Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Método Bilbau


guigasparotto

Posts Recomendados

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Plantel

A grande novidade no elenco para a temporada 2017/18 é o retorno de Javi Martínez ao Athletic Club. Desde o início de 2017 eu estava observando Javi Martínez e Ander Herrera, mas os dois jogadores estavam pedindo salários muito altos, na casa dos R$ 50 milhões por ano. Em abril, um dos meus olheiros informou um salário inferior num de seus relatórios sobre Javi Martínez. Fiz uma proposta de R$ 90 milhões e ofereci um salário anual de R$ 28 milhões, além de um alto prêmio assinatura e comissão para o empresário, fechando a contratação em poucos dias. 

Aos 28 anos, Javi Martínez pode jogar naturalmente no 4-2-3-1 como zagueiro e meia central, mas ainda não tomei uma decisão sobre qual posição vou utilizá-lo. Eu estava contando como certa a transferência do zagueiro Laporte, mas a janela de transferências está encerrando e nenhuma proposta chegou até o momento. Caso eu consiga manter o Laporte no elenco, o Javi Martínez jogará no meio de campo. Infelizmente, o recém contratado sofreu uma grave lesão e ficará afastado dos gramados no primeiro semestre da temporada.

Com a aposentadoria do zagueiro Carlos Gurpegi, o jovem Xiker foi promovido ao plantel principal, como eu já havia antecipado na última atualização. Também foi promovido o atacante Asier Villalibre, que ocupará a vaga do ponta Guarrotxena, que foi despromovido para o Athletic B.

Um dos jogadores mais cobiçados por outros clubes vinha sendo o ponta Iñaki Williams, um dos principais jogadores da equipe. Para não correr o risco de perder o jogador, ofereci um novo contrato, com status de "Jogador Chave" e um salário de R$ 18 milhões por ano. Com isso, Williams se torna o segundo jogador melhor pago do elenco.

Também quero destacar o jovem Unai López, que iniciará a temporada como titular no meio de campo, ocupando a vaga de Beñat, que iniciou as duas últimas temporadas como armador de jogo titular.

8JRjX1P_sdlpOr_7had410xPv3uyqWkjm0lf1Qpd

Xiker | Aymeric Laporte | Javi Martínez | Unai López | Iñaki Williams | Asier Villalibre
 

Staff

Com a filosofia de não rescindir os contratos dos funcionários, realizei a contratação de apenas quatro novos membros para a staff: um olheiro, um fisioterapeuta, um preparador de goleiros e um preparador sub-19.

O preparador contratado para o Athletic Sub-19 é o ídolo Carlos Gurpegi, que se destaca por sua determinação e pelo treino tático.

Criei algumas tarefas para os olheiros do clube encontrarem jovens com pelo menos quatro estrelas de potencial, mas a grande maioria só alcançava as quatro estrelas com as estrelas pretas. Coloquei o recém contratado Serrano, que tem 19 de avaliação do potencial, para observar por 3 meses esses jovens e infelizmente a maioria não chegava a quatro estrelas amarelas. Ele seguirá observando esses jovens e na metade da temporada pretendo definir se tentarei a contratação de algum desses jovens, apesar de alguns não terem interesse de se transferirem para o Athletic nesse momento.

Entradas | Carlos Gurpegi | Comissão Técnica | Fisioterapeutas | Olheiros | Lista Preferencial
 

Táticas

Não realizei grandes alterações nas duas formações táticas da equipe. 

A única novidade é que estou treinando duas versões do 4-2-3-1, sendo a segunda com a mentalidade atacar. Na última temporada precisei utilizar essa mentalidade em algumas oportunidades e o time não respondeu positivamente. Acredito que o motivo disso seja o fato da mentalidade não ter sido treinada em nenhum momento da temporada.

Formação 4-2-3-1 | Formação 4-1-2-3 | Instruções de Equipe
 

Treinos

Mais uma vez foquei os treinos de pré-temporada em condição física e, junto com o ritmo de jogo dos amistosos, isso permitirá que a equipe inicie a temporada em boas condições. Num segundo momento treinamos táticas, para familiarizar a mentalidade atacar.

Desde o início do save eu pretendia trabalhar com os movimentos preferidos dos jogadores e nos últimos meses eu finalmente comecei a fazer isso. Uma das poucas instruções de equipe que estou utilizando no save é "jogar a partir da defesa" e por esse motivo pedi para os jogadores da linha defensiva aprenderem o movimento de "trocar passes curtos e simples". Cinco jogadores, com os quatro titulares incluídos, já aprenderam o movimento, enquanto os outros três ainda estão treinando.

Outros jogadores também estão treinando novos movimentos, com o objetivo de explorarem seus pontos fortes. Muniain, por exemplo, está treinando o movimento "buscar fazer passes em vez de tentar o gol", pois sua finalização é de apenas 13, enquanto tem passe e visão de jogo 15. 

Visão Geral | Preparadores
 

Amistosos

Realizei cinco amistosos contra equipes de um bom nível e dois contra clubes afiliados.

O nosso desempenho não foi muito bom, mas conseguimos resultados positivos. Consegui fazer algumas observações táticas nos jogos e já ajustei para o inicio das partidas oficiais.

Bif78pV6P7AdrB5bIL97zrn8utnpnnYrfdc8YhHa

vs Borussia Dortmund | vs Fenerbahçe | vs Inter
 

Direção

A situação financeira do clube é muito boa e mesmo com a contratação de Javi Martínez conseguimos fechar a última temporada com um bom valor de lucro.

Estamos com bons orçamentos para transferências e salários e acredito que vamos manter esses valores até o fim da temporada.

Finanças | Expectativas da Temporada
 

Athletic B

Mesmo com a péssima campanha na Liga Adelante da última temporada, que resultou no rebaixamento do Athletic B, eu renovei o contrato de todos os jogadores.

Acredito que o atual elenco é o suficiente para garantir o retorno da equipe à Liga Adelante. Além do retorno de Guarrotxena, que desceu da equipe principal, alguns jovens do Baskonia foram promovidos à equipe.

Elenco
 

Athletic Sub-19

A nova fornada de jogadores rendeu ao Athletic Club duas grandes promessas.

O lateral direito Erik Martínez, de 16 anos, é avaliado com potencial de 4,5 estrelas. David García, de 16 anos, também é avaliado com potencial de 4,5 estrelas, mas chama a atenção por já ser avaliado com 1 estrela de capacidade atual.

Erik Martínez | David García

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 28/09
  • Respostas 203
  • Criado
  • Última resposta

Não achei que o Javi poderia voltar já antes dos 30 para o Bilbao. Para mim ele ainda teria mercado em clubes de topo. De qualquer forma isso mostra que o clube é ambicioso e que os jogadores acreditam que o clube pode ir mais alto 

Estou curioso para ver quanto treinar a tática com a mentalidade atacar vai fazer diferença nesta temporada. Sempre achei que que não era tão determinante assim. Mas depois do que você falou fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a  volta do Javi Martínez. Também não esperava o retorno dele, mas em um save com o Bilbao, investir nesses grandes nomes do clube é muito bom.

Sobre a necessidade de treinar a mentalidade de atacar para conseguir utilizá-la com eficiência nem posso dizer nada, pois minha experiência no FM16 é nula. Até o FM15 tenho a opinião que não faz muita diferença. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente a volta do Javi e se puder trazer o Ander na próxima janela o time dará um salto  de qualidade excepcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jio Freed disse:

Não achei que o Javi poderia voltar já antes dos 30 para o Bilbao. Para mim ele ainda teria mercado em clubes de topo. De qualquer forma isso mostra que o clube é ambicioso e que os jogadores acreditam que o clube pode ir mais alto 

Estou curioso para ver quanto treinar a tática com a mentalidade atacar vai fazer diferença nesta temporada. Sempre achei que que não era tão determinante assim. Mas depois do que você falou fiquei curioso.

 

3 horas atrás, ggpofm disse:

Muito boa a  volta do Javi Martínez. Também não esperava o retorno dele, mas em um save com o Bilbao, investir nesses grandes nomes do clube é muito bom.

Sobre a necessidade de treinar a mentalidade de atacar para conseguir utilizá-la com eficiência nem posso dizer nada, pois minha experiência no FM16 é nula. Até o FM15 tenho a opinião que não faz muita diferença. 

 

2 horas atrás, LC disse:

Excelente a volta do Javi e se puder trazer o Ander na próxima janela o time dará um salto  de qualidade excepcional.

Não gosto de responder mais de uma pessoa por vez, pois pode parecer que o leitor não está recebendo a merecida atenção. Mas os três comentários falam dos mesmos assuntos e com os mesmos pontos de vista. 

Eu também fiquei surpreso ao ver o interesse do Javi e do Ander Herrera em retornarem ao clube. Isso aconteceu no início da segunda temporada. O mais curioso é que os dois jogadores estavam sendo utilizados em suas equipes. 

O Man Utd queria em torno de R$ 150 milhões pelo Ander, o que não seria um problema, mas pesou o alto salário exigido e o fato de jogar apenas numa posição, que é justamente a posição de uma das principais promessas do clube, o Unai López.

O Javi joga em mais de uma posição e no meio de campo pode fazer mais de uma função. Mas só contratei após ver que ele queria um salário bem menor do que o inicial e mais próximo do resto do elenco, que hoje é em torno de R$ 14 milhões por ano para jogadores titulares.

Outro jogador com interesse em retornar era o Llorente, mas ele queria o mesmo salário exigido pelo Herrera e o Sevilla não tinha interesse em vender o jogador. Seria um investimento muito alto para um jogador experiente.

Sobre a mentalidade atacar, eu fiz algumas observações na última temporada. Tentei jogar atacando em diversas situações e não tive retorno em nenhuma. Sempre produzimos mais com mentalidade controlar. Quando altero para atacar algumas instruções de equipe são afetadas automaticamente e modificam a forma da equipe jogar. Caso apenas treinar não resolva, precisarei alterar funções e/ou instruções. O que não posso é não conseguir ser mais ofensivo em alguns momentos. 

Obrigado a todos por acompanharem a história!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Liga BBVA

Fizemos a nossa primeira partida na Liga BBVA contra o Deportivo, fora de casa, e conseguimos uma boa vitória, com uma atuação dominante desde o início da partida. Depois de vencer o Almería, perdemos para o Valencia, fora de casa. Foi uma de nossas piores atuações até o momento na temporada. Mas conseguimos nos recuperar com uma importante vitória sobre o Real Madrid, numa partida muito equilibrada, onde as muitas oportunidades criadas foram determinantes para decidir a equipe vencedora.

A partir da vitória contra o Real Madrid, conseguimos uma ótima sequência de 7 vitórias em 8 partidas. Podia ter sido uma sequência perfeita, caso tivéssemos marcado apenas um gol nas 19 finalizações que tivemos, sendo 10 em gol. Mas a série de invencibilidade terminou contra o Atlético de Madrid, dentro de nossa casa. Foi uma partida muito parecida com aquela que disputamos contra o Real Madrid, onde a equipe que criou as melhores oportunidades venceu o jogo. Chegamos a estar perdendo por 3-0, mas conseguimos descontar duas vezes.

Na penúltima rodada tivemos uma das piores atuações do save até o momento e isso se torna fatal quando o adversário é o Barcelona. Apesar de conseguir dividir a posse de bola, não conseguimos jogar futebol. Com apenas quatro finalizações em 90 minutos, tenho que pensar que o resultado ainda saiu barato. Após a frustração da partida contra o Barcelona, encerramos o ano de 2017 com uma virada histórica sobre o Málaga, fora de casa. Fomos ao intervalo perdendo por 2-0, mas no segundo tempo conseguimos virar a partida, com o gol da vitória sendo marcados nos acréscimos da segunda etapa.

PGgAAVJIdlUDhBzqwoWj6W4tMr4VslgtGaPGGA2l

Em algum momento da história eu disse que o meu primeiro objetivo seria confirmar o Athletic Club entre as quatro principais equipes da Liga BBVA e nesse momento a classificação mostra exatamente isso. As quatro principais equipes da Espanha disputam um campeonato próprio dentro da Liga BBVA. 

Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, estamos conseguindo somar pontos fora de casa. Na última edição da Liga BBVA, vencemos apenas 7 vezes fora de casa. Nessa temporada, já somamos 6 vitórias. Para sonhar com o título, é fundamental manter esse rendimento longe da nossa torcida.

O ponto negativo da tabela é a classificação da Real Sociedad, que corre grandes riscos de ser rebaixada. Pelo bem do clássico basco, espero que consigam se manter na divisão.

CWTI5xuNma05mDqQUUBHabngiHDm1PI_aTpJHUBP

vs Deportivo (F) | vs Valência (F) | vs Real Madrid (C) | vs Real Sociedad (C) | vs Atlético Madrid (C) | vs Barcelona (F) | vs Málaga (F)
 

Liga dos Campeões

Tivemos uma grande atuação na estreia da Liga dos Campeões, mas as 27 finalizações, sendo 17 em gol, não foram o suficiente para marcar mais gols que o Anderlecht, que finalizou 6 vezes durante toda a partida. Foi muito decepcionante sofrer o empate aos 48 minutos do segundo tempo.

Depois do empate na primeira partida do grupo, conseguimos duas importantes vitórias fora de casa. Fizemos duas partidas muito equilibradas na Rússia e na Turquia, mas a sorte que faltou contra o Anderlecht apareceu nessas duas partidas. 

Finalizamos a nossa participação no grupo com mais três vitórias, com destaque para a boa partida que fizemos contra o Galatasaray, dentro de casa. Contra o Anderlecht, fora de casa, encontramos dificuldades numa partida muito disputada. Por fim, escalei a equipe reserva contra o Zenit e, mesmo jogando mal, conseguimos uma vitória expressiva.

qSUNDFuUw_luI-xcW3DPUJSexEe-a9oawKptC2XE

Os ótimos resultados nos colocaram na primeira posição do grupo, com 16 pontos. O Zenit ficou com a segunda posição e o Anderlecht com a vaga na Liga Europa. Surpreendentemente, o Galatasaray, que eu pensava que brigaria pelas duas primeiras posições, marcou apenas dois gols e não somou nenhum ponto.

Tivemos sorte no sorteio e conseguimos fugir de equipes como Liverpool, Manchester City, Atlético de Madrid e Bayern de Munique. O nosso adversário será o Benfica, de Portugal. Pela classificação em primeiro lugar do grupo, teremos o direito de disputar a segunda partida em casa. 

0LQm-9DLsTEPk7AcOH66svfnLnYduwgQ4GFUMCrb

vs Anderlecht (C) | vs Galatasaray (C) | vs Zenit (C)
 

Copa do Rei

Na primeira fase que disputamos da Copa do Rei, enfrentamos a fraca equipe do San Roque Lepe.

Escalei os jogadores reservas para as duas partidas e, apesar de dominar dentro e fora de casa, só conseguimos a classificação nos últimos minutos da segunda partida e graças a um pênalti marcado a nosso favor. 

Enfrentaremos o Granada na próxima fase. A primeira partida será em casa.

bBTnrviOjsTPbNSNvJ1xDwNSBs5O2XXRQjmFUimO

vs San Roque Sele (F) | vs San Roque Lepe (C)
 

Plantel

Estamos disputando a temporada com 23 jogadores no elenco, um a mais que na última temporada. Isso se deve ao fato de Javi Martínez, recém contratado, ter sofrido uma lesão de longa duração ainda temporada passada. Ele reestreou pelo Athletic apenas na penúltima partida de 2017. 

O principal jogador até o momento tem sido o meia atacante Raúl García, que lidera as estatísticas de gols e assistências. Também se destaca o armador avançado Unai López, que tem a melhor classificação média da equipe. Além desses dois jogadores, quero citar o lateral esquerdo Julen Arellano, que parece estar muito próximo de assumir a titularidade na lateral esquerda. Acredito que isso possa acontecer na próxima temporada.

Em dezembro tivemos algumas más notícias. Após uma lesão grave do jovem atacante Asier Villalibre, o veterano Aritz Aduriz também se machucou. Os dois atacantes ficarão afastados dos gramados por aproximadamente dois meses. No plantel principal, Raúl García e Iñaki Williams são as duas alternativas para ocupar a posição de atacante durante esse período, mas Williams também sofreu uma lesão e ficará mais de um mês sem jogar.

Analisando o mercado de transferências, a única opção que eu tenho para o ataque é Fernando Llorente, que está com 32 anos. Um relatório de um dos olheiros do clube revelou que nesse momento o Sevilla aceita negociar o jogador por um baixo valor - entre R$ 20 e 30 milhões. Segundo o olheiro, a pedida salarial seria alta, mas dentro do que eu entendo como aceitável por um jogador importante - seria o segundo maior salário do plantel.

Acredito que o Raúl García consiga fazer um bom papel no ataque, mas não posso esquecer que ao fim da temporada não terei mais o atacante Aduriz, que vai se aposentar. O jovem Villalibre não teve boas atuações antes de se lesionar e marcou apenas dois gols em 5 (14) partidas. Considerando isso, acredito que o Llorente pode ser fundamental para o clube nas próximas temporadas. 

e9f-L3Z00s_chJaZzDEsn3oF59pL2DwF5TzPqYqC

Promessas | Julen Arellano | Unai López | Raúl García | Fernando Llorente (Atributos) | Fernando Llorente (Relatório)
 

Athletic B

Sem grandes individualidades, o Athletic B está conseguindo fazer uma boa campanha na Segunda Divisão B2, com 15 vitórias em 19 partidas. O problema é que a Real Sociedad B está fazendo uma campanha idêntica. Infelizmente apenas uma equipe será promovida de forma direta, enquanto outras três terão a oportunidade de disputar os playoffs.

Plantel | Segunda Divisão B2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 12/10

Grande campanha! No momento, figurando entre os 4 maiores da Espanha. Grande trabalho.

Vai investir no Llorente mesmo com sua idade já um pouco avançada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2016 at 13:55, Ademar Tavares disse:

Grande campanha! No momento, figurando entre os 4 maiores da Espanha. Grande trabalho.

Vai investir no Llorente mesmo com sua idade já um pouco avançada?

O Aduriz é o titular com uma idade mais avançada e acredito que com menos qualidade que o Llorente. Por não ter outras opções no mercado e no elenco, acredito que será uma boa substituição após a aposentadoria do Aduriz, além de quebrar o galho nesse momento de lesões. 

Obrigado por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que "repatriar" esse tipo de jogador basco é algo que todos fazem quando jogam com o Athletic. Acho uma excelente opção para o seu time, ainda mais com as contusões e a futura aposentadoria do Aduriz.

Grande classificação na UCL e agora poderá avançar diante do Benfica.

Na Liga segue competitivo, mas vamos ver como conseguirá administrar as limitações de elenco que o Bilbao terá para o restante da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está bem em todas as competições, jogar na Liga BBVA é muito difícil pois Barça e Real perdem poucos pontos ao longo da temporada, mas passado metade do campeonato está na cola dos dois. A chance de título é real mas muito complicada ainda. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2016 at 12:42, ggpofm disse:

Acho que "repatriar" esse tipo de jogador basco é algo que todos fazem quando jogam com o Athletic. Acho uma excelente opção para o seu time, ainda mais com as contusões e a futura aposentadoria do Aduriz.

Grande classificação na UCL e agora poderá avançar diante do Benfica.

Na Liga segue competitivo, mas vamos ver como conseguirá administrar as limitações de elenco que o Bilbao terá para o restante da temporada.

Infelizmente eu não tenho nenhuma outra opção de contratação para repor a aposentadoria do Aduriz e os jovens que receberam oportunidades até o momento não conseguiram dar um bom resultado. Uma opção seria utilizar o Raúl García como atacante, mas ele é o melhor jogador da equipe na temporada e não seria muito inteligente trocá-lo de posição, até porque isso me forçaria a também trocar o Unai López de posição, avançando para meia atacante, o que mudaria a distribuição de tarefas da equipe.

Será muito difícil manter esse nível de resultados na Liga BBVA, mas vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses. Obrigado por acompanhar!

 

Em 17/10/2016 at 14:04, Jio Freed disse:

Está bem em todas as competições, jogar na Liga BBVA é muito difícil pois Barça e Real perdem poucos pontos ao longo da temporada, mas passado metade do campeonato está na cola dos dois. A chance de título é real mas muito complicada ainda. Boa sorte.

Real Madrid e Barcelona são equipes que somam muitos pontos na Liga BBVA, mas tenho visto em outras histórias da área as duas equipes sofrerem um pouco mais do que no meu save, o que serve de esperança para um futuro próximo hahaha.

Obrigado por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Liga BBVA

Conseguimos ótimos resultados em janeiro, aproveitando muito bem o mando de campo para vencer três equipes que lutam por vaga na Liga Europa. Mas, apesar das vitórias, as três partidas foram bastante equilibradas. Contra o Deportivo, o goleiro Iraizoz garantiu a nossa vitória ao defender um pênalti. A nossa melhor atuação foi contra o Almería, fora de casa, justamente na única partida do mês em que perdemos pontos.

No mês seguinte, alteramos bons e maus resultados. A vitória sobre o Real Madrid, fora de casa, foi surpreendente. Fomos dominados durante os 90 minutos, mas em poucos ataques conseguimos marcar duas vezes e somamos três pontos importantíssimos na tabela de classificação. As estatísticas dessa partida mostram que o Real Madrid criou muitas oportunidades de gol, mas eu discordo. Eles finalizaram muitas vezes, mas poucas foram as situações claras de gol, na minha opinião. Mas me incomodou bastante o fato de não conseguir jogar futebol contra o Real Madrid. Ficamos muito recuados e quando recuperávamos a bola não havia aproximação entre os setores e a bola logo voltava para o líder do campeonato. Também vencemos o Villarreal e o Córdoba, mas ficamos no empate contra a Real Sociedad e sofremos uma dura derrota para o Oviedo, dentro de casa, com direito a pênalti perdido.

Em março, enfrentamos alguns times da metade de baixo da tabela e conseguimos bons resultados. Podia ter sido melhor, caso tivéssemos convertidos as oportunidades criadas contra Eibar.

y_UmtV-OVR_tJtXWNRjEImiOF1HoQu1-Fyafx8_6

Apesar de algumas atuações não tão boas e de alguns pontos que deixamos escapar, estamos muito bem posicionados na Liga BBVA. Conseguimos abrir uma boa vantagem para o Atlético de Madrid e para o Barcelona, além de seguir na cola do Real Madrid. A classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões está muito bem encaminhada, mas ainda temos a possibilidade de conquistar o título. 

Além de fazer os meus resultados, preciso torcer por alguns tropeços do Real Madrid. Curiosamente, esses tropeços estão acontecendo dentro do Santiago Bernabéu. Foi em seu próprio estádio que o Real Madrid perdeu pontos para Real Sociedad, Getafe e Eibar, em 2018, além da derrota sofrido para a gente. O Barcelona, por sua vez, somou apenas 4 pontos nas últimas 6 partidas disputadas.

Teremos um calendário misto nas últimas oito rodadas do campeonato. Enfrentaremos equipes da parte superior, intermediária e inferior da tabela.

7yPShOozGvFSRb4tho6m3MwtSkXypKeC1jEZuZIx

vs Sevilla (C) | vs Deportivo (C) | vs Valencia (C) | vs Real Madrid (F) | vs Villarreal (F) | vs Real Sociedad (F)
 

Liga dos Campeões

Fizemos uma grande campanha na fase de grupos da Liga dos Campeões, confirmando a classificação na primeira posição do grupo. Isso nos permitiu fugir de alguns adversários mais fortes e eu inclusive comemorei o fato de enfrentar uma equipe portuguesa na próxima fase, mas parece que eu subestimei o adversário.

Fomos completamente dominados em Portugal. Apresentamos os mesmos problemas que eu citei contra o Real Madrid e dessa vez não tivemos a sorte de aproveitar os nossos poucos ataques durante a partida. O Benfica merecia um resultado mais largo, apesar de ter conseguido marcar seus dois gols apenas na parte final do jogo.

Eu não estava muito confiante para a segunda partida, pois a desvantagem era muito grande, principalmente por não poder sofrer gols de forma alguma dentro de casa. Até conseguimos abrir o placar, mas o primeiro tempo foi pouco movimentado e aos 44 minutos o Benfica marcou o seu gol fora de casa. Pelo que apresentamos no primeiro tempo, esse gol praticamente acabou com as minhas esperanças. Em duas bolas paradas, conseguimos marcar duas vezes e ficamos há apenas um gol da classificação, mesmo sem jogar bem. Um minuto após colocar três atacantes em campo, já no fim da partida, tivemos um jogador expulso e sofremos o segundo gol. 

As estatísticas da segunda partida ficaram um pouco distorcidas devido a aposta que fiz nos últimos 10 minutos de jogo, jogando com três atacantes e apenas um zagueiro, mesmo com um jogador a menos em campo. Talvez eu tenha arriscado muito cedo, mas a expulsão atrapalhou bastante. De qualquer forma, o Benfica mereceu a classificação e eu fiquei muito frustrado pelo que a equipe demonstrou nessas duas partidas.

cD5XTQHWZyI-GG_UzduMYJ9oK7lNn8cUVlcjFpH_

vs Benfica (F) | vs Benfica (C)
 

Copa do Rei

Apesar de duas atuação não muito boas, conseguimos avançar com duas vitórias sobre o Granada. Na sequência, enfrentamos o poderoso Barcelona.

A equipe catalã foi melhor na primeira partida, finalizando quase 30 vezes, mas parou na boa atuação do goleiro Iraizoz, que defendeu o seu segundo pênalti na temporada. Dessa vez não apresentamos os mesmos problemas que tivemos contra Real Madrid e Benfica e conseguimos atacar e criar boas oportunidades de gol, mas só conseguimos marcar numa falta lateral, com o zagueiro Laporte. 

Na segunda partida a situação se modificou e conseguimos dominar a partida, enquanto o Barcelona teve poucas oportunidades. Não sei se o Barcelona optou por jogar mais recuado ou se fomos nós que empurramos a equipe visitante para o seu próprio campo, mas o fato é que foi difícil encontrar espaços para furar a defesa catalã. Infelizmente, num dos poucos ataques do Barcelona, Luis Suárez abriu o placar. Precisando de dois gols, seguimos tendo o controle do jogo e até criamos algumas oportunidades, mas conseguimos apenas empatar.

Infelizmente, fomos eliminados na Liga dos Campeões e na Copa do Rei, mas ao contrário do que aconteceu na competição europeia, dessa vez eu fiquei satisfeito com a postura da equipe e com o futebol que apresentamos diante de uma equipe muito superior.

xrZe8O52kXGR8JFQ30lxzgJvYuR00qLC1COeU7gc

vs Barcelona (F) | vs Barcelona (C)
 

Plantel

Vocês devem ter percebido que eu citei muitas vezes nessa atualização que não fizemos boas partidas e isso justifica a baixa de desempenho de praticamente todo o elenco. Talvez a maior queda de rendimento tenha sido de Raúl García, que vinha sendo o nosso principal jogador. Por outro lado, Unai López é um dos poucos que segue jogando muito bem e já está chamando a atenção do Manchester City.

Além da queda de rendimento de jogadores importantes, tivemos muitas lesões nos últimos meses. Iñaki Williams, que estava lesionado, retornou muito bem e marcou 5 gols em 9 partidas, mas já sofreu uma nova lesão e não deve mais jogar nessa temporada. Com essa lesão, que é a sua sétima no save, Williams somará 8 meses no departamento médico

Por outro lado, confirmei a contratação do atacante Fernando Llorente, que retorna ao Athletic Club após cinco temporadas. Ele custou R$ 25 milhões e está recebendo um salário de R$ 24 milhões por temporada. O maior salário do clube é de Javi Martínez (R$ 28 milhões) e o terceiro de Iñaki Williams (R$ 22 milhões).

Apesar de já ter passado algumas tarefas para os olheiros, ainda não estou pensando em transferências. Mas a saída de dois jogadores já estão decididas: Bóveda e Rico não terão seus contratos renovados e deixarão o clube ao fim da temporada. Além deles, também teremos as saídas de Iraizoz e Aduriz, que estão se aposentando. As reposições já estão definidas e serão com jogadores do Athletic B.

SjhZ9odrJmOR4iUiXExlfQQlRFdSuGEuOEl8BNJC

Eneko Bóveda | Mikel Rico | Iñaki Williams | Fernando Llorente
 

Athletic B

O Athletic B segue fazendo uma campanha fantástica e finalmente conseguiu abrir vantagem sobre a Real Sociedad, que também faz uma grande campanha. O retorno para a Liga Adelante está muito próximo.

O principal destaque da equipe é o atacante Santamaría, mas ele já recebeu oportunidades na equipe principal e não aproveitou. O goleiro Kepa Arrizabalaga e o lateral direito Unai Núñez serão promovidos ao fim da temporada.

Plantel | Segunda Divisão B2

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 31/10

Alguns tropeços estão te custando a primeira colocação mas acho legal ver que contra os grandes você tem saído bem. Poderia trazer quantas V/E/D teve contra Real Madrid, Barcelona e Atlético?

Sobre o elenco está começando a ter dificuldades com as reposições, espero que os meninos do time B se adaptem bem a um desafio maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A eliminação pro Benfica foi certamente muito doída, mas na Liga dos Campeões não se pode subestimar nenhum time, principalmente no mata-mata. E os portugueses são o típico caso em que a gente comemora, como você mesmo disse, mas podem ser dos mais traiçoeiros.

Só acho que você foi muito exigente quando falou que alternou bons e maus resultados na Liga BBVA em Fevereiro. Na minha opinião, o único mau resultado ali foi a derrota pro Oviedo. A vitória contra o Real fora de casa é fantástica e mesmo o empate com a Real Sociedad longe de casa não é um resultado ruim.

No mais, acho que esperava mais da equipe na Liga dos Campeões. Agora, com foco total na Liga BBVA, é tentar conseguir o melhor rendimento possível pra buscar esse título e terminar a temporada bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu vejo mais méritos nas suas campanhas que deméritos, sei que não estou vendo a equipe atuar, mas a impressão que a campanha em números passa é essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem feito uma boa campanha, basta olhar a tabela. Faltando 8 jogos e a apenas 2 pontos dos Madridistas, mas com 10 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado. Na Champions pra mim você passaria, com certa dificuldade, mas passaria. Infelizmente subestimar o adversário foi fatal. Na torcida que consiga o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela campanha na Liga BBVA, deixou o Bilbao junto com os três gigantes espanhóis, infelizmente o Benfica estragou a festa basca na Champions. Torcendo para conquistar a Liga. Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto featured this tópico
Em 31/10/2016 at 15:06, ggpofm disse:

É uma temporada estranha para mim. Esperava mais de sua equipe. Acha que dá para conquistar o título mesmo sem jogar bem?

Eu penso diferente de você, pois eu não esperava estar disputando a ponta da tabela até a parte final da competição. É complicado manter sequências de vitórias sem jogar bem, por isso vejo com dificuldades a conquista do título caso as atuações não melhorem.

Obrigado por acompanhar!

 

Em 31/10/2016 at 16:05, Jio Freed disse:

Alguns tropeços estão te custando a primeira colocação mas acho legal ver que contra os grandes você tem saído bem. Poderia trazer quantas V/E/D teve contra Real Madrid, Barcelona e Atlético?

Sobre o elenco está começando a ter dificuldades com as reposições, espero que os meninos do time B se adaptem bem a um desafio maior.

Se eu não contei errado, é o seguinte:

Atlético de Madrid: 4 vitórias e 1 derrota.
Barcelona: 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.
Real Madrid: 5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas.

Está começando a ficar complicado mesmo, pois não estão surgindo grandes promessas nas categorias de base e no mercado eu não tenho opções para elevar o nível do elenco. Além disso, alguns jogadores importantes estão envelhecendo...

Obrigado por acompanhar!

 

Em 31/10/2016 at 17:06, Bigode. disse:

A eliminação pro Benfica foi certamente muito doída, mas na Liga dos Campeões não se pode subestimar nenhum time, principalmente no mata-mata. E os portugueses são o típico caso em que a gente comemora, como você mesmo disse, mas podem ser dos mais traiçoeiros.

Só acho que você foi muito exigente quando falou que alternou bons e maus resultados na Liga BBVA em Fevereiro. Na minha opinião, o único mau resultado ali foi a derrota pro Oviedo. A vitória contra o Real fora de casa é fantástica e mesmo o empate com a Real Sociedad longe de casa não é um resultado ruim.

No mais, acho que esperava mais da equipe na Liga dos Campeões. Agora, com foco total na Liga BBVA, é tentar conseguir o melhor rendimento possível pra buscar esse título e terminar a temporada bem.

Na verdade eu subestimei apenas no momento do sorteio, pois na partida joguei com a seriedade correta para uma partida decisiva de Liga dos Campeões. O problema é que o Benfica foi muito superior na primeira partida e conseguiu crescer bastante no decorrer da segunda e também foi superior.

Talvez eu tenha sido muito exigente, mas a derrota para o Oviedo foi muito decepcionante e esses três pontos provavelmente farão falta ao fim da temporada. O empate com a Real Sociedad não chega a ser um mau resultado, mas eu esperava conquistar os três pontos e não conseguimos, além de termos feito uma má atuação.

Eu também esperava mais na Liga dos Campeões, mas esperava menos na Liga BBVA. Felizmente, temos uma competição para lutar pelo título até o fim da temporada. Vamos em frente!

Obrigado pelo comentário.

 

Em 31/10/2016 at 20:42, Henrique M. disse:

Eu vejo mais méritos nas suas campanhas que deméritos, sei que não estou vendo a equipe atuar, mas a impressão que a campanha em números passa é essa.

Apesar das atuações não estarem me agradando, eu sinto que estou conseguindo tirar mais de alguns jogadores do que eles realmente podem oferecer. O elenco é praticamente o mesmo desde o início do save e alguns jogadores já não estão mais em sua melhor forma física.

Obrigado por acompanhar!

 

Em 31/10/2016 at 20:52, LC disse:

Tem feito uma boa campanha, basta olhar a tabela. Faltando 8 jogos e a apenas 2 pontos dos Madridistas, mas com 10 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado. Na Champions pra mim você passaria, com certa dificuldade, mas passaria. Infelizmente subestimar o adversário foi fatal. Na torcida que consiga o título.

Eu também esperava a classificação na Liga dos Campeões, mas infelizmente ficamos pelo caminho. Felizmente, estaremos disputando o título da Liga BBVA até o final da temporada e eu já considero isso um grande feito para a terceira temporada.

Obrigado por acompanhar!

 

Em 02/11/2016 at 13:19, JCaio Lima disse:

Parabéns pela campanha na Liga BBVA, deixou o Bilbao junto com os três gigantes espanhóis, infelizmente o Benfica estragou a festa basca na Champions. Torcendo para conquistar a Liga. Boa sorte


Pois é, conseguimos nos consolidar entre as quatro principais equipes da Espanha. Agora falta conseguir um grande título e temos a oportunidade nessa temporada, onde estamos colados no líder Real Madrid. 

Obrigado por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, guigasparotto disse:

Eu penso diferente de você, pois eu não esperava estar disputando a ponta da tabela até a parte final da competição. É complicado manter sequências de vitórias sem jogar bem, por isso vejo com dificuldades a conquista do título caso as atuações não melhorem.

Obrigado por acompanhar!

Na verdade não me expressei direito.

Disse que é estranha porque imaginava a equipe jogando bem na temporada, algo que você diz que não ocorre. E aí me surpreende ver o Athletic em 2º na Liga não jogando tão bem. Diante da excelente colocação imaginava que fosse avançar na UCL, mas aí acabou caindo nas oitavas. Daí minha sensação de temporada "estranha" e de uma equipe que eu "esperava mais". Acho que agora ficou um pouco melhor explicado. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Na verdade não me expressei direito.

Disse que é estranha porque imaginava a equipe jogando bem na temporada, algo que você diz que não ocorre. E aí me surpreende ver o Athletic em 2º na Liga não jogando tão bem. Diante da excelente colocação imaginava que fosse avançar na UCL, mas aí acabou caindo nas oitavas. Daí minha sensação de temporada "estranha" e de uma equipe que eu "esperava mais". Acho que agora ficou um pouco melhor explicado. ;)

 

Agora deu para entender melhor o comentário :1f600:

Em jogos que eu esperava dominar, estou "apenas" conseguindo fazer partidas equilibradas, o que abre margem para qualquer uma das equipes vencer. Felizmente, estamos conseguindo vencer essas partidas, mas não posso ficar contando com essa "sorte" por muito tempo.

Vou citar três partidas que vencemos dentro de casa, mas que os resultados podiam ter sido diferentes: Sevilla, Deportivo e Valencia (as imagens estão na última atualização). Podíamos ter perdido as três partidas, pois permitimos que os adversários criassem oportunidades suficientes para isso acontecer. Não conseguimos criar as nossas oportunidades sem permitir que eles criassem as deles. Contra o Deportivo, finalizamos quase o dobro de vezes que eles, mas eles criaram as melhores oportunidades do jogo. Contra o Sevilla foi muito equilibrado e contra o Valencia fomos inferiores.

Na Liga dos Campeões, por exemplo, não conseguimos pressionar para buscar os gols que precisávamos sem permitir que eles criassem oportunidades. Dessa vez custou caro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner%2BM%25C3%25A9todo%2BBilbau.png


 

Liga BBVA

Apesar de ainda não estar completamente satisfeito com a forma como estamos jogando, estou contente pelo fato de termos conquistados bons resultados na reta final do campeonato.

Disputamos seis partidas em abril, com destaque para a vitória sobre o Atlético de Madrid e o empate contra o Barcelona. Contra o Atlético, fora de casa, conseguimos fazer uma partida equilibrada e ganhamos graças ao oportunismo de Unai López, que aproveitou uma pequena confusão dentro da área para finalizar. Dentro de casa, enfrentamos o Barcelona e tivemos uma ótima atuação, mas infelizmente não conseguimos somar os três pontos. Após Suárez abrir o placar, Unai López mais uma vez marcou um gol importante, dessa vez com um belo chute da entrada da área.

Se tivemos boas atuações contra as equipes mais fortes do campeonato, o mesmo não se repetiu contra equipes mais fracas e perdemos alguns pontos decisivos para definir o campeonato. Além de duas vitórias pelo placar mínimo, ficamos apenas no empate contra Granada e Celta.

Em maio, enfrentamos o Sevilla fora de casa e o Málaga em nosso estádio. Conseguimos fazer uma partida equilibrada contra o Sevilla e fiquei bastante satisfeito com isso. Como recompensa, uma importante vitória. Mas contra o Málaga, apesar da goleada, cedemos algumas oportunidades ao adversário, o que não devia ter acontecido. Nessa partida, Aduriz iniciou a partida no time titular, enquanto Iraizoz entrou no segundo tempo. Foi a despedida dos dois jogadores.

xLALQ2lK3cvOvv6T4PHlPXMiEWQrzrXMm4fnEm6o

Acredito que fizemos a nossa parte, conquistando 5 vitórias e 3 empates na reta final da Liga BBVA, mas o Real Madrid conquistou 6 vitórias e ficou com o título. Além da Liga BBVA, o Real Madrid também conquistou a Liga dos Campeões nessa temporada. Por outro lado, o time da capital perdeu a final da Copa do Rei para o Barcelona.

Essa foi a nossa melhor campanha até o momento, somando 10 pontos a mais do que a antiga melhor marca. Em comparação com a última temporada, marcamos 8 gols a menos, mas melhoramos no setor defensivo, reduzindo em 9 os gols sofridos. Contra as três principais equipes da Espanha, vencemos três partidas, empatamos uma e perdemos duas. Não vencemos o Barcelona, mas conseguimos duas vitórias sobre o Real Madrid.

Infelizmente, a Real Sociedad foi rebaixada e disputará a Liga Adelante na próxima temporada. Para o save, acredito que será muito interessante que o maior rival do Athletic Club consiga retornar à Liga BBVA na próxima temporada. Pensando nisso, tomei a decisão de não contratar jogadores da Real Sociedad durante o save, com o objetivo de não enfraquecer o rival e manter, na medida do possível, alguma competitividade durante toda a história.

Ix3PhMXPkHAJK-2lHfDC_prUnSuUEfCvOd6siYuH

vs Atlético Madrid (F) | vs Barcelona (C) | vs Sevilla (F) | vs Málaga (C)
 

Plantel

Um dos objetivos que citei no início do tópico era realizar um revezamento no plantel. Isso é muito fácil de ser feito quando se tem um elenco com muitas opções de qualidade ou pelo menos de jogadores do mesmo nível, mas fica um pouco mais complicado quando se trata de uma equipe com restrições no mercado de transferências. Apesar de ter priorizado o time titular na reta final da temporada, acredito que boa parte do plantel recebeu uma boa quantidade de minutos em campo e o único jogador com alguma insatisfação ao fim da temporada é o Mikel Rico, que não terá o seu contrato renovado e deixará o clube.

Falando em insatisfação, tenho uma ótima notícia. Após duas temporadas pedindo para ser negociado, o zagueiro Aymeric Laporte voltou atrás e afirmou que quer continuar no clube. Imediatamente após receber essa informação, renovei o contrato do jogador, estendendo o seu vínculo com o clube por mais quatro temporada e com o maior salário do plantel, ao lado de Javi Martínez.

Raúl García foi o jogador que mais entrou em campo nessa temporada, tendo disputado 48 (2) partidas. Além disso, o meia atacante foi o jogador que mais participou de gols, com 11 assistências e 13 gols. Iker Muniain foi o segundo jogador que mais participou de gols, com 8 assistências e 15 gols.

Mas o grande destaque da temporada foi o jovem Unai López, que foi eleito o melhor jogador em campo em 5 oportunidades e teve a melhor classificação média da equipe, ao lado do jovem lateral Julen Arellano. Além de ter sido escolhido para a Equipe do Ano da Liga BBVA, Unai López foi eleito o Jogador do Ano dos Torcedores no Athletic Club.

Como eu já disse nas últimas postagens, quatro jogadores do atual plantel deixarão o clube ao fim da temporada. Eneko Bóveda e Mikel Rico não terão seus contratos renovados, enquanto Gorka Iraizoz e Aritz Aduriz estão se aposentando. Aduriz será contratado como preparador da equipe sub-19.

Dpdb3zktv6E40D5fTNx4a6vBoKKy1RrfGjHLyqg2

Aymeric Laporte | Julen Arellano | Unai López | Raúl García | Iker Muniain
 

Táticas

Realizei muitas experiencias durante a temporada, mas sempre mantive a formação tática e as instruções de equipe que considero importantes para definir a forma como quero jogar. 

Testei os dois laterais com as tarefas de "Apoiar" e "Atacar", em alguns momentos ambos com a mesma tarefa, em outros com tarefas diferentes. Experimentei outra função para o meia central do lado esquerdo, pois a função "Meia Central - Defender" faz o jogador recuar muito em alguns momentos da posse de bola. Com a função "Recuperador de Bolas - Defender" isso não aconteceu com tanta frequência, mas não fiquei satisfeito e voltei a utilizar a função "Meia Central - Defender". Para evitar o recuo desse jogador, acredito que a melhor opção seja utilizar o lateral esquerdo com a tarefa "Apoiar", o que não exige que o meia central faça a cobertura tantas vezes. Por fim, cheguei a experimentar o extremo pela direita com a tarefa "Apoiar", para tentar aproximar mais os jogadores do meio de campo, mas acabei sentindo falta da profundidade da tarefa "Atacar".

Nas instruções de equipe, retirei a instrução "Usar Marcação Apertada" e acrescentei "Mover-se das Posições". A instrução defensiva foi retirada para que os jogadores não abandonem tanto as suas posições, pois já estamos jogando com uma mentalidade ofensiva e com pressão e linha defensiva alta - apesar de não ter selecionado a instrução "Ligeiramente Mais Alta", a linha defensiva já é avançada automaticamente por não estar utilizando nenhum volante. A instrução "Mover-se das Posições" foi selecionada para ajudar a equipe a manter a posse de bola.

Formação 4-2-3-1 | Instruções de Equipe
 

Athletic B

O Athletic B conseguiu terminar a primeira fase da Segunda Divisão B2 na primeira posição. Depois, conseguiu vencer o playoff mais importante, que garantiu a promoção da equipe para a Liga Adelante, mas não conseguiu o título após perder para o Sevilla Atlético na final. A equipe também disputou a Copa da Federação nessa temporada e conquistou o título com 100% de aproveitamento.

O goleiro Kepa Arrizabalaga e o lateral direito Unai Núñez serão promovidos para a equipe principal, o que enfraquecerá o elenco do Athletic B. Isso me preocupa, pois acredito que mesmo com esses dois jogadores seria muito difícil conseguir fazer uma boa campanha na Liga Adelante. Mas vou analisar o elenco do Baskonia e do Athletic sub-19 e ver como posso reforçar o Athletic B sem pular etapas na evolução das jovens promessas.

Plantel | Kepa Arrizabalaga | Unai Núñez | Segunda B2 Classificação | Segunda B2 Playoffs | Copa da Federação
 

Baskonia

Infelizmente, o Baskonia está numa divisão não jogável no Football Manager, o que impede que eu possa avaliar o desempenho dos jogadores. De qualquer forma, o elenco é muito fraco e o único jogador considerável é o extremo Fernando Bilbao, que será promovido para o Athletic B. Ele surgiu na primeira safra de novos jogadores desde que estou comandando o clube e ainda não sei o real potencial do jogador. No início da temporada, optei por promove-lo ao Baskonia, pois o Athletic B já contava com dois extremos pelo lado direito com maior capacidade.

Fernando Bilbao
 

Athletic S19

Desde o início do save, três novas gerações de jovens chegaram ao clube. Na primeira temporada, o melhor jogador era Fernando Bilbao, que citei acima. Depois, surgiu o lateral direito Erik Martínez, principal promessa do clube segundos os preparadores, e o meia atacante David García. E nessa temporada foi a vez do atacante Eneko Zabala, que é quem mais me empolga.

Erik Martínez | David García | Eneko Zabala
 

Direção

Estamos encerrando a temporada com um prejuízo superior aos R$ 100 milhões, mas o balanço ainda é muito bom, superando os R$ 300 milhões.

Nas infraestruturas, estou sempre atento para manter todas as áreas nas melhores condições possíveis. Quando vejo que a direção permite algum tipo de melhoria, imediatamente faço o pedido e a direção até o momento sempre aceitou. O próximo passo é aumentar o estádio, mas quero esperar mais uma temporada para fazer esse pedido.

Confiança da Direção | Finanças | Infraestruturas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau - Atualizado 06/11

O Real Madrid quase fez o triplete, hein. Com o time merengue nessa forma, o vice é excelente, ainda mais que os derrotou duas vezes.

Atitude nobre com relação a Real Sociedad. Creio que a maioria canibalizariam o rival em um save desse tipo.

Aos poucos os jogadores reais vão se aposentando... agora é a vez do Gorka Iraizoz e Aritz Aduriz. Gosto disso no save.

O time B foi muito bem. Seria legal se conseguisse mantê-lo em um liga mais competitiva.

Lembro que você falou isso em outro post, mas esqueci o conteúdo. Não pretende realmente captar outros jovens jogadores bascos de outros clubes como o Bilbao faz na vida real?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mais uma boa temporada, pena esses 3 empates, principalmente em casa diante do Granada, dava para ter levado o título

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ggpofm disse:

O Real Madrid quase fez o triplete, hein. Com o time merengue nessa forma, o vice é excelente, ainda mais que os derrotou duas vezes.

Atitude nobre com relação a Real Sociedad. Creio que a maioria canibalizariam o rival em um save desse tipo.

Aos poucos os jogadores reais vão se aposentando... agora é a vez do Gorka Iraizoz e Aritz Aduriz. Gosto disso no save.

O time B foi muito bem. Seria legal se conseguisse mantê-lo em um liga mais competitiva.

Lembro que você falou isso em outro post, mas esqueci o conteúdo. Não pretende realmente captar outros jovens jogadores bascos de outros clubes como o Bilbao faz na vida real?

Curiosamente, conseguimos vencer duas vezes a melhor equipe espanhola, mas não somamos mais que um ponto contra o Barcelona, que fez uma campanha abaixo do esperado.

Acho muito importante para o save ter a Real Sociedad na primeira divisão e com um bom elenco. Espero que consigam retornar para a próxima temporada.

O próximo jogador a se aposentar deve ser o Fernando Llorente, que está atualmente com 33 anos. Depois dele, tenho dois jogadores com 31 anos e quatro com 30, mas esses devem ficar por mais algumas temporadas no clube. Desses, apenas Llorente (33), Raúl García (31) e Balenziaga (30) são titulares e para dois eu já tenho jovens com potencial para alcançarem o mesmo nível dos atuais jogadores: Julen Arellano na lateral esquerda e Asier Villalibre no ataque. O possível substituto do Raúl García ainda é muito novo, se chama David García e tem apenas 17 anos, mas avançar o Unai López é uma boa alternativa. Considerando isso, eu ainda não tenho certeza se devo contratar jovens bascos de outras equipes ou tentar levar o clube em frente apenas com os jogadores que surgirem nas categorias de base do clube. Você tem alguma sugestão?

Infelizmente, não estou convencido de que o Athletic B conseguirá fazer uma boa campanha na Liga Adelante, pois nas últimas temporadas o plantel perdeu alguns jogadores de qualidade para a divisão e os jovens ainda não evoluíram para compensar essas perdas. O objetivo é conseguir a manutenção.

Obrigado pelo comentário!

 

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Mais uma boa temporada, pena esses 3 empates, principalmente em casa diante do Granada, dava para ter levado o título

O empate contra o Granada foi o que mais me deixou decepcionado, mas fizemos o que dava para fazer. Infelizmente, o Real Madrid é a melhor equipe da Espanha no save e justificou isso na reta final da temporada.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Método Bilbau
  • guigasparotto unfeatured this tópico
  • #Vini locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...