendo 5-0 no Seattle. Eu fiquei besta. Nunca tinha tido um save assim. E o time não era nem de longe um dos melhores da liga, estava bem na média, mesmo depois que eu trouxe alguns reforços que ajudaram a encorpar.  Tinha pelo menos uns 4 ou 5 times melhores que o meu, talvez mais. 
 

Surpreendentemente, eu gostei do estilo mais direto e de forte pressão que ele usava nas instruções (o time brigava pela boa, tentava o passe para o MOC ou PLs e caixa). 
 

Aí eu resolvi usar essa tática naquele save do Flu. O time começou magnificamente bem também, inclusive nos clássicos. Dessa vez perdeu no Carioca, para o Fla, mas num jogo duro, sendo que eu tinha ganhado deles na fase preliminar. Na Libertadores classifiquei em primeiro num grupo difícil com River Place, Alianza Lima e Atlético-PR. Pensei que no Brasileiro o time ia ir bem, mas que nada. Desastre, começou mal e passou despencar na tabela. Comecei a não ganhar nenhum jogo, nem os mais ridículos. Além disso TODOS os meus jogadores começaram a ir super mal nos treinos, com notas baixíssimas. Nunca tinha me acontecido isso. Fiquei tão puto que desisti desse save. Achei que não tinha mais salvaçãoe resolvi recomeçar. Eu poderia ficar para jogar o resto da Libertadores, mas fiquei irritado. 
 

Você acha que tem a ver com o treinamento individual/coletivo? Eu nunca tive problemas com treinamentos individuais, eu dou bastante atenção a isso e normalmente meus jogadores vão bem, dessa vez que deu tudo errado.
 

Quanto ao treino de equipe, a versão Xbox é muito mais limitada e funciona como a versão Touch, então fica difícil saber o que fazer. Nesse save do Orlando eu deixe setado em “posse” e o time ganhou tudo, não entendi como, mas no geral eu tento variar um pouco entre físico, técnico e atacante, pelo menos, usando defesa quando o time está sofrendo muitos gols de forma não específica (toma gol de tudo que é jeito). 
 

Pois bem, cá estou eu de volta ao Flu de 2021, mas essa vez eu comecei usando o 4-4-2 que falei acima. A pré temporada me assustou um pouco, com o time empatando uns jogos fáceis, e no Carioca foi bem. Perdeu só para o Flamengo na fase inicial, mas dessa vez ganhou na final e levou o caneco. 
 

No Brasileiro o time tá bem, na Sul-Americana classificou para as oitavas com uma rodada de antecedência (o Newells Old Boys no grupo me preocupou um pouco quando saiu o sorteio, mas não ameaçou). Mas é aquilo né? É questão de tempo até a má fase vir com vontade, e ela sempre vem. Até porque eu não consegui contratar ninguém, só um centroavante bem mais ou menos, e ainda perdi 2 jogadores que não quiseram renovar os empréstimos. O elenco é muito curto. 

Até por isso vou precisar ainda mais da sua ajuda, para ter alternativas, para ter táticas que eu possa tentar usar quando a atual começar a fazer água. 
 

melhores jogadores: o LD (Calegari) é muito bom, os zagueiros são bons (Nino e Lucas Claro), e tenho dois jogadores bons que fazem bem as pontas (Michel Araujo e Marcos Paulo), embora possam ser irregulares. No meio não tem muitas opções além de Ganso e Nene, que estão mais velhos, aí cansam ou se machucam. No ataque, o Fred começa a temporada bem, depois o declínio é rápido e cruel. Eu acabo tentando sempre trazer alguém ou usar Marcos Paulo no lugar. 

https://ibb.co/34pm8GN


A tática principal atual: 

https://pt-br.imgbb.com

Instruções: 

Com posse: 

com extremos

ritmo mais baixo

passar para o espaco

 jogar a partir da defesa

Cruzamentos variados 

transição:

contra pressao

 contra atacar

Sem posse:

linha de pressão mais alta

linha defensiva normal 

pressão muito mais urgente

marcação apertada

desarmes mais agressivos

 

A tática secundária:

https://ibb.co/YZJzTBc

 

Instruções: 

Com posse: 

Passes mais curtos

Muito estreito

 jogar a partir da defesa

Cruzamentos variados 

 

Em transição:

reagrupar

 contra atacar


Sem posse:

nada

 

como você montaria sua tática se tivesse esse elenco? 

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update:

terminei a temporada e avancei na próxima.

Em 2021: Campeão Carioca, eliminado nas quartas da Copa do Brasil e da Sul Americana por Atletico-MG e LDU, que terminaram campeões desses torneios. O Racing ganhou a Libertadores. 

no Brasileirão, um frustrante 2° lugar, depois de ter liderado a maior parte do campeonato. Veio uma má fase no fim e atrapalhou tudo. O Grêmio deu uma arrancada no fim e levou. Na penúltima rodada, a diferença para o Grêmio era de apenas um ponto, e tinha um confronto direto: era a minha chance. Mas meu jogador fez o favor de ser expulso com 4min de jogo. Ainda arranquei um empate. Uma combinação de resultados ainda poderia me dar o título na última rodada: eu tinha que vencer o CAP e o Grêmio não podia vencer o Ceará. Fiz a minha parte com louvor, mas não deu, o Grêmio venceu o Vozão e ergueu a taça. 
 

2022: um começo muito estranho. No Carioca, um empate louco em 3x3 com o Vasco (que caiu para a B no Brasileiro anterior), em que saí perdendo de 3x0, derrota para o Flamengo, vitória contra o Botafogo. Semifinal contra o Voltaço, final contra o Fla, perdi nos pênaltis. 
 

Na Libertadores, uma campanha vexatória: eliminado na fase de grupos. Tudo bem que o grupo era difícil (Boca, Libertad e América de Cáli), mas nada justifica. Fiquei em 3°, só para cair nas oitavas da Sula para o Corinthians. 
 

no Brasileiro, um começo irregular. Lá para a 10ª rodada, o time encaixou. Está firme no segundo lugar, com 30 disputados, mas o Flamengo abriu uma dianteira bizarra, mesmo com jogos a menos por causa do Mundial de Clubes (vencido pelo Tottenham - nenhum time fora da Europa passou da fase de grupos). É praticamente impossível tirar a taça deles. 
 

Mas a glória veio numa Copa do Brasil com jogos únicos por conta do calendário espremido pela Copa do Catar. As oitavas contra o Fortaleza foram insanas, com um 5-4 a meu favor. Depois, vitórias sobre Ceará, Atlético-PR e uma goleada na final, por 4-0, com gosto de vingança, sobre o mesmo Grêmio que me tirou o título brasileiro ano passado. Os humilhados as vezes são exaltados. Morri de medo porque dois jogos antes perdi meu melhor marcador - Michel Araujo - e o Luccas Claro, mas deu tudo certo no fim. 
 

fiquei feliz, essa tática aí me deu um títulos legais (os da MLS, essa CdB)…ela não é perfeita, eu tomo muitos gols nas costas desses laterais invertidos e numas bolas enfiadas pela falta de cobertura à frente da zaga, e quando os homens da frente não estão num bom dia, eu sofro. Mas é o que tem pra hoje. 
 
Isso tudo porque estou na emoção de ter acabado de ganhar essa final, mas também para dizer que ainda quero ter seus insights, @Tsuru. 

O elenco ficou um pouco diferente, mas os principais são os mesmos. A maioria dos jogadores que chegou foi para em encorpar o elenco. Consegui fazer com que Marcos Paulo jogasse como médio direito (extremo apoiar), e embora o Michel Araujo também tenha aprendido a jogar como médio esquerdo (tb extremo apoiar), esse tem se destacado como o ponta de lança atacar mesmo. No lugar do Fred entrou o Cano, o Nene saiu e o Ganso tá lá, mas quem tá como MOC é o Miguel Silveira, que fez um hat trick nessa final. 

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @fabioaraujo89.

O que provavelmente aconteceu no Orlando é que você escolheu um estilo de jogo bem adequado à equipe que tem, e aí a coisa encaixou naturalmente. Seja ele adequado em termos de atributos, seja porque a execução era possível com os jogadores que você tinha. Tanto é assim que quando tentou "importar" a tática pro Flu a coisa já não teve o mesmo resultado.

Sobre o Flu atual, olhando só o elenco eu iria com um 4-2-3-1 nessa linha aqui:
 

image.png.3ff0615962493badc8cc91a196e9901b.png


No extremo da esquerda (Ponta Apoiar, ou W-Su em inglês) eu usaria o Marcos Paulo e colocaria a instrução individual pra "Deambular da Posição", de forma que você tem um extremo de comportamento mais imprevisível. 

Começaria exatamente assim - mentalidade Positiva e nenhuma instrução inicial. Ia pra um jogo e colocava no jogo completo, assistia e procurava entender o que tá acontecendo no campo. Tem alguma coisa te incomodando? O que funciona e o que não? Fazia isso por três partidas seguidas e ia sempre anotando. Depois parava e tentava pensar que tipo de instruções você precisa adicionar (se é que precisa) pra resolver os problemas que surgiram. Já que é mais difícil pra você pensar numa forma de jogo a partir do elenco, tenta usar o campo pra encontrar essa forma.

E depois conta pra gente se a experiência deu certo, quais as dificuldades que você encontrou e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Tsuru,

vou criar aqui e usar. Ainda não retomei esse save, mas vou fazer isso em breve e será bom porque talvez eu acabe tendo uns 4 ou 5 jogos (se duvidar até mais) que para mim serão só pra cumprir tabela, mas para os times da IA serão pra valer, então vai dar pra testar em um ambiente competitivo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...