Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Guardiola faz Tite quebrar a cabeça no time titular da seleção para a Copa


Gourcuff

Posts Recomendados

Citar

espn_icon-57x57.min.png

Como Guardiola faz Tite quebrar a cabeça no time titular da seleção para a Copa


ESPN.com.br

Pep Guardiola pode ser responsável por ter colocado uma "pulga atrás da orelha" do técnico Tite. Tudo por conta da transformação que o técnico catalão provocou no goleiro Ederson e no volante Fernandinho.

Ambos fazem uma temporada bem acima da expectativa e são titulares incontestáveis do Manchester City, o que pode colocar em xeque o fato de serem reservas para Alisson e Casemiro, pela ordem, na seleção brasileira dirigida por Tite.

Contratado por 40 milhões de euros (R$ 157 milhões na cotação atual), Ederson deixou o Benfica para assumir uma missão complicada: ser titular no City. Guardiola já havia dispensado Joe Hart e não gostou do desempenho de Bravo na última temporada.

Vindo a peso de ouro, Ederson tem correspondido e atendido as exigências de Guardiola. Fez 30 jogos dos 34 do City na atual temporada. Todos, é claro, como titular. Sofreu 19 tentos (média de 0,63 por compromisso). Mas não é apenas isso.

Dentro do conceito de jogo do treinador, isto é, que o goleiro deve também ser um jogador de linha na defesa, Ederson responde por 768 passes dados e 507 recebidos, segundo o TruMedia, a ferramenta de estatísticas da ESPN.

Todos foram dados na faixa de defesa do City, sim, mas no setor entre a meia lua e quase o círculo central. Ou seja, Ederson tem conseguido iniciar muitas vezes as jogadas para os Citizens.

No clube inglês desde 2013, Fernandinho está prestes a renovar o contrato com o clube por cifras bem altas, segundo a imprensa inglesa, e vive o melhor momento pelo City. São 29 jogos, dos quais 26 como titular, dos 34 do clube na temporada.

Aos 32, o volante é responsável por 2.821 ações com a bola, 2.214 passes (entre certos e errados), 30 finalizações, 20 chances criadas. três assistências e dois gols marcados. É alvo constante de elogios de Guardiola.

CONCORRENTES

Apesar do bom momento na atual temporada, Ederson e Fernandinho são reservas de Alisson e Casemiro na seleção brasileira, respectivamente. Dois dos preferidos do técnico Tite. Por isso é difícil desbancá-los.

Mas será que os dois têm números melhores que os jogadores do City?

Alisson faz a primeira temporada como titular no futebol europeu e declarou recentemente que vive o melhor o momento na carreira. Fez 27 dos 28 jogos da Roma em 2017/18. Sofreu 21 tentos (média de 0,77 gol por compromisso).

Segundo o TruMedia, Alisson também participa bem do jogo, ajudando a iniciar as jogadas na defesa. São 975 passes dados e 466 recebidos. Muitos na zona entre a meia lua e o círculo central.

No Real Madrid, Casemiro também converteu-se em um dos pilares do sistema de jogo do técnico Zinedine Zidane. Presente em 27 dos 29 jogos da equipe espanhola (24 vezes como titular). Marcou cinco gols e deu uma assistência.

A contribuição dele é bem mais ampla: foram 2.053 ações com a bola, 1.391 passes (entre certos e errados), 29 finalizações, 31 chances criadas, 89 desarmes, 69 faltas sofridas e 55 cometidas.

Finalmente acordando pra vida, não dá mais pra jogar com aquele meio-campo que não faz absolutamente nada de útil com a bola, principalmente contra defesa fechada. Casemiro, Paulinho ou Renato Augusto, um dos três precisa sair pra seleção melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirar o Renato Augusto parece ser a decisão mais óbvia, mas vai saber o que o Adenor tá pensando.

Ou até mesmo fazer uma linha com 2 jogadores (Casemiro e Fernandinho, Paulinho e Casemiro ou mesmo Fernandinho e Paulinho), sacar o R.A, botar o Coutinho no meio e colocar William ou Douglas Costa na direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson não sai do time titular mais. Quando tava em época de testar outro goleiro, mantiveram ele. Agora não faz sentido mudar. 

Fernandinho eu não gosto muito dele, não acho nada de mais, principalmente jogando como primeiro volante, como segundo volante/box-to-box, acho melhor. E Casemiro não pode sair desse time de jeito nenhum.

Sabemos que o Tite não vai mudar esse time. Ele vai assim até o final. Mal testou outros jogadores. 

Mas eu também queria ver esse meio mais criativo. Minha preferência é colocar o Coutinho no meio e colocar o Douglas Costa ou o Willian na ponta direita. Mas aí, isso tiraria a liberdade que o Tite dá pro Paulinho. Ele prefere fazer o Renato Augusto jogar mais recuado pra dar liberdade pro Paulinho, ao colocar Coutinho ali, ele que teria que ter essa liberdade, e o outro meia teria que atacar menos.

Pra mim o problema não é nem o time titular, e sim o elenco. A única alternativa desse time é puxar o Coutinho para o meio e colocar o Willian, não tem mais nenhuma ideia.

Os jogadores do banco são ridículos, se você precisar de resultado, ou se o Neymar se machucar, o reserva dele é o Taison. No meio tem o Giuliano. E ainda pode ter Diego e afins. O elenco é muito limitado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nenhum segredo que o jogador que 100% tá sobrando nesse time é o Renato Augusto. Hoje aquele lugar ali é do Coutinho ou do Arthur, pode escolher.

Sobre goleiro e volante, eu não mudaria nem fodendo e não vejo dúvida nisso na cabeça do Tite, apenas conforto. Alisson, tal qual Paulinho, me mostraram errado e hoje não vejo muito motivo pra saírem dali (mas o Paulinho que abra o olho porque aquela posição precisa performar e bem, sempre). Jogo por jogo, Alisson evoluiu absurdamente com os pés também e é confortável assim. Casemiro é rei, não sai nem fodendo, mas é bom saber que tem um cara como o Fernandinho na reserva, MUITO EMBORA eu fosse de Jorginho (ops, kd).

A discussão da seleção hoje é quem deveria entrar no lugar do Renato Augusto e se esse jogador for o Coutinho, quem vai fazer a ponta direita. E claro, tem papo sobre zagueiro, mas nenhum dos titulares é tão abaixo no geral como é o Renato Augusto. Ali dá pra ver que tem jogadores acima dele.

Tite pode estar com medo de quebrar a dinâmica que têm Renato e Paulinho. Hoje o jogador mais ofensivo e de chegada é o Paulinho e ele SÓ funciona assim, de jeito nenhum. Se for pra fazer o toque de bola, armar jogo, ele não é esse jogador.  Se colocar o Coutinho, Paulinho precisa voltar a ser segundo volante e tu perde a característica que faz ele funcionar na seleção. Não é uma escolha fácil. Até por isso eu testaria o Arthur ali, mas sem pensar em característica do Paulinho, Coutinho de CM com os pés nas costas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Não é nenhum segredo que o jogador que 100% tá sobrando nesse time é o Renato Augusto. Hoje aquele lugar ali é do Coutinho ou do Arthur, pode escolher.

Sobre goleiro e volante, eu não mudaria nem fodendo e não vejo dúvida nisso na cabeça do Tite, apenas conforto. Alisson, tal qual Paulinho, me mostraram errado e hoje não vejo muito motivo pra saírem dali (mas o Paulinho que abra o olho porque aquela posição precisa performar e bem, sempre). Jogo por jogo, Alisson evoluiu absurdamente com os pés também e é confortável assim. Casemiro é rei, não sai nem fodendo, mas é bom saber que tem um cara como o Fernandinho na reserva, MUITO EMBORA eu fosse de Jorginho (ops, kd).

A discussão da seleção hoje é quem deveria entrar no lugar do Renato Augusto e se esse jogador for o Coutinho, quem vai fazer a ponta direita. E claro, tem papo sobre zagueiro, mas nenhum dos titulares é tão abaixo no geral como é o Renato Augusto. Ali dá pra ver que tem jogadores acima dele.

Tite pode estar com medo de quebrar a dinâmica que têm Renato e Paulinho. Hoje o jogador mais ofensivo e de chegada é o Paulinho e ele SÓ funciona assim, de jeito nenhum. Se for pra fazer o toque de bola, armar jogo, ele não é esse jogador.  Se colocar o Coutinho, Paulinho precisa voltar a ser segundo volante e tu perde a característica que faz ele funcionar na seleção. Não é uma escolha fácil. Até por isso eu testaria o Arthur ali, mas sem pensar em característica do Paulinho, Coutinho de CM com os pés nas costas.

Exatamente. Renato Augusto teve uma queda de desempenho absurda. Antes ele era o único jogador da China aceitável, porque jogava em alto nível, hoje está horrível. Arthur merecia mesmo pegar essa vaga, atualmente joga muito mais. Mas o Tite nem testou ele, tsc tsc.

O que "atrapalha" a mudança do meio é o Paulinho mesmo, não adianta colocar ele como segundo volante se a única qualidade dele é a infiltração, e jogando assim ele vai ter que atacar menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Estamos muito próximo da Copa, duvido q o Tite vá abrir mão de tudo o que já construiu com esse grupo assim, "apenas" por boas fases. Acho que ele (Tite) tá é bem feliz por ver que seu grupo se fortalece ainda mais com Ederson e Fernandinho em alta em seus clubes, esse é o ponto.

E na moral, eu também não faria mudanças nesse time titular não.

Alisson finalmente é titular na Roma e vem correspondendo à altura. Casemiro é o melhor de sua posição no mundo inteiro, ou seja... não sai. Fernandinho poderia se encaixar como meia central, no lugar do Renato Augusto? Sim, tranquilamente, mas o Renato é homem de confiança do treineiro então, esqueçam. Sem falar que ele (R. Augusto) pode até estar em baixa, mas tem futebol e confiança de sobra pra se recuperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...