Ir para conteúdo
P.S.Y.

Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo

Recommended Posts

P.S.Y.

escanteios.png.47f40d13122d524580f39ad211bad536.png

Treinadores, preparadores, jogadores e comentaristas; nenhum deles negam a importância dos escanteios, que podem ser um meio crucial para forçar o gol quando as coisas não parecem boas durante a partida. A natureza premeditada dos escanteios oferece aos treinadores um nível de relativa consistência na preparação e planejamento. Você pode trabalhar com múltiplas rotinas e preparar seus jogadores para tais durante as sessões de treinamento. Neste post, quero focar no processo de configurar uma boa rotina de escanteios, as variáveis que determinam o sucesso e o fracasso de bolas paradas.

Configurando a sua rotina de escanteios em 5 passos


Quando configuro meus escanteios, faço uso de cinco passos. A maioria destes fazem uso do senso comum, mas tentarei detalhar o que faço e como tomo minhas decisões.
 

  • Avalie os pontos fortes do seu elenco.
  • Configure uma rotina que trabalhe tais pontos fortes.
  • Experimente as rotinas durante os jogos.
  • Avalie a efetividade.
  • Mude a rotina quando necessário.

 

Passo 1; Avalie os pontos fortes do seu elenco

Um dos aspectos mais importantes de jogar este jogo é ter certeza que seus jogadores são capazes de realizar as tarefas designadas. Isso significa que jogar a bola no segundo pau só é efetivo se você tem jogadores com presença aérea ali, capazes de lidar com esse tipo de cruzamento. Similarmente, se você tem alguns defensores altos, capazes de dominar a bola no ar, por quê não fazer bom uso deles?

Na ordem de avaliar as possibilidades que seu elenco oferece nas rotinas de escanteio, existem algumas questões rudimentares que você precisa se perguntar.

 

  • Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?
  • Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?
  • Tenho jogadores que podem chutar de longe?
  • Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


Tenho um ou mais jogadores que podem cobrar escanteios?

O posicionamento dos jogadores nos escanteios é apenas um elemento da soma total. Além de alocar seus jogadores em posições centrais na pequena área adversária, você precisará de um “sistema de entrega”, basicamente, o jogador que pode bater na bola precisamente na direção de um dos seus homens na pequena área. Para mim, um bom batedor de escanteios deve possuir os seguintes atributos:

 

  • Antecipação; (como ele pode precisamente predizer o movimento de outros jogadores);

  • Cantos; (como o jogador pode entregar a bola até o local de destino);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando alguém para bater escanteios, estes são os atributos que procuro.


Tenho jogadores que são uma ameaça aérea?


Um cabeceador com ótimo timing está no topo da lista das coisas bonitas que vemos no futebol. Os torcedores sempre dizem que todo jogador deve ser magnânimo em cabecear a bola e fazer gols, mas algumas vezes não é tão simples assim. Para um gol de cabeça, muitas coisas precisam acontecer com perfeição - uma boa cobrança de escanteio, um pulo em tempo e o perfeito contato com a cabeça. Como já falamos sobre a cobrança de escanteios no parágrafo anterior, este parágrafo é sobre os homens que supostamente executarão a bola que lhes foi “entregue”. Estamos procurando por jogadores que geralmente estão no lugar certo, na hora certa. Eles possuem ótimos números em impulsão além de poder e timing para fazer o necessário no ar. Para mim, um jogador “ameaça aérea” deve possuir os devidos atributos:
 

  • Agressividade; (define a combatividade do jogador na pequena área);

  • Agilidade; (a facilidade que um jogador pode se mover);

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Equilíbrio; (como o jogador pode manter-se em pé sob pressão adversária);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Cabeceamento; (como o dito jogador pode cabecear com precisão);

  • Impulsão; (a máxima altura que o jogador pode alcançar);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno da pequena área);

  • Força; (quão robusto é dito jogador, se conseguirá manter os adversários contra suas costas);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como ameaça aérea nos escanteios.


Tenho jogadores que podem chutar de longe?
 

Uma das partes mais glamourosas do futebol é o chute à distância. Juntamente com os dribles, é o tipo de fundamento que as crianças mais praticam ao redor do mundo. Todo mundo anseia conseguir botar curva na bola ou soltar um foguete que não dê chances ao goleiro. Em quase toda rotina de escanteio disponível nas versões anteriores do FM, foram usados jogadores com boas habilidades de chute para esperar no limite da área, dando voleios ou rematando péssimas cobranças de escanteio que lhe sobram aos pés. Para mim, um jogador com bom chute à distância deve possuir os seguintes atributos:
 

  • Antecipação; (a habilidade de percepção de movimento dos outros jogadores, adiantando-se);

  • Compostura; (como o jogador pode atuar baixo pressão);

  • Criatividade; (como o jogador pode achar opções no campo);

  • Decisões; (como o jogador pode tomar o juízo certo sob as circunstâncias impostas pelo adversário);

  • Finalização; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol);

  • Primeiro Toque; (quão bem dito jogador controla a bola quando a recebe, criando tempo e espaço para que acerte a bola);

  • Imprevisibilidade; (dito jogador com a tendência de fazer o inesperado; como chutar forte ao invés de passar a bola);

  • Chutes de Longe; (dito jogador será capaz de acertar um chute preciso ao gol de longa distância);

  • Sem Bola; (como o jogador bem utiliza o espaço quando não está em possessão da bola; neste caso, achando terreno para chutar);

  • Técnica; (dito jogador com a habilidade de executar certos movimentos);

  • Visão; (como o jogador se distingue em campo).


Quando estou procurando algum jogador para ser uma ameaça aérea nos escanteios, estes são os atributos que procuro. Eu também me dei conta de que listei muitos atributos e que dificilmente encontraremos alguém que seja bom em todos esses aspectos do jogo. Idealmente, você conseguirá encontrar alguém que possui, ao menos, 4-5 destes aspectos. Isso acabará sendo suficiente para o jogador posar como jogador com um bom chute à distância nas sobras de escanteios.


Tenho jogadores rápidos minar contra-ataques?


A maioria dos escanteios se baseiam na sobrecarga de um determinado espaço na pequena área, seja para explorar a superioridade numérica em tal área ou no esforço de isolar um deles em outro lugar e fazer a jogada passar por esse jogador isolado. De qualquer forma, isto geralmente significa que a bola pode rebater em muitos jogadores, o que faz com que sua equipe esteja altamente suscetível a um rápido contra-ataque num escanteio bloqueado ou efetivo. Na ordem de prever tais calamidades, eu sempre deixo dois jogadores atrás, mas eles terão que possuir uma boa quantidade de Velocidade em ordem de minar tais contra-ataques rapidamente.
Não existe nenhuma novidade no requerimento de tais jogadores. Apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá. Naturalmente, avaliando a situação lhe será útil mas na maioria das vezes que a bola é simplesmente rebatida pra frente e o jogador mais rápido deixa a sua zona para recuperá-la. Reitero: apenas a boa e pura Velocidade lhe servirá.

Passo 2; configurar uma rotina inicial de escanteios
Quando comecei a trabalhar na minha rotina de escanteios, existia um número de fatores que tomei em conta. Geralmente, eu baseio minha rotina de escanteios em trabalhos das versões anteriores, a básica essência é derivada por conceitos provador no passado.
Os fatores que considerei são:

  1. Funções e interações

  2. A área de entrega


Eventualmente, acabei com a rotina a seguir. Por favor tenha em mente que esta rotina não foi efetiva desde o início e me tomou um tempo para engrenar.
 

FHuDC1fwbQDtuBBRCMEnTahqujabKyD9FDLq4hQ1SMainHeRMHfMjkg9oupen18V5P80hzzcn_RO_otHO77iU1ukKDtg6tocdK9WdXnlhGQfJ7886hYxzfkBvZjx6emlYBWZUQZy


Funções e interações

A ideia é que cada jogador é usado de uma forma que não apenas calhe com seus pontos fortes, mas contribua com os esforços da equipe em marcar o gol. Eu tentarei elaborar isso abaixo, mas primeiramente deixe-me mostrar como a configuração da rotina se traduz na game engine que o FM 18 nos trouxe.
 

i6-ZJJZy0-tXuIcZWEZcZ9EUij7QSalgYFws2pUrLkjh7AKPsSV52CH6PLRP4ZilYIW4sFSY7O788lxvd048d6yHLI7LjzH0ByNpM_VgcRwGnbNKQVuu8fZTVAV0SfeHjCyuayGS


Como você pode ver, esta configuração geralmente aloca quatro a cinco jogadores na grande área, dependendo de quem cobra o escanteio. Em alguns casos, a opção rápida se torna no batedor de escanteios, que envia um jogador adicional até a pequena área. Dentro da pequena área, você pode ver que a maioria de nossos esforços estão focados em direção ao segundo pau. Isto acaba liberando os jogadores no limite da área para reciclar a posse de bola ou até tentar um voleio em direção ao gol.

Os jogadores na grande área estão todos dentro ou cercando a pequena área. Eu deliberadamente deixei o poste esquerdo aberto para criar espaço aos jogadores para correr ou chutar. Um dos meus jogadores mais altos e fortes está desafiando o goleiro no esforço de mantê-lo na linha.
Se ele for impedido de correr, existe uma chance decente de que isto dê mais tempo a algum jogador para receber a bola. O jogador setado para atacar o segundo pau é outra ameaça aérea, que pode cabecear a bola ou atacar os rebotes. Os jogadores que sobem são os mais móveis. Eles não são necessariamente fortes no ar, mas tentam achar espaço para receber a bola. Os jogadores setados para atacar de fora de área não são ameaças, mas bons em chutes à distância.

Sumarizando:

 

  • Desafiar Goleiro (Challenge keeper); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Atacar Segundo Poste (Attack far post); Ameaça Aérea (aerial threat);

  • Esperar fora da área (Lurk outside area); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Atacar de fora (Attack from deep); Jogador que chute à distância (shooter);

  • Opção curta (Short Option); jogador irrelevante;

  • Ir adiante; jogador irrelevante;

A área de entrega

Quando se trata da área de entrega, eu sou um adepto da teoria do caos. Caos não é simplesmente desordem. Caos explora as transições entre ordem e desordem, que frequentemente ocorre de formas surpreendentes. Porque ninguém nunca sabe as condições iniciais de um sistema complexo em perfeitos detalhes. Até mesmo o mais simplório dos erros podem ser amplificados dramaticamente, fazendo com que qualquer predileção seja inútil. Configurando um sistema de distribuição em termos de quem bate o escanteio e quem mira seus chutes, você pode adicionar elementos surpresas em sua rotina, que o faz mais difícil de se defender contra.

Passos 3 até 5; experimentar, avaliar e ajustar


Estes passos não são interessantes para descrever em formas meticulosas. Você pode jogar muitos jogos e observar o que acontece durante os escanteios. Se funcionar, continue com o que você está fazendo. Do contrário, você precisa mudar as coisas. Você pode pedir aos seus olheiros para observar como a IA (Inteligência Artificial) dos times marca seus gols. Se existe algo de fraqueza na ME, os times da IA irão marcar.
 

Traduzido e adaptado por apsychoshow
Fonte: "Guido" do Strikerless

 

  • Upvote 7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Thiago Anjo

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk) 

É eu adicionaria a observação no jogo em questão. Ver como aquela determinada equipe se posiciona, para posicionar ar adequadamente para aquela partida. Material muito bom, parabéns pela tradução @P.S.Y.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
SilveiraGOD.

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
P.S.Y.
4 horas atrás, Thiago Anjo disse:

E criatividade é um atributo? (to longe do PC pra conferir kkkkkkkkkkkk)

Pode acreditar: também achei absurdo o Guido citar "criatividade", mas tava no post, então... :1f600:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Thiago Anjo
4 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Os nerfs do FM são muito chatos, mas até entendo o medo deles dos usuários quebrarem a ME e burlarem a "normalidade". Porém tem uns que são uma m*****

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
14 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

Aliás, uma crítica ao FM: DEIXEM EU COLOCAR QUANTOS JOGADORS EU QUISER FORA DA ÁREA. Nesse FM, tu só pode colocar 2 caras no escanteio defensivo, eu queria ter 3 ou até 4 pra contra-atacar e não posso. Acho uma tremenda falta de sacanagem.

Aumentaram pro mesmo numero dos escanteios ofensivos. Legal mas nao o bastante.  Eu ainda acho que podia mudar um pouco a forma como se posiciona as equipes em bola parada. no CM10 tu podia até criar realmente jogadas ensaiadas passo a passo. Isso sim quebraria a ME UAUHAHUSA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
Em 03/12/2017 at 15:05, SilveiraGOD. disse:

Eu canso de fazer gol oriundo de escanteio adversário, só no contra-ataque. Coloco os 4 jogadores mais rápidos fora da área e quando um deles consegue a segunda bola, normalmente param na cara do gol. Passe direto + passar no espaço. Sucesso.

(...)

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Henrique M.

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Em 03/12/2017 at 14:59, Thiago Anjo disse:

Duas coisas que me intrigaram foram: atributo antecipação pro cobrador, sugerindo que isso ajudaria ele a prever o movimento de outro jogador e o atributo relacionado "criatividade". 

Achei que antecipação seria um atributo de recepção (ajudar na movimentação antes de receber um passe)  e Interceptação (perceber pela movimentação onde a bola será lançada), mas não fazia ideia que dava pra prever pra onde os jogadores iriam na cobrança do escanteio.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
11 horas atrás, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte 

Vou experimentar essa formação ofensiva.

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Nesse FM 2018, enquanto eu não meti no mínimo 3 lá atrás, não parei de tomar gol de contra-ataque após escanteio mesmo e ainda tive que fazer altas mudanças defensivas para diminuir o número de gols de bola parada, era quase, no mínimo, 1 por jogo.

Eu acho que muito dessa questão dos atributos foi levada mais com um toque do que o Guido acredita ser ideal para um cobrador da vida real, do que efetivamente um fato que funciona no FM. Ter um bom batedor com Cruzamento e Escanteios, e uma rotina variada e que funciona, é mais importante do que achar o batedor com esse tanto de atributos aí, e também mais fácil.

No inicio foi complicado me acertar tb, mas sempre encontro um posicionamento que praticamente elimina esse tipo de gol. Com relação a escanteio ofensivo, eu mantenho 2 atras mais um ou dois esperando fora da area, quando nao coloco alguem pra jogar curto com o batedor, mas isso é mais pra recuperar alguma bola q vai ali pela lateral. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
6 horas atrás, senna889091 disse:

Colocar um atacante ali talvez é até interessante no contra ataque pois ele vai correndo pra sua posição, sendo mais uma opção de parte.

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
senna889091
Em 05/12/2017 at 10:07, Leho. disse:

Então, eu coloquei o centroavante ali pensando mais na contribuição defensiva mesmo, hahahaha mas esse ponto que você tocou é interessante sim. O problema é que geralmente centroavante de referência é mais lento, então pra ele chegar junto dos pontas nesse contra-ataque vai ser meio complicado, rs rs.

Quem geralmente acompanha os pontas nos contragolpes é meu "camisa 10".

 

p.s: teste sim, e depois traga o feedback pra nós, se possível.

Parece uma observação interessante, mas nao fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" e irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Sim irei testar aqui quando possivel e retorno. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
10 horas atrás, senna889091 disse:

Parece uma observação interessante, mas não fico 100% feliz com ela, pq como os jogadores se "forçam" a irem para as suas posições com bola rolando, podem haver erros de transição tanto ofensiva quanto defensiva.

Aqui não tenho tido esse tipo de problema, pelo menos até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leobdaniel
Em 04/12/2017 at 15:21, Leho. disse:

Eu me utilizo desse expediente também, mas em menor grau hahaha... deixo meus pontas posicionados à frente quando sofro escanteios, pra justamente dar essa opção rápida da puxada de contra-ataques.

image.thumb.png.771bdc5d5fe50fadb7aae98ad084077a.png
Minha principal rotina pra defender escanteios

Zagueiros marcando jog. altos, volante e meia marcando quem sobrar, laterais nas traves e o meu centroavante tirando a bola curta no primeiro pau (aliás, pra quem tem um centroavante alto e bom cabeceador, essa arma defensiva é ótima -- o meu (centroavante) aqui trabalha pra caralho afastando essas bolas no primeiro poste hahahaha).

Esse MC fora da área é o meu "camisa 10" geralmente, pronto pra pegar o rebote e acionar os pontas, já posicionados à frente.

ATACANDO

Já no ataque, tento me utilizar de alguns outros expedientes possíveis dentro do jogo:

image.thumb.png.465163ea9aca1033bd8c1e3cb9b4eef5.png
Cobradores com pés trocados: uma dica antiga, mas ainda mt valiosa!

Bom, a arma principal é o tridente zagueiro - centroavante - zagueiro. Os três atacam a pequena área e o goleiro adversário, na tentativa de marcar de cabeça.

Os pontas apenas ficam setados pra ficar à frente nesse caso. Volante marcador preso lá atrás, os laterais se necessário ficam também. Meu "camisa 10" novamente na entrada da área, pra recuperar a 2a bola e daí ou bater pro gol, ou criar outra oportunidade com um passe agudo. E por fim, um último expediente é a cobrança curta com meu meia, pra reter melhor a bola e trabalhá-la ao redor da área, buscando o melhor momento pro cruzamento pro tridente lá dentro.

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.
1 hora atrás, leobdaniel disse:

Gostei bastante. Vou copiar, igualzinho hahaha Sou meio sem ideias pra bola parada, então vamos testar essa sua.

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leobdaniel
10 horas atrás, Leho. disse:

Hahaha agradeço pelo prestígio. Só ressaltando que: eu armei essas jogadas com base no 4-3-3 com 2 volantes e um MC, então se sua tática for essa, beleza... agora se for outra, tente analisar as posições e funções antes de pôr em prática (principalmente os meias).

Eu jogo no 4-1-2-3 com extremos, mas já dei uma adaptada aqui. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tsuru

As dicas foram ótimas, já estou sentindo a diferença aqui. Usava outra jogada de escanteio, mas essa realmente é mais eficiente.

Obrigado pela tradução e por compartilhar o conteúdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • Lohan
      Por Lohan
      Pessoal, como o formato do template dos kits 3D mudou no FM18, vamos ficar atualizando aqui os Kits brasileiros que forem sendo lançados a partir de agora
       
      * Brasileirão Serie A (Por @HippieZen) https://www.4shared.com/rar/yBbHzZPlca/Brasileiro_3D_Srie_A_FM18.html? (atualizado 10/01) 
      * Brasileirão Serie B (por @tonybr)  https://www.4shared.com/rar/EyVl3veZca/Brasileiro_3D_Srie_B_FM18.html? (atualizado 10/01) 
      * Brasileirão Serie C  (por @tonybr)  https://www.4shared.com/rar/N86hzBtkca/Brasileiro_Srie_C_FM2018_3D_v2.html (atualizado 16/01) 
      * Brasileirão Serie D 
      * Libertadores 2018 (por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/9H-3vkBXca/Libertadores3.html (atualizado 23/02)
      * Campeonato Paulista serie A1 e A2 (por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/RNzWI_Ygei/So_Paulo__1_.html  (atualizado 12/02)
      * Campeonato Carioca (Por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/a6lzQlimca/3D_online.html (atualizado 28/01)
      * Campeonato Gaucho (Por @Lohan) https://www.4shared.com/rar/qyBSuUC2ei/Rio_Grande_do_Sul__2018_.html?  (atualizado 30 /01) 
      * Campeonato Mineiro (Por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/qVQtmLBHca/MG_online.html (atualizado 12/02)
       
      Para quem quiser se juntar no projeto e contribuir na criação dos Kits 3D, esse é o novo formato do layout (clique na imagem para ampliar)

      Esse é um exemplo de Kit 3D do Palmeiras

      Como fica o Kit 3D do Pameiras ingame

       
      Para termos uma imersão maiors nas partidas 3D, adicionei detalhes nos kits genericos, isso vai fazer com que todos os times que não tenham kits criados pareçam ter escudo, patrocinios na camisa e etc
      DOWNLOAD : https://www.4shared.com/file/JpKaiFk_ca/Generics_Kits_3D_FM2018.html?
      A esquerda temos um exemplo de como vem no jogo e a direita com os detalhes 

      INGAME

    • LC
      Por LC

       
       
       
       
       
       
       

      02 de Dezembro de 2017 - Aniversário de Dimitri Dzagoyev.

      • - Aleksei  Romanoff. Que bom que chegou meu amigo. Hoje vamos comemorar o meu aniversário e o excelente trabalho que você tem feito no nosso Torpedo.
      • - Feliz Aniversário meu grande amigo. Vamos beber todas as vodkas possíveis.
      • - Aleksey e a Sasha?
      • - Infelizmente meu irmão ela foi embora. Depois da nossa conversa ela resolveu voltar para o quartel em Sochi e está mais perto da família.
      • - Entendi, mas hoje é dia de comemoração e minha namorada tem uma bela irmã.
      • - Então seu filho de uma boa mãe russa, me apresenta essa sua cunhadinha.
      E bebemos a noite toda. Gritamos pulamos e acabei ficando com a cunhada do Dimitri. No dia seguinte acordei com uma ressaca daquelas e o celular tocando. Era o presidente do Torpedo exigindo a minha presença na sala dele. Levei quase 2 hora para chegar ao Torpedo e ao entrar eu notei o semblante sério de todos. Desde o porteiro até a secretária do presidente. Ela sempre falou comigo e neste dia ela simplesmente me anunciou e não deu uma palavra.
       

      Sala de Reunião do Torpedo Moscow.

      • - Bom dia senhor Romanoff. O senhor pode me explicar isso?
       
      • - Olha presidente eu não sei o que dizer sobre isso. Apenas estava comemorando o aniversário do meu amigo e irmão Dimitri. Sei que bebemos muito, mas não lembro de ter feito isso.
      • - Senhor Romanoff. infelizmente eu estou sofrendo pressão por todos os lados, tanto dos patrocinadores, quanto do governo e não me resta outra alternativa senão demiti-lo.
      • - Olha senhor presidente eu não vou ficar aqui implorando pelo meu emprego, mas o senhor está sendo injusto comigo.
      • - Injustiças acontecem senhor Romanoff, mas eu tenho família e preciso administrar um clube. Eu agradeço ao senhor pelos serviços prestados, mas infelizmente eu tenho que tomar essa atitude. E se me permite um conselho Aleksey, seria bom você tirar férias longas e bem longe da Rússia. O departamento financeiro está com seu cheque e mesmo com alguns problemas de finanças eu adicionei um bonus para que o você possa viajar e tentar ser treinador em outro país que não seja a Rússia.

      Saí da sala do presidente cuspindo abelhas. Passei nos vestiários e não me despedi de ninguém. Peguei minhas coisa e fui embora. Não podia acreditar no que tinha acontecido e tentava me lembrar do que aconteceu na festa. Liguei para o Dimitri e ele me falou que alguém gritou alto sobre a saída do Mutko e todos pularam e cantaram, inclusive nós dois e as meninas. Quando ele disse isso pensei nas palavras da Sasha e de tudo que ela disse que ira acontecer caso eu não me cuidasse. Infelizmente não dei ouvidos a ela e me ferrei.
       
       


      29 de Dezembro de 2017 - Apartamento de Aleksey Romanoff.

      Recebi diversos pedidos de entrevistas dos jornais locais, mas para evitar maiores problemas eu me neguei a falar. Simplesmente conversei com meu empresário sobre possíveis empregos por outros países da Europa e ele me disse que existiam poucas vagas disponíveis, mas que tentaria algo. Ao fim do dia 18 ele me passou uma relação de 4 clubes aonde a situação na tabela estavam críticas e eu pedi para que ele tentasse um entrevista de emprego em todos eles. Os clubes são:
      Portugal: União da Madeira - 2ª Divisão  - 16ª Posição após 17 jogos e empatado com o Penafiel em números de pontos. Penafiel é o primeiro na zona de descenso.
      Alemanha: MSV Duisburg - 2ª Divisão - 20ª posição após 18 jogos - Na zona da degola.

      França: AS Nancy -  2ª Divisão - 14ª posição após 19 jogos - a 4 pontos da zona da degola.
      Inglaterra: Burton Albion - 2ª Divisão - 24ª posição após 26 jogos - Último lugar da Liga.

      Compareci em todas as entrevistas e posso dizer que na Alemanha eu não entendi muito bem o alemão e como tive que gastar meu inglês eu acredito que não devo ser selecionado, pois a comunicação com os jogadores seria prejudicada. Na França a mesma situação e na Inglaterra eu adorei o clube e por falar fluentemente a língua local seria muito mais fácil. Em Portugal eu também gostei muito do clube e ainda me prometeram um interprete, mas arranho um pouco o português BR.  Aprendi com um jogador que era do Spartak Moscow e ele me falou que brasileiro é igual a formiga, Elas existem em todos os cantos da terra e é verdade.Hoje é sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 e recebi a ligação do presidente do meu futuro clube. Neste momento estou indo para o aeroporto e pedi a ele autorização para dar a notícia aos meus amigos e ele autorizou:
       


       

       
      ***  O Objetivo principal do save é tornar o Romanoff o melhor treinador russo de todos os tempos. A primeira parte do save será a ascensão dele por grandes ligas da Europa e a segunda parte voltar para a Rússia e ganhar a Champions e o Mundial de clubes, de preferência no comando do Torpedo Moscow e para isso eu tenho monitorado o clube. Além de treinar a Seleção Russa para conseguir também ser campeão Mundial.
      *** Me divertir e passar essa diversão para os amigos do fórum.
       
       
      PS: Depois dos problemas apresentados no save do Torpedo Moscow eu resolvi jogar apenas com as databases oficiais do jogo. Como jogador de FM foi frustrante ver que um save que eu estava adorando fazer foi por água abaixo e sei que usar DB alternativa em início de FM é complicado, mas resolvi usar uma de um nome conhecido no mundo FM. Infelizmente não tive muita sorte e agradeço que foi logo na primeira temporada, mas fica aquele gostinho chato de já ter ouvido aquela frase tão conhecida:

      Por este motivo, e porque sou brasileiro e não desisto nunca, aqui estou para apresentar a vocês o meu novo save.


    • Gith
      Por Gith

      Introdução
      Olá pessoal! Depois de tanto tempo sem contar nada aqui e sem jogar football manager, é chegada a hora de voltar ao forum. Na altura no Stockport fiz minha estreia como escritor, mas por falta de alguns condimentos e de algum tempo o save acabou por não correr da forma que desejava. A desmotivação na altura foi a principal razão do insucesso, ainda que tenha pensado em voltar logo de seguida ao termino do primeiro tópico, acabei por ponderar e decidir que o tempo que tinha poderia levar a um termino prematuro assim como na primeira tentativa. Por isso desde logo é importante falar que atualmente disponho de muito mais tempo e de um trabalho que até facilita devido aos tempos mortos que me deixam ir organizando as postagens. 
      Com a decisão de voltar, foi importante identificar o que tinha corrido menos bem na primeira tentativa e chegando a algumas conclusões. Optei por uma história de um treinador, sabendo que contar a história de um time poderia facilitar na estrutura e cumprimento dos objetivos para o save, mas por outro lado iria me prender demasiado e por isso a ideia de que isso poderia ser desmotivador ao longo do tempo. 
      Como todas as histórias aqui no forum, sabia que tinha de decidir os objetivos de forma ao save poder ter um inicio (motivação) e um fim (cumprimento de todos os objetivos), mas acabei me decidindo por um apenas, assim como o título, acima do céu será a única coisa a atingir, sem grande objectividade mas com um significado mais amplo, indica que pretendo ter uma carreira de treinador com sucesso.
      Base De Dados
      Patch: 18.2.2
      Ligas:
      Jogadores Adicionais: Jogadores de clubes de escalão máximo e Jogadores de reputação nacional (África, América do Sul, América do Norte, Europa).
      Opções marcadas: Não adicionar equipa técnica chave, Desativar disfarce de atributos de jogadores, Impedir uso do editor de jogo.
      Print: Aqui 
      Estilo
      Com a decisão tomada acerca do time (divulgação no próximo post), ficou faltando falar acerca do estilo de postagem, desde logo a história será narrada pelo próprio treinador de forma a facilitar as coisas para o meu lado, poderá ter um pouco de ficção "ali e acula" mas não fiquem à espera de nada de especial, para além disso é bastante provável que traga alguns posts da imprensa local de forma a tornar mais real a narração da história.
       
    • 2sakakibara
      Por 2sakakibara

      Introdução
      Olá, amigos do FManager. Venho lhes trazer minha primeira saga, espero que seja interessante para vocês. São sim objetivos ousados, de longo prazo, e que não envolvem apenas um clube, o que torna essa saga bem rara (e difícil), penso eu. Vou tentar ao máximo cumprir todos os objetivos, e nos próximos posts, o contexto para essa história ficará bem melhor explicado. Nessa saga, pretendo utilizar dois gêneros textuais: a crônica, onde farei relatos contextualizados de alguns acontecimentos, e o texto descritivo, onde vou expor números, resultados, opiniões e outros aspectos pertinentes sobre a temporada, todos sempre em primeira pessoa. O foco principal é o texto, então não utilizarei imagens em excesso nas minhas postagens. Boa leitura, amigos!
      Dados do Jogo
      Versão: 18.2.2
      Ligas Selecionadas: Todas (Jogáveis), exceto Hong Kong, Índia, Malásia, Cingapura e National League North/South (Inglaterra).
      Número aproximado de jogadores: 159.000
      Tamanho da Base de Dados: Pequena
      Data e Local de Início: Early Preseason (Junho 2017) - Hungria
      Formação inicial do treinador: Licença Nacional C, Jogador profissional (local), Início sem emprego

      Observação: Não foi utilizada qualquer espécie de editor, nem táticas alheias ou criadas previamente.
      Objetivos Primários
      Desenvolver a infraestrutura (training facilities) de um clube húngaro (Good) Desenvolver o recrutamento de juniores (youth recruitment) de um clube húngaro (Established) Desenvolver o junior coaching de um clube húngaro (Good) Ter um jogador formado no clube convocado pela seleção da Hungria Desenvolver a infraestrutura de dois clubes húngaros Desenvolver o recrutamento de juniores de dois clubes húngaros Desenvolver o junior coaching de dois clubes húngaros Objetivos Secundários
      Título da OTP Bank Liga (1ª Divisão da Hungria) Título da Magyar Kupa (Copa da Hungria) Disputar a Europa League Disputar a Champions League
    • EduardoSofiate
      Por EduardoSofiate

      ALESSANDRO DEL PIERO - CRAQUE FORA DE CAMPO
      Olá pessoal, gostaria de iniciar o tópico explicando sobre esse save/história que vou compartilhar com vocês e como ele irá acontecer. Farei com total empenho e capricho e espero de coração que vocês gostem. Meu nome é Eduardo e me apresento como um apaixonado pelo futebol italiano, torcedor fanático da Juventus e fã incondicional do protagonista deste save. Desde quando a ESPN adentrou minha casa em 2001, acompanho futebol italiano e vendo os jogos da Juventus, Alessandro Del Piero se tornou meu grande ídolo e me fez amar não só a Juventus que por centenas de vezes ele defendeu, mas também o esporte. Tenho a grata felicidade de compartilhar com vocês que em 2014 meu sonho se tornou realidade e o conheci pessoalmente, no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo, e pude conversar, tirar fotos e autógrafos do meu grande ídolo. E agora realizarei outro desejo que é criar um save com ele.

      Jogo FM desde quando era CM, na versão CM 00/01 e não joguei pouquíssimas versões apenas durante alguns anos da minha faculdade. No FM 2009 iniciei aqui nesse fórum uma história e não pude terminar pois o save travou e agora iniciarei novamente e farei de tudo para que os objetivos se cumpram.

      SOBRE O SAVE
      A ideia do save é contar a história do jogador recém aposentado Alessandro Del Piero iniciando sua carreira como treinador. Os objetivos a longo prazo são grandiosos, por isso quando planejei o save, pensei em inicia-lo não com time de divisões muito baixas, e sim um time mediano já na Serie A, onde Del Piero teria a oportunidade de iniciar sua carreira. Sou torcedor da Juventus, porém tenho grande apreço pela Atalanta Bergamasca, e gostaria de iniciar o save treinando a Atalanta e traçando os seguintes objetivos:

      Objetivos a Curto Prazo (Atual temporada): Classificar novamente a Atalanta para a Liga Europa.
      Objetivos a Médio Prazo (Entre 2ª e 3ª temporada): Montar um elenco formado apenas com jogadores de nacionalidade italiana* e classificar o clube à UCL.
      Objetivos a Longo Prazo (A partir da 3ª ou 4ª temporada): Treinar a Juventus ou Seleção Italiana (A oportunidade que vier primeiro) e vencer a UCL ou Copa do Mundo. 
      * Ainda a decidir se o elenco será montado com jogadores natos na Itália ou se também com jogadores com segunda nacionalidade italiana. (O que acham?).
      Agradeço a todos que se dispuseram a ler o post inicial e gostaria de saber o que acham sobre a ideia do save e se devo mudar algo?
      Já estou preparando a primeira postagem, muito obrigado e até lá!
×