Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Um mês atípico, principalmente pela derrota na Taça da Liga, mas pelo menos já voltou seu foco para onde importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

O time vem bem na Liga, mas tropeço contra o Fafe é algo a se lamentar.

Sobre o rodízio dos atacantes é complicado, e não sei se mesmo o cara entrando todo jogo do banco ele estaria feliz, eu percebo que ser titular conta muito mais do que minutos para o FM.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique M. disse:

Um mês atípico, principalmente pela derrota na Taça da Liga, mas pelo menos já voltou seu foco para onde importa.

Então, foi o lado bom: perceber que não temos time pra jogar no ataque fora de casa e, ao mesmo tempo, a derrota nos permitiu manter o foco na Primeira Liga.

2 minutos atrás, DiogoHernandes disse:

O time vem bem na Liga, mas tropeço contra o Fafe é algo a se lamentar.

Sobre o rodízio dos atacantes é complicado, e não sei se mesmo o cara entrando todo jogo do banco ele estaria feliz, eu percebo que ser titular conta muito mais do que minutos para o FM.

De fato não esperava esse tropeço, mas aprendi a lição. Não dá pra jogar no ataque fora de casa, ainda mais nas competições eliminatórias, onde os times pequenos jogam tudo o que têm.

Sobre o rodízio, o ataque é o único setor que está com problemas, exatamente porque são muitos atacantes para uma vaga só. O que me coloca em um dilema: se eu só tivesse dois e um se machucasse, eu ficaria sem opções. Ao mesmo tempo, ter quatro parece que foi um exagero. 

Talvez a solução seja ter três atacantes: dois de mesmo nível e um jovem vindo da base, que cobra muito menos pela titularidade. Assim eu poderia revezar os dois principais e colocar o garoto no banco; e dependendo do jogo, até escalaria o moleque como titular. É uma ideia para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tropeço contra o Fafe valeu como ensinamento para situações no futuro, o que já é bom. 

Enquanto isso, na Liga, vai fazendo uma boa limonada com os limões que você tem. Os ajustes parecem ter seu efeito nesse momento, mas ainda é cedo para confirmar isso.

De qualquer forma, se passar a arrancar mais alguns empates fora teremos um bom fim de temporada.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mês de tropeços mas que, apesar da derrota contra o Sporting o time jogou bem e na derrota contra o Fife, houve a conclusão que não dá ainda pra usar um time B e esperar grande resultado.

As finanças preocupam realmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, vinny_dp disse:

O tropeço contra o Fafe valeu como ensinamento para situações no futuro, o que já é bom. 

Enquanto isso, na Liga, vai fazendo uma boa limonada com os limões que você tem. Os ajustes parecem ter seu efeito nesse momento, mas ainda é cedo para confirmar isso.

De qualquer forma, se passar a arrancar mais alguns empates fora teremos um bom fim de temporada.

Boa sorte.

Lição aprendida, né? Ela vai servir também na Liga, onde precisamos tomar muito cuidado com os times "menores" - eles acabam sendo os fieis da balança do campeonato. Vamos ver se os ajustes mantém o time no rumo certo e ajudam na campanha fora de casa, que como você comentou vão decidir nosso fim de temporada.

Obrigado Vinny!

52 minutos atrás, Ademare disse:

Mês de tropeços mas que, apesar da derrota contra o Sporting o time jogou bem e na derrota contra o Fife, houve a conclusão que não dá ainda pra usar um time B e esperar grande resultado.

As finanças preocupam realmente.

Pois é, o time está bem em campo e os resultados não me preocuparam tanto. Arrancar ponto do Sporting em Lisboa já na segunda temporada, sem termos um timaço, seria incrível e quase conseguimos. E contra os times "menores" precisamos de cautela sempre, seja com o time A, B ou C.

Ainda não sei o que fazer em relação às finanças. É bem provável que eu comece tentando vender alguns jogadores para reduzir a folha salarial e colocar algum dinheiro em caixa.

Obrigado Ademare!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei o que aconteceu, mas não postei os comentários que havia feito quando você postou a atualização sobre o Batistuta. A temporada em Portugal é bem curta, mas a campanha do Nacional é boa.Com a eliminação na Taça de Portugal e o começo ruim na Taça da Liga, terá maior tempo para se dedicar ao campeonato. Isso pode ser bom se souber aproveitar.

E sobre os atacantes. Nenhum deles joga pelo lados ou como MA C?

Estou curioso para ver se conseguirá zerar o déficit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Eu não sei o que aconteceu, mas não postei os comentários que havia feito quando você postou a atualização sobre o Batistuta. A temporada em Portugal é bem curta, mas a campanha do Nacional é boa.Com a eliminação na Taça de Portugal e o começo ruim na Taça da Liga, terá maior tempo para se dedicar ao campeonato. Isso pode ser bom se souber aproveitar.

E sobre os atacantes. Nenhum deles joga pelo lados ou como MA C?

Estou curioso para ver se conseguirá zerar o déficit.

Senti sua falta depois do post anterior ;)

O lado bom da campanha ruim nas taças será esse mesmo, vamos poder nos dedicar totalmente à Primeira Liga. 

Sobre os atacantes, os quatro são PLC. Eu vejo o Paciência com potencial para se tornar um MAC, já que a função preferida dele é "Avançado Completo - Apoiar", mas colocá-lo para treinar nessa função não funcionou bem, ao menos não inicialmente. Então ficaram os quatro como Ponta de Lança mesmo.

Já em relação às finanças, também não sei como vou fazer. Novos contratos certamente ajudariam, mas sem alcançarmos o nível europeu seria contar com a sorte. No que depender dos nossos próprios esforços, o caminho deve mesmo ser a venda de jogadores com lucro (por exemplo, o Jadson) e a redução da folha salarial.

Estou avaliando ainda a possibilidade de usar a base do clube como alternativa, para reduzir os custos com elenco e dar oportunidades à garotada. Mesmo que o time B não fosse formado inteiramente por eles, se fosse metade ou perto da metade já ajudaria. É algo a se considerar para o planejamento da próxima temporada.

Obrigado gg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
Um jovem chamado Eusébio
Histórias da terrinha

Conforme vimos, na década de 50 o brasileiro Otto Glória fez muito sucesso em Portugal ao profissionalizar o Benfica, criando uma estrutura moderna no clube e uma rede de olheiros que buscava jogadores nos arredores de Lisboa e também na África. O modelo logo se espalharia também pelo restante do país, que na época estava mergulhado na ditadura salazarista.

Campeão português na temporada 56-57, o Benfica participou da Taça dos Campeões Europeus (a UCL da época) pela primeira vez em 1957. Aos poucos, a equipe ia ganhando forma e experiência internacional.

Em 1959, Otto Glória deixou o Benfica, e para o lugar dele foi contratado outro estrangeiro: o húngaro Bela Guttman (na foto abaixo), que estava no comando do São Paulo. O maior objetivo do "Feiticeiro Húngaro", como o técnico ficou conhecido, era dar sequência ao trabalho, aproveitando o excelente time montado pelo antecessor.

1WWK7.png

Enquanto Guttman mantinha o bom trabalho e o Benfica seguia em alto nível, o brasileiro José Carlos Bauer - ex-jogador e um dos maiores ídolos da história do São Paulo (foto abaixo) - assumia o cargo de técnico da Ferroviária-SP. E uma de suas primeiras medidas foi organizar uma excursão para a Europa e a África Portuguesa.

1Wuvk.png

Durante essa excursão, a Ferroviária enfrentou e venceu a seleção de Moçambique. Mas o resultado da partida nem importou tanto para Bauer, que ficou impressionado mesmo foi com um jovem moçambicano. 

Além de veloz e talentoso, o garoto de 16 anos tinha um chute fortíssimo, e em 40 jogos já havia marcado 77 gols - o que valeu o apelido de "Pelé" entre os amigos. O nome do craque era Eusébio (foto abaixo), e na época ele atuava pelo Sporting Lourenço Marques, filial do Sporting de Lisboa em Moçambique.

1WGUT.png

Impressionado, Bauer indicou o jogador ao São Paulo, que desdenhou do investimento. Pouco depois, o ex-jogador encontrou o amigo Bela Guttman e falou sobre o garoto, indicando-o ao Benfica.

Os fatos entre a descoberta do craque e sua chegada a Portugal são cercados de lendas e versões, algo comum quando se trata de mitos (e Eusébio viria a ser um em pouco tempo). Há quem diga, por exemplo, que Guttman viajou pessoalmente até Maputo, capital de Moçambique, e quando viu o jovem craque em ação, gritou: "Ouro! Ouro! Descobrimos ouro!".

Outra versão dá conta que Eusébio estava apalavrado com o Sporting; e para evitar que ele fechasse com o lado alviverde de Lisboa, o Benfica foi buscá-lo no aeroporto de Maputo e o escondeu no Algarve (sul de Portugal) até assinar com ele. Há ainda outras versões que simplificam a história e dizem que o craque simplesmente fechou com o Benfica, sem mencionar a viagem de Guttman ou a disputa com o Sporting.

1WsuH.png

Seja como for, Eusébio não conseguiu chegar ao Benfica a tempo de estar presente em Berna, na Suíça, em 31 de maio de 1961. Aquele era um jogo histórico: seria a primeira vez que a equipe lusa chegava à final da Taça dos Campeões Europeus. E o adversário seria ninguém mais, ninguém menos que o Barcelona.

Enquanto não chegamos no próximo capítulo, vale ver o vídeo abaixo com alguns gols e jogadas do "Pantera Negra" - como o craque viria a ser conhecido - e conferir por conta própria o talento dele. É espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não parecia ser lá dos mais habilidosos mas, definitivamente, tinha uns chutes fulminantes e certeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ademare disse:

Não parecia ser lá dos mais habilidosos mas, definitivamente, tinha uns chutes fulminantes e certeiros.

Fiquei impressionado com os lances dele. Tem um gol de curva que faz inveja ao Roberto Carlos nos melhores momentos da carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a pensar que você tinha encontrado um jogador com o nome de Eusébio para sua equipe. :P

Pantera Negra, um monstro do futebol. É provável que não saiba, mas o Eusébio e Bela Guttman jogaram nos EUA. Em momentos diferentes, logicamente, mas depois falo disso.

O Bauer é aquele que jogou na Copa de 1950 pelo Brasil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ggpofm disse:

Cheguei a pensar que você tinha encontrado um jogador com o nome de Eusébio para sua equipe. :P

Pantera Negra, um monstro do futebol. É provável que não saiba, mas o Eusébio e Bela Guttman jogaram nos EUA. Em momentos diferentes, logicamente, mas depois falo disso.

O Bauer é aquele que jogou na Copa de 1950 pelo Brasil.

Rapaz, eu tava pensando nisso ontem. Vai que aparece algum Eusébio no Nacional, hehehe

Não sabia sobre essa história deles terem jogado nos EUA. É mais um capítulo muito interessante da trajetória de ambos, que é bem pouco usual hoje em dia. Aguardo seu post para conhecer mais essa história :)

Sobre o Bauer, eu conhecia ele exatamente do time de 1950, e aí durante a pesquisa descobri que ele foi o "olheiro" do Eusébio. Acabei não colocando a informação no texto porque já estava com tanta informação que começava a ficar confuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bem legal o texto, não consegui ver o vídeo pois estou no celular, mas mais tarde eu confiro. 

Sobre o Guttman ele é o treinador da 'maldição' né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DiogoHernandes disse:

Ficou bem legal o texto, não consegui ver o vídeo pois estou no celular, mas mais tarde eu confiro. 

Sobre o Guttman ele é o treinador da 'maldição' né?

Não deixe de ver o vídeo, vale a pena. Eusébio era muito fera.

Sim, Guttman é o famoso "homem da maldição". Falarei disso muito em breve :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, as duas últimas semanas foram complicadas para mim e não consegui nem chegar perto do FM, apesar de estar com bastante vontade de jogar. Mas aos poucos vou voltando ao ritmo normal de jogo, e a próxima atualização deve sair até o início da semana que vem. Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png

Altos, baixos, lesões e Bonilla
Temporada 2 - Dezembro 2017

Dezembro chegou e, no clima natalino, o Nacional seguiu sua jornada na Primeira Liga e na Taça da Liga.

O time está em um momento onde, apesar da irregularidade - joga um jogo muito bem e outro nem tanto - consegue bons resultados. O desafio é tornar a equipe mais consistente, dependendo um pouco menos da sorte.

Também sofremos um pouco com as lesões. Na posição de MAC, por exemplo, Facundo Silva teve de jogar todas as partidas, porque Ivan Perez se machucou.

João Graça, que se reveza com Cristante, também se lesionou; Cristante passou a ser o único titular, revezando com Tengarrinha e Landinho quando possível. E ainda tivemos a bruxa solta no gol, conforme relato mais abaixo.
 

REr74.png

Abrimos o mês recebendo o Estoril Praia, que costuma ser sempre um adversário chato. Observando o 4-2-2-2 com extremos utilizado por eles, imaginei que viessem na retranca e mandei o Nacional a campo no 4-2-3-1, atacando com paciência, procurando tocar a bola e encontrar os espaços.

Começamos dominando a partida e criando ótimas chances, mas o ataque não funcionava e só resolvemos na bola parada, com um golaço de Noblejas em cobrança de falta.

No intervalo saquei Depetris e coloquei Gonçalo Paciência. O ataque melhorou um pouco, os passes começaram a sair de forma mais fluida e, em uma dessas jogadas, Bryan Cristante acertou uma bomba de fora da área para ampliar.

Faltando 20 minutos para o fim do jogo, mudei a formação para um 4-1-2-3 bem fechado, apenas esperando o tempo passar. Mas ainda tinha mais: após mais uma ótima troca de passes, Gonçalo Paciência invadiu a área e soltou outra bomba para fechar o placar. 

Destaque também para a nossa defesa: o Estoril chutou 10 vezes, sendo nenhuma delas a gol.

1jwOs.png

O resultado nos deixava momentaneamente na terceira posição da Primeira Liga. E na sequência teríamos outra pedreira pela frente: ir até Lisboa enfrentar o surpreendente Belenenses, quarto colocado na competição.

Formamos no 4-1-2-3 com um MDC, tentando jogar no contra-ataque e segurar a partida. Não deu muito certo e o time da casa soube se impor, marcando um gol aos 20 minutos do primeiro tempo e segurando o resultado até o fim do jogo. 

Para piorar nossa situação, nosso goleiro titular Alejandro Sanchez, que voltava de lesão, se machucou de novo ao tentar defender uma bola e vai ficar pelo menos dois meses de molho. Framelin, reserva imediato, assumiu a posição.

Destaque negativo para um jogo muito violento da nossa parte. Tivemos sorte por não levar nenhum cartão vermelho. 

1bz4K.png

A última partida do mês na Primeira Liga foi contra o Tondela, fora de casa. Foi um dia complicado, com o Nacional pouco inspirado, ataque ineficaz e ainda perdendo o goleiro Framelin, que sofreu uma lesão leve mas que não o deixava em condições de continuar no jogo. Adriano, terceiro goleiro, precisou assumir a posição.

Parecia que venceríamos com sorte quando Cristante chutou de longe, a bola desviou em Ponck e entrou no gol de mansinho. Mas o Nacional ficou sem saber o que fazer direito com a vantagem e o Tondela veio todo para cima, conseguindo um empate heroico aos 45 do segundo tempo.

Não foi um resultado ruim (empate fora de casa), mas ficou a sensação de que a vitória escorreu pelos dedos.

1js9J.png

Apesar da irregularidade do time, a campanha é muito boa. Não só estamos acima da expectativa inicial (meio de tabela), como seguimos na briga por uma vaga na Liga Europa (o 5º colocado vai à 3ª Fase Eliminatória).

De qualquer forma está tudo muito embolado, e qualquer tropeço pode nos jogar para algumas posições mais embaixo na tabela - da mesma forma que uma boa sequência pode nos colocar ainda mais em cima.

1jTVj.png

O mês de janeiro terá mais jogos que a média habitual, com alguns confrontos contra equipes da parte mais baixa da tabela, o duelo com o Vitória de Guimarães (briga direta pela vaga europeia) e o clássico com o nosso arquirrival, que assim como o Boavista, luta desesperadamente contra o rebaixamento.

1jW05.png
 

REkK7.png

Recebemos o Braga com esperanças de avançar na competição, porque os bracarenses haviam empatado com o Feirense no primeiro jogo e na sequência o Feirense derrotou o Fafe, o que embolou o grupo. 

Não tínhamos nada a perder e fomos para cima. Quer dizer, a ideia era essa, porque o time visitante jogou muito melhor (apesar dos números sugerirem uma partida equilibrada) e não teve dificuldades para abrir o placar. As coisas se complicaram de vez quando Velasquez fez gol contra, e apesar de Peralta ter conseguido descontar em uma jogada manjada nossa (cruzamento para a área e chute rasteiro para o gol), já era tarde para qualquer reação.

1blSN.png

Eliminados, cumprimos tabela contra o Feirense na última rodada. Aproveitei para observar alguns jogadores que só haviam atuado em amistosos (como o jovem Godwin e o atacante salvadorenho Bonilla) e para experimentar um 4-3-3 com triângulo de base alta, sem MAC.

Os dois tempos mostram bem a irregularidade do time. No primeiro, jogando no contra-ataque, o Nacional foi uma equipe apática, que só cozinhava o jogo e esperava o tempo passar. 

Mais ofensivo e solto na segunda etapa, o Alvinegro mostrou uma fome de bola pouco antes vista e deu um chocolate no Feirense, com direito a um hat-trick do surpreendente Bonilla (que entrou no segundo tempo e atuou como atacante com função "Número 10", algo que eu nunca imaginei que pudesse funcionar bem).

Aplaudido na saída de campo, o salvadorenho me deixou com uma pulga atrás da orelha. Ele estava na lista de dispensáveis, mas quero observá-lo mais um pouco antes de tomar qualquer decisão. Afinal, em alguns amistosos e uma partida oficial ele fez mais do que Depetris e Roberto em toda a metade da temporada.

1j4nt.png

O Braga terminou por avançar no nosso grupo e, dos quatro grandes, o único que ficou de fora das semifinais foi o Porto.

1jyoS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ggpofm disse:

A campanha é boa, mas irregular com muitas derrotas. Agora é aguardar o returno e ver se conseguirá melhora o desempenho.

De fato, vencemos quase a mesma quantidade de jogos que perdemos. Voltei à prancheta e estou trabalhando na análise da equipe, especialmente a parte tática, para ver se encontramos uma regularidade maior e melhoramos o desempenho no segundo turno.

Obrigado gg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe mantém uma irregularidade considerável, mas já é uma melhora com relação ao mesmo período da temporada passada, onde a equipe despencou e só perdia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Henrique M. disse:

A equipe mantém uma irregularidade considerável, mas já é uma melhora com relação ao mesmo período da temporada passada, onde a equipe despencou e só perdia.

De fato amadurecemos, temos um elenco mais robusto e mesmo irregulares, estamos bem melhores do que no ano passado.

Obrigado Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time ainda é inconstante, mas já demonstra mais virtudes do que na temporada anterior. Acredito que deva terminar entre os 10 primeiros e, se conseguir se livrar das lesões e da irregularidade, talvez possa abocanhar uma vaga europeia. 

Você comentou que na partida contra o Feirense, escalou o Bonilla como N10 e ele foi bem. Qual foi sua avaliação para considera boa a atuação do salvadorenho?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal o post sobre o Eusébio. As porradas de falta ali são sensacionais. 

Sobre a equipe, está ainda bem no campeonato, mas o empate contra o Tondela doeu. Uma pena não ter levado os três pontos ali.

Tu comentou que o 5º colocado vai para a Liga Europa. E qual a situação de 4º e 3º colocados? Pois da forma como tudo está embolado, ainda dá para sonhar com uma dessas posições...

Na outra competição ali a equipe não conseguiu passar de fase, mas isso já era o esperado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, vinny_dp disse:

O time ainda é inconstante, mas já demonstra mais virtudes do que na temporada anterior. Acredito que deva terminar entre os 10 primeiros e, se conseguir se livrar das lesões e da irregularidade, talvez possa abocanhar uma vaga europeia. 

Você comentou que na partida contra o Feirense, escalou o Bonilla como N10 e ele foi bem. Qual foi sua avaliação para considera boa a atuação do salvadorenho?

Boa sorte.

Achei perfeita a análise. Acredito que o Nacional amadureceu, qualificou o elenco e passou a perder menos pontos para os "times menores" de Portugal. Isso faz toda diferença quando você tem três ou quatro equipes que estão muito acima das demais, e contra as quais você sabe que vai ser muito difícil conquistar pontos.

Sobre as expectativas, são essas mesmo: terminar entre os 7 primeiros, brigando pela Liga Europa. Seria mais um passo nesse grande avanço de dois anos, saindo de um elenco fraco e candidato ao rebaixamento para um time em condições de disputar vaga no continente.

Em relação ao Bonilla, eu já escalei ele outras vezes de N10 e acho que o rendimento tem bastante a ver com a forma como montei a tática. Uso dois Extremos, portanto o time fica dependente de cruzamentos para a área; quando esses cruzamentos funcionam bem, o salvadorenho consegue aproveitar as oportunidades e fazer gols. Quando os cruzamentos não saem por algum motivo, aí ele tende a desaparecer mais do jogo, pois fica enfiado no meio da zaga e é mais difícil a bola chegar rasteira. Agora que você falou, fiquei com vontade de rever os teipes dos jogos em que ele foi bem para observar exatamente como conseguiu render melhor, e se essa minha impressão é verdadeira, assim quem sabe encontrando uma forma de encaixá-lo na equipe.

Falarei um pouco mais sobre a parte tática na próxima atualização, pois tem a ver com essa questão dos cruzamentos e acho que mudanças farão bem, não só ao próprio Bonilla como a toda a equipe.

Obrigado Vinny!

2 minutos atrás, Danut disse:

Muito legal o post sobre o Eusébio. As porradas de falta ali são sensacionais. 

Sobre a equipe, está ainda bem no campeonato, mas o empate contra o Tondela doeu. Uma pena não ter levado os três pontos ali.

Tu comentou que o 5º colocado vai para a Liga Europa. E qual a situação de 4º e 3º colocados? Pois da forma como tudo está embolado, ainda dá para sonhar com uma dessas posições...

Na outra competição ali a equipe não conseguiu passar de fase, mas isso já era o esperado. 

Eusébio era sensacional mesmo. A força do chute dele era impressionante, uma espécie de "Patada Atômica portuguesa". Em breve trarei mais histórias sobre ele!

Nossa, nem fala desse jogo com o Tondela...imagina a raiva que deu ao levar o gol aos 45 do segundo tempo. Ainda mais se você olha para a tabela e faz as contas: com mais dois pontos estaríamos em 5º lugar, abrindo dois para o 6º colocado e encostados no Sporting. Mas enfim, passou e tentei olhar pelo lado bom: empatamos fora.

Sobre a classificação continental pela Primeira Liga, as vagas são as seguintes de acordo com a posição final:

  1. Fase de Grupos da UCL
  2. Fase de Grupos da UCL
  3. Playoff da UCL
  4. Fase de Grupos da Liga Europa
  5. 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa
  6. 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa - apenas no caso do vencedor da Taça de Portugal ser um dos 5 primeiros colocados

Ou seja, fora a fase de Grupos da UCL, as outras vagas estão em aberto e ainda podemos sonhar, sim. Vai depender muito do quanto o time conseguir vencer a própria irregularidade, e de quantos pontos vamos conseguir arrancar dos quatro grandes.

Uma observação sobre a vaga para o 6º colocado: Porto e Benfica ainda estão na disputa da Taça de Portugal, portanto essa vaga é uma possibilidade real.

E em relação a Taça da Liga, de fato já era esperado, embora eu tenha acreditado até a derrota para o Braga. 

Obrigado Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro turno da liga foi bom mas o time tem de manter a pegada por que mesmo estando no bolo qualquer tropeço pode ser fatal para o time não conquistar uma vaga continental.

Na Taça da Liga, o time foi uma decepção mas a competição não foi de toda má, já que parece ter achado um jogador que pode ser útil para o time.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...