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Como jogar FM: um guia de 12 passos


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Fala galera! A nossa equipe traz para vocês, mais um guia traduzido. Dessa vez, o guia é o How to Play FM14: A Twelve Step Guide, do famoso user, wwfan.

Um Guia em 12 passos

1- Entenda com profundidade os conceitos estratégicos:

Filosofia/Liberdade: A filosofia/liberdade é a estrutura de mentalidade e liberdade criativa. Elas vão desde um jogo muito estruturado com baixa liberdade criativa, até pouco estruturados com alta liberdade criativa. Segue uma descrição prática:

  • Muito Estruturado: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes);
  • Estruturado: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque);
  • Flexível: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque);
  • Fluído: Os jogadores se focarão em defender ou atacar;
  • Muito Fluído: Os jogadores contribuem em todas as funções.

Como visto, cada filosofia reduz o nível de especialização. No "Muito Estruturado" você tem cinco diferentes tipos de funções, no "Estruturado" quatro responsabilidades, no "Flexível" três, no "Fluído" dois e na opção 'Muito Fluído" apenas uma. Na filosofia "Muito Estruturada" você espera que cada jogador obedeça a sua descrição de responsabilidades, então você poderá selecionar várias funções específicas. Na filosofia "Muito Fluída", você espera que todos os jogadores façam um pouco de tudo, o que torna as marcações de funções redundantes.

Eu considero o seguinte como funções especializadas:

  • Jogador Alvo;
  • Oportunista;
  • Centroavante;
  • Falso 9;
  • Enganche;
  • Armador Avançado;
  • Armador Recuado;
  • Regista;
  • Meio-campista Recuperador de Bolas;
  • Volante;
  • Líbero.

Essas quatro funções podem se encaixar em qualquer campo, dependendo da sua interpretação:

  • Atacante Completo;
  • Atacante Defensivo;
  • Atacante Sombra;
  • Camisa 10;
  • Lateral Limitado;
  • Meio-campista Área-Área;
  • Ala Completo;
  • Defensor com bola.

E considero as seguintes, funções genéricas:

  • Atacante Recuado;
  • Meia Atacante;
  • Segundo Atacante;
  • Ponta;
  • Meio-campista Central;
  • Meio-campista Lateral;
  • Meia Defensivo;
  • Terceiro Zagueiro;
  • Lateral;
  • Líbero;
  • Zagueiro;
  • Defensor Limitado;
  • Goleiro Líbero.

Eu geralmente sugiro a seguinte regra:

  • Muito Estruturado: 4-5 funções especializadas
  • Estruturado: 3-4 funções especializadas
  • Flexível: 2-3 funções especializadas
  • Fluido: 1-2 funções especializadas
  • Muito Fluido: 0-1 funções especializadas

2- Adaptar as funções para os jogadores:

Você vai perceber que muitas funções não se encaixam perfeitamente nos pontos fortes e fracos de um jogador. Use as instruções individuais para ajustar as habilidades de um jogador com a as exigências da função. Se você achar que está ajustando muita coisa, pode ser que o jogador escolhido possa não realizar a função desejada e outro jogador seja mais adequado. Não confie cegamente no seu assistente. Dê uma conferida. Como a função do jogador fica com o jogador, você pode ter um meia-atacante pelos lados definido como Ponta, com função de Ataque, mas um outro jogador com um conjunto de habilidades mais adequadas, com bom passe como Armador Avançado/Apoiar. Você não está mais preso a ter as mesmas funções para todos os jogadores sem fazer mudanças complicadas.

3- Tenha em mente que os nomes das mentalidades são mais complicados do que parecem:

A mentalidade defensiva ainda usa o contra-ataque, enquanto que a mentalidade ofensiva pode ter uma defesa sólida. Os dois extremos (Contenção e Sobrecarregar) são tanto ofensiva, quando defensiva. Uma boa regra é que, se você quiser jogar com vários meias recuados e um jogo de passes curtos, escolha uma mentalidade menos ofensiva, enquanto que se você quiser ter pontas eficientes e um estilo direto, escolha uma mentalidade mais ofensiva.

4- Concentre-se nas funções e deveres e suas combinações:

Certifique-se que você tem uma função de Ataque na defesa, geralmente, mas não necessariamente combinada uma função de Apoio, uma função de Ataque e uma de Defesa no meio de campo e uma de Apoio (Camisa 10, Falso 9) no ataque. Esse tipo de estrutura incentiva o movimento entre as linhas, o que é vital para uma tática dinâmica, que cria diversas oportunidades. Ele também garante um sistema defensivo mais fechado, em que a equipe defende em blocos ao invés de linhas desconectadas. Se você jogar com uma formação que tenha um atacante solitário, garanta que ele recue um pouco, dando-lhe função de apoio (Camisa 10 ou Falso 9), pois com outros papéis, corre o risco de isolá-lo, resultando na incapacidade de criar/participar das jogadas. A exceção é quando há um Armador Avançado atrás dele. Nessas formações, você vai querer que seu atacante permaneça na faixa alta em toda linha ofensiva, abrindo espaços para o Armador se movimentar. Certifique-se que você tenha pelo menos uma função de Meio-Campista automática, para quebrar as jogadas e ter posse de bola. Se você quiser usar um armador, pense na melhor posição para que ele crie jogadas, ou então, ele ficará isolado.

5- Olhe para a página de comparações da equipe para determinar quanto forte/fraca sua equipe é na divisão:

Considere usar os ajustes táticos para aproveitar isso (por exemplo, se você tem uma equipe lenta, pressione menos, ao passo que, se a equipe é veloz e trabalhadora, pressione mais). Embora isso se torne menos importante com o moldar da equipe ao seu estilo, as vantagens adquiridas com a compreensão de como sua equipe está, comparada com as demais da divisão, pode ser vital ao assumir um novo clube.

6- Use as instruções da equipe para desenvolver e salvar um estilo de jogo preferido:

Tais instruções devem se adequar aos pontos fortes e fracos da equipe. Por exemplo, uma equipe altamente técnica pode jogar de forma mais profunda, mantendo a posse de bola, passando para o espaço a frente, correndo para cima da defesa, utilizando estratégia de contra ataque, pode valer a pena. Uma equipe menos técnica, porem mais forte fisicamente, pode se impor de forma diferente, então considere utilizar passes mais diretos, cruzamentos rápidos, utilizando uma estratégia ofensiva. Há diferentes modos de construir um estilo de jogo. Às vezes, você terá uma equipe boa o suficiente para moldar um estilo de jogo, outras vezes, o estilo de jogo pode ser forçado. Você pode querer alterar um estilo em uma partida, com base em outras partidas. Não há nenhuma regra geral. Somente tente ser lógico em suas combinações.

7- Antes de cada partida, considere olhar as condições climáticas e a formação da equipe adversária para determinar sua estratégia de jogo:

Pode ser muito difícil de contra atacar em um gramado pesado e encharcado, então você pode ter que abandonar seu estilo de jogo preferido e optar por um mais feio. Você pode querer expor uma formação aberta do seu oponente, explorando os flancos e procurando sobreposições. Você pode obter êxito com sua estratégia inicial. Embora seja pessoal o quanto você gostaria de adaptar as coisas, em tais circunstâncias, esteja ciente de que a falta de flexibilidade pode custar caro.

8- Olhe a formação da equipe adversária e as condições/habilidades dos jogadores e considere usar as Instruções Sobre o Adversário para combatê-los:

Você pode utilizar as Instruções Sobre o Adversário para combater alguns jogadores perigosos, ou impedir os cruzamentos de chegarem, direcionando para jogadores lentos ou menos corajosos. Seja cuidadoso ao definir essas Instruções, uma vez que você pode prejudicar a estrutura geral do seu time.

9- Jogue a partida de forma dinâmica:

Durante o jogo, não tenha medo de mudar as coisas através de gritos e estratégias se as coisas não estiverem funcionando. Faça de forma lógica, e não apenas fazer por fazer. Por exemplo, pode ser uma má ideia jogar mais ofensivamente para fazer mais gols, principalmente se o adversário está jogando mais recuado e fechando o último terço do campo com jogadores defensivos. Se você observar esse padrão, você pode preferir jogar de forma mais profunda e o contra ataque possa produzir mais chances do que ser mais agressivo, pois assim você irá trazer o adversário um pouco mais. Uma vez que você marcou, decida se você quer fazer mais gols ou segurar a vantagem, mudando ou mantendo a mesma postura. Com o tempo, você vai confiar nas suas decisões em jogo e desenvolver um sistema que funcione. Você vai saber quando mudar, o que mudar e quando confiar na sua equipe para avançar.

10- Perceba que as preleções são contextuais:

Elas não se relacionam com o placar, o placar é contra a qualidade/reputação do adversário e o modo que você joga. Às vezes, você pode estar satisfeito com um 0x0, às vezes, você escapou com um 2x0 contra uma equipe bem inferior, nesse caso, alertar a equipe contra a complacência é necessário. Reaja ao que você acha que deveria ter acontecido e não ao placar. É importante notar que, embora as preleções e interações com a mídia geralmente não têm grande influência em como um jogo se desenrola, às vezes podem fazer a diferença. Pode ser que uma boa estratégia motivacional resulte em um jogador que vá jogar “a partida de sua vida”. Consequentemente, vale a pena considerar a sua estratégia motivacional antes de um “jogo-chave”, que pode ter uma diferença sutil, mas vital durante a partida.

11- Nunca pare de aprender:

Eu comecei a trabalhar quando minha estratégia de passar para o espaço vazio não funcionou com uma estratégia ofensiva. Observando o jogo após um doloroso 0x0, ficou óbvio para mim que todos estavam correndo muito à frente dos meus principais criadores, Lateral – Apoiar e Meio-campista Recuperador de Bolas. Não era o ideal. No entanto, com uma estratégia menos agressiva, meus principais criadores eram o Armador Avançado e os Pontas – Apoiar, que era o que eu queria. Por isso, abandonei a estratégia ofensiva e adotei a estratégia padrão, mudando nos gritos se eu decidisse jogar de forma mais agressiva (geralmente devido às condições climáticas do gramado). Se as coisas não estão funcionando como esperado, há sempre “pistas” no jogo, se você observar cuidadosamente.

12-  Por fim, se você não progredir e ficar frustrado, visite o fórum de táticas e explique seu problema. Contando que você seja claro e detalhado, as chances de nós não sermos capazes de te ajudar, são pequenas.

Tópico Oficial: https://community.sigames.com/topic/297428-how-to-play-fm14-a-twelve-step-guide/

Autor: wwfan

Tradução: @Stay Heavy

Banner: @_Matheus_

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  • 2 semanas depois...

Stay Heavy,

Sua divulgação é realmente importante, porém ainda assim tenho muitas dúvidas.

Vamos às considerações:

Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Fluído: Os jogadores se focarão em defender ou atacar.

Obs.: Aqui a explicação faz algum sentido. Se é fluida, pode-se atuar defensivamente ou ofensivamente.

Muito Fluído: Os jogadores contribuem em todas as funções.

Obs.: Seguindo a minha observação acima, esta aqui é perfeita. Logicamente se há muita fluidez, há liberdade para deslocamentos constantes em todo campo.

Assim como este tópico, as próprias explicações dentro do jogo para cada função específica (usando a nomenclatura do autor), são confusas e pouco diretas no meu entendimento. Algumas até parecem iguais a outras e o mais importante: durante o jogo não se vê muitas diferenças entre elas.

Claro que muitos viciados em FM entendem estas explicações, mas existem muitos outros com as mesmas dúvidas que as minhas.

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante. Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador de Bolas e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

Se eu for escrever todas as minhas dúvidas, irei fazer uma redação aqui, porém vale mencionar as minhas maiores dúvidas com relação a análise e entendimento das "funções específicas":

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Ou melhor sugira uma escalação do Real Madrid por completo por favor.

Funções do Xabi Alonso, Modric, Marcelo, Ronaldo, Bale, etc...

Cara, jogo Manager desde o CM 97/98 e cada vez fica mais bonito visualmente, porém a complexidade e dificuldade de entendimento afasta a sequência de jogos. Lembro que naquela época ficava dias jogando sem parar, usando fórmulas simples e coerentes.

Hoje, até quando vc está bem no campeonato ganhando do Barcelona, Valencia e times mais cascudos, perde para Almeria, Getafe, entre outros usando as mesmas táticas e posicionamento dos jogadores.

Em suma, me ajudem!

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Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Funções diferentes seriam posições que o jogador seria obrigado a ter mais liberdade

Ex: Falso 9 e Número 10

Essas funções o jogador é obrigado a fazer 2 ou mais funções como Armar o Jogo e Finalizar

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Pensa assim no Muito Rígido cada jogador desempenha apenas uma função sendo os defensores responsável pela fase defensiva os meio campistas pela transição e os atantes pela fase ofensiva; No Rígido os jogadores tem mais liberdade sendo os zagueiros responsáveis pela parte defensiva os laterais mais ofensivos sendo responsáveis pela defesa e transição os meio campo mais ofensivos sendo responsáveis pela transição e ataque e os atacantes sendo responsáveis pelo ataque.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Acho que nessa filosofia ficou mal explicada, equilibrada seria os zagueiros e meio campo defensivos ficar com a parte de defesa e de transição os laterais ofensivos e meio campo ofensivo pela transição e ataque e os atacantes pelo ataque .

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante.

Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

Sim você pode usar Alas com Pontas juntos, mesmo o jogador sendo ordenado para jogador aberto ele não vai fazer isso se já tem um jogador la então automaticamente ele joga mais por dentro mesma coisa pro ponta se ele vê que o ala esta aberto na posição dele ele ira jogar mais afunilado.

Sobre o Terceiro Zagueiro se você não usar um Terceiro Zagueiro os Alas vão subir normalmente unica coisa é que eles vão jogar mais a frente que o normal porque na transição da defesa pro meio campo ira ter uma linha de 3 atrás e o Ala não vai precisar ficar ajudando na transição.

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Ou melhor sugira uma escalação do Real Madrid por completo por favor. Funções do Xabi Alonso, Modric, Marcelo, Ronaldo, Bale, etc...

Não vou poder te ajudar nessa por que não uso muito essa formação mais você pode perguntar no Clube Tático: http://forum.fmanager.com.br/topic/115510-clube-tatico/page-19

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Muito bom o tópico, Condições climática nada de ficar segurando bola e dando passe curtos é passe longo rs...

Eu já tinha colocado isso em pratica a um tempo atras e posso dizer que funciona bem, qualquer time que eu pego e uso a filosofia rígida meu time se dá bem.

Meu salve HJ é a Juventus com filosofia rígida e estrategia sobrecarga, atacar e controlar.

Colocando em pratica o que o quia ensinou ficou assim:

Goleiro - Líbero apoio

ZE - Defender

ZC - Limitado/Bloqueador

ZD - Defender/Cobrir

AE - automático

AD - Ataque

MCE - automático

MC - Org. Recuado/apoio

MCD - Recuperador de bola/ Defensivo

ATD - Av. Completo/Apoio

ATE - Número 10

Melhor ataque da Serie A com mais de 10 gols a frente do segundo.

Segunda melhor defesa, com diferença de 3 gols.

4 funções específicas:

Apoio - MC e ATe

Ataque - ATd e ALd

Defesa - ZE,ZC,ZD e MCD

Automático - ALD e MCD

Obs: o que eu entendi não é o numero de jogadores com funções especificas é o conjunto da obra.

Filosofia Fluida - 1 ou 2 especificações:

ZC - defesa

Atacante - ataque

O resto fica automático, repare que os atacante e zagueiros não tem em suas opções a opção automático.

Então se vc colocar estrategia ataque vai fazer com que todos automáticos fiquem ataque, tornado assim 2 especificações apenas.

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  • Diretor Geral

Muito Rígido: Cada jogador recebe uma responsabilidade/função específica e se espera que obedeça a ela (geralmente um time possui 5 ou mais funções diferentes).

Obs.: Acho meio lógico cada jogador obedecer a sua função (tem que obedecer). O que seriam estas funções diferentes?

Fala Tavares, meu mito hahaha! Não sou nenhum guru das táticas, mas vou tentar te ajudar. Primeiro que eu compartilho dessas suas dúvidas, aliás, quero dizer achei que o texto bem dúbio sim (nessa parte das filosofias) e só consegui compreender porque já li mt coisa sobre filosofias e aspectos táticos do jogo desde versões anteriores, então essas digamos, info's extras me ajudaram a entender o que o autor do artigo quis dizer no fim das contas.

Começando pelo quote acima: as "funções diferentes" a qual se refere o autor nessa filosofia "muito rígida" seriam como jogadores especialistas em suas funções. Por exemplo: digamos que você tenha esboçado sua tática e definido as funções de cada jogador, sendo dois alas completos, um meia recuperador de bolas, um armador recuado, outro armador avançado, um matador e um Camisa 10. Concorda comigo que cada função dessas aí pede jogadores extremamente "especiais", com atributos extremamente específicos? É como se você estivesse montando um cavalo e encurtasse ao máximo seu cabresto, pra que ele só siga exatamente naquela direção em específico, não desviando do caminho ou tomando atitudes por si próprio.

O matador por exemplo, precisa ser veloz, bom finalizador, com ótima noção da linha de impedimento, bastante frieza na cara do gol e boa técnica, entre outros atributos. Ou seja, não é simplesmente um atacante "comum", com instruções mais gerais, é um cara extremamente pronto pra fazer ESSA função de matador. Colocá-lo como atacante recuado por exemplo, não extrairá o que ele pode te dar de melhor... e é aí é que entra o conceito da filosofia "muito rígida": ela restringirá a liberdade desse jogador em fazer o que quiser (o cabresto curto no caso, hehe), "forçando-o" digamos assim a se focar somente na sua função de matador (que é a de furar a defesa adversária explorando 'linhas burras' de impedimento, ou mesmo zagueiros lentos). Assim, se você tiver os jogadores certos pra essas determinadas funções específicas, nessa filosofia você pode ter certeza de que eles estarão programados a render o melhor que podem, isso em termos táticos (não entra aí o fator motivação por exemplo, que também influi, entre outros).

Rígido: A cada jogador é designado uma função que contribui de uma forma específica ao jogo (defesa, defesa e transição, transição e ataque e ataque).

Obs.: Não consegui entender absolutamente nada dessa explicação. É até difícil elaborar uma questão sobre ela.

Bom, levando em conta o que eu expliquei sobre a filosofia "muito rígida" acima, nessa daqui o cabresto do jogador será afrouxado um pouquinho mais, digamos assim hahaha, no sentido dele desempenhar sua função específica (o nosso matador do exemplo) mas também colaborar um pouco com outra função em campo. Repare que eu destaquei o "um pouco" ali, porque os jogadores continuarão focados em suas específicas funções, mas poderão contribuir em outros aspectos táticos do time dentro de campo.

Peguemos dessa vez como exemplo o meia recuperador de bolas. Nessa filosofia, ele, claro, ficará focado em sua função especial (pressionar o adversário a todo momento a fim de desarmá-lo e recuperar a bola, passando-a para seu companheiro mais próximo na sequência) mas também poderá subir ao ataque de vez em quando (beeeem de vez em quando no caso, hahaha), dando suporte aos meias mais avançados no controle da bola. Percebe que aqui ele não está restrito única e exclusivamente à sua função? Pois é, é o cabresto sendo afrouxado mais um pouco, como já disse hahaha.

Balanceado: Os jogadores focarão sua função específica (defesa, suporte ou ataque).

Obs.: O verbo focar, me permite entender que os jogadores serão como robôs programados em atuar especificamente naquela tarefa conforme dito acima (defesa, apoio ou ataque). Mas isso não seria uma filosofia individual "Muito Rígida" ao invés de "Balanceada"?

Essa definição foi a mais confusa de todas, hahahaha. Continue no fio da meada, que estou seguindo lá de cima: o cabresto sendo afrouxado. Nessa daqui haverá um equilíbrio entra a função que você estipulou ao jogador e as funções que ele pode desempenhar, dependendo de seu posicionamento dentro de campo.

Exemplo: nessa filosofia, um volante (com função de volante mesmo) auxiliará tanto na defesa quanto no suporte ao meio-campo. Um lateral idem. Um meia atacante pode auxiliar tanto o ataque quanto a recomposição de seu meio-campo, ajudando a marcar, e por aí vai. Tudo com EQUILÍBRIO entre essas "duplas funções"... o volante será primordialmente um jogador defensivo, mas sairá pra dar o suporte ao meio, e assim por diante.

A partir disso, as duas últimas filosofias -- fluida e muito fluida -- só vão afrouxando ainda mais o cabresto dos jogadores, aumentando suas funções dentro de campo. Na "muito fluida" por exemplo, é como se a defesa ajudasse tanto na marcação, quanto no suporte e também na construção do ataque (iniciando, claro, lá de trás), o meio idem e o ataque idem. Formam como se fossem blocos de defesa e de ataque, atuando com funções mais "liberais", sem se focar somente em uma em específico.

Outro fato importante é a combinação entre as funções. Se vc vai usar pontas, teoricamente os laterais não podem ser alas, pois segundo diversas explicações, o ala não joga com apoio do ponta e isso seria conflitante. Se for usar alas, o melhor seria usar um Terceiro Zagueiro para liberá-los com frequência. Acredito que um Médio Recuperador de Bolas e um Médio Área a Área são importantes para todo time.

A combinação entre as funções vai depender, primeiro: da qualidade e das características de seu elenco e, segundo: do bom senso. Não dá pra escalar alas completos com um meio-campo cheio de armador, quem vai segurar a bronca lá atrás junto dos zagueiros?

Pontas e alas podem sim atuar juntos. Acontece que como eles vão atuar numa mesma faixa do campo, ora um irá centralizar, ora o outro irá pra linha lateral. O importante é haver sincronia e entrosamento entre eles, pra haver tabelas e ultrapassagens que possibilitem cruzamentos da linha de fundo, por exemplo.

Num 4-2-3-1 (Assim como Real Madrid ou Dortmund), qual a melhor função a atribuir para o homem de ligação (Isco, por exemplo)? E o Centroavante (Benzema)?

Não tô com o FM aberto, mas falando assim por cima, o Isco acredito que possa desempenhar bem o papel de armador avançado, com o Benzema de atacante completo ou mesmo jogador alvo.

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Excelente explicação Léo.

Eu já li muitos materiais que explicam dessa forma mesmo. E como diz no material acima, dependendo da quantidade de especialistas, existe a mentalidade ideal.

Mas não uso muito isso ao pé da letra, prefiro mudar pelo momento do jogo.

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  • 8 meses depois...

Excelente tradução! Mais um baita post traduzido...

Estou com uma dúvida: Como vê as condições climáticas antes de começar a partida?

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  • 5 meses depois...

Isso se aplica também ao 15,ou já mudou tudo novamente?

A idéia é a mesma, nessa versão porém tem como ser mais cirúrgico nos aspectos táticos e em relação plantel/técnico.

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Desculpa a minha burrice, mas não entendi! rs

 

A idéia é a mesma, nessa versão porém tem como ser mais cirúrgico nos aspectos táticos e em relação plantel/técnico.

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Desculpa a minha burrice, mas não entendi! rs

Foram introduzidas algumas funções novas e agora a interação com os jogadores é maior, se pode ver muitos jogadores criado problemas com treinador, fazendo "grupinho" entre eles, etc.

Há a possibilidade de mudar a mentalidade (motivar,desmotivar,aumentar a concentração) da equipe via gritos durante a partida, entre outros.

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  • 1 mês depois...

Boa Tarde Galera,

 

 Ótimo post mesmo!! Vi em algum lugar lá em cima ele falando sobre preleção. Há algum botão para fazer preleção antes do jogo??

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  • 3 semanas depois...

Gostaria de perguntar pra vocês: Já jogou com um Libero na esquema? 

 

 

Estou aqui estudando as táticas e estou pensando em implementar 2-3-2-3, 2-4-3-1 e 3-2-4-1 em meu time, por causa do meu jogador promissor que tem Libero como posição natural...

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  • 3 meses depois...

Olha só, surgiu uma dúvida sobre esses estilos rígidos, balanceados, etc.

Se eu quero que meus jogadores de frente ( eu tenho 4, um falso nove, meia-armador avançado e dois pontas) marquem, façam pressão, eu tenho que mudar meu estilo, então, para fluído ? E como fica a zaga se eu quero que ela faça suas funções específicas ?

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Olha só, surgiu uma dúvida sobre esses estilos rígidos, balanceados, etc.

Se eu quero que meus jogadores de frente ( eu tenho 4, um falso nove, meia-armador avançado e dois pontas) marquem, façam pressão, eu tenho que mudar meu estilo, então, para fluído ? E como fica a zaga se eu quero que ela faça suas funções específicas ?

A Fluidez do time é um problema interpretativo na tradução para o português que se arrasta a tempos no FM.

Fluidez significa o quanto um jogador tem liberdade para participar de outras funções no campo de jogo, que não aquelas que você determinou para ele. 

Ou seja, se eu coloco um jogador de volante (defender) e ambos os laterais como lateral (defender) e a estrutura é Muito Rígida, esses jogadores só irão fazer aquilo que está predeterminado para eles. Não passarão do meio campo e não abandonarão em nenhum momento suas posturas defensivas.

Mas se a estrutura for Muito Fluida esses mesmos jogadores jogarão preferencialmente nas funções e posições pré determinadas, mas havendo a brecha para avançar ou tomar qualquer outra decisão tática em determinado momentos dos jogos, eles farão isso.

Depende muito da capacidade de tomada de decisão dos jogadores e de suas capacidades técnicas para que eles não errem muito tomando decisões erradas..

A rigidez serve para quando você precisa que o time joga de uma forma padronizada e que os jogadores não fujam do seu plano de jogo. Com jogadores melhores tecnicamente e com bons atributos psicológicos e técnicos a fluidez dá liberdade para que eles tomem algumas decisões diferentes das pré determinadas no plano de jogo inicial.

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      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • just12
    • just12
      Por just12
      As lesões no FM são bastante comuns assim como na realidade, a questão é como diminuir a quantidade e o tempo que elas retiram um jogador de atuação. Conhecer as lesões mais frequentes, entender os fatores de risco e traçar estratégias preventivas são fundamentais para termos sucesso nesta área.

      Milhões são gastos anualmente em contratações caras e salários na casa dos milhões, porém tudo isso poderá ir por terra se não houver uma boa equipe técnica e uma boa gestão médica por parte do Manager. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de equipes menores, onde a estrutura é sucateada e os funcionários da STAFF são escassos e de baixa qualidade. Uma equipe médica adequada pode custar por volta de 3% da folha salarial do elenco.

      Na área médica do Football Manager temos dois profissionais primordiais, que são os fisioterapeutas, responsáveis por prevenir e recuperar lesões e os cientistas desportivos (fisiologistas), responsáveis por analisar/gerir a condição física e o risco de lesão dos jogadores.
      Além disso, podemos dizer que a estrutura proposta pelo clube como centros de treinamento e condições de treino ajudam demais estes profissionais. Treinar em um gramado duro e fazer musculação em uma academia com aparelhos velhos pode não só prolongar o tempo de lesão de um jogador como também podem gerar ainda mais lesões.

      Jogadores incapacitados afetam diretamente a equipe já que não podem ser utilizados. Com o maior número de baixas, menos peças o treinador terá à disposição e consequentemente menores as chances de alcançar lugares melhores na liga ou em competições internacionais. Atletas contundidos tendem a perder atributos e/ou diminuir seu potencial, o que pode ser crucial na vida de um jovem atleta que poderia ser uma estrela caso não se lesionasse seriamente numa idade em que seus atributos deveriam estar evoluindo com grande progressão.
       
      As lesões mais frequentes no Futebol:
      → Estiramentos e distensões musculares: ambos ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, mas em locais diferentes: enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão pode ser definida como uma lesão na junção musculotendínea ou no tendão. A classificação também é a mesma: pode não haver ruptura do tecido, ruptura parcial ou completa. Distensões musculares são as lesões mais frequentes em jogadores de futebol;

      → Fraturas por estresse: lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão sofre uma fissura. Na maioria das vezes, a sobrecarga acontece por causa do aumento da intensidade do treino e/ou partidas em sequência sem descanso adequado;

      → Entorses: tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho. No futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos;

      → Contusão: resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares;

      → Luxação: ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura.
       
      Os fatores de risco para as Lesões são:

      → Propensão do jogador a lesão: há um atributo oculto de 0 a 20 que mostra o quão um jogador é mais propenso a se lesionar. Caso seja importante, o seu preparador lhe avisará no relatório do jogador;

      → Baixa energia: jogadores que não se recuperam totalmente de uma partida ou treino terão maior facilidade em se lesionar;

      → Aptidão Física: mostra quanto um jogador consegue se recuperar de uma partida para outra e quão mais rápidos conseguem se recuperar de uma lesão sem perder atributos;

      → Alto número de partidas em um curto período de tempo: jogar domingo e quarta toda semana sem o devido descanso pode gerar acúmulo de fadiga e consequentemente lesões;

      → Falta de ritmo de jogo: jogadores quando ficam muito tempo sem partidas diminuem seu ritmo de jogo e aumentam seu risco de lesão;

      → Estado do gramado: gramados em péssimo estado são grandes catalizadores dos mais diversos problemas físicos;

      → Treinamento inadequado: a planilha de treinos elaborada pelo Auxiliar Téc. pode ser problemática em muitos aspectos, inserindo treinos e cargas de trabalho desalinhadas, promovendo maior fadiga nos atletas e consequentemente mais lesões;

      → Apressar retorno do jogador depois de uma lesão: quanto menor a qualidade do fisioterapeuta, maior a chance dele errar e apressar o retorno do jogador aos treinos e jogos;

      → Intensidade tática: táticas com ritmo mais rápido, marcação-pressão e de forma cerrada, linhas elevadas e busca incessante do contra-ataque podem gerar forte desgaste nos atletas;
      → Clima: exposição ao frio, chuva, neve, altitude, calor e umidade provocam alterações fisiológicas como a desidratação, aumento do número de quedas e do risco traumático. Condições chuvosas implicam um aumento do contato direto entre os jogadores e alterações do terreno de jogo, predispondo para lesões traumáticas. O calor e a humidade traduzem estados de desidratação com aumento de lesões por fadiga, devido ao intenso desgaste físico.
       
      Estratégias Preventivas:

      Como comentamos anteriormente, cientistas desportivos e fisioterapeutas trabalham em conjunto prevenindo lesões, além disso podemos destacar uma boa pré-temporada (falaremos disso detalhadamente mais adiante), treinamento com cargas adequadas, boas instalações de treino, boa qualidade do gramado de jogo (pedir a direção para trocar o gramado), saber quando aumentar e diminuir a intensidade tática durante a temporada, dosar a carga de jogos de cada jogador e cuidados no retorno do jogador aos treinos e jogos após uma lesão.
       
      ◉ Pré-temporada Preventiva

      A pré-temporada deve por excelência destinar as 2 primeiras semanas ou mais para treinamento da parte física, visando melhoria dos atributos, principalmente focados em aptidão física e resistência, que serão úteis durante toda a temporada. Nas semanas a seguir o foco seria o aumento do ritmo de jogo dos atletas com os amistosos.

      Nos primeiros amistosos da época, é recomendável que a intensidade tática seja baixa e os jogadores joguem por no máximo 45 minutos, o que irá aumentando progressivamente conforme o ritmo de jogo melhora e a fisiologia diminui a chance de lesão dos jogadores.

      Sabemos que em alguns países, principalmente no Brasil, é bem complicado fazer uma pré-temporada adequada por conta dos estaduais, porém deve-se fazer o melhor possível dentro da realidade de cada calendário, por vezes usando o estadual como parte da pré-temporada.

      O quadro acima mostra a baixa aptidão física (ritmo de jogo) e consequentemente o elevado risco de lesão.
       
      ◉ Qualidade do gramado

      No quadro acima é mostrada a qualidade perfeita do gramado, porém muitas equipes possuem gramados ruins, muito ruins ou somente OK, o que pode ser mudado pedindo a diretoria que melhore a grama ou mude para grama sintética.
       
      ◉ Evitar uma nova lesão

      O quadro vermelho ao lado do jogador indica que o jogador está em tratamento, já o quadro laranja indica que o mesmo está em fase final de reabilitação. Nessa última fase o jogador ainda não voltou aos treinos com bola mas pode ser relacionado para o próximo jogo, o que poderia gerar uma recidiva (nova lesão). E mesmo que o jogador esteja totalmente liberado, ainda assim é recomendável que treine em meia intensidade por ao menos 7 dias, voltando aos jogos após este período e por no máximo 45 minutos, com aumentos progressivos. Jogadores lesionados podem ser curados de lesões recorrentes caso procurem um médico especialista.
      → Rotação de elenco: buscar junto à fisiologia entender os jogadores que estão com risco muito elevado de se lesionar e fazer a devida gestão/rotação de elenco;
      → Gestão do treino: gerir o próprio treino ou supervisionar o trabalho do Auxiliar Téc. para fazer pequenas modificações na carga de exercícios para que os jogadores estejam sempre frescos para os jogos, evitando acumular fadiga. Jogadores mais velhos, com baixa aptidão física e resistência não são recomendados treinar em dupla intensidade.
      ---
      Buscar afinar cada dia mais o processo preventivo, permitindo que seja o mais individualizado possível, avaliando os resultados ano após ano poderá lhe permitir diminuir a incidência e a severidade das lesões.

      Fonte: https://conferenciafm.wordpress.com
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