Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rotação do elenco através de estatísticas


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

qtxPjR7.jpg

Anteriormente eu falei dos benefícios da rotação de jogadores no texto Rotacionando o elenco para motivar e desenvolver jogadores, onde falei bastante da minha experiência com a rotação total de jogadores, utilizando dois times de jogadores e trocando eles indiscriminadamente quando a ocasião pedia, sem usar time misto, trocando todas as peças.

Os benefícios da rotação são imensos, mas além da rotação total e parcial, existem outras maneiras de se rotacionar o time. Para os fãs das estatísticas e números, essa é uma excelente maneira de manter sempre as melhores peças da sua equipe atuando, buscando adequar a escalação da equipe com o momento dos jogadores.

O Football Manager fornece muitas estatísticas, porém, a informação que deve ser utilizada é existente na coluna "Últimos 5 Jogos" da tela de Informação de Seleção, mas que muita gente personaliza em suas telas de elenco no Football Manager.

Preparando a base de comparação

O uso de estatísticas necessita de uma base de comparação, portanto, você deve utilizar a sua pré-temporada para criar essa comparação e definir o seu onze inicial. O ideal é montar dois times distintos e colocá-los para jogar a mesma quantidade de vezes durante a pré-temporada, de preferência, contra adversários do mesmo nível. Se você marcar 8 jogos, coloque seus dois times para atuar em 4 jogos cada e procure marcar os amistosos em pares, pensando em times de mesmo nível para serem defrontados durante uma semana. Dessa maneira, você poderá selecionar os melhores jogadores de cada posição na pré-temporada e colocá-los como titular.

Caso deseje pular essa parte e utilizar um onze inicial fixo, que você considera o melhor, também é possível. Fica a seu critério.

A rotação

Como o período analisado pela coluna "Últimos 5 Jogos" contabiliza todos os últimos 5 jogos disputados por aqueles jogadores, seja amistoso, partida contra equipes fracas e partidas normais, o período desejado de observação do seu time titular, que você definiu na pré-temporada, utilizando o método que achou adequado, será de 5 partidas. Portanto, você deverá deixar seus jogadores completarem os primeiros 5 jogos da temporada, colocando aquele time para jogar 5 partidas consecutivas. Obviamente que se o jogador estiver indisponível, por lesão, suspensão, você deverá trocá-lo.

Avaliando seu time titular após as 5 partidas

Depois que o período de 5 partidas for concluído, você deve observar seu time titular e mensurar como foi a atuação de cada jogador nos últimos 5 jogos. Para isso, é importante determinar uma nota de corte para cada posição ou uma nota de corte geral. Suponhamos que a minha nota de corta geral seja abaixo de 6,7 nesse período de jogos.

5977b04b1736d_ShamrockRoversFC_VisaoGeral.thumb.png.163b97408f24a95a392827127d53ad32.png

Como podem perceber, nesse caso, todo o time titular manteve uma boa média ao longo dos últimos 5 jogos e portanto, ganhariam mais 5 jogos de titularidade garantida. Contudo, para fins de demonstração, irei demonstrar um onze inicial que contém algum jogador abaixo da nota de corte estipulada previamente.

5977b1f74be08_ShamrockRoversFC_VisaoGeral-3.thumb.png.4fc50a2a6cb5ebeebb0675321d3ecf9a.png

Nessa análise, temos o Meia-Atacante Direito Karl Green com uma nota nos "Últimos 5 Jogos" de 6,66 seria trocado pelo seu reserva e teria 5 jogos para repensar o seu mau momento.

Esse tipo de rotação não ajuda muito em termos de uso de elenco, mas te dá uma opção mais exata na hora de montar e colocar o seu melhor time em campo e também lhe dá a opção de se justificar para um jogador dizendo que o companheiro que joga na posição dele está num grande momento.

O importante no Football Manager é encontrar a maneira que mais lhe agrada de jogar e se você é um treinador que gosta do rigor dos números, esse tipo de rotação pode fazer você ter sempre o melhor a sua disposição na hora que for necessário.

Uma opção mais rigorosa

Caso deseje, é possível usar de períodos de tempos menores após o período inicial de 5 jogos, com você alterando jogo a jogo, ou a cada 2 ou 3 jogos, os jogadores. Porém, é importante que sempre que você colocar um jogador novo, deixá-lo completar 5 jogos, pois você terá realmente um período preciso e de acordo com o momento da sua equipe para avaliar.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
  • Diretor Geral
19 horas atrás, Henrique M. disse:

[...] Porém, é importante que sempre que você colocar um jogador novo, deixá-lo completar 5 jogos, pois você terá realmente um período preciso e de acordo com o momento da sua equipe para avaliar.

Putz, tá aí: nunca havia me atentado a isso hahahaha.

Eu gosto bastante de rotação. Quando comecei a jogar jogos manager não rodava praticamente nada dos meus elencos, era só um time titular na cabeça e "pau na máquina", sempre haha. Mas aí você começa a ler sobre o jogo, começa a entender melhor sobre ele e a rotação meio que vai fazendo cada vez mais sentido, haha.

 

Rotação parcial, é o que eu mais faço. Acho que a total -- apesar de aumentar e muito os minutos e o desenvolvimento do elenco --, compromete bastante os resultados, dada a diferença do nível técnico (a não ser que você esteja com um elenco GALÁTICO nas mãos, onde 22 jogadores são acima de 3.5 estrelas de CA). Na parcial eu consigo manter meu elenco livre de lesões (por sobrecarga), mantenho uma boa harmonia entre o grupo e tenho jogadores sempre prontos pra render quase que 100%, tudo isso sem perder tanto em nível técnico.

Costumo rotacionar de acordo com os níveis de preparação de jogo, mas esse dado dos "últimos 5 jogos" também é um ótimo indicativo. Eu olho pra ele e vejo a fase do jogador: de repente tem aquele cara na reserva que você colocou e destruiu, e ele nem é tão pior que o titular. Nesse caso eu mantenho-o pra próxima partida, dando sequência. A tal da MERITOCRACIA, palavrinha em voga hoje. Só não havia me atentado ao fato de dar pelo menos 5 jogos, hahahahaha... confesso que comi bola nesse sentido.

Jogadores com níveis mt próximo de CA, é extremamente recomendado essa análise dos 5 últimos jogos. Dá pra você saber que tá em melhor fase, ou não. A decisão final sempre tem que ser sua, da sua intuição e vontade, mas esses números ajudam a chegar nessa escolha.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
×
×
  • Criar Novo...