Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Muitos chutes de longe ao chegar ao último terço


ZéVictor

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Gostaria q vocês me ajudasse num problema q to tendo no jogo.
Tô num save com o Arsenal, segunda temporada, fui vice da BPL e campeão da UCL aos trancos e barrancos.
O meu problema está na criação de jogadas, mais especificamente quando meus jogadores chegam ao último terço do campo. O q está acontecendo é q meus jogadores, ao chegarem perto da área estão chutando de longe muitas vezes e desperdiçando muitas oportunidades, mesmo quando eles têm a oportunidade de passar. Isso tá acontecendo tanto com os avançados interiores quanto com os construtores de jogo. Até mesmo Ozil q tem as características de preferir o passe ao invés do chute e de desmarcar os companheiros frequentemente está enfiando poucas bolas para os atacantes e chutando de longe. Sempre termino o jogo com muuuitos chutes de longa distância, coisa que contradiz as instruções q dou aos jogadores. Meus jogos são ganhos em sua maioria com cruzamentos e chutes de longe, coisa q não se dá pra contar sempre.
Minhas instruções são para os jogadores manterem a posse de bola pacientemente até encontrar uma oportunidade para enfiar, mas quando a oportunidade surge (ou não) eles chutam de longe.

Aqui o Ozil tinha duas opções de passe, mas ao invés disso ele chutou de longe. Isso acontece várias e várias vezes, até quando se tem passe mais óbvios. pWOtH6v.jpg

As instruções q dou aos meus avançados interiores: GjEZJL2.jpg

Instruções à equipe: 8G7A6MP.jpg Já tentei diminuir o ritmo, aumentar, desmarquei o "ser menos expressivo", passar para o espaço, aumentar a linha defensiva (para ficarem mais perto do gol adversário), explorar pelo meio... enfim, já tentei quase de tudo e nada muda esse cenário.

O que meus avançados e construtores estão fazendo: http://gph.is/2sH25bd

O que eu tô querendo q eles façam: http://gph.is/2sMToaz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Só de jogar sem o rematar sempre que possível e no levar a bola até a área já reduziria consideravelmente isso, mas você faz isso e ainda instrui o jogador a chutar menos. Aí vai na conta da decisão dos seus jogadores, ás vezes ele achou melhor chutar. Já experimentou colocar seus pontas como armadores mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. mudou o título para Muitos chutes de longe ao chegar ao último terço
13 horas atrás, Henrique M. disse:

Só de jogar sem o rematar sempre que possível e no levar a bola até a área já reduziria consideravelmente isso, mas você faz isso e ainda instrui o jogador a chutar menos. Aí vai na conta da decisão dos seus jogadores, ás vezes ele achou melhor chutar. Já experimentou colocar seus pontas como armadores mesmo?

Pois é. As instruções para isso não acontecer estão dadas, o problema é q não obedecem. Jogadores de topo como Ozil, Sanchéz e Bernardo Silva fazendo isso.
Quanto a colocá-los de armadores, será q Alexis Sanchez rende com essa função? E além disso, será q ia resolver? Pq Ozil tá de construtor de jogo avançado (armador) e tá fazendo esse merdeiro aí. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
12 minutos atrás, ZéVictor disse:

Pois é. As instruções para isso não acontecer estão dadas, o problema é q não obedecem. Jogadores de topo como Ozil, Sanchéz e Bernardo Silva fazendo isso.
Quanto a colocá-los de armadores, será q Alexis Sanchez rende com essa função? E além disso, será q ia resolver? Pq Ozil tá de construtor de jogo avançado (armador) e tá fazendo esse merdeiro aí. :/

Tem o lance de você jogar com uma formação muito fluida, nesse tipo de instrução, os jogadores tendem a desobedecer mais as instruções que são dadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Henrique M. disse:

Tem o lance de você jogar com uma formação muito fluida, nesse tipo de instrução, os jogadores tendem a desobedecer mais as instruções que são dadas. 

É, ainda tem isso. Vou colocar estruturada ou flexível pra ver se muda algo nesse sentido. O que tá me deixando mais confuso é o fato de Ozil tá chutando de longe muitas vezes. Se fosse só os avançados interiores eu até entendia, mas um construtor de jogo? Muito estranho. Ainda mais ele q tem característica de preferir o passe ao invés do chute.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, ZéVictor disse:

É, ainda tem isso. Vou colocar estruturada ou flexível pra ver se muda algo nesse sentido. O que tá me deixando mais confuso é o fato de Ozil tá chutando de longe muitas vezes. Se fosse só os avançados interiores eu até entendia, mas um construtor de jogo? Muito estranho. Ainda mais ele q tem característica de preferir o passe ao invés do chute.

Aí é decisão do jogador, ele achou que tinha mais chances chutando para o gol ou também não viu o companheiro livre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forçar passes muito curtos também reduz as opções viáveis de passe.

Se ele não pode driblar/carregar a bola e não pode fazer passes mais diretos/longos, resta tentar resolver sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminua a largura e aumenta (um pouquinho só) o passe. Passe curto + time muito aberto = chute de longe. Jogar com passe curto, em tese, é pra ter jogadores mais próximos, o que não significa que não é possível jogar com uma largura maior, mas eu acho um complicador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim tem a ver com duas instruções que você colocou. A principal seria "Ser mais expressivo" que dá uma liberdade criativa muito maior para os jogadores tomarem decisões. 

A segunda, em menor nível, seria a instrução "Driblar menos". Se o jogador carrega menos a bola, logo há poucas opções pra ele. Ou ele toca de primeira, ou domina e passa ou.... chuta. Isso mesmo, como ele tá instruído a carregar menos a bola, ainda que possa haver sobreposição nas instruções individuais (que eu aconselho não mexer quase nunca), a possibilidade de ele chutar é grande.

Agora, pela minha experiência, o MAIOR FATOR DE EXCESSO DE CHUTES DE FORA é o fator tático do adversário. Isso acontece especialmente em ligas onde nosso time é claramente superior a maioria dos oponentes. Em geral esses times jogam com a primeira linha de 4 defendendo 100% (incluso laterais) ou com médios centrais essencialmente defensores. Além disso, é costume baixar a linha defensiva, jogar de maneira estruturada ou altamente estruturada e ter o time com uma mentalidade essencialmente defensiva. Logo, acontece o seguinte:

  • É mais difícil infiltrar, por conta da linha defensiva baixa e estruturada
  • É mais difícil chegar a linha de fundo, por conta dos laterais defensivos
  • É mais difícil encontrar contra-ataques, pois há jogadores demais guardando posição, mesmo em escanteios.

Logo, qual é a opção menos complicada pra um time enfrentar um time de defesa baixa? Tiros de longa distância! É quase que automático. A única maneira de quebrar esse padrão é qualidade dos jogadores, um passe a rasgar mais inspirado, um drible, algo imprevisível. Como nem sempre temos nossos criativos inspirados, é normal sofrermos contra alguns times  que deveríamos bater facilmente. 
 

Minha opinião: contra times em que meu time não está conseguindo infiltrar, tabelar, chegar ao fundo, eu uso uma das duas táticas abaixo:

1. Coloco jogadores ofensivos com boa capacidade de drible e imprevisibilidade e adiciono "Driblar Mais" às instruções padrão

ou

2. Coloco a instrução "Bombear bola para area" em composição com um atacante mais alto e forte. Como a linha defensiva já está baixa, é mais fácil tomar partido dessa situaçao para conseguir "casquinhas" para os pontas ou "bolas amortecidas" para os meias.

Eu testaria a tática que você postou trocando os passes muito curtos por misto ou direto e removendo as instruções acima (driblar menos e ser mais expressivo). Só pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...

Os meus pontas eu uso mais como Apoiar do que como Atacar, sinto que isso reduziu um pouco as finalizações de fora da área, principalmente no uso do Avançado Interior, já que Extremo explora mais os Cruzamentos/Lançamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...