Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eisern Union


Danut

Posts Recomendados

que faaaaaase.

Reunião de Equipe, já rolou? pra ver se tenta aumentar um pouco o ânimo dos jogadores.

Tem que torcer e jogar pra conseguir pelo menos jogar o playoff do descenso. Incrível como estavamos todos com perspectivas de que o time aos pouco ia ser firmar na Alemanha mas essa temporada tem sido arrasadora.

Spoiler

3! =/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 619
  • Criado
  • Última resposta

O que você previu aconteceu, o pessoal de atrás começou a jogar bola e complicou de vez a vida do Union, essa pausa de inverno é a esperança para salvar o Union, por que ser começar o returno com derrota já vai esta selado o destino do Union.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes eu ria da desgraceira toda por que achava que logo logo a coisa ia ficar boa. Agora ja estou ficando pena :/

Acho que precisa investir bem nessa janela de transferências que vai abrir e trazer alguns reforços, o time precisa de sangue novo. Recuperar a moral dos jogadores no FM as vezes é bem complicado quando o time entra numas sequencias ruins. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ggpofm disse:

Dá até dó de cornetar.

Não dá nem para tentar ajudar taticamente. Nem lembro qual é a formação que você está usando. Ela está em algum post anterior?

Já que testou muitas coisas, talvez seja melhor parar e se fixar em uma coisa só. Nem vou palpitar porque mil coisas devem passar por sua cabeça.

Putz, quando até a galera do amendoim para de reclamar e entra na vibe "agora o time precisa é do nosso apoio", é porque a coisa tá muito feia mesmo.

Sobre a parte tática, tentei muitas coisas diferentes. Mas o que mais estou utilizando é o 4-1-2-3. O esquema é quase igual a esse aqui, que utilizamos duas temporadas atrás (e quase igual ao da última temporada também). Só sem a instrução de procurar sobreposições e com algumas mudanças nas funções dos pontas (mas ali tenho tentado de tudo, muitas vezes jogamos como está na imagem também).

Também pensei que a solução seria parar e me concentrar em uma tática só, e a escolha natural foi aquilo que deu certo nas temporadas anteriores. Mas nem isso está funcionando agora.

 

4 horas atrás, Ademar Tavares disse:

que faaaaaase.

Reunião de Equipe, já rolou? pra ver se tenta aumentar um pouco o ânimo dos jogadores.

Tem que torcer e jogar pra conseguir pelo menos jogar o playoff do descenso. Incrível como estavamos todos com perspectivas de que o time aos pouco ia ser firmar na Alemanha mas essa temporada tem sido arrasadora.

  Mostrar conteúdo oculto

3! =/

 

Nem me diga... Já teve umas quatro reuniões de equipe, já teve conversa individual com jogar, já teve de tudo. Nada parece mudar a situação.

Olha, no momento atual já não tenho muita esperança de jogar playoff não. Minha esperança é manter o cargo mesmo se cair, não mais do que isso. Também acreditei que esse ano a equipe vinha com tudo, mas acho que isso foi muito influenciado pelo nosso costume de ver equipes humanas no FM sempre melhores e melhores. Nosso elenco melhorou pouco (as contratações, embora em tese melhores que o que a equipe tinha, não encaixaram), e os adversários também se reforçaram. Olhando agora, acho que fomos todos muito ambiciosos em acreditar que a equipe ia ter um ano melhor do que o último - ao mesmo tempo, é claro que dava pra fazer muito mais do que está sendo feito.

Em relação à tua contagem, olha, estou começando a acreditar nela...

 

4 horas atrás, bruno introvertido disse:

O que você previu aconteceu, o pessoal de atrás começou a jogar bola e complicou de vez a vida do Union, essa pausa de inverno é a esperança para salvar o Union, por que ser começar o returno com derrota já vai esta selado o destino do Union.

Pois é. Estava na cara que aquilo não continuaria para sempre, era muito time fazendo campanha ruim junto. A desgraça é que foram os outros que melhoraram, e não nós. Essa pausa vai ser providencial para tentar recuperar o elenco, quem sabe não começamos a recuperação em janeiro?

 

2 horas atrás, Iagotta disse:

Antes eu ria da desgraceira toda por que achava que logo logo a coisa ia ficar boa. Agora ja estou ficando pena :/

Acho que precisa investir bem nessa janela de transferências que vai abrir e trazer alguns reforços, o time precisa de sangue novo. Recuperar a moral dos jogadores no FM as vezes é bem complicado quando o time entra numas sequencias ruins. 

Vou te dizer o mesmo que disse ao ggpofm: quando até os corneteiros mudam para "vamos apoiar que o time precisa", é porque está muito feia a coisa.

Rapaz, eu adoraria investir nessa janela. A questão é que não vejo em quem, mesmo. Nem jogador de 30 anos para reforçar a equipe de imediato só não tem - ou melhor, até tem, mas só para as posições mais fortes de nosso elenco, onde não vejo mesmo razão para mudar. Não sei se teremos qualquer mudança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Danut disse:

Sobre a parte tática, tentei muitas coisas diferentes. Mas o que mais estou utilizando é o 4-1-2-3. O esquema é quase igual a esse aqui, que utilizamos duas temporadas atrás (e quase igual ao da última temporada também). Só sem a instrução de procurar sobreposições e com algumas mudanças nas funções dos pontas (mas ali tenho tentado de tudo, muitas vezes jogamos como está na imagem também).

Link quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Danut disse:

Estranho, aqui aparece. Se eu colar a imagem aqui, aparece? E se não for pedir demais, tu pode conferir se os links para as táticas no terceiro post do save estão aparecendo?

Aparece, mas nos links de táticas na 1ª página do tópico não aparece.

É sempre muito delicado falar de táticas, mas eu diria que ela tem problemas, seja com algumas funções e tarefas, seja pela combinação fluída com determinadas funções, mas se funcionou outras vezes pode funcionar novamente e às vezes o problema nem é tático e como você bem disse tem o caso dos adversários que também se reforçaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ggpofm disse:

Aparece, mas nos links de táticas na 1ª página do tópico não aparece.

É sempre muito delicado falar de táticas, mas eu diria que ela tem problemas, seja com algumas funções e tarefas, seja pela combinação fluída com determinadas funções, mas se funcionou outras vezes pode funcionar novamente e às vezes o problema nem é tático e como você bem disse tem o caso dos adversários que também se reforçaram.

Hmm, estranho que os links não funcionem. Bem, vou tentar corrigir eles. Obrigado.

E sobre a tática, o que tu acha que deveria mudar?

A determinação de jogar fluído veio para tentar ganhar em números nas diversas disputas em campo. Antes de utilizar ela, notava que minha equipe muitas vezes acabava perdendo disputas porque, com a mesma quantidade de jogadores em cada parte do campo, os outros times são melhores. Então quis compactar mais a equipe, fazer com que mais jogadores estejam próximos de cada jogada, de forma a conseguir vencer mais vezes os duelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Hmm, estranho que os links não funcionem. Bem, vou tentar corrigir eles. Obrigado.

E sobre a tática, o que tu acha que deveria mudar?

A determinação de jogar fluído veio para tentar ganhar em números nas diversas disputas em campo. Antes de utilizar ela, notava que minha equipe muitas vezes acabava perdendo disputas porque, com a mesma quantidade de jogadores em cada parte do campo, os outros times são melhores. Então quis compactar mais a equipe, fazer com que mais jogadores estejam próximos de cada jogada, de forma a conseguir vencer mais vezes os duelos.

Leve em conta que cada um joga de um jeito e que cada um tem uma abordagem, OK.

Entendo sua escolha de jogar no fluído, mas por ter mais liberdade criativa, deveria ter menos funções especializadas. No Guia "Howto Play FM", o autor sugere uma ou duas funções especializadas para quem joga no Fluído. Você tem quatro (falso 9, recuperador de bola, armador recuado e armador avançado).

Eu poderia argumentar que se o seu time é mais fraco, ele não deveria abusar dos avanços dos laterais, já que isso fatalmente deixará sua defesa mais desprotegida.

Você faz o que eu faria no meio-campo com triângulo de base invertida, colocando um jogador com cada uma das tarefas (defender-apoiar-atacar), mas me questiono se a existência de dois armadores funciona no meio-campo, ainda mais quando você tem um falso nove deixando a área. Não seria melhor apenas o armador recuado (defender) e colocar o armador avançado (atacar) em outra função como meia-central (atacar)?

Não gosto muito do recuperador de bola porque ele sempre deixa a posição para pressionar o adversário e tentar recuperar a posse, mas isso funciona bem quando sua equipe é pressionante e protagonizadora das partidas. O UB é assim?

E se o Falso 9 recua, não seria melhor que os dois jogadores de lado atacasse os espaços que ele deixa ao sair da área atraindo a defesa adversária?

Se eu fosse manter a equipe nesse 4-3-3, jogando no fluído, eu a armaria da seguinte forma, tentando manter as coisas mais simples.

Defesa: GR (defender), DC-DC (defender), LD-LE (apoiar)

Meio-campo: armador Recuado (defender), Meia-central (atacar), Meia-central (apoiar)

Ataque: Falso 9 (apoiar), Segunda atacante (atacar) e Ponta (atacar)

Dessa forma acho que a distribuição das funções fica mais equilibrado, além de reduzir as funções especializadas para duas como o sugerido (Falso 9 e armador recuado).

Acha que está pouco defensivo? Coloque os laterais em defender. Acha que o time é pouco ofensivo? Coloque os laterais em atacar.

Outras opções existiriam, mantendo o 4-3-3, mas tenho poucas informações sobre quem pode jogar como.

Também tiraria as sobreposições.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Leve em conta que cada um joga de um jeito e que cada um tem uma abordagem, OK.

Obrigado pelo post. Sei que cada um joga de uma forma, e que por isso também tu tem uma certa resistência a falar sobre a tática dos outros aqui na área. No entanto, ouvir o que tu faria nesse caso me deu bastante a pensar. Várias das questões que tu levantou eu já pensei especificamente sobre, e tenho minhas razões para fazer de forma diferente. Não vou ficar colocando aqui porque acho que não faz sentido ficar "me explicando". Mas de qualquer forma, ver o que tu pensou sobre a tática me dá o que pensar para o futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi a penúltima atualização ia comentar que o pessoal lá de baixo não está querendo ultrapassar o UB, é quem mais pode perder pontos, um festival. Agora, com a ultima atualização, tive que abortar o comentário, ou não... A questão é que agora a coisa complicou de vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, quando esperávamos uma temporada brigando lá em cima, a coisa foi bem diferente. A situação é bastante complicada.

Já tentou jogar de forma mais defensiva, mais fechada mesmo, buscando empatar o jogo? Não acho nada bonito times que jogam assim, mas acredito muito que em fase ruim a gente precisa "não perder" primeiro pra depois voltar a ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Cara, não sei se já falei antes, mas acho muito maneira essas atualizações históricas que você traz. Acho que o fato de eu ser um aficionado por guerras - especialmente 1ª e 2ª Guerras e o período pós 2ª Guerra - me fazem curtir ainda mais essas atualizações. Leio muito sobre o assunto e tenho a noção do inferno que foi para o povo alemão viver atrás de um muro separando seus amigos, camaradas, família, foi tenso demais e o futebol, querendo ou não era uma forma de aproximar isso, era até certo ponto uma resistência contra os regimes, muito bacana mesmo.

Finalizando, QUE falta venenosa cobrada pelo jogador Hertha no primeiro gol *_*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Danut, que fase ein camarada? Dá até dó de comentar e me sinto um sonhador ao lembrar de um dos meus últimos comentários que dizia que "A Europa é logo ali..."

Sobre as táticas, desculpe dizer, mas também acho que estão bem fora da realidade do Union =/ 

Concordo 99% com as alterações proposta pelo ggpofm, com apenas alguns acréscimos:

  1.  não acho que o Union tenha qualidade técnica para jogar como "Controlar", onde se espera que a equipe se imponha perante o rival. O caso seria muito mais para "Contra-atacar",  talvez "Controlar" contra equipes mais fracas - se é que nesse momento tem alguma;
  2. A sua largura também não me agrada, você joga com dois laterais ofensivos, 2 pontas, mas mesmo assim ordena que o time jogue "Razoavelmente estreito", dessa forma para essa formação tática eu sugiro, no mínimo, "Equilibrado", porém para fazer melhor uso dos pontas e laterais eu iria de "Com Extremos". É claro que dá para jogar com pontas e laterais e ainda sim sugerir um jogo estreito, você só não tira o máximo do que pode ser oferecido por esses jogadores, uma vez que eles estarão mais próximos dos meio-campistas, assim reduz o espaço para contra-ataques, mas também reduz a efetividade dos seus.

Mas conforme o @ggpofmdisse, é muito complicado dar opinião nas táticas de outros, ainda mais sem conhecer o elenco a fundo e o dia-a-dia.

Desculpa pela intromissão, foi na tentativa de ajudar.

Boa sorte na continuação, torcendo por melhorias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lourival disse:

Quando vi a penúltima atualização ia comentar que o pessoal lá de baixo não está querendo ultrapassar o UB, é quem mais pode perder pontos, um festival. Agora, com a ultima atualização, tive que abortar o comentário, ou não... A questão é que agora a coisa complicou de vez!

Pois é, tava uma coisa absurda o campeonato ali, ninguém queria sair da zona de rebaixamento. Infelizmente, sabia que isso não ia durar para sempre, e realmente assim foi. Tá complicado mesmo, vamos precisar de um segundo turno quase perfeito para salvar a equipe.

 

3 horas atrás, Tsuru disse:

De fato, quando esperávamos uma temporada brigando lá em cima, a coisa foi bem diferente. A situação é bastante complicada.

Já tentou jogar de forma mais defensiva, mais fechada mesmo, buscando empatar o jogo? Não acho nada bonito times que jogam assim, mas acredito muito que em fase ruim a gente precisa "não perder" primeiro pra depois voltar a ganhar.

Complicada é pouco. Do rebaixamento a equipe só deve escapar com uma campanha nesse segundo turno de 6º, 7º colocado de Bundesliga. Acho quase impossível.

Cara, já tentei sim. Também sigo essa filosofia. Utilizei em vários jogos um 4-1-4-1 defender/contra-atacar, mas nossa defesa tá uma mãe esse ano. A facilidade com que os adversários entram no meio dela não tá escrita, é uma coisa impressionante. E quanto mais o tempo passa, menos me ajuda utilizar uma tática assim, pois cada vez um empate é mais "derrota" em termos de tabela.

 

2 horas atrás, andrefraga disse:

E aí Danut, que fase ein camarada? Dá até dó de comentar e me sinto um sonhador ao lembrar de um dos meus últimos comentários que dizia que "A Europa é logo ali..."

Sobre as táticas, desculpe dizer, mas também acho que estão bem fora da realidade do Union =/ 

Concordo 99% com as alterações proposta pelo ggpofm, com apenas alguns acréscimos:

  1.  não acho que o Union tenha qualidade técnica para jogar como "Controlar", onde se espera que a equipe se imponha perante o rival. O caso seria muito mais para "Contra-atacar",  talvez "Controlar" contra equipes mais fracas - se é que nesse momento tem alguma;
  2. A sua largura também não me agrada, você joga com dois laterais ofensivos, 2 pontas, mas mesmo assim ordena que o time jogue "Razoavelmente estreito", dessa forma para essa formação tática eu sugiro, no mínimo, "Equilibrado", porém para fazer melhor uso dos pontas e laterais eu iria de "Com Extremos". É claro que dá para jogar com pontas e laterais e ainda sim sugerir um jogo estreito, você só não tira o máximo do que pode ser oferecido por esses jogadores, uma vez que eles estarão mais próximos dos meio-campistas, assim reduz o espaço para contra-ataques, mas também reduz a efetividade dos seus.

Mas conforme o @ggpofmdisse, é muito complicado dar opinião nas táticas de outros, ainda mais sem conhecer o elenco a fundo e o dia-a-dia.

Desculpa pela intromissão, foi na tentativa de ajudar.

Boa sorte na continuação, torcendo por melhorias!

Que bom que curtiu a atualização histórica :)

Sobre os comentários anteriores, acho que todos nós caímos do cavalo com nossos sonhos. Ninguém esperava uma campanha tão ruim, nem eu que sou muito pessimista imaginei isso.

Em relação às táticas, entendo tuas colocações, mas discordo delas. Utilizamos controlar porque o princípio básico de nosso jogo é manter a posse de bola e avançar nosso meio de campo até o ataque. Já fazemos poucos gols assim, imagina jogando em contra-atacar. De fato, utilizamos essa mentalidade de vez em quando, pois não sou louco de querer controlar a partida contra um time do top-5 da Bundesliga, ou mesmo contra o top-8 em jogos fora de casa, mas ela é utilizada só quando buscamos empatar a partida, pois se mostrou muito ineficiente no ataque. Também faço a transição para outras mentalidades conforme a situação de jogo, não jogamos o tempo todo em controlar em nenhuma partida, mas tenho razões para acreditar que essa é sim a melhor mentalidade padrão para a equipe - na última temporada, inclusive, notei que nossos resultados com outras mentalidades eram MUITO piores do que quando utilizava mais o controlar.

Em relação à largura de jogo, novamente vou discordar. Meu problema no ataque é justamente que o falso 9 fica isolado, sem que outras pessoas se aproveitem do espaço que ele abre. Então eu quero sim que meus pontas joguem pelo meio. Se abrir mais eles, vou aproveitar as pontas, mas e aí? Nosso atacante não ganha nem uma bola em dez de cabeça, cruzamento na área é desperdício para o Union. Quanto aos laterais, eles jogam com instrução individual de manter-se abertos, justamente para ter alguém que explore essa lateral, mas os pontas eu quero que joguem pelo meio sim.

Enfim, agradeço a tentativa de ajudar, mas essas questões que tu apontou já foram pensadas por mim e acredito que a forma utilizada é sim a melhor. Claro, é difícil falar que eu estou fazendo algo certo esse ano, dado os resultados da equipe. Mas nos dois anos anteriores, esse esquema funcionou bastante bem - e quando tentei mudanças como as que tu sugeriu, os resultados foram piores. Então eu vou manter minhas ideias de jogo, mesmo que isso acabe resultando em rebaixamento agora.

Obrigado pelo comentário :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situação terrível, o que eu temia aconteceu que foi o bloco de baixo melhorar e ultrapassar o Union. Vai ser realmente muito complicado, só uma arrancada histórica após a parada de inverno pra salvar o time. Força Union!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo em partes, mas se tem dado certo pra você. Que continue assim =D 

Qualquer coisa estamos aí e boa sorte - mais do que nunca - na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lakers20 disse:

Situação terrível, o que eu temia aconteceu que foi o bloco de baixo melhorar e ultrapassar o Union. Vai ser realmente muito complicado, só uma arrancada histórica após a parada de inverno pra salvar o time. Força Union!

Olha, para salvar o time só mesmo uma arrancada histórica. Agora, se não começar a melhorar logo no segundo turno, a preocupação não será mais nem salvar o time, e sim salvar o treinador mesmo. Situação bem complicada :(

 

2 horas atrás, andrefraga disse:

Discordo em partes, mas se tem dado certo pra você. Que continue assim =D 

Qualquer coisa estamos aí e boa sorte - mais do que nunca - na continuação!

Então, dado certo não tem, no momento né :P Mas já deu certo anteriormente. Não sei explicar o que exatamente fez com que passasse a dar tão errado quanto está dando agora. Enfim, talvez eu consiga descobrir. Talvez não, mas o time melhore igual. Ou nenhum dos dois e meus dias de Union estão contados :/ Veremos nos próximos capítulos...

Obrigado, vou precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Olha, para salvar o time só mesmo uma arrancada histórica. Agora, se não começar a melhorar logo no segundo turno, a preocupação não será mais nem salvar o time, e sim salvar o treinador mesmo. Situação bem complicada :(

 

Então, dado certo não tem, no momento né :P Mas já deu certo anteriormente. Não sei explicar o que exatamente fez com que passasse a dar tão errado quanto está dando agora. Enfim, talvez eu consiga descobrir. Talvez não, mas o time melhore igual. Ou nenhum dos dois e meus dias de Union estão contados :/ Veremos nos próximos capítulos...

Obrigado, vou precisar.

Se por ventura você for demitido, qual o procedimento?

Segue o save desempregado ou cria outro treinador para assumir o Union? Ou no pior dos casos, encerra o save?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, andrefraga disse:

Se por ventura você for demitido, qual o procedimento?

Segue o save desempregado ou cria outro treinador para assumir o Union? Ou no pior dos casos, encerra o save?

Essa questão foi abordada durante minha primeira temporada na Bundesliga, quando também me vi em situação apertada e houve dúvidas sobre a continuidade no cargo - mas, claro, tu não é obrigado a ter visto a discussão, que se deu nos comentários apenas, não nas atualizações da história. Trazendo para cá, então: sou fortemente contrário a se criar uma nova figura de treinador e continuar no mesmo clube. Acho que o FM já é um jogo onde raramente se perde e, com isso, tiramos todo o sentido da única possibilidade de realmente perder que existe no jogo, que é uma demissão.

Acaba que, nos casos onde se faz uso disso, a demissão fica sendo a parte menos importante de todo o save. Quem lê o save é capaz de mal se dar conta que ela ocorreu, e eu acho isso errado (vou continuar lendo as histórias de quem o faz, mas é uma prática da qual discordo). A demissão era pra ser algo importante na história, não um detalhezinho perdido lá no meio ("ah, e no meio do save fui demitido, mas aí troquei o treinador e consegui esse e esse título").

Ou seja, essa prática de trocar o treinador não é algo que tu vai ver nos meus saves, a não ser que minha opinião mude muito no futuro. Sobraria a possibilidade de continuar com o treinador desempregado. Acontece que esse é um save sobre berlinenses e sobre o Union Berlin. Se for demitido, não estarei mais no Union. Não vejo sentido em continuar em um clube de outra cidade, sem qualquer ligação com o Union ou mesmo com Berlim. Talvez em uma outra edição do FM eu me anime a fazer um save de carreira contratando sempre só jogadores da cidade do clube em que estiver (tive essa ideia agora, e olha, me parece algo interessante de se fazer), mas meu save atual não é sobre isso.

Então sim, se nosso amigo @Ademar Tavares dessa vez estiver certo em sua contagem, o save está próximo ao seu final. Talvez ainda dê tempo de recuperar o clube, talvez dê tempo de ao menos se segurar no cargo. Até agora, a diretoria está se mostrando paciente. Mas, se não der e vier a ser demitido, encerro o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh3.googleusercontent.com/By884a3Zv9caB3gK_hcixbYheAv9zuF4zESx4oPqAzQ4_U7uo2sjp1yy8ChIVPid4Mop4xmbEISVLl59lVYZcqgKEKyyCMCazelIv27RNA6lU8sXhEFFdS9PP_NVFUNeq849qyrGIrtvAMM4Od5HIJEUmHx1mwwHts1hH_6NvKw3X1cJ5S2qKHCR9u8uxjdN_rsd_Nb0Fpkpu4W5KuJbjvlTv1RV5QhzlSzal8vfrL82I_4eukZeADlpMdhZcJC6Es6DweSihFiET3hr-T0SB6tHqCdPObEKtfCor0899IQR12Kr36vhoa1hUMqPC-q1M83P_eJshQ3KckyqmeYfF5r2dz_Ihd361myQY0LEOxPBCmRwVER4ux2kLzZs09-VVWyN6IkMyybkakUz4Pwbi32HTmOkl5-xnDzNEt7TKrnf7VdZfqlPYwJeMkHR2_pa2-CrlnZ6MVnXHkgHvwcVKIT5vAuEu9JmVng1Qwiz6TcAez_Jlm4E4DVhaPBPI0-s4D7ABvArpt0T59_Tg1ebOT7e9dz22NXrqiEg1-TzVqiwWOFeEFKJdK_m637zvDyWOvftC570DQQJOHTj8pIPwy1HmA1jVpe8-pM1ucz5Em6ckomKkld7y_6jsLliQYpbl2vM_QS9MlSO6BDjOpFVHbXJNkk423DU37lJ6YqGNw=w750-h280-no

O primeiro turno da terceira temporada de Bundesliga foi um verdadeiro desastre para o Union Berlin. Apenas dez pontos conquistados em dezessete jogos colocam a equipe na lanterna da competição - e agora só um segundo turno perfeito deve ser suficiente para evitar o rebaixamento. Por outro lado, a pausa de inverno pode se mostrar o necessário para que o clube reencontre o caminho do bom futebol. É hora de ver como foram nossos preparativos para o segundo turno, falar um pouco mais da história de nosso estádio e, para encerrar, ver como foram os primeiros jogos do returno.

 

Amistosos

https://lh3.googleusercontent.com/7IMW6WpNILD2cZlrhihT39Cfe05t3w408KrWwdiaEe1T9riBIvWt-tBZM9EfIUfPrCySBjcn17g2Yf9QeQV11zSxhDHLwVlLrzW50a-SfN4DKHOUluSIcjd1dwPtJDqXQ4jZ-srL1kldBLdF4FNw_Vyn95s9IlfOoWtU8cqps67Wyld6O2uwgSkVuqJGO1rrWiahSbigCNuAPVhktnnSlMtZPIdKR_2E3A0DZtIJahJQMz0JkpDfvNoBvXSJuE9XyRZ5SfkNP3vywZEncP4oph6DwP6byvoENeITUaBR3LsVdd_H_EPeU7hr_jy5eMPCJRjnVgzh0E6XWpCVYURy3xuIWV-oFdxr5xey7-exsFwA-EBu0M_S8whz-xfEhOwZASsgO0tVd3Soles2wWBcpTGTXtkkFHH-9LKDjhUCigbPvIX4eA1zVGJ9t7rDp-T07HqsFd-QVnViLLByy9JNi55zvhwYoSxT3jIUH2OdMdEJuV4NMHgoKCUjSO14g_Y5qP86rzHv3ndtWy7OW2oh0ih9vHvgqYPctG-yg_Z1ow9-IQDlgW3aw3jq9bU4QgRf1oOGhRRqwx8pxDc-gAelUYgk3G9GyqJer8OL3BNpLNqDuVuw6rcvLFIJEPaHwfwbrbOYhC91L8giLWPaltgXz2M2TiicyoHzAdIqKJJh7g=w467-h79-no

Infelizmente, tive novamente dificuldades para seguir a ideia de fazer jogos ligados ao passado do clube, já que estivemos quase todo o período de preparação para o segundo turno em viagem. Tentei organizar ao menos um jogo historicamente significativo, mas nenhuma equipe convidada aceitou. Jogamos então contra equipes locais – de Portugal, enquanto em viagem, e de Berlim, quando já de volta. A ideia aqui foi apenas aumentar um pouco o moral dos jogadores.

 

Reconstruindo um estádio

O estádio an der alte Försterei é um local de muita história. Sua construção original data de 1920. Na década de 50 e no começo da década de 80, foram efetuadas obras de renovação. O problema é que, depois das obras encerradas em 1983, o dinheiro ficou curto. Especialmente a partir da reunificação alemã, que levou o clube para as divisões inferiores, a situação ficou bastante apertada. A falta de dinheiro era tanta que nem mesmo um placar eletrônico o Union Berlin conseguia pagar – de 1989 até 1991, um patrocinador bancou a manutenção de um equipamento do tipo no estádio do clube. Depois, porém, a empresa patrocinadora decidiu retirar o placar, e o Union se viu forçado a voltar ao sistema manual de contagem de gols, utilizado de forma exclusiva até metade de 2016 (hoje, os gols são marcados tanto no telão recentemente adquirido quanto no sistema manual).

https://lh3.googleusercontent.com/v1kNkaB7H9e7e6EJkyKgin8BGL69-HwK7YQZuwnK6mrF2Cyc-U1DvH_sB1FRhMcrwJyFhc4em4RbX_P38fmcCBkng3ZUNm0sPOtjofu5PPw74BJsQy1-fWk9zuALU_qqk-5CEvHV6Lz7guTc4_TmfcCdsOlvUUCSySLBDWSzY_m87R6Tccf2W9bziqBi5av1tM6dxJOz4iX5s2V2okoCO_oShzSnLQHlwiZaPgisQKyrNW7p07YiwoCEffyu-XFn925y_xsuIiVdbln2P0MaUEbNMTMtPRWogyiRAiAtLD0gSeDc1HoT26Di4LdWXzW1HZ3KrN5bPK966PdroS1Fs2XF8b8BdFlFD0MpZxa1vgfj0P9BPhJNPLl6MbwSmnJbIyPuSPYoqJ25zH5kn3lCr-KvtpmpPi-oQnOuPAjQPRR87uxP5wmCOxSJ-1sggqB7dj9x-dLpJb7hbi4e82EhudqywZvzHzx6dLjsyOuT0rPXh_mmtsUC84P4QHqXuavR0hS9PPnowvaf5ONPpWQkKU5sKauNGpK0iCgfRDLo__7iET-TsVts51zbdNk3v2fVVTVQslwLpG2QHMFBBdoGdJYCwW-OGemFp2gjN9SDbZqhGV5G-xDFSHyv_C1zrVyy0biPQjZFv9IxJ7ZRqOnmOP88XBAgawDPS9KrzRG2LQ=w800-h600-no

A charmosa casinha onde pode-se conferir o placar durante os jogos do Union Berlin.

 

Mas se a questão do telão pode ser considerada um mero detalhe, várias outras não podiam ser ignoradas. Com os anos passando, o estádio ficava cada vez mais datado. Suas instalações, tanto para espectadores quanto para atletas, já não estavam ao nível exigido pelo futebol profissional. Durante toda a década de 90, passou-se discutindo projetos de renovação ou mesmo derrubada do estádio e construção de um novo no local. A realidade financeira do clube, contudo, permitiu apenas pequenas obras: foi instalado um sistema de iluminação artificial e, na tribuna principal, colocaram-se cadeiras para os espectadores – em verdade, os restos das antigas cadeiras do estádio Olímpico da cidade, que passou por uma modernização maior.

https://lh3.googleusercontent.com/7cZFmG_QX3zKaOcSTzjerrDUfs8Rvdvq2rPYqAnHUjy2sNu-Rl9Tu68UqBuETPlLJh8j56eLP_cDjAdiaEcpQEDQhjsP-h3mTGK-myw9p2OT_68-vDmdBBQrZytWSvdzMnnH6w9Zbf0ojAcPJDgLXAduej40K-oz2dKe28wnN_Rck3w2wzKWKBxew0Z7GrMU-UlDQpird8236TMvLPkUdXMNSiGnm05TQNRhuz_YZh4YlQc9YCHu_yzCDKcm1BoX0sfatJPFoNgT2OI4j46eIqknZG2zBPdiPeW54jMq0QTF86uklg4CzADMmIvZx6e3A2lIXh1McKaMgxLKrpR6fN2aZ6LHMNFJ3YPcEix5jZA-IVs9TsvV5FK7SBBa48tV0yH1g9kA58OTNkmw6iJGsSengjvOO8l9q6npaYWFWMIz-SK6qzrN1pbVo0574GryEmeJunHNWT1AQ41kqa3JVtj63j022Xk6WVOPQlSrnEc1qdQ7HIpT2dMX6J3yKx2Cj8QjhB0vSdOUwJt4PVQNhj7jXZjvJVEl0UC9C68WXMuzNYaIYiy7Klb2W16QlZvUAm14R3kuZ02nMs-txTRJkbwznMn9DV3hToc4V9M6F2QL0-xab0cAWkWsiTZrayFNqUgxUQaoiE2YHpSyMFPDZfXb16dgdGHOBZcT-MvEAQ=w800-h230-no

A foto, de 2007, evidencia a situação precária das instalações do Union Berlin.

 

No começo dos anos 2000, a discussão da necessidade de modernização do estádio voltou à tona. Heiner Bertram, presidente do clube à época, chegou a planejar uma nova construção em outro bairro da cidade. O projeto, contudo, sofreu grande resistência por parte dos torcedores, que desejavam a manutenção do clube em seu local histórico. No ano seguinte, Bertram apresentou novo projeto, para construção de uma arena com 30 mil lugares – agora mantendo o clube no terreno que lhe pertence. Esse novo projeto, contudo, também não foi adiante: em parte por nova resistência dos torcedores, que consideravam o projeto de 10 mil lugares em pé como insuficiente, em parte pela ausência de condições financeiras do clube em realizá-lo.

https://lh3.googleusercontent.com/TcUQtSRco5cXLuivq_T6a8xRfQBJz6zTsY4W9pSouqCo0ydy20Lu73UE-vVBm-f6mg7uEkyIARsl9hdJZ7Hkv5f1cFUYaO9Apyzo_OpKSSJhCZEFTFiJ_NFLBX-0h_Y123XRGSmRAIR344-8FSKNuNDt0h8mz8WBG47G8qKHUCgMeCwQN9FkHFt6hYJ0zXNEULZugyhXPZomCaW8e-kPY3VhZg6qjGqZRdzc6KtJOeku8tUMMMX9WfZwpcEa7jgXtcdvrSerf2AKNn6I_XuyGqZ2D1RNJBeL1QDbokYS6nzG1NQHk6c_ftxFy16dbhIr1076RTDjAD_RUjzNBQWl6WsobbtZDdm1bUbzSaXP5uvNXz181WVHlOYi-7oJjjD_jVqq13--WbWvQT0jvyq3g49VnrwH_f4RRkYq7wAPgEARAd3usP7hTbcDEyQ752nYue_KY8yWxHr_pRbMgfihWfE6ee1jLflhR1JHlyjGkSG6eBt2oKpcdTTZxA3VSUT26LsRETUHiqxVO-Zh7wqCIm_ul725Im5khDaCLPWngtC2CfYMmZ6o3zA925LeZS3Jte3hkaVAiFPwTMUnSOPjgmbPLsqFyQa6YAJUzcLcik5siEt42yIZX4jJMstnTBNBblw7kjKAZUcfYgdxMjD1_o1tUbHRnZCAh37XVWPAxA=w800-h600-no

Com os lugares ocupados, o estádio parece um pouco mais bonito. Ainda assim, a reforma era necessária.

 

Essa situação se arrastou até o final da década. A diretoria do clube já não tentava mais esconder o óbvio: já não havia qualquer condição de manter o funcionamento do estádio na forma em que se encontrava. Por outro lado, as condições financeiras também não permitiam que as obras necessárias fossem realizadas. A solução encontrada pelo clube, como em outros momentos de dificuldade, foi apelar para a torcida. Não para apoio financeiro (embora este também tenha existido, em menor extensão), mas para ajudar na obra. Sem dinheiro para pagar toda a mão de obra necessária para a reforma, o clube incentivou seus torcedores a se voluntariarem como auxiliares na construção.

E no dia 02 de junho de 2008, tudo começou. Cerca de 50 voluntários se apresentaram, às sete horas da manhã, para participar do primeiro dia de obras no estádio. No dia seguinte, a situação se repetiu. Três semanas depois, o diário de obras do clube registra: cerca de 40 pessoas se fizeram presentes em uma sexta-feira de temperatura amena para ajudar na retirada das goleiras e outros materiais dos gramados secundários do estádio. E assim seguiu, por todo o tempo da obra.

https://lh3.googleusercontent.com/uohcwhPOckBXZBENXMKQCkDBUo28BSfYy_zwOhp0LA4eXQ4V18SgCQl_iFEQBGx-DOYKb-ahRsgp9SfnfjE_p4iA6hSxksC-u5yikw6WVVI76Kh8Kp1inFO9dG-SX2fCPWXakK_H44eDiL8F4bqxgP5x4OL0sA9TWpaw2bZmZkeh5juREqcKh7DnsZcaOSQkNxGK4Qch3KmtPeghYbMKyE_DOVADj3WA7xHxV6fE8hJg6eJ3cltGAIiObOjo1h3ogHRk2diLHiYkI9niwZs93dlqAo5Bep9OC6w3OtYqaU_YitDzJWtDwTRxtQr6GePnpBezycgPoiQhvIFwvr3a-ss6JUSOvbbgBsCOCb44PaiVzuykaA0MZGok8SfofDfOdzW7wyK7ZK6owkm7AW9boPwO03ufGi_vqgzM1WOAvLGkKPRZZL-5P52qS78V3rwc0fhEyN7BWRZI-nYwkq62qC5X1WiwCaUhgf84WYMRtaHTSRcxq1zETMqRrAKomANa0coARU-8YprVnn_0Y6DnCHJUNRZdLUbC_vjF9Kl4XkJ_AvGySch6lCP7UTFkmSoWXdqdiFt99Mu1yo0af9mAgFNMEs8Fl6UF-9dmjtID22iCycnl1933qlWaEv9Et08gBNNgVMD2okUKHEHec4ZfNi_JBbTaLCIqMB3w6lSCww=w500-h682-no

Em frente ao estádio, um monumento registra o nome daqueles que participaram voluntariamente das obras de reforma do estádio do clube.

 

O tempo da obra, aliás, passou em muito da previsão inicial. Estimada em três meses, sua conclusão acabou ocorrendo mais de um ano depois. Mesmo com todo o atraso, os torcedores do clube jamais deixaram de auxiliar da forma que lhes fosse possível. Segundo a página do clube, cerca de 2 mil trabalhadores voluntários passaram pela obra, realizando 140 mil horas de trabalhos – uma média de 70 horas por voluntário.

Em julho de 2009, finalmente o anúncio: a obra estava concluída. Graças ao auxílio dos torcedores que dedicaram dias de suas vidas para carregar tijolos, desmontar equipamentos, montar equipamentos, pintar cercas, fazer toda sorte de atividades, o Union Berlin conseguiu completar a sonhada obra de renovação de seu estádio. E estes torcedores poderão dizer a seus filhos e netos: "esse estádio onde estamos agora? Eu ajudei a construir".

https://lh3.googleusercontent.com/oxozFk-Yzh2yrhwYMOemn05FPBBvIn3NYkf440fassfYM4TS6Hl5x2nELBb-LhHwlcy88PmB06GPHY4_PYC9GTXItv_wRDvpv71KotJEDL9Et3MqVQJ339F1D3tlsgRU94FLZybRp7AYN8PlEC-pqWKBFlu-eKVYdVazWKhQgcoFax7p5auXKs6MFkc0XX9Tnf3Gx9qTu3jFpBF7FY7-FqXOfZVRRYsWOtp8nlTwp0eCF1g-Bt-tKY04tS4-lkNQhPUvLO5EzfPO8LXeC8xhy8kpccQIhYan24k8tFwW0ZxRfdmFbu1APUr2ut_ybUoCqX7egWTDWE_QeAhL-J9cOtGJm96TQ4ZE63wWop0SK_LZZBMn-FMHe0AnZECwAWcvVcGgPylxSAaFBT2aQGmowmLfObD4qrHyWIWTpwEE1SZbac4p34I3Ii4i9n3pEagJqrrqp-IMhbZDFSnO5f4LC-9f9Ca3aOtpAINo-xvyd_LtjxgShDFjBqcDwI6bBPXywDYBBonQ2uxcvKsUppbdA9BFvdy6K9A7qFlWKTHW5ytsfFpAj16qwLBqAHcLziYnsq6-_XVh99i5W0iNlYkDFE0hUxdI_dgYfJtrq0bmMJ1FlN9tBbcEvOe8OrCcv_2mi9OQED8strSpxdVsY6uWBC6DwZPMm2vY2V9-NdcX3Q=w800-h600-no

O jogo de reinauguração do estádio, disputado com o Hertha BSC. Destaque para os dois torcedores de capacete de obra na parte esquerda da foto - certamente dois dos voluntários que ajudaram a tornar o sonho possível.

 

Transferências

Voltando a falar de FM, janeiro marcou o período de transferências de meio de temporada na Alemanha. Considerando nossa situação esportiva e o fato de que temos um bom dinheiro em caixa, o ideal seria buscar alguns nomes que nos ajudassem a sair dessa situação. No entanto, com as limitações do save, não foi possível encontrar ninguém que pudesse auxiliar o clube de imediato. A única movimentação foi chamarmos Rhami Jasin-Ghandour de volta de seu empréstimo. O jogador não estava se desenvolvendo da forma esperada - e, assim, poderá servir como opção de cobertura em caso de lesões.

 

Berlinenses pelo mundo

Principais transferências:

  • John Brooks, zagueiro. Arsenal para Everton. 7,5 milhões de euros.
  • Nils Blumberg, ponta direito. Hertha BSC para Holstein Kiel. 36 mil euros.

 

Departamento médico

  • Nico Brandenburger, meia central titular. Dores abdominais no treinamento durante o começo da preparação. 3 a 4 semanas de fora.
  • Christopher Quiring, ponta direito titular. Estiramento na coxa durante o jogo com o Almancilense. 2 a 3 semanas de fora.

 

Resultados

Union Berlin 0x2 WfL Wolfsburg – Bundesliga, 18ª rodada

Daniel Caligiuri (8'), Simone Zaza (89')

https://lh3.googleusercontent.com/wSH_hBXZz6c8lxWdUab4wJ_R-kcv5jv-kSXjyRwy6NManpeTYCYl5W5mlXAaI69y5XWKOJ7hU7TmcIfcWHx7Ytbbp7w2w7p6Dq_umFKdbcU0aBvLFUQLvgWNSCceYhfpxYgc62_aIs0glogXHdKkUTumV3tV0i77bZtG8eoq6f48ueIWsVnD7S6FRZpJ8J9hWUN_qQx2HPArlwAjf2qDYK3GCiCGnGcLDB7SWAb9967dXiQtU2A0yfax4-tz5JjGwFAHnO84UcTqaPzVQ1K1tGN62N647339UzSd5NjuWxlVizHKbSgLk0dpPM9cTar9HaHQOhLtuF6iSsrtiJ27xVNZLML7a-XmgxhKBgCDdfsWUyPxtxjqYBgzitSHKSrmDNyjwcxf6pxD4eKy6k5aeG9S6c0dq02RtsjqziDNkG9LN_25oXuaTto3PucvMh_H4tK_7nlitpZhU5fM38Glyn5m2tC5l5r0qDQ9iBVjiIwcoQJdlj24SIbejf8NCrS8tM8r5Qv6Sg_1vYOPkd_VNoC33ubNJCWs17OhpgY4OkapjYNoU6vJs2R_Jx927VhKzwQfkasctnkrBJ5__3pX2mekyWntyvLy2INVRqeKSAxMiKu02faB4iegB49xrmqdxkGMbWMGRp2CoyopIdtiCMpnZCayFxa-C2pNxLHVng=w800-h580-no

Assim como no primeiro turno, começamos a partida sendo completamente massacrados pelo Wolfsburg, que não demorou a abrir o placar. Depois disso melhoramos, e a partida se tornou mais igual. Nosso ataque continua desperdiçando suas chances, porém. No final da partida, Luiz Gustavo foi expulso, e aí resolvemos partir para o tudo ou nada. O segundo gol do Wolfsburg saiu por conta disso.

 

Hannover 96 0x0 Union Berlin – Bundesliga, 19ª rodada

https://lh3.googleusercontent.com/P8AHVGeQsDyBpOvXQkbZtcg4LV3cosafg5OCYNq5XBTkD7c9d9H2qrO2PIjz7UulpXSx8CtK-g5jrMLYUAim-0gcyUKTA0E7XxkeR-KtAEzhEINbP7fS96ML3imYNEQtrKSo5djggZDt8-1ObxSBPiv7YAQmzb2a24yUVj4k6-aWqmWu4mhrIt7YI-uT0B94NqhK6k6cn4m6DlFo6iXwZrK04POAgISFThQ8FAOPJp3RogL5yYSwcwmOBCQqp8K0GP1_XtqPqfa9eWPPNYEOmTQKMx7vZW66N2xHfw6uz1TTEUJQZZC5FjFKPZYXF-s5QNZ8giAWzFspkZRlqWqm2XpbzfMP962cIfhuQl3GXTTUhI4oHQudonJSnfa5bRE0itJPKujPhlK7LOMtzNGxl43cLVWacXnRTx3twyaTTr_ann_Ywk8O3a0YbfMUbQhA1FYf9epdeRRk8TxiOGBp5E4dN9lHZCFbst0ktlwdjFA0aPdLcGUqZb_g_BIJwZjH1pC2c_1Qd7LXSdWjNpigODbHUzAAeJtDDme3yXqKx-_To1-ELvZIed75TYI8qMsTKiyOu7BilcVhmPBYaUEOo5DyhFMS6kcTisH8RKBoWjo7g2SHTv8r7oVj6qYWfuHlV9AV-eCQEOwhnkBCzsMo_k57rImRAJvgzVYqKc8_sA=w800-h588-no

Depois de muito tempo, voltamos a conquistar um ponto na Bundesliga. Mesmo assim, não há muito a se comemorar. Tudo que fizemos foi segurar o pouco inspirado time do Hannover. No ataque, porém, não produzimos nada outra vez.

 

Competições

https://lh3.googleusercontent.com/iLNdy51wqXyp_7NHnfMoAcs-8DWmmRSy0iQuMmCLQFEHFkPh8z8N2AvDxdRgKdOyDsTw5cpd49XHcHVIHs-kb5IMYwO71AoI4LUNJ-guMS04mu4mNxfLWiWRgJyits4gydvRlrFf1aVf6Nne_xYuhpCy4nCNWgz8xeCkk3hKaXYMuoVth5QO0-mLO42PSbvuYDOaT5ZN0KFh-MVd3ygnAgo1LdhuYFu_q5i2lE3kM_MrlHi39lomFqKmyBLyncE3Gxfvswh09EIcoX0_fE5s8si0gNEDREoY7y77R9ar1p3KwxlPZNRW-PyOX200cITW4ZvCH6qrQcIyIBclZIQL1GhyqSt--AB4di7DDkIgtLNo9UB9YximZtueeUpMjvDgeBCDdqxIBcj5veT3trKbdKyH7bTldx_tHK5oRlKNMdmt2n4XFG2-dkAUBl11ZOlNaVgSJbVmE5a6C_r5El2EtrbOHgvST7T8cxzOZcyeXyNKZBFxJyBMvGagmMTmtMoegPbSUwck8TznbK3KvvokA5cclDfQOaUnDWqCFD06_9oAVrfhMG-sB9Jkb6ANIZIGFA_FmXNk-CKEKvYQhFbTREWQBTf5uSLm1vgbez9OlVQqkco_506q0i5Bl-8bzZfeQcvI8SPU9QQFOesOSq6zXJEfFNXAsxeVjbjjzuRxKw=w589-h501-no

Por descuido, tirei o print antes do final da rodada. mas o Mainz perdeu seu jogo, então as posições estão corretas na imagem.

A boa notícia é que saímos da lanterna. A má notícia é que o penúltimo colocado também é rebaixado diretamente, e estamos a cinco pontos da próxima equipe na tabela. Nossa situação fica cada dia mais desesperadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi o título da postagem achei que tu tinha construido uma tatica avassaladora, doce engano hahahahaha

Bom, o fim do poço parece bem perto, agora é só sentar e rezar pra alguma coisa acontecer por que o time parece não ter capacidade de reação , que os deuses nos ajudem (se é que eles existem hahaha).

E pra deixar o torcedor mais puto da vida tem que aguentar o Hamburgo com um ataque tão patético quanto o seu "tranquilão" ali em 11º haha Sdds defesa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Iagotta disse:

Quando vi o título da postagem achei que tu tinha construido uma tatica avassaladora, doce engano hahahahaha

Bom, o fim do poço parece bem perto, agora é só sentar e rezar pra alguma coisa acontecer por que o time parece não ter capacidade de reação , que os deuses nos ajudem (se é que eles existem hahaha).

E pra deixar o torcedor mais puto da vida tem que aguentar o Hamburgo com um ataque tão patético quanto o seu "tranquilão" ali em 11º haha Sdds defesa. 

hahahaha, putz, dessa vez nem foi intencional a pegadinha no título não.

Olha, sentar e rezar é meio que a única coisa que acho que ainda dá pra fazer. Mesmo quando criamos oportunidades, os jogadores não conseguem colocar a bola na rede. Me assusta a nota média dos jogadores, é muito muito baixa. Se o time está jogando algo, mas não cria chances, ok, dá pra resolver mudando a tática. Mas aqui parece que o time não joga nada mesmo :(

E rapaz, não tinha visto do HSV, mas eles estão fazendo o que a gente deveria fazer. Nos outros anos foi assim, só que agora a defesa entrou em greve e parou de jogar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com @Iagotta, só que meu pensamento foi pro lado de vc ter construído uma série de bons resultados na volta.

Como sempre, mais uma história inspiradora sobre o Union. Acho que aqui na minha cidade poderiam adotar ao menos o placar da casinha, pq nem isso tem. Tinha um placar eletrônico que depois q quebrou nunca mais voltou, kkk.

Uma pena a lesão de Quiring, um jogador importante q desfalca o time por ao menos 03 jogos.

A situação tá ruim mesmo. 14 derrotas deve tah sendo duro de aguentar.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Eisern Union
  • #Vini locked this tópico
  • #Vini unlocked this tópico
  • guigasparotto unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...