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Novidades do Football Manager 2017


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

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Experiência de jogo (Match Engine, Inteligência Artificial, dia de jogo,etc)

  • Mais de 1500 novas animações, melhor capacidade gráfica, gerando um visual de maior qualidade, independente da placa de vídeo;
  • Decisões e reações da IA (seja de seus jogadores ou do adversário) melhoradas;
  • Nova Câmera ("Behind The Goal Low", Atrás do Gol Baixa);
  • A engine de jogo mais inteligente já criada para uma versão do Football Manager (palavras de Miles Jacobson);
  • Adição de animações pré-jogo, com jogadores entrando perfilados, se cumprimentando, adicionando mais imersão ao dia de jogo;
  • Novas regras do futebol incorporadas;
  • Os jogadores tomarão quase duas vezes mais decisões por segundo, trazendo maior realidade e fidelidade ao futebol real dentro da simulação;
  • Melhoria na inteligência artificial dos defensores e zagueiros;
  • Melhoria na inteligência artificial dos treinadores dentro do jogo;
  • Adição de novos comentários, tornando a narração do jogo mais realista.

Mídias Sociais

  • Adição de uma nova aba na tela de caixa de mensagens do jogo que simula a experiência das redes sociais dentro do jogo, com interações com jornalistas, torcedores, repercutindo suas decisões e resultados instantaneamente.

Caixa de Mensagens

  • Mais simplicidade, permitindo que a maioria das decisões possam ser tomadas na própria caixa de mensagens;
  • Mais informações nas notícias, e-mails, artigos, etc.;
  • Maior interação com o staff, dando cada vez mais importância à qualidade da sua comissão técnica.

Transferências e Contratos

  • Sistema mais realista, trazendo uma experiência de mercado similar à que os treinadores enfrentam na vida real (palavras de Miles Jacobson);
  • Adição de conversas pré-contratuais, aonde você pode tentar convencer um jogador a vir para sua equipe, ou diminuir a pedida, fazendo promessas e buscando convencer que a transferência é a melhor para a carreira do jogador;
  • Nova aba dedicada a todas as movimentações e notícias do mercado;
  • Clubes mais inteligentes na hora de buscar jogadores e negociar jogadores com outros clubes, com opções que visam assegurar que o melhor acordo seja encontrado para todos os envolvidos;
  • Aumento do poder de jogadores e agentes nas negociações, adicionando um elemento importante do mercado real;
  • Melhor feedback do agente ou jogador nas negociações de contrato, facilitando na hora de fechar com o jogador;
  • Novas cláusulas contratuais adicionadas.

Você, o treinador

  • Geração de avatar 3D através de imagens fornecidas através da tecnologia FaceGen;
  • Mais opções na hora de criar seu avatar;
  • Reputação de treinador iniciante mais realista, fazendo com que você tenha que lutar mais arduamente por seu lugar ao sol.

Modo Draft

  • Adição de treinadores virtuais, trazendo mais flexibilidade na hora de criar sua competição online;
  • Mais customização nas opções de criação de jogo;
  • Melhorias na interface, permitindo um melhor aproveitamento de tempo dos jogadores.

Início rápido

  • Novo modo de criação de saves;
  • Sugestões de ligas relevantes baseado no clube escolhido (agora você tem a opção de escolher o clube antes de iniciar a criação de um save);

Comissão técnica

  • Maior presença dos conselhos do staff dentro das telas do jogo;
  • Maior cobertura de assuntos nos conselhos dado por sua comissão;
  • A adição de 2 novos cargos de staff: o Analista de Dados e o Cientista do Esporte;
  • Jogadores irão começar a se preparar antecipadamente para o futuro no futebol, tirando as licenças antes de se aposentarem.

Observação de jogadores, adversários e equipe

  • Novo relatório de observações do próximo adversário, com mais informações e detalhes do próximo jogo, para que você possa iniciar a próxima partida preparado para derrotar seu oponente;
  • Melhores momentos de um jogador que estiver sendo observado estarão disponíveis;
  • Melhorias no relatório de sua equipe, trazendo análises mais profundas e complexas para que você possa entender o que funciona e o que precisa ser melhorado adequadamente;
  • Novas opções de filtro na tela de pesquisa de jogadores.

Análise de jogo

  • Prozone se tornou Stats (nome da empresa mudou) e isso está refletido no jogo;
  • Novas telas e estatísticas, aprofundando a análise de dados e números iniciados na versão passada.

Interação com a imprensa

  • Novas questão adicionadas, interações mais realista, linkando com a nova função de interação Mídia Social, trazendo uma nova realidade para as conferências e interações com os jornalistas.

Jogadores

  • Melhoria nas personalidades, aumentando sua influência no desenvolvimento do jogador;
  • Maior importância das personalidades no sucesso ou fracasso de um jogador ao longo da carreira;
  • Melhoria no algoritmo que influencia no envelhecimento dos jogadores, permitindo um declínio na carreira muito mais realista e condizente com as condições da vida real;
  • Novas interações entre técnico e jogadores, jogadores e imprensa, adicionando mais realismo às interações pessoais do jogo;
  • Nova interface de comparação de jogadores e staff.

Modo Criar um Clube

  • Melhoria no modo de criação de clubes, adicionando uma maior personalização;
  • Possibilidade de criação de jogadores fictícios.

Diretoria

  • A diretoria será mais dinâmica e realista, interagindo muito mais com o treinador;
  • Melhoria nas opções de afiliação, permitindo uma nova gama de negócios;
  • Melhoria na interação com a diretoria quando se está buscando um contratar jogadores;
  • Os investidores podem mudar a quantidade de dinheiro e estilo de investimento de acordo com a evolução do clube;
  • Nova categoria de investidor, que assumirá uma equipe e esperará que certas contrapartidas sejam concluídas em certo tempo ou pode sair do clube ou diminuir o investimento;
  • Melhoria na inteligência dos investidores, permitindo uma melhor capacidade de escolha dos clubes que serão adquiridos.

Outros

  • Nova tela que mostrará os jogadores que atuaram pelo clube ao longo do save;
  • Novos tipos de recordes adicionados;
  • Novos tipos de notícias como probabilibade de tal jogador ser o artilheiro, jogador da temporada, etc;
  • Nova gama de nomes para os newgens, permitindo uma geração de nomes mais realista e condizentes com o país/região;
  • Mais informações na tela de transição de dias;
  • Melhorias em regras e IA de treinadores de algumas ligas como MLS, Austrália, etc.
  • Presença das seleções de Kosovo e Gibraltar nas competições europeias;
  • Novas informações nas telas e abas das competições;
  • Licenciamento da Liga Polonesa;

Online

  • Experiência de jogo mais ágil e inteligente;
  • Mais opções de gerenciamento do save online.

FM Touch

  • Será uma versão separada do FM completo no PC/Mac/Linux, tal qual é para tablets high-end;
  • Resultado instantâneo no meio da partida;
  • Melhoria no staff, permitindo uma maior delegação de tarefas;
  • Melhoria nas opções de observação de jogadores;
  • Novos desafios;
  • E muitas novidades presentes na versão completa também estarão no FM Touch.

 

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  • Henrique M. pinned this tópico
  • Respostas 69
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  • A diretoria será mais dinâmica e realista, interagindo muito mais com o treinador;

Vixi quem for jogar com o São Paulo ta lascado com aquela diretoria! 

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Só faltou a notícia de que o jogo estará disponível para 64bit, o que é uma mão na roda pra quem tem processador e sistema nesse tipo.

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As boas notícias são a melhora na questão dos cruzamentos e da inteligência da defesa. A cada versão recente parece que querem simular mais o que acontece fora de campo do que dentro e é decepcionante. Ainda fico na esperança de ver um sistema de treinos decente, o que parece que não vai acontecer tão cedo.

De resto, o jogo é um FM16 com algumas alterações.

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 Queria muito que as faces dos newgens fossem compatíveis com a idade. No meu time só aparecem jogadores calvos. uahsuhashasuhas

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  • Adição de conversas pré-contratuais, aonde você pode tentar convencer um jogador a vir para sua equipe, ou diminuir a pedida, fazendo promessas e buscando convencer que a transferência é a melhor para a carreira do jogador;

Isso mudaria naquela conversa com jogadores de outras equipes quando queremos convencê-los de vir, @Henrique M.?

7 horas atrás, Leonardo Castello disse:

 Queria muito que as faces dos newgens fossem compatíveis com a idade. No meu time só aparecem jogadores calvos. uahsuhashasuhas

Só baixar o pack de cabelos para newgens.

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  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Yan Perisse disse:
  • Adição de conversas pré-contratuais, aonde você pode tentar convencer um jogador a vir para sua equipe, ou diminuir a pedida, fazendo promessas e buscando convencer que a transferência é a melhor para a carreira do jogador;

Isso mudaria naquela conversa com jogadores de outras equipes quando queremos convencê-los de vi, @Henrique M.?

Acredito que sim.

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Alguém sabe dizer se esse problema de licenciamento e suspensão das vendas no país também irá interferir no jogo?

Ex: Times brasileiros e jogadores que atuam no país fictícios.

 

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57 minutos atrás, MarceloPavan disse:

Alguém sabe dizer se esse problema de licenciamento e suspensão das vendas no país também irá interferir no jogo?

Ex: Times brasileiros e jogadores que atuam no país fictícios.

 

O pouco que eu sei pode ser que o jogo venha com os nomes e os uniformes modificados, nao sei quanto os jogadores.

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9 horas atrás, Leonardo Castello disse:

 Queria muito que as faces dos newgens fossem compatíveis com a idade. No meu time só aparecem jogadores calvos. uahsuhashasuhas

Não sei se melhoraram, mas parece que sim. Através do vídeo eu notei esses rostos e me parece serem gerados pelo jogo.

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Se todos newgens forem como estes, já está melhor do que ver um garoto de 17 anos com calvície precoce. 

 

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Sinto que a falta de concorrência direta ao jogo acaba fazendo o game não evoluir do jeito que deveria ser. Se tivesse uma outra empresa que fizesse um jogo parecido com o FM seria melhorado e muito a cada ano. Assim como temos nas grandes franquias, Call of Duty e Battlefield, League of Legends e Dota, Playstation e Xbox, Pokemon e Digimon e etc... a lista é enorme, e cada um deles crescem um com o outro através de uma rivalidade saudável. Posso estar falando besteira mas não conheço nenhum concorrente direto ao FM, e se existir, deve ser muito insignificante porque nem se falam nele. Pelo menos eu não escuto.

Essas novidades no jogo foram coisas de uma DLC ou uma atualização de um MMORPG faz por semana. São novidades  boas no FM? sim são, mas tenho certeza absoluta que não colocaram tudo que eles tem capacidade de fazer. Na minha opinião eles implementaram o suficiente pra fazer um marketing e deixaram o resto para o próximo jogo. É inteligente isso, até eu faria isso.

Como vocês dizem, foi muita perfumaria. O valor do jogo não vale ao conteúdo que eles apresentam a cada jogo, mas fazer oque, o jogo é viciante e é o melhor que tem dentro do estilo.

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Uma coisa que gostei PARA O CARALHO foi o fato de que agora tu pode PELO MENOS fazer promessas pro jogadores mostrar quanto quer pra assinar. Eu fico extremamente irritado quando o clube aceita e abre aquela janela lixo de tentar convencer o jogador tornando capitão, ícone, ganhando títulos... aquela porra NUNCA funcionou. 

A minha segunda grande expectativa são os cruzamentos. Esse cheat tem que parar, por favor. Se não conseguirem, pelo menos que saiam gols de cruzamento de jogadas bem trabalhadas. Não faz sentido lateral terminar com 15 assistências por temporada.

Gostei de outras adições. O 2016 já me parece nota 8 (tirando cruzamento), então não precisa de um revamp total ao meu ver.

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2 horas atrás, MarceloPavan disse:

Alguém sabe dizer se esse problema de licenciamento e suspensão das vendas no país também irá interferir no jogo?

Ex: Times brasileiros e jogadores que atuam no país fictícios.

Pelo que o @F J disse, será como na Alemanha. Não mudará o nome dos jogadores, das equipes eu não sei, mas serão as mesmas.

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1 hora atrás, William Miller disse:

Sinto que a falta de concorrência direta ao jogo acaba fazendo o game não evoluir do jeito que deveria ser. Se tivesse uma outra empresa que fizesse um jogo parecido com o FM seria melhorado e muito a cada ano. Assim como temos nas grandes franquias, Call of Duty e Battlefield, League of Legends e Dota, Playstation e Xbox, Pokemon e Digimon e etc... a lista é enorme, e cada um deles crescem um com o outro através de uma rivalidade saudável. Posso estar falando besteira mas não conheço nenhum concorrente direto ao FM, e se existir, deve ser muito insignificante porque nem se falam nele. Pelo menos eu não escuto.

 

Tem concorrentes, mas muito longe de serem considerados rivais. Tem o Football Club Simulator, o antigo FX Eleven/PC Fútbol, até jogaria-o mas o 3D dele me deixa puto, fora que eles se basearam naqueles "gritos" do FIFA MANAGER que voce manda jogador chutar, ou tocar a bola pra alguma direção e o mesmo faz, uma forma de voce ter mais controle do time/jogador. Tem o Club Manager, que pelos menus e por se focar no futebol alemão é baseado no antigo FIFA MANAGER. O 3d dele é só pra jogadas chaves e porcamente animado. Eu falei do futebol alemão pois a antiga produtora de FIFAM era alemão, só como curiosidade.

Nem sei se ambos tem ao menos um 2D decente, pq nao da mais pra jogar um manager de qualquer esporte se baseando em texto hoje, ja que voce tem que tomar decisoes durante e só texto nao te dar a exatidão da situação em jogo. Por isso to doido pelo lançamento de Motorsport Manager, gosto de corrida e este parece ser que será bom, é uma alternativa caso o novo FM não seja lá essa coisa.

1 hora atrás, Silveira. disse:

Uma coisa que gostei PARA O CARALHO foi o fato de que agora tu pode PELO MENOS fazer promessas pro jogadores mostrar quanto quer pra assinar. Eu fico extremamente irritado quando o clube aceita e abre aquela janela lixo de tentar convencer o jogador tornando capitão, ícone, ganhando títulos... aquela porra NUNCA funcionou. 

A minha segunda grande expectativa são os cruzamentos. Esse cheat tem que parar, por favor. Se não conseguirem, pelo menos que saiam gols de cruzamento de jogadas bem trabalhadas. Não faz sentido lateral terminar com 15 assistências por temporada.

Gostei de outras adições. O 2016 já me parece nota 8 (tirando cruzamento), então não precisa de um revamp total ao meu ver.

Dependendo, voce tem maiores chances de sucesso se dizer que vai nomea-lo capitão/vice. Trouxe o Schweisteiger pro Flamengo dizendo que seria capitão e só to gastando £15,000 por semana

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Nas opções gráficas agora dá pra ver o nome de TODOS os jogadores, Opção essa ausente até a versão anterior. Há também uma opção de filtro pra quem assiste em 3D, que não é meu caso.
 

Spoiler

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Em 14/10/2016 at 21:42, Silveira. disse:

A minha segunda grande expectativa são os cruzamentos. Esse cheat tem que parar, por favor. Se não conseguirem, pelo menos que saiam gols de cruzamento de jogadas bem trabalhadas. Não faz sentido lateral terminar com 15 assistências por temporada.

 

Só 15 numa temporada? Coitado hahahaah. Esse é meu lateral direito titular:

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6 horas atrás, titoncio disse:

Nas opções gráficas agora dá pra ver o nome de TODOS os jogadores, Opção essa ausente até a versão anterior. Há também uma opção de filtro pra quem assiste em 3D, que não é meu caso.
 

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tyx7M3Q.png

 

 

Só 15 numa temporada? Coitado hahahaah. Esse é meu lateral direito titular:

gsrqO1M.png

Mano, manda um print da tela de treino por favor

 

o-LoOoookOOOo

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1 minuto atrás, olokoporfutebol disse:

Mano, manda um print da tela de treino por favor

 

o-LoOoookOOOo

Peguei o Corinthians, fiquei de férias até o começo de fevereiro só pra ter uma noção como fica. Ainda não comecei um save.

Overview:

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JKSx0pP.png

 

Team:

Spoiler

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Individual:

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Coaches:

Spoiler

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Se quiser mais algum(ns) print(s) específico(s), só pedir.

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4 minutos atrás, olokoporfutebol disse:

Valeu @titoncio pelo print...
Mas, pelo q percebi, não mudou b. nenhuma os treinos né?!

O-LoKOOOo

Rapaz, parece que só mudou visualmente, mas ali abaixo do Continue, tem um botão que são dicas do auxiliar técnico. Ele fica passando aquelas sugestões que já apareciam nas Reuniões da Diretoria.
Mas isso não ocorre somente na tela de treino, ocorre também nos elencos e na tela de cada jogador.
 

Spoiler

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10 minutos atrás, titoncio disse:

Rapaz, parece que só mudou visualmente, mas ali abaixo do Continue, tem um botão que são dicas do auxiliar técnico. Ele fica passando aquelas sugestões que já apareciam nas Reuniões da Diretoria.
Mas isso não ocorre somente na tela de treino, ocorre também nos elencos e na tela de cada jogador.
 

  Mostrar conteúdo oculto

LVb2Bsa.png

 

ah legal!
Eu esperava uma melhorada nos treinos, mas não foi dessa vez.

Se não for pedir muito, teria como mandar um print da tela doa equipe do Derby Count?

o-LooKOo

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8 minutos atrás, olokoporfutebol disse:

ah legal!
Eu esperava uma melhorada nos treinos, mas não foi dessa vez.

Se não for pedir muito, teria como mandar um print da tela doa equipe do Derby Count?

o-LooKOo

Equipe do Derby Count:

Spoiler

C3TCvxS.png

 

Equipe Sub-23 do Derby Count:

Spoiler

YvEIMeC.png

 

Equipe Sub-20 do Derby Count:

Spoiler

h5Cu3te.png

 

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Obrigado novamente meu irmão!
Achei um canal no youtube de um cara mostrando o Beta.
Sei la, to pela primeira vez, meio decepcionado com o jogo, eu disse que pela primeira vez desde o CM 01/02 o jogo não me convenceu.
Vou comprar, e jogar obviamente.
Mas, achei a coisa tão absurda, parece apenas um patch de atualização, pelo pouco q pude notar, as telas estão praticamente todas iguais ao FM 16.
As jogadas parecem as mesmas, com  IA burra (como por exemplo naquele lances imbescis do jogador sozinho perto da lateral, com a bola area vindo em sua direção e ele ao invés de dominar a bola, da uma cabeçadinha estupida pra lateral).
Cara, sério, modifica pelo menos o layout do jogo pra dar a sensação de ser um game novo.
Bom, vou esperar ter a versão em minhas mãos para analisar mais afundo, mas por hora não me convenceu.

Sabe, se querem só lançar uma ou outra perfumaria, lança um comando q podemos reclamar com o juiz na beira do grama e de repente sermos expulsos e suspensos de alguma partida.

o-LooOoOKOoo

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@olokoporfutebol Tem tanta coisa que poderia ser implementada no jogo. Essa de reclamar com o juiz e ser expulso é realmente muito boa, faz uma falta tremenda na hora que o juiz anula um gol que parece estar na mesma linha, tu da uma reclamada ali de leve.

Os treinos também como você mencionou tem que melhorar e muito. São muitos simples e diferente da realidade. Seria ótimo você escolher o dia pra treinar por exemplo passe de bola, ai mostrar você lá no seu CT treinando, ver os jogadores treinando tudo bonitinho lá, ver quem ta tendo mais dificuldade pra acertar um passe, seu auxiliar te dando dicas e ajudando na hora. Seria ótimo. Na mesma linha disso, a interação do treinador com os jogadores deveria mudar também, é muito limitado as coisas que você conversa com eles. Os jogadores burros também que invés de proteger a bola dão chutão toda hora... enfim. 

É muita coisa que precisa ser feita e eles só mudam o "visual". Se eles se focassem em deixar o jogo melhor dinamicamente, a comunidade cuidaria da parte gráfica do jogo, com kits, faces e etc.

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    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • #Vini
      Por #Vini
      INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES INICIAIS Olá, eu me chamo Thomas Lawrence. Se você conhece o Oriente Médio como ele é hoje, mais precisamente o que era território do antigo Império Otomano, isso tem a ver com meu homônimo.
      O meu nome veio por pura coincidência, mas o desejo de liberdade e o gosto pelo desconhecido pode-se dizer que é bem parecido com o dele. Já que falamos um pouco sobre o Lawrence da Arábia, agora falemos sobre o Lawrence de Alexandria, no caso eu. Meu bisavô, trabalhou em atividades no protetorado inglês no Egito e gostou tanto que acabou fixando residência, algo repetido pelo meu avô e pelo meu pai.
      Eu vim ao mundo em setembro de 1987, quando o mundo já era completamente diferente e a Inglaterra estava bem longe do que era no começo do século XX. Ainda assim, ouvi bastante histórias sobre os dias gloriosos do império onde o sol nunca se punha, ficando fascinado com tantos locais diferentes: Índia, Afeganistão, Chipre e Grécia, só para ficar em alguns exemplos.
      O que me chamava realmente a atenção eram as histórias sobre o Mar Mediterrâneo, com a quantidade de países que ele abrigava e a beleza de suas paisagens. Esse fascínio sempre me trouxe a vontade de ler mais sobre o assunto, sem contar que a minha viagem após terminar os estudos básicos começou em Malta, passando por outros países banhados pelo famoso Mar.
      O que tudo isso tem a ver comigo? Bem, além de ser uma paixão pessoal, começou a se ligar quando eu comecei a estudar Educação Física e o sonho de trabalhar com o futebol foi ficando cada vez mais forte. Desse modo, quando concluí os estudos, resolvi que iria me aventurar pelo mundo, trabalhando com a minha paixão.
      Primeiro comecei com alguns trabalhos como preparador e assistente no futebol local, inclusive participando da comissão técnica do meu time do coração, o Zamalek. Assim, quando cheguei próximo aos meus trinta anos, com alguma experiência acumulada, resolvi cair no mundo, agora buscando a vaga de técnico.
      Distribuí currículos entre vários lugares, até que fui chamado para trabalhar em um país próximo. Porém deixemos essa história para depois.
      O SAVE Bom, como alguns notaram, na entrevista do Cleyton falou-se de um membro que teve o notebook furtado no bar. Então, a história foi comigo.
      Para ajudar, o idiota aqui não salvou nada na nuvem e acabou sem o save do Ajaccio e o na América do Sul. Depois do coração partido e mais despesas para recuperar o que eu perdi naquele dia, faltava voltar ao FManager. Qual foi a minha surpresa ao perceber que eu não lembrava a senha?
      Bem, passado todo esse caminho, comecei a me decidir sobre o que faria na sequência. Indo na contramão de alguns amigos que não estão com pique para o FM, eu estou voltando com a certeza que quero ir longe. E nada melhor do que conquistar a revanche com uma história que não foi para frente no FM 16, sobre o Mar Mediterrâneo.
      Só que até aí faltava me decidir sobre os caminhos do save, ponto esse em que o homem das 1000 ideias, @Tsuru, me deu uma baita ajuda.
      Consultei quais eram os países banhados pelo Mediterrâneo e verifiquei que eram 22. Deles eu tirei de cara Malta, Mônaco, Gibraltar, Síria e Palestina; por motivos que variam de uma liga que eu não julgava ser interessante, até pelo momento dos países na vida real. Nas listas que verifiquei, inicialmente não localizei o Chipre, mas decidi coloca-los por conta própria e assim fiquei com 18 ligas jogáveis.
      Dividi essas 18 ligas em potes, a saber:
      Pote 3
      Argélia, Egito, Líbano, Líbia, Tunísia e Marrocos
      Pote 2
      Albânia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Eslovênia, Montenegro e Israel
      Pote 1
      Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália e Turquia
      Com essa divisão estabeleci que só passaria para os países do próximo pote assim que vencesse um título nacional em cada um dos locais do pote. Assim, só irei ativar as ligas do pote 2 assim que estiver no último país do pote 3.
      Dito isso, meus objetivos são os seguintes:
      Vencer títulos nacionais em todos os países do desafio Conquistar três Liga dos Campeões com clubes de países de continentes diferentes (alterado pela conquista com um clube libanês, que abriu frentes para a conquista do continente africano e europeu) Mudar de time apenas via convite, nunca me candidatando a outros cargos   (retirado pela dificuldade em surgirem convites, treinador passou a se candidatar, escolhendo opções viáveis dentro do plano de carreira)  
      HISTÓRICO  
       
      SALA DE TROFÉUS  
       
      O CLUBE Como disse, comecei desempregado o save, com experiência local e licença nacional A. Recebi alguns convites e acabei aceitando a proposta do ES Hamman-Sousse da Tunísia, que calhou de ser uma cidade na costa do Mediterrâneo. O time, que nunca foi muito além de campanhas medianas na Tunisian Ligue 1, já vai para sua quinta temporada na Tunisian Ligue 2.
      Vale lembrar que estou com o FM 17, o que quer dizer que o jogo irá iniciar na temporada 2016/17.
      Basicamente estou indo treinar um asilo. Fiquei impressionado com a quantidade de jogadores já beirando os 40 anos e devo pensar em qual estilo adotar com tantos veteranos, uma vez que uma reformulação completa não deve acontecer agora.
      Mandamos nossos jogos no estádio municipal Bou Ali-Lahouar, com capacidade para 6500 pessoas. Já pensando em um estilo que não canse tanto a equipe, solicitei ao responsável pelo gramado que deixe o tapete com as menores condições possíveis, no caso 90x70m.
      O time é cotado para a promoção à Ligue 1 e só me resta cumprir esse objetivo ou se não deverei sofrer minha primeira demissão.

      INFRAESTRUTURAS | LIGAS CARREGADAS
      A LIGA A Ligue 2 é um campeonato dividido em dois grupos de 10 equipes, que jogam em turno e returno, totalizando 18 jogos na primeira fase. Após essa fase, os três primeiros de cada grupo jogam o playoff de promoção, que é disputado também em turno e returno.
      Depois dos 10 jogos, os dois primeiros garantem acesso direto à Ligue 1, enquanto o terceiro disputa um playoff contra o antepenúltimo da divisão principal. O penúltimo da L2 disputa um playoff contra o vice da terceira divisão e o último colocado é rebaixado automaticamente.
       

      TEMPORADA 2016-2017 - Ligue 2 - Um Asilo na Tunísia
      Mercado de Transferências
      Nossa janela buscou reduzir a alta média de idade do elenco. Arouri veio para a reserva na lateral-esquerda, Onana veio (e já foi, devido às regras de estrangeiros no país), Adjeman-Pamboe é um inglês e atua nas duas pontas; Khenissi, Chikoto e Barrani vieram no final da janela, mas já para entrar no time titular, no comando do ataque, zaga e meio-campo, respectivamente.
      Em janeiro perdemos Momble (PE) e Khemiri (LE). Trouxemos Bani (LE) e Kacem (PE) como reposição destes, além de Kchok para reforçar a zaga.

      ELENCO INICIAL | ELENCO PÓS-JANELA
       
      Ligue 2 e Copa da Tunísia
      Abrimos esta fase contra um dos piores times do campeonato, - o Stade Africain – e fizemos a nossa parte goleando, com uma baita partida de Khenissi, que marcou 4 dos 5 gols do ESHS. Nosso domínio foi tão evidente que até trouxe uma empolgação para as partidas seguintes, na qual vencemos o Korba (4-1) e Ben Arcus (1-0).

      Essa empolgação foi por terra quando encaramos os times mais fortes do nosso grupo. Contra o Monastir, abrimos o placar e até pensamos que poderíamos tirar algo de bom da partida mas o adversário virou em 7 minutos no segundo tempo e sacramentou nossa primeira derrota na competição. O Gafsa, outra equipe cotada para brigar pelo acesso à L1, foi o time que enfrentamos na rodada seguinte e também nos derrotou.

      Nos recuperamos vencendo o Hammamet com um gol já nos minutos finais da partida e fomos para o jogo contra o Gafsa, dessa vez pela Copa da Tunísia, e perdemos novamente, saindo precocemente da competição.
      Um empate contra o Siliana e uma vitória contra o Kef colocaram nosso time nos eixos, prontos para jogar contra o Kasserine, nosso principal adversário pelo acesso. E o duelo foi bastante disputado e nos detalhes a derrota foi selada, com um gol próximo do final do primeiro tempo.

       
      Ligue 2 – Returno
      Nesse segundo turno eu já sabia o que seria preciso para conquistar a promoção, então a meta era vencer todos os três primeiros jogos, roubar pontos contra Monastir e Gafsa, para depois perder o mínimo de pontos possíveis nos três jogos antes de decidir a vaga contra o Kasserine.
      Bem, parte desse roteiro aconteceu conforme eu esperava: vitórias contra Stade Africain (5-0), Korba (1-0) e Ben Arcus (2-1); a derrota para o Monastir (0-2) quebrou um pouco minha expectativa, mas o empate contra o Gafsa (2-2) recuperou meu ânimo.
      Contra o Hammamet só a vitória interessava para nos manter firmes na briga pelo acesso. Bem, aí é que vimos do que esse time é feito.
      Ben Frej abriu o placar aos 6’, mas sofremos a virada em cinco minutos. Aos 31’ pênalti para o Hammamet e o goleirão pegou. Essa defesa deu o gás necessário para buscarmos o resultado e logo aos 35’ empatamos com Barrani. Aos 57’ mais drama no jogo: Ben Abid comete falta estúpida e leva o segundo amarelo, comprometendo seriamente nossas chances no duelo. Fomos nos segurando como dava até os 10 minutos finais, quando fomos para o pau e aí Barrani, o nome do jogo, marcou o 3 a 2 aos 87’. Jogaço.

      Essa partida deu o ritmo para a equipe nos três últimos compromissos e vencemos Siliana (3-0), Kef (2-0) e Kasserine (3-1). Neste último duelo, tínhamos dois pontos de vantagem para o quarto colocado e precisávamos da vitória para garantir a vaga.
      O jogo foi bastante duro. Labroussi abriu o placar aos 28’ e nos colocou nas cordas, fazendo com o que o primeiro tempo fosse um suplício. No segundo tempo, eu coloquei a instrução sobrecarregar, mesma tática que usei nas últimas cinco partidas, e logo aos 57’ empatamos. Continuei com a instrução, ainda que o empate já nos garantisse na próxima fase. Aos 80’, a recompensa: gol de Aouichaoui e o desespero trocava de lado; no final, jogamos a última pá de cal nas esperanças do Kasserine com Bachouche.

       
      Calendário

       
      Classificação - Ligue 2 - Primeira Fase

       
      Ligue 2 – Grupo de Promoção
      Na segunda fase, os três primeiros dos dois grupos jogaram entre si em turno e returno, totalizando 10 jogos. E o meu cálculo foi que eu teria que ganhar seis pontos contra o terceiro da outra chave, no caso o Jendouba Sport e vencer os outros times em casa, para roubar pontos fora. Vamos aos jogos.
      A abertura foi justamente contra o Jendouba e terminamos com um empate frustrante por 1 a 1. Empates foram os resultados finais contra Djerba e Monastir (ambos por 0 a 0), este último uma evolução.
      O duelo pela quarta rodada marcou a virada na briga pelo acesso. Enfrentando o líder do outro grupo na primeira fase, o Stade Tunisien, fomos mais efetivos em um jogo muito complicado e saímos com a vitória por 2 a 0. Vale destacar que desde o final da primeira fase tenho entrado com a proposta de atacar desde o início, alterando para sobrecarregar se preciso do resultado e controlar para segurar vantagem.

      Mais um empate, desta vez contra o Gafsa e assim já somávamos quatro empates e uma vitória em cinco jogos, uma marca bem ruim. No returno, batemos o Jendouba Sport e ficamos firmes na briga pelo acesso.
      Estávamos invictos, apesar do maior número de empates e fomos encarar o Djerba, duelo em que flertamos bastante com o perigo e só conseguimos o empate (mais um!) no final dos 90 minutos. Outro empate foi o resultado contra o Monastir e assim o acesso era bastante incerto, considerando que todos os times eram de níveis equivalentes. Contra o Stade Tunisien fizemos outro jogaço e com três gols depois dos 30 minutos do segundo tempo, fizemos o 4 a 2 e ficamos muito próximos da Ligue 1. Sacramentamos o acesso justamente contra o time que mais nos deu dor de cabeça durante o ano, virando o duelo contra o Gafsa, fechando o placar em 3 a 1.

       
      Calendário

       
      Classificação
      No final das contas, terminamos na liderança da segunda fase, algo surpreendente pela primeira fase que fizemos. Valeu a pena colocar o time no ataque e invictos, fechamos esta fase com quatro vitórias e seis empates.
      No fim, fomos promovidos diretamente junto com o Stade Tunisien, deixando o Monastir para jogar o playoff de rebaixamento contra o Gabes, não conseguindo o resultado para chegar à Ligue 1. O quadro de honra da Tunísia tem tão poucos nomes que esse título foi suficiente para me colocar no top 10.

      LIGUE 1 PRIMEIRA FASE | LIGUE 1 GRUPO REBAIXAMENTO | LIGUE 1 GRUPO DO TÍTULO
       
      Elenco 
      No geral, o elenco foi bem para os desafios dessa temporada, apesar da alta média de idade, algo que é urgente corrigir para 2017/18. Na defesa, fica o destaque para Ben Frej, que conseguiu contribuir bastante ofensiva e defensivamente, do alto dos seus 38 anos.
      O meio-campo foi dominado por Barrani – eleito o jogador do ano pela torcida -, que ditava o ritmo das partidas, além de marcar ou dar passes em momentos importantes. Sua renovação é fundamental para a próxima temporada.
      No ataque, Khenissi fez o que se esperava dele e marcou 13 gols em 23 jogos, média razoável. Como perdeu algumas partidas por lesão, creio que seu desempenho ficou comprometido em alguns momentos.

      ESTATÍSTICAS
    • cheirador
      Por cheirador
      O mesmo megapack do FM2016, com algumas adições e updates. Mais de 1000 imagens. 

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