Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Psicologia: Como elevar e manter a moral do seu elenco?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

EquvDab.jpg

A moral de uma equipe é uma das coisas mais importantes e mais difíceis de se controlar na vida real, pois diversas coisas diferentes podem afetar o espírito de um atleta na vida real. O FM tenta reproduzir isso, mas é mais linear, existem poucos fatores externos que influenciam um jogador dentro do jogo, geralmente, apenas problemas de adaptação geram grandes problemas a moral de um jogador nesse quesito. As questões internas são mais simples e fáceis de se contornar, mas mesmo assim, requerem cuidado, pois um passo em falso e toda a boa forma da sua equipe pode ir para o ralo ou a recuperação após aquela derrota pesada nunca vir.

Desde o FM 2015, lidar com o ego dos jogadores é algo cada vez mais complicado e em alguns momentos, irritante e irreal. Mas mesmo que isso não reflita o mundo da bola da maneira que queremos, é parte fundamental da mecânica do jogo e do desempenho de uma equipe. E não é tão difícil saber balancear as coisas e apagar eventuais incêndios sem que a moral da equipe se comprometa. Mas o principal ponto, um time feliz é um time vencedor.

Negociar é o melhor caminho

Num mundo de jogadores mimados e que não aceitam certas situações, a melhor maneira de manter todo mundo feliz é sua capacidade de negociar e argumentar com os jogadores são a sua principal arma. Num time que já construiu uma reputação sólida dentro do mundo do futebol e constantemente conquista títulos, é mais fácil bancar um técnico linha dura, mas no seu caminho para o sucesso, o melhor a se fazer é aprender a negociar seus jogadores e convencê-los de que é melhor ficar no seu time ou entender que é hora de deixá-lo seguir seu caminho. Um jogador infeliz é o suficiente para contaminar uma equipe inteira e destruir todo o planejamento da temporada.

Personalidade dos jogadores

Procure conhecer as personalidades dos jogadores e busque entender como cada uma dessas personalidades afeta sua equipe e quais tipos de personalidades são suscetíveis a dar problema no seu time. As melhores personalidades para um atleta são a do profissional e a do determinado, pois isso significa que ele vai se comprometer com sua equipe e o desenvolvimento e quanto mais profissional for a personalidade média da sua equipe, melhor. Mas o FM possui 36 personalidades e você pode conhecê-las nesse artigo traduzido por mim para o FManager Brasil, e nem sempre o reforço pretendido vai se encaixar num espectro positivo ou adicionar algo à sua equipe, então, em algumas vezes, vale a penar pesar a personalidade de um jogador antes de contratá-lo.

Principais causas para uma queda de moral

Além de eventuais sequências de mal resultado, existem diversas maneiras de um jogador não estar na mesma sintonia que o resto da equipe. Querer um novo contrato, querer jogar mais, querer jogar em um clube maior, achar que a equipe está indo mal no campeonato, achar que foi tratado de maneira errada por alguma ação do treinador e achar que o treinador foi injusto com um colega são as situações mais comuns e você deve evitá-las a todo custo.

A melhor solução ainda é a vitória

Não existe melhor remédio para a moral do time do que uma vitória e sempre será a melhor maneira de se manter seu elenco feliz e motivado, mas isso nem sempre é possível numa sequência ruim de resultados, mesmo com você buscando soluções diferentes a cada partidas e tentando achar uma que funcione. A dica é simples: marque um amistoso em uma semana que a equipe não tem jogos no meio da semana ou nas janelas de jogos internacionais. Uma vitória diante de um adversário fácil pode ser a faísca necessária para os jogadores voltarem a acreditar em si mesmos e iniciar uma reviravolta na forma da equipe.

Procure conversas individuais ao invés de conversas coletivas

Em alguns momentos da temporada, uma reunião de equipe pode aparecer para você marcar ou você mesmo achar que é a ocasião de solicitá-la. Na minha experiência, ultimamente, é mais nocivo utilizar essa opção do que benéfico, então, é melhor evitar se você acha que pode acontecer qualquer coisa que irá gerar desconforto nos seus jogadores, pois em um bom momento, pode significar uma sequência incrível de jogos perdidos e num mau momento, seu cargo. Portanto, tente utilizar mais o seu capitão e seu vice-capitão para resolver situações de infelicidade e moral baixa no seu elenco, e não se esqueça de conversar com seus jogadores sempre que possível, mesmo que seja para criticá-lo. As conversas individuais tendem a trazer resultado melhores, pois você provavelmente já conhece o jogador e sabe como ele tende a responder em determinadas situações.

Conferência de Imprensa

Você está liderando o campeonato com sobras e jogando o fino da bola e vai lá e perde para o lanterna. Esse é um cenário bastante comum e que causa bastante irritação nos jogadores de FM. Você já parou para pensar que suas palavras na coletiva de imprensa podem ser responsáveis por essa derrota? Um comentário errado e você pode acabar motivando o time adversário ou desmotivando e tornando sua equipe complacente. Muitas vezes nos entramos no modo automático quando respondemos as coletivas, mas, é importante saber que mesmo aquela resposta que você já deu dezena de vezes pode acabar sendo prejudicial à sua equipe. Então, lembre-se do seu comportamento na coletiva e traga esse comportamento.

Palestras de jogo

Numa equipe em que nós já nos estabelecemos como treinador, é mais simples e meio que automático a maneira como conduzimos as palestras, mas é importante deixar aqui algumas dicas para determinados cenários, para que você se orientar.

Palestras pré-jogo

  • Seu time é amplo favorito: Busque exigir a vitória e uma boa atuação de seus jogadores, evita que eles se tornem muito confiantes ou complacentes
  • Seu time ou adversário são levemente favoritos: Aqui a motivação tradicional é a melhor opção, dizendo que acredita nos jogadores e opções que buscam tirar 110% de cada atleta são o caminho.
  • Você é o azarão: Tranquilize seus jogadores e tire a pressão da partida, desejando boa sorte ou dizendo que o resultado não importa.

Mas vale a pena se atentar a situações especiais como clássico ou uma nova partida na temporada depois de uma pesada derrota no confronto anterior. Muitas vezes, apelar para o senso de honra e orgulho dos jogadores é mais efetivo do que as palestras que você está acostumado a dar nesse momento.

Palestras do intervalo

Aqui é o ponto crucial entre uma vitória e uma derrota ao final dos noventa minutos. Seu principal objetivo é manter seus jogadores focados no resultado e em estarem mais motivados que o oponente, então, é meio que uma situação que depende bastante do resultado da partida no intervalo. O mais importante é evitar que seus jogadores desprezem o adversário ou então que buscar uma mudança de espírito brusca. Nesse espaço, as variáveis são maiores e mesmo que uma palestra pareça ter sido efetiva, a do oponente pode ter sido melhor. Aqui e nos próximos 45 minutos, é importante atentar para a leitura corporal de cada jogador e evitar colocar ou manter em campo jogadores com excesso de confiança ou que estão desprezando a partida. Jogadores motivados sempre são o melhor caminho.

Palestras de fim de jogo

É importante que notar que uma vitória nem sempre é um bom resultado e uma derrota nem sempre é um péssimo resultado. O importante é ser consistente com suas palestras de pré-jogo e no intervalo e com as expectativas que você criou. Se sua equipe cumpriu o esperado, elogie, se não cumpriu com o esperado, não tenha medo de criticar. E também não seja muito pesado numa derrota que era esperada que fosse ocorrer, se seus jogadores lutaram bravamente numa partida em que a derrota era certa, elogie o empenho e a dedicação deles.

No fim das contas, o que importa é que você seja coerente com suas palestras e suas palavras com os jogadores e esteja preparado para arcar com as consequências do perfil de treinador que você cria. E muitas vezes, é melhor dar o braço a torcer do que comprometer a campanha da equipe. Existem horas para a rigidez e horas para a complacência, basta encontrar o equilíbrio que em breve você será capaz de lidar com todas as situações que seu elenco lhe impuserem ao longo do seu save.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
20 minutos atrás, Henrique M. disse:

nem sempre o reforço pretendido vai se encaixar num espectro positivo ou adicionar algo à sua equipe, então, em algumas vezes, vale a penar pesar a personalidade de um jogador antes de contratá-lo.

Isso é muito importante também pros jogadores se entrosarem mais rápido. Não sei taticamente se também tem influência mas ter um elenco com personalidades mais homogêneas facilita muito as coisas, até em termos de tutoria dos jovens depois, porque aí entra em loop.

Jogadores com personalidades parecidas aparecem mais fácil nas observações dos outros ("fulano foi uma boa contratação" ou "fulano é um bom jogador") e acredito que isso também facilite amizades dentro do elenco.

Link para o comentário
  • Perissé featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
×
×
  • Criar Novo...