Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ataque ao ônibus do Borussia Dortmund foi motivado por fraude financeira


Danut

Posts Recomendados

Citar

Polícia alemã afirma que fraudes financeiras motivaram explosão em ônibus do Borussia Dortmund

Investigadores disseram que explosão resultaria no ganho de 4 milhões de euros por Sergej W., preso e identificado como autor do ato

 

Os oficiais da Polícia Alemã concluíram a investigação da explosão do ônibus que levava a delegação do Borussia Dortmund para o duelo contra o Monaco, válido pelas quartas de final da Uefa Champions League e chegou à conclusão que o ataque foi por motivos financeiros. Na ocasião, o zagueiro Marc Bartra e um policial ficaram feridos levemente por causa dos três explosivos detonados na parte de trás do veículo.

Segundo os investigadores, um homem com cidadania alemã e russa fez um empréstimo para apostar que as ações do Borussia Dortmund na bolsa de valores cairiam. Para que isso acontecesse, este homem planejou toda a ação, ativou os explosivos no ônibus e tentou disfarçar o acidente como terrorismo islâmico, com o objetivo de ganhar milhões de dólares. Os investigadores encontraram notas na cena do fato que reivindicavam a responsabilidade em nome dos extremistas islâmicos, mas a autenticidade foi duvidada rapidamente.

Procuradores federais germânicos disseram que o suspeito, identificado apenas como Sergej W., de acordo com uma lei alemã de privacidade, foi preso por uma equipe de resposta tática no início desta sexta-feira (21) no estado de Baden-Wurttemberg, perto da cidade de Tuebingen, localizada no sudoeste do país. Promotores também afirmaram que provas adicionais não foram encontradas e que o suspeito agiu sozinho. Assim, Sergej W. será acusado por tentativa de assassinato, por causar uma explosão e sérios danos corporais.

A porta-voz da Promotoria, Frauke Koehler, afirmou em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (21), o homem chamou a atenção dos investigadores por haver feito compras de ações suspeitas por ações no Borussia Dortmund, única equipe da Bundesliga cotada na bolsa de valores, no mesmo dia do ataque, 11 de abril. O suspeito fez um empréstimo de dezenas de milhares de euros e comprou um grande número de ações de venda ao apostar em uma queda das ações aurinegras.

"Estamos trabalhando na suposição de que o suspeito é responsável pelo ataque contra o ônibus da equipe do Borussia Dortmund. Uma queda significativa no preço das ações poderia ter sido esperada se um jogador tivesse sido gravemente ferido, ou até mesmo morto, como resultado do ataque. Nós gostaríamos de pensar que o suspeito é responsável pelo ataque no ônibus da equipe. Estamos colocados em pistas do suspeito por ofertas de opções suspeitas. Ele, no total, comprou três derivados diferentes e apoiou na queda dos preços das ações. Ele comprou a maioria dos derivados em 11 de abril, o dia dos ataques. O suspeito tomou um empréstimo de 10 milhões de euros. Seu lucro teria aumentado se ações caíssem. Não podemos dizer agora quão alto o lucro poderia ter sido exatamente", explicou Koehler.

Os promotores acrescentaram que o suspeito reservou um quarto no hotel de luxo onde a delegação do Borussia Dortmund estava hospedada nos dias 9 a 13 de abril e entre 16 e 20 do mesmo mês. Eles disseram que o suspeito teuto-russo colocou três explosivos, embalados com estilhaços, ao longo da rota que o ônibus levaria para chegar ao Signal Iduna Park, casa do Dortmund. As três explosões foram detonadas no momento planejado, mas a segunda explosão ocorreu um metro acima do solo, o que minimizou o dano causado.

"Não podemos dizer de forma conclusiva que tipo de explosivos ele usou. As investigações ainda estão em andamento e são complexas, pois todos os explosivos foram usados na explosão e o conhecimento sobre isso só pode ser obtido indiretamente, como amostras de solo. Nesta fase, não há pistas para possíveis cúmplices, mas continuaremos de olho", continuou a porta-voz.

No dia seguinte ao ataque, a emissora de TV pública alemã ARD informou que houve uma anomalia no mercado pouco antes das explosões com alguém que comprou ações na bolsa de valores de Frankfurt. A emissora informou que os compradores "ou foram extremamente inexperientes ou esperavam uma queda acentuada nos preços".

Após a elucidação do fato, presidente e jogadores do Borussia Dortmund manifestaram os agradecimentos na rápida investigação do fato. "Esperamos que, ao prender ao suspeito, a pessoa responsável pelo ataque vil contra nossos jogadores e funcionários tenha sido apanhada. O primeiro pensamento é de alívio. Espero que ajude a processar os eventos", disse um comunicado oficial divulgado no site do clube.

Fonte: Vavel

 

TL;DR: Um sujeito comprou um monte de ações do Borussia Dortmund no dia do ataque, em uma modalidade onde ele ganharia se elas caíssem de preço. Depois, reservou quarto no hotel do clube, com vista para o local da explosão - e de onde deve ter feito a detonação dos explosivos. O ataque foi realizado por ele como forma de forçar uma queda abrupta no valor das ações do clube, já que se morressem jogadores o clube obviamente ia perder valor.

 

Ao menos descobriram quem foi, assim os jogadores podem ficar mais tranquilos - não é nenhum grupo que vá tentar um segundo ataque para "completar a obra" ou algo assim. Só um louco fazendo qualquer coisa por dinheiro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2017 at 09:38, Roman disse:

A grande questão é quem foi o genial banco que permitiu esse empréstimo e qual foi a desculpa que o maluco utilizou.

Essa questão me chamou a atenção também. Já tinha ouvido uma notícia, e agora li na Exame o mesmo que tinha ouvido: que o valor que ele pegou emprestado é de algumas dezenas de milhares de euros. Não sei de onde saíram os milhões da notícia que eu colei aqui, acho que eles viajaram.

Emprestar umas dezenas de milhares não é tão difícil, né. Sei lá o que o cara falou, mas tem muita situação onde isso é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pras ações baixarem o tanto necessário pra ele lucrar milhões de euros como falaram só se morressem Aubameyang, Weigl e Reus. E essa deve ter sido a intenção mesmo, tá doido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Roman disse:

Pras ações baixarem o tanto necessário pra ele lucrar milhões de euros como falaram só se morressem Aubameyang, Weigl e Reus. E essa deve ter sido a intenção mesmo, tá doido.

Então, o que ouvi no rádio é que o lucro dele ficaria entre 150-250 mil euros, sendo otimista. Isso ouvi em uma rádio alemã, que consultaram um especialista em mercado de ações e tal. Acho que esse valor de milhões tá completamente errado - apesar de vários lugares terem veiculado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2022–23 será a 60ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 5 de agosto de 2022 e terminará em 27 de maio de 2023. 
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos vencedores:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Bundesliga 21/22
      A Bundesliga de 2021–22 será a 59ª edição da primeira divisão do futebol alemão. O campeonato iniciará em 13 de agosto de 2021 e terminará em 14 de maio de 2022.
      Regulamento
      Atual Campeão
      Últimos Vencedores
      Promovidos e Rebaixados
      Troca de Treinadores
    • Ibarra
      Por Ibarra
      TÓPICO PARA FALAR TUDO O QUE ROLA NO MERCADO DA BOLA DO BORUSSIA DORTMUND 21/22.
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico geral para transferências na Bundesliga nessa janela de verão, se um time não tem um tópico próprio, esse é o espaço para discutir sobre o mercado dele.
      🔴 Tópico próprio do Bayern
      🟡 Tópico próprio do Dortmund ⚫
       
       
      Fiquem à vontade para criar um tópico específico caso seja uma transferência especial ou coisa do tipo.
×
×
  • Criar Novo...