Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
1 hora atrás, Masca disse:

Esse canal é MUITO BOM

Já conhecia?

Postado
2 horas atrás, Johann Duwe disse:

Já conhecia?

Já sim, vi uns vídeos há algum tempo. Tem uns vídeos explicando as funções dos jogadores.

Postado

Esse cara é tão didático que se tu olhar o video e nao entender nada de inglês tu ainda consegue tirar insights pro jogo.

Postado
Em 09/07/2025 em 10:25, Johann Duwe disse:

Aproveitando a onda ainda de youtubers, estou ouvindo aos poucos o canal abaixo e é para mim um dos canais de mais fácil entendimento sobre a questão tática do jogo.

https://www.youtube.com/@TheDeepLyingPlaymaker

Nunca usei um ala como construtor, mas esse vídeo me deixou curioso pra testar.

Postado

Ola a todos, eu tenho uma duvida que talvez aqui alguém me saiba tirar, eu quando comecei a jogar FM no FM16 tentava sempre fazer eu os meus treinos, mas apartir de certo ponto desisti e comecei a deixar isso encarregue ao meu adjunto, nunca quis pesquisar muito porque não quero usar treinos pré-feitos nem taticas pré-feitas, eu gosto de jogar football manager com algum desafio e acho que não carregar taticas de outros ou treinos é uma boa forma, de qualquer forma se alguém poder dizer-me em que é que os treinos são importantes e a sua relevancia dentro do jogo eu agradecia

Postado
2 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Ola a todos, eu tenho uma duvida que talvez aqui alguém me saiba tirar, eu quando comecei a jogar FM no FM16 tentava sempre fazer eu os meus treinos, mas apartir de certo ponto desisti e comecei a deixar isso encarregue ao meu adjunto, nunca quis pesquisar muito porque não quero usar treinos pré-feitos nem taticas pré-feitas, eu gosto de jogar football manager com algum desafio e acho que não carregar taticas de outros ou treinos é uma boa forma, de qualquer forma se alguém poder dizer-me em que é que os treinos são importantes e a sua relevancia dentro do jogo eu agradecia

Acredito que o principal dos treinamentos e onde vale a pena ter o controle é o desempenho nas partidas. Os treinamentos influenciam diretamente a familiaridade tática e isso melhora diretamente o posicionamento, movimentação, fluidez, tomada de decisões, passes... nos jogos. As vezes você pode olhar aquela barrinha de familiaridade nas táticas cheia e pensar que está tudo bem, mas tem muita coisa ali para ela ficar cheia. A "barrinha cheia" pode estar "mais cheia" de familiaridade ofensiva, por exemplo, e isso gera menos familiaridade que influência na defesa. Dá para corrigir problemas táticos e de desempenho só ajustando os treinamentos. Se a equipe estiver perdendo muitos gols, por exemplo, treinos técnicos de finalização e criação de oportunidades podem resolver o problema.

Outro aspecto igualmente importante sobre os treinamentos é a prevenção de lesões. E nesse tópico o mais importante é o equilíbrio. Se a carga for baixa os jogadores perdem familiaridade tática e se machucam; se for alta eles se cansam e se machucam. Eu nunca vi uma equipe técnica que consiga manter esse equilíbrio por muito tempo, pelo menos não como um jogador humano.

Por fim, não precisa dizer que o treinamento influência diretamente na evolução dos jovens. Mas os treinamentos tem um peso considerável até uns 18 anos, depois disso para continuar o desenvolvimento, o jovem precisa jogar - ganhar experiência de jogo. Se não jogar não tem treinamento que dê conta.

Postado
3 minutos atrás, Chaves disse:

Acredito que o principal dos treinamentos e onde vale a pena ter o controle é o desempenho nas partidas. Os treinamentos influenciam diretamente a familiaridade tática e isso melhora diretamente o posicionamento, movimentação, fluidez, tomada de decisões, passes... nos jogos. As vezes você pode olhar aquela barrinha de familiaridade nas táticas cheia e pensar que está tudo bem, mas tem muita coisa ali para ela ficar cheia. A "barrinha cheia" pode estar "mais cheia" de familiaridade ofensiva, por exemplo, e isso gera menos familiaridade que influência na defesa. Dá para corrigir problemas táticos e de desempenho só ajustando os treinamentos. Se a equipe estiver perdendo muitos gols, por exemplo, treinos técnicos de finalização e criação de oportunidades podem resolver o problema.

Só para completar a parte de "familiaridade tática", pq acho que não ficou claro:

No FM, quando você implementa um estilo tático ou define instruções específicas para a equipe, seus jogadores precisam "aprender" a jogar daquela maneira. Isso não é uma questão de aumentar o atributo "Passe" em 5 pontos do dia para a noite, mas sim de:

• Compreensão de Funções e Papéis: Se um jogador é um "Meia Armador", ele precisa entender como se posicionar, quando recuar, quando avançar, e como interagir com os colegas de equipe nesse papel.
  • Movimentação Coletiva: Um estilo como o Tiki-Taka exige uma movimentação constante, passes curtos e rápidos, e jogadores se oferecendo para receber a bola. O treino foca em sincronizar esses movimentos.
  • Instruções da Equipe: Se você pede "Pressionar Mais Alto" ou "Jogar Bola nas Costas da Defesa", os jogadores precisam praticar e internalizar essas instruções para que se tornem instintivas durante a partida.
  • Transições: O treino também foca nas transições ofensivas e defensivas, garantindo que a equipe saiba como reagir rapidamente após perder ou ganhar a posse de bola.

Quanto mais alta a familiaridade tática de um jogador e da equipe com o estilo de jogo, menos erros eles cometerão, mais coesos parecerão em campo e mais eficazes serão na execução de sua estratégia. Você verá isso em:

• Passes mais precisos e no tempo certo.
  • Melhor posicionamento defensivo e ofensivo.
  • Transições mais rápidas e eficientes.
  • Menos passes errados e perdas de bola.
  • Mais fluidez nas jogadas.

E tudo isso não quer dizer que "passe mais precisos" ocupe 20% da barrinha de familiaridade no painel de táticas, o posicionamento mais 20%, as transições mais 20%... passe pode ocupar 30% ou 40%, posicionamento 30%... com isso sobraria menos espaço para as transições, 10% do "espaço", por exemplo. Está dando para entender? Então as vezes sua equipe apresente falhas na transição mesmo com a familiaridade tática em 100%, mas é pq os treinamentos estão dando mais foco a outras áreas.

Eu realmente eu não sei se ficou claro. Mas confia em mim, é importante.

Postado

@Chaves deu para entender bem muito obrigado.

E acabaste por-me esclarecer uma duvida que eu tinha, os meus jogadores estão constatemente a lesionar-se (eu até acho normal porque eu jogo em gegenpress), mas as vezes é demais e mesmo com um plantel com varias opções para varias posições as vezes fico sem um suplente para posição e o pior é que são lesoes sempre de semanas ou seja não tiram o jogador muito tempo mas tiram um tempo suficiente para outro da mesma posição se lesionar, de resto a unica coisa que eu tenho dificuldade é que a equipa faça golos.

Eu como disse normalmente não mexo muito porque sinto que posso tornar o jogo muito facil, mas acho que quem vir as proximas atualizações do meu save no PM vai ver que eu faço para sofrer

Mas obrigado Chaves deste-me uma boa ajuda para entender

Postado
15 minutos atrás, ABAIXINHO disse:

@Chaves deu para entender bem muito obrigado.

E acabaste por-me esclarecer uma duvida que eu tinha, os meus jogadores estão constatemente a lesionar-se (eu até acho normal porque eu jogo em gegenpress), mas as vezes é demais e mesmo com um plantel com varias opções para varias posições as vezes fico sem um suplente para posição e o pior é que são lesoes sempre de semanas ou seja não tiram o jogador muito tempo mas tiram um tempo suficiente para outro da mesma posição se lesionar, de resto a unica coisa que eu tenho dificuldade é que a equipa faça golos.

Eu como disse normalmente não mexo muito porque sinto que posso tornar o jogo muito facil, mas acho que quem vir as proximas atualizações do meu save no PM vai ver que eu faço para sofrer

Mas obrigado Chaves deste-me uma boa ajuda para entender

Desde o FM 2023 o gegenpress é o melhor estilo disparado, mas muito na frente dos outros. Praticamente não dá para jogar sem pressão. O que eu faço é treinar uma segundo tática "mais contida" e usar quando o placar está construído ou, contra um adversário mais fraco, cozinhar um pouco o jogo para no final ir para cima (naqueles jogos que o adversário se defende muito bem e bola não entra. Eu deixo eles se cansarem e depois volto a pressão). Mantenho as linhas altas, diminuo a pressão no adversário e o ritmo. Isso poupa um pouco os jogadores.

Outra dica para evitar contusões por cansaço nos jogos é seguir as recomendações do departamento médico na aba de "descanso". Diminuir a carga de treino para jogadores específicos que estejam mais desgastados já ajuda muito.

Você joga com "desarme duro"? O desarme duro coloca o jogador em situações onde pode se machucar, mesmo quem faz a oposição. Se tiver algum jogador que se machuca com frequência nos jogos e tem a instrução de desarme duro é bom rever. 

Postado
21 minutos atrás, Chaves disse:

Desde o FM 2023 o gegenpress é o melhor estilo disparado, mas muito na frente dos outros. Praticamente não dá para jogar sem pressão. O que eu faço é treinar uma segundo tática "mais contida" e usar quando o placar está construído ou, contra um adversário mais fraco, cozinhar um pouco o jogo para no final ir para cima (naqueles jogos que o adversário se defende muito bem e bola não entra. Eu deixo eles se cansarem e depois volto a pressão). Mantenho as linhas altas, diminuo a pressão no adversário e o ritmo. Isso poupa um pouco os jogadores.

Outra dica para evitar contusões por cansaço nos jogos é seguir as recomendações do departamento médico na aba de "descanso". Diminuir a carga de treino para jogadores específicos que estejam mais desgastados já ajuda muito.

Você joga com "desarme duro"? O desarme duro coloca o jogador em situações onde pode se machucar, mesmo quem faz a oposição. Se tiver algum jogador que se machuca com frequência nos jogos e tem a instrução de desarme duro é bom rever. 

Tenho a instrução de desarme duro para os extremos, laterais e centrais e realmente são quem mais se aleija nos jogos, por acaso nunca tinha pensado nisso, os meus avançados e medios normalmente são constipações ou lesões no treino se calhar é dai

Postado
7 horas atrás, ABAIXINHO disse:

Dê uma olhada nesse tópico, é bem esclarecedor: https://www.fmanager.com.br/topic/138131-seo-beraldo-fala-sobre-treinos/

• 4 semanas atrás...
Postado

Quem curte analise de dados, deem uma olhada nesse site abaixo, nele é possível exportar vários dados para transformar em um Moneyball, ao invés de ir usando alguma planilha do excel, você faz isso direto pelo site, muito bacana.

https://www.fmdatalab.com/

• Diretor Geral
Postado
Em 07/08/2025 em 17:13, Johann Duwe disse:

Quem curte analise de dados, deem uma olhada nesse site abaixo, nele é possível exportar vários dados para transformar em um Moneyball, ao invés de ir usando alguma planilha do excel, você faz isso direto pelo site, muito bacana.

Caralho, aí é nível HARD na procura por reforços hein? Hahahahaha... irado o site, vlw por compartilhar Johann.

Postado
Em 07/08/2025 em 17:13, Johann Duwe disse:

Aí é levar a brincadeira pra um oooutro nível hahahaha

Postado
5 horas atrás, Masca disse:

Aí é levar a brincadeira pra um oooutro nível hahahaha

Aí é tão hard code que a a brincadeira acaba rsrs.

• 4 semanas atrás...
Postado

Galera preciso de uma ajuda, meu time ataca bem e faz bastante gols mas a defesa vem sendo um problema, todo jogo levo algum bobo, as vezes estou ganhando de 3 a 0 e tomo dois gols em 5 minutos ou ate mesmo levo o empate, essas são as variações táticas que costumo usar

https://ibb.co/G4sXP1JY

https://ibb.co/VckLgrZt

Os gols geralmente são de cruzamentos nas costas do lateral oposto ou alguma falha de marcação dos volantes ou até mesmo bobeira da zaga. Se alguém puder me ajudar agradeço 

Postado
Em 06/09/2025 em 15:01, Francisco Lima disse:

Galera preciso de uma ajuda, meu time ataca bem e faz bastante gols mas a defesa vem sendo um problema, todo jogo levo algum bobo, as vezes estou ganhando de 3 a 0 e tomo dois gols em 5 minutos ou ate mesmo levo o empate, essas são as variações táticas que costumo usar

Os gols geralmente são de cruzamentos nas costas do lateral oposto ou alguma falha de marcação dos volantes ou até mesmo bobeira da zaga. Se alguém puder me ajudar agradeço 

Talvez seja interessante não colocar a linha defensiva alta. E usar dois Mezzala ou dois CJA deve estar expondo demais seu time. Mezzala tendem a abrir mais para as alas, a zona central deve ficar muito aberta.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 06/09/2025 em 15:01, Francisco Lima disse:

Bom, existem maneiras diferentes de se jogar FM. Um dos jeitos é você ler sobre os pontos fortes e fracos dos adversários que seus olheiros trazem antes da partida. Lá tem, geralmente, em qual faixa de tempo o adversário costuma fazer mais gols, tem a informação de como o time adversário faz seus gols. Da mesma forma, isso existe para o seu time. Parece que em certo período do jogo, seu time tende a sofrer mais gols (o que eu acho bem realista se analisarmos alguns times na vida real). Veja nas estatísticas qual é esse período e como são os gols que seu time toma.

Tendo essas informações em mãos, monte uma tática mais defensiva para ser usada nesse período de tempo, ou se se time já estiver ganhando de 3x0 por exemplo. Não altere muito o desenho tático da equipe, mas deixe ela mais defensiva. Coloque os laterais como defender, troque 1 dos CJA para MRB, coloque a mentalidade defensiva ou contra-ataque, abaixe para bloco médio ou até bloco baixo na defesa... e por aí vai. Depois do período de tempo que seu time leva muitos gols, pode voltar para a tática normal.

Agora se você joga o jogo no modo plug and play, vá para o jogo com 2-3 táticas diferentes e mude elas conforme necessário. Se você gosta de táticas prontas, tem muitas que você pode usar.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...