Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

9SeD3Ce.jpg

Antes de mais nada, gostaria de frisar que esse não é um guia tático. Esse é um guia que trata de montagem de elenco voltada para as necessidades da sua filosofia e tática já estabelecidas. Ou seja, caso você tenha uma filosofia que goste de seguir em seus times, ou a diretoria exija que você jogue com certas características, ou você tenha em mente uma tática específica, esse é o conteúdo para você.

LEIA MAIS: Criando uma tática em poucos minutos

A análise se dará sobre o RCD Espanyol, mas serve para qualquer tipo de clube e filosofia, você só terá que adequar as necessidades de funções e atributos de acordo com o nível desejado. Para uma maior compreensão, farei duas análises distintas, inicialmente tratarei um estilo de jogo mais propositivo e ofensivo e como construir um time ao redor do que você já tem atualmente, sem necessitar de reformular todo o elenco e buscando no mercado apenas o que é necessário. Além disso, farei a análise reversa, um time mais reativo e fechado para mostrar o que buscar nos dois casos.

Construindo um time propositivo

Antes de mais nada, o primeiro passo é ter uma tática e uma filosofia definida, nesse caso, busco um time ofensivo e que proponha os jogos. Note que eu poderia querer um estilo propositivo mas que fosse menos intenso e com calma e paciência criasse as oportunidades necessárias para vencer o jogo. Muitas funções e atributos serviriam para os dois casos, mas normalmente, um time ofensivo é mais intenso que um time que controla o jogo. Com isso, defini o 4-2-3-1 e as seguintes instruções de jogo.

5a9e9bd673733_RCDEspanyol_VistaGeral.thumb.png.9c8398c41f64ea60e05495d46850e61f.png

Notem que não olhei para o meu elenco ainda, em condições ideias, essa seriam as funções que eu gostaria de ver no meu time. Como eu optei por não utilizar a mentalidade ofensiva, simulei o comportamento dela através das instruções à equipa, caso contrário, poderia haver uma redução de pelo menos três instruções. Contudo, é uma opção do treinador e em tese, se você tem tempo para trabalhar, ambas as opções devem funcionar adequadamente.

Após definir e ajustar esses detalhes inicias, é hora de analisar o elenco e ver quem se encaixa nos meus planos e como eu vou ter que alterar minha tática para que eu mantenha a ideia inicial mas limite as intervenções necessárias no mercado. O elenco original da equipe conta com 23 jogadores e não promovi ninguém do sub-19 ou da equipe B ainda.

5a9e9a4763918_RCDEspanyol_JogadoresJogadores.thumb.png.cb6550c50773325b5a758d7ab47878f9.png

A equipe está bem servida no gol, como não tenho planos de utilizar um Goleiro Líbero, é uma área forte do elenco, com um titular de excelente qualidade e um reserva de qualidade e potencial. Na lateral-direita, poderíamos ter um primeiro problema, pois ambos são Alas, contudo, o fato de atuarem no mesmo nível como Defesa Lateral - Apoiar Ala-Defender, mas não manterem o mesmo nível quando se trata de Ala-Apoiar, mantém a função no lado direito. Em termos técnicos, em breve, haverá a necessidade de uma nova contratação, mas para a primeira temporada, é mais do que satisfatório. Pelo lado-esquerdo, temos três jogadores para duas vagas no elenco. Como Áaron se encaixa quase perfeitamente na função de Defesa Lateral-Apoiar (sua preferência seria Defesa Lateral-Atacar) e também temos nele um jogador para alguns anos, cabe decidir quem será seu reserva, no caso, prefiro negociar o mais velho e começar a trabalhar o mais novo com um treino de função Defesa Lateral-Apoiar.

A zaga já começa em situação de emergência, com a equipe necessitando de ao menos mais um defensor. Além disso, nenhum dos defensores é apto a atuar primariamente como Defesa com Bola, então, essa é a primeira grande fraqueza do time e a primeira prioridade no mercado de trabalho seria encontrar ao menos um zagueiro com esse estilo, com isso, já é possível solicitar imediatamente a sua equipe de olheiros um jogador nesse perfil

5a9ea035d4ae8_RCDEspanyol_TarefasTarefas.thumb.png.506fac54cfe17de0a8297224f9897b38.png

Obviamente que você pode fazer uso das outras ferramentas do jogo, filtrando as suas buscas pela função dos zagueiros.

5a9ea103303e7_RCDEspanyol_JogadoresPesquisarJogador.thumb.png.f8f0470c518b266214f6faf9924b13f3.png

Vale lembrar que você sempre inicia o filtro com os atributos na faixa de 15, aí você define um limite aceitável para tal jogador e vai abaixando os requisitos mínimos. Eu tive que reduzir até 12 para aparecerem os primeiros candidatos que poderiam chegar ao Espanyol nesse momento: Alfie Mawson, Andreu Fontàs e Ibrahim Amadou. O terceiro é volante por natureza, então, apenas em caso de necessidade extrema, sua contratação deveria ser tentada. Após o período de observação, Andreu Fontàs seria o candidato ideal e não precisaríamos rebaixar ainda mais o nível de procura. Como Mawson foi notado com uma pequena capacidade de crescimento, seria interessante procurar alguém mais promissor para assumir uma eventual participação como terceiro ou quarto zagueiro do elenco.

Porém, suponhamos que eu não consiga encontrar imediatamente o jogador ideal para a função de Defesa com Bola, como eu adaptaria meus zagueiros para que eles evitassem rifar a bola e mantivessem jogando curto e sem riscos? É só mudar uma pequena instrução no Defesa Central e pedir que ele faça Menos passes de risco. Portanto, até a chegada do substituto, eu tenho um paliativo. Vale lembrar que sobre hipótese alguma você deve colocar a função Defesa Central Limitado quando quer propor o jogo e sair com a bola da sua defesa, já que eles vem com a instrução para dar passes diretos travadas, fazendo com que ele rife a bola constantemente.

5a9ea32d70c3d_RCDEspanyol_VistaGeral-2.thumb.png.4227e68ac74b1ae18aae47c952734fd7.png

Com a necessidade de ter um jogador guardando posição no meio-campo e outro armando, uma situação problemática surgiu no elenco. Para a questão da armação, temos boas opções e teríamos também boas opções caso eu optasse por usar um Carrilero, contudo, o fato dele estar setado para Pressionar Menos e não ter a possibilidade de colocá-lo para Aguentar Posição, fazem com que eu não possa moldá-lo como um meio-campista central mais defensivo. Com isso, eu acabo correndo o risco de sub-utilizar jogadores importantes para o elenco ou ter que ir no mercado atrás do jogador desejado.

Se eu fosse ao mercado, teria mais opções que no caso do Defesa com Bola, com 30 jogadores sendo listados como opções. Inclusive, um jogador no meu elenco tem os atributos necessários, mas ele é zagueiro de origem e eu teria que treiná-lo. Se ele não tivesse 31 anos, talvez fosse uma rota interessante. Como a observação resultou em jogadores com o mesmo risco de sub-utilização dos que já tenho, a preferência é utilizar esse lado da equipe na tática. Para equilibrar, mudei a tarefa do Construtor de Jogo Recuado de Apoiar para Defender.

Nas pontas, encontrei um cenário favorável nos dois lados, com jogadores aptos a atuar tranquilamente na função de Extremo, porém, existe a necessidade de uma contratação para a reserva da ponta-esquerda. Com isso, é só buscar um reserva de bom potencial para ser a sombra nessa posição que a situação se resolve. 

5a9ea8977e4bb_RCDEspanyol_TarefasTarefas-2.thumb.png.395837b9ed70b6edca27249ca2d57b58.png

A mesma necessidade existe para a função de meia-atacante. No ataque, temos um cenário ideal para a primeira temporada, mas para o futuro, um novo reserva tem que ser contratado. O grande problema agora é o excesso de volantes num time que não pretende jogar de volantes, eu poderia encaixá-los como meias-centrais no elenco, mas já existe uma sobrecarga na posição, portanto, como são jogadores veteranos, com status relevante no elenco e salários altos, o ideal é desfazer-se desses jogadores.

No fim, minha tática ficou um pouco diferente do plano inicial, com focos já identificados para o futuro: dois zagueiros aptos a jogarem como Defesa com Bola, meias-centrais aptos a jogar como Médio Centro - Defender, reservas para a posição de meia-atacante e meia-esquerda. Além de me preocupar com o futuro na lateral-direita e ataque. Obviamente que minhas necessidades podem mudar mas com alguns jogadores vivendo seu auge e estando longe de se declinar, a equipe tem um esqueleto forte no meio-campo e ataque, precisando preocupar apenas com a questão da zaga mesmo.

5a9eaa1725c39_RCDEspanyol_VistaGeral-3.thumb.png.dcf848d0e08b215400a5b25d8f2e4aba.png

Construindo um time reativo

 Como acredito que vocês já pegaram a essência do conteúdo, irei ser mais direto na apresentação dessa parte, senão, teremos dois textos em um só. Assim como anteriormente, já defini a tática antes de conhecer o elenco (obviamente que eu já conheço por ter analisado de uma maneira diferente, mas eu já sabia de antemão quais os esquemas ia utilizar na construção desse guia). A tática escolhida foi o 4-1-2-3, tática tradicional e muitas vezes usada de maneira mais ofensiva, contudo, como eu perderia bastante qualidade ao recuar os pontas para formar um 4-1-4-1, preferi optar pela saída mais inteligente, deixar os pontas mais na frente, mas aumentaria a rigidez da tática.

5a9eb44b6a31d_RCDEspanyol_VistaGeral-4.thumb.png.e25fbb22dfca1c59c9a8c121f21d8a35.png

O maior setor beneficiado com essa mudança foi a zaga, já que em comparação, a função dos laterais é a mesma, portanto, o cenário permanece similar, assim como no gol. Contudo, com a retirada da necessidade de zagueiros que tenham qualidade na saída de bola, eu precisaria contratar apenas mais um jogador, com qualidade para ser titular e o fato de utilizar uma função menos exigente tecnicamente, abre o leque de opções que posso usar, podendo incluir até Defesa Central Limitado na equação.

Houve uma inversão na necessidade de volantes nessa equipe e com isso, temos uma posição que não precisa de preocupação, já que conta com dois bons jogadores e que se encaixam dentro da função desejada. A única preocupação é com a idade elevada posição. Para os dois meias-centrais, o  acaba se mantendo, contudo, como não quero prender a bola e nem focar ela em um jogador específico, a retirada de qualquer armador da tática era necessária, já que o foco é passar ela rapidamente da defesa para o ataque, com isso, poderia tanto usar um Médio Área-a-Área ou um Mezzala. Infelizmente, não tenho nenhum jogador natural para nenhuma dessas opções e poderia procurar no mercado, contudo, já tenho quatro meias-centrais no elenco, portanto, ao menos um tem que ser titular, por isso, optei por mudar para o Médio Área-a-Área, já que ela exige menos dos jogadores em termos de atributos, fazendo com que os meus jogadores que não são naturais nessa função, possam desempenhá-la melhor. Porém, existe a necessidade de contratar jogadores específicos para essa posição no futuro, já que Granero é velho e Darder está emprestado e não é natural da posição.

As pontas e o ataque permaneceram da mesma maneira. Portanto, se eu decidisse por um estilo reativo, minhas necessidades seriam menores num primeiro momento. Tendo apenas que contratar um zagueiro, contratar um ponta-esquerda reserva e me desfazer de uma meia-atacante. Se eu quisesse ser mais ferrenho, poderia adicionar a prioridade de contratar um meia-central para ser reserva nessa temporada. Outra coisa que eu tive que olhar foram os níveis de concentração do elenco, já que uma tática reativa exige mais atenção de todo mundo dentro de campo e fiquei satisfeito com a situação, com apenas dois jogadores desagradando nesse quesito (mas não são jogadores primordiais).

5a9eb7ffa49d2_RCDEspanyol_VistaGeral-5.thumb.png.8b7d12506fd646055d8b72ec922dfb8b.png

Mas por que mudou tão pouco entre um estilo propositivo e reativo? Porque apesar das necessidades mudarem, em muitas vezes, o que se tem no elenco dá para se virar numa primeira temporada, enquanto você ajeita o sistema de jogo e procura os jogadores certos para sua filosofia e tática. Construir um time não é tarefa simples, e por isso é algo que leva tempo. Mas tendo uma espinha dorsal montada, eu sei onde preciso melhorar, seja utilizando melhor meu elenco ou buscando opções no mercado de transferências. 

LEIA MAIS: Criando um legado: Desenvolvimento a longo prazo

Contudo, apesar de uma tática reativa exigir menos transformação da minha parte, um estilo de jogo propositivo se encaixa mais com o que está disponível em termos de qualidade para o Espanyol. Como é uma equipe média, talvez não tenha liberdade de trabalhar toda a ofensividade necessária, mas eu sei que é uma equipe capaz de jogar das duas maneiras e isso me dá uma maior versatilidade tática no começo do trabalho, podendo escalar meu time de duas maneiras diferentes usando apenas o que tenho a disposição.

Conteúdo original criado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário

Excelente como sempre Henrique, mas tem uns detalhes da 1ª tática que discordo veemente. Manter a posse, passes curtos, time largo, extremos e mt intensidade não são combinações boas para propor o jogo, o time ficaria completamente previsível. Como a pressão está mt alta a recuperação seria rápida, entretanto a perda da mesma seria rápida tbm, devido aos espaçamento dos jogadores e as funções que os pontas fazem. O time que joga com passe curto deveria jogar mais próximo e não afastado. E quando o objetivo é manter a posse, o que não vamos querer é jogadores partindo sozinho pro ataque feito louco( e é isso que o extremos fazem).

No início vc comentou que poderia propor um jogo de mais paciência, mas que não seria o foco dessa tática, só que algumas funções realmente iriam atrapalhar a efetividade do time. Eu faria uma mudança nos passes( colocaria misto ), removeria manter posse e o levar até a área, pq na minha opinião são funções de um paciente e menos intenso.

Link para o comentário

Muito boa matéria, principalmente para quem joga em clubes médios que na montagem de seus elencos precisa dar aquele tiro certeiro nas contratações.

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
39 minutos atrás, hugofera disse:

Ótimo post. Tem como saber se no 2019 isto se aplica da mesma forma? Se não, tem como criar um conteúdo para a nova versão?

A parte tática mudou muito pouco, então conceitualmente não está desatualizado.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • just12
×
×
  • Criar Novo...