Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posse de bola e eficiência no ataque


Gustavo Passos

Posts Recomendados

Pessoal, peço a ajuda dos "craques" nas taticas aqui.

Sempre joguei com toques mais diretos, e até vinha dando certo. Mas tinha pouca posse de bola, poucos toques entre os jogadores e tal.
Agora, montei uma tatica, que está boa demais na posse de bola (no minimo 60% por jogo, e já tive jogos com 75 a 80%), e cerca de 650 a 900 passes. O problema é que estou achando ela com uma eficiencia muito ruim no ataque. Ganho de 1 a 0, 2 a 1, empato de 0 a 0, e as vezes perco. Na formação, parece uma formação defensiva mesmo, mas como disse, é pra privilegiar a posse de bola.

Ela tá assim:

               GK 
                L
        BPD    BPD
WBS   VOL    DMD  WBA
         SS      APS
               CF

Jogo em ingles, então as posições são:
L = Libero
BPD = Zagueiro 
VOL = Segundo volante
SS = Shadow Striker

Depois mando uma foto da tatica, mas jogo no Control.

Alguma dica de mudar alguma dessas posições pra ficar mais ofensiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende mais da estratégia de jogo (temporização, largura, instruções coletivas e individuais) que das posições em campo - embora jogar com 3 zagueiros, que já foi algo que eu usei muito, de uns tempos pra cá ficou inviável por deixar minhas táticas vulneráveis a contra-ataques pelo espaço entre a defesa e o meio.

Mas se você está conseguindo bom domínio o próximo passo é ver as chances criadas e qual a circunstância dos chutes a gol (ou falta deles).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Passos disse:

Pessoal, peço a ajuda dos "craques" nas taticas aqui.

Sempre joguei com toques mais diretos, e até vinha dando certo. Mas tinha pouca posse de bola, poucos toques entre os jogadores e tal.
Agora, montei uma tatica, que está boa demais na posse de bola (no minimo 60% por jogo, e já tive jogos com 75 a 80%), e cerca de 650 a 900 passes. O problema é que estou achando ela com uma eficiencia muito ruim no ataque. Ganho de 1 a 0, 2 a 1, empato de 0 a 0, e as vezes perco. Na formação, parece uma formação defensiva mesmo, mas como disse, é pra privilegiar a posse de bola.

Ela tá assim:

               GK 
                L
        BPD    BPD
WBS   VOL    DMD  WBA
         SS      APS
               CF

Jogo em ingles, então as posições são:
L = Libero
BPD = Zagueiro 
VOL = Segundo volante
SS = Shadow Striker

Depois mando uma foto da tatica, mas jogo no Control.

Alguma dica de mudar alguma dessas posições pra ficar mais ofensiva?

Posta suas instruções de equipe. 

Sua recuperação de bola está se dando na maior parte em que fase do campo? Geralmente as táticas de posse fazem você ter menos finalizações mesmo, ela objetiva sofrer o mínimo de chutes do adversário possível. Notei que você optou jogar com o Libero ao invés de um volante, isso faz com que a roubada de bola ainda no campo de ataque diminua, e esse artifício é muito importante na criação de chances de gol, já que é um dos raros momentos em que a formação de posse consegue surpreender o adversário. 

Você está criando pouco ou está desperdiçando muitas chances? Talvez precise treinar movimentos ofensivos, ataque, finalização... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé changed the title to Posse de bola e eficiência no ataque

Esqueci de postar ontem a noite a foto da tatica, mas hoje a noite posto.
Na verdade estou jogando com o Libero e dois jogadores na posição de Volante, sendo um Segundo Volante e outro um DM.

A tatica cria muitos chutes a gol por sinal, mas muitos saem errado (as vezes pelo bug de chutes a gol, as vezes por ter alguma coisa errada mesmo).

De qualquer jeito, mais tarde posto a foto da tatica e fica melhor de saber onde mexer.

Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muda a mentalidade pra padrão e tira os passes curtos se quiser que o time seja mais objetivo. Desse jeito está mais pra gastar tempo passando a bola que tentar chegar ao gol adversário. É uma boa pra jogos onde você já estiver ganhando mas pra começar assim, aí vai ser um jogo mais lento.

E, aí não tenho certeza, mas parece contraditório querer um time muito estruturado mas deixar os jogadores saírem da posição. Mas eu não uso, então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Gustavo Passos disse:

Juventus_F_C_Overview.png

 

Juventus_F_C_Overview_5.png

A Instrução "Altamente estruturada" quebra um pouco do controle, por que:  o controle sugere um jogos de passes mais curtos e manutenção da posse, e isso faz com que fique um pouco previsível, para quebrar isso é necessário a movimentação para desorganizar o adversário e fugir da marcação, se você não tira essa fluidez, seu time fica mais previsível, o que acaba diminuindo as "chances claras".

Outra coisa é o jogo fechado, se você restringe seu jogo a uma área menor do campo, o adversário precisa correr e se movimentar menos para ocupar os espaços, não deixando muitas brechas, o ideal é que você force eles a abrirem e se preocuparem com toda a extensão do campo, isso abrirá mais brechas para explorar infiltrações pelo centro.

Com a formação com 1 volante só, acho que você poderia aumentar o ritmo, já que seus jogadores já estão posicionados mais a frente e você não precisa esperar tanto para seu time subir.

Agora você precisa esclarecer uma coisa, as chances que você cria, são muitas e claras? Se for, talvez valha a pena ver a troca do jogador que tá perdendo tantas oportunidades ou aumentar/melhor o treino de ataque/finalização. Eu costumo prestar atenção como eles estão indo no treino para saber quem escalar:

3qmRXZn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Muda a mentalidade pra padrão e tira os passes curtos se quiser que o time seja mais objetivo. Desse jeito está mais pra gastar tempo passando a bola que tentar chegar ao gol adversário. É uma boa pra jogos onde você já estiver ganhando mas pra começar assim, aí vai ser um jogo mais lento.

E, aí não tenho certeza, mas parece contraditório querer um time muito estruturado mas deixar os jogadores saírem da posição. Mas eu não uso, então...

 

44 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

A Instrução "Altamente estruturada" quebra um pouco do controle, por que:  o controle sugere um jogos de passes mais curtos e manutenção da posse, e isso faz com que fique um pouco previsível, para quebrar isso é necessário a movimentação para desorganizar o adversário e fugir da marcação, se você não tira essa fluidez, seu time fica mais previsível, o que acaba diminuindo as "chances claras".

Outra coisa é o jogo fechado, se você restringe seu jogo a uma área menor do campo, o adversário precisa correr e se movimentar menos para ocupar os espaços, não deixando muitas brechas, o ideal é que você force eles a abrirem e se preocuparem com toda a extensão do campo, isso abrirá mais brechas para explorar infiltrações pelo centro.

Com a formação com 1 volante só, acho que você poderia aumentar o ritmo, já que seus jogadores já estão posicionados mais a frente e você não precisa esperar tanto para seu time subir.

Agora você precisa esclarecer uma coisa, as chances que você cria, são muitas e claras? Se for, talvez valha a pena ver a troca do jogador que tá perdendo tantas oportunidades ou aumentar/melhor o treino de ataque/finalização. Eu costumo prestar atenção como eles estão indo no treino para saber quem escalar:

3qmRXZn.jpg

Vou dar uma testada com essas dicas.

A princípio tirar de estruturado e deixa um pouco mais fluido. Não sei muito em português como é...

E outra, deixar um pouco mais aberto. Deixei mais fechado porque pensei que mais fechado facilitaria mais os passes pq os jogadores estão mais pertos um dos outros. 

Vou focar mais na tática com o líbero e 2 meio defensivos. 

Depois posto os resultados.

Valeu pelas dicas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gustavo Passos disse:

 

Vou dar uma testada com essas dicas.

A princípio tirar de estruturado e deixa um pouco mais fluido. Não sei muito em português como é...

E outra, deixar um pouco mais aberto. Deixei mais fechado porque pensei que mais fechado facilitaria mais os passes pq os jogadores estão mais pertos um dos outros. 

Vou focar mais na tática com o líbero e 2 meio defensivos. 

Depois posto os resultados.

Valeu pelas dicas....

A tática estreita faz com que os seus jogadores fiquem mais próximos sim, mas também os adversários. Por isso a ideia de largura+movimento, por que ai você deixa os jogadores mais abertos dando amplitude e os do meio se movimentam para dar opção de passe pros companheiros 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gustavo Passos disse:

@Thiago Anjo e @Douglas. Voces acham que as Player Roles está OK, ou precisa mudar algum?? Mezzala, Segundo Volante, Carrilero, alguma no ataque?

Eu não costumo usar nenhuma dessas que você citou, acho que o MC, o construtor e o Maa suprem minhas necessidades, mas dá uma lida nas descrições de cada uma e vê se alguma se encaixa melhor que outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gustavo Passos disse:

@Thiago Anjo e @Douglas. Voces acham que as Player Roles está OK, ou precisa mudar algum?? Mezzala, Segundo Volante, Carrilero, alguma no ataque?

Aí depende de quem você escala mais frequentemente nas posições. Minhas formações preferidas são com 3 meias centrais no papel de Central Midfielder, geralmente com o do meio defendendo e os dos lados em função de apoio. Mas é uma função pra jogadores não tão criativos, eles aparecem mais acionando os alas e atacantes, não têm muita participação no ataque.

Como você usa dois jogadores, aí acho melhor explorar opções mais criativas mesmo. Se guardar jogos de datas passadas, eu gosto de testar essas alterações até achar as funções com o mesmo time e jogadores, aí às vezes jogo o mesmo mês (geralmente antes do início da temporada) 2 ou 3 vezes até decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
×
×
  • Criar Novo...