Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Filosofia espaço-tempo, Barcelona e Copa: a entrevista de Xavi é uma grande visão de futebol


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Citar

Filosofia espaço-tempo, Barcelona e Copa: a entrevista de Xavi é uma grande visão de futebol

@Trivela

Xavi é um dos grandes jogadores da sua geração. Aos 37 anos, o meia ainda atua pelo Al Sadd, do Catar, e é um consultor do Comitê Organizador da Copa 2022. Sua ligação com o Catar já foi muito questionada, assim como a ligação do Barcelona com o país, por tantas acusações sobre trabalho escravo e tudo mais. Em entrevista ao jornal El País, um dos mais importantes da Espanha, Xavi falou sobre seus conceitos de futebol, sobre a ideia de jogo que acredita, a influência de Guardiola e grandes jogadores como Lionel Messi e Neymar. Também comentou sobre o preparo físico atual e sobre a Copa do Mundo, especialmente a Espanha.

É preciso levar em consideração que a sua formação de futebol no Barcelona e a ligação próxima a Guardiola o colocam como um representante de um estilo de jogo. Um estilo que é totalmente de Guardiola, embora ele elogia Luis Enrique também, mas tem algumas discordâncias com o ex-treinador do Barcelona. Este é um estilo de jogo, não é o único, mas é sempre interessante ver a visão de futebol de um jogador que se interessa tanto pelo jogo. Veja alguns dos principais trechos da entrevista.

Xavi-1260x710.jpg

Explosão do preparo físico

“Penso que o papel do treinador às vezes é excessivo. Melhoramos tanto o nível físico que hoje em dia é muito difícil driblar as defesas. Exceto Messi ou Neymar, Suárez às vezes, mesmo Cristiano Ronaldo ou Bale, custa-lhes driblar o adversário porque fisicamente estamos em um nível insuperável. Treinamos com um chip no peito, ajustamos as distâncias, os quilômetros percorridos, a velocidade máxima… É impossível estarmos melhor preparados fisicamente”, afirmou o meia.

O papel de Guardiola

“O nível tático também explodiu. Guardiola focava em todos os detalhes. Tinha tudo sob controle. Eu nunca tinha trabalhado a saída de bola. Ele te comandava até para isso: saíam jogando com tiro de meta do adversário e todo mundo estava posicionado. Às vezes o adversário dizia: “O que aconteceu? ‘Não temos espaço para sair jogando’. Guardiola tinha tudo controlado. O que aconteceu? Que todo mundo quis copiar um pouco o estilo de Guardiola, como [Joachim] Löw, que nos olhou e chegou onde chegou”, analisou o ex-jogador do Barcelona.

“Uns copiaram isso e outros foram a antítese, que é [Diego] Simeone. Aqui estão jogadores com talento como Koke que ficam fechados atrás, reduzindo espaços, tentando bloquear as superioridades. O futebol explodiu no físico e na tática. Agora o que falta é explorar a técnica, por que as coisas acontecem, como atacar. Esse é o talento! E não está suficientemente desenvolvido. Porque no futebol do mais alto nível há mais Simeones que Guardiolas. Você vê isso na Premier League: que equipes jogam como Guardiola? Três? Quatro? E que times jogam como Simeone ou te deixam ter o domínio do jogo? Uns 70%. Em La Liga é o mesmo. A desculpa destes treinadores é: ‘É que eu não posso competir contra o City ou o Barcelona’. Mas é o mesmo que fazem contra o Leganés!”, afirmou ainda Xavi.

Onde os times mais fazem isso?

“Na Premier League este ano mais. Porque Guardiola passou a dominar os jogos e disseram: ‘Eu vou me esquecer da bola, ficar atrás’. E falta explorar o domínio do jogo. Se atrever mais. Eu estou em um time pequeno e se eu jogar contra o Barcelona, quero tirar a bola do Barcelona. A questão é: como me defendo do Barcelona? Como Paco Jémez: vou pressionar. Se você lhes der o campo, Ter Stegen joga como Piqué, Piqué sobe para o meio-campo e para mim é uma morte anunciada”, analisou.

Como aumentar a criatividade?

“Com roda de bobinho! As pessoas pensam que é para se divertir. Não! É um exercício incrível: as duas pessoas, olhar a sua segunda linha, fazer o passe por dentro, atrair, atrair e quando vem um defensor, você dá um passe para o outro lado. Não se esgota. É um exercício que permite desenvolvimento infinito. Por exemplo: sete contra dois, cinco contra dois, que já é mais difícil encontrar uma solução. Um nove contra dois é mais lúdico. Ou pode fazer uma roda grande com três no meio: dois que apertam e outro que fica na sobra, tem que ver onde está o espaço, por onde pode passar a bola… Te obriga a olhar o que aconteceu ao se redor, onde está o jogador livre”.

Futebol como espaço-tempo

“No Barcelona, entendemos o futebol como espaço-tempo. Quem domina isso? Busquets, Messi, Iniesta: são maestros do espaço-tempo. Sempre sabem o que fazer, se estiverem sozinhos ou marcados. Isto há meio-campistas como Casemiro que não entendem. Mas, por sua vez, Busquets não poderia nunca fazer as coberturas que Casemiro faz quando se joga cara ou coroa”.

“O Real Madrid avança, vão sete ao ataque e Casemiro fica sozinho no meio para cobrir. Isso é cara ou coroa. Isto Busquets não pode fazer porque até eu sou mais rápido que ele. Casemiro é rapidíssimo. Mas isso custa todo o resto que não trabalha: tem outras características, é mais defensivo, rouba mais a bola, chega, cobre mais campo. Mas não domina o espaço-tempo. Se estimula Casemiro com 12, 13, 15 anos, ele teria isso. Por que Kroos tem? Porque a Alemanha trabalha isso. Por que Thiago Alcântara tem isso? Porque esteve na escola do Barcelona”.

Talento x físico

“O talento sempre ganha do físico. O dia que isso não acontecer, vamos perder muito porque este jogo ficará muito chato. Eu acredito de verdade que o talento sempre acaba se impondo, o que precisa ser explorado é isso: que o jogador pense por que. Por que se posiciona aqui? Por que você vira no momento certo? Por que o seu companheiro está puxando os zagueiros para que você receba sozinho? As coisas não acontecem porque sim”, afirmou Xavi.

“Lembremos do 2-6 [goleada do Barcelona sobre o Real Madrid, maio de 2009]. Por que Messi recebia sozinho entre as linhas? Por que Henry e Eto’o jogavam abertos entre o zagueiro e o lateral. O zagueiro não podia sair porque tinha um. Dizia: se eu sair, caem nas minhas costas. Gago e Lass marcavam individualmente Iniesta e eu e Messi recebia sozinho. Estas são as superioridades. Isto é o que analisa muito bem Guardiola e seus assistentes. E também Luis Enrique. Analisam o adversário:  onde se podem criar superioridades, onde os passes se encaixam”.

Importância dos técnicos

“O futebol se tornou algo parecido com o futebol americano. Nada é azar. Mas também chegou um momento que se o Guardiola saía de férias, a equipe já sabia o que fazer. A única coisa que não faríamos é analisar o adversário. Bom, eu sim. Eu pensava: Villarreal? O que faz? Faz um rombo no meio, sempre buscam ter um a mais no meio. Como joga com dois atacantes, vamos ter que dizer a Dani Alves que vá ao meio-campo porque com três nos basta na defesa para marcar Bakambu e Bacca. Para que quatro defensores atrás? Com o mínimo, já estamos em igualdade numérica. Eu dizia a Messi: Leo, venha para o meio, venha para o meio…”.

Messi

“Taticamente, ele entende tudo. É uma vergonha que o comparem a qualquer outro. Messi domina tudo. O espaço-tempo, o tempo, onde está o companheiro e o adversário. Antes, só desequilibrava por habilidade e força. Agora te dribla: te atrai. Vê que tem um marcador e como sabe que eles têm medo, espera que venha e quando tem um 3 a 1, no momento certo ele passa.

Messi como Lebron James

“Eu vi isto em LeBron James. Na final Cavaliers-Miami de 2014. Lebron não é só um jogador individual. Quando Lebron tinha dois em cima dele, tirava algo da cartola e passava ao companheiro que estava livre e podia arremessar triplamente livre. Isto é o que fazem Messi e Iniesta. Te atraem até que haja alguém livre. O que ninguém faz? Vamos jogar. Nós temos trabalhado desde pequenos. Saber onde está o espaço e onde está o jogador livre. Até Ter Stegen sabe. Ter Stegen treina para isso. Esse chute longo bombeado que faz e dizem que ele deu um chutão. Não deu. Quando o Bayern veio ao Camp Nou, fez marcação individual e deixou Ter Stegen sozinho. E Ter Stegen dava um passe para Luis Suárez e eram três contra três”, contou Xavi.

“Acredito que a maioria dos jogadores quando saem de campo não ficam fazendo corridas. O que fazem? Passes. A bola é um vício. Jogamos futebol para o vício da bola”.

Copa do Mundo

“Vejo que o Brasil se recuperou. Tem uma grande equipe. E têm as duas coisas: talento e físico. Isso é difícil. Por isso que a Espanha tem tanto mérito. Porque ganhou praticamente sem físico. Tirando [Sergio] Ramos, veja o que temos nos demais: Arbeloa e Puyol, um pouco mais. Mas sobretudo, temos talento. Não existe um meio-campo como o da Espanha. Não existe um [David] Silva. Que jogador é melhor que Silva? Não há. Que jogador é melhor que Iniesta? Não há. Que jogador é melhor que Busquets? Aí está, estes são os jogadores que levam o peso da equipe. Mais a velha guarda atrás. Alba, Piqué, Ramos, Carvajal. Certamente a Espanha ganhou mais físico, mas a Espanha não pode competir com a Alemanha nisso. A Espanha deve competir no talento”.

“A França tem o melhor elenco, ao nível de Brasil e Alemanha. E não nos esqueçamos da Argentina. Argentina está ao nível da Espanha. O que acontece é que jogam tão tensos que não conseguem jogar. É falso que não têm meio-campistas. A mim, Banega parece um meio-campista para estar no Barcelona. E Mascherano não pode jogar de volante? Evidentemente que não têm o nível técnico de Busquets, mas melhorou. Quando chegou ao Barcelona, tinha dificuldade de jogar de lado, porque no Liverpool não precisava. Dava passes longos e era suficiente com o que fazia Gerrard”.

“Mas no Barcelona precisa fazer mais coisas. Precisa olhar, visualizar, entender que jogador está livre para que tenha espaço e tempo suficiente para manobrar. O Barcelona é um exame final para um jogador. É o futebol mais difícil e mais exigente do mundo. O Real Madrid não joga tão bem. No Bernabéu, se um defensor der um chutão para a arquibancada, está bem. Está na cultura. As pessoas aplaudem. No Camp Nou, se tirar a bola para a arquibancada, há um murmurinho negativo. Desde a época de Cruyff”.

Xavi+Hernandez+Barcelona+v+Real+Zaragoza+La+mX8VGAOY87yl.jpg
"A bola é um vício."

Diferença de cultura de Real Madrid e Barcelona

“[Barecelona e Real Madrid] São dois públicos exigentes, mas a diferença é que no Bernabéu exigem que deem tudo. Não suportam preguiça. A referência é o espírito Juanito. O que acontece É que o espírito Juanito ou o espírito Camacho é a cultura do Real Madrid. Qual é a cultura do Barcelona? Não é a cultura de Victor Muñoz, nem de Calderé. A cultura de Barcelona é a de Cruyff. Cruyff se girava, olhava, entendia o jogo, não se perdia”.

Neymar

“Neymar é um líder incrível. Em campo, é brutal. Tem uma personalidade que nada o assusta. Esta é uma virtude. O que difere um grande jogador é isso. Que nos momentos mais difíceis, te diz: ‘Me dê a bola’. O que acontecia no Barcelona? Quando o jogo pegava fogo, todo mundo queria a bola. Todo mundo tinha personalidade. O que aconteceu no PSG e no Manchester City nas últimas temporadas? Competiu com jogadores que não estavam acostumados a carregar este peso. Agora, você vê Dani Alves, vê Cavani, Di María, Neymar, Verratti… Eles conquistaram títulos. Estão ali. Neymar se chateia quando não lhe dão a bola. Isso é passado”.

Mbappé

“Creio que haverá uma época depois de Messi e Cristiano e onde Neymar será referência. Porque além de tudo é brasileiro e o Brasil tem todos os números para estar na final da Copa. Vai ser uma era de Neymar de três ou quatro anos. Depois virá Mbappé. Tem um potencial brutal. É muito jovem. Só 19 anos. É um animal. Mas não o vejo… Acredito que o talento se impõe ao físico. Neymar é como Messi: talento e físico. E acredito que Mbappé tem mais físico que talento. E como eu não entendo o jogo, os jogadores que fazem a diferença o fazem por talento mais que por físico. Nem eu, nem Iniesta fomos físicos. Temos talento e nada mais”.

“Os tocados pela carinha mágica possuem as duas coisas: Maradona, Pelé, Ronaldo Nazário, Messi, Neymar e Mbappé também tem talento. Mas vejo Mbappé mais como um Henry. Com Emery, melhorará, certamente. Emery trabalha bem. É muito bom treinador. Mas se chega ao Barcelona, ele melhoraria muito. Entenderia tudo. Se Mbappé passa por um Guardiola, passa de um 8,5 a 9,5. Neymar já é um 9,5. Dificilmente pode melhorar. Mbappé tem que melhorar muitas coisas, sobretudo ao nível de entender o jogo. Porque quando ele era da base, não tinha que pensar. Ele só fazia a jogada. Por força e velocidade. Mas por quê? Eu quero ver Mbappé contra uma defesa como a do Atlético de Madrid. Ao meu modo de ver o jogo, hoje, Neymar é melhor”.

Minha admiração por este cara é infinita.

PS: tradução bem mais ou menos, não sei se da equipe Trivela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns momentos ele parece arrogante, tipo quando fala do Atlético e Simeone, como se não fosse válido o estilo de jogo deles.

É preciso entender que futebol não se joga apenas de um modo e a graça do esporte é justamente a diversidade de jeitos e estilos, não apenas esse modo de ver do Xavi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, victorpetroll disse:

Em alguns momentos ele parece arrogante, tipo quando fala do Atlético e Simeone, como se não fosse válido o estilo de jogo deles.

É preciso entender que futebol não se joga apenas de um modo e a graça do esporte é justamente a diversidade de jeitos e estilos, não apenas esse modo de ver do Xavi.

Eu entendi o contrário. Que ele valoriza o Atlético de Madrid e o Simeone, tanto é que na última linha, sobre Mbappé, ele diz: " Eu quero ver Mbappé se provar contra uma defesa como a do Atlético de Madrid". Ele comenta sobre estilos diferentes e não desvaloriza o que fez Simeone. E nem poderia ser diferente porque o Atlético eliminou o Barcelona duas vezes na Champions. 

É óbvio que destruir é mais fácil que construir. E é o que ele diz. Mas destruir com a perfeição que o Atlético de Madrid fez contra o Barcelona é tão difícil como construir. E no caso do Atlético não era só se fechar, eles também tinham qualidade para jogar.

E tem o Bayern que ele não comentou. Gostaria muito de ouvir alguma explicação daquele 7-0 agregado. Foi um domínio espaço-tempo-físico absurdo do time alemão.

Não concordo com o que ele diz sobre a cultura do Real Madrid. Acho que há diferença entre a cultura dos dois times, mas não é exatamente essa que ele falou. Em Madrid também não se admite bicos para a arquibancada, também não se admite ganhar de um pequeno sem jogar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xavi tem tudo pra ser o sucessor tático do Guardiola. Tem que ver se ele vai conseguir dar esse salto. Não parece fácil tu transformar as tuas ideias em um time de futebol com todos os problemas e pressões.

Vai ser foda.

edit:

Eu também achei ele bem arrogante, parece que valorizou mais o estilo de futebol praticado pelo Barcelona, quando na verdade tu pode jogar do jeito que tu quiser. Mas é algo compreensível, a carreira dele teve um sucesso absoluto no estilo mágico do Guardiola, então dá pra relevar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria ver se o Barcelona maravilhoso de Xavi e sua trupe não tivesse o Messi, queria ver. Ia ser a nova seleção de 82, que jogava lindamente mas não venceu.

Se meu filho chega em casa dizendo que vai torcer para o Barcelona ou qualquer outro time europeu, eu deixo ele sem ver futebol por 5 anos, só vai poder ver torneio amador e Copa Santa Catarina, além dos GRANDES JOGOS do JEC na série C.

Futebol é MUITO MAIS do que um time que só fica tocando a bola de um lado para o outro e "encanta" a mídia.

NEGATIVEM SEM DÓ, MODINHAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 at 20:45, Léo R. disse:

Queria ver se o Barcelona maravilhoso de Xavi e sua trupe não tivesse o Messi, queria ver. Ia ser a nova seleção de 82, que jogava lindamente mas não venceu.

Se meu filho chega em casa dizendo que vai torcer para o Barcelona ou qualquer outro time europeu, eu deixo ele sem ver futebol por 5 anos, só vai poder ver torneio amador e Copa Santa Catarina, além dos GRANDES JOGOS do JEC na série C.

Futebol é MUITO MAIS do que um time que só fica tocando a bola de um lado para o outro e "encanta" a mídia.

NEGATIVEM SEM DÓ, MODINHAS.

Concordo. Dá perfeitamente pra defender com o que o Xavi disse de TÁTICA (que isso realmente não pode ser menosprezado) e defender também o nosso futebol.

Vejo muito comodismo na decisão de torcer pra um time europeu porque a grandeza deles já tá constituída, enquanto nós temos que trabalhar muito pra voltar a esse patamar e aqui ninguém quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 at 20:45, Léo R. disse:

Queria ver se o Barcelona maravilhoso de Xavi e sua trupe não tivesse o Messi, queria ver. Ia ser a nova seleção de 82, que jogava lindamente mas não venceu.

Se meu filho chega em casa dizendo que vai torcer para o Barcelona ou qualquer outro time europeu, eu deixo ele sem ver futebol por 5 anos, só vai poder ver torneio amador e Copa Santa Catarina, além dos GRANDES JOGOS do JEC na série C.

Futebol é MUITO MAIS do que um time que só fica tocando a bola de um lado para o outro e "encanta" a mídia.

NEGATIVEM SEM DÓ, MODINHAS.

Engraçado, o tal treinador do "Barcelona maravilhoso" acabou de implementar a sua ideia de futebol no City e agora o time é um dos favoritos para vencer a Champions. E o City não tem o Messi, heim.

Se teu filho chegar em casa e dizer que vai torcer pro Barcelona, ele só fez a escolha dele, o futebol praticado aqui no Brasil é uma bosta, dentro e fora de campo.

Assim como o futebol do Barcelona era muito mais do que ficar tocando a bola de um lado pro outro. Quando se limitou a fazer isso, perdeu. O próprio inventor deste estilo de jogo odiava ter posse de bola apenas por ter.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MICHEL O disse:

Eu entendi o contrário. Que ele valoriza o Atlético de Madrid e o Simeone, tanto é que na última linha, sobre Mbappé, ele diz: " Eu quero ver Mbappé se provar contra uma defesa como a do Atlético de Madrid". Ele comenta sobre estilos diferentes e não desvaloriza o que fez Simeone. E nem poderia ser diferente porque o Atlético eliminou o Barcelona duas vezes na Champions. 

É óbvio que destruir é mais fácil que construir. E é o que ele diz. Mas destruir com a perfeição que o Atlético de Madrid fez contra o Barcelona é tão difícil como construir. E no caso do Atlético não era só se fechar, eles também tinham qualidade para jogar.

E tem o Bayern que ele não comentou. Gostaria muito de ouvir alguma explicação daquele 7-0 agregado. Foi um domínio espaço-tempo-físico absurdo do time alemão.

Não concordo com o que ele diz sobre a cultura do Real Madrid. Acho que há diferença entre a cultura dos dois times, mas não é exatamente essa que ele falou. Em Madrid também não se admite bicos para a arquibancada, também não se admite ganhar de um pequeno sem jogar bem.

O que eu falo é disso aqui: “Uns copiaram isso e outros foram a antítese, que é [Diego] Simeone. Aqui estão jogadores com talento como Koke que ficam fechados atrás, reduzindo espaços, tentando bloquear as superioridades. O futebol explodiu no físico e na tática. Agora o que falta é explorar a técnica, por que as coisas acontecem, como atacar. Esse é o talento! E não está suficientemente desenvolvido. Porque no futebol do mais alto nível há mais Simeones que Guardiolas. Você vê isso na Premier League: que equipes jogam como Guardiola? Três? Quatro? E que times jogam como Simeone ou te deixar o domínio do jogo? Uns 70%. Em La Liga é o mesmo. A desculpa destes treinadores é: ‘É que eu não posso competir contra o City ou o Barcelona’. Mas é o mesmo que fazem contra o Leganés!”, afirmou ainda Xavi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, raskor disse:

Engraçado, o tal treinador do "Barcelona maravilhoso" acabou de implementar a sua ideia de futebol no City e agora o time é um dos favoritos para vencer a Champions. E o City não tem o Messi, heim.

Se teu filho chegar em casa e dizer que vai torcer pro Barcelona, ele só fez a escolha dele, o futebol praticado aqui no Brasil é uma bosta, dentro e fora de campo.

Assim como o futebol do Barcelona era muito mais do que ficar tocando a bola de um lado pro outro. Quando se limitou a fazer isso, perdeu. O próprio inventor deste estilo de jogo odiava ter posse de bola apenas por ter.

 

Aí que você não entende meu filho, aí que você se perde. FUTEBOL É MUITO MAIS do que um time organizado, com dinheiro, mídia, jogando futebol bonito. Envolve amor, envolve paixão, envolve muitas outras coisas que ninguém sabe explicar. Coloca o Guardiola com seu Manchester City (outro time de modinha, com dinheiro PRA CARALHO) jogar libertadores na bomboneira, na altitude, fazendo viagem escrota recheada de escalas pra chegar em algum país do Noroeste do continente, tomando tapa na cara, tomando pedrada, fumaça, policiamento ruim entre outras coisas.

AH MAIS ISSO NÃO É FUTEBOL, ok compara a torcida de QUALQUER JOGO da libertadores com um jogo do Barcelona. AH MAS ISSO NÃO TEM A VER COM O QUE SE JOGA EM CAMPO, futebol é muito mais do que o que acontece dentro das 4 linhas.

SOBRE O MEU FILHO, ENQUANTO ELE MORAR NA MINHA CASA NÃO VAI VER JOGO DE FUTEBOL EUROPEU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Léo R. disse:

Coloca o Guardiola com seu Manchester City (outro time de modinha, com dinheiro PRA CARALHO) jogar libertadores na bomboneira, na altitude, fazendo viagem escrota recheada de escalas pra chegar em algum país do Noroeste do continente, tomando tapa na cara, tomando pedrada, fumaça, policiamento ruim entre outras coisas.

Os melhores necessitam das melhores peças. Ou você acha que o Hamilton com um fusca continuaria a ser o melhor piloto? Existem vários exemplos de técnicos ruins com times recheados de estrelas que deram errado. Benítez, Luxemburgo, Tata Martino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Léo R. disse:

SOBRE O MEU FILHO, ENQUANTO ELE MORAR NA MINHA CASA NÃO VAI VER JOGO DE FUTEBOL EUROPEU.

TU NÃO VAI CONSEGUIR CONTROLAR NEM QUE SEU FILHO NÃO ASSISTA O FELIPE NETO BICHO, IMAGINA SÓ JOGO DE FUTEBOL EUROPEU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Os melhores necessitam das melhores peças. Ou você acha que o Hamilton com um fusca continuaria a ser o melhor piloto? Existem vários exemplos de técnicos ruins com times recheados de estrelas que deram errado. Benítez, Luxemburgo, Tata Martino.

Mas o Hamilton não é o melhor piloto da F1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Mas o Hamilton não é o melhor piloto da F1.

Não vejo, foi um exemplo dos melhores, gato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.skysports.com/amp/football/news/11096/11200400/pep-guardiola8217s-title-victory-with-barcelona-b-should-not-be-ignored

 não tava afim de criar um tópico e achei que isto é um agregador.

Conta a experiencia dele treinando na 4º divisão do Espanhol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Außenseiter disse:

TU NÃO VAI CONSEGUIR CONTROLAR NEM QUE SEU FILHO NÃO ASSISTA O FELIPE NETO BICHO, IMAGINA SÓ JOGO DE FUTEBOL EUROPEU.

Vou sim, existe muita negligência dos pais no que diz respeito a cuidar do que o filho assiste e tem acesso na internet. Há formas de lidar com isso sim. E vou levar ele em todos os jogos da varzea, pra aprender o que é futebol de verdade. Na europa os jogadores nem cospem no campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Bruno Caetano. disse:

“No Barcelona, entendemos o futebol como espaço-tempo. Quem domina isso? Busquets, Messi, Iniesta: são maestros do espaço-tempo. Sempre sabem o que fazer, se estiverem sozinhos ou marcados. Isto há meio-campistas como Casemiro que não entendem.

DECISÕES 20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Léo R. disse:

SOBRE O MEU FILHO, ENQUANTO ELE MORAR NA MINHA CASA NÃO VAI VER JOGO DE FUTEBOL EUROPEU.

So acho estranho mandar uma dessas num forum baseado num jogo ingles que por si só se baseia no modelo europeu do esporte. Aprecio tanto ir ver a serie C do Carioca num final de semana, passar raiva com o Flamengo numa quarta e caçar algum streaming praver um jogo do Feyenoord num sabado/domingo de manhã. Me divirto igual. 

10 horas atrás, Matias_ disse:

DECISÕES 20

THIS! ahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Xavi é um cara inteligentíssimo, e o tempo mostra que esse tipo de jogador cerebral sempre se revela um cara que enxerga o jogo de forma diferente mesmo. Por isso não me surpreendo, rs.

Entrevista bem gostosa de se ler, mesmo que você não concorde com o estilo "barcelonista" de jogar futebol.

O "ar arrogante" que pode parecer pra alguns, pra mim na verdade demonstra uma completa clareza e confiança em cima de uma ideia, de uma filosofia extremamente enraizada na carreira do sujeito, que viu ao longo dos anos essa mesma filosofia surtir um efeito dominó impressionante a nível mundial. Acho natural ele ter toda essa "confiança" — digamos assim — pra comentar sobre o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato @Leho.! Não é arrogância, apesar de soar como, é acreditar piamente que, se o modelo de jogo em que ele foi criado for executado sem se ignorar aspectos importantes dele, domínio completo sob o adversário e desempenho quase sempre muito acima da média serão o inevitável resultado.

E Xavi é personificação da inteligência tática, o maior da sua posição que eu vi jogar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 at 20:45, Léo R. disse:

Queria ver se o Barcelona maravilhoso de Xavi e sua trupe não tivesse o Messi, queria ver. Ia ser a nova seleção de 82, que jogava lindamente mas não venceu.

Se meu filho chega em casa dizendo que vai torcer para o Barcelona ou qualquer outro time europeu, eu deixo ele sem ver futebol por 5 anos, só vai poder ver torneio amador e Copa Santa Catarina, além dos GRANDES JOGOS do JEC na série C.

Futebol é MUITO MAIS do que um time que só fica tocando a bola de um lado para o outro e "encanta" a mídia.

NEGATIVEM SEM DÓ, MODINHAS.

Falei aqui uma vez que o Léo R. é o torcedor que esse fórum precisa e continuo a pensar assim.

O Xavi foi escrotinho sim na entrevista dele. Dá pra entender o lado dele já que ele ganhou tudo jogando assim e por bastante tempo, mas não deixa de soar arrogante. Reconhecer isso não faz mal.

Assisti bastante aquele Barcelona apelão jogar e também admiro o futebol de Xavi e Iniesta, os dois juntos para mim foram a personificação da INTELIGÊNCIA na hora de jogar futebol. Porra, eu jogo bola, não sou o mais driblador, nem mais forte, rápido ou técnico. Então eu tenho que ao menos ser mais inteligente que os demais para poder competir. E costumo pensar no futebol desses dois espanhóis para ajudar, sem dó.

E não vejo como o Léo pode estar completamente errado. O futebol que os times do Guardiola pratica precisa sim dos melhores jogadores, não há como negar isso. Se ele entrega os títulos que promete caso tenha tempo e as peças certas pra trabalhar, ok. Isso é entre ele e o clube, torcida, dirigentes. Mas que ele teve todos esses ingredientes nos três clubes de destaque que ele trabalhou, isso ele teve. Tu não vai fazer um jogador só esforçado jogar desse jeito. E tudo isso fica mais fácil quando só se trabalha em clubes endinheirados que possuem as condições que o futebol dele pede. Isso é inegável. Sem tirar todos os méritos dele, já que outros treinadores tiveram esquadrões em seus elencos e não ganharam nada ou ganharam pouco, mas eu vejo mais mérito no que o Renato fez no ano passado. Fazer um time jogar bem apesar de todas as adversidades do nosso calendário, chegar nas colocações de competições difíceis como o Grêmio chegou e tudo isso com jogadores de qualidade duvidosa - alguns ainda cresceram de nível de maneira que não pensávamos -: é aí que eu vejo a força de um treinador. Carille e Jair são outros que tiraram leite de pedra no ano passado - no caso do segundo, fez o que deu pra fazer até onde eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Tehh disse:

O futebol que os times do Guardiola pratica precisa sim dos melhores jogadores, não há como negar isso. Se ele entrega os títulos que promete caso tenha tempo e as peças certas pra trabalhar, ok. Isso é entre ele e o clube, torcida, dirigentes. Mas que ele teve todos esses ingredientes nos três clubes de destaque que ele trabalhou, isso ele teve. Tu não vai fazer um jogador só esforçado jogar desse jeito. E tudo isso fica mais fácil quando só se trabalha em clubes endinheirados que possuem as condições que o futebol dele pede. Isso é inegável.

Mas o Guardiola também tirou - e continua tirando - leite de pedra, os três times e as diferentes versões de cada um que ele montou são prova disso; eu poderia citar n exemplos (alô Sterling). A suposta facilidade que o Pep tem não é porque ele brinca de masterliga ou recebe total suporte, é 90% pura capacidade. Porque total apoio e cobertura outros também tem, mas ninguém faz o que ele faz.

 

Esse negócio de alguém ser muito acima da média e ter sucesso absoluto no esporte é engraçado, começam a usar argumentos que não fazem sentido só pra diminuir o que esses fazem. Se, em qualquer esporte, todos tentam mas parece fácil só pra um, isso significa que não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
16 horas atrás, Leho. disse:

O "ar arrogante" que pode parecer pra alguns, pra mim na verdade completa clareza e confiança em cima de uma ideia, de uma filosofia extremamente enraizada na carreira do sujeito, que viu ao longo dos anos essa mesma filosofia surtir um efeito dominó impressionante a nível mundial. Acho natural ele ter toda essa "confiança" — digamos assim — pra comentar sobre o tema.

Na verdade, é arrogância mesmo. Outros comentários dele a respeito das outras maneiras de jogo futebol no passado e durante o auge do Barça e da Espanha demonstram que ele acredita que a escola espanhola e barcelonista como a única possível. O Guardiola acredita nas ideias dele, mas nunca diminuiu as outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Caetano. disse:

Mas o Guardiola também tirou - e continua tirando - leite de pedra, os três times e as diferentes versões de cada um que ele montou são prova disso; eu poderia citar n exemplos (alô Sterling). A suposta facilidade que o Pep tem não é porque ele brinca de masterliga ou recebe total suporte, é 90% pura capacidade. Porque total apoio e cobertura outros também tem, mas ninguém faz o que ele faz.

Esse negócio de alguém ser muito acima da média e ter sucesso absoluto no esporte é engraçado, começam a usar argumentos que não fazem sentido só pra diminuir o que esses fazem. Se, em qualquer esporte, todos tentam mas parece fácil só pra um, isso significa que não é.

Pô, vai citar logo o Sterling? Querendo ou não, ele mostrou qualidade no Liverpool. Eu citaria o Otamendi. Acho ele muito fraco para um time de alto nível de Premier League, mas lá está ele jogando e fazendo gols. Poderia me dar outros exemplos de jogadores que ele tirou o máximo? Confesso que não lembro de muitos casos não.

Desculpa, mas discordo fortemente. Não que outros treinadores não tenham apoio e dinheiro para montar seus grandes times - o treinador do lado vermelho de Manchester tem isso e não conseguiu fazer o time jogar um futebol envolvente ainda. E ele tem a obrigação de fazer o time encantar e ganhar títulos, do mesmo jeito que o Pep. Dizer que o Guardiola é único é forçar demais a barra ao meu ver.

E você pode achar que eu esteja diminuindo os feitos do Pep, pode parecer isso mesmo. Já eu acho perfeitamente possível de se reconhecer que o cara teve totais condições de montar grandes times para ganhar o que ele ganhou. Ganhou e encantou, mas não fez isso com uma Chapecoense. O que não tira as medalhas que ele teve, não. Já o Mourinho foi campeão da UCL com o Porto. Não sou fã do Mou, mas fazer isso é muito mais difícil que fazer o que o Guardiola fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 20/03
      🕔 17h (Brasília)
      📺 Star+ (exclusivo!)
      🏟️ Santiago Bernabéu
      ---
      Parece que o Karim tá fora de jogo por conta de lesão muscular. Mendy também. Desfalque pesado pros merengues.
      Primeiro clássico no Bernabéu desde 2020. E o Real vai estrear sua 3ª camisa, toda preta, em alusão aos 120 anos do clube. Barça vai de third também, amarelo. No mínimo estranho, hahahaha.
       
      Palpites?
    • Leho.
      Por Leho.
      🗣️ José Martínez
      🏟️ Camp Nou
      ---
      Saudades dos tempos em que o @Bruno Caetano. criava tópicos primorosos desse "El Clásico", cheios de informações e infográficos hahahaha. Tempo bom!
      Senti falta de uma repercussão maior sobre o jogo de hoje, só fui descobrir ontem à noite que teria a partida haha! É o primeiro clássico sem Lionel, o primeiro a ser disputado pelo Agüero, e teremos Ansu Fati com a lendária camisa 10 blaugrana.
       
×
×
  • Criar Novo...